AJU! Edvaldo não construiu uma UBS sequer. Emília renovará 3 USFs

                                 Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
          “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

É preciso comparar sim! Aracaju passou os últimos 8 anos numa desastrosa gestão edvaldiana, que nada lembrou a primeira gestão de Marcelo Déda. Na área da saúde, Aracaju virou um caos total apenas com o marketing surreal e nada mais.

Por isso é preciso destacar que em 100 dias a prefeita Emília Corrêa já fez muito e, precisa fazer muito mais, não só pelas promessas, mas pelo estado da “letargia edvaldiana” que encontrou.

Ontem, a nova gestão anunciou que vai A Prefeitura de Aracaju deu um passo importante para fortalecer a Rede de Atenção Primária e promover mais qualidade de vida para a população. Com a mediação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), três novas Unidades de Saúde da Família (USFs) e dois novos pólos do Programa Academia da Cidade serão construídos. O investimento total ultrapassa R$ 13 milhões, fruto de recursos do Governo Federal e emendas parlamentares.

Os novos equipamentos públicos serão erguidos em terrenos adequados e seguros, atendendo ao crescimento populacional das regiões contempladas. As USFs beneficiarão diretamente os moradores dos bairros São Conrado, Soledade e do Povoado Areia Branca, oferecendo estrutura moderna e ampliada para um atendimento mais eficiente. As unidades Renato Mazzé Lucas e João Bezerra contarão também com Academias da Cidade, fortalecendo a prevenção de doenças por meio da prática de atividades físicas e a saúde emocional.

A licitação está em andamento para as obras iniciarem o mais rápido possível. É ou não é diferente? O titular deste espaço por convicções ideológicas não votou no 2º turno eleitoral. Porém, por justiça, precisa dizer: a gestão edvaldiana era tudo, mesmo de esquerda ou centro-direita como alguns tentaram passar para justificar o voto. O últimos oito anos da gestão de Edvaldo estiveram mais para uma gestão individualista e olhando para o próprio umbigo.

 

André Moura demorou pra responder, mas quando o fez, ‘fez fazendo!’: colocou Alessandro Vieira e Edvaldo Nogueira em seus lugares e jogou limpo com Fábio Mitidieri. Entenda, por Andersons Blog: A semana passada foi pródiga em movimentações políticas para a base governista e AnderSonsBlog já falou sobre isso e voltará ao assunto nessa postagem e em algumas mais pela frente. Mas, nesta, o foco não podia deixar de ser as respostas dadas por André Moura, presidente estadual do União Brasil, em relação a dois questionamentos que ele recebeu da imprensa durante o Sergipe É Aqui, em São Domingos, na sexta, 4.

“Covarde e mentiroso” Continua Anderson: Vamos lá: a primeira foi sobre sua avaliação de caminhar eleitoralmente com o senador Alessandro Vieira (MDB). E aí André foi na lata: “hoje é um dia de felicidade, de falar de coisa boa. Não vamos falar em coisa ruim”. Já quando questionado sobre a mesma situação em relação a Edvaldo Nogueira (PDT), a resposta também foi firme, pois ele lembrou tudo o que fez pelas gestões de Edvaldo em Aracaju e classificou o comportamento posterior do ex-prefeito da capital como “covarde e mentiroso”. Toda matéria aqui.

MEC anuncia investimentos em Sergipe Nesta terça-feira, 8, o governador Fábio Mitidieri recebe os ministros da Educação, Camilo Santana, e da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, para junto com o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, comemorarem o primeiro ano de existência do programa Pé-de-Meia, que já alcança quase 59 mil alunos em Sergipe. O ato, mais uma vez, reforça a aliança entre os governos estadual e federal para o fortalecimento da Educação no estado.

MEC anuncia investimentos em Sergipe II Na solenidade, que tem início às 8h30, no Centro de Excelência John Kennedy, no bairro Getúlio Vargas, em Aracaju, acontece também a assinatura de contrato com 6 mil estudantes beneficiados pelo programa Estudante Monitor e assinatura da ordem de serviço para a construção de dez novas creches por meio do Programa de Apoio aos Municípios para a Expansão da Educação Infantil (Ameei). Com direito a plateia de alunos, professores e diretores regionais, a cerimônia servirá como vitrine para reforçar os compromissos do governo com a inclusão educacional e a mobilidade social.

 

 

 

 

 

 

 

Lagarto é o primeiro município sergipano a inaugurar Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência Na manhã do último sábado, 5, Lagarto entrou para a história de Sergipe ao inaugurar a Secretaria Municipal de Inclusão das Pessoas com Deficiência, Acessibilidade e Direitos Humanos (Seminc), tornando-se o primeiro município sergipano a contar com uma pasta exclusiva dedicada à pauta da inclusão e dos direitos das pessoas com deficiência. Representantes das comunidades do autismo, fibromialgia, deficiência visual e auditiva, síndrome de Down participaram simbolicamente do corte da faixa, reafirmando que este é um espaço construído para e por todos.

Caminho A secretária da Seminc, Manoela da Lagartense, falou com emoção sobre a missão que assumiu. “Essa secretaria fala mais de amor do que de cargos, é uma casa de todos vocês. Vamos precisar caminhar juntos, porque sozinhos podemos até ir mais rápido, mas juntos vamos mais longe. Estou aqui para me doar a vocês e preciso que me ajudem a trilhar esse caminho”, disse Manoela durante a cerimônia de inauguração.

Compromisso A criação da Seminc é fruto do compromisso do prefeito Sérgio Reis com o movimento das pessoas com deficiência, ação de governo que foi destacada pelo presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Luís Antônio. “Levamos essa proposta para os 75 municípios de Sergipe. Em muitos fomos invisibilizados, mas em Lagarto a semente frutificou. Sérgio assumiu o compromisso, e hoje estamos aqui vendo a promessa virar realidade”, destacou.

Símbolo de esperança Para muitas famílias como a de Maria Fabiana, mãe atípica da pequena Alice, a data foi símbolo de esperança. “Como mãe, o que desejo é que a sociedade enxergue minha filha e que ela saiba que pode fazer qualquer coisa, ser o que quiser, independente do diagnóstico”. Bruno Leonardo, pai de uma criança autista de cinco anos, reforçou. “Estamos aqui lutando por dias melhores para nossos filhos. Ainda existe discriminação, mas também existe força. Estamos erguendo essa bandeira com amor”.

Repórter da TV Sergipe Anderson Barbosa recebe título de cidadão aracajuano Deu no GI Sergipe: O repórter da TV Sergipe Anderson Barbosa recebeu, nesta segunda-feira (7), Dia do Jornalista, o título de Cidadão Aracajuano no plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). A honraria é de autoria do vereador Sargento Byron. Anderson Barbosa Morais é natural de Cedro de São João, interior sergipano, e está na capital há mais de 17 anos. Ele é graduado em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo, em 2005, pela Universidade Tiradentes (UNIT), com Pós-Graduação em Gestão Integrada à Comunicação e Mestre em Comunicação. Toda matéria aqui.

TCE leva hoje, 8, e amanhã, 9, seminário sobre Governança e Sustentabilidade para o município Com o objetivo de fortalecer a gestão pública nos municípios sergipanos, o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), por meio da Escola de Contas (Escontas), realiza nesta terça e quarta-feira, dias 8 e 9, em Propriá, a segunda edição do seminário “Governança, Sustentabilidade e Controle Externo: Os Desafios do 1º Ano de Gestão Municipal”.

Capacitação A ação pedagógica ocorrerá no auditório da Universidade Tiradentes (Unit), e vai capacitar gestores e servidores de 29 municípios da região, com foco em temas essenciais para a administração pública, como inovação e sustentabilidade nas compras públicas, saneamento básico, defesa civil, gestão e fiscalização de obras, boas práticas voltadas à primeira infância, entre outros.

Boas práticas A presidente do TCE, conselheira Susana Azevedo, destaca o papel do Tribunal como agente indutor de boas práticas: “Nosso compromisso é contribuir para que os gestores públicos tenham cada vez mais acesso à informação qualificada. Capacitar é uma forma de prevenir erros, promover boas práticas e garantir que os recursos públicos sejam aplicados de forma eficiente e transparente”, afirma.

Palestras O evento contará com dois dias de programação. No primeiro dia, representantes de diversos órgãos públicos parceiros, como INSS, Receita Federal, CREA, CGU e TCU, conduzirão palestras institucionais voltadas ao aprimoramento da atuação dos agentes públicos. Já no segundo dia, o foco será nas palestras do corpo técnico do TCE/SE, abordando temas diretamente relacionados ao controle externo e à correta aplicação dos recursos públicos.

Capacitação A iniciativa começou em fevereiro, em Aracaju, e segue com edições nos demais polos regionais ao longo dos próximos meses, promovendo a interiorização do conhecimento técnico e fortalecendo a aproximação entre o Tribunal de Contas e os gestores municipais. “Estamos percorrendo o estado porque entendemos a importância de estar perto de quem faz a gestão acontecer na ponta. O TCE está à disposição para orientar e construir, junto aos municípios, uma gestão cada vez mais eficiente e responsável”, reforça Susana Azevedo.

Renegociação de débitos O Governo de Sergipe publicou um decreto que amplia o prazo para renegociação de débitos do ICMS de 12 para 60 meses, com o objetivo de facilitar a regularização fiscal de empresas e pessoas físicas. O Decreto nº 1.084, de 4 de abril de 2025, altera regras do Decreto 30.213 de 2016 e torna o prazo de 60 meses permanente. O valor mínimo da parcela é R$ 355,80, e o contribuinte deve ter no máximo três parcelamentos em vigência. A medida busca desburocratizar o processo e melhorar a recuperação de tributos. Além disso, se o vencimento da parcela cair em dia sem expediente bancário, o pagamento será prorrogado para o próximo dia útil.

 Aldir Blanc O Governo de Sergipe lançou um edital de fomento cultural da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com investimento de até R$ 3 milhões, destinado à realização de festivais, feiras e mostras culturais. O edital selecionará 21 projetos e visa apoiar eventos de alto impacto na cadeia produtiva cultural. As inscrições vão até 4 de maio, e os interessados devem se cadastrar na plataforma Mapa Cultural de Sergipe. Agentes territoriais da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) estão disponíveis para orientar os participantes. A PNAB, instituída pela Lei 14.399/2022, visa fortalecer o setor cultural em Sergipe.

 Parceria A Secretaria de Saúde de Sergipe e o Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS) firmaram um novo contrato no valor de R$ 37,7 milhões para ampliar os atendimentos e procedimentos na região. O acordo inclui a realização de 520 novos procedimentos e a oferta de serviços de urgência e emergência, visando atender à crescente demanda. A parceria fortalece o hospital, que agora oferece serviços mais especializados.

Tramitação rápida da PEC 66 garantirá a sustentabilidade da gestão pública nos municípios sergipanos”, avalia Silvany Mamlak A instalação da Comissão Especial da PEC 66/2023, que trata da renegociação de precatórios e de dívidas previdenciárias dos municípios, na última semana na Câmara dos Deputados, foi comemorada pela presidente da Federação dos Municípios de Sergipe (FAMES), Silvany Mamlak. O texto, que já tramitou no Senado, reabre um novo prazo para que os municípios possam aderir ao parcelamento especial dessas dívidas, limitando o percentual da receita corrente líquida a ser comprometida com o pagamento. Desta forma, a PEC garante a sustentabilidade administrativa para milhares de municípios brasileiros e mais de 75% dos municípios sergipanos.

Consenso entre gestores  “A importância desta proposta para os municípios sergipanos, é consenso entre gestores, pois com sua aprovação, teremos a garantia do valor a ser pago, dentro do novo modelo de renegociação, permitindo que as dívidas sejam pagas de forma planejada. Por isso, considero que a tramitação rápida da PEC 66 garantirá a sustentabilidade da gestão pública nos municípios sergipanos que, em sua maioria, têm problemas com o pagamento de dívidas que não são atuais, mas que precisam e deverão ser pagas dentro das novas normas”, explicou Silvany Mamlak.

Celeridade Segundo Silvany, a garantia dada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, de que a PEC teria celeridade em sua tramitação, se mostrou uma possibilidade com a indicação do deputado federal Baleia Rossi para a relatoriada proposta na comissão.

Celeridade II “Os municípios não podem mais esperar. Cada dia de atraso é um obstáculo a mais para manter os serviços essenciais e honrar compromissos. A aprovação rápida da PEC 66 é uma questão de responsabilidade com os gestores e, principalmente, com a população que depende de uma gestão pública equilibrada e eficiente. Seguimos acompanhando com atenção cada etapa dessa tramitação, confiantes de que a aprovação desta PEC representará um marco na reconstrução do equilíbrio fiscal dos municípios e permitirá que os gestores retomem a capacidade de investir no que realmente importa: cuidar das pessoas”, concluiu a presidente.

 Governança Ambiental  O projeto NaAtiva, realizado pelo Ministério Público de Sergipe (MP/SE), conta com a parceria do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac).O projeto tem como objetivo avaliar a estrutura e a efetividade da governança ambiental dos municípios sergipanos através da coleta de dados por meio de questionários aplicados junto às prefeituras, análise documental e entrevistas com gestores municipais. Nesta segunda-feira, 7, em Nossa Senhora da Glória (SE), dando início à primeira etapa da ação, a Semac esteve representada pela secretária de Estado, Deborah Dias, e pelo secretário executivo, Samir Felipe.

Crea-SE abre vagas com salários de até R$ 8,7 mil; inscrições seguem até 10 de abril O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) segue com inscrições abertas para seu concurso público, que oferece oito vagas para cargos efetivos, além da formação de cadastro reserva. As oportunidades são destinadas a profissionais de nível médio e superior, com salários que podem chegar a R$ 8.775,90.

Cargos As vagas disponíveis contemplam os seguintes cargos: Profissional de Suporte Administrativo, Analista de Tecnologia da Informação, Analista Técnico e Analista de Controle Interno. A prova está prevista para o dia 4 de maio de 2025, em Aracaju (SE). As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no site da banca organizadora IBGP Concursos, até 10 de abril de 2025. As taxas de inscrição variam entre R$ 70,00 e R$ 140,00, conforme o cargo pretendido.

Alex Melo participa da III Caminhada em Prol da Conscientização do Autismo em Aracaju O vereador Alex Melo (PRD) participou da III Caminhada em prol da Conscientização do Autismo que ocorreu neste domingo, 6 de abril, na Orla da Atalaia em Aracaju. “A ação foi enriquecedora e eu participei para reforçar meu comprometimento com a causa. Foi mais que uma caminhada, foi um momento de união, afeto e muita representatividade. Cada passo dado hoje foi um grito por respeito, inclusão e dignidade para as pessoas com autismo”, disse o vereador.

Lutas A caminhada reuniu centenas de pessoas na região dos Arcos da Orla e foi marcada pelo fortalecimento das lutas em prol das pessoas com autismo. “Ver tantas mães, pais, crianças e centenas de apoiadores reunidos por essa causa aquece o coração e reforça que estamos no caminho certo. Nosso compromisso é contínuo e seguimos ao lado, com escuta, presença e ação”, orgulha-se, Alex Melo.

Celi Mitidieri vence prêmio no NFFTY 2025 com o documentário “Culture War” A cineasta sergipana Celi Mitidieri conquistou o Prêmio do Júri de Melhor Episódio no National Film Festival for Talented Youth (NFFTY) 2025 com seu documentário “Culture War”. O festival, reconhecido como o maior e mais influente para cineastas emergentes de até 24 anos, ocorreu de 3 a 6 de abril em Seattle, Washington.

Luta pela liberdade educacional “Culture War” retrata a luta de uma pequena faculdade em Sarasota, Flórida, que enfrenta desafios impostos por mudanças políticas que ameaçam a liberdade educacional. O documentário oferece uma visão íntima das transformações significativas que afetaram a vida dos estudantes em um curto período. O filme foi produzido por Celi Mitidieri e pela argentina Milena Montero. Além dessa conquista, o filme também foi indicado na categoria de Série de Não Ficção no 44º College Television Awards, promovido pela Television Academy Foundation. O evento, que reconhece as melhores produções estudantis dos Estados Unidos, teve sua cerimônia de premiação em 5 de abril de 2025, em North Hollywood, Califórnia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação Mitidieri, formada em Cinema pelo Ringling College of Art and Design, também participou do programa Academy Gold Rising, uma iniciativa da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas que oferece oportunidades para talentos emergentes na indústria cinematográfica. Durante o programa, ela atuou como estagiária e posteriormente integrou a equipe do Oscar, trabalhando diretamente com a imprensa durante a 97ª cerimônia de premiação, realizada em março de 2025.

Histórias com autenticidade Atualmente residindo em Los Angeles, Celi continua a desenvolver projetos que buscam inspirar reflexão e promover mudanças sociais por meio do cinema documental. Sobre sua preferência pelo formato documental, ela comenta: “Descobri na faculdade que queria fazer documentários. Inicialmente, pensei em escrever e dirigir projetos de ficção, mas, ao longo das aulas, percebi que me identificava mais com projetos que retratam a realidade através do cinema. Sempre foi meu objetivo apresentar histórias com autenticidade, dando voz a perspectivas pouco exploradas na grande mídia.”

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido

pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).

 

 

 

 

 

 

 

Atenção SMTT/Aracaju! O sinal verde do semáforo do cruzamento da avenida Gonçalo Rolemberg com a Avenida Barão de Maruim está queimado.

 PELO E-MAIL  claudionunes@infonet.com.br 

 Siga Cláudio Nunes no Instagram

https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/

Siga Cláudio Nunes no Twitter

https://x.com/BlogClaudioNun

Siga Cláudio nunes no Blueskay

https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social

 

 Frase do Dia

“Quem não pode atacar o argumento ataca o argumentador.” Paul Valéry.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Segundo o comunicado divulgado pelo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, “o tema da edição de 2025, ano jubilar e décimo aniversário da publicação da Encíclica Laudato si’, é “paz com a criação” e, como texto bíblico de referência para esta iniciativa, foi escolhido Isaías 32,14-18”.Aqui:

https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2025-04/sementes-paz-eperanca-tema-dia-oracao-cuidado-criacao.html

 

 

                           

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais