Cenam: ontem e hoje

Está claro que o governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social perdeu o controle do Cenam. É preciso lembrar que nesse mesmo período, em 2007, a situação era semelhante a que ocorre hoje. Naquele período o governador Marcelo Déda decidiu colocar pessoalmente uma nova administração nas unidades. Com a ajuda da então secretária Ana Lúcia, o governador colocou para comandar as quatro unidades o tenente-coronel Rocha com uma equipe bem estruturada. Este espaço chegou a elogiar as mudanças ocorridas em pouco tempo. Recentemente, com a chegada da secretária Conceição Vieira, algo mudou. O que?

 

Este espaço já tinha demonstrado preocupação quando viu a nomeação de pessoas partidárias para trabalhar no Cenam. Infelizmente, a secretária Conceição Vieira, que tem uma vasta experiência nos movimentos sociais, não levou em consideração as peculiaridades dessas unidades, colocando pessoas que não tem o perfil correto para a direção da Renascer. É um fato e não adianta negar e colocar a culpa apenas nos agentes de segurança, que estão em greve.

 

o novo presidente, que é professor, chegou causando transtornos nas unidades desautorizando diretores e agentes de seguranças que há quase 2 anos trabalhavam em harmonia. O que realmente tem que ser dito a sociedade é porque uma equipe, que mesmo com todos os problemas, conseguia controlar as 4 unidades, deixou a direção  de forma assim tão abrupta e sem interferência do governador, uma vez que o mesmo pessoalmente tinha “arrumado a casa”, quando com o apoio da secretária Ana Lúcia colocou aquela equipe que era preparada para enfrentar todos os desafios.

 

Ficam as perguntas: Será que a política está acima da técnica? Será que a criança e o adolescente não são prioridades nesse governo?

 

Este jornalista volta a relembrar os diversos elogios que a equipe liderada pela então secretária Ana Lúcia, recebeu, dos mais diversos setores, desde os conselhos de direitos até a UNICEF.  Aqui mesmo neste espaço há cerca de dois anos foi afirmado que o Cenam era um dos maiores problemas do então novo governo. Passaram-se depois dois anos de tranqüilidade e agora o governador se depara com uma situação de total descontrole no Cenam.

 

Não há como esconder que a direção da Fundação Renascer que deixou os cargos com a mudança de secretária tinha bastante experiência com medidas socioeducativas, o que não ocorre com a atual gestão da Renascer. É só perguntar aos técnicos e agentes de segurança do Cenam o que realmente está ocorrendo por lá. Esqueçam o sindicato, esqueçam a Fundação e perguntem sobre a realidade aos trabalhadores que trabalham 24 horas dentro das unidades. Existe algo bem maior do que as reivindicações dos agentes. E o governo estadual desarrumou o alicerce de uma casa que estava sendo construída tijolo por tijolo…

 

Henrique Rocha silenciou

Infelizmente, o tenente-coronel Henrique Rocha, que era responsável pela direção do Cenam até pouco tempo não quis responder algumas perguntas deste jornalista, com quem tinha um relacionamento respeitoso e até de amizade. Henrique silenciou quando questionado, por telefone, sobre o motivo da saída dele. Respondeu apenas que tudo que tinha a dizer está num relatório que entregou a secretária no momento que pediu a saída do cargo. Estranho, porque todos os diretores da unidade saíram a pedido. Quais os motivos? E o governador o que achou de tudo? Ninguém responde nada.

 

Santo Amaro: prefeito pior que Sarney I

O Prefeito de Santo Amaro das Brotas, Ivaldo Costa, já tinha problemas demais com os processos de abuso de poder econômico e compra de votos, que o seu adversário, o Chileno, impetrou no TRE! Agora, a coisa parece piorar ainda mais diante dos depoimentos no Ministério Público de envolvimento de sua equipe em negociata com as carteirinhas do Programa Bolsa Família, junto com falsificação de documentos, estelionato e outras aberrações!

 

Santo Amaro: prefeito pior que Sarney II

Agora, aumentando seu portfólio, a população que já não anda satisfeita fez manifestação na noite da segunda-feira em frente a Câmara de Vereadores daquele Município e apresentou Manifesto de repúdio ao Nepotismo declarado do Prefeito (leia o manifesto na integra no final desta coluna), empregando quase toda a família na Prefeitura em cargos comissionados e Secretarias. O programa Batalha na TV recebeu um grupo de jovens com denuncias pesadas que provocou a presença do Prefeito na quinta-feira para se defender. A coisa, se comprovada, vai piorar ainda mais a situação do Prefeito, afogado em mais denuncias que o Sarney!!

 

BR Distribuidora: posse será amanhã, 20

Foi transferida a posse de José Lima de Andrade Neto na presidência da BR Distribuidora. A cerimônia de posse acontecerá amanhã, 20 de agosto, às 11h, no auditório térreo da Petrobras Distribuidora, no Rio de Janeiro, e contará com a participação do presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, e da Diretoria Executiva da Petrobras Distribuidora, além de outros representantes do Sistema Petrobras.

 

Albano, João, Aécio, Serra e o pai da criança I

No próximo sábado, 22, estarão em Aracaju, os pré-candidatos tucanos, Aécio Neves e José Serra para participarem de um seminário. A assessoria do tucano, Albano Franco vem ligando para os prefeitos convidando em nome dele, para participarem do evento. Segundo a assessoria é Albano que está organizando o evento. Já do lado de João Alves, pela imprensa, é informado que ele é o pai da criança. Os dois disputam a preferência de Aécio e Serra.

 

Albano, João, Aécio, Serra e o pai da criança II

Enquanto isso Albano diz que pode ser candidato ao Senado, mas não será. Não terá coragem, principalmente no quadro que está sendo montado. Aliás, Albano namora Déda que mesmo com a traição de 2006 ainda sonha em ter o tucano no palanque dele. Só para lembrar: em 2006, Déda ficou esperando até a prorrogação do segundo tempo por uma candidatura de Albano ao Senado (sem coligação) que não chegou e prejudicou a candidatura de José Eduardo Dutra. Como a paixão é cega parece que Déda ainda não aprendeu.

 

Emprego

O Ministério do Trabalho e Emprego informou nesta terça-feira, 18, que a economia sergipana registrou no mês de julho a criação de 1.166 vagas com carteira assinada. O resultado é o melhor verificado em todo o ano e também superior ao apresentado no mesmo período de 2008 e 2007.

 

Construção e agropecuária

O crescimento abrangeu quase todos os setores da economia, com destaque para a construção civil (508 novos empregos) e agropecuária (414 vagas). Uma das áreas que também apresentaram crescimento foi a chamada indústria de transformação, especialmente as áreas alimentícia, de calçados, química, farmacêutica e têxtil, que juntas geraram 168 novos postos de trabalho.

 

Etanol

De acordo com o assessor econômico do Governo de Sergipe, Ricardo Lacerda, um dos fatores que explicam o aumento na oferta de vagas é expansão da produção de etanol no estado. “Duas novas unidades produtivas estão sendo instaladas, o que significa novas contratações para a safra 2009/2010”, frisou.

 

Redução do impacto da crise

“A ação rápida do Governo na disponibilização de crédito, por meio do Banese, na captação de investimentos privados, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, e na manutenção e ampliação do investimento público, criaram um ambiente que reduziu o impacto da crise”, afirmou o governador Marcelo Déda. O Banese disponibilizou desde julho do ano passado mais de R$ 250 milhões em ações de crédito.

 

Novo pleito

No parecer da Procuradoria Geral Eleitoral (PGE) encaminhando ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na última segunda-feira parecer em que opina pela cassação do governador do Sergipe, Marcelo Déda (PT), e seu vice, Belivaldo Chagas Silva, acusados de abuso de poder político e econômico, em período anterior à campanha eleitoral de 2006 é pedido um novo pleito. “Como Déda foi eleito em primeiro turno com mais de 50% dos votos válidos (foram exatos 524.826 mil votos, ou 52,46%), a vice-procuradora salientou que se aplica ao caso de Sergipe o previsto no artigo 224 do Código Eleitoral. Assim, se o governador for cassado – conforme o parecer –, o estado deve realizar nova eleição, “sendo que dela não poderá participar o governador cassado, por ter dado causa à nulidade”.

 

TJSE prepara estrutura para cumprir Meta 2

O Tribunal de Justiça de Sergipe, assim como os demais tribunais do país, terá que cumprir a Meta 2 do Conselho Nacional de Justiça – julgar, até o dia 31 de dezembro deste ano, todos os processos ajuizados em Sergipe até o último dia de 2005. No TJSE, a Corregedoria Geral da Justiça é a responsável pela gestão desse processo.

 

Medidas

De acordo com o Juiz Corregedor, Marcel Britto, a Corregedoria vem tomando medidas para facilitar o cumprimento da Meta 2. “Foi disponibilizado aos magistrados um link no Sistema de Controle Processual – SCP para visualização de todos os processos que se enquadram nos critérios da Meta e estamos acompanhando semanalmente o andamento dos julgamentos em todas as varas e comarcas do Estado”.

 

Recuperação de mananciais

Nos próximos 12 meses, 10 mananciais utilizados pela Deso para abastecimento da população vão receber 27,7 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. O ponta pé inicial do Projeto de Recuperação e Conservação dos Mananciais foi dado ontem com o plantio de várias espécies às margens da Estação de Captação da estatal localizada no Rio Fundo, em Itaporanga D´Ajuda. “Esse é um ato que nos deixa feliz porque mostra a preocupação dos que compõem a Deso com a preservação do meio ambiente”, afirmou Max Andrade, presidente da estatal.

 

20 espécies

Segundo a diretora de Gestão Ambiental da Deso, Lilian Wanderley, em um ano, as mudas plantadas ontem já deverão ter um metro de altura. “Foram selecionadas 20 espécies diferentes para plantar às margens das 10 Estações de Tratamento. Também estão previstas ações como recuperação de áreas degradadas visando proteger o leito dos rios e riachos onde a Deso faz captação de água. Todo esse trabalho está sendo possível graças à sensibilidade da direção da empresa”, afirmou ela.

 

Missa de 7º Dia

Convite – Cláudio Nunes, Ricardo Mendonça Nunes, Júlia Campos Nunes, Dora Mendonça e demais parentes convidam os amigos do jornalista CÉLIO NUNES DA SILVA, para a missa de 7º Dia que será celebrada em sufrágio de sua alma, na próxima quarta-feira, 19, às 19h, na Igreja Nossa Senhora Auxiliadora do Colégio Salesiano, no bairro Cirurgia. Desde já manifestam seus agradecimentos.

 

Reinaldo discute implantação da Gespública no TCE

 O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Reinaldo Moura, juntamente com o diretor Administrativo e Financeiro, Gilson Bezerra, com o diretor Técnico, Paulo Matheus, com o coordenador Jurídico, Marcos Brito e com a assessora da Ditec, Maísa Britto, estiveram reunidos hoje, 18/08, com o professor Jairo de Jesus, coordenador estadual do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública) do Ministério do Planejamento para tratar da implantação do programa no TCE.

 

Termo de compromisso

O professor Jairo apresentou ao presidente Reinaldo Moura, Termo de Compromisso de Organização Adesa e, recebeu do presidente a promessa de que em breve, após a certificação do contato e explanação do Programa junto ao Pleno, um novo encontro será marcado para que o documento possa ser assinado e a capacitação do pessoal iniciada. “Temos interesse em aderir ao Gespública e implantá-lo o mais breve possível no TCE”, garantiu Reinaldo.

 

Palestra sobre meio ambiente

Na última segunda-feira, dia 17, diretores e membros da Associação Sergipana dos Empresários de Obras Públicas e Privadas (Aseopp) receberam o Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Márcio Macedo, durante um jantar no Hotel Quality Aracaju, que teve como objetivo abordar assuntos relevantes à questão ambiental. Na ocasião, o secretário proferiu uma palestra sobre Licenciamento Simplificado e Política Estadual do Meio Ambiente.

 

Gestão compartilhada

Durante a palestra, Márcio Macedo apresentou projetos e ações realizados pela Semarh, entre eles a criação de Áreas de Proteção Ambiental, as duas Unidades de Conservação, a construção do Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco, localizada no município de Capela, além do Monumento Natural Grota do Angico, em Poço Redondo. O secretário comentou que as conquistas do Governo do Estado na área ambiental foram feitas com base em muita pesquisa e diálogo. “Não se constrói políticas públicas sem a participação efetiva da sociedade. O único caminho para o êxito do Sistema Estadual do Meio Ambiente é a gestão compartilhada. O diálogo com a comunidade e como também com os profissionais que fazem a construção civil no Estado, também é fundamental para consolidar os projetos”, destacou Márcio Macedo.

 

Licenças ambientais

O empresário Luciano Barreto acredita que a desburocratização para adquirir as licenças ambientais pelas pequenas e médias construtoras, é uma grande conquista e isto vai trazer grandes benefícios para o setor. “Lutamos há muitos anos para construir sem burocracia. Isto é um ponto bem positivo porque ganhamos muito tempo para realizar nossas obras. Com a licença em tempo hábil em nossas mãos, conseguimos cumprir todos os nossos prazos. Assim, o retorno será positivo não só para a obra, mas para quem depende da conclusão dela, ou seja, nossos clientes”, afirma o presidente da Aseopp. Luciano Barreto destacou que o encontro com o secretário Márcio Macedo foi benéfico para tirar todas as dúvidas do empresariado sobre as questões ambientais e os documentos necessários para receber as licenças.

 

Campus em Glória

Na manhã de ontem, 18, no auditório da Reitoria, a Universidade Federal de Sergipe ocorreu à reunião com estudantes, movimentos sociais e autoridades políticas para discutir a criação de um campus que atenda às demandas do Sertão sergipano. A discussão que vem sendo feita desde 2005 tem o intuito de criar um campus na cidade de Nossa Senhora da Glória, que visa atender especialmente filhos de agricultores da região, a fim de que não necessitem se deslocar para a capital, deixando o campo e contaria com cursos ligados às Ciências Agrárias, como Medicina Veterinária, Agronomia e Engenharia Florestal. Para o deputado Mardoqueu Bodano, sem partido, essa é a certeza que eles querem para o amanhã. “A maioria dos meus finais de semana é no Sertão sergipano e é nítida a vontade que os jovens tem de cursar o nível superior é por isso que levanto essa bandeira, pois irá atender a comunidade do baixo e médio sertão”, concluiu.

 

Patrimônio da Humanidade

O Governo do Estado está empenhado em cumprir as determinações fixadas pela UNESCO para designar o conjunto patrimonial e histórico da Praça São Francisco, em São Cristovão, como Patrimônio da Humanidade. Para acompanhar de perto as diversas ações que estão sendo realizadas em São Cristovão, o governo criou a Subsecretaria de Estado do Patrimônio Histórico e Cultural, que além dessa tarefa, terá também o objetivo de cuidar da política patrimonial de Sergipe. O novo subscretário Luiz Alberto dos Santos, disse que com a criação do novo órgão, o governo começa uma nova etapa na sua compreensão e na sua relação com o patrimônio histórico e cultural do Estado de Sergipe.

 

Iluminação da praça

Neste sentido, o subsecretário da SUBPAC, Luiz Alberto do Santos participou de uma reunião em São Cristovão, onde foi apresentado o projeto de iluminação da Praça São Francisco. A reunião contou com a presença de representantes dos diversos setores envolvidos na parceria voltada para o tombamento de São Cristovão como Patrimônio da Humanidade. Luiz Alberto informou ainda, que o plano de ação do governo para São Cristovão está montado em cinco itens importantes, como infra-estrutura, turismo, cultura e educação, meio ambiente, mobilização e marketing e gestão compartilhada.

 

Exposição tem grande visitação

A exposição “Desfiando o Rosário” tem atraído a atenção do público. Desde o lançamento, à mostra coletiva tem sido muito visitada por estudantes, professores e pela população em geral que admira as artes plásticas. Desfiando o Rosário tem curadoria da professora doutora Lilian França, reúne obras dos artistas Alan Adi, Ana Carolina Vieira, Bené Santana, Elias Santos, Fábio Sampaio, Jamson Madureira, João Valdênio, Marcos Vieira, Marly e Milton Coelho, está em cartaz na Galeria Jenner Augusto (Sociedade Semear), de segunda à sexta, das 09 às 19 horas.

 

Jalagipe recebe anestesiologistas de SE e AL I

A duas semanas da 7ª Jornada dos Anestesiologistas dos Estados de Alagoas e Sergipe os preparativos do evento estão sendo finalizados pelas Sociedades de Anestesiologia dos dois Estados. Nos dias 28 e 29 de agosto os médicos especialistas em anestesia participam de conferências, mesas-redondas e debates realizados no hotel Radisson, na Orla de Atalaia, em Aracaju.

 

Jalagipe recebe anestesiologistas de SE e AL II

Entre os temas abordados no encontro estão “analgesia pós-operatória”; “paciente ex-obeso”; “paciente usuário de droga ilícita”; “hemotransfusão”; “cristalóides”; “colóides”; “via aérea difícil”; “eclampsia”; “gestação e coagulopatias”; “paciente cardiopata”;  “manuseio de volemia no transoperatório”, “DPOC e asma brônquica”; “renal crônico”, entre outros. Durante a 7ª JALAGIPE o dr. Carlos Eduardo Lopes Nunes e a dra. Maria Ângela Tardelli serão homenageados pelas participações nas últimas jornadas e prestígio profissional. Inscrições e informações pelo telefone (79) 3214-1223 e pelo e-mail coopanestse.saese@hotmail.com.

 

Gil diz que pode ser vice na chapa de Marina em 2010

O cantor e compositor Gilberto Gil disse anteontem no Rio, que, se convidado, pode aceitar ser vice na eventual candidatura de Marina Silva (PT-AC) à Presidência pelo PV.”Uai! Claro que existe possibilidade de dizer sim. Existe possibilidade de dizer não, existe possibilidade de tudo. Mas só quero dizer a ela, se ela me convidar”, disse o ex-ministro da Cultura, durante aula magna aos alunos da Universidade Estácio de Sá, no Rio.Segundo ele, os dois conversaram por telefone sobre a candidatura da senadora há cerca de uma semana. “Ela quer conversar comigo. Quer falar sobre candidatura, sobre o partido, sobre o PV, a transferência dela para o PV, sobre ela ser candidata propriamente”, disse. (FSP, de hoje, 19)

 

DO LEITOR

 

Marina Silva: leitora discorda de artigo do blog I

Da leitora Maria Angélica: “Permita-me discordar de seu editorial de hoje (18). Vejo a candidatura Marina Silva como apenas um ato de desespero da oposição, representada pelo que há de mais reacionário e espúrio neste país, diante da evidência do fracasso de seu discurso vazio. Senão vejamos: por trás da invenção dessa candidatura está o PV, partido aliado do DEM e do PSDB, repleto de fisiologistas, de verdes de araque, tipo Gabeira. Embora você tenha se prendido a um nome, o do Sarney Filho, seguindo justamente o pensamento da grande mídia que deseja usar a figura do pai, ligada ao filho, e os escândalos seletivos na esperança que se esqueça os demais, não devemos desprezar os que fazem o partido, cuja bandeira passa à quilômetros da defesa do meio ambiente. A quem você acha que interessa dividir a situação, representada pelos aliados do governo Lula? A oposição sairá com candidatura única e trama e patrocina outras candidaturas que sejam contrárias à candidata Dilma, apresentando Marina como a salvadora da pátria, usando a sua biografia como principal patrimônio da sua bandeira governista, conta-se em tocar o anseio da população por moralização na política. Ledo engano, enquanto se usa o azarão para atrapalhar a corrida de um possível favoritismo, representado pela popularidade de Lula. Serra, ele sempre ele o que não joga limpo, o dos dossiês, corre por fora e tenta atropelar os adversários, contando com a conivência e a torcida dos grandes veículos de comunicação, na certeza que o povo embarcará no seu Titanic”.

 

Marina Silva: leitora discorda de artigo do blog II

Continua Maria Angélica: “Temo que o futuro reserve à Marina Silva o que destinou à outros dissidentes do PT como Heloísa Helena e Cristovam Buarque, inexpressivos hoje em suas vidas políticas, ressentidos e empenhados em um discurso de uma nota só. Este país é movido à interesses econômicos, não interessa ao capital o discurso e, muito menos, a prática da sustentabilidade. Se eleita com quem Marina se aliará para governar? Você acredita em gesto altruísta destes políticos que aí estão em favor da preservação da vida em desfavor de seus interesses econômicos? Lamento pela pobreza do debate e pela polarização entre éticos e não éticos a que se quer reduzir a questão da sucessão presidencial. Que projeto de país tem o PV? O dos seus aliados empenhados na privatização das nossas riquezas e no cotidiano de privações à que sempre relegou a maioria da nossa população? Quem seria ingênuo em acreditar que qualquer Presidente deste país, pelo menos por enquanto, possa prescindir do apoio de um PMDB para governar? Analisando a passagem de Marina Silva pelo MMA, vimos que foi aquém do que se esperou do papel e dos princípios que ela representava, devemos culpá-la por ter feito menos? Não sejamos simplistas, por trás do fracasso do Ministério tem toda uma estrutura viciada, emperrada e comprometida com quem dá mais. Tem uma bancada representando os interesses do agro-negócio, dos banqueiros como Daniel Dantas, dos especuladores, dos grileiros, que votam e aprovam leis que os favorecem. Marina ao se afastar do Ministério cedeu à sua insegurança, à sua fragilidade para a luta contra tão poderosos adversários. Questão de opção, se assumir a Presidência não terá como se quedar ao bombardeio que com certeza virá. Quem, em condições desfavoráveis vivenciadas, teria resistido às campanhas sistemáticas de desestabilização como Lula? Para enfrentar o que ele tem vivido só tendo sido temperado na luta e na adversidade, como comprova a sua história de vida, e ser respeitado como ele o é no exterior, embora sofra do preconceito arraigado nessa elite racista brasileira. À elite interessa alguém moldável aos seus interesses e figurino, quem não se adequar será banido ou empurrado para o suicídio, seja desistindo de viver como Vargas ou enterrando a sua trajetória política como Jango. O  Brasil é pródigo em fabricar salva pátria, caçador, ético, economista sem diploma, sociólogo que não gosta de gente, com a mesma facilidade com que os desconstroi quando já não se revela útil”.

 

Calendário Escolar

De um leitor e pai de alunos: “É preciso que as escolas particulares respeitem aqueles que são responsáveis pela manutenção das mesmas, os dirigentes através do sindicado tomam decisões a revelia dos pais de aluno. O mês de Janeiro é o mês que a maioria das famílias tiram férias, portanto não se pode atropelar este direito forçando um calendário escolar autoritário.Vamos nos unir para acabar com este absurdo”.

 

Desrespeito dos Senadores

Do leitor Jôfre Tarquínio: “Assistindo ao depoimento da ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira à CCJ do senado fiquei perplexo. Uma funcionária de carreira, bem consolidada, com um curriculum invejável, com prestação de serviços relevante a sociedade, ser tratada por senadores de forma arrogante, desprezível, sem o respeito devido a um funcionário concursado, que passou boa parte de seu tempo estudando para ser o que é, e esses “cidadãos” a tratarem como se eles estivessem acima do bem e do mal. Não estou interessado se ela está correta ou errada em suas declarações, o que me chamou a atenção foi o tratamento dispensado a uma senhora e acima de tudo a um ser humano que merece o mínimo de respeito.Todos nós brasileiros sabemos quem são aqueles políticos que apontam o dedo, acusando ou defendendo. Eles não têm a mínima moral para defender ninguém, imagine acusar. É um bando de interesseiros, que só visam o benefício próprio em detrimento do coletivo.Tomem chá de “simancol” senadores”.

 

Manifesto para o bem do povo Santamarense

 

Santo Amaro das Brotas, 18 de agosto de 2009

 

Bem que a Câmara de Vereadores de Santo Amaro das Brotas, que tanto abana a cabeça para as ações de seu Prefeito o Sr. Ivaldo Costa, poderia lançar um projeto de mudança do nome da Cidade de Santo Amaro das Brotas para COSTÓPOLIS. Afogado em denuncia de compra de votos e abuso do poder econômico durante sua campanha, o nosso Prefeito parece não temer e debochar da justiça! À revelia da Súmula Vinculante n°13 do Supremo Tribunal Federal e da Recomendação n°01/2008 do Ministério Público de Sergipe, que trata sobre CRIME DE NEPOTISMO, resolve, ao invés de dar emprego ao povo que teoricamente o elegeu, empregar toda sua família. A Súmula Vinculante n°13 do Supremo Tribunal Federal diz em seu texto:

 

..”.a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica, investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança, ou, ainda, de função gratificada na Administração Pública direta e indireta, em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal.”Isto quer dizer que o Prefeito não pode nomear nem ex-esposa, muito menos parentes diretos até terceiro grau! Nem ele nem seus Secretários, Vereadores e outros comissionados. Pois se trata de um crime de Improbidade Administrativa que, segundo o art. 11, caput, da Lei Federal n° 8429, atenta contra os princípios da administração Pública. Mas, em COSTÓPOLIS não! O Coroné não obedece a leis, nem a vontade máxima do povo! Vejam só os empreguinhos que nosso Prefeitinho Coroné arrumou pra TODA família:

 

Secretário Chefe de Gabinete (CC-1) – filho do Prefeito – José Ivaldo Costa Júnior, o Junior; Procuradora Geral do Município (CC-1) – filha do Prefeito – Elisabeth Alves Costa Dantas; Secretário Munic. de Saude (CC-1) – filho do Prefeito – Clean Hitler Santana Costa; Secretário Munic. de Obras (CC-1) – irmão do Prefeito Luiz Ivan Alves Costa, o Breu; Secretária Munic. de Educação(CC-1) – irmã do Prefeito – Elisabeth Alves Costa; Secretária Munic. de Combate a Pobreza, Assistência Social e do Trabalho (CC-1) – atual esposa do Prefeito Maria de Fátima Barbosa da Silva; Secretário Adjunto de Finanças (CC-2)– sobrinho do Prefeito Fabrício Wolney Passos Costa; Secretária Adjunta de Transporte (CC-2) – sobrinha do Prefeito, filha do Secretario Jorge Costa seu irmão, Suellen Caroliny Ferreira da Costa;Secretário Adjunto de Finanças (CC-2)– sobrinho do Prefeito – Fabrício Wolney Passos Costa; Diretora da Divisão  de Habitação e Moradia (CC-4) – sobrinha do Prefeito – Alexandra Lima Souza; Diretora do Departamento de Ação Comunitária (CC-3) – a ex-esposa do Prefeito Maria Aparecida Santana Santos, a Lia;   Diretora da Divisão de Desenvolvimento Pessoal (CC-4) – irmã da atual esposa do Prefeito Fátima – Priscila Barbosa de Souza; Diretora da Divisão de Controle de Folha de Pagamento (CC-4) – sobrinha da ex-esposa do Prefeito– Juceli Santana Santos; Secretário Municipal Finanças(CC-1) – seu vice Genivaldo dos Santos, o Dadau; Secretário Adjunto de Obras(CC-2)–irmão do vice Prefeito – Edinaldo dos Santos; Secretário Adjunto de Combate a Pobreza, Ação Social e Trabalho (CC-2)–noiva do vice Prefeito – Inah Anjos Costa dos Santos; Secretário Munic. de Administração (CC-1) o primo do Vereador Marcelo Teles – Edival de Azevedo Teles Neto; Secretário Adjunto de Juventude, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (CC-2) o irmão da ex-mulher do Prefeito– Arnaldo Andrade da Silva; Diretora da Divisão de Convênios e Prestação de Contas na área da Saude (CC-4) – nora do irmão do Prefeito Jorge Costa – Weulla Manoella Santos da Silva; Diretora da Divisão de Acompanhamento Processual (CC-4) – sobrinha da ex-esposa do Prefeito – Maria Nicelda Santana Santos; Assessor de Compromisso e Agenda de Governo (CC-3) – primo da esposa do filho do Prefeito – Danilo Santos Mota; Diretora da Divisão de Programação e elaboração orçamentária (CC-4) – parente do vereador Gilton, o Mama, Presidente da Camara – Ingrid Figueredo da Silva; Diretora da Divisão de Articulação Industrial (CC-4) – sobrinha da ex-esposa do Prefeito – Sueli Costa Andrade; Diretora da Divisão de Analise de Resultados (CC-4) – ex-esposa do filho do Prefeito – Idna Melo de Souza Silva; Diretora do Departamento da Juventude (CC-3) – parente do Secretário de Agricultura geraldo – José Araujo do Azevedo. E muito mais…

 

É muito emprego pra família e pro povo nada! Chega de impunidade e desmando público! Chega de abuso de poder econômico e direcionamento do dinheiro do povo para o benefício da família do Prefeito! Nossos valorosos Vereadores, com certeza, não irão ficar coniventes com esta improbidade administrativa, principalmente os da “suposta oposição” como o “Petista” Gilvan, o Pedetista Uilton  e o Peemedebista Janio Marinho, e poderão facilmente, utilizando este manifesto ingressar com ação de improbidade administrativa pedindo até a cassação do mandato do nobre Prefeito! A não ser que queiram decepcionar seus eleitores…. Daí juntem todos no mesmo saco e podem lançar o projeto de mudança do nome da cidade para  COSTÓPOLIS.  Assinado: O povo de Santo Amaro das Brotas.

  

Participe ou indique este blog para um amigo: 

claudionunes@infonet.com.br

 

Frase do Dia

“Todas as crianças deveriam ter direito à escola, mas para aprender devem estar bem nutridas. Sem a preparação do ser humano, não há desenvolvimento. A violência é fruto da falta de educação.” Leonel Brizola.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais