Castelo Garcia D’Ávila (BA) – Único do gênero na América

 Quem visita o Castelo Garcia D’Ávila fica imaginando como o homem conseguir erguer tamanha expressão arquitetônica nos primeiros anos de descobrimento do Brasil. Considerado a primeira edificação portuguesa de arquitetura residencial militar no Brasil, as ruínas apresentam características medievais, sendo a única construção do gênero em toda a América.

 

Situado a 70m acima do nível do mar, suas paredes erguidas com pedra em estilo manuelino, em uso por Portugal, mostram a engenharia e a técnica dos europeus numa expressividade única em toda América. Mas não é somente isso. O conjunto artuitetônico do Castelo Garcia D’Ávila abrange ruínas da casa, capela, torre de defesa e seus anexos. E mais, de suas janelas se tem uma paisagem sem igual do mar da Bahia

 

O Castelo fica encravado no município da Mata de São João, há 80km de Salvador e pouco mais de 270km de Aracaju, mais precisamente na Praia do Forte (Costa dos Coqueirais). Tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural Nacional, é considerado um dos mais importantes sítios históricos do país. Originalmente denominada por seu proprietário como Torre Singela de São Pedro de Rates em homenagem a Capela de São Pedro de Rates, é também conhecido como Torre de Garcia D”Ávila, Forte de Garcia D”Ávila ou Casa da Torre.

 

A parte mais antiga da edificação, datada do século XVI, é a capela de São Pedro de Rates, santo adorado na cidade natal da família Ávila, mesmo berço de Tomé de Souza, primeiro governador geral do Brasil. Atualmente chamada de Capela de Todos os Santos, foi ela quem deu origem à sede, concluída somente em 1624, com a terceira e mais poderosa geração da dinastia. A capela foi restaurada em 2002 e em sua cúpula foi encontrada a pintura original.

 

O Morgado da Torre, como era chamado o império particular da família, foi considerado o maior latifúndio do mundo, com um total de 800 mil km², correspondendo a um décimo do território nacional. Depois de muitas pesquisas, hoje é considerado a primeira grande edificação portuguesa construída no Brasil, erguida a partir de 1551 por Garcia de Souza D’Ávila, filho de Tomé de Souza. Sua torre construída também em alvenaria de pedra e cal, tinha a função de vigiar o sertão por um lado, resistindo aos ataques dos indígenas revoltados, e o mar pelo outro, resistindo aos corsários que então procediam do litoral.

 

O castelo foi palco da resistência à invasão holandesa na Bahia. Em 1835, com o fim do regime dos morgados, o castelo foi abandonado e, em meados do século XIX, já se apresentava em ruínas. Reconhecendo o valor histórico da construção, a então Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), em 1938, tombou suas ruínas, que mais tarde viriam a ser um grande atrativo para quem se interessa por turismo histórico.

 

Com o intuito de administrar e preservar a área, foi criada a Fundação Garcia D’Ávila, que desde então é a responsável pela preservação de todo o conjunto e também por algumas restaurações que já ocorreram, como a da capela. Uma área de aproximadamente 20 hectares, batizada de Parque Garcia D’Ávila, também foi criada com o intuito de revitalizar o espaço, dando ao visitante todos os aparatos para conhecer detalhadamente a saga desta impressionante família.

 

O Parque hoje abrange um Centro de Visitação com 1.700m², formado por um amplo salão onde está exposta a maquete do Castelo, e espaços onde estão instaladas salas para exposições históricas e arqueológicas, loja, salão para áudio visual, belvedere e centro administrativo. Na sala de exposições há diversos utensílios encontrados na área do entorno do castelo.

 

É de impressionar ver com detalhes a engenharia das colunas, erguendo-se pedra sobre pedra, se observado a época da construção. Para se ter uma ideia, a edificação principal ainda apresenta traços do que eram os aposentos da família, um corredor de arcos e escadas numa espécie de mansão senhorial. O marzão da Bahia é avistado bem de cima das ruínas. O que está esperando? O passeio pela história do Brasil lhe reserva bons momentos.

 

Como chegar

 

O Castelo da Torre de Garcia D”Avila localiza-se no acesso à Praia do Forte, município de Mata de São João, a 80 km de Salvador, Bahia. Segue pela Linha Verde e entrar à direita, 2 km após a entrada de Praia do Forte. Depois seguir por mais 4 km até o Parque (3 km de estrada de terra).

 

 

Dicas de Viagem

 

Reserve somente uma manhã ou uma tarde para conhecer a região do Castelo Garcia D’Ávila. Há um restaurante bem aconchegante no Parque e loja de presentes.

 

Paga-se uma taxa para entrar no Parque, que é revertido para a Fundação Garcia D’Ávila. Professores, jornalistas e outros profissionais têm desconto na entrada. Informações (71) 3676 1073

 

Hospede-se na Praia do Forte e também conheça a região litorânea, além da Vila de Pescadores e do Projeto Tamar. A praia oferece boa infra-estrutura e continua sendo a denominada “boa do pedaço” da Linha Verde, com circulação de gente bonita, lojas de grifes e badalação noturna.

 

Confirme hospedagem e pesquise preços através de agências de viagem antes de ir, pois o fluxo de turistas na região chega a ser insuportável em temporada de verão e férias escolares.

 

Fotos: Silvio Oliveira, praiadoforte.org.br

 

 

Na Bagagem

 

Vai até o dia 11 de outubro o 2º Festival de Cerâmica de Cunha (SP), cidade localizada a 220 km da capital paulista, a 45 km das cidades de Guaratinguetá (SP) e Paraty (RJ). Entre os destaques da programação, a demonstração de torno e modelagem manual no Ateliê Tokai, das 15h às 17h. Mais informações clique aqui www.cunhatur.com.br.

 

A Forbes Traveler, revista especializada e turismo, destacou o hotel Villa d”Este, na Itália, como o melhor hotel do mundo. São mais de dez hectares de árvores e flores, e um conjunto de edifícios históricos, chamados “Villas”, antigas residências ou casas de veraneio de nobres europeus.

 

Depois do Tango ser considerado Patrimônio Imaterial da Humanidade, Portugal também quer que o Fado tenha o mesmo patamar. A apresentação do projeto à Unesco será no início de 2010.

 

Ponto positivo para a Canindé do São Francisco (SE) que teve reportagem especial em programa nacional da Rede Record sobre a Festa do Quiabo.

 

Buenos Aires, na Argentina, continua sendo o principal roteiro de brasileiros para exterior. Nem a gripe suína conseguiu derrubar a avalanche de brasileiros na Capital do Tango.

 

Depois de ser confirmada como sede dos Jogos Olímpicos Rio de Janeiro (RJ) deverá virar um canteiro de obras. Despoluição de baías, melhoria do transporte público, construção de mais de 4 mil leitos de hotéis, reforma e construção de praças esportivas estão entre as principais obras.

 

O Parque Nacional da Serra de Itabaiana (SE) necessita urgentemente tirar do papel um plano de desenvolvimento do turismo sustentável. A trilha da Via Sacra apresenta lixo por todos os lados, falta sinalização e um ponto de apoio ao visitante.

 

 

 

Passaporte

 

Continuando com a séria de fontes de Roma, a coluna “Guia de Bolso” traz fotos da Fontana de Trevi (Fonte dos Trevos), maior fonte da capital italiana em estilo barroco. Era hábito dos romanos construírem uma fonte tão logo finalizasse um aqueduto. A água da Fontana de Trevi foi levada por aqueduto, diretamente para os banheiros de Marcus Agrippa e serviu a cidade por mais de 400 anos.

 

A Fontana de Trevi foi projetada inicialmente por Benini, porém seu projeto foi engavetado pelo Papa Urbano VIII. Existem na fonte muitos detalhes do projeto original, por conseguinte, foi o arquiteto urbanista Nicola Salvi que realizou o projeto, concluído em 1762.

 

Salvi morrera alguns anos antes, em 1751, com seu trabalho ainda pela metade, que manteve oculto por um grande biombo. A fonte foi concluída por Giuseppe Pannini, que substituiu as alegorias planejadas, representando Agrippa e Trivia, pelas virgens romanas e escultura de Netuno e seu séquito.

 

Fotos: Silvio Oliveira

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais