Ainda sobre o Espaço Cultural Zé Peixe e o restaurante Popular

                                   Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
     “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O blog foi informado que o restaurante Popular Padre Pedro está ocupando  apenas uma parte do Espaço Cultural Zé Peixe, e que a parte de cima ficou para o referido memorial que inclusive, será climatizado. Alguém já viu o governo divulgando o Espaço Cultural Zé Peixe? Até mesmo para os sergipanos conhecem quem foi o prático Zé Peixe no Espaço Cultural terminando com um passeio de “Tototó” (reconhecido como patrimônio cultural e imaterial através de projeto da deputada Ana Lúcia em 2011) pelo rio Sergipe.

Quem acha que o turista vai ao local com uma enorme fila em frente?

Quem tem fome não tem culpa do governo ter compartilhado um espaço cultural e turístico com uma ação social. Será que o governo não teria outro espaço no centro?

Na verdade, o governo Mitidieri pecou em entregar a parte cultural para acordos políticos, assim como o turismo.

Em Sergipe o turismo confunde o público e o privado. Ninguém sabe quando os gestores estão defendendo uma ação pública ou uma ação individual de seus negócios.

Essa mistura está clara e a essência das ações particulares, ou seja, empresariais, se sobressaem. Que diga o Pré-Caju…

Pouco Valor a cultura sergipana

Aliás, sobre a cultura sergipana e a demagogia da sergipanidade de muitos políticos um relato de um amigo/cidadão e leitor do blog que veio morar em Sergipe há alguns anos por conta do trabalho numa empresa pública federal: “Em relação à cultura sergipana, percebo que realmente por aqui lhe dão pouco valor. Talvez por ser uma cidade jovem, comparada com São Luís, de onde venho, que tem mais de 400 anos. Não sei. Sei que pergunto a amigos locais, que acham que São João é o Arraial do Povo, cheio de cantores e cantoras de fora, a origem do Lambe sujo e Caboclinhos, e ninguém sabe dizer. Pergunto onde posso ouvir músicas sergipanas num barzinho à noite, e ninguém responde. Na verdade só reconheço uma música feita por um sergipano, aquela do Chico Queiroga. Pergunto outras e ninguém sabe dizer. Zé Peixe sim, é orgulhosamente citado, mas ainda assim fazem isso com o espaço dele. Estranho…”

Imbróglio envolvendo disputa Aracaju/São Cristóvão: moradores estão no prejuízo O STF já decidiu que Aracaju terá que devolver cerca de 11% do território de São Cristóvão envolvendo uma parte do Mosqueiro passando pela área de expansão do conjunto Santa Lúcia, no Jabotiana. O problema é que enquanto a situação não se encerra, muitos moradores estão no prejuízo. A Prefeitura de São Cristóvão já começou a mudar o nome das ruas, como por exemplo a Antônio José dos Santos que passou a ser Rua Prefeito Paulo Correia dos Santos. Moradores vão no posto de saúde – mesmo com o título em Aracaju – e estão tendo seus pedidos e consultadas negados porque para agora o endereço é em São Cristóvão. Os dois prefeitos deveriam adequar a situação destes moradores, atendendo a todos, até a transferência definitiva.

Ulices Andrade não será candidato a vicer-governador O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, Ulices Andrade, enfatizou ontem que não será candidato a vice-governador na chapa do governador Fábio Mitidieri (PSD), em 2026, como especularam, nos últimos dias, alguns setores da mídia. “Não há nenhum projeto político sendo tocado nessa direção. Fico lisongeado e agradeço às referências positivas em torno do meu nome. Mas ficarei aonde estou, cumprindo dedicadamente as minhas funções institucionais no TCE”

Jeferson Andrade vice-governador Mas, já com relação ao nome do deputado Jeferson Andrade, seu filho, presidente da Assembleia Legislativa, cogitado para a vaga de candidato a vice-governador, o posicionamento do conselheiro Ulices Andrade é claro e objetivo. “Nesse caso estamos diante de um fato real. O próprio governador Fábio Mitidieri e outras importantes lideranças da base aliada do governo comentam publicamente sobre essa possibilidade. A posição de Jeferson no processo tem sido muito respeitada e parece até estar bem estabelecida.

Nova geração “Jeferson é um nome da nova geração de líderes sergipanos e que, por sua história, suas qualificações políticas, morais, legislativas e administrativas sempre postas a serviço do interesse público, dos direitos humanos e da democracia, está perfeitamente preparado para exercer qualquer cargo de alto nível da política em Sergipe e no Brasil. Disso, eu não tenho a menor dúvida ” – concluiu o conselheiro Ulices Andrade.

Títulos de terra Quase 1.600 títulos de terras foram entregues pelo Governo do Estado à população rural no município de Poço Verde, no último sábado, 30. A solenidade, marcada por ampla participação popular, contou com a presença da primeira-dama e secretária de Estado da Assistência Social, Érica Mitidieri, que esteve representando o governador Fábio Mitidieri, do secretário da Agricultura, Zeca da Silva (Seagri), além do prefeito da cidade, Roberto Barracão, vereadores e demais autoridades. Essa política de Regularização Fundiária estadual visa democratizar e otimizar o uso das terras, visando promover a legalização e segurança jurídica das propriedades destinadas à produção agrícola e seus agricultores.

Títulos de terra II Érica Mitidieri ressaltou que a regularização representa a valorização do campo e o fortalecimento da segurança alimentar. Para ela, a entrega dessas escrituras significa mais esperança na vida dos beneficiários. “É mais independência financeira, cidadania e segurança jurídica, fomentando o desenvolvimento de suas terras e de outras estruturas que podem surgir. É um dia histórico. Nosso governador sabe da importância disso e tem se empenhado para entregar cada vez mais”, disse. Em apenas dois anos, o programa Minha Terra já realizou a entrega de 4.357 títulos a produtores rurais. O objetivo agora é beneficiar 10 mil famílias até o final do próximo ano. O investimento da gestão estadual na iniciativa chega a R$ 10 milhões.

Foto: Vitor Samuel/PMA

 

 

 

 

 

 

 

Prefeita Emília lança projeto Novo Olhar para ampliar linha de cuidado oftalmológico A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, lançou no último sábado, 30, o projeto “Novo Olhar”, que tem como objetivo reduzir o tempo de espera por procedimentos e ampliar a linha de cuidado oftalmológico, com atenção especial a pacientes diabéticos e a tratamentos de alta complexidade. Por meio da Secretaria Municipal da Saúde, o serviço, resultado de chamamento público, garantirá atendimento integral e contínuo aos pacientes. As consultas e exames estão sendo realizados em unidades montadas no Aracaju Parque Shopping, no bairro Industrial, e as cirurgias serão feitas no Centro de Especialidades Médicas (Cemar), no bairro Siqueira Campos, ou em clínicas conveniadas.

Atendimento digno “O Novo Olhar é um projeto que vai ajudar efetivamente quem precisa de cuidado oftalmológico, pessoas que já não estavam enxergando bem e algumas até perdendo a visão. Por meio dessa iniciativa, vamos ofertar um atendimento digno e, com fé em Deus, zerar essa fila. Serão exames, cirurgias, tudo o que for necessário. A ação começa aqui nessa área, mas também será realizada dentro do shopping, para oferecer ainda mais dignidade”, salientou Emília Corrêa, destacando o papel da administração municipal na efetivação de políticas públicas. “Essa é uma gestão acolhedora, que respeita o direito das pessoas, que não podem mais esperar. Então vamos correr para entregar. Hoje tem muita gente feliz, sabendo que vai fazer o exame e, se necessário, a cirurgia”, completou.

Oferta mensal A iniciativa prevê a oferta mensal de mais de 4 mil consultas, 800 cirurgias de catarata, 300 cirurgias de pterígio, 800 mapeamentos de retina, 300 retinografias coloridas, entre outros procedimentos. De acordo com a secretária da Saúde de Aracaju, Débora Leite, o Novo Olhar foi pensado para atender a alta demanda de pacientes. “É um projeto em que conseguimos atender no volume da demanda. Em Aracaju, tínhamos apenas seis oftalmologistas no Cemar e algumas clínicas que realizavam procedimentos, mas em um volume muito abaixo do que a população necessitava. Por isso, precisávamos de um projeto como esse”, explicou.

Mobilização de toda equipe “Nós, quando assumimos a gestão, não tínhamos nem contratação nem orçamento para isso. Então, mobilizamos toda a equipe da prefeita Emília, não apenas a Secretaria da Saúde, mas também a Fazenda e a Seplog. Inclusive, tivemos que enviar à Câmara de Vereadores uma mudança de objeto de emendas para que a gente pudesse realmente ter o financiamento”, destacou Débora, ao detalhar a estrutura dos atendimentos. “Aqui temos capacidade para atender 400 pessoas por dia, com quatro contêineres para consultas e exames, inclusive os mais complexos, que não estavam previstos em outros contratos. Continuamos com clínicas conveniadas em Aracaju, e as cirurgias serão realizadas nelas ou no nosso Cemar”, acrescentou.

Expansão do acesso aos procedimentos Além de consultas e cirurgias convencionais, a nova linha de cuidado oftalmológico vai expandir o acesso a procedimentos mais complexos, como vitrectomia posterior, correção de estrabismo, transplante de córnea e esclera, tratamento cirúrgico de glaucoma e catarata congênita, tratamentos a laser, além da ampliação do tratamento medicamentoso de retina (Anti-VEGF). O serviço também incluirá procedimentos avançados, como implante de anel intraestromal e radiação para cross linking corneano, fundamentais para o tratamento de doenças como o ceratocone.

Gestão fiscal A secretária de Estado da Fazenda, Sarah Tarsila, comemorou os resultados do levantamento realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e elencado no Ranking de Competitividade dos Estados 2025, que mostra Sergipe com a 4ª melhor gestão fiscal do país. O dado sinaliza um avanço de sete colocações em relação ao ano anterior. “Ao implementar uma política de responsabilidade fiscal, garantimos que os compromissos financeiros sejam cumpridos e que o Estado tenha à disposição os recursos necessários para implementar as políticas públicas que beneficiam a população”, destacou Sarah.

Aeromédico O serviço Aeromédico do Governo do Estado, uma parceria entre Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Grupamento Tático Aéreo (GTA), já ajudou a salvar 285 vidas de forma ágil e segura, desde a sua implementação em 2023. O recurso está disponível em todo o estado e seu principal objetivo é diminuir o tempo-resposta das ocorrências de urgência e emergência, possibilitando que as vítimas recebam um atendimento rápido e reduzindo o risco de mortes. No total, 29 profissionais habilitados trabalham para manter o serviço com agilidade e qualidade, sendo 15 médicos e 14 enfermeiros emergencistas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Parcerias com empresas sergipanas viabilizam participação de 3 atletas no Panamericano de Karatê Do no Peru  E graças a parceria com empresas sergipanas três atletas sergipanos estão prestes a participarem no anamericano de Karate Do de 3 a 5 de outubro em Lima, Peru. Os três atletas – Caique Gabriel (campeão brasileiro)  e Samara Raíssa – tricampeã brasileira – faltavam essa ajuda para se juntarem aos outros 7 atletas da delegação.  A Rede Primavera Saúde, o Salão 1985 e a Secretaria de Esporte e da Juventude de Aracaju, com a ajuda do secretário Aquiles Silveira, propiciaram mais esta importante participação para os atletas que vêm se destacando em diversas competições.     

Lagarto e a inversão de valores: prefeito Sérgio Reis cancela licitação e parte de imprensa o critica por isso? Pera lá! Deu no AndersonsBlog: Antes de avançarmos: sabia, leitor e leitora, que Lagarto agora tem um Diário Oficial para a publicação de todos os atos do poder público local? É isso mesmo! E, antes dele, qualquer publicação era fixada em um mural na prefeitura – e tem dessas ‘publicações’ que estão na mira do Ministério Público de Sergipe em relação a gestão anterior, mas isso é assunto pruma outra postagem. Bem, com o Diário Oficial, todos podem ter acesso a todos os atos, inclusive licitações. E, numa dessas, a oposição, de forma correta, identificou uma em que R$ 9 milhões poderiam – atentem para o poderiam – ser utilizados na compra de lanches variados.

Lagarto e a inversão de valores: prefeito Sérgio Reis cancela licitação e parte de imprensa o critica por isso? Pera lá! II E o ‘atentem ao poderiam’ se dá pelo fato de que essas compras de alimentos teriam um teto de R$ 9 milhões, não sendo obrigatório se gastar esse valor todo. Só que o prefeito Sérgio Reis (PSD) se sensibilizou pela repercussão e resolveu cancelar a licitação em questão. Ponto para a oposição? Claro! Mas muitos pontos para o gestor que, primeiro, hoje faz uma gestão transparente, com Diário Oficial e tudo, o que permite que tudo na gestão dele seja fiscalizado. E mais pontos ainda para Sérgio porque ele entendeu que a licitação, da forma como foi feita, confundia mais do que explicava. E, de maneira rara entre gestores, resolveu cancelar e exigir as correções necessárias, pois esse tipo de licitação tem em tudo quanto é lugar e é necessária, mas precisa ser feita de forma absolutamente qualificada. Toda matéria aqui.

         

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Parceria do DER, BPRv e Emsurb vem recolhendo animais soltos E o blog que sempre cobrou uma ação nas rodovias estaduais, principalmente na antiga Sarney e o rodovia dos Náufragos parabeniza a parceria entre o Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE), o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) e a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) de Aracaju que já apreendeu mais de 200 animais até o último mês.  E pede que a vigilância seja constante principalmente à noite. A foto acima foi na última sexta-feira, com chuva e péssima viabilidade para os motoristas.

 Consulta Pública até 12 de Outubro A Sedetec abriu na sexta-feira, 29, a Consulta Pública para construção da Agenda Estratégica de Transição Energética do Estado de Sergipe. Este é o último passo do processo de elaboração da política estadual de transição energética, viabilizada m parceria com a FGV Energia. A consulta segue aberta até 12 de outubro, com acesso garantido por meio de formulário eletrônico disponível no link https://sedetec.se.gov.br/agenda-estadual-de-transicao-energetica/ . A etapa permite que a sociedade contribua com opiniões, mantendo a transparência e participação coletiva no documento técnico.

 PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).

PELO E-MAIL  claudionunes@infonet.com.br 

OPINIÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

100 anos da visita do Presidente Washington Luís a Sergipe

 Washington Luís Pereira de Sousa, político e historiador (Macaé – Rio de Janeiro, 1870 – São Paulo, 1957), viveu desde a mocidade no Estado de São Paulo. Ocupou a Secretaria da Justiça do governo do estado na gestão de Jorge Tibiriçá (1906), continuando no mesmo cargo na administração seguinte, de Albuquerque Lins (1912). Deputado estadual novamente em 1912 assumiu a liderança política do situacionismo. Como prefeito da capital do Estado (1914-1919), desenvolveu tensa atividade, construiu estradas, modernizou o serviço de limpeza pública e enfrentou um período crítico em que a cidade foi assolada por uma epidemia de gripe (1918). Eleito para o governo do estado (1920-1924), criou vários órgãos, abrangendo organização judiciária, terras devolvidas e forma de sua alienação, assistência judiciária, força pública e política. Deu alento ao Arquivo Público do Estado, favorecendo a divulgação de documentos históricos por esse órgão. Fundou o Museu Republicano da Convenção de Itu e reestruturou o Museu Paulista.

                No dia 15 de novembro de 1926, Washington Luís toma posse na presidência da República (numa fase conturbada da vida política do país, agravada por profunda crise econômica em 1929) e passeia em carro aberto, sem proteção, pelo centro do Rio de Janeiro. É entusiasticamente ovacionado pelo povo. No ar há uma grande euforia: todos esperam que o novo presidente acabe com o estado de sítio, dê anistia aos presos e foragidos e pacifique o país. Mas, com o correr dos meses, essas esperanças se desvanecem. As medidas que o Governo toma em relação aos presos, libertando vários deles e extinguindo o presídio da Ilha da Trindade. Os comícios populares em favor de Maurício de Lacerda, opositor do regime, e as imobilizações pela anistia mostram que o país vive um impasse.

Aqui: todo artigo: https://noticiacapital.com.br/100-anos-da-visita-do-presidente-washington-luis-a-sergipe/

Siga Cláudio Nunes no Instagram

https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/

Siga Cláudio Nunes no Twitter

https://x.com/BlogClaudioNun

Siga Cláudio nunes no Blueskay

https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social

 

Frase do Dia

“O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.” Albert Einstein.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vatican News

 Ao final da oração do Angelus este domingo, 31 de agosto, XXII Domingo do Tempo Comum, o Pontífice se deteve sobre o sofrimento de um mundo abalado por conflitos e pela violência que atinge crianças e aqueles que buscam esperança e um futuro. Seus primeiros pensamentos foram para a Ucrânia, lembrando que “a morte e a destruição continuam a ser semeadas”, com cidades atingidas por bombardeios, incluindo a capital, Kiev. Esses ataques resultaram na morte de várias pessoas. Leão XIV nos exortou a “não ceder à indiferença”, mas a ir ao encontro delas por meio da oração e de atos de caridade.

Aqui: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2025-08/papa-leao-xiv-pos-angelus-ucrania-naufragio-cuidado-criacao.html

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais