A politica da antipolítica virou meio de vida para muitos

                                           Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
     “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O ex-candidato a prefeito Pablo Marçal  – graças ao eleitorado derrotado no 1º turno na capital paulista – é o principal representante da política da antipolítica como meio de vida e que criminaliza todos os outros políticos de verdade. Não base ideológica e muito menos ações e projetos. Quer apenas polarizar e tem como base as redes sociais onde o circo (com devido respeito aos palhaços) e a política da terra arrasada dos ataques, das baixarias, das fake News ganham espaço para os que passam ao largo da política.

Em Sergipe tem os casos  de “lideranças” que de dois em dois anos ganham muito dinheiro para prepararem uma “logística eleitoral”. Inclusive para forasteiros que vem para Aracaju conquistarem mandatos sem nem mesmo conhecerem os bairros da cidade. Basta algumas “milhões“ de intenções “maravilhosas” e “lotéricas”, aliadas as “lideranças” certas que o mandato é conquistado. E a PF, a Procuradoria Eleitoral e a Justiça Eleitoral “ fazem ouvidos de mercador.

O Brasil, após a redemocratização, teve um período de grandes debates eleitorais. Onde políticos da direita, do centro e da esquerda debatiam dentro das quatro linhas, não só respeitando os adversários sem ataques e agressões pessoais, mas também respeitando os poderes e a democracia.

Hoje indivíduos que praticam agressões e violências de todos os tipos tem respaldo de um percentual significativo do eleitorado. Um eleitor que não tem concepção alguma e têm como ídolos políticos que exibem um poder e uma credibilidade que nunca tiveram e nunca terão.

Com isso essa categoria de político que prega a antipolítica como meio de vida e este percentual do eleitorado que apóia o caos, afasta da verdadeira políticos os bons que querem um mandato de acordo com o debate democrático e a livre escolha do eleitorado.

É preciso restabelecer valores ético e moral. Confundir a malandragem e a antipolítica com democracia é alienação e ignorância total. É preciso voltar a trilhar a normalidade da disputa eleitoral porque da forma que se encontra corre o risco de enveredar de uma vez num caminho altamente perigoso para a democracia.

Lagarto: Prefeito eleito Sérgio anuncia Goretti Reis e Luciano Júnior como secretários de Saúde e Agricultura Deu no “O Bolo é Grande”: O prefeito eleito de Lagarto, Sérgio Reis, confirmou, na terça-feira, 15, durante entrevista ao radialista JC, programa ‘O Povo no Rádio’,  mais nomes para compor seu secretariado. A enfermeira e ex-deputada estadual Goretti Reis será a nova secretária Municipal de Saúde. Já Luciano Júnior, com vasta experiência no setor agrícola, assumirá a pasta da Agricultura.

Carreira na saúde Goretti, natural de Lagarto, possui uma sólida carreira na área da saúde. Ela é mestre em Ciências da Saúde e já ocupou cargos importantes, como o de secretária Municipal de Saúde em Lagarto e Aracaju. Além disso, foi deputada estadual por quatro mandatos, destacando-se em sua atuação legislativa em defesa da saúde pública e dos direitos da mulher.

Experiência profissional Luciano Júnior também é lagartense e traz consigo uma forte bagagem acadêmica e profissional. Graduado em Estatística e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), ele possui pós-graduação em Economia e mestrado em Ciência da Propriedade Intelectual. Com 15 anos de experiência como analista da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa), atualmente ele está cedido ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), onde atua como assessor e superintendente substituto.

Equipe técnica e qualificada A indicação de ambos reforça o compromisso de Sérgio em formar uma equipe técnica e qualificada para atender as necessidades da população lagartense, conforme frisado por ele durante a campanha eleitoral para prefeito.

Sergipe lidera Sergipe registrou o maior crescimento em volume de serviços no Brasil na comparação dos resultados alcançados entre agosto de 2023 e agosto de 2024, ocupando o 1º lugar. A informação foi confirmada pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada pelo IBGE. Com um crescimento de 10%, Sergipe fica bem acima da média nacional registrada de 1,7% de alta no período. Em termos de receita nominal, que mede o valor das vendas, Sergipe apresentou crescimento de 18% no mesmo período, liderando, também, o ranking nacional.

Sergipe lidera II No acumulado do ano, Sergipe ocupa a 2ª posição, com uma alta de 11,9% no índice de receita nominal, ficando atrás apenas do Amazonas, que registrou 12,8%. Esse resultado, segundo o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles, é resultado de um momento de fortalecimento da economia sergipana, que avança em um ritmo robusto e sustentável.

Paralisação de três dias marca protesto dos professores em Sergipe Infonet: Em prol de direitos trabalhistas, os professores da rede estadual de ensino de Sergipe iniciam na terça-feira, 15, uma paralisação de três dias da categoria. O primeiro ato foi uma manifestação no calçadão do centro de Aracaju. A ação é organizada pelo Sindicato dos Professores (Sintese) em protesto contra o que avalia como “destruição da remuneração” dos docentes por parte do Governo de Sergipe. A mobilização da categoria segue até quinta-feira, 17.No entendimento do Sintese, a administração estadual quer retirar alguns direitos da categoria, a exemplo do triênio, além de “mutilar” a Gratificação de Atividade em Tempo Integral (GATI), o que representaria o fim da possibilidade de um processo de valorização de professoras e professores, na avaliação do sindicato. Toda matéria aqui.

Segundo Mandato Após as eleições, o vereador Sargento Byron – Estrelas do Mar (MDB) comemora a aprovação da população aracajuana para assumir o seu segundo mandato, com 3.289 votos. Em sua primeira legislatura, enquanto vereador por Aracaju, Byron contabiliza mais de 300 indicações protocoladas para toda a cidade, além de mais de 70 Projetos de Leis na Casa.

Pautas No tocante às contribuições quando se fala nos bairros de Aracaju, o mandato do vereador também tem deixado forte digital no Santa Tereza, Santa Maria, Farolândia, São Conrado, Jabotiana, Bugio e 18 do Forte. Quanto às pautas defendidas por Byron, os direitos da pessoa com deficiência, a inclusão social, terceiro setor, saúde, segurança pública, educação, esporte e empreendedorismo ganham força.

Combate à seca  Os municípios de Nossa Senhora da Glória, Monte Alegre, Tobias Barreto, Poço Redondo, Carira, Poço Verde, Frei Paulo e Nossa Senhora de Aparecida foram as localidades que receberam a homologação estadual que permite a articulação conjunta entre União, Estado e Municípios de combate à seca. Conforme texto publicado no Diário Oficial do Estado, os municípios terão a liberação de recursos e a execução de ações emergenciais, como a Operação Carro-Pipa. Ao todo, foram captados R$ 8,4 milhões em recursos federais.

 

 

 

 

 

 

 

Aracaju sedia abertura do 1º Encontro Nacional Cidade Empreendedora O 1º Encontro Nacional Cidade Empreendedora teve início na segunda-feira, 14, no Museu da Gente Sergipana, em Aracaju/SE. A abertura foi realizada capital, mas o Encontro passará por mais cinco municípios até sexta-feira, 18, com uma programação especialmente desenvolvida para os representantes das 27 Unidades Federativas.

 Planos para o programa Estiveram na abertura a superintendente Priscila Felizola, e o diretor técnico Brenno Barreto. A direção do Sebrae Sergipe apresentou planos de aumentar a cobertura do programa para 80% do território sergipano. “É uma grande honra recebermos analistas técnicos dos Sebraes de todo o país para essa troca. Sergipe é um estado pequeno que carrega um grande potencial, muitos deles já identificamos com o Cidade Empreendedora, mas queremos atingir ainda mais cidades com as soluções do Sebrae. Fico muito feliz em ter todos os estados aqui representados e compartilhando a vontade de fomentar os pequenos negócios”, disse Priscila.

Simbolismo A realização do Encontro neste momento carrega consigo o simbolismo do final de um ciclo e início de um novo. Durante as reuniões e palestras, será avaliado o trabalho realizado pelo Cidade Empreendedora (CE) nos últimos quatro anos – período de uma gestão municipal –, além de preparar os presentes para o próximo ciclo, com início em 2025, junto com os novos mandatos de prefeitos.

Valorização do eixos A programação foi organizada de forma em que os eixos de trabalho do programa sejam valorizados, seja por meio de palestras ou demonstração de casos. Durante a abertura, foram apresentados e detalhados os 10 eixos com os quais o Sebrae vai basear o seu trabalho nos municípios, dentro dos próximos anos: 1) gestão e políticas públicas; 2) lideranças locais e governança; 3) simplificação; 4) sala do empreendedor; 5) compras públicas e acesso a crédito; 6) empreendedorismo na escola; 7) inclusão socioprodutiva; 8) identidade, vocações e mercado; 9) inovação e 10) resiliência climática e sustentabilidade. Estes eixos estão alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e funcionam como ferramentas de diagnóstico e planejamento. Eles estão focados na agenda de desenvolvimento municipal, com estratégias de fomento e ações de atuação para a valorização do pequeno negócio local.

Consistência do trabalho do Sebrae/SE De acordo com o coordenador nacional do CE, Maurício Tedeschi, a escolha por Sergipe para sediar este primeiro encontro foi motivada pela consistência do trabalho realizado pelo Sebrae estadual nesses eixos e por características dos municípios sergipanos. Ele também destacou a importância do balanço do ciclo de trabalho realizado até o momento. “O programa realizado aqui em Sergipe tem sido feito de forma exemplar e trazer o encontro até aqui foi uma escolha muito natural. Além disso, o perfil dos municípios sergipanos se aproxima muito da maioria da realidade municipal brasileira, Sergipe consegue conter em si a representatividade dos municípios brasileiros. Então, estamos muito empolgados para encerrarmos aqui um ciclo de quatro anos e nos prepararmos para o próximo ciclo com as gestões municipais eleitas. É um encontro que objetiva uma celebração do trabalho concluído e um alinhamento para os próximos anos.”, explicou.

Reflexão A gerente da Unidade de Ambiente de Negócios e gestora estadual do CE, Marianita Mendonça, faz coro com o coordenador ao afirmar que o encontro possibilita de aperfeiçoamento do programa. “Podemos refletir e sair daqui com estratégias importantes para o novo ciclo, pensando nos desafios futuros para contribuirmos de maneira mais efetiva”.

In loco Um outro intuito da programação do evento é levar os participantes até o local onde se encontram alguns casos de sucesso que foram executados por meio das soluções do Sebrae. “Por ser um estado pequeno, Sergipe nos oferece essa possibilidade de apresentar os cases de maneira regional. Pretendemos que seja uma enorme troca de experiências, enriquecedora e interessantíssima, entre todos os estados”, concluiu a gerente.

A semana Nos próximos dias, a programação será realizada em outras cidades sergipanas. Confira:  ontem, 15/10: São Cristóvão; hoje, 16/10: Canindé do São Francisco; amanhã, 17/10: Moita Bonita e Divina Pastora; Sábado, 18/10: Indiaroba.

Custo da construção civil no estado deve impulsionar mercado imobiliário, aponta presidente da Associação dos Corretores de Imóveis de Sergipe O baixo custo da construção civil em Sergipe registrado em setembro deste ano pode influenciar positivamente o mercado imobiliário local, tornando o estado uma opção atraente para novos empreendimentos. A estimativa é do presidente da Associação dos Corretores de Imóveis de Sergipe (ACI/SE), Anderson Ramos. Com um custo de R$ 1.581,91 por metro quadrado, Sergipe oferece um ambiente mais acessível para construtoras e investidores, quando comparado a outros estados brasileiros, onde os preços são geralmente mais elevados.

 Estímulo Segundo o presidente da Associação dos Corretores de Imóveis de Sergipe, essa vantagem de custo pode estimular o crescimento do setor imobiliário, promovendo a construção de novas moradias e projetos comerciais a preços mais competitivos. “Com o déficit habitacional existente, há uma demanda significativa por novos imóveis. O mercado aquecido, aliado aos custos mais baixos de construção, torna os preços finais mais atrativos para os compradores, o que pode acelerar o ritmo das vendas”, afirmou Anderson Ramos.

 Custos dos materiais Dados do Observatório de Sergipe indicam que o custo dos materiais foi de R$ 959,18 por metro quadrado, enquanto o custo da mão de obra ficou em R$ 622,73. Isso cria uma oportunidade para empresas obterem maior margem de lucro e retorno sobre o investimento, aproveitando tanto os preços competitivos dos materiais quanto a alta demanda.

 Potencial de atração Anderson Ramos também destacou o potencial de atração de investidores de outras regiões, interessados em aproveitar o custo mais acessível e o potencial de valorização dos imóveis em Sergipe. “O estado se torna atrativo para quem busca imóveis para aluguel, veraneio, ou mesmo revenda após a valorização. Com preços competitivos e boas oportunidades de retorno, o mercado local tende a atrair ainda mais investidores”, acrescentou o presidente da ACI/SE.

 Baixo custo Além disso, o baixo custo da construção civil em Sergipe deve impactar o valor dos imóveis já existentes. “Os imóveis novos, com preços mais baixos, estão se tornando uma concorrência significativa para os imóveis prontos para morar. Já estamos percebendo uma escassez desses imóveis prontos, em parte devido ao déficit habitacional. Quem precisar vender com urgência pode ter que reduzir o preço dos seminovos para competir”, explicou Ramos.

 Previsão para 2025 Para o próximo ano, a previsão é de um aumento significativo nos lançamentos imobiliários, impulsionado pelas condições facilitadas de financiamento. “Em 2025, espera-se que as construtoras, especialmente as de Sergipe, lancem em média quatro empreendimentos cada uma. Dependendo da redução de preços e da velocidade das vendas, esse crescimento pode ser ainda maior”, concluiu o presidente da Associação dos Corretores de Imóveis de Sergipe.

 PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).

 PELO E-MAIL  claudionunes@infonet.com.br 

 PELO TWITTER

 www.x.com/viagempassado

 Em 1988 um macaco quase foi eleito prefeito no Rio de Janeiro.

 Tião era um macaco famoso por seu mau humor e por jogar fezes nos visitantes do zoológico. Ele foi lançado como candidato pela revista humorística Casseta Popular, com apoio do deputado Fernando Gabeira, como forma de protesto contra os candidatos oficiais.

 O slogan era “Tião, Tião, o candidato do povão”. A brincadeira pegou e Tião recebeu cerca de 400 mil votos, o que o colocaria em terceiro lugar na disputa, se sua candidatura fosse válida.

E você, votaria no macaco Tiao?

 

 

 

 

 

 

www.x.com/francescoassisi

 Vogliamo insieme riaffermare che ogni uomo ed ogni donna, ogni fratello e ogni sorella deve poter realizzare pienamente la propria unicità e vedere riconosciuta la propria dignità di persona. https://sanfrancescopatronoditalia.it/notizie/eventi/il-messaggio-francescano-rivolto-ai-leader-mondiali-radunati-ad-assisi-53560

 Juntos, queremos reafirmar que cada homem e cada mulher, cada irmão e cada irmã devem ser capazes de realizar plenamente a sua singularidade e ter a sua dignidade como pessoa reconhecida.

 

 

 

 

 

 

www.x.com/tvalese

 A Escola do Legislativo de Sergipe preparou uma extensa programação para este mês de outubro, que inclui palestras, cursos e projetos culturais. O coordenador de Cultura da Elese, Beneti Nascimento, falou sobre os eventos: https://www.youtube.com/watch?v=TBLS9A2SMRA&feature=youtu.be

 

 

 

 

 

 

 

www.x.com/AntonioSamarone

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PELA Bluesky

  https://bsky.app/vieneinpace.bsky.social  

 A Folha de SP teve sei lá quantos jornalistas ameaçados de morte durante quatro anos de governo Bolsonaro mas ainda assim segue reportando a extrema direita como se fosse a coisa mais normal, mais moderada do mundo. Realmente, o jornalista é visto como boneco de posto pra dono de jornal

 https://bsky.app/silvazuao.bsky.social

 primeiro o banco fala que tem pix ilimitado e agora ele fala que eu tenho zero reais na conta. qual o sentido.

Siga Cláudio Nunes no Instagram

https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/

Siga Cláudio Nunes no Twitter

https://x.com/BlogClaudioNun

Siga Cláudio nunes no Blueskay

https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Frase do Dia

“Eu penso na finitude, porque está perto. Tenho menos tempo adiante do que aquele que já passou. E isso não é uma festa. Na hora de ir, eu vou ter pena. Eu gosto muito da vida, o que eu vou fazer?” Fernanda Montenegro, hoje, 16 de outubro, 95 Anos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fausta Speranza – Vatican News

É necessário continuar “o trabalho de conscientização no cuidado da criação”, “há um grande ensinamento naquela oração que há oito séculos nunca deixou de bater e que São Francisco compôs no final de sua vida”. Foi assim que o Papa Francisco, através da mensagem enviada pelo secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, expressou encorajamento pela iniciativa que aconteceu na manhã desta terça-feira (15/10) na sede da Embaixada da Itália junto à Santa Sé, 800 anos após a redação do Cântico das Criaturas por São Francisco. Aqui: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2024-10/cantico-das-criaturas-francisco-semana-lingua-italiana-no-mundo.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais