“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
O presidente da OAB/SE, Carlos Augusto Monteiro esclareceu ao blog ontem que no caso Evaldo Campos (que foi processado por dois promotores do MPE), manteve-se neutro, por uma questão de ética. “Tenho uma relação de amizade com os dois promotores e neste processo, desde o início, fiquei afastado por uma questão de ética e respeito à Ordem (OAB). Não me manifestei nem de um lado, nem de outro”, disse, afirmando que em nenhum momento induziu o voto de algum conselheiro.
Desagravo – Outro exemplo dado pelo presidente da OAB/SE, foi que o voto de desagravo para Evaldo Campos foi puxado pelo advogado Matheus Meira, que faz parte do grupo dele. Ele disse que semanalmente a Comissão de Defesa das Prerrogativas atua firmemente. “Na semana passada fomos a Gararu fazer um desagravo para a colega Maria Antunes. Não vi nenhum deles lá, no sol forte”, disse, afirmando que a OAB faz a defesa da mesma forma, seja um advogado novo ou renomado.
Dissidência – Sobre uma possível dissidência e antecipação da campanha eleitoral, Carlos Augusto diz estranhar porque nos cinco anos e três meses que está à frente da OAB/SE, não recebeu nenhuma reclamação verbal ou escrita por parte dos nomes citados como Henri Clay e Inácio Kraus, que inclusive fazem parte da atual gestão. Ele lembrou também que conta com o apoio de 45 dos 62 conselheiros. “Não vejo divisão com este percentual”, avaliou.
Caso Subvenções
Se se a Justiça Eleitoral e o Ministério Público Federal pedirem a quebra do sigilo telefônico dos envolvidos no período da liberação é Carta Certa: muita gente não Dorme!
Procissão dos Passos em São Cristovão vira patrimônio imaterial de SE
Foi publicado no Diário Oficial do Estado de Sergipe de hoje, 08, decreto governamental reconhecendo a Procissão dos Passos em São Cristovão como patrimônio imaterial de Sergipe.
Obras no Coqueiral e Ponta da Asa
A Ascom da PMA informou que as equipes da Prefeitura que estavam trabalhando no Coqueiral e Ponta da Asa I e II foram momentaneamente remanejadas para o bairro 17 de Março, pela necessidade de uma adequação técnica, devendo as duas obras serem retomadas em ritmo normal na próxima semana.
Falece Caçula Valadares, mãe do senador Valadares
Fonte: FaxAju. Morreu na noite de ontem (07), D. Caçula, mãe do senador Antônio Carlos Valadares, do ex-prefeito de Simão Dias, José Valadares e de mais três filhas. Ela estava internada na UTI do Hospital São Lucas, já há 15 dias, com problemas de saúde que se agravaram há uma semana.
Matriarca
Aos 93 anos, lúcida, D. Caçula era matriarca da família Valadares em Simão Dias, e foi a primeira mulher a assumir a Prefeitura do município. D. Caçula tinha influência política naquela cidade e participava de todos os eventos, sempre à frente das decisões da família.O senador Valadares, que aniversariou na segunda-feira (7), esteve com D. Caçula por várias horas e admitia que ela estava muito frágil. O médico já havia avisado à família que ela não resistiria até o final de semana.
Sepultamento às 16h em Simão Dias
A ex-prefeita de Simão Dias deixa sete filhos: José Matos Valadares (ex-prefeito de Simão Dias), Antonio Carlos Valadares (senador), Maria Matos Valadares, Laura Matos Valadares, Dalva Matos Valadares, Arnaldo Matos Valadares e Dilma Matos Valadares, 16 netos e sete bisnetos. O velório ocorrerá na Rua Presidente Vargas174 e o sepultamento será às16h, no cemitério São João Batista, na cidade de Simão Dias.
Celi tranquila
Sobre a citação do nome da empresa Celi na relação da Operção Zelote, no caso envolvendo conselheiros do Carf, o presidente da empresa, Luciano Barreto disse que está tranquilo e lamenta que foi colocado em patamar de duvidas algumas empresas, como a Celi, que já teve o caso julgado há quase dez anos. Ele lembrou que a própria Receita Federal informou que nem todas as empresas citadas estão erradas.
Processos
Luciano disse que a Celi já ganhou e perdeu processos no Carf, tendo outros pendentes e só recorrer quando entende que tem razão. Lembrou também que a Celi nunca teve contato nenhum ou deu dinheiro aos conselheiros do Carf e sequer conhece os funcionários que julgavam os processos da empresa.
Telha: prefeito diz que salários e fornecedores estão em dia. Sobre reeleição ainda não decidiu
O prefeito de Telha, Domingos Neto (PSC) informou ao blog que realmente por uma questão política, está avaliando se será ou não candidato à reeleição. Ele disse que estará definindo após conversas com as lideranças do PSC, o senador Eduardo Amorim e o deputado federal, André Moura. “Não reunir o secretariado, apenas conversei com algumas pessoas”, disse.
Telha: prefeito diz que salários e fornecedores estão em dia. Sobre reeleição ainda não decidiu II
Domingos Neto informou também que as informações repassadas ao blog não são verdadeiras. Segundo ele os salários dos servidores estão em dia e também os fornecedores. “Se não for candidato não será pela questão administrativa, mas política. Estamos fazendo uma quadra de esportes e pavimentação com recursos próprios”, exemplificou. Ele disse que o piso do magistério está sendo pago após aprovação na Câmara.
Telha: prefeito diz que salários e fornecedores estão em dia. Sobre reeleição ainda não decidiu III
Ao finalizar os esclarecimentos Domingos Neto disse que em dois anos, mesmo com poucos recursos, vem fazendo muito e deu como exemplos o Ideb, que é o quarto melhor do Estado, a saúde, onde em dezembro o Ministério reconheceu que está acima da média nacional e o IDH que está em 25% entre todos os municípios.
ASEOPP vai sugerir propostas para melhorar lei das licitações
O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD), vice-presidente da Comissão Especial para análise, estudo e formulação de proposição relacionada à Lei 8.666 (Lei das Licitações, de 1993) da Câmara dos Deputados, foi o convidado da reunião-almoço da Associação Sergipana de Empresários de Obras Públicas e Privadas – ASEOPP, desta semana. Ao lado do secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, o parlamentar debateu com os associados as possíveis mudanças na Lei 8.666.
Luta da ASEOPP
Ao abrir a reunião o presidente da ASEOPP, Luciano Barreto, fez um breve histórico da luta da associação em defesa das obras prontas com qualidade. Ele entregou a Mitidieri documentação da ASEOPP, com sugestões para resolver o problema das obras paralisadas em todo país. “Somente em Sergipe, um pequeno estado são mais de 300 obras, imagine em todo país”, relatou Luciano, ao defender que a mudança na Lei crie um mecanismo para que a fiscalização fique concentrada e não como ocorre hoje com onze órgãos e cada um seguindo um modelo diferente.
Melhorar a lei
Ao agradecer o convite e reconhecer a importância do setor da construção civil para o desenvolvimento não só de Sergipe, mas do Brasil, Fábio Mitidieri disse que a intenção é não acabar com a Lei 8.666, mas aprimorá-la já que foi aprovada em 1993.”Queremos ouvir as sugestões de todos, para que possamos criar mecanismos para retirar os que mergulham nas obras sem intenção de fazê-las, como também criar condições para que o empresariado tem segurança em receber o que tem direito, com uma obra de qualidade e preço justo, como defende a ASEOPP”, concluiu.
Audiência pública em SE. Kassab recebe prefeitos
Ficou definido que a ASEOPP vai participar da audiência pública que será realizada em Sergipe, como também acompanhará de perto todo o trabalho da Comissão Especial que fará a proposta de mudança na Lei das Licitações.E ontem, 07, em Brasília o deputado Federal Fábio Mitidieri acompanhou 19 prefeitos de municípios sergipanos em audiência com o Ministro das Cidades, Gilberto Kassab.
Pacto
Ontem,07, a Comissão Especial que discute o Pacto Federativo e tem como relator o deputado federal André Moura (PSC/SE) apresentou o cronograma de convocações para o desenvolvimento dos trabalhos. Inicialmente haverão audiências públicas com convidados que farão painéis acerca do tema.
Pacto II
A primeira audiência pública ocorrerá na próxima terça-feira, 14 de abril com Haroldo Cedraz, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Alexandre Postal, presidente da União Nacional dos Legislativos e Legisladores Estaduais, (UNALE), Paulo Tim, superintendente geral do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), José Fortunato, presidente da Frente Nacional de Prefeitos.
Iran destaca Dia do Jornalista e cobra diploma
Aproveitando a passagem do Dia do Jornalista ontem, 07, o vereador Iran Barbosa, do PT, dedicou o seu discurso na Câmara Municipal de Aracaju para parabenizar toda a categoria e enfatizar o seu apreço e admiração por todos os profissionais jornalistas de Sergipe e do Brasil.
Plenitude
“Não é fácil exercer com plenitude as obrigações e prerrogativas do jornalismo quando se tem uma visão de sociedade ainda muito eivada de princípios que terminam por cercear o livre exercício dessa profissão”, disse, colocando a dificuldade que a categoria encontra até mesmo para ter o reconhecimento profissional através da formação de nível superior.
Diploma
“Espero que o Congresso Nacional corrija essa distorção e voltemos a ter o diploma de nível superior como exigência para o exercício profissional do jornalismo”, colocou, referindo-se à PEC dos Jornalistas, aprovada no Senado e que está pronta para ser votada no plenário da Câmara Federal.
Agamenon critica marcha do Sintese
O vereador Agamenon Sobral (PP) fez um discurso ontem, 07, criticando a marcha que o Sintese está anunciando para o próximo dia 15. “Está prevista uma marcha para o dia 15, criada por aqueles professores que não gostam de ir para a sala de aula, que não têm compromisso com o serviço público. Então, como todos eles recebem o piso, peço, secretário, que corte o ponto daqueles que faltarem, desconte o dia não trabalhado deles, como acontece com qualquer outro profissional”.
Lixão atrás do supermercado GBarbosa
O vereador Max Prejuízo (PSB), chamou a atenção ontem na Câmara de Aracaju para o lixão que está se formando atrás do supermercado GBarbosa, localizado na Avenida Canal 4 do conjunto Augusto Franco.
Mais responsabilidade
Através de fotos apresentadas em plenário, o parlamentar mostrou a quantidade de lixo que vem se acumulando nos fundos deste supermercado, mais especificamente na rua A3, e cobrou providências. “A população do Augusto Franco merece respeito. Todo esse lixo e entulho acumulados, devemos agradecer ao GBarbosa que simplesmente não faz a calçada. São 60 anos que este supermercado completa e o que ele precisa é ter um pouco mais de responsabilidade social, pois este terreno pertence ao supermercado. Até a Sergás já entrou com uma ação e até agora o GBarbosa faz de conta”, cobrou Max.
Indústria de mineração
Mais uma indústria se instalará em Sergipe. É a Mineração Jundu, que atua no segmento de mineração nas regiões sul e sudeste do país, cujos diretores estiveram ontem, 07, com o diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), Sérgio Reis, apresentando o projeto de instalação no município de Estância, no Polo Vidreiro.
investimento
Segundo o gerente Ricardo José Franzin, a nova indústria do grupo a ser instalada no Estado, que terá o nome Judun Nordeste Mineração, fará um investimento de R$ 8 milhões e vai gerar de 12 a 15 empregos diretos e mais de 100 indiretos. Enfatiza Ricardo que após a construção da Judun Nordeste Mineração a meta inicial é a extração, após todo o processo de licenciamento, de cerca de 53 mil toneladas ano de areia beneficiada.
Apoio
O presidente da Codise ficou satisfeito com a visita do grupo e o projeto de investimento no Estado. Deixou claro que é uma determinação do governador Jackson Barreto dar todo o apoio necessário para que indústrias venham se instalar em Sergipe. “A Mineração Jundu quer o apoio fiscal e econômico do Estado, através da Codise, para começar a produzir matéria prima no Polo Vidreiro, em Estância. Vamos analisar o projeto de forma célere e dar o encaminhamento necessário para sua instalação, o que vai contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Estado com a geração de emprego e renda”, comemora.
Encontro em Brasília
O secretário do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Francisco Dantas, participa hoje, 08, da XVI Reunião do Conselho Nacional de Secretários de Desenvolvimento Econômico (CONSEDIC). O encontro será realizado na sede do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em Brasília e contará com a participação do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Armando Monteiro Neto, onde debaterão sobre política fiscal dos Estados.
Projeto da UFS realiza declaração do Imposto de Renda
Nos 8, 9 e 10 de abril, das 14h às 22h, e no dia 11 de abril, das 10h às 20h, será realizada mais uma edição do Projeto Imposto de Renda Solidário, com o objetivo de fazer as declarações das pessoas físicas contribuintes que estejam obrigadas e também daquelas cuja opção de declaração seja facultativa (ou seja, com redimentos até R$ 26.816,55, pois tiveram retenções na fonte).
Promoção
Promovida pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), através da + Contábil, Empresa Júnior de Contabilidade, e coordenada pelo Departamento de Ciências Contábeis da UFS, a ação tem o apoio do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) e do Shopping Jardins, onde será sediado o projeto (Entrada D, próximo à Loja Riachuelo).
Contribuição
O público interessado em participar dessa atividade contribuir com 2kg de alimentos não perecíveis (exceto sal), que serão doados a instituições de caridade. As declarações serão feitas por discentes do curso de Ciências Contábeis da UFS, sob o acompanhamento e supervisão da professora Drª Sônia Delmondes, coordenadora do projeto.
Supervendas SE: previsão de movimentação de R$ 50 milhões
O Centro de Convenções de Sergipe (CIC), nos dias 15, 16 e 17 de abril, será palco do evento mais importante do ano para o comércio atacadista e varejista de Sergipe, o Supervendas. O evento, organizado pela Original Propaganda e Eventos, está em sua sétima edição e neste ano, com vias de movimentação superior a R$ 50 milhões, volume de negócios alcançado no ano de 2014, o que foi considerado um recorde pelos organizadores.
Parcerias
O evento surgiu da parceria entre a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio), Associação Sergipana de Supermercados (Ases) e Sindicato do Comércio Atacadista em Geral do Estado de Sergipe (Sincadise), e tem crescido anualmente em seu volume de participação empresarial e de transações financeiras envolvendo o comércio local. O Supervendas fortalece a economia da capital e do interior do estado, fazendo com que os produtos e serviços ofertados pelos expositores cheguem a todos os municípios sergipanos.
Negócios
"A cada ano, se observa uma evolução muito forte no volume de negócios realizados no Supervendas. Todos os eventos acontecem para reforçar a economia que está num momento de retração e provam que a crise se vence com trabalho, pois o trabalho é o que gera a movimentação de receita pelo comércio, fortalecendo assim a geração de emprego e renda para os sergipanos ", afirmou João luiz, presidente da Ases.
Solidariedade
Com objetivo de prestar auxílio às pessoas que mais necessitam, o Supervendas tem sua via solidária ao pedir 2 kg de alimentos não perecíveis para os visitantes. Os alimentos arrecadados são doados para instituições filantrópicas selecionadas pela diretoria das entidades envolvidas. Os participantes do evento contarão com o sorteio de uma motocicleta 0 km que foi ofertada como atrativo para os expositores e visitantes.
Samba, Chorinho & Amor
Mais um projeto que acontecerá dois domingos ao mês, 2º e 4º, cuja estreia será no próximo domingo 12, a partir do meio-dia
no Solar Entre Amigos (espaço onde é realizado o Sarau Musical na Rodovia dos Náufragos):"Samba, Chorinho & Amor", que cuja chancela é do cantor/compositor Nino Karvan e da também cantora Silvina Aquino, não perca, teremos também uma grande variedade de ritmos e com um cardápio variado além da presença de Personal Dancer, faça sua reserva através do celular – (79) 9977-3304 com Ludwig Oliveira. Apoio; Vange Produções, Nova Schin, Rede Presidente, Sergipe Eventos e este Blog.
Gabriell Lacerda e André Novaes fazem a Farra Vip neste sábado no Villa Hits
O sábado do Villa Hits será certeza de muita animação. Gabriell Lacerda e André Novaes vão fazer a ‘Farra Vip’ neste dia 11 de abril com direito a muito sertanejo para a galera. Outra notícia boa é que a casa terá espumante free para as mulheres até a meia-noite
Sertanejo
– Um show de sertanejo imperdível para quem gosta de boas músicas e em um local bem agradável para o público. Promessa de casa cheia e uma noite maravilhosa – destaca o cantor Gabriell Lacerda. O Villa Hits abre as portas sempre às 22 horas com as batidas do Dj Cello e a bilheteria abre às 20 horas com ingressos ao preço de R$ 30. O Villa fica na Avenida Beira Mar, nº 956.
1º Campeonato de SUPINO da G10 Suplementos
A expectativa é grande para o 1º Campeonato de Supino da G10 Suplementos que será realizado dia 25 de Abril a partir das 14h,
na praça atrás do posto de saúde do conjunto João Alves, em Socorro. A G10 fica atrás da praça e é o local onde serão realizadas as inscrições ao preço de R$ 15,00, com premiação para o primeiro e segundo colocados. Categorias: até 70 quilos; de 70 a 80 quilos; de 80 a 90 quilos e acima de 90 quilos. Mais informações: 3254 – 60-83. Apoio da Prefeitura de Socorro e da RegatasAJU.
PELO TWITTER
www.twitter.com/joaoaquila Que calor Aracaju! Até o vento é quente!
www.twitter.com/clovis_silveira Se a pessoa tem seu Telefone, Facebook, Twitter, WhatsApp, Instagram, Messenger, E-mail e não te encontra, é porque não tem interesse!
www.twitter.com/BonifacioCartun No pacote dos direitos humanos, há respeito as pessoas de bem ou só aos bandidos? #HumanizaRedes
www.twitter.com/oMarioSousa Será que açaí é um negócio tão lucrativo que em Aracaju se vê em cada esquina?
www.twitter.com/FabioMitidieri1 Quero deixar claro que sou favorável ao PL 4330/04 -Terceirização. Pelo aumento da geração de emprego e diminuição da informalidade Voto SIM
DO LEITOR
Aracaju: nomes expressivos
Por: Geraldo Lima Feitosa. “Independentemente da possibilidade de fusão dos partidos DEM e PTB, em tratativas de nível Nacional, não tomem como surpresa uma chapa para 2016 composta por João Alves e Adelson Barreto. Foi o que ouvir de um aliado próximo do prefeito da capital, em uma cidade do interior. Segundo a fonte, outro eventual nome para formação de chapa com João na próxima eleição poderá ser o do deputado Laércio Oliveira. Todos em Sergipe sabem da afinidade política e amizade pessoal entre João e Machado, entretanto, a inclusão de um dos nomes mencionados, Adelson ou Laércio, em substituição a Machado, proporcionará uma maior oxigenação na tentativa de reeleição do atual prefeito. Se essa nova composição vingar, teoricamente, fortalece o nome do candidato do Democrata. Por outro lado, o time liderado pelo governador Jackson Barreto de Lima conta com nomes expressivos para a disputa, dentre os quais, Ana Lúcia, Edivaldo Nogueira, Eliane Aquino, Mendonça Prado e Robson Viana, já que Rogério Carvalho afirma não ser candidato nas próximas, adiando assim seu projeto político para o Senado ou para o Governo. Neste caso, fiquem atentos, se Rogério disputar o Executivo Estadual em 2018, o deputado federal e líder do MST, João Daniel, concorre, também, com fortes chances ao Senado. Voltando para 2016, outro nome de peso para a disputa à Prefeitura de Aracaju chama-se Valadares Filho, que tem experiência legislativa e bateu na trave na disputa contra João Alves, finalizando o jogo em 1×0, sem direito a prorrogação. “
Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun
Frase do Dia
"Toda a consciência é consciência de algo." Edmund Husserl, filósofo austríaco, nasceu em 08 de Abril de 1859 e morreu em 1938.