Uma fonte influente do PT no Congresso confidenciou que o súbito surgimento do nome do ex-deputado André Moura na CPMI do INSS semana passada integrou uma estratégia de parlamentares do partido para desgastá-lo em Sergipe às vésperas de 2026.
Segundo a fonte, o “estrategista” de Rogério Carvalho – senador, líder do PT no Senado e pré-candidato à reeleição – identificou em André o adversário de maior tração nas pesquisas. Após conversa com Paulo Pimenta e Rogério Correia, acionou-se a “fórmula”: fabricar a alcunha “Dono do INSS” e forçar sua convocação à CPMI, apesar da ausência de citação formal em inquéritos da PF, CGU ou Ministério da Justiça.
A expressão “Dono do INSS” não tem lastro na política sergipana e brasileira – jamais foi usada para se referir a André Moura quando foi líder do PSC e, depois, do Governo no Congresso. É rótulo de marketing para reconhecimento imediato e associação negativa: a velha tática de repetir a suspeita até que pareça verdade.
O esforço esbarrou nos fatos: o ex-diretor do INSS Alexandre Guimarães não confirmou qualquer vínculo de André com fraudes; disse não o conhecer pessoalmente e ter tratado apenas com a assessoria da Liderança do PSC à época de sua indicação. Sem fato novo, restaram três requerimentos não aprovados pela CPMI, todos de agosto, assinados por deputados do PT, para levá-lo a depor – embora seu nome não conste como investigado, nem tenha sido formalmente citado no inquérito.
Em suma: muito barulho, nenhuma prova!
Há ainda o contrafactual: a deputada Yandra Moura, filha de André, apoiou e assinou desde o início o requerimento de abertura da CPMI. Se houvesse envolvimento do pai, faria sentido impulsionar o colegiado que poderia atingi-lo? O fato objetivo rompe a lógica da insinuação e expõe o caráter eleitoreiro do rótulo.
Do ponto de vista da comunicação política, trata-se do manual clássico: cria-se um rótulo; enquadra-se o adversário numa crise nacional; força-se o tema numa arena institucional; e explora-se o noticiário com suspeitas sem aderência probatória. Inverte-se o ônus da prova: primeiro marca-se o alvo; depois, procura-se um fato que justifique a marca. Sem ele, mantém-se a fumaça – “se está na CPI, algo deve haver”.
Há, portanto, articulação para pautar o nome de André Moura na CPMI, comprovada por requerimentos e pelo rótulo repetido nas redes sociais e em blogs de pessoas ligadas ao PT sergipano e também de Brasília.
Uma outra fonte com bom trânsito entre os assessores de Rogério Carvalho em Sergipe contou a este colunista, pedindo confidencialidade, que a tentativa de associar André Moura ao escândalo do INSS sem provas não deve ser o único ataque direcionado ao ex-deputado pela campanha do senador petista. Até outubro de 2026, muitas pancadas, fake news e narrativas vão rolar.
Até aqui, o caso fala mais de engenharia narrativa do que de verdade factual. O selo “Dono do INSS” não passou no teste dos fatos: ficou nos requerimentos, na retórica e no slogan. Quando o ruído baixa, sobra o essencial – a completa ausência de provas.

Sinapro Sergipe Lidera discussão sobre a Nova Lei de Licitações em palestra no próximo dia 12, no TCE/SE O SINAPRO SERGIPE traz para Aracaju, a palestra sobre “A Nova Lei de Licitações (Lei 14.133/2021)”, que abordará as mudanças e seus impactos no setor de publicidade. O evento vai acontecer no dia 12 de novembro, às 8h30, no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe. A palestra vai contar com a presença de Dudu Godoy, vice-presidente da Fenapro, do Sinapro-SP e do Cenp – Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário, e Paulo Gomes, consultor jurídico do Sinapro-SP e do Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário (Abap).
Importância Rodrigo de Freitas, presidente do Sinapro/SE, destaca a importância deste evento para a área de comunicação: “Esta palestra é uma oportunidade única para que profissionais de comunicação e gestores públicos compreendam as novas diretrizes que afetarão o nosso mercado. É fundamental estarmos atualizados para garantir a transparência e a eficácia nas licitações públicas.” O evento é destinado a profissionais da comunicação, gestores públicos e todos os interessados no tema. Esta é uma chance, de se atualizar sobre as diretrizes que moldam o setor de Comunicação. E mais: o evento é gratuito. Segue link de inscrição: https://www.sympla.com.br/evento/palestra-dica-legal—a-nova-lei-de-licitacoes-lei-141332021/3196086
Crescimento Sergipe vive um momento de crescimento econômico, com turismo em alta e recordes na geração de empregos. Durante o Café ponto Gov, realizado nessa terça-feira, 4, o governador Fábio Mitidieri apresentou dados que reforçam o bom desempenho do estado. Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, Sergipe obteve o segundo maior crescimento do país em empregos formais, totalizando 357.444 trabalhadores com carteira assinada e saldo positivo de 5.962 vagas em setembro. O crescimento progressivo do emprego em Sergipe – fruto de políticas articuladas – fez com que, no mês de setembro, o total de pessoas trabalhando com carteira assinada ultrapassasse o de famílias beneficiárias do programa Bolsa Família. “O sergipano dorme tranquilo sabendo que o estado está no rumo certo, com geração recorde de empregos e aumento da receita”, pontuou Fábio Mitidieri.
Destino turístico Foram apresentados também pelo governador Fábio Mitidieri os dados da movimentação econômica e turística no estado no mês de junho, durante os eventos promovidos pelo Governo do Estado, que tem o Arraiá do Povo e a Vila do Forró como carros-chefe. Fábio afirmou que Sergipe deixou de ser apenas um local de passagem e passou a ser destino turístico. Para se ter uma ideia, Sergipe registrou média de permanência no estado de quatro dias, movimentando hotéis, restaurantes e serviços em todas as regiões. “Hoje podemos dizer que não existe mais baixa estação no estado. Sergipe tem turista o ano inteiro”, reforçou Mitidieri.
A construção de um “caso” contra André Moura: como a CPI do INSS virou palco de uma narrativa eleitoral pré-fabricada Uma fonte influente do PT no Congresso confidenciou que o súbito surgimento do nome do ex-deputado André Moura na CPMI do INSS semana passada integrou uma estratégia de parlamentares do partido para desgastá-lo em Sergipe às vésperas de 2026. Até aqui, o caso fala mais de engenharia narrativa do que de verdade factual. O selo “Dono do INSS” não passou no teste dos fatos: ficou nos requerimentos, na retórica e no slogan. Quando o ruído baixa, sobra o essencial – a completa ausência de provas.
Saúde de Aracaju recebe Menção Honrosa por excelência na gestão e transparência do SUS O município de Aracaju recebeu, pela primeira vez, a Menção Honrosa pela Certificação dos Instrumentos de Gestão do SUS, concedida durante seminário promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), na última quinta-feira, 30 de outubro. O resultado é fruto do trabalho desenvolvido pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que mantém seus instrumentos de planejamento atualizados e alinhados às diretrizes nacionais do Sistema Único de Saúde (SUS).
Gestão mais moderna e acessível A certificação é concedida aos municípios que mantêm seus instrumentos de planejamento como o Plano Municipal de Saúde, a Programação Anual de Saúde e os Relatórios Quadrimestrais, atualizados no sistema DigiSUS Gestor, do Ministério da Saúde. Essa prática assegura o cumprimento de prazos legais e promove uma gestão mais moderna e acessível aos cidadãos.
Esforço coletivo A consultora extraordinária da SMS, Iraneide Santos, esteve presente no ato e ressalta que o reconhecimento reflete o esforço coletivo das equipes, bem como, o compromisso com a transparência na aplicação dos recursos públicos. “Foi uma menção muito valorosa para a Secretaria Municipal de Saúde. Representa o cumprimento da legislação do SUS, especialmente da Lei Complementar nº 141 de 2012, que reforça o princípio da transparência. É garantir que a população conheça as ações, os serviços e os investimentos realizados para a execução da política pública de saúde”, destacou.
Instrumentos de gestão atualizados A consultora extraordinária também ressaltou que a Saúde de Aracaju mantém todos os instrumentos de gestão atualizados. Dentro das etapas essenciais, na última segunda-feira, 03, foi apresentada à prefeita Emília Corrêa, o Plano Municipal de Saúde (PMS) 2026-2029. Este é o principal instrumento que estabelece as diretrizes, objetivos, metas e ações que irão nortear as políticas públicas de saúde em Aracaju nos próximos quatro anos.
Execução e plano de ações “O material foi estruturado com base em diretrizes claras, conectando os subsídios à execução das ações e ao plano de soluções da gestão. Foram analisados relatórios de conferências ligadas a políticas sociais, índices do Tribunal de Contas e consultas públicas, garantindo alinhamento às demandas da cidade e às prioridades da administração”, enfatizou. Com essa conquista, que também é atribuída aos esforços do Conselho Municipal de Saúde, a Prefeitura de Aracaju reforça seu protagonismo na gestão pública da saúde, ao garantir que o planejamento e a execução das ações da SMS sigam princípios de transparência e eficiência.
Superávit primário
Sergipe registrou o maior índice de superávit primário do país, de acordo com o Centro de Liderança Pública (CLP), tendo como referência o ano de 2024. O indicador é resultado da política fiscal adotada pelo Governo do Estado para incrementar a arrecadação, sem aumentar a carga tributária, e controlar despesas, preservando assim o equilíbrio das contas públicas e os recursos necessários para a realização de investimentos e quitação dos compromissos financeiros.
Superávit primário II No ano passado, Sergipe alcançou um superávit primário de R$ 1,6 bilhão, o maior da sua história. Quando se leva em consideração a relação entre o superávit e o Produto Interno Bruto (PIB), o estado alcançou o melhor índice dentre todas as unidades da federação (2,4), ficando a frente do Maranhão (2,15), Rio de Janeiro (1,85), Acre (1,77) e Amapá (1,45). O superávit primário é um indicador que mede a diferença entre as receitas (arrecadação e transferências constitucionais) e despesas empenhadas (valores reservados para o pagamento de salários, investimentos e custeio).
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).
NO SERGIPE RURAL DESTA SÁBADO 08 DE NOVEMBRO// COOPERATIVA DE PRODUTORES DE FARINHA DE CAMPO DO BRITO EXPORTA 27 TONELADAS DO PRODUTO PARA O MERCADO EUROPEU.// REBANHOS DE PEQUENOS CRIADORES DE CANHOBA RECEBEM VACINAÇÃO CONTRA BRUCELOSE E CLOSTRIDIOSE POR MEIO DO PROGRAMA PECUÁRIA MAIS FORTE, DO GOVERNO DO ESTADO.// FAZENDA FAMILIAR DE GARARU SE TORNA REFERÊNCIA NA PRODUÇÃO DE MILHO E CELEBRA UMA DAS MELHORES COLHEITAS DOS ÚLTIMOS ANOS.// AGRICULTURA, PECUÁRIA E PISCICULTURA GANHAM FORÇA COM APOIO DA PREFEITURA DE LAGARTO// E AINDA: TERCEIRA EDIÇÃO DO LEILÃO GENÉTICA GIROLANDO JARDIM DAS PALMEIRAS, EM ESTÂNCIA, REÚNEM CRIADORES, TÉCNICOS E ANIMAIS DE ALTO PADRÃO GENÉTICO EM AÇÃO.// SÁBADO AS 7 DA MANHÃ E REPRISES DOMINGO E QUARTA AS 8h NA APERIPÊ TV.
PELO E-MAIL claudionunes@infonet.com.br
Siga Cláudio Nunes no Instagram
https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/
Siga Cláudio Nunes no X
Siga Cláudio nunes no Blueskay
https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social
Frase do Dia
“A caridade é sempre a vi mestra do caminho de fé”. Papa Francisco.