Chuvas, twittadas e muito mais

As fortes chuvas que caíram em quase todo o Estado ontem e em maior proporção na região metropolitana serviu para que o twitter fosse utilizado como uma ferramenta de ajuda durante todo o dia. Quem passava por um ponto critico fazia a postagem e avisava aos outros dos problemas. Outros mostravam um caminho melhor e assim por diante. Sem falar no trabalho da SMTT que foi reconhecido por muita gente. Ontem se viu os agentes de trânsito, literalmente, navegando pelas ruas. Algumas destas twittadas sobre diversos temas:

www.twitter.com/marciorocha1 Quem andou dizendo que a ponte de Itaporanga caiu, está MENTINDO! A ponte está inteirinha lá. O trânsito tá ruim por causa da chuva.

www.twitter.com/FalaSergipe  Vizinhos aqui da 13 de Julho disseram que nunca viram uma tempestade dessa . Conversei com pessoas que moram há mais de 35 anos

www.twitter.com/ISMARVIANA O crescimento desordenado é uma das causas desse desconforto trazido pelas fortes chuvas em Aracaju.

www.twitter.com/GuilhermePrata    Kkk"os carros são como as lanchas, as motos são como os jetsky e os pedestre são como os banhistas" agora entendir essa propaganda #alagaju

www.twitter.com/OsmarioSantos Todos os parabéns a SMMT no twitter com informações como deve proceder o o motorista ao passar em áreas alagadas. Que assim continue!

www.twitter.com/930liberdade Corpo de Bombeiros mudou as escalas e convocou soldados que estão de folga nos quartéis de Aracaju e Socorro: ordem é reforçar o efetivo.

www.twitter.com/heitormendonca    Alguém sabe quem foi o político que mudou o curso do Rio e construiu a Coroa do Meio no lugar?? Quero mandar a conta da oficina pra ele…

www.twitter.com/conddo Aracaju é uma pequena Recife. Tomou o mangue e quando chove a natureza pega de volta!!

www.twitter.com/RafaelGalvao    Não fosse o trabalho feito pela PMA em limpeza de canais, e pelo Governo em saneamento, a situação seria muito pior. Como em outras cidades.

www.twitter.com/jc_insight    Ligo pra Claro pra reclamar do 3G que nao funciona e recebo a desculpa que foi devido as chuvas…dei a ideia de so me cobrar no verao entao

www.twitter.com/ProfAndreyLemos    Hoje o dia foi loucura de chuva e a população foi penalizada pela falta de educação de muita gente que ainda joga lixo na rua, boa noite!!!

www.twitter.com/Montalvaobarra   Começa a chover forte em Atalaia Nova. Pela tarde, aqui tinha casa com 50 cms de agua na sala e quartos. Pode piorar mais ainda

www.twitter.com/ProfAndersonPT    Dia dificil hoje, porem chega ao fim com problemas equacionados em nossa gloriosa Umbauba. Estudantes em casa e desabrigados alojados

Twittada infeliz
Déda, na mesma hora em que a cidade se enchia de água, que a situação dos trabalhadores públicos manifestavam insatisfação com a política remuneratória estatal, enviou twitter de Brasília comemorando o aniversário de Bob Dylan. Causou mal estar geral nos seguidores de Déda. Isso porque fazia muito tempo que Déda não twittava. Escolheu uma péssima hora para seu retorno ao mundo virtual, passando a impressão que desconhecia por completo a realidade local. Parece que ninguém de sua assessoria estava lhe informando dos problemas causados pelas chuvas em várias cidades.

Déda
Questionado por um seguidor, pelo twitter, o governador Marcelo Déda disse que não tinha conhecimento do que vinha ocorrendo e esclareceu que não foi pessoalmente aos locais alagados em Aracaju, como fez no ano passado, porque estava em Brasília, com uma série de audiência. Déda disse que viajou mesmo com o pai bastante doente.

Apoio
Ainda pelo twitter o governador disse que já procurou e recebeu apoio do ministro da Integração Nacional,Fernando Bezerra, para ajudar nas medidas que forem necessárias para recuperação dos estragos não só em Aracaju, mas em outros municípios.

Canal Xingó
O governador disse que na pauta da audiência o canal de Xingóe e alguns projetos para o sertão,”dentro da política nacional que a Presidente Dilma prepara para o semi-árido”. O governador anunciou que será recebido hoje pela presidente Dilma e só retorna a Aracaju amanhã, quinta-feira.

Sobre alagamentos, engarrafamentos e tudo mais
Foi um caos ontem em toda Grande Aracaju e em várias rodovias estaduais – e até na BR-101 – por conta das fortes chuvas. O problema dos alagamentos em Aracaju é histórico e não se pode culpar apenas o prefeito de plantão. Aliás as medidas adotadas para sanar os problemas na Zona de Expansão reduziram sensivelmente os problemas.

Entulhos e lixos
É certo que os canais fluviais de Aracaju, além de não suportarem mais a estrutura dos bairros, têm problemas também por conta dos entulhos e lixo que são jogados por toda parte, por muita gente que não se preocupa com a coletividade, mas apenas com seu problema de jogar o lixo em qualquer lugar.

Obras
Em vários bairros obras da Deso causaram problemas. Ao lado do Palácio de Veraneio, depois de realizarem o serviço de esgotamento no ano passado e a Emurb asfaltar as ruas uma terceirizada da Deso há quase um mês resolveu abrir as ruas para realizar um novo serviço. Deve estar consertado algo errado que foi feito. Ontem, com as chuvas, a areia dos buracos abertos desceu por uma ladeira existente na saída dos fundos do Palácio. Ficou um lamaçal que colocou em risco não só os pedestres, mas os motoristas que passaram pelo local.

Sobre a 13 de Julho I
E o ex-vereador Jorge Araujo lembrou que o problema da maré na 13 de Julho não tem causa apenas no espaço da Coroa do Meio conhecido como “bico de pato”, onde foram colocadas pedras. Ele lembra que quando abriram o bairro Coroa do Meio, o projeto previa a construção de 3 pontes porque existiam dois canais naturais que desaguavam naquela enseada. Resolveram aterrar os dois canais.

Sobre a 13 de Julho II
Depois tiveram que colocar o paredão de pedras para conter o avanço do mar na Coroa do Meio e por fim, já no governo Valadares, o chamado mole da Atalaia Nova que hoje está soterrado e provocou sérios danos não só na Atalaia Nova, mas também no lado de cá, em Aracaju.

Câmara aprova texto-base do novo Código Florestal
Foram necessárias mais de 11 horas de negociação apenas nesta terça-feira (24) para que os deputados federais aprovassem o texto-base do novo Código Florestal, de relatoria de Aldo Rebelo (PCdoB-SP). Ao todo, 410 deputados votaram a favor do texto, 63 contra e houve 1 abstenção.PV, PSOL e o deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP) anunciaram votar contra a aprovação do relatório. Paulo Teixeira, líder do PT na Casa, afirmou que a legenda votará a favor do texto de Aldo Rebelo, mas que irá lutar para alterar pequenos pontos de discordância no texto, além de rejeitar a emenda 164 do PMDB.

Manutenção das plantações e pastos
A emenda dos peemedebistas, que foi aprovada separadamente, permite a manutenção das plantações e pastos em APPs (Áreas de Preservação Permanentes) existentes até julho de 2008 e ainda transfere aos Estados a possibilidade de legislar sobre os limites e cultivos destas APPs.

Votação bancada de SE texto-base do relatório do Código Florestal
Mendonça Prado (DEM) – Sim
Laércio Oliveira (PR) – Sim
Heleno Silva (PRB) – Sim
Valadares Filho (PSB) – Sim
André Moura (PSC) – Sim
Almeida Lima – Sim
Márcio Macedo – Não
Rogério Carvalho – Não

Congresso em Florianópolis
Ontem, 24, um promotor de Justiça recebeu uma denúncia que na semana passada, a Assembleia de Sergipe enviou cerca de 40 pessoas para o Congresso realizado pela Unale em Florianópolis. O blog não acredita nesta quantidade tão grande, mas a denúncia recebida pelo MP cita detalhes.

Diárias
E entre a documentação todos que receberam diárias. E a denúncia pede que o MP investigue se todas as pessoas que receberam diárias realmente foram para o Congresso em Florianópolis. Arrepare! Como diz Osmário, será que tem alguma bomba no ar?

Extinção da companhia escolar I
E em entrevista ao site Universo Político o promotor de Justiça, Fausto Valois avaliou que a extinção da Companhia de Segurança Escolas – que fazia a segurança na Grande Aracaju há mais de 20 anos – prejudicou sensivelmente a segurança nas escolas. Há algum tempo este espaço criticou a extinção da Companhia, mas nada foi feito. A Companhia foi extinta neste governo, quando  comandante da PM era o coronel Pedroso.

Extinção da companhia escolar II
Perguntando pelo site Universo Político se os casos de insegurança ocorrem mais nas escolas públicas ou privadas ele respondeu: “Quanto a questões ligadas a segurança, as escolas públicas têm se mostrado mais desprotegidas se comparadas com as unidades de ensino da rede particular. O Batalhão Escolar, segundo representantes da comunidade, facilitava as ações de prevenção e apoio nos casos de violência, contudo a extinção deste grupo especializado dificultou o contato das direções de escolas com a polícia ostensiva”.

Drenagem
O prefeito Edvaldo Nogueira disse no final da tarde de ontem, 24, que os problemas com alagamentos na capital sergipana são praticamente impossíveis de serem resolvidos por causa da própria configuração da cidade, que está abaixo do nível do mar. No entanto, ele ressaltou que os estragos em Aracaju seriam os mesmos em qualquer cidade do país diante da quantidade de chuva das últimas 16 horas: 175 milímetros, de acordo com o Centro de Meteorologia do Estado.

Impactos menores
Para Nogueira, embora a quantidade de chuva registrada hoje tenha sido maior que em abril de 2010, quando foi registrado o mesmo fenômeno, os impactos foram menores porque a Prefeitura trabalhou na prevenção dos problemas de drenagem dos canais da cidade. “Estamos realizando um trabalho preventivo desde o ano passado. Temos melhorado cada vez mais a drenagem. Hoje trabalhamos para minimizar os impactos, mas os alagamentos são um problema praticamente impossível de se resolver. Nenhuma cidade aguentaria essa quantidade de chuvas”, disse o prefeito.

Retirada de 750 famílias
Outra medida realizada anteriormente pela prefeitura e que amenizou os estragos da chuva foi a retirada de 750 famílias das áreas de invasão no bairro Santa Maria. Nesta terça outras famílias da Invasão da Água Fina, no Santa Maria, e do bairro Coqueiral foram removidas de suas casas e levadas para abrigos temporários. Famílias de quatro casas no Manoel Preto foram retiradas porque houve um desmoronamento de terra do Morro do Urubu que atingiu os quintais. (Infonet).

Prefeito confirma queda de barreira entre Umbaúba e Estância
O prefeito de Umbaúba, professor Anderson Farias, confirmou em entrevista a uma rádio local a queda de uma barreira na BR 101, entre aquela cidade e o Município de Estância. Segundo ele, três povoados estão isolados porque pequenos riachos que cortam o território da cidade transbordaram. A Polícia Rodoviária Federal (PRF), por outro lado, ainda não confirmou o fato.

Chuvas ininterruptas
Farias disse que na cidade chove desde às 22h de segunda-feira, 23, ininterruptamente. Cinco famílias que residem em uma área de risco, segundo o prefeito, já foram retiradas e alojadas em um galpão. “A pista da BR 101 está interditada. O tráfego na região já estava complicado porque a água transbordou a ponte de Itaporanga D’Ajuda”, explicou.

Estudantes
Outra preocupação, segundo ele, é o transporte de estudantes – são cerca de 2.500 – da zona rural que estudam na cidade. “Vamos analisar qual a melhor maneira de levá-los para suas casas e, se a chuva continuar assim, vamos suspender as aulas pelos próximos dias”, afirmou o prefeito. Ele disse que não há alagamentos na cidade. (Infonet)

Frei Paulo: Ana Dantas anuncia pré-candidatura
E a ex-vereadora Ana Dantas anunciou a pré-candidatura a prefeita em Frei Paulo. Na última eleição Ana foi candidata vice-prefeita na chapa do ex-prefeito Soares, que faleceu há pouco tempo. Como a viúva de Soares, Mércia Souza anunciou que será candidata Ana buscará o seu caminho, com o apoio do grupo político. Na eleição de 2008 a diferença de Soares para o grupo de Arinaldo Oliveira foi de apenas 249 votos. Na eleição de 2004 a diferença foi de mil votos.

Continuidade
Sem fazer muito alarde e atuando de forma discreta, o prefeito em exercício de Riachuelo, Sóstenes Aguiar (PT), vem administrando o município mantendo todos os serviços básicos funcionando a contento para a população. "Nosso maior objetivo é dar continuidade à gestão do prefeito Antônio Carlos Franco", justifica Sostinho. Ao contrário de muitos vices-prefeitos no interior que rompem meses depois como titular do cargo, em Riachuelo, o petista tem sido um aliado fiel do prefeito, e trabalha no sentido de ampliar sua atuação política na cidade.  

Melhorias
Mesmo com índice de reajuste salarial para os servidores públicos do Estado já anunciado, 5,7% linearmente, o deputado estadual Francisco Gualberto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa, disse que continuará lutando por possíveis melhorias para todas as categorias de servidores. “Vamos continuar fazendo as intermediações para tentar resolver as pendências”, avisou.

Realidade do Estado
“Muitas das questões colocadas em pauta não dependem somente da decisão do governador. Dependem também da realidade do Estado, pois a situação de crise financeira continua”, afirma Gualberto. Ele continuará intermediando conversas entre o governo e categorias específicas como a dos professores e delegados de polícia.

Recadastramento Biométrico
A Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, Desembargadora Suzana Maria Carvalho Oliveira, deflagrou, ontem, 24, os trabalhos de recadastramento biométrico na Capital, revisando, na oportunidade, os dados do seu cadastro eleitoral e recebendo o novo título eleitoral com a chancela “identificação biométrica”.O evento contou com a presença de diversas autoridades.

Cleomar participou do lançamento
Em homenagem à imprensa e aos profissionais do ramo, a Desa. Suzana Carvalho convidou o jornalista Cleomar Brandi para o lançamento do recadastramento biométrico, salientando que a presença dele no evento tinha duplo significado: um, pelo espírito cívico, democrático e cidadão do jornalista, que acolheu ao chamamento da Justiça Eleitoral; e, outro, portador de necessidades especiais, Cleomar ouviu a voz da sua consciência política, e, com o novo título, mostra o desejo de continuar participando, como eleitor e crítico, do processo democrático das eleições. “É um gesto que motiva a cidadania e empolga o eleitor”, reconheceu a Presidente do TRE-SE.

Orquestra I
A Orquestra Sinfônica de Sergipe, sob a direção artística do maestro Guilherme Mannis, no dia 26 de maio de 2011, quinta-feira às 20h30, no Teatro Tobias Barreto, recebe o notável violinista Emmanuele Baldini, no terceiro concerto da Série Cajueiros, tão especial quanto seu nome, a série contempla grandes nomes da música clássica e a execução de repertórios inéditos em Sergipe.

Orquestra II
No programa especial da noite, o Prelúdio e Liebestod da ópera Tristão e Isolda do compositor alemão Wagner, o Concerto para Violino e Orquestra de Prokofiev e a Sinfonia Matias ?O Pintor? do neoclássico, Paul Hindemith. A ORSSE é mantida pela Governo do Estado de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura, patrocinada pelo Insituto Banese e Banese Card e conta com o apoio cultural da Segrase e Fundação Aperipê.

Fórum em São Paulo
Até hoje, 25, o presidente da Associação dos Municípios da região Centro-Sul de Sergipe (AMURCES) e prefeito de Poço Verde, Antônio da Fonseca Dórea, o Toinho de Dorinha, está participando do Fórum para o Desenvolvimento de Municípios. O evento ocorre no Hotel Bristol Dobly International, em Guarulhos (SP), e é uma iniciativa do Instituto Nacional para o Desenvolvimento Econômico e Preservação do Meio Ambiente (INADEM).

Negociação que deu certo I
Riachão do Dantas da o exemplo ao negociar percentuais de aumento com duas categorias, a primeira foi com o SINTESE que graça a boa vontade do Poder Executivo enviou mensagem ao Poder Legislativo e depois de varias negociações entre o sindicato e o Poder Executivo (Prefeito Ivan) que teve como mediador o Vereador Albertino Franco – PDT, foi aprovado o Piso do magistério que foi aprovado por unanimidade pelos Vereadores.

Negociação que deu certo II
Já os servidores que são representados pelo SINDISERV de Riachão do Dantas (auxiliar de serviços gerais, oficial administrativo, auxiliar administrativo, barnabés etc) também com a mediação do Vereador Albertino e a boa vontade do Poder Executivo (Prefeito Ivan) tá tramitando e deverá ser aprovado na sessão de hoje,25, o Plano de Carreira e  o Estatuto do Funcionário Publico de Riachão do Dantas.

Ampliação do sub-teto do simples estadual
Durante a sessão plenária especial, realizada na Assembléia Legislativa, na tarde da última segunda-feira, 23, para instalação da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, o presidente da Associação Comercial e Empresarial – ACESE – Alexandre Porto voltou a defender a ampliação do sub-teto do Simples estadual.  O presidente fez uso da palavra para pedir o apoio dos parlamentares estaduais no sentido de sensibilizar o governo para aprovação do sub-teto do Simples estadual.

Ação importante
A Instalação da Frente parlamentar, na avaliação de Porto, é mais uma ação que beneficiará as micro e pequenas empresas e vem se somar aos empresários e ao governo estadual. “Contamos com que essa Frente não fique apenas no papel e não seja usada apenas de forma política. Esperamos que os parlamentares que a integram de fato, trabalhem em favor de projetos das micro e pequenas empresas”, opina Porto.

Sub-teto
O presidente aproveitou a oportunidade para pedir o apoio dos parlamentares no sentido de sensibilizar o governo para a necessidade de ampliação do sub-teto do Simples Estadual de R$ 1,2 milhão para R$ 1,8 milhão do faturamento anual, lembrando que em alguns estados do Nordeste o teto já chega a R$ 2,4 milhões. Porto informou que já recolheu mais de 300 assinaturas de empresários em um novo documento que encaminhará ao governador com o objetivo de pedir a ampliação do sub-teto do simples.

Decisão da Taça Estado de Sergipe pode ser adiada
A partida decisiva da Taça Estado de Sergipe entre Sergipe e São Domingos, marcada para a noite desta quarta-feira, 25 às 21 hs no Batistão pode ser adiada, devido às fortes chuvas que caíram em Aracaju ontem, 24, criando vários pontos de alagamento na capital. O estádio Lourival Batista sofreu bastante e as chuvas deixaram o gramado do Batistão completamente alagado e bastante água nos túneis.

Decisão pode ficar para o domingo
Até ontem, o presidente da Federação Sergipana de Futebol (FSF), José Carivaldo de Souza, não tinha tomado nenhuma decisão, por achar que seria cedo demais para adiar o jogo, uma vez que teríamos ainda mais de 24 horas pela frente. “Não tomamos nem vamos tomar nenhuma decisão nesta terça-feira. Estamos acompanhando o desenrolar dos fatos. Já recebemos informações do pessoal do Batistão. Sabemos que a situação é crítica, mas não posso decidir agora. Até porque, como se sabe, o Batistão tem um perfeito sistema de drenagem.  Vamos aguardar até a manhã da quarta-feira. Se as chuvas continuarem fortes como aconteceu no dia de hoje (terça-feira), vamos adiar a partida, possivelmente para domingo, adiantou o presidente”.

Belivaldo: um político, que sabe secretariar
Com um esforço titânico e bom tino para administrar, o político Belivaldo Chagas (PSB) conta com total e irrestrito apoio do Governador Seu Marcelo Déda (PT) para arrancar a Secretaria de Estado da Educação do marasmo, da estagnação que encontrou, é difícil, não é impossível. O Secretário da Educação Belivaldo Chagas, oriundo de um grupo político sob a batuta do Senador Valadares (PSB) tem dado demonstração de como lidar com o erário mas.www.entreamigosnatv.com.br

DO LEITOR

NOTA DE ESCLARECIMENTO – Mudança de nomes dos hospitais
A Secretaria Municipal da Saúde esclarece que a Prefeitura Municipal de Aracaju nunca teve a pretensão de transformar o Zona Norte Dr. Nestor Piva e o Zona Sul Des. Fernando Franco em hospitais nos moldes de urgência e emergência. Desde a fundação, a idéia era fazer Unidades de Pronto-Atendimento. O perfil dessas Unidades era atender a baixa e media complexidade, ou seja, casos mais simples que não tivessem necessidade de lotar hospitais de urgência do Estado. Desde o começo a filosofia é esta e continua sendo.
O próprio modelo de Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), implementado pelo Ministério da Saúde no final do Governo Lula, era uma estrutura baseada na realidade de Aracaju, na experiência das nossas Unidades, de Unidades de pequena complexidade.
Assim, queremos informar à opinião pública que, desde o ano passado, iniciamos os procedimentos junto ao Ministério da Saúde para credenciar os nossos hospitais como UPAS (Unidades de Pronto-Atendimento). A retirada do nome, se vai continuar sendo chamado de hospital ou não, é de menor importância. Assim que o Ministério da Saúde sinalizar positivamente em relação ao credenciamento, essas Unidades se chamarão Unidades de Pronto-Atendimento – UPAS. Esclarecemos ainda que a decisão do Ministério Público Estadual, em relação à mudança do nome, em nada irá alterar a prestação de serviço que temos hoje. O nosso esforço é no sentido de restabelecer as escalas nos plantões médicos para atender à população. O essencial é que a população deve ficar tranquila. Independentemente das Unidades serem chamadas de Hospitais ou de Unidades de Pronto-Atendimento, a prestação de serviços será mantida.  Assessoria de Comunicação – Secretaria Municipal da Saúde.

Nota de Esclarecimento – Jorge Ribeiro

Em nota publicada hoje, 24 de maio, nesse conceituado espaço e sob o título "Esclarecimentos do delegado Abelardo Inácio", verifiquei a citação de meu nome, ex-Master da Rede EAD/SENASP, substituído que fui pelo ilustre colega subscritor da referida nota, que justifica a sua indicação para aquela nobiliante função.  Todavia, diz o atual Máster:

"Há aproximadamente um mês assumimos a gestão do EAD/SSP/SE, e procuramos democratizar o acesso a rede, informando a todo o grupo segurança pública, que existem alunos e tutores e estes últimos são remunerados pelas SENASP/MJ, motivo pelo qual, todos deveriam procurar o EAD/SSP/SE e se habilitarem a concorrer as tutorias, democratizando-as e apontando para sua clareza, maior participação e construção de uma base mais larga para escolhas meritórias a partir de currículos."

Ora, não é preciso ser grande analista para concluir que, segundo o argumento acima, a Rede não era democrática, não dispunha de clareza e nem as escolhas de seus tutores fundamentava-se no mérito… Lamento esse posicionamento: pouco político e nada verdadeiro. Não o aceito como ofensa maior porque o colega pouco conhece a Rede: jamais foi tutor e, como aluno, dificilmente pode gabar-se do seu currículo.

Não desconheço a existência de várias verdades, mas aqui estamos lidando com fatos, e estes são únicos e concretos. Assim é que, por deliberação colegiada dos Encontros Nacionais de Másteres, dos quais participei por cinco anos seguido, a Senasp decidiu adotar regras mínimas de funcionamento da Rede, que certamente ainda não são do conhecimento do atual Máster, dentre as quais a proporcionalidade entre o número de tutores e de alunos inscritos.

Melhor explicando:

Sergipe dispõe de 30 tutores ativos e experientes e cada tutor pode conduzir até duas turmas de cinqüenta alunos cada, a significar que atualmente temos a capacidade de orientar até três mil alunos. Se, conforme a nota do nobre Máster, o presente ciclo atingiu um recorde de inscrições em um total de 1.805, superior em mais de 500 (quinhentos) novos inscritos em relação ao ciclo anterior o 21, esse número está folgadamente dentro da faixa de cobertura e não há necessidade técnica de nova seleção de tutores, exceto se o critério for outro, como, por exemplo, democratizar (!), mas sem respaldo da regra Senasp.

Convém averbar que outros estados andaram no mesmo caminho e fragmentaram a tutoria em franco prejuízo à Rede; novos másteres chegaram e elegerem novos tutores de "sua confiança" sob o argumento de democratizar o acesso à tutoria, ampliando a base de modo tal que a vinculação deles aos cursos tornou-se uma arma política dos másteres, que passaram a privilegiar os "seus" em detrimento dos experientes.

Ademais, cabe restabelecer mais uma verdade, também alicerçada em fatos e números. O recorde de inscritos em Sergipe não é, como afirmado, 1805 alunos por ciclo. A propósito, veja-se a nota abaixo, que imagino tenha chegado ao conhecimento do meu ilustre substituto e não recebeu qualquer contestação conhecida. Vamos a ela:

"Caros Companheiros,

Ontem enderecei expediente ao Senhor Secretário da Segurança Pública para, conforme sua exigência, devolver-lhe as atribuições de Tutor Máster da Rede EAD/SENASP. Não fui informado de quem será o substituto, mas a ele desejo todo o sucesso. A partir de agora estarei retornando a uma das unidades de execução da Polícia Civil, a critério da Superintendência, encerrando um período de cinco anos nas salas de aula virtuais e em sua honrosa companhia.

Estou ciente de que sem a sua participação nas atividades da Rede EAD/SENASP não seria possível Sergipe apresentar hoje os números expressivos que temos, formatando uma notável contribuição nacional na seara da educação profissional. Nestes cinco anos deferimos 35.991 matrículas para 6.909 colegas operadores de segurança pública sergipanos, qualificados nos 55 cursos oferecidos democraticamente pela Rede.

Esses números são simplesmente extraordinários; significam algo além de sete mil matrículas por ano. É como se todo o efetivo da Polícia Militar de Sergipe fizesse um curso da Rede por ano durante cinco anos seguidos. Tudo sem promoção pessoal e com pouco ou nenhum investimento institucional. Parece incrível, mas é bem possível que os vários secretários que ocuparam a SSP nos últimos cinco anos (e foram tantos) não tenham a dimensão dessa ação instrumental da Rede: a maior e mais regular escola de conteúdos para a segurança pública de Sergipe.

Você se permite aceitar mais alguns números? Então anote aí que quando recebemos a incumbência de gerenciar as ações da Rede, no início de 2006, ela oferecia o seguinte diagnóstico:

Ciclo

Matriculados

Desistentes

Aprovados

Evadidos

1

50

11

4

35

2

65

14

11

40

3

10

2

7

1

Após a sua reestruturação através do trabalho da sua diminuta equipe, a Rede EAD passou a apresentar melhores dados. Vejamos os três últimos ciclos fechados:

Ciclo

Matriculados

Desistentes

Aprovados

Evadidos

18

8349

567

7433

23

19

7191

342

6560

11

20

2776

239

2218

22

Por outro lado, quando recebemos a Rede ela contava com apenas o telecentro de Aracaju, instalado na Acadepol. Conseguimos negociar a doação de mais outras cinco unidades e hoje contamos com mais os telecentros de Itabaiana, Propriá, Estância, Nossa Senhora da Glória e Canindé de São Francisco, todos instalados nos Batalhões/Companhias da Polícia Militar, ampliando consideravelmente a sua cobertura no território sergipano.

Mas já se faz longo o meu relato e quero concluí-lo dizendo que a Rede é uma ferramenta imprescindível de todos nós operadores de segurança pública e não está ela dentro da estrutura administrativa de nenhuma das corporações da SSP, mas vinculada diretamente ao Secretário, justamente para servir a todas por igual. Os seus eventos formativos são oferecidos livremente a todos e em Sergipe sempre foi administrada mediante a colaboração de policiais civis, militares e bombeiros, respeitando o caráter interinstitucional de sua destinação. Por isso mesmo clamo pela atenção e vigilância dos colegas no sentido de não perdermos a Rede de vista, evitando que ela possa deixar de evoluir dentro de sua rigorosa finalidade.

Ficam aqui os meus cordiais cumprimentos e já saudoso abraço a todos."

Por fim, cumpro o dever de também esclarecer que a dita democratização do acesso à Rede não pode vincular-se ao fato de o telecentro de Aracaju contar com a substanciosa contribuição de militares da PM e BM, pois estes já estão lá há anos e foram convidados exatamente por mim, tendo recebido e devolvido o fraterno e respeitoso tratamento que deve prosperar entre as pessoas civilizada.

Isto Posto, mantenho-me à inteira disposição para outros eventuais esclarecimentos.

Jorge Ribeiro dos Santos – Delegado de Polícia de Sergipe

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Comunicação não é o que você diz. É o que os outros entendem”. Duda Mendonça.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais