Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Desde a última segunda-feira o blog vem recebendo diversas mensagens e telefonemas de fiéis católicos revoltados com uma decisão da Arquidiocese de Aracaju exposta numa Carta enviada aos leigos e fieis da Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Bairro Suissa/AJU), assinada pelo Frei José Roberval Mendes Pereira, Prior Provincial, onde informa que “após um diálogo sério entre a Província Carmelitana Pernambucana e o Exmo. e Revmo. Arcebispo Dom Josafá Menezes, cumpre-nos informar que no próximo dia 01 de março, nós frades carmelitas não mais estaremos na condução pastoral dessa querida paróquia”. Toda a carta no print final deste artigo.
Os católicos mais velhos devem se lembrar que foi o então frei Carmelita Dennys Pimentel, lagartense, que iniciou a Missa da Cura há muito tempo levando multidões para multidões para a igreja Nossa Senhora do Carmo ainda pequena e o povo colocava banquinhos do lado de fora. E de lá para cá os freis que o sucederam continuaram com o legado sempre arrastando multidões para a Missa da Cura todas as terças-feiras. O blog tem a certeza que o arcebispo Dom Josafá não tem a dimensão do que é a Missa por Cura e Libertação do local. Deve estar sendo influenciado por alguns poucos que têm até mesmo ciúmes da repercussão enorme do culto realizado semanalmente. Os Carmelitas têm um trabalho exemplar há muitos anos e são respeitados e respaldados pela comunidade católica aracajuana.
Os bastidores do ambiente católico de Sergipe, principalmente em Aracaju, o blog conhece profundamente. Muita gente está insatisfeita, mas os comentários ficam nos bastidores e muitos que não concordam não batem de frente. Porém, está clara a verdadeira intenção por trás da decisão que o blog repete: o arcebispo está sendo influenciado por alguém que deveria ter sido afastado, já que comungou do trágico recente episódio da Arquidiocese.
Este jornalista pensava que o período de calmaria tinha chegado a Arquidiocese, ledo engano, a tormenta está retornando. E como sempre fez, respaldado em documentos as vísceras serão expostas, doa a quem doer e, se necessário, chegará ao Vaticano, como chegaram as mazelas do passado recente.

Pequeno resumo do histórico deste espaço envolvendo a Arquidiocese de Aracaju
Em 13 de março de 2024 o Papa Francisco nomeou Dom Josafá Menezes da Silva como arcebispo da Arquidiocese de Aracaju. A posse foi no dia 25 de maio e este espaço no dia anterior, publicou o seguinte artigo “Bem-vindo, Dom Josafá! Que N. Sra. do Carmo ilumine seus atos e ações”, onde destacou as qualidades do baiano do município de Salinas de Margarida, banhado pelas águas da Baía de Todos os Santos. “Todos aqueles que o conhecem disseram que é um homem tranquilo, inteligente, calmo, íntegro e de escuta. Já é muita coisa um Bispo que sabe escutar as pessoas.”, escreveu este jornalista. De lá para cá o blog acompanhou as decisões do novo arcebispo sempre nos bastidores e pouco escreveu após um período conturbado que gerou a renúncia do arcebispo Dom João José Costa e a nomeação pelo Papa de Dom Victor como administrador apostólico. Um resumo deste período foi publicado no artigo “AJU: que venha um Novo bispo coerente, corajoso e fiel ao Papa Francisco.”
Em maio do ano passado o blog destacou ações do arcebispo Dom Josafá que deveriam levar para o soerguimento e união da Arqudiocese de Aracaju (aqui) e defendeu também a necessidade de soerguimento da Rádio Cultura, voltando para as mãos da comunidade, através de uma comissão de leigo e o fim do culto a personalidade. Isso anão aconteceu e parece que a mosca azul picou quem deveria ter coragem de mudar. Aliás, sobre o período nefasto da Arquidiocese num período recente até hoje silenciaram sobre a venda do Arquidiocesano e a falta de transparência. Todo mundo esqueceu, inclusive o novo arcebispo que jamais tocou no assunto que resultou na renúncia do ecônomo de anos da Arquidiocese.
Permanência Do jornalista e radialista Francisco Ferreira ontem no Instagram: “Na condição de fiel e frequentador da nossa paroquia Nossa Senhora do Carmo e Santa Terezinha, e como profissional de comunicação, com a missão da boa e correta informação, espero uma explicação da @arquidiocesedearacaju @domjosafams dos motivos por tal decisão. Torço pela permanência do @carmelosuissa na certeza de ser, também, o desejo de todos os fiéis, especialmente aos que frequentam, por exemplo, a Missa da Cura e Libertação das terça. Fico no aguardo de resposta.”
Enquanto isso no Reino distante o Pavão Narcisista Continua Mandando. Agora com a “Dábliu” que virará um novo escândalo
E naquele reino que deveria pregar o coletivo o Pavão Narcisista continua mandando. Qualquer evento que envolva grandes empresas ou pessoas ricas tem que passar por ele para que possa dar sua benção narcista. Agora o Pavão Narcisista não conta apenas com o sobrinho/secretário, criou uma empresa Dábliu para “lavar” e “enxugar” suas grandes apresentações de todos os tipos e gostos, desde que tenham recursos. O blog recebeu um relatório detalhado dos últimos meses e após a verificação começará a publicar. É uma pena, o blog pensou que os malfeitos tinham acabado que os novos ventos “desnudariam” o narcisista, mas não: o Pavão Narcisista seduziu o novo chefe com mordomias e outras coisitas. Em breve mais um escândalo será exposto sob o comando do Pavão propagandista e narcisista.

Encontro que vai dar o que falar Ontem, 14, em Itabaiana, um encontro que já está causando burburinhos fortes na política sergipana. Conforme a foto flagrou, o prefeito do município, Valmir de Francisquinho, do Republicanos, em uma conversa muito animada como o estrategista e marqueteiro político Ubiratã Suassuna. E ainda que nada tenha vazado sobre o que foi que os dois conversaram, diante do histórico vitorioso de Suassuna em diversas campanhas majoritárias em Sergipe e pelo Brasil e da liderança política e importância de Valmir para as eleições desse ano, só um assunto pode ter sido tratado pelos dois: o processo eleitoral de outubro desse ano.
Valmir e Suassuna já mostraram força juntos E se soma a isso tudo um fato: nas eleições de 2022, quando Valmir de Francisquinho, no 1º turmo, teve quase 500 mil votos e só não é governador por movimentações operadas no tapetão, o marqueteiro dele foi justamente Ubiratã Suassuna. Vem por aí uma reedição do trabalho e da parceria de 2022 para este 2026?
Petrobras, Fafen e empregos Continuando a análise de ontem sobre o trabalho para retorno das ações da Petrobras em Sergipe, com a participação ativa do senador Rogério Carvalho a imprensa nacional destacou nos últimos dias que a Petrobras consolidou agora em janeiro a reativação das fábricas na Bahia e em Sergipe já mobiliza 1.350 empregos diretos e impulsiona a produção de insumos estratégicos como o Arla 32. Segundo William França, diretor de Processos Industriais e Produtos da Petrobras, a ação amplia as alternativas de alocação do gás e gera valor para a indústria e para o setor agrícola. Aqui toda matéria.
Aproximação O governador Fábio Mitidieri mostrou sua satisfação por receber, em reunião realizada ontem, 14, no Palácio dos Despachos, o deputado federal João Daniel, para debater demandas em benefício dos homens e mulheres do campo de Sergipe. O encontro teve ainda a presença do superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) em Sergipe, Roberto Araújo, e representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), fortalece a construção de um canal aberto de diálogo com o movimento e com o parlamentar federal, permitindo o alinhamento de ações em prol da agricultura familiar e camponesa.
Ações Fábio aproveitou a ocasião para destacar iniciativas do Governo do Estado, como o recorde histórico na compra de alimentos da agricultura familiar para a alimentação escolar em 2025 e 2026, assim como a aquisição de produtos da agricultura familiar por meio do programa Prato do Povo. O governador também ressaltou os investimentos em segurança hídrica no alto sertão, com a implantação e ampliação de adutoras em Poço Redondo, Porto da Folha e a futura Adutora do Leite, assim como obras estruturantes em rodovias da região e projetos que garantem desenvolvimento, renda e melhores condições de vida às famílias camponesas.
Oportunidade: Fundação José Augusto Vieira, do Grupo Maratá, está com vagas de trabalho abertas em Itabaiana A Fundação José Augusto Vieira, através do grupo Maratá, está com vagas de trabalho abertas para os seguintes cargos, em Itabaiana: Pedreiro; Servente; Pintor; Eletricista; Betoneiro; Encanador; Técnico em Edificações; Carpinteiro; Armador e Almoxarife. Os interessados na oportunidade de trabalho podem enviar o currículo através do seguinte e-mail: talentosrh@marata.com.br ou presencialmente, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social de Itabaiana, situada na Rua Cecília Vieira Santos, nº 784 – Bairro Serrano, das 7h às 13h. O prazo para envio e entrega dos currículos é até a segunda-feira, dia 19 de janeiro. O objetivo é contratar profissionais que atuarão na construção de uma unidade da Fundação José Augusto Vieira na cidade de Itabaiana.
Lei sancionada A Prefeitura de Aracaju publicou no Diário Oficial do Município, nesta segunda-feira, 12, a sanção da Lei Complementar nº 224, que altera a nomenclatura da Guarda Municipal de Aracaju para Polícia Municipal de Aracaju. A medida foi sancionada pela prefeita Emília Corrêa e já está em vigor. A nova legislação modifica dispositivos da Lei Complementar nº 194, de 21 de junho de 2023, com a mudança, todas as referências à “Guarda Municipal de Aracaju” na legislação municipal passam a ser automaticamente interpretadas como “Polícia Municipal de Aracaju”.
Lei sancionada II A nova legislação modifica dispositivos da Lei Complementar nº 194, de 21 de junho de 2023, com a mudança, todas as referências à “Guarda Municipal de Aracaju” na legislação municipal passam a ser automaticamente interpretadas como “Polícia Municipal de Aracaju”. De acordo com o texto da lei, a mudança não altera as competências nem a estrutura da corporação, restringindo-se à nomenclatura e mantendo a atuação alinhada à Lei Federal nº 13.022/2014, que regulamenta o funcionamento das guardas municipais em todo o país.
Breno Garibalde celebra avanço da coleta seletiva em Aracaju O vereador Breno Garibalde participou, na última segunda-feira,12, da inauguração do Centro de Triagem de Resíduos Sólidos Marilene Alves, localizado na Zona Norte de Aracaju. O equipamento representa um avanço importante para a política de reciclagem e para a valorização do trabalho de catadores e catadoras no município. Durante a solenidade, o parlamentar destacou a relevância de a unidade estar instalada na Zona Norte da capital, reforçando uma demanda histórica de seu mandato. “Muito feliz em ter participado da inauguração do Centro de Triagem de Resíduos Sólidos e mais feliz ainda por ele estar localizado na Zona Norte de Aracaju. Quem acompanha meu trabalho desde o mandato passado sabe o quanto eu falava e cobrava por isso, para dar dignidade aos catadores e catadoras”, afirmou.
Desafios O parlamentar também ressaltou os desafios nacionais na área ambiental e a necessidade de ampliar políticas públicas estruturantes. “Num país que recicla apenas cerca de 3% dos seus resíduos, fico muito esperançoso em ver Aracaju avançando. Espero que não pare por aí, que mais centros surjam em todas as regiões e que tenhamos políticas públicas sérias voltadas à reciclagem e à coleta seletiva”, completou, parabenizando a gestão municipal pela iniciativa.
Recorde O Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria bateu recorde de embarques e desembarques, registrando um crescimento de 4,1% em comparação ao mesmo período de 2024. Assim, no acumulado do ano passado, atingiu a marca histórica de 1.377.686 passageiros comparada ao ano anterior. Todo esse resultado reflete o trabalho desenvolvido pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), na divulgação e promoção do destino Sergipe nos principais mercados emissivos de turistas do Brasil.
Recorde II “Recebemos com muita alegria a notícia de mais um recorde no fluxo de passageiros no Aeroporto de Aracaju. Esse resultado é fruto do trabalho contínuo da Setur, em parceria com a Emsetur [Empresa Sergipana de Turismo], com o trade turístico e com os municípios, para fortalecer a promoção do nosso destino, ampliar a conectividade aérea e qualificar a experiência turística em Sergipe. A cada novo dado positivo, temos a certeza de que estamos no caminho certo, posicionando o estado como um destino competitivo e cada vez mais atrativo para os turistas”, avaliou a secretária de Estado do Turismo, Daniela Mesquita.
Sorteio milionário Esta quinta-feira, 15, começa com mais um sorteio do novo Nota da Gente. O programa de cidadania fiscal do Governo de Sergipe acontece às 7h, na sede da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), e entregará prêmios que somam mais de R$ 1,3 milhão para contribuintes e entidades beneficentes. Ao todo, mais de 6 milhões de bilhetes concorrem nesta edição do sorteio, que será transmitido ao vivo pela TV Aperipê. O público também poderá acompanhar ao vivo pelo YouTube da emissora. Os participantes estão na maior expectativa.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).
PELO E-MAIL claudionunes@infonet.com.br
PELO X – https://x.com/BlogClaudioNun
O que se tem publicado ultimamente seja em fotos seja em testemunhos Trump é estuprador e pedófilo além de ser sumamente narcisista e descontrolado. Grande número de cidadãos, intelectuais e médicos pedem sua interdição, pois pode cometer atos enlouquecidos, uma guerra.

IMPORTANTE! Harrison Ford fez uma forte declaração sobre Donald Trump pro The Guardian:
“Não conheço um criminoso maior na história. Ele não tem políticas, tem caprichos. Isso me assusta pra caralho. A ignorância, a arrogância, as mentiras, a perfídia.
Trump sabe muito bem o que faz, mas é um instrumento do status quo e está ganhando dinheiro aos montes, enquanto o mundo vai para o inferno numa cesta de mão. É inacreditável. Não conheço um criminoso maior na história”
Wagner Moura falou que o cinema tem a função de fazer memória.
Nesse sentido, cinema e jornalismo se encontram.
Como sempre digo por aí em palestras, congressos ou falando pra estudantes da área, nosso ofício tem necessariamente as funções de fiscalizar poderes e poderosos, dar com o pé na porta atrás da qual querem esconder algo e de fazer memória. Sempre. Por isso, contar e recontar todos os dias através dos tempos a barbárie da ditadura também é função essencial da profissão. O preço pode ser alto. Mas se não for assim, não é nada.
São lobos em pele de cordeiro.

Siga Cláudio Nunes no Instagram
https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/
Siga Cláudio Nunes no X
Siga Cláudio nunes no Blueskay
https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social
Frase do Dia
“As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcançamos o mesmo objetivo?”, Mahatma Gandhi.