Missão espinhosa
O vice-prefeito de Aracaju, Sílvio Santos (PT), assume amanhã a Secretaria da Saúde com a difícil missão de colocar a casa em ordem. Ele substitui o médico Antônio Samarone (PDT), que deixou o cargo alegando falta de condições para debelar a grave crise que afeta a saúde pública municipal. Sem perspectivas de conseguir recursos para suprir as deficiências dos postos e hospitais do município, o novo secretário terá que torcer para que o futuro Congresso recrie a CPMF. Já o povo precisa rezar muito para não adoecer.
Ele acreditou!
E quem ficou satisfeito com a conversa que teve com o deputado federal Albano Franco (PSDB), foi o também deputado José Carlos Machado (DEM). Ambos acertaram fazer oposição firme à administração de Aracaju de olho nas eleições de 2012. Resta saber se o tucano, que não pretende disputar a Prefeitura da capital, vai romper politicamente com o amigo Edvaldo Nogueira (PC do B) para ajudar a encher a bola murcha do DEM. Bom, mas se José Carlos acreditou foi porque Albano o convenceu.
Salão Imobiliário
O Sucesso da 4ª Edição do Salão Imobiliário confirma o acerto da parceria entre a Êxito e a Associação dos Dirigentes de Empresas da Indústria Imobiliária de Sergipe (Ademi-SE). Os grandes nomes da construção civil sergipana estarão no pavilhão do Salão mostrando para os visitantes todos os seus produtos e lançamentos. A expectativa é de que mais de 15 mil pessoas passem pelo pavilhão entre os dias 17 e 21 de novembro, no Centro de Convenções de Sergipe.
Contando o gado
Uma boa notícia para quem não conseguiu ainda achar os documentos: o prazo para recadastramento da quarta etapa do Censo do Servidor Público Estadual foi prorrogado para quarta-feira da semana que vem. Caso o servidor não faça o recadastramento, terá o salário bloqueado pela Secretaria da Administração. Gozadores, alguns funcionários públicos diziam ontem que o governo está contando o gado para saber se ainda há espaço para ampliar o rebanho a partir de janeiro.
PM nas ruas
Atenção lanceiros, vigaristas e trombadinhas, quem vacilar vai ver o sol nascer quadrado. É que a Secretaria de Segurança Pública reforçou o policiamento no centro comercial de Aracaju e nos bairros Siqueira Campos, 13 de Julho e Jardins para evitar a ação dos marginais neste período de compras natalinas. A ordem é jogar duro contra os ‘donos do alheio’, que aproveitam essa época do ano para roubar a população. Bem feito!
Não há vagas!
Quem deixou para reservar hospedagem em Aracaju na última hora se deu mal. Hotéis, pousadas e até alguns motéis estão ‘bombando’ de hóspedes. É que, além do feriadão, a capital sergipana está sediando os encontros de juízes de Direito e de motociclistas. Nem precisa dizer que os donos de hotéis estão sorrindo de orelha a orelha, satisfação que também contagia os proprietários de bares e restaurantes. Legal!
Amigos da onça
É muito estranha a raiva de alguns governistas porque Gilmar Carvalho divulgou a gravação do almoço oferecido pelo governador Marcelo Déda (PT) a lideranças políticas, fato que gerou um processo eleitoral. Ora, Gilmar merece é uma boa compensação. Está estranhando? E por que ninguém nunca reclamou do tratamento mais do que cordial dado pelos governistas a Clóvis Silveira, responsável pela denúncia do show promovido pela Prefeitura em 2006 e que quase resulta na cassação de Marcelo Déda?
Missão cumprida
O presidente nacional do PT, Zé Eduardo Dutra, não esconde a satisfação com os resultados das reuniões com os dirigentes partidários. Vejam o que ele postou no twitter: “Missão cumprida. Já conversei com todos os partidos aliados. O clima foi muito construtivo e colaborativo. No fim da semana, entrego o relatório pra nossa presidente Dilma”.
Mangaba em debate
Produtores e catadores de mangabas de Japaratuba, Pirambu e Barra dos Coqueiros, além de representantes das respectivas Prefeituras, participam do seminário “Mangaba – Doce por natureza”. O evento acontece a partir das 8h desta quinta feira, no Auditório da Câmara de Vereadores de Japaratuba. O objetivo é debater a produção da mangaba nesses três municípios e definir ações que viabilizem o desenvolvimento do cultivo da fruta.
Do baú político
Fundador do MDB em Sergipe, José Carlos Teixeira é um dos mais importantes políticos do Estado em sua geração. Com apenas 30 anos disputou as eleições de 1962 e se elegeu deputado federal pelo PSD. Com o bipartidarismo, criado depois do golpe militar, Zé Carlos assumiu a difícil tarefa de organizar o MDB sergipano. Não bastasse o diálogo fácil e a coragem suficiente para cobrar explicações aos “milicos” sobre desaparecimentos de presos políticos, sempre lhe sobrou o entusiasmo. Sobre esta faceta, quem melhor fala é seu irmão Luiz Antônio Teixeira. Entrevistado pelo professor Jorge Carvalho, o empresário conta que em 1978, quando o peemedebista perdeu a disputa para o Senado, foi confortá-lo: “Fui à casa dele com o espírito de quem vai a um velório, mas encontrei Zé Carlos animadíssimo, dizendo: ‘Luiz, já temos garantidos dois deputados federais e estamos disputando o terceiro’. Eu pensei: este cara é louco, foi derrotado e está nessa animação toda com a eleição dos deputados do partido”.
Confira outras notícias do dia.