2016: Edvaldo prometeu Aracaju uma cidade inteligente. E aí eleitor?

                            Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
            “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Desde a campanha de 2016, quando foi eleito prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira prometeu transformar Aracaju numa Cidade Inteligente. Reportagem do jornal Valor Econômico mostrou ontem as 20 cidades brasileiras mais próximas da “inteligência” urbana (ver print ao lado) e do Nordeste apenas 2 apareceram: Salvador, em 9º lugar e Fortaleza em 18º lugar.

Didaticamente, a reportagem do Valor explicou que o conceito de Cidade Inteligente é usado internacionalmente como norteador para a digitalização das cidades e a melhoria de serviços para os habitantes. O obstáculo, porém, é a capacidade técnica das prefeituras de aproveitarem o momento.

Na matéria do jornal Valor, Willian Rigon, geógrafo e diretor da Necta, explica que atualmente a compreensão de cidade inteligente é muito mais do que o foco em tecnologia. Ele explica que o ranking Connected Smart Cities, que na edição de 2022 foi liderado por Curitiba, Florianópolis e São Paulo, busca entender quais são as cidades mais inteligentes do país a partir de 74 indicadores e 11 eixos como governança, tecnologia e inovação, urbanismo e mobilidade.

Nos dois mandatos, Edvaldo participou de muitos “congressos” sobre cidade inteligente, mas Aracaju não saiu da mesmice. Basta uma pesquisa rápida no google para descobrir que o prefeito Edvaldo Nogueira, nos últimos sete anos (7 não é conta do mentiroso?), todos os anos viajou para congressos no exterior onde o tema “Cidade Inteligente” estava na pauta. E a atual viagem a China é apenas mais uma de muitas que já ocorreram por todo o mundo.

Fica a reflexão para o eleitor aracajuano e um questionamento: será que Edvaldo vai pedir para o candidato que deseja impor prometer novamente em campanha transformar Aracaju numa Cidade Inteligente?

Areia Branca: prefeito mais ausente do que nunca Quando foi candidato à reeleição em 2020, o prefeito de Areia Branca, Alan de Agripino, prometeu que estaria mais presente no município, já que, boa parte da população criticava a ausência dele na cidade, já que mora em Itabaiana. Pois bem, a promessa não foi cumprida e os munícipes continuam sem eira nem beira, mesmo Areia Branca sendo um dos que mais recebem royalties proporcionalmente a população. 

 

Prefeito em exercício destaca encontro com governador Em reunião com o prefeito em exercício de Aracaju, Ricardo Vasconcelos, e vereadores da capital, o governador Fábio Mitidieri garantiu que o encontro foi uma prestação de contas das atividades executadas pelo Governo de Sergipe na capital sergipana. Na oportunidade, o prefeito em exercício pontuou que os resultados positivos do Estado refletem na melhoria da qualidade de vida da capital. “Essa ação do governador é um importante gesto estadista porque representa o diálogo aberto com vereadores e com a população. Acompanho as ações do governo e a inquietude de Fábio em realizar uma boa administração”.

Ações e investimentos “Este é um momento institucional importante, uma reunião de cortesia para os vereadores e para o prefeito em exercício. Mostramos ações do governo do Estado para a população aracajuana e debatemos investimentos como a construção de uma escola estadual no bairro 17 de março, cujo terreno está em discussão com a SPU. Quero agradecer aos vereadores da oposição que compreenderam que este é um momento institucional, de diálogo entre os poderes”, afirmou o governador, destacando sua passagem na Câmara. “Tenho orgulho de ter começado minha trajetória como vereador e estou feliz em ver um vereador prefeito em exercício”, disse.

 

Lagarto: Sem transporte escolar, estudantes do povoado Pururuca enfrentam longas caminhadas na escuridão Deu no site “O Bolo é Grande: Os estudantes do povoado Pururuca, no município de Lagarto, enfrentam longas caminhadas por uma estrada barrenta e sem iluminação para poderem frequentar a escola. Segundo informações, o transporte escolar foi suspenso na região devido às péssimas condições das estradas no povoado.

Descaso da gestão E conclui a matéria: “Em vídeo, expostos à chuva e aos perigos de uma estrada escura, podendo ser alvos de assaltos e violência, principalmente as mulheres, os alunos e alunas denunciam o descaso gerado pela gestão da prefeita Hilda Ribeiro. A problemática do transporte escolar é uma característica da prefeitura de Lagarto, comprovada por centenas de denúncias da população. A falta de transporte escolar devido ao péssimo tráfego, ocasionado pelas estradas esburacadas e sem calçamento, agrava ainda mais o problema. A prefeitura de Lagarto ainda não comunicou como resolverá a falta de transporte no povoado Pururuca e as obras de calçamento na região.” Vídeo gravado pelos estudantes aqui.

 

 

 

Capela: Prefeitura  realiza entrega de carteiras de identificação para crianças com Transtorno do Espectro Autista A Prefeitura de Capela entregou, na última terça-feira, 19, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, a Carteira de Identificação para Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com o documento, será possível garantir alguns direitos à criança, como prioridade no atendimento e acesso a serviços no âmbito público e privado, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Importante passo Para a prefeita Silvany Mamlak, esse foi um importante passo nas políticas públicas de atenção às pessoas que vivem com TEA.“A carteirinha facilita a identificação e, com isso, será possível garantir alguns direitos, buscando a melhoria da qualidade de vida de quem vive com TEA, mas também para as famílias capelenses que possuem crianças autistas”, explicou a prefeita.

Outros programas  Segundo Silvany, outros Programas de Governo já atuam, de forma interdisciplinar, com crianças com o Transtorno do Espectro Autista. “Por meio da segunda etapa do Programa TEAcolhe, realizado por meio de uma ação conjunta das Secretarias Municipais de Saúde, Assistência e Educação, a nossa gestão, que já oferece o acompanhamento com neuropediatra, passará contar também com terapia ocupacional (T.O.), fonoaudióloga e psicóloga para realizar um trabalho multidisciplinar com nossas crianças que possuem o TEA. Uma novidade que auxiliará, de forma humanizada e inclusiva, mães capelenses e corpo docente no processo de educação e acompanhamento de nossas crianças”, concluiu a prefeita.

Jeferson Andrade recebe convite para participar do Encontro Bem-Estar No próximo dia 30 de setembro, os aposentados e pensionistas do estado irão participar de uma manhã de lazer na Orla de Atalaia. Trata-se do 1º Encontro de Bem-Estar. Na manhã da quarta-feira (20), o diretor-presidente do SergipePrevidência, José Roberto de Lima Andrade, entregou ao presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, um convite para o evento.

 Parceria Segundo José Roberto, o evento será realizado em parceria com o Ipesaúde, a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel), e Banese Corretora, com o apoio da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), Universidade Tiradentes (Unit) e Agenda Assessoria.

Programação “O 1º Encontro Bem-Estar dos Aposentados e Pensionistas irá acontecer na Orla de Atalaia, próximo à área do Projeto Tamar. Os segurados inscritos receberão um kit temático para ser utilizado durante o evento e a expectativa é de que a gente tenha cerca de 1.500 pessoas participando da programação, a exemplo de caminhada, dança, medição de pressão, de glicemia e palestras com profissionais de saúde. Vim trazer o convite ao presidente da Assembleia, deputado Jeferson Andrade, mas o evento é aberto; foi pensado para os aposentados e pensionistas, mas as pessoas que tiverem interesse, podem participar”, ressalta.

“É preocupante a quantidade de esgoto despejada no Rio Poxim”, alerta Breno Garibalde Durante sessão ordinária realizada na Câmara de Aracaju ontem, 20, o vereador Breno Garibalde utilizou o pequeno expediente do plenário para falar da importância da preservação do Rio Poxim.“Na segunda-feira fui dar uma volta no Rio Poxim com o capitão Thiago Moraes, que é um guia turístico de pesca e traz gente de várias partes do mundo para praticar a pesca esportiva em Aracaju. Na oportunidade, eu vi de perto a realidade da poluição daquele manancial. É muito preocupante a quantidade de esgoto jogada diretamente no rio. O pessoal joga lixo da janela de casa. Além disso, a quantidade de entulho de construção descartada de forma irregular é muito grande”, relata o parlamentar.

Abandono do rio Ainda em sua fala, Breno ressaltou o potencial turístico da região, que está sendo perdido com o cenário de abandono que toma conta daquela localidade. “Temos um mangue lindo, preservado, e do outro lado, inúmeras habitações precárias. Claro que a população não tem culpa, eles estão ali porque não tem para onde ir. O nosso rio Poxim é lindo, mas infelizmente está abandonado”, declara o vereador, acrescentando que é necessário realizar uma força-tarefa entre Ministério Público, Prefeitura e Governo do Estado, para que a gente realizar o serviço de canalização das ligações irregulares de esgoto.“O Rio Poxim tem jeito e precisa da gente para que os problemas sejam solucionados”, finalizou o parlamentar.

 Georgeo sugere criação de Frente Parlamentar em Defesa do Turismo Religioso O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) deseja que o turismo religioso se desenvolva em Sergipe. Durante o grande expediente da sessão plenária dta quarta-feira, 20, ele sugeriu a criação de uma Frente Parlamentar com esse objetivo, buscando apoio e soluções para desenvolver essa atividade em nosso Estado. 

Exemplos Segundo Georgeo, o turismo religioso vem se desenvolvendo no Brasil, atraindo turistas de várias regiões que visitam locais pela fé. Como exemplo, ele cita exemplo do Santuário Nossa Senhora Aparecida, Maior Santuário Mariano do Brasil, no interior de São Paulo, que recebe milhares de visitantes todos os anos.

Exemplos II “Em Sergipe, também podemos desenvolver esse tipo de atração, pois temos igrejas históricas em São Cristóvão, Laranjeiras, a Romaria de Nossa Senhora Aparecida e em diversos municípios. Além disso, várias celebrações são tradicionais e atraem milhares de fiéis todos os anos. Precisamos aproveitar esse potencial e desenvolver esse tipo de turismo”, afirmou o deputado.

Exemplos III Um exemplo de empreendimento nesse sentido é o “Caminho Santa Dulce dos Pobres”, em homenagem a Irmã Dulce, que ligará Aracaju ao Centro Histórico de São Cristóvão, e que está sendo construído pelo Governo. Também é importante destacar as festas a Romaria de Senhor dos Passos, em São Cristóvão, e a peregrinação ao Santuário de Divina Pastora (padroeira de Sergipe). Para a Frente ser criada, pelo menos oito deputados precisam assinar o requerimento. Contudo, Georgeo não vê empecilho nesse sentido. “É uma ação que queremos desenvolver de forma coletiva. Já deixo o convite para todos os deputados que quiserem fazer parte conosco, mas acredito que teremos uma grande adesão”, finalizou Georgeo.

ABRAz Sergipe promove eventos para conscientização e prevenção da Doença de Alzheimer. De hoje, 21, até sábado, 23 A Associação Brasileira de Alzheimer Regional Sergipe (ABRAz Sergipe), realiza de 21 a 23 de setembro, a Campanha de Conscientização e Prevenção da Doença de Alzheimer. Durante os três dias, a entidade realizará uma série de eventos voltados para a comunidade, incluindo workshop, oficina de memória e a tão esperada XV Caminhada da Memória.

55 milhões de pessoas afetadas A Doença de Alzheimer é uma condição neurodegenerativa que afeta cerca de 55 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo que, no Brasil, cerca de 1,8 milhão vivem com demência. A ABRAz Sergipe atua há 14 anos buscando educar a população sobre a importância do diagnóstico precoce, bem como oferecer suporte às famílias que enfrentam o desafio de cuidar de entes queridos com Alzheimer.

“Nunca é muito cedo, nunca é muito tarde” A campanha do Mês Mundial de Alzheimer de 2023, com o tema “Nunca é muito cedo, nunca é muito tarde”, dá destaque aos fatores de risco e à redução de risco, com o objetivo de enfatizar sua importância em retardar e prevenir o início da demência. Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público. A ABRAz Sergipe convida a comunidade a participar ativamente dessas atividades e unir esforços na luta contra a Doença de Alzheimer. Mais informações podem ser obtidas através das redes sociais da ABRAz Sergipe ou pelo whatsapp (79) 99975-8256.

Programação Quinta-feira (21/09) – Workshop de Abordagem Multidisciplinar com a temática: “Nunca é muito cedo. Nunca é muito tarde. Reduza seu risco”. Horário: 08:00 às 17:30h. Local: AEASE-Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe – Endereço: Av. Beira Mar, nº 2400, Bairro Jardins ( em frente ao Parque da Sementeira ). Inscrições pelo Link: https://shre.ink/2XuZ Para quem queira Certificado, será cobrado taxa simbólica no valor de R$ 10,00 (dez reais); Sexta-feira (22/09) – Oficina da Memória, Horário:14:00 – 17:00hs – Local: CRAS Gilson Prado -São Cristóvão / Rosa Elze – Endereço: Rua José Edilson de Andrade, 752, Rosa Elze; Sábado (23/09) –  XV Caminhada da Memória – Horário: 14h – Local: Parque da Sementeira – Quiosque 01 – Os primeiros 50 participantes ganharão camisas da CAMINHADA DA MEMÓRIA!

Setembro Amarelo é tema do Projeto Sala de Espera no Centro de Endocrinologia e Diabetes do Ipesaúde No mês dedicado ao Setembro Amarelo, o Projeto Sala de Espera teve uma edição especial com o tema “Eu me importo com você: caminhos para prevenir o suicídio”, com o objetivo de conscientizar o público e reforçar a importância do combate à depressão e da prevenção ao suicídio, além de destacar a importância do Setembro Amarelo. A ação ocorreu ontem, 20, no Centro de Endocrinologia e Diabetes do Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde).

Momento de reflexão A palestra da psicóloga Alexandra Lins foi um momento de reflexão visando deixar um recado entre os que estiveram presentes, de que tudo passa e apesar de todos os problemas, envolvendo doenças e outras situações, viver ainda é a melhor solução. E para a coordenadora do Centro de Endocrinologia e Diabetes do Ipesaúde, Kelly Bignardi, o aprendizado não ficou só entre os beneficiários, mas também para todos os profissionais do Centro. “Muitas das mensagens que foram relatadas motivaram os profissionais que cuidam dos beneficiários, são eles que estão na linha de frente recebendo esta demanda e precisam estar bem para cuidar do outro”, analisou a coordenadora.

Valor pequenas atitudes A psicóloga abordou a saúde mental no cotidiano e explicou o valor das pequenas atitudes consigo e com o outro. “As pessoas precisam compreender a dimensão do autocuidado, do autorrespeito e, sobretudo, da empatia, como lidamos diante dos problemas de quem está próximo a nós, porque não sabemos o que o outro está passando ou sentindo”, disse Alexandra. A mediadora finalizou cantando Gonzaguinha, “eu sei que a vida devia ser bem melhor e será, mas isso não impede que eu repita, é bonita, é bonita”, ressaltando que apesar de todos os problemas a vida é grandiosa.

Relatos Atenta às informações da profissional de saúde mental, a beneficiária Raquel Farias percebeu que as pessoas presentes na sala de espera do Centro precisavam de uma palavra e que despertaram com o tema. “Vi que as pessoas estão mais vivas e alegres depois do conteúdo. Sou pastora e o que aprendi já vou levar para o meu dia a dia e para as pessoas da igreja”, relatou. Já a beneficiária Aerania Vieira comentou que a palestra foi feita para ela. Tocada pelos relatos e lições ditas pela psicóloga, ela percebeu que é preciso pensar e agir diferente. “A partir deste momento não quero mais ter os mesmos pensamentos de antes e assim evitar a depressão, quero ser mais feliz e deixar a tristeza acabar”, reflete contente.

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br  E FACEBOOK

DEU NO BLOG ESPAÇO MILITAR

Cadê a solidariedade e apoio dos militares sergipanos aos seus colegas de farda que lutaram por melhorias para a classe e que responderam e respondem a procedimentos e processos?

 O blog Espaço militar resolveu fazer este artigo para reflexão por parte da tropa militar, visto que, vários policiais militares que lutaram por direitos para a classe e que colocaram suas cabeças a “prêmio”, enfrentando o sistema, e que na época dos movimentos são cobrados por demais, passados os movimentos e com procedimentos e processos instaurados contra tais militares que representam ou representaram a classe, quase ninguém presta solidariedades a estes colegas líderes da categoria.

Prova disso são os casos ocorridos com o Samuel, Prado, Palmeira, Edgard, Vieira, Adriano, Ildomário, e pedimos desculpas se esquecemos algum nome, que literalmente não receberam a devida solidariedade da classe nos momentos difíceis que passaram e alguns, ainda passam.

 Prova disso, é que recentemente o titular deste blog esteve em uma audiência que antecedeu uma outra, onde um destes representantes citado acima, está sendo processado por defender a classe militar e lutar por melhorias em manifestações mais recentes, porém somente dois militares compareceram para prestar solidariedade, o que é lamentável, pois na ótica deste blog, o auditório da Justiça Militar deveria estar cheiro para mostrar a união e reconhecimento de todos em prol do colega de farda.

 Deixamos essa reflexão para a classe militar, pois se é bom cobrar melhorias durante os movimentos e onde os representantes de classe colocam duas cabeças a “prêmio” na luta por direitos, também tem que ser bom estar ao lado destes que se expuseram para lutar por esta mesma classe. Pode-se discordar de uma ou outra coisa, o que é normal, porém, apoio e solidariedade devem ser imprescindíveis, até mesmo, conforme consta do hino da briosa Polícia Militar do Estado de Sergipe: “unidos, ombro a ombro…”

 É justo militares se doarem por uma classe no intuito de se buscar melhorias e depois não terem sequer o apoio e solidariedade dos companheiros de farda?

 Matéria do blog Espaço Militar

 PELO TWITTER

www.twitter.com/bbcbrasil

 Separamos três boas notícias que foram divulgadas recentemente sobre o Alzheimer — e elas têm o potencial de mudar a forma como a doença é diagnosticada e tratada  Saiba mais: https://bbc.in/3PqH5gH

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Siga Blog Cláudio Nunes:

 Instragram

Twitter

  

Frase do Dia

“Para triunfar na luta pela vida, o homem tem de ter ou uma grande inteligência ou um coração de pedra.” Máximo Gorki.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ouça com a voz do Papa compartilhe: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2023-09/papa-audiencia-geral-sao-daniel-comboni-20-setembro-2023.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais