Clandestinos e a afronta à ordem pública

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Deve existir outras maneiras de protestar do que ir de encontro ao direito constitucional das pessoas de ir e vir, e mais do que isso, depredar ônibus e instalar o terror para milhares de passageiros.

O que alguns “motoristas”, se é que podem ser chamados assim, do transporte clandestino fizeram ontem, 31, em Aracaju, merece o repúdio de toda sociedade e uma punição exemplar. A SMTT, a Guarda Municipal e a Polícia Militar não podem deixar passar em branco este episódio. É preciso uma punição rigorosa para os culpados. Quem instalar o terror merece apenas um lugar: a cadeia. E que os danos causados sejam ressarcidos.

Servidor Público – É grave a denúncia da SMTT de que no sistema clandestino existem atuando policiais civis e militares, agentes penitenciários e até de guardas municipais. (Leia: https://.infonet.com.br/cidade/ler.asp?id=175717) Estes, que deveriam resguardar a lei e a ordem não podem ostentar a função de defensores da segurança pública. Principalmente após o terror instalado nesta sexta-feira. A identificação e a punição destes “agentes da lei”, deve ser feita. E a punição mostrada para a população.

O Poder Público, em todas as esferas também tem culpa. Sergipe não tem licitação para o transporte interestadual. Aracaju não tem licitação para o transporte metropolitano. Num sistema desordenado proliferam-se ao longo dos anos os táxis clandestinos. Estima-se que hoje são cerca de dois mil, ou seja, a mesma quantidade dos táxis legalizados.

Outro detalhe: mesmo que uma lei municipal possa regulamentar os clandestinos só pode ser de uma forma: através de licitação. Não é “pegar” quem está aí e chamar para regularizar. Não pode. E a Justiça não daria razão.

Não tem como o Poder Público ceder ao terror. A Prefeitura e o governo do Estado devem se unir para punir a todos que pensam que podem impor sua vontade levando o pânico e instalando o caos.

Novo secretário
Através de nota o prefeito de Aracaju, João Alves Filho, confirma que fez o convite ao ex-superintendente do BNB e ex-presidente do Banese, Jair Araújo, para assumir a Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz).  Jair foi condenado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) quando presidente do Banese e foi acusado deapresentar um balanço com valores fictícios.

PSB trabalha para continuidade da aliança com o PMDB
Através de nota pública, assinada pelo presidente, Elber Filho, a Direção Municipal do PSB de Aracaju, disse que o anseio da maioria dos integrantes para as eleições 2016 é a manutenção da aliança com o agrupamento liderado pelo PMDB do governador Jackson Barreto, com a apresentação do nome do deputado federal Valadares Filho.

Confiança
“Registramos total confiança na manutenção e no sucesso do projeto político,  que integramos desde 1994, atualmente com a indicação  do nome de Belivaldo Chagas para o cargo de vice-governador. O decorrer dos anos já provou que jamais os desafios nos apartaram.Somente evidenciou que a identidade ideológica e o comprometimento social  sempre nos tornaram fortes, unidos, respeitados pelos sergipanos e vencedores na conquista de espaços políticos que garantiram qualidade de vida e dignidade ao povo de Aracaju e de Sergipe.”, diz Elber Filho na nota.

Em Sergipe, 90% dos magistrados querem eleições diretas
Uma enquete realizada pela Amase – Associação dos Magistrados de Sergipe –  na primeira quinzena de julho, indicou que 90% dos magistrados sergipanos são favoráveis às eleições diretas no Poder Judiciário.

1ª Vara vai liberar alvará de R$ 10.000.000
Na tarde da sexta-feira, 31 , a União Federal encaminhou ao TRT de Sergipe R$10 milhões referentes a uma ação trabalhista movida pelos empregados do INCRA.O desembargador Fabio Túlio, presidente do TRT, já tomou as providências de transferência dos recursos para a 1ª Vara do Trabalho, onde corre o processo, a fim deviabilizar o pagamento o mais rápido possível.

Alvará
A ação foi movida pelo sindicato que representa os empregados do INCRA. O alvará de liberação será entregue ainda na próxima semana ao sindicato para que ele possa repassar a quantia aos trabalhadores.

Ipesaúde apresenta relatório da gestão no Ministério Público
Além de falar sobre o superávit e apresentar um relatório geral dos dois últimos anos, a reunião no MP celebrou a assinatura com a Aite Gestão em Saúde que fará regulação técnica e disponibilizará uma Central de Regulação de Procedimentos com toda a rede credenciada

Respaldo
Lauro Seixas solicitou uma audiência no Ministério Público para mostrar um relatório geral dos dois últimos anos que esteve à frente do Ipesaúde e também agradecer por todo apoio prestado ao órgão. “Sou grato pelo respaldo e parceria. Conseguimos através de auditorias e revisão de credenciamentos com clínicas e hospitais, um superávit de mais de 20 milhões de reais no primeiro semestre desse ano. De 2013 a 2015, aumentamos em 40,23% o número de procedimentos realizados”, enfatizou. Segundo o presidente do Instituto, a previsão é que até dezembro desse ano estejam quitadas todas as dívidas.

Presenças
A audiência aconteceu na manhã do dia 31, no MP, com a presença do procurador geral de Justiça do Estado José Rony Almeida, o procurador de Justiça José Carlos Oliveira Filho, os promotores dos Direitos à Saúde Alex Maia, Fábio Veiga e Antônio Forte, o promotor Henrique Cardoso e Marciano Carlos de Almeida, sócio administrador da Aite Gestão em Saúde, além da diretoria das empresas.

Profissionalização
Para o promotor Alex Maia, a gestão foi supereficiente. “Tivemos períodos de caos, não víamos nenhuma solução. Nessa administração, houve uma profissionalização. Foi adotada uma postura séria, acabou com os vícios, farturas exorbitantes, credenciamentos ilícitos, o que gerava uma desassistência total”, ressaltou.

Procedimentos
Em seguida, houve uma explanação sobre os serviços da Aité, realizada por Severino Benner, dono da empresa. “Vamos buscar, ainda mais, regulamentar os procedimentos e seguir com o que foi realizado na Auditoria da gestão de Lauro Seixas”, explicou. Os especialistas da Aite checarão o atendimento, os melhores tratamentos para os beneficiários, o pagamento do preço justo com a rede credenciada e toda a inteligência dos serviços de saúde. “Visamos a melhoria de um todo, olhamos o paciente da consulta, hospitalização até sua alta”.

Gestão enaltecida
O procurador de Justiça José Carlos elogiou a administração de Lauro Seixas “escuto de grandes administradores do Governo, o enaltecimento da atual gestão”. José Rony, procurador geral, finalizou a reunião parabenizando pelo contrato.“São medidas com transparências que o MP procura. Agradecemos sua lealdade em sua gestão. Que o Ipesaúde continue em boas mãos”.  As fotos são de Hunald Júnior.

Festa de São Domingos de Gusmão
Acontece neste final de semana, 01 e 02 de agosto, a programação cultural das festividades do padroeiro da cidade de São Domingos, no agreste sergipano. A Prefeitura de São Domingos, além dos tradicionais grupos folclóricos fez uma programação garantindo espaço para atrações locais, valorizando o artista da terra. A festa virou tradição na região desde 2013, quando passou a ser realizada com organização e respeito aos foliões. A expectativa é de que esse ano os dois dias batam recorde de público. A população sãodominguense conhecida pela sua contagiante alegria, está preparada para cair na folia e receber aos turistas com sua reconhecida hospitalidade. Mostrando responsabilidade com o servidor, a Prefeitura de São Domingos, por orientação do prefeito Pedrinho, pagou os salários de todos os efetivos no último dia 30.

Congresso saúde e espiritualidade
O Congresso Saúde e Espiritualidade iniciado na sexta-feira, 31, prossegue neste sábado a partir das 8h no auditório da Faculdade Pio Décimo, com encerramento dos trabalhos do dia após a conferência Aspectos Psiconeurobiológicos da Evolução Moral do Ser. No domingo 02,  o Congresso tem sequência com o Seminário "O Fim da Ditadura dos Genes", com o conferencista Carlos Roberto, da Paraíba, oportunidade do público fazer perguntas ao palestrante, com encerramento previsto para às 12h com Momento Musical a cargo de João Moura.

Rastreamento
O Ministério Público da Suiça  rastreia as contas da Odebrecht e investiga propina para ex-diretores da PETROBRAS.

90 Anos
Completou, esta semana, o jornal O GLOBO.

Mídia impressa
Passa por um período crítico. Os chamados GRANDES – FOLHA, ESTADÃO e O GLOBO – Já demitiram mais de uma centena de competentes profissionais. Somente no primeiro semestre de 2015.

Apoio
A lava jato pediu suporte ao governo de Portugal.

Cobertura
A emissora pública de TV do Canadá disporá nas transmissões da Rio/2016, de uma área de 1.000 metros quadrados.

Pista exprssiva
A Prefeitura de São Paulo desiste de fechar pista expressa.

Contratado rompido
O governo de São Paulo suspende contrato e atrasa obra do metrô.

Um pouco de história – Getúlio Vargas volta à presidência
Em 1950, Vargas retorna ao cargo de presidente da República. Desta feita, pelo voto direto. Candidato pelo PTB, vence o pleito mesmo sem contar com o apoio do presidente Dutra, que sustenta o nome de Cristiano Machado, do PSD. Getúlio consegue o apoio de Adhemar de Barros, influente político de São Paulo, e de seu PSP – Partido Social Progressista. A UDN- União Democrática Nacional lança, outra vez, como candidato, o brigadeiro Eduardo Gomes, que já havia sido derrotado por Dutra em 1945.

Batendo cabeça
Dá para perceber que já foi muito melhor o entendimento entre a secretaria de esportes e a Federação Sergipana de Futebol. É sabido que a maioria dos nossos estádios de futebol pertencem ao estado, que os administra através da divisão de praças de esportes. Ou, então, pelas prefeituras, através de convênios firmados entre o Estado de Sergipe e os executivos municipais. Atualmente, o que se vê são os protagonistas “batendo cabeça”. O caso do Estádio Augusto Franco é emblemático. Paira uma nuvem plena de má vontade entre as partes, tanto assim é que uma simples liberação de uma praça de esportes gera enormes problemas para os clubes interessados. O fato é que o Estanciano, o auriverde da cidade de estância, tem sido prejudicado, pela falta de interesse dos envolvidos. E fica uma pergunta indignada: a quem interessa causar prejuízo a um clube filiado, que representa nosso estado numa competição de nível  nacional?
A verdade é que não adianta, apenas, mudar os nomes. É indispensável, acima de tudo, uma mudança de mentalidade em nosso futebol. Do contrário, vamos continuar IMOBILIZADOS vendo o barco sergipano à deriva, a ver navios. A propósito, o aracajuano tem, permanentemente, a oportunidade de observar aquela embarcação que, há muitos anos, enfeia a paisagem, atrapalhando o visual do nosso rio Sergipe. A população local enfrenta, pacientemente, uma tremenda BARRA, cujos coqueiros, destruídos pela invasão imobiliária cruel e arrasadora, dão margem ao surgimento de mais e mais condomínios de casas e de apartamentos. Enquanto isso, a torcida do Estanciano prossegue sofrendo, vendo seu clube impedido de jogar em seus domínios, ou seja, no Augusto Franco, localizado na Cidade Jardim, no dizer do imperador Dom Pedro II. Que os dirigentes da FSF voltem a dar provas de seu interesse na defesa dos seus clubes filiados.

CONFIANÇA ENFRENTA O ASA, NO DOMINGO, Às 19 HORAS, NO ESTÁDIO COARACI DA MATA FONSECA, NA CIDADE ALAGOANA DE ARAPIRACA. /// OUTRO NARADOR QUE ESTÁ VIVENDO UM GRANDE MOMENTO É O MÁRIO SENA, DA RÁDIO JORNAL. /// RONALDINHO GAÚCHO VAI ESTREAR NO FLUMINENSE. /// O SERGIPE CONTRATA OS PRIMEIROS REFORÇOS VISANDO À TEMPORADA 2016.

NOTA PÚBLICA – SMTT Aracaju

Devido aos últimos acontecimentos envolvendo motoristas que fazem transporte irregular de passageiros e a depredação de ônibus do transporte público de Aracaju, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, vem por meio da sua Assessoria de Comunicação, ratificar que continuará fazendo a fiscalização e o combate do transporte irregular.

Tal fiscalização e combate dá-se em cumprimento à Lei Municipal Nº 2.864, de 10 de Novembro de 2000, que “dispõe sobre a proibição do transporte alternativo e/ou clandestino de passageiros coletivo ou individual no município de Aracaju”. Desde o mês de junho, mais de 80 veículos que faziam transporte irregular foram apreendidos pela SMTT, sendo que de ontem, 30, até hoje, 31, mais 22 foram retirados de circulação.

A SMTT repudia atos como os que aconteceram hoje pela manhã, em que cerca de 20 ônibus tiveram os pneus esvaziados por manifestantes, fazendo com que inúmeros passageiros descessem dos veículos e atrasassem seus horários de trabalho e/ou escolares, além de impedirem o serviço de baldeação dos terminais de integração do Centro, Mercado, no bairro Santa Maria e conjunto Augusto Franco, tumultuando as áreas de embarque e desembarque.

Em tempo, a SMTT agradece a parceria da Guarda Municipal de Aracaju e à Polícia Militar do Estado de Sergipe para o restabelecimento da ordem nos terminais e a retomada das atividades do transporte público de Aracaju.

NOTA PÚBLICA –SETRANSP

Ação de vandalismo dos clandestinos tira 45 ônibus de circulação

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp) contesta o ato de vandalismo dos táxis clandestinos que, na madrugada desta sexta-feira, 31, tirou de circulação, até o momento, já 45 ônibus da frota do transporte coletivo, afetando os mais de 230 mil passageiros que utilizam diariamente o transporte.

Os manifestantes pararam os ônibus, obrigaram os passageiros a descer e secaram os pneus dos veículos. Para o Setransp, esse ataque ao patrimônio público, daqueles que estão à margem da lei, é um desserviço de maior dano à população, que está tendo seu direito de ir e vir ferido.

A Polícia Militar já avisou que estará iniciando um processo de apreensão de todos aqueles que estiverem agindo com vandalismo contra o transporte público.  E As empresas de ônibus estão atuando de imediato nos reparos destes veículos para que o tráfego do transporte coletivo possa volta para regularidade.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun
 

Frase do Dia
“A roupa mais bonita para vestir uma mulher são os braços do homem que ela ama. Para as que não tiveram essa felicidade, eu estou aqui.” Yves Saint Laurent, estilista francês, nasceu em 01 de Agosto de 1936 e morreu em 2008.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais