Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Para disputar a reeleição o governador Fábio Mitidieri precisa primeiramente fazer uma autocrítica e deixar de tentar agradar a gregos e troianos.
Para ser mais claro: se já anunciou que apoiará a reeleição de Lula, seguindo a linha que sempre teve apoiando o atual presidente e Dilma no passado, Fábio Mitidieri precisa mostrar que tem uma ideologia e acabar com essa história de um “palanque de governabilidade” que é uma falácia para grande parte do eleitorado – principalmente o eleitor democrático e de esquerda. Se continuar com essa “sarapatel de coruja” (pedindo licença ao radialista Antônio Vieira, criador do bordão), Fábio mostrar que tem apenas um projeto de poder, ou seja, de oportunismo político sem identidade e confiança do eleitorado.
Um bom exemplo deste “sarapatel de coruja” encrustado no governo: dois golpistas que têm cargos no segundo escalão do governo do estado que fizeram de uma rádio a trincheira em defesa da extrema-direita e dos colegas golpistas em todo país. Uma concessão pública usada para defender golpe e a extrema-direita que é conta a democracia. Os dois resolveram comparar a anistia dos que lutaram contra a ditadura militar com a anistia dos golpistas de agora. É muita cara de pau pensando que os sergipanos são burros. Aliás, governador Mitidieri, que defende a democracia e é contra golpe militar deveria acabar com essa “mamata” pública. Tem comissionados em 2 diretorias no segundo escalão defendendo golpe e ditadura. Se eles não têm vergonha na cara, governador mande os dois procurarem outra freguesia, de preferência puxarem o saco de Eduardo Bolsonaro nos EUA.
Será que o governador é refém destes dois golpistas? Será que o governador prefere perder os votos de uma parte significativa do eleitorado (aliás, as pesquisas mostram que o gado está se dispersando) mantendo estes extremistas de direita e adoradores do golpe e do fascista Bolsonaro?
Não atue com contradição como é hoje. Haja com pragmatismo Fábio Mitidieri, tendo como alicerce a realidade e a verdade objetiva do que pensa hoje a maioria do eleitorado brasileiro. Em 2026 não tem muro e muito menos espaço para golpistas.
“Um governador prudente não deve manter a palavra empenhada quando isto for prejudicial aos seus interesses e quando desaparecerem as causas que o levaram a empenhá-la”. Maquiavel, para reflexão governador.
“Tenho ódio e nojo à ditadura” E quem desejar vestir a carapuça aí não só no governo, mas que é um verdadeiro fascista que vista a carapuça. Lugar de golpista é na cadeia. Aliás, já tem gente por aí acusando a si próprio de fascista. Só pode ser doente, nojento e doído de pedra. “Tenho ódio e nojo à ditadura”, Ulisses Guimarães.
Conselho Fiscal familiar Será que o governador sabe que em uma fundação do governo o conselho fiscal é uma verdadeira família? Empresas com créditos liberados para receber pelos órgãos financeiros e nada. Tem, algum empecilho sobrenatural? Ou é aquilo que todos sabem e fingem que não sabem. Será que o governador averiguará e fará o pente fino?
Sem divergências Em Amparo do São Francisco, o governador Fábio Mitidieri também conseguiu aglutinar os dos principais grupos políticos da cidade ao seu governo. Nessa quarta-feira, 24, durante o ‘Sergipe é aqui’, Fábio esteve no palanque do programa com o atual prefeito, Marcos Sandes, mas lembrou que segue unido também com o ex-prefeito Franklin Freire. “Não sou ingrato com quem me estendeu a mão. Respeito às divergências locais. Não escolhemos amigos, a gente abraça amigos. Nunca entrei em uma cidade perguntando em quem votar. Vamos trabalhar”, destacou.
Investimentos E durante o ‘Sergipe é aqui’, o governador Fábio Mitidieri anunciou mais investimentos para Amparo do São Francisco. Foi autorizada a execução de 15 mil m² de pavimentação asfáltica e, na oportunidade, também foi assinou o Projeto de Lei do Programa Bolsa Amparo, que tem o objetivo de atender 200 famílias em situação de extrema pobreza e o PL Reforma Amparo, que visa melhorar a qualidade da moradia das famílias em extrema pobreza, além da entrega de veículo utilitário à Secretaria Municipal de Saúde para deslocamento de profissionais e materiais. “Amparo é uma pequena cidade e para nós isso não é um impeditivo. Estamos hoje com o aparato da administração pública para atender a população” destacou o governador, ao lembrar de programas estaduais importantes que têm sido executados em favor da população do município, como o Opera e o Enxerga Sergipe.
PEC da Bandidagem, opa, desculpas, PEC da Blindagem evaporou no Senado A Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal aprovou ontem, por unanimidade, relatório do senador Alessandro Vieira contra a PEC da Blindagem. “Fica mais uma vez provado que a combinação de sociedade civil mobilizada e liderança política séria e qualificada pode entregar os resultados que os brasileiros esperam, superando a polarização”, destacou o senador por Sergipe nas redes sociais.
Atenção Emsurb/AJU: pista de patinação Larissa Barata na orla de Aracaju (em Frente a Passarela do Caranguejo) está desde domingo com o piso muito sujo e necessita de uma lavagem pesada para retirar as impurezas. O local é bastante frequentado, principalmente por crianças, nos fins de semana.
Linda Brasil expressa preocupação com obra do Governo de Sergipe que impactará macrodrenagem da Zona de Expansão A deputada estadual Linda Brasil (Psol) alertou, nesta quarta-feira, 24, na Assembleia Legislativa de Sergipe, sobre os potenciais impactos relacionados à obra de duplicação de um trecho da Rodovia dos Náufragos, em Aracaju. De acordo com a parlamentar, há denúncias de que o projeto do Governo do Estado prevê o aterramento de uma lagoa estratégica para a macrodrenagem dos bairros que integram a Zona de Expansão.
Alagamentos históricos Durante seu discurso, Linda destacou que a obra deverá custar aos cofres públicos cerca de R$ 15 milhões e atenderá à região onde está sendo finalizada a construção do Shopping Praia Sul. “O que os moradores cobram há anos do poder público é uma solução para os alagamentos na região, com obras de infraestrutura que solucionem problemas históricos de drenagem, além da revitalização de toda a rodovia, e não apenas do trecho de um quilômetro, como está previsto”, frisou.
Impacto em diversos bairros A parlamentar cobrou atenção, inclusive, aos efeitos das mudanças climáticas que impactam a população dos bairros Robalo, São José dos Náufragos, Gameleira, Areia Branca, Matapuã e Mosqueiro, principalmente no período com maior incidência de chuvas. “É uma situação muito grave. Desde que eu era vereadora, já participei de diversas reuniões com o Fórum de Defesa da Grande Aracaju, que denuncia o aterramento de lagoas e a falta de planejamento para a região”, salientou Linda Brasil.
Ação Civil no MPF/SE Em seu pronunciamento, a deputada reforçou que existe uma Ação Civil Pública, no Ministério Público Federal, relacionada justamente aos aterramentos das lagoas, além de uma investigação sobre os impactos ambientais causados pela obra de drenagem que está sendo desenvolvida nos bairros Mosqueiro e Matapuã. “Se não houver um investimento apropriado em infraestrutura e drenagem, com respeito ao meio ambiente, podemos deixar a população suscetível a impactos severos, como já vimos no Rio Grande do Sul”, avaliou.
Obra Além disso, a deputada questiona a limitação da obra ao espaço onde está localizado o novo empreendimento comercial da região. “A obra está sendo realizada em frente ao shopping, em um trecho de apenas um quilômetro. É o Governo do Estado investindo milhões não na melhoria da qualidade de vida da população, mas na especulação imobiliária e nos interesses de empresários. O desenvolvimento precisa ocorrer com responsabilidade e atendendo às necessidades reais da população”, concluiu.
Idosos O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), realiza a 5ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, no Ministério Público Estadual (MPSE), em Aracaju. O evento será um espaço democrático de debates e construção coletiva de propostas que irão orientar as políticas estaduais voltadas à pessoa idosa e contribuir para a etapa nacional. A abertura oficial será realizada às 8h, com a presença de autoridades estaduais e representantes da sociedade civil, seguida de palestra magna e atividades culturais.
Prefeitura de Laranjeiras seleciona currículos para vagas de emprego na Petrobras/Fafen A Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Petrobras/Fafen) em Laranjeiras, que estava inativa, retomará suas operações em novembro deste ano. Para atender à demanda de mão de obra, a Prefeitura de Laranjeiras, em parceria com a Engeman, está selecionando currículos nesta quarta e sexta-feira, com o objetivo de preencher 338 vagas de emprego.
Diversos cargos As oportunidades abrangem diversos cargos que exigem diferentes níveis de escolaridade, desde fundamental até superior. Entre as posições disponíveis, destacam-se auxiliar de serviços gerais, carpinteiro, pintor industrial, encanador, almoxarife, assistente administrativo, eletricista industrial, soldador, técnico em edificações, meio ambiente, segurança do trabalho e enfermeiro do trabalho.
Oportunidade O prefeito Juca destacou a importância desta retomada para o crescimento econômico do município: “Essa é uma grande oportunidade para quem quer trabalhar e crescer junto com Laranjeiras. A Prefeitura concedeu benefícios fiscais à fábrica, e em troca, a população será beneficiada com os novos postos de trabalho gerados. Esta parceria com a Engeman, uma das maiores empresas de engenharia do Brasil, reflete nosso compromisso com o desenvolvimento do nosso povo”, disse Juca.
Critérios técnicos O secretário municipal de Indústria, Comércio e Trabalho, Janio Dias, ressaltou o rigor no processo de seleção: “A Casa do Emprego está realizando os cadastros com total lisura, obedecendo aos critérios técnicos para ocupar as vagas disponibilizadas pela Fafen. É importante frisar que os candidatos devem residir obrigatoriamente em Laranjeiras”, afirmou. Fred Carlos Moreira Soares, um dos candidatos às vagas, elogiou a iniciativa: “É fundamental que as empresas instaladas em Laranjeiras contratem mão de obra local. Muitos trabalhadores estão buscando emprego em Aracaju ou em outros estados. Trabalhar no mesmo município onde moramos é muito melhor. A Prefeitura deve continuar com essa abordagem. A Fafen retomando às atividades envolve toda a cadeia produtiva e beneficia milhares de pessoas de forma indireta”, destacou o trabalhador.
Capital do Caminhão Assim como em agosto, quando lançou o programa CMais Feirante, o governador Fábio Mitidieri retorna à Capital Nacional do Caminhão, Itabaiana, para o lançamento do CNH Caminhoneiro, uma iniciativa que visa promover a inclusão produtiva por meio da qualificação de motoristas para transporte de cargas, com até mil vagas gratuitas para a mudança para categorias C e E. Lembrando que o município também recebeu investimentos recentes no setor de saúde, com a entrega de novos equipamentos para o Centro de Especialidades Médicas, que atende milhares de pessoas da cidade e região.
Codevasf expõe ações de revitalização do São Francisco em parceria com o Projeto Tamar em Aracaju. Até sábado, 23, no Oceanário de Aracaju A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) desde a última terça-feira 23, levou uma exposição para o Museu Aberto das Tartarugas Marinhas, conhecido como Oceanário de Aracaju e mantido pela Fundação Projeto Tamar. A exibição ocorrerá até sábado,, durante a realização da 19ª Primavera dos Museus. Os visitantes poderão conhecer o trabalho de reprodução de espécies nativas ameaçadas de extinção para ações de repovoamento no rio São Francisco.
Reprodução No Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume, em Neópolis, a Codevasf produz alevinos e pós-larvas de espécies como o pacamã e o camarão-pitu — este em parceria com a Universidade Federal de Alagoas —, cujos estoques naturais no rio São Francisco estão bastante reduzidos. Após a reprodução, as espécies são lançadas diretamente no leito do rio com o objetivo de recompor os estoques pesqueiros, contribuindo para o equilíbrio ambiental.
Relevâncias das ações O engenheiro de pesca Alexandre Delgado, analista em Desenvolvimento Regional da Codevasf em Sergipe, destaca a relevância das ações da companhia pela revitalização do São Francisco. “Nossas ações de repovoamento exercem um papel importante para as comunidades ribeirinhas, por isso é de grande valor a oportunidade de apresentar esse trabalho em parceria com o Projeto Tamar, que tem um trabalho consolidado de conservação e educação ambiental”, afirmou.
Série de atividades O Museu Aberto das Tartarugas Marinhas promoverá uma série de atividades durante a Primavera dos Museus, incluindo exposições, palestras e ações educativas. Além da Codevasf, a Embrapa Tabuleiros Costeiros, a Universidade Federal de Sergipe (UFS), o Movimento Nacional ODS Sergipe, o Instituto Santuário da Mata e a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (CARE) estão entre os parceiros.
Inciativa do Ibram A Primavera dos Museus é uma iniciativa realizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com o objetivo de aproximar a sociedade dos museus e promover a valorização do patrimônio cultural brasileiro. Em sua 19ª edição, o evento traz o tema “Museus e Mudanças Climáticas”, reforçando o papel dos museus como espaços de preservação, diálogo e mobilização para enfrentar esse desafio.
11º Desfile Cívico do Augusto Franco deve reunir 8 mil pessoas neste domingo O Conjunto Augusto Franco será palco, neste domingo (28), a partir das 16h, do 11º Desfile Cívico Matriarca Edite Prejuízo, evento que já se consolidou como uma das maiores manifestações culturais e comunitárias da região. A expectativa é reunir um público de aproximadamente 8 mil pessoas. Mais de 20 bandas marciais de municípios de Sergipe e da Bahia irão se apresentar, envolvendo cerca de 2 mil participantes em um espetáculo de música, disciplina e tradição.
Novidades Entre as novidades deste ano estão a participação do Grupo Penerô Xerém, com 36 anos de história no Augusto Franco, e dos Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia. O encerramento ficará por conta da tradicional banda marcial do Colégio Petrônio Portela, símbolo da comunidade. “Esse é um momento de união que mobiliza todas as idades. Fico feliz principalmente quando vejo os idosos com suas cadeiras vibrando a cada apresentação. As bandas trazem uma elegância e uma alegria contagiante”, destacou o coordenador do desfile, Max Prejuízo.
Organização O evento é organizado pela Casa Cultural Careca e Camaradas, que celebra 22 anos de atuação voltada para a inclusão social e cultural. O desfile já integra o calendário do bairro e é aguardado ansiosamente pelos moradores a cada edição. A concentração será na Rua Maria Adolfina Costa, a mesma do Colégio Petrônio Portela, no Conjunto Augusto Franco. O 11º Desfile Cívico conta com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Emsurb, SMTT, Prefeitura de Aracaju e Governo do Estado.
Em Propriá Foi iniciada a reforma e adequação do Hospital Regional de Propriá (HRP), que passará por obras para modernizar sua estrutura física e aprimorar o atendimento à população do Baixo São Francisco. A intervenção, realizada pelo Governo do Estado, contemplará melhorias que asseguram maior acessibilidade, eficiência nos fluxos assistenciais e melhores condições de trabalho para os profissionais. “Um dos principais avanços será a instalação do tomógrafo, que vai evitar o deslocamento dos pacientes para outras unidades, garantindo mais comodidade e agilidade no atendimento”, informou a superintendente da unidade, Samara Stephany, à coluna.
No Programa Sergipe Rural deste sábado, 27: 57ª Edição do Programa “Sergipe é Aqui”, em Ribeirópolis, levando mais de 160 serviços para a população; No Alto Sertão sergipano, a ExpoGlória Nordeste se consolida como um dos maiores eventos agropecuários do Nordeste; no campo, um alerta do médico veterinário aos produtores: a planta malícia é uma ameaça às pastagens. E ainda: você vai conhecer o Recanto da Saerra, no município de Tobias Barreto, um espaço de turismo rural que encanta visitantes do Brasil e do mundo. É sábado, 27, a partir das 7h, com reprise no domingo e na quarta-feira às 8h na Aperipê TV.
Concurso No próximo domingo, 28, acontece o concurso de auditor fiscal tributário da Secretaria de Estado da Fazenda. O certame oferta 50 vagas e recebeu 6.696 inscrições de candidatos de todas as regiões do país. O maior número é da região Nordeste, com 5.508, 82% do total. Destes, 2.883 são de Sergipe e 1.271 da Bahia. A segunda região com mais participantes é a Sudeste, com 603 (9% do total), seguida de Centro-Oeste, com 335 (5%), Sul, com 134 (2%) e Norte, com 116 (também 2%). A inscrição de pessoas de todo o Brasil mostra a importância do concurso, bem como o interesse das pessoas em iniciar uma carreira na área fazendária.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).
PELO E-MAIL claudionunes@infonet.com.br
NOTA AO PÚBLICO.
O limite entre São Cristóvão e Aracaju não será solucionado com tensionamentos.
O Fórum em Defesa da Grande Aracaju apela aos municípios de São Cristóvão e Aracaju, envolvidos na disputa por uma faixa territorial, no sentido de distensionar o debate sobre o assunto e a partirem, efetivamente, para um diálogo fraterno.
Mais do que arrecadação de impostos e mais do que a propriedade da faixa de terra, estão as pessoas, razão de existir dos municípios.
Os fatos recentes, como a apresentação do cronograma de trabalho pelo Governo do Estado e o bloqueio de recursos referentes à outorga da DESO, precipitaram o debate e acirraram os ânimos entre as prefeituras, justamente os entes que têm o dever de buscar o melhor para o seu povo.
Como se sabe, trata-se de uma disputa originada na Constituinte de 1989, quando o limite entre os dois municípios foi alterado, sem, contudo, ouvir o povo, por meio de consulta popular: o plebiscito.
Desde a primeira vitória de uma empresa contribuinte do IPTU, em 1998, até os dias atuais, a população dos dois municípios tem vivido momentos de tensão e expectativa com cada decisão judicial ou com as trocas de farpas dos atores políticos das cidades envolvidas.
A faixa de terra que volta para São Cristóvão está em grande parte nos bairros Mosqueiro, Matapoã, Areia Branca e Santa Maria e, em menor parte, nos bairros São José dos Náufragos e Jabotiana.
O Fórum em Defesa da Grande Aracaju, um coletivo composto por técnicos de várias áreas, estuda o caso desde o início e não poderia deixar de se debruçar sobre o tema, visando oferecer às autoridades constituídas e, principalmente aos moradores, sugestões que possam apontar para um desfecho onde todos saiam ganhando, garantindo que o sentimento de pertencimento seja respeitado e o direito de São Cristóvão reaver parte do seu território também, pois isso significa aumento de receitas e arrecadação.
Neste sentido, além de manter e intensificar o debate e o diálogo com a sociedade de ambas as cidades, nós conclamamos as autoridades agir de forma racional.
Sabemos que a solução por meio do Poder Judiciário é muito improvável. O caminho por meio do Poder Legislativo é também difícil e lento. Resta, então, o caminho do bom senso.
As duas prefeituras precisam e devem sentar para conversar fora do tribunal, fora das audiências e fora das petições.
Do nosso ponto de vista, o Município de Aracaju, como parte executada, precisa fazer um aceno para o Município de São Cristóvão, parte exequente. Estender a bandeira branca, da paz, demonstrando disposição a uma conversa franca, visando encontrar uma saída. Essa movimentação da Prefeitura de Aracaju se revestiria num sinal de nobreza e de busca do bem comum, não é sinal de fraqueza. Neste cenário atual seria um sinal de inteligência e de compromisso com a população envolvida.
O Fórum em Defesa da Grande Aracaju entende também que seria o Governador do Estado, o grande mediador deste encontro inicial. Seria o Governador do Estado o grande pacificador dessa querela.
Como contribuição neste debate proporemos ao Governador do Estado que ele, na condição de maior autoridade no exercício de mandato eletivo no nosso estado, convide e faça a intermediação deste encontro.
Nós do Fórum em Defesa da Grande Aracaju, além da proposta de diálogo entre as duas prefeituras, sob a intermediação do Governador do Estado, faremos uma proposta de negociação extrajudicial, que pode ser oferecida à Terceira Vara da Justiça Federal, pacificando o assunto, beneficiando as duas populações, num gesto do que se pode chamar de “ganha-ganha” e pondo um ponto final neste assunto.
Aracaju, 24 de setembro de 2025.
Siga Cláudio Nunes no Instagram
https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/
Siga Cláudio Nunes no X
Siga Cláudio nunes no Blueskay
https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social
Frase do Dia
“Os velhos pecados têm sombras grandes.” Agatha Christie.