2 coisas infinitas: o universo e a estupidez humana

                                                                                               Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
                                                 “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.


“Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, em relação ao universo, ainda não tenho certeza absoluta”. A declaração do gênio alemão Albert Einstein pode servir para avaliar o que está ocorrendo no Brasil, mesmo com a posse de Lula e um percentual mínimo da ultradireita que insiste em espalhar fakes News e defender o golpe nas redes sociais. As 72 horas deles passaram em muito, mas mesmo assim a neurose dos “patriotários” continua.

Marco Aurélio, imperador romano que se dedicou a filosofia, certa vez fez uma citação que cabe como uma luva para os “patriotários” de hoje. “Diz a tua faculdade condutora: está morta, aniquilada, corrompida, embrutecida, reduzida à simulação e a ser um animal de rebanho que pasta.”

Incrível como alguns da ultradireita além de não aceitar o resultado eleitoral criam diariamente teorias da conspiração, mesmo com o presidente empossado e o outro foragido nos EUA. Esse percentual da ultradireita ficou surdo, cego e não aceita nada além do que incutiu em suas mentes.

Não aceitam a mudança. Outro achado do filósofo Marco Aurélio que serve também para os “patriotários”:

“Temerá alguma mudança?
Ora, o que pode vir a ser dissociado da mudança?
O que é mais agradável ou mais próprio à natureza do universo?
Podes banhar-te sem que a madeira sofra uma mudança?
Pode ser nutrido sem que o alimento sofra uma mudança?
É possível qualquer outra coisa útil ser realizada sem mudança?
Não percebes que mudar é para ti mesmo, bem como igualmente necessário à natureza do universo?”

Desarmem suas armas reais e irreais. Aceitem o presente e lembrem que tudo na vida é incerto. A própria vida é efêmera, portanto, aproveitem, reconstruam amizades, reconstruam as relações familiares e sigam em frente. Quem este pequeno percentual continua idolatrando, não está nem aí, pelo contrário, está muito bem, principalmente financeiramente.

Se não desarmarem o discurso de ódio restara apenas continuarem do “lado de fora”, repelidos, alienados e expurgados. O livre-arbítrio é o senhor do destino de cada um.

 

Para os “patriotários” que ainda insistem com o ódio e as perseguições, o vídeo do jornalista Alexandre Garcia, bolsonarista de carterinha, criticando que na rede social negando que Lula assumiu a presidência é triste “o desligamento da realidade que é preocupante para a saúde mental.” Aqui:

Indignação com dois terrenos E o blog teve acesso a uns prints De um grupo de WhatsApp oficial de um partido importante de Sergipe mostrando a indignação de filiados históricos com a compra por um “companheiro” sem mandato – que nunca trabalhou de verdade, só “articulou” – de dois terrenos num condomínio de luxo (Zona de Expansão, próximo a Av. Melício Machado), só para ficar grudado nos “patrão e patroa”. O blog está pedindo autorização dos autores dos prints para publicar os mesmos. Alguns questionam se os terrenos são do “trabalhador” mesmo ou faz parte de mais uma laranja agregada ao laranjal que já é interestadual.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por que os ciclistas de classe média em Aracaju, mesmo ao lado de uma ciclovia, só andam na pista? Pergunta Antônio Samarone, médico sanitarista. Pelo artigo 58 do Código de Trânsito ciclistas têm direito de pedalar na rua, quando não houver ciclovia. Isso significa que os ciclistas têm todo o direito de pedalar na rua, quando não houver ciclovia ou ciclofaixa no local, desde que, claro, no mesmo sentido dos veículos. A expressão “bordo da pista” significa a lateral da via, mas não há uma definição clara de até onde se considera bordo, então a dica é ocupar a faixa, que é mais seguro.

Fábio Mitidieri anunciou equipe do turismo Atualizar o Plano Estadual de Turismo e elaborar programa de incentivos locacionais para investimentos turísticos são algumas das propostas do governador Fábio Mitidieri para fomentar o turismo no estado. Para completar a equipe da Secretaria, ele reuniu o secretário da Pasta, Marcos Franco, e anunciou Daniela Mesquita como secretária Executiva e Gustavo Paixão como diretor de Promoção, Marketing e Eventos. “O turismo é prioridade no governo! Temos projetos para fortalecer os atrativos turísticos em todo estado e inserir Sergipe no circuito turístico de forma permanente. Ao lado de Marcos, Daniela e Gustavo irão construir uma nova política na área”, declarou.

Turismo nas mãos dos empresários: ou vai ou racha agora  Pela equipe montada o governador Fábio Mitidieri escolheu entregar o turismo na mãos dos empresários do setor, que sempre cobraram ações do governo. A questão é eles estão preparados para serem gestores públicos? Terão suporte de técnicos realmente preparados da área do turismo? Agora ou vai ou racha. O blog torcerá pela primeira opção e vai esperar alguns meses. Depois, se mudar, elogiará, do contrário…

Os nomes Daniela Mesquita é ex-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH-SE) e presidente da Sergipe Destination. De acordo com ela, a Secretaria de Turismo atuará de forma integrada com demais pastas para gerar emprego e renda. Já na diretoria de Promoção, Marketing e Eventos, o escolhido foi o empresário do setor de entretenimento e presidente da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos – Abrape, Gustavo Paixão.  

 

 

Barra dos Coqueiros: chamada pública para aquisição de gêneros alimentícios para merenda escolar. Habilitação até o dia 26 de janeiro  E a Prefeitura do município da Barra dos Coqueiros publicou ontem, 05, no Diário Oficial do Estado de Sergipe o aviso de chamada pública 001/2023 para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar e empreendedor familiar rural para a alimentação escolar do ano de 2023, por dispensa de licitação para atendimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, no valor de R$ 2,1 milhões.  A data e o local para recebimento e habilitação: 26 de janeiro,  às 9hs, na sala de Comissão Permanente Licitação da Prefeitura localizada no centro da Barra dos Coqueiros.

 

 

 

 

 

Mais uma bomba na Secretaria Municipal de Educação de Lagarto Deu no site O Bolo é Grande: Segundo informações do Programa Sergipe em Destaque, apresentação de Aclécio Prata, desta quarta-feira, 4, Magson da Academia irá continuar como secretário de Educação de Lagarto, mas não por vontade da prefeita Hilda Ribeiro e nem do deputado Gustinho Ribeiro, e sim, por vontade dele próprio. Tem mais! De acordo com o programa, há informações vindas de dentro da prefeitura de Lagarto, que Magson insistiu bastante para se manter no cargo. Nos bastidores da política lagartense, o questionamento: O que será que o secretário tem na manga que o fez se manter no cargo?

 

Ricardo Vasconcelos quer estruturar a Tv Câmara Aracaju Com o compromisso de aproximar o Parlamento Municipal da população, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Ricardo Vasconcelos (REDE), concedeu entrevista à Aperipê Fm, no programa Contraponto, na tarde desta quinta-feira, 5. Na oportunidade, o parlamentar afirmou que irá estruturar a TV Câmara Aracaju. “Queremos uma Tv Câmara ainda mais fortalecida, para isso, iremos investir em estrutura e colocar a Escola do Legislativo para qualificar os nosso profissionais. Além disso, iremos negociar com a Tv Atalaia a mudança do horário para exibição dos nossos programas para que sejam transmitidos nos horários de maior audiência. Quero conhecer as estruturas da Tv Senado, da Tv Câmara e da TvAlese para incrementar algumas situações e melhorar a nossa comunicação.”, afirmou o vereador.

Foco O presidente também falou que pretende manter uma Câmara altiva e focada nos interesses do povo. “Iremos fazer uma gestão extremamente técnica e voltada para os interesses da população aracajuana. Por ser político de primeiro mandato, muitos acreditavam que iria meter os pés pelas mãos. Mas na minha gestão, a política será um terceiro plano, o que quero é manter a Casa Legislativa perto do povo, e para isso, iriei criar um gabinete itinerante, onde teremos pessoas nas ruas para ouvir a população”.

Emendas impositivas Ainda durante a entrevista, o vereador Ricardo Vasconcelos apontou algumas instituições que receberam as verbas. “O Hospital Universitário está levando quase R$ 8 milhões; Hospital Santa Izabel também levará alguns milhões, Hospital São José, Hospital de Cirurgia, a Maternidade do 17 de Março e o Nestor Piva também serão contemplados. Colocamos ainda recursos para pavimentação de ruas, reforma de praças, times de futebol, instituições que tratam de pessoas com HIV”, citou o novo presidente da CMA.

Recursos O parlamentar continuou explicando onde serão aplicadas as verbas indenizatórias de sua autoria. “Serão destinados recursos para o HU, para o Hospital Santa Isabel, para a Maternidade do 17 de Março, além de outras instituições sociais. Também estou enviando recursos para a Guarda Municipal, para investir no monitoramento da cidade e comprar novos coletes balísticos. Não vai haver nenhum tipo de percalço para a distribuição destas emendas, porque não enviamos dinheiro para instituições com histórico ruim. Acredito que o Executivo irá respeitar tudo aquilo que a gente decidiu e terá até o dia 31 de dezembro para executar”, finalizou.

Exonerações Questionado sobre as recentes exonerações na Casa Legislativa, o presidente Ricardo pontuou: “Saiu no Diário Oficial a lista com o nome dos primeiros exonerados, mas, não quer dizer que todos estão fora, alguns poderão retornar. Manteremos um efetivo de 139 servidores efetivos/concursados e após isso é que saberemos quantos comissionados iremos necessitar. Tudo vai depender da demanda. Também não quer dizer que os que ficaram estão garantidos, poderá sair outra lista,” concluiu.

 

Emenda do deputado Georgeo ajudará na formação de jovens surdos de Sergipe Sempre preocupado com a acessibilidade e inclusão social em Sergipe, o deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) tem dedicado seu mandato também com atenção especial para essa área importante da sociedade. No final de dezembro/2022 foi paga uma emenda impositiva no valor de R$ 40 mil que ajudará os jovens do Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdos de Sergipe – IPAESE, reconhecida de utilidade pública desde 2003.

Formação A instituição tem sede em Aracaju e atende jovens surdos, auxiliando na formação profissional. “O Ipaese é uma instituição séria que tem como principal objetivo formar e preparar jovens para o mercado de trabalho. É a única escola bilíngue do nosso estado, uma referência na luta pela acessibilidade e pela inclusão social”, destaca o jornalista Lucas Aribé.

Novos equipamentos O recurso já está na conta do IPAESE e foi pago através da Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social – SEIAS. “Agradeço ao deputado Georgeo Passos por destinar essa emenda, que auxiliará na aquisição de novos equipamentos visando proporcionar melhores condições de aprendizado a todos os alunos”, completa Lucas Aribé, ex-vereador de Aracaju e pioneiro na luta pela inclusão social das pessoas com deficiência em Sergipe.

Missão “Nossa missão envolve a luta pela inclusão social, acessibilidade e, sobretudo, aos menos favorecidos pelos poderes. Como representante do povo na ALESE precisamos além de atenção, ser sensível aos grupos especiais, que precisam de incentivo. E o apoio do nosso mandato ao IPAESE foi um pedido de Lucas Aribé. Com certeza será útil na melhoraria das condições de aprendizado dos jovens surdos. Um trabalho belíssimo desenvolvido pela instituição há mais de 20 anos”, frisa o deputado Georgeo.

Referência O IPAESE é uma instituição sem fins lucrativos fundada em 27 de dezembro de 2000 por um grupo de pais de crianças surdas, se tornando a primeira escola especializada para surdos em Sergipe. Além de ser a única escola bilíngüe do estado é a única na Região Nordeste que contempla toda a Educação Básica, assinalando um marco na história da educação dos surdos em Sergipe.

Aracaju: arrecadação dos leilões de inservíveis da Prefeitura garante investimentos em tecnologia A Prefeitura de Aracaju vem cumprindo um papel essencial na promoção de uma cidade cada vez mais sustentável e tecnológica. Diversas ações vêm sendo desempenhadas em todos os segmentos da gestão a fim de atingir este objetivo, a exemplo dos leilões de bens avaliados como inservíveis para o Município, realizados pela Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog).

Melhorias Desde 2017, a gestão municipal já realizou dez leilões, os quais resultaram numa arrecadação superior a R$ 900 mil. Todo esse montante foi revertido em investimentos na área de Tecnologia da


Secretário Augusto Fábio: recursos arrecadados investidos na área de tecnologia.
( Foto: André Moreira)

Informação, o que garantiu a aquisição de diversos equipamentos de informática. Desta forma, além de garantir economia ao município, essa iniciativa promove melhorias no ambiente de trabalho dos servidores e, consequentemente, assegura melhorias na oferta de serviços aos aracajuanos.

Conceito “Os leilões, além de gerarem recursos, também passam a percepção do conceito da sigla ESG, que em português se refere às práticas ambientais, sociais e de governança de uma gestão. Estamos dando o tratamento ambiental de forma prática, já que esses bens antes ficavam acumulados e, agora passam por reciclagem; e também o social, pois em seguida eles voltam a servir à sociedade”, destaca o gestor da Seplog, Augusto Fábio Oliveira.

Economia No que diz respeito à governança, de acordo com o secretário, a Prefeitura garante, por meio dos leilões, uma economia significativa com a compra de equipamentos tecnológicos que são destinados a todas as secretarias, e também com o aluguel de galpão para o armazenamento de móveis, automóveis e demais materiais inservíveis. “No mínimo a cada três meses nós fazemos um novo leilão. Com essa rotatividade, ao invés de termos um custo de, por exemplo, R$ 20 mil de aluguel com galpão gigante para armazenar todos esses bens inservíveis, temos agora um galpão menor, que permite o armazenamento, ao mesmo tempo em que realizamos leilão”, explica o secretário.

Investimento Os recursos adquiridos através dos bens inservíveis arrematados têm um único objetivo, que é o investimento na área de tecnologia. De acordo com Augusto Fábio, a Prefeitura já fez a compra e distribuição de mais de 120 computadores e notebooks. “Esses valores foram revertidos em equipamentos para todas as áreas, como Assistência Social, Comunicação, Secretaria de Governo, a própria Seplog, entre outras áreas estratégicas da gestão, como Guarda Municipal, Fundat, Funcaju, Procuradoria-Geral. Nós tivemos um leilão no mês passado, em que arrecadamos quase R$ 100 mil, e esse valor já está sendo convertido no investimento de 15 computadores que serão entregues à Secretaria da Saúde. Também já estamos agendando o primeiro leilão de 2023”, detalha Augusto Fábio.

Leilões Os leilões são realizados de maneira totalmente virtual, facilitando a participação de pessoas em todo o país. Segundo o secretário, bens inservíveis de Aracaju já foram arrematados por moradores dos estados de São Paulo, Rio Grande do Norte, Bahia, entre outros.

Passo a passo “No edital que publicamos no site da Prefeitura, tem todo o passo a passo de como fazer para participar do leilão. Disponibilizamos neste edital o link para que os interessados se cadastrem. Todo o trâmite é realizado por uma empresa credenciada, que cumpre todos os requisitos legais exigidos. Após aberto o edital, os interessados cadastrados podem visitar o depósito para verificar os itens disponíveis. Se a pessoa pretende arrematar um carro, então ele pode visitar e olhar o veículo. Também divulgamos a precificação no edital, de cada item. A partir do lance mínimo, vence quem der o maior”, explica o secretário.

Próximo leilão O primeiro leilão de 2023 teve o Edital publicado pela Prefeitura de Aracaju no dia 22 de dezembro e será realizado exclusivamente na modalidade online, às 9h30 do dia 13 de janeiro. Este será o primeiro leilão de veículos usados que já não são mais úteis para uso do Executivo municipal. Um total de 10 lotes estão sendo colocados para arremate, cujo somatório total inicial é de R$ 99 mil. Os veículos estarão disponíveis para visitação no período de 9 a 11 de janeiro no galpão situado à rua Frei Luís Canelo de Noronha, 290, bairro Ponto Novo. O horário para consulta aos lotes será das 8h às 12h e das 14h às 16h. Não haverá visitação do dia do certame.

Veículos De acordo com o Anexo Único do Edital, os valores iniciais dos lances vão de R$ 7.500,00 a R$ 12.500,00. O documento também informa as descrições e a quantidade dos veículos que serão leiloados, todos já avaliados como inservíveis para uso do Executivo municipal, mas úteis para comerciantes em geral. São eles: GM/Montana Furgão (2), Fiat Uno Mille (2), Fiat Fiorino (2), Fiat Pálio (3), e Fiat Doblô (1).

Deputado mais jovem, Neto Batalha aposta em gestão produtiva de Jeferson Andrade na presidência da Alese Deputado mais jovem de Sergipe, Neto Batalha, 30 anos, afirma estar ansioso para iniciar o primeiro mandato na Assembleia Legislativa. Ex-vereador de São Cristóvão, o jovem parlamentar do Partido Progressista declarou que confia numa gestão produtiva do novo presidente da Casa, o deputado estadual Jeferson Andrade do PSD.

Capacidade “Confio muito na capacidade e juventude do novo presidente. Jeferson adquiriu experiência nos últimos anos como deputado, ele conhece toda a casa, foi primeiro secretário na última legislatura, o que certamente assegurou conhecimento dos trâmites burocráticos na Casa Legislativa”, destacou.

Transparência De acordo com Neto Batalha, Jeferson Andrade está preparado para fazer uma administração transparente e eficaz à frente do Poder Legislativo Estadual. “Somos amigos e agora colegas de parlamento, por isso tenho certeza de que a nossa relação vai ajudar no trabalho de desenvolvimento do estado de Sergipe”, completou.

Simpósio do 48º Encontro Cultural de Laranjeiras Teve início ontem, 5, o Simpósio do 48º Encontro Cultural de Laranjeiras. Até sábado, 7, o evento promovido pelo Governo do Estado, através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), reunirá pesquisadores e folcloristas de todo o Brasil para debater e compartilhar conhecimentos sobre a cultura popular.

Homenagem Nesta edição do simpósio a grande homenageada é a professora, historiadora, pesquisadora, folclorista e teatróloga, Aglaé D’ávila Fontes. Ela é uma das principais contribuintes para o fortalecimento artístico e cultural do estado, e que se envolve na organização do Encontro Cultural de Laranjeiras desde as suas primeiras edições. A professora Aglaé é licenciada em Filosofia, pós-graduada em Educação Musical e integrante da Academia Sergipana de Letras. Durante a abertura do simpósio receberam o título de cidadãos laranjeirenses o ator Lindolfo Amaral e a professora Aglae Fontes, mais uma homenagem pra ela.

Fortalecimento O prefeito de Laranjeiras, José de Araújo Leite Neto (Juca) enalteceu os homenageados e as suas contribuições para o fortalecimento do encontro cultural enquanto evento de fomento à cultura e fez um resumo da importância de Laranjeiras para o setor. “Somos um município rico em patrimônios materiais e imateriais e em manifestações folclóricas. Por isso, temos que fazer uma festa à altura. Durante os sete dias de encontro cultural temos em Laranjeiras o ponto de encontro de personalidades, pesquisadores e amantes da cultura, e tudo isso em nosso simpósio. A professora Aglaé é uma grande personalidade, uma autêntica estudiosa do nosso folclore, é uma peça-chave do encontro cultural. Lindolfo Amaral, este ator que fez e faz história, sempre teve e terá Laranjeiras como palco. A ambos, nossas boas-vindas como filhos ilustres de nossa terra”, destacou o prefeito.

Diversidade Juca ressaltou ainda que só em Laranjeiras se tem apresentações de teatro, dança, grupos folclóricos, festivais de música, shows de artistas locais e nacionais, oficinas, mostras e exposições., num só evento. “É uma diversidade grande, que contempla todos os públicos e gerações. Este evento me remete à infância e à adolescência, já aprendendo a curtir e valorizar a cultura do meu povo laranjeirense e, hoje,

Luiz Fontineli, neste sábado, 07, às 22h no Encontro Cultural de Laranjeiras. Palco Dona Lalinha na praça da Matriz. Imperdível!

tenho o privilégio de ser prefeito da minha cidade e realizar o maior encontro cultural de todos os tempos”, enfatizou o gestor.

Importância O vice-governador e Secretário de Estado da Educação e Cultura, José Macedo Sobral (Zezinho Sobral), que é de Laranjeiras, esteve na abertura do Simpósio e ressaltou a importância do Encontro Cultural e da homenagem à Aglaé Fontes e a Lindolfo Amaral. Outras autoridades se fizeram presentes neste primeiro dia de Simpósio, como o presidente da Assembleia Legislativa, Luciano Bispo, o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Igor Albuquerque, o presidente da Câmara de vereadores, Adriano Carvalho e demais representantes do legislativo municipal, além da presidente da Funcap, Conceição Vieira, secretários municipais, entre outros.

Pablo Dez volta ao Encontro Cultural de Laranjeiras nesta sexta-feira, 06 O ano de 2023 começa de forma especial para o cantor Pablo Dez. Artista radicado em Sergipe, ele emplaca o seu estilo musical em um dos mais tradicionais eventos culturais do estado, o Encontro Cultural de Laranjeiras, que chega a sua 48ª edição neste ano. Nesta sexta-feira, 6, P10, como também é conhecido, se apresenta pela segunda vez no evento, com o destaque de que em 2023, o cantor é atração no palco principal, junto a grandes artistas que compõem a noite, a exemplo de Alceu Valença, Xanddy Harmonia, Unha Pintada e Luan Estilizado. A festividade cultural começou na última segunda-feira, 2, e segue até o próximo domingo, 8. No palco Dona Lalinha, o principal do evento, ainda se apresentam artistas como Edson Gomes, Jonas Esticado, Devinho Novaes, Parangolé, Samyra Show e Márcia Fellipe.

Primeira vez em 2018 Empolgado com a dimensão do evento, Pablo Dez lembra a primeira vez que participou da festa. “Em 2018 eu fiz parte do evento, tocando no palco alternativo, enquanto Unha Pintada já se apresentava no palco principal. Aí veio a pandemia e não tivemos o Encontro Cultural de Laranjeiras. E, com muita felicidade, a gente recebeu o convite para retornar ao evento, agora no palco principal, curiosamente na mesma noite que a banda Unha Pintada”, frisa. O cantor enalteceu a oportunidade de dividir a noite com grandes atrações. “Estou com uma expectativa gigantesca, por ser um grande passo em minha carreira. Representa muito pra mim, porque é uma festa com bandas gigantescas e que tem um impacto muito significativo para a cultura e economia de Laranjeiras e de Sergipe”, completou P10. O artista abre a noite de shows nesta sexta-feira, às 21h.

 

Curso de Francês para Iniciantes/Intensivo. Faça um módulo de francês em apenas um mês! Venha participar de uma aula experimental gratuita na segunda-feira, dia 9 de janeiro, às 14h30. Estão abertas as matrículas para o Curso de Francês Intensivo, cujas aulas iniciam no dia 9 de janeiro e seguem até o dia 2 de fevereiro. As aulas acontecem de forma presencial, na Aliança Francesa, ou online, através de uma plataforma interativa. Para se inscrever ou obter mais informações, entre em contato pelos números 79 98877-7904 | 98877-7905 | 98877-7906.Para falar diretamente conosco pelo WhatsApp, utilize o QR-Code que se encontra na imagem ou clique no link abaixo: https://api.whatsapp.com/send/?phone=5579988777904&text&app_absent=0 O curso é direcionado a alunos totalmente iniciantes. São turmas de 4 encontros semanais com 2h30 de aula, de segunda a quinta-feira, das 14h30 às 17h ou das 18h30 às 21h. Matricule-se já e garanta um desconto de 10%! Aliança Francesa de Aracaju – Desde 1955. O melhor custo-benefício!

 

 

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

Clube de Karatê União – Matrículas abertas 2023. Clube com 34 anos de atividade. Turmas infantil e adulto. Professor e carateca de renome com títulos nacionais e internacionais.  Yoakan Jocelis. É só ligar: 79 98809-0037. Você pode fazer uma aula experimental!

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br  E FACEBOOK

 

OPINIÃO

 Turismo como prioridade Por Carlos Nascimento*

 O governador Fábio Mitidieri tem dito que o turismo é prioridade no governo dele, reafirmou isto ao anunciar mais nomes para compor a equipe da Secretaria de Estado do Turismo. Daniela Mesquita, ex-presidente da ABIH-SE, para a Secretaria Executiva, e Gustavo Paixão, ABRAPE-SE, para a Diretoria de Promoção, Marketing e Eventos, a qual inexiste na estrutura atual da SETUR. Os dois nomes são oriundos do trade turístico, Daniela, assim como o Secretário Marcos Franco, são da hotelaria, enquanto que Gustavo, é do setor de eventos.

 Tenho escrito aqui sobre a necessidade da SETUR ter uma equipe com técnicos de várias áreas, uma vez que o turismo tem um caráter de transversalidade. Desconheço qual a proposta de estrutura para a SETUR – uma vez que aparenta sofrerá mudanças – como serão distribuídas as “caixinhas” e quem nelas serão alocados. Um problema muito comum no setor público é criar uma estrutura (organograma) para colocar determinadas pessoas, e não uma mais adequada para a missão do órgão. Isto é tão patente que muitas vezes não se fala o nome do setor, fala-se o nome da pessoa responsável.

 Outro erro comum é persistir em estruturas piramidais. Li alhures que organogramas pirâmides são próprios para múmias. Uma das inovações da estrutura da SETUR quando foi criada foi que ela era horizontal, os setores se complementavam e atuavam sinergicamente.

 Para mim soa particularmente estranho que a nova Diretoria se chame Promoção, Marketing e Eventos. Uma vez que promoção e produto, evento é um produto, formam o marketing mix. Sei que muitas vezes querem destacar uma ou mais áreas, porém particularmente acho redundante.

 E aqui temos outra questão, ainda que, enquanto oferta, seja parte dos pês do marketing o produto no turismo deve ter relevância, não só como desenvolvimento de novos produtos, mas no posicionamento e reposicionamento dos produtos existentes, consonante com a estratégia do marketing mix. Por conta da complexidade, por envolver tanto elementos tangíveis quanto intangíveis, especial atenção deve ser dada aos técnicos que trabalham na área, caso contrário repetir-se-á a lenda do caju-ieba, só os mais antigos lembram desta invenção.

 Ainda dentro desta priorização do turismo o governador Mitidieri tem mencionado, e está em seu plano de governo, o programa de incentivos locacionais para investimentos turísticos.  A área de atração de novos investimentos, da qual também já tratei aqui, requer profissionais com uma visão global, e uma profunda modificação na lei de incentivo ao investimento dando ao setor turístico o controle do processo de atração de investidores.

 Comenta-se que será criada uma agência específica para atração de investimentos, ficando o ex secretário de turismo Sales Neto responsável pela área de investimentos turísticos. É importante que esta agência, se vier a ser criada, tenha autonomia e um corpo técnico que possa desenvolver uma estratégia de inteligência turística capaz de atrair novos investidores, de todos os tamanhos, e fomentar novos negócios turísticos.

 Por último, porém não menos importante, ao contrário, se faz necessário criar uma base de dados que subsidie as ações tanto da SETUR quanto da área de atração de investimentos. Ao longo dos anos foi-se perdendo a série histórica dos dados do turismo sergipano, e estes são essenciais para qualquer ação fundamentada, caso não se queira ressuscitar o achismo e a chutometria.

 *Mestre em Gestão de Políticas Culturais e Desenvolvimento. Estudioso do turismo. Já colaborou na SETUR e EMSETUR. Colaborou na publicação Tourism and Intangible Cultural Heritage publicado pela Organização Mundial do Turismo.

 

PELO TWITTER

 www.twitter.com/reinaldoazevedo

 Só para lembrar: liberdade de expressão não se confunde com crime. Crime não se confunde com liberdade de expressão. Pregar golpe — ainda que pretendam chamar golpe de, sei lá, “Jurandir” —  é crime, não liberdade de expressão.

 www.twitter.com/gdoweber

 “Hackers” viraram fonte de notícias.

 Depois reclamem…

 www.twitter.com/BernardoMF

 🔴 ALERTA DE CRISE

 Lula subiu a rampa, Bolsonaro fugiu para a Disney e seus seguidores continuaram nas portas dos quartéis. A permanência dos extremistas criou um problema para o novo governo. Se não for resolvido logo, poderá ganhar contornos de crise institucional

 www.twitter.com/zehdeabreu

 Patriotas dando o golpe.

 www.twitter.com/Rafael_Parente

 Rapaz, até ontem TUDO que acontecia de ruim no Brasil não era culpa do presidente.

 Era culpa da Rússia, da China, da guerra, da Globo, da Ursal, do Bonner…

 Mas foi só Lula assumir que até tombo na rua é culpa do “nine”.

 

 Siga Blog Cláudio Nunes:

 Instragram

Twitter

  

Frase do Dia

“O maior prazer de um homem inteligente é bancar o idiota diante do idiota que quer bancar o inteligente.” Confúcio.

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais