AJU: Carmelitas deixarão igreja da famosa Missa por Cura e Libertação

                                                Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
   “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Desde a última segunda-feira o blog vem recebendo diversas mensagens e telefonemas  de fiéis católicos revoltados com uma decisão da Arquidiocese de Aracaju exposta numa Carta enviada aos leigos e fieis da Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Bairro Suissa/AJU), assinada pelo Frei José Roberval Mendes Pereira, Prior Provincial, onde informa que “após um diálogo sério entre a Província Carmelitana Pernambucana e o Exmo. e Revmo. Arcebispo Dom Josafá Menezes, cumpre-nos informar que no próximo dia 01 de março, nós frades carmelitas não mais estaremos na condução pastoral dessa querida paróquia”. Toda a carta no print final deste artigo.

Os católicos mais velhos devem se lembrar que foi o então frei Carmelita Dennys Pimentel, lagartense, que iniciou a Missa da Cura há muito tempo levando multidões para multidões para a igreja Nossa Senhora do Carmo ainda pequena e o povo colocava banquinhos do lado de fora. E de lá para cá os freis que o sucederam continuaram com o legado sempre arrastando multidões para a Missa da Cura todas as terças-feiras. O blog tem a certeza que o arcebispo Dom Josafá não tem a dimensão do que é a Missa por Cura e Libertação do local. Deve estar sendo influenciado por alguns poucos que têm até mesmo ciúmes da repercussão enorme do culto realizado semanalmente. A justificativa de repassar para o Colégio Salesiano não convence. Os Carmelitas têm um trabalho exemplar há muitos anos e são respeitados e respaldados pela comunidade católica aracajuana.

Os bastidores do ambiente católico de Sergipe, principalmente em Aracaju, o blog conhece profundamente. Muita gente está insatisfeita, mas os comentários ficam nos bastidores e muitos que não concordam não batem de frente. Porém, está clara a verdadeira intenção por trás da decisão que o blog repete: o arcebispo está sendo influenciado por alguém que deveria ter sido afastado, já que comungou do trágico recente episódio da Arquidiocese.

Este jornalista pensava que o período de calmaria tinha chegado a Arquidiocese, ledo engano, a tormenta está retornando. E como sempre fez, respaldado em documentos as vísceras serão expostas, doa a quem doer e, se necessário, chegará ao Vaticano, como chegaram as mazelas do passado recente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pequeno resumo do histórico deste espaço envolvendo a Arquidiocese de Aracaju

Em 13 de março de 2024 o Papa Francisco nomeou Dom Josafá Menezes da Silva como arcebispo da Arquidiocese de Aracaju. A posse foi no dia 25 de maio e este espaço no dia anterior, publicou o seguinte artigo “Bem-vindo, Dom Josafá! Que N. Sra. do Carmo ilumine seus atos e ações”, onde destacou as qualidades do baiano do município de Salinas de Margarida, banhado pelas águas da Baía de Todos os Santos. “Todos aqueles que o conhecem disseram que é um homem tranquilo, inteligente, calmo, íntegro e de escuta. Já é muita coisa um Bispo que sabe escutar as pessoas.”, escreveu este jornalista. De lá para cá o blog acompanhou as decisões do novo arcebispo sempre nos bastidores e pouco escreveu após um período conturbado que gerou a renúncia do arcebispo Dom João José Costa e a nomeação pelo Papa de Dom Victor como administrador apostólico. Um resumo deste período foi publicado no artigo “AJU: que venha um Novo bispo coerente, corajoso e fiel ao Papa Francisco.”

Em maio do ano passado o blog destacou ações do arcebispo Dom Josafá que deveriam levar para o soerguimento e união da Arqudiocese de Aracaju (aqui) e defendeu também a necessidade de soerguimento da Rádio Cultura, voltando para as mãos da comunidade, através de uma comissão de leigo e o fim do culto a personalidade. Isso anão aconteceu e parece que a mosca azul picou quem deveria ter coragem de mudar. Aliás, sobre o período nefasto da Arquidiocese num período recente até hoje silenciaram sobre a venda do Arquidiocesano e a falta de transparência. Todo mundo esqueceu, inclusive o novo arcebispo que jamais tocou no assunto que resultou na renúncia do ecônomo de anos da Arquidiocese.

Permanência Do jornalista e radialista Francisco Ferreira ontem no Instagram: “Na condição de fiel e frequentador da nossa paroquia Nossa Senhora do Carmo e Santa Terezinha, e como profissional de comunicação, com a missão da boa e correta informação, espero uma explicação da @arquidiocesedearacaju @domjosafams dos motivos por tal decisão. Torço pela permanência do @carmelosuissa na certeza de ser, também, o desejo de todos os fiéis, especialmente aos que frequentam, por exemplo, a Missa da Cura e Libertação das terça. Fico no aguardo de resposta.”

Enquanto isso no Reino distante o Pavão Narcisista Continua Mandando. Agora com a “Dábliu” que virará um novo escândalo 

E naquele reino que deveria pregar o coletivo o Pavão Narcisista continua mandando. Qualquer evento que envolva grandes empresas ou pessoas ricas tem que passar por ele para que possa dar sua benção narcista. Agora o Pavão Narcisista não conta apenas com o sobrinho/secretário, criou uma empresa Dábliu para “lavar” e “enxugar” suas grandes apresentações de todos os tipos e gostos, desde que tenham recursos. O blog recebeu um relatório detalhado dos últimos meses e após a verificação começará a publicar. É uma pena, o blog pensou que os malfeitos tinham acabado que os novos ventos “desnudariam” o narcisista, mas não: o Pavão Narcisista seduziu o novo chefe com mordomias e outras coisitas. Em breve mais um escândalo será exposto sob o comando do Pavão propagandista e narcisista.

 

 

 

 

 

 

 

 

Encontro que vai dar o que falar Ontem, 14, em Itabaiana, um encontro que já está causando burburinhos fortes na política sergipana. Conforme a foto flagrou, o prefeito do município, Valmir de Francisquinho, do Republicanos, em uma conversa muito animada como o estrategista e marqueteiro político Ubiratã Suassuna. E ainda que nada tenha vazado sobre o que foi que os dois conversaram, diante do histórico vitorioso de Suassuna em diversas campanhas majoritárias em Sergipe e pelo Brasil e da liderança política e importância de Valmir para as eleições desse ano, só um assunto pode ter sido tratado pelos dois: o processo eleitoral de outubro desse ano.

 Valmir e Suassuna já mostraram força juntos  E se soma a isso tudo um fato: nas eleições de 2022, quando Valmir de Francisquinho, no 1º turmo, teve quase 500 mil votos e só não é governador por movimentações operadas no tapetão, o marqueteiro dele foi justamente Ubiratã Suassuna. Vem por aí uma reedição do trabalho e da parceria de 2022 para este 2026?

Petrobras, Fafen e empregos Continuando a análise de ontem sobre o trabalho para retorno das ações da Petrobras em Sergipe, com a participação ativa do senador Rogério Carvalho a imprensa nacional destacou nos últimos dias que a  Petrobras consolidou agora em janeiro a reativação das fábricas na Bahia e em Sergipe já mobiliza 1.350 empregos diretos e impulsiona a produção de insumos estratégicos como o Arla 32. Segundo William França, diretor de Processos Industriais e Produtos da Petrobras, a ação amplia as alternativas de alocação do gás e gera valor para a indústria e para o setor agrícola. Aqui toda matéria.

Aproximação O governador Fábio Mitidieri mostrou sua satisfação por receber, em reunião realizada ontem, 14, no Palácio dos Despachos, o deputado federal João Daniel, para debater demandas em benefício dos homens e mulheres do campo de Sergipe. O encontro teve ainda a presença do superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) em Sergipe, Roberto Araújo, e representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), fortalece a construção de um canal aberto de diálogo com o movimento e com o parlamentar federal, permitindo o alinhamento de ações em prol da agricultura familiar e camponesa.

Ações Fábio aproveitou a ocasião para destacar iniciativas do Governo do Estado, como o recorde histórico na compra de alimentos da agricultura familiar para a alimentação escolar em 2025 e 2026, assim como a aquisição de produtos da agricultura familiar por meio do programa Prato do Povo. O governador também ressaltou os investimentos em segurança hídrica no alto sertão, com a implantação e ampliação de adutoras em Poço Redondo, Porto da Folha e a futura Adutora do Leite, assim como obras estruturantes em rodovias da região e projetos que garantem desenvolvimento, renda e melhores condições de vida às famílias camponesas.

Oportunidade: Fundação José Augusto Vieira, do Grupo Maratá, está com vagas de trabalho abertas em Itabaiana A Fundação José Augusto Vieira, através do grupo Maratá, está com vagas de trabalho abertas para os seguintes cargos, em Itabaiana: Pedreiro; Servente; Pintor; Eletricista; Betoneiro; Encanador; Técnico em Edificações; Carpinteiro; Armador e Almoxarife. Os interessados na oportunidade de trabalho podem enviar o currículo através do seguinte e-mail: talentosrh@marata.com.br ou presencialmente, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social de Itabaiana, situada na Rua Cecília Vieira Santos, nº 784 – Bairro Serrano, das 7h às 13h. O prazo para envio e entrega dos currículos é até a segunda-feira, dia 19 de janeiro. O objetivo é contratar profissionais que atuarão na construção de uma unidade da Fundação José Augusto Vieira na cidade de Itabaiana.

Lei sancionada A Prefeitura de Aracaju publicou no Diário Oficial do Município, nesta segunda-feira, 12, a sanção da Lei Complementar nº 224, que altera a nomenclatura da Guarda Municipal de Aracaju para Polícia Municipal de Aracaju. A medida foi sancionada pela prefeita Emília Corrêa e já está em vigor. A nova legislação modifica dispositivos da Lei Complementar nº 194, de 21 de junho de 2023, com a mudança, todas as referências à “Guarda Municipal de Aracaju” na legislação municipal passam a ser automaticamente interpretadas como “Polícia Municipal de Aracaju”.

Lei sancionada II A nova legislação modifica dispositivos da Lei Complementar nº 194, de 21 de junho de 2023, com a mudança, todas as referências à “Guarda Municipal de Aracaju” na legislação municipal passam a ser automaticamente interpretadas como “Polícia Municipal de Aracaju”. De acordo com o texto da lei, a mudança não altera as competências nem a estrutura da corporação, restringindo-se à nomenclatura e mantendo a atuação alinhada à Lei Federal nº 13.022/2014, que regulamenta o funcionamento das guardas municipais em todo o país.

Breno Garibalde celebra avanço da coleta seletiva em Aracaju O vereador Breno Garibalde participou, na última segunda-feira,12, da inauguração do Centro de Triagem de Resíduos Sólidos Marilene Alves, localizado na Zona Norte de Aracaju. O equipamento representa um avanço importante para a política de reciclagem e para a valorização do trabalho de catadores e catadoras no município. Durante a solenidade, o parlamentar destacou a relevância de a unidade estar instalada na Zona Norte da capital, reforçando uma demanda histórica de seu mandato. “Muito feliz em ter participado da inauguração do Centro de Triagem de Resíduos Sólidos e mais feliz ainda por ele estar localizado na Zona Norte de Aracaju. Quem acompanha meu trabalho desde o mandato passado sabe o quanto eu falava e cobrava por isso, para dar dignidade aos catadores e catadoras”, afirmou.

Desafios O parlamentar também ressaltou os desafios nacionais na área ambiental e a necessidade de ampliar políticas públicas estruturantes. “Num país que recicla apenas cerca de 3% dos seus resíduos, fico muito esperançoso em ver Aracaju avançando. Espero que não pare por aí, que mais centros surjam em todas as regiões e que tenhamos políticas públicas sérias voltadas à reciclagem e à coleta seletiva”, completou, parabenizando a gestão municipal pela iniciativa.

Recorde O Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria bateu recorde de embarques e desembarques, registrando um crescimento de 4,1% em comparação ao mesmo período de 2024. Assim, no acumulado do ano passado, atingiu a marca histórica de 1.377.686 passageiros comparada ao ano anterior. Todo esse resultado reflete o trabalho desenvolvido pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), na divulgação e promoção do destino Sergipe nos principais mercados emissivos de turistas do Brasil.

Recorde II “Recebemos com muita alegria a notícia de mais um recorde no fluxo de passageiros no Aeroporto de Aracaju. Esse resultado é fruto do trabalho contínuo da Setur, em parceria com a Emsetur [Empresa Sergipana de Turismo], com o trade turístico e com os municípios, para fortalecer a promoção do nosso destino, ampliar a conectividade aérea e qualificar a experiência turística em Sergipe. A cada novo dado positivo, temos a certeza de que estamos no caminho certo, posicionando o estado como um destino competitivo e cada vez mais atrativo para os turistas”, avaliou a secretária de Estado do Turismo, Daniela Mesquita.

Sorteio milionário Esta quinta-feira, 15, começa com mais um sorteio do novo Nota da Gente. O programa de cidadania fiscal do Governo de Sergipe acontece às 7h, na sede da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), e entregará prêmios que somam mais de R$ 1,3 milhão para contribuintes e entidades beneficentes. Ao todo, mais de 6 milhões de bilhetes concorrem nesta edição do sorteio, que será transmitido ao vivo pela TV Aperipê. O público também poderá acompanhar ao vivo pelo YouTube da emissora. Os participantes estão na maior expectativa.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).

PELO E-MAIL  claudionunes@infonet.com.br  

 

                                                               

PELO X  – https://x.com/BlogClaudioNun

 

https://x.com/LeonardoBoff

 O que se tem publicado ultimamente seja em fotos seja em testemunhos Trump é estuprador e pedófilo além de ser sumamente narcisista e descontrolado. Grande número de cidadãos, intelectuais e médicos pedem sua interdição, pois pode cometer atos enlouquecidos, uma guerra.

 

 

 

 

 

 

https://x.com/jornalnota

 

IMPORTANTE!  Harrison Ford fez uma forte  declaração sobre Donald Trump pro The Guardian:

 “Não conheço um criminoso maior na história. Ele não tem políticas, tem caprichos. Isso me assusta pra caralho. A ignorância, a arrogância, as mentiras, a perfídia.

 Trump sabe muito bem o que faz, mas é um instrumento do status quo e está ganhando dinheiro aos montes, enquanto o mundo vai para o inferno numa cesta de mão. É inacreditável. Não conheço um criminoso maior na história”

 https://x.com/agsportlight

 Wagner Moura falou que o cinema tem a função de fazer memória.

Nesse sentido, cinema e jornalismo se encontram.

Como sempre digo por aí em palestras, congressos ou falando pra estudantes da área, nosso ofício tem necessariamente as funções de fiscalizar poderes e poderosos, dar com o pé na porta atrás da qual querem esconder algo e de fazer memória. Sempre. Por isso, contar e recontar todos os dias através dos tempos a barbárie da ditadura também é função essencial da profissão. O preço pode ser alto. Mas se não for assim, não é nada.

  

https://x.com/PedroRonchi2

São lobos em pele de cordeiro.

 

                    

 

 

 

 

 

 

 

 Siga Cláudio Nunes no Instagram

https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/

Siga Cláudio Nunes no X

https://x.com/BlogClaudioNun

Siga Cláudio nunes no Blueskay

https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social



Frase do Dia
“As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcançamos o mesmo objetivo?”, Mahatma Gandhi.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais