Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
E hoje, 29 de novembro, completa-se um ano que o senador Rogério Carvalho, PT de Sergipe, deu o voto decisivo para a manutenção do orçamento secreto. Primeiro ele deu como justificativa a autonomia do Poder Legislativo, depois tentou negar na campanha eleitoral. Não teve jeito, a rejeição de Rogério, principalmente na classe média, foi decisiva para a derrota eleitoral dele em 2022.
“Se é secreto é porque é desonesto”. Foi uma das muitas declarações de Lula na campanha contra o orçamento secreto.
Lula para ser coerente deveria assinar como primeiro ato o envio para o Congresso Nacional de um projeto de lei revogando o orçamento secreto. Porém, está costurando juras de amor com Artur Lira e em nome da tal governabilidade aceitará o orçamento secreto torcendo que o STF diga que é inconstitucional. Aliás, quem quiser saber mais uma excelente matéria do portal O Antagonista “O orçamento secreto já comprou Lula?”: https://oantagonista.uol.com.br/opiniao/o-orcamento-secreto-ja-comprou-lula/
Rogério hoje é apenas mais um parlamentar da bancada
Como o blog revelou na campanha, Rogério Carvalho não foi figura de frente da campanha de Lula. Agora ele é apenas mais um parlamentar federal e Lula jamais esquecerá do voto dele para o orçamento secreto e o tratamento que foi dado pelo senador e pela assessoria à filha do futuro presidente, Lurian, chegando a ser impedida de entrar no gabinete em Brasília por ciumeira política. Sem contar as confraternizações familiares com o senador Flávio Bolsonaro.
Em Sergipe, hoje, o ex-deputado federal Márcio Macedo, que deve assumir a presidência nacional do PT, e a atual vice-governadora, Eliane Aquino, são os dois petistas que têm mais acesso ao presidente Lula. Eliane só não será nomeada para um cargo federal se não quiser. Ao lado do senador Jacques Wagner, do deputado José Guimarães, o ex-deputado Márcio Macedo faz parte de um seleto grupo que tem o aval de Lula para o diálogo político-partidário com os parlamentares federais.
Nas conversas que tem com pessoas de Sergipe, de todos os partidos, Lula deixa clara sua preferência. Márcio hoje faz parte do chamado do “núcleo duro” de total confiança do presidente para aprovação dos projetos de interesse de Lula e a articulação no Congresso Nacional.
Rogério não está sofrendo perseguições e discriminações. Ele apenas está recebendo a mesma confiança que deu às lideranças petistas quando deu o voto decisivo ao orçamento secreto. Aliás, orçamento secreto que quase deu a vitória a Bolsonaro com os milhões que foram destinados nos meses que antecederam o pleito eleitoral.
Rogério paga hoje pela individualidade, por ter ido de encontro a decisão do PT. Ele priorizou o projeto individual e o castigo agora será a obscuridade no governo do próprio partido que ele renegou.
O Caro preço da Liberdade Há exatamente um ano este espaço passou por percalços no campo da amizade e financeiro por não se curvar aos ditames de quem queria toda a imprensa submissa e cega sobre a votação do orçamento secreto. O caro preço da liberdade. Foram momentos difíceis, mas que o blog conseguiu superar mais uma vez. O combustível sempre foi saber que estava no caminho certo. E o resultado eleitoral de 2022 avalizou que o caminho da verdade venceu as perseguições e o ódio.
Novo ditador em Sergipe: senhor Marcos Andrade da Fecomércio E o senhor Marcos Andrade decidiu reunir o Conselho de representantes da Fecomércio/SE, não para dizer que acatará a decisão judicial e a nova eleição que será comandada por Walker Carvalho. Tratou apenas do orçamento do próximo. Quando alguns conselheiros tentaram levantar a questão, ele não só não acatou discutir, mas disse que não constaria nem mesmo na ata a fala dos conselheiros. A Fecomércio tem um novo ditador, ainda bem que o fim está próximo…
SE: Renovação nas entidades empresariais: Fecomércio, Sebrae, FIES, entre outras O blog tem observado, ao longo dos anos, que as principais entidades empresariais do sistema S em Sergipe estão precisando de renovação e evitar que a política partidária tenha influência direta nas escolhas dos seus presidentes e diretorias. Não se concebe que pessoas que estejam exercendo um mandato, tenha algum cargo nos governos ou não seja empresário assumam cargos nas entidades que representam o empresariado do setor produtivo.
Contribuição mensal dos empresários Além disso, todas elas são mantidas com a contribuição mensal que todo empresário paga na guia do INSS destinada à manutenção de todo o sistema S. A questão aqui não é pessoal, de filha de governador, ex-cunhado de ex-governador, de parente de parlamentar ou afins. Por exemplo, o Sebrae é mantido com contribuições dos empresários e por isso eles que devem comandar e não indicados políticos ou qualquer outra pessoa sem conhecimento da área empresarial.
História se repetirá? Eleição Sebrae/SE acabará na Justiça? Em 2008, a eleição para o Sebrae/SE parou na Justiça, chegando a ser anulada pelo juiz da 4ª Vara Civil. Naquele momento, o então governador, Marcelo Déda tentava mudar essa “lógica” surreal de colocar apadrinhados políticos numa entidade empresarial gerida com os recursos deles mesmos. Pelo jeito a eleição deste ano do Sebrae, que será em dezembro vai acabar na justiça.
FIES: 20 anos com o mesmo presidente. Urge uma renovação urgente No próximo ano, o atual presidente da Federação das Indústrias de Sergipe – FIES, senhor Eduardo Prado de Oliveira, completará 20 anos à frente da entidade. O empresariado espera que ele passe o comando para uma nova geração. Para isso já estão cuidando de tudo, inclusive de fichas, que são objetos de piadas, já que não têm valor nenhum, principalmente juridicamente. E um pente fino está sendo passado nos 16 sindicatos que compõem a FIES. Com certeza não terá nenhum sem representatividade e nas “mãos” de parentes e funcionário. Não é?
Fábio Mitidieri cumpre agenda em Brasília antes de retornar a Aracaju Após representar Sergipe na primeira missão internacional depois de eleito, Fábio Mitidieri cumpre agenda política em Brasília, onde está finalizando o segundo mandato de deputado federal, e só depois retorna para o estado, na quinta, dia 1°.
Prefeitos Nesta terça-feira, dia 29, ele recebe os prefeitos de Santa Rosa de Lima, Júnior Macarrão e de Umbaúba, Humberto Maravilha. Na quarta, 30, participa de reunião com empresários. De volta a Sergipe, Fábio retoma participação nas reuniões de transição administrativa no Palácio Museu Olímpio Campos.
CUT/SE presta solidariedade à Comunidade Escolar alvo de atentado em Aracruz/ES A Diretoria da Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE) expressa solidariedade a toda a comunidade escolar, amigos e familiares das professoras e crianças assassinadas em Aracruz, no Espírito Santo, por um adolescente que invadiu a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Ensino Médio Primo Bitti e o colégio particular Centro Educacional Praia de Coqueiral.
Ameaças As escolas já vinham sofrendo ameaças, mas a segurança pública de Aracruz não foi capaz de impedir o atentado contra a comunidade escolar. Além disso, o assassino é um adolescente filho de PM e usou as armas da Polícia Militar e o carro do pai para executar o atentado que assassinou 4 pessoas e feriu 11.
Mortes A garota de apenas 12 anos Selena Zagrillo e as professoras Cybelle Passos Bezerra Lara (45 anos), Maria da Penha de Melo Banhos (38 anos) e Flávia Amoss Merçon Leonardo (28 anos) foram assassinadas. Atualmente duas crianças e mais duas professoras seguem internadas em estado gravíssimo, além disso, mais 3 pessoas foram feridas.
Luta A Diretoria da CUT/SE deseja paz e serenidade aos familiares de todas as vítimas do atentado terrorista, assim como vai continuar lutando para vencer a cultura da intolerância política, a cultura do ódio, a xenofobia, o ataque às instituições democráticas e a cultura da violência no Brasil.
Senadora revela preocupação com mortes e alto número de registros de Dengue A senadora Maria do Carmo Alves alertou sobre os cuidados que os sergipanos devem adotar para evitar contaminações por Dengue, Chikungunya, Zika e outras doenças que têm provocado lotações nas unidades de saúde por todo o Estado. “São doenças, cujos sintomas muito se confundem com a Covid-19 e têm levado centenas de pessoas, diariamente, ao atendimento básico e outras aos hospitais em decorrência de complicações. Adotar os cuidados necessários para evitar ser contaminado, é a primeira decisão”, disse a parlamentar.
Este ano foram registradas 12 óbitos e mais de 4.600 casos confirmados A fala de Maria do Carmo foi fundamentada nos dados disponibilizados pelo Núcleo de Endemias da Secretaria de Estado da Saúde (SES) que, só este ano, registraram 12 mortes, 4.641 casos confirmados de Dengue, além de 12,6 mil notificações. A Chikungunya matou duas pessoas e contaminou 3.470 sergipanos, além de pouco mais de 7.700 notificações formuladas. “São doenças que têm atingido adultos e crianças”, alertou a senadora sergipana, revelando a sua preocupação com o problema que, no seu entender, tem se alastrado e, se não houver ações incisivas de enfrentamento, poderá gerar um problema, ainda maior, para a saúde pública.
Fantasma “Ainda estamos vivendo com o fantasma da Covid que voltou a assustar toda a população. Não podemos permitir que outras doenças, apontadas como virais, possam se alastrar e sair do controle”, afirmou Maria do Carmo, para quem, além das campanhas de conscientização é preciso sensibilizar e orientar as pessoas. “Muitas vezes, as campanhas, por mais didáticas que sejam, não são compreendidas”, disse.
No próximo sábado, 3 de dezembro, o Sergipe Rural mostra a horta comunitária de mulheres quilombolas em Aquidabã e as informações sobre o Encontro de Mulheres Sergipanas do Agro e o Encontro Estadual de Agricultores Orgânicos. Durante todo o mês de dezembro o programa vai mostrar destinos de turismo rural sergipano, nesse primeiro programa do mês você vai ver a história da fazenda Vidam Escurial. O Sergipe Rural vai ao ar às 7h da manhã do sábado pela Aperipê TV e pelo Youtube e as reprises são exibidas nos domingos e quartas-feiras sempre às 8 da manhã.
Sergipe mobiliza população para participar do ‘Dia de Doar’, hoje, 29 de novembro O mês de novembro se contagia com o espírito de solidariedade no clima do Dia de Doar que neste ano ocorre hoje, 29, última terça-feira do mês. A iniciativa visa estimular doações, promover e mobilizar a população para abraçar a causa e ser mais solidária e generosa durante todo o ano.
Comando A ação que fortalece a cultura de doação será realizada em Sergipe pelo quarto ano sob o comando do ‘Movimento Doa Sergipe’ que conta com a participação de 12 instituições. As doações já podem começar através do site www.boraajudar.com.br que faz parte da campanha de arrecadação “Ajude quem ajuda’. As doações financeiras para as organizações participantes. “Vamos juntos semear amor e solidariedade no maior movimento pela cultura da doação em Sergipe. Faça a sua doação nos pontos de coletas, ajude a 12 Ongs e suas causas e vamos transformar vidas”, convida, Ulla Ribeiro, Coordenadora do Doa Sergipe.
Gerenciamento Com gerenciamento local da T3 Consultoria e assessoria de imprensa da Navarro Comunicação, o ‘Movimento Doa Sergipe’ é composto pelo GACC, A Chave do Futuro, Projeto Eu Acredito, Ações Amor, Casa Santa Zita, Ágatha, Fraternidade Pet, Mulheres em Movimento, Instituto Ó Cidália Jesus o Pão da Vida, além das Apaes de Itabaiana, Nossa Senhora do Socorro e Lagarto. As ONGs trabalham com causas diversas como crianças com câncer, proteção animal, defesa das mulheres, esporte, pessoas em situação de vulnerabilidade social e pessoas com deficiência.Os embaixadores do ‘Dia de Doar’ em Sergipe são os jornalistas Fredson Navarro, Jaquelline Cruz e Priscila Andrade.
Arrecadações Hoje, 29, a campanha promoverá a arrecadação de alimentos, materiais de higiene e limpeza, roupas, calçados, doações de cabelo, brinquedos, absorventes, livros, ração para cães e gatos em supermercados e shoppings localizados nas cidades das ONGs participantes: Aracaju, Estância, Lagarto, Itabaiana, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão. Também serão realizadas mobilizações para doação de sangue em hemocentros.
Dia de Doar Dia de Doar é um movimento para promover a generosidade. É uma mobilização que promove um país mais solidário, por meio da conexão de pessoas com causas. E faz isso celebrando o prazer que é doar, e o hábito de doar o tempo todo. Quem faz o Dia de Doar acontecer é quem está do outro lado da ação – seja doando ou fazendo uma ação para estimular a doação de alguma forma por pessoas físicas ou empresas.
Dia de Doar Kids Outra ação será o Dia de Doar Kids, que motivará crianças a ajudar outras crianças, para ensinar a importância da generosidade. Escolas e centros educacionais do estado irão participar com ações voltadas a crianças e adolescentes. A data também será inserida dentro do calendário escolar das instituições. Mais informações pelo link: http://www.doasergipe.com.br/
Programação e inscrições:
https://www.sympla.com.br/ii-semana-de-engenharia-de-sergipe__1779049?share_id=0
PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK
ESPECIAL
Certificado de Mérito Cultural “Gente Nossa” é entregue a cidadãos(ãs) monte-alegrenses
Através da Lei Estadual Nº 525-A de 25 de novembro de 1953, assinada pelo então governador Arnaldo Rollemberg Garcez, o território que antes era pertencente ao município de Nossa Senhora da Glória conquistou a sua emancipação passando a se chamar Monte Alegre de Sergipe. Na última sexta-feira, 25/11/22, foi dia de celebrar os 69 anos de sua Emancipação Política. A história de Monte Alegre de Sergipe é escrita por homens e mulheres que se esforçam com seu trabalho em prol do desenvolvimento do seu lugar.
Esses cidadãos e cidadãs são referências para várias gerações e os organizadores do Sarau no Coreto resolveram homenageá-los(as) com a criação do Certificado de Mérito Cultural “Gente Nossa”. Neste ano, foi concedida a homenagem ao ex-prefeito Edmilson Canuto Pereira. Ele administrou o município por duas vezes, criando o mercado municipal, a colocação de transporte para os jovens estudarem o ensino médio em Nossa Senhora da Glória, abriu várias estradas, trouxe o posto telefônico, o Banco do Brasil, a luz elétrica a motor, a construção do cemitério entre outros feitos.
O comércio monte-alegrense é formado por pessoas empreendedoras e cheias de sonhos, pois o sonhar acaba impulsionando a concretização das ações. Então, foi homenageado o senhor Antônio José Farias (Seu Toinho) por manter muito tempo o seu estabelecimento comercial a serviço da população. Além dele, foi concedido o certificado a uma comerciante que dedicou boa parte de sua vida ao seu ramo comercial. Maria Anita da Silva Santos (Dona Nitinha) rompeu paradigmas e serve de exemplo para as mulheres do seu lugar.
Sabemos que um lugar sem cultura é sem vida, pois são as manifestações culturais que dão outras dimensões a qualquer município. Sendo assim, foi entregue o certificado ao homem que usa o ato da escrita para conduzir o leitor a grandes reflexões. Ele já publicou quatro cordéis, sendo um contando a história do município. É oriundo do município de Aquidabã, mas vive a mais de 40 anos em Monte Alegre de Sergipe. Seu nome é Sebastião Félix Teixeira.
Falando de cultura não poderia deixar despercebido o professor responsável por guardar a história do seu povo, mantendo viva a chama de sua mãe, autora do Hino Municipal, Lindinalva Lima de Souza. Ele foi responsável por implantar o Ensino Médio e o Ensino Superior no seu solo. A importância de Walfran Lima de Souza é de uma grande significância que poucas são as pessoas que a conhece.
Manter viva a tradição cultural de um povo é uma tarefa muito difícil, mas com paciência e resistência a senhora Nolita Tavares de Oliveira mantem viva uma tradição de família, realizando, anualmente, a novena de Santo Antônio em sua casa, situada no Povoado Lagoa de Dentro. Essa novena reúne familiares e amigos para rezarem, assistirem à apresentação da Banda de Pífano e acompanharem o leilão.
Às vezes é muito difícil criar uma harmonia entre a linha e a agulha, mas com uma mão habilidosa essa dificuldade é suavizada. Uma outra pessoa que foi homenageada tem uma forte relação entre o pano, a linha e agulha, produzindo grandes obras de arte. Essa arte é levada para diversas partes do estado e do país. Sendo assim, em reconhecimento pela importância do seu trabalho foi concedida a homenagem à senhora Marilene Ananias Cerqueira.
A população monte-alegrense vibra diante de uma partida de futebol, seja no campo ou na quadra, o importante é ter homens correndo atrás da bola. Essa prática faz com que no município tenham diversos times, inclusive alguns são bem antigos. O homem homenageado gosta muito de futebol, já esteve à frente de alguns movimentos esportivos no município e sempre está com uma televisão conectada em canais esportivos no seu estabelecimento comercial. Diante de suas ações, José Unaldo Alves Vasconcelos recebeu o Certificado de Mérito Cultural “Gente Nossa”.
É reconhecendo as ações das pessoas que ajudaram/ajudam no desenvolvimento do município que conseguimos conduzir o olhar das pessoas a valorizarem o ontem, o hoje e o amanhã, através do reconhecimento da importância desses(as) cidadãos(ãs). Esta edição do Sarau no Coreto contou com a presença da prefeita municipal Marinez Silva Pereira Lino, do vereador Robson Soares Santos, do secretário municipal de cultura Rafael Bonfim e da banda Forró Alegre.
Carlos Alexandre Nascimento Aragão
Idealizador do Sarau no Coreto
PELO TWITTER
www.twitter.com/BlogClaudioNun
A vida não se magoa com quem decide pela mediocridade… Ela simplesmente segue em frente, indiferente com quem recua diante das oportunidades.
Existe até um pensamento atribuído a Pablo Picasso que sugere: “Todas as vezes que a sorte me procurou, ela me encontrou trabalhando.”
www.twitter.com/senadorhumberto
O discurso de ódio um dia vira prática. Punição a todos os criminosos!
Frase do Dia
“O orçamento é secreto e o roubo é público. A estranha e nova equação implantada no Brasil.” Flávio Dino, senador eleito (MA).
Na manhã desta segunda-feira (28) o Papa Francisco recebeu na Sala Paulo VI cerca de 6 mil jovens estudantes que participam do encontro pela educação à paz e ao cuidado, projeto realizado pela Rede Nacional das Escolas da Paz. O programa de atividades de formação, será concluído em maio de 2023 com a participação de todos na Marcha Perugia-Assis para a apresentação de resultados e propostas. Recordando que o programa educacional “Pela Paz, pelo Cuidado” quer responder ao chamado do Pacto Educacional Global, dirigido três anos atrás a todos os que trabalham no campo da educação, o Papa exortou afirmando que estava “encantado ao ver que não só as escolas, universidades e organizações católicas estão respondendo a este chamado, mas também as instituições públicas, leigas e de outras religiões”.
Ouça e compartilhe: