AJU: Victor Rollemberg no desenvolvimento/inovação. Excelente escolha

                       Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça

       “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

O prefeito Edvaldo Nogueira, anunciou ontem, 12, o empresário Victor Rollemberg como novo secretário do Desenvolvimento Econômico e Inovação de Aracaju. O novo secretário será empossado nos próximos dias.

O blog conhece a capacidade de gestão e empreendedorismo do jovem Victor Rollemberg e a atuação firme como presidente do Lide Sergipe, um fórum de debates para o desenvolvimento de Sergipe e do Brasil.

Desde 2019, foram várias ações, fóruns e debates com a presença de renomes nacionais, além da responsabilidade social na prática, como em 2020, quando o Lide Sergipe doou 20 respiradores mecânicos para dois hospitais públicos.

O blog não tem dúvida que Victor Rollemberg pode dar uma visão à pasta do desenvolvimento econômico, principalmente na área da inovação. Aliás, justiça seja feita, na equipe de Edvaldo alguns nomes se destacam como Jeferson Passos, na Fazenda e Augusto Fábio, no planejamento.

A presença de Victor Rollemberg trará uma nova visão sobre governança para a gestão do desenvolvimento e da inovação em Aracaju.

 

Dados

Bacharel em Direito, Victor Rollemberg é pós-graduado em Direito Constitucional e em Gestão Educacional. É sócio proprietário do Curso G8 – grupo especializado em preparar alunos para o vestibular – onde foi professor de Geografia, Geopolítica e Atualidades, e, posteriormente, assumiu as diretorias de Pedagogia e Marketing. O empresário também integrou o grupo que fundou, em março de 2019, o Lide Sergipe, um grupo de líderes cuja missão é inspirar empresários locais a fortalecer o desenvolvimento econômico do Estado. Victor é o atual presidente-executivo do Lide Sergipe.

 

Expertise destacada

“Esta é uma secretaria que considero muito importante e que criamos no ano passado para avançarmos no nosso planejamento, na nossa ideia de formatar novas políticas para o desenvolvimento econômico da capital, direcionando-a para os melhores caminhos. Aracaju é a maior cidade do estado, detém 25% da população sergipana, é a locomotiva que move Sergipe e, sendo assim, é fundamental que busquemos a fundo quais são os seus destinos econômicos, suas vocações, ampliando a atração de empresas e de serviços que contribuam para o seu crescimento, dinamizando a economia. Além disso, com as novas tecnologias, temos consciência de que é preciso investir, cada vez mais, em inovação. Por isso, nós criamos esta nova secretaria e tenho a felicidade de hoje anunciar o nome do novo secretário, Victor Rollemberg, que possui grande expertise e nos ajudará de maneira efetiva a colocar os planos em prática. Em breve, anunciarei a data da sua posse”, destacou o prefeito Edvaldo Nogueira.

 

Prefeitura de Laranjeiras continua trabalhando para amenizar os estragos da chuva As fortes chuvas que vem atingindo Laranjeiras, danificaram a pavimentação e provocaram alguns estragos, mas a Prefeitura está trabalhando para solucionar os transtornos e problemas causados em diversas comunidades.

Empenho diário As equipes de infraestrutura estão empenhadas e trabalhando diariamente para solucionar os problemas de pavimentação e urbanização, tanto na área dos conjuntos, quanto em outras regiões. A Prefeitura trabalha e tem compromisso com a população.

Estragos Por diversas vezes, os serviços foram interrompidos por conta da chuva, mas o solo ruim e os materiais inadequados, que foram utilizados no passado, contribuíram para que o estrago nas regiões chegasse a essas proporções.

 

Prefeito Edvaldo assina decretos que regulamentam a nova Lei de Licitações: “Aracaju se torna uma das primeiras capitais a colocar em prática” A Prefeitura de Aracaju passará a contar com importantes instrumentos de modernização para as compras públicas. O prefeito Edvaldo Nogueira assinou, na manhã da segunda-feira, 12, os decretos nº 7.177/23 e nº 7.178/23, que regulamentam a lei federal 14.133, conhecida como a nova Lei de Licitações. Além de assegurar mais agilidade e transparência à gestão, a iniciativa agregará mais segurança ao município que contará com novos mecanismos de controle e gerenciamento dos gastos públicos.

Decretos Durante o ato, Edvaldo também assinou os decretos nº 7.176/23 que regulamenta o Plano Anual de Contratações e cria um sistema para sinalizar a intenção de compras pelo município, aos fornecedores, e nº 7.180/23 que normatiza a lei municipal complementar 192/2023, de transação tributária, facilitando a negociação entre a Prefeitura e o contribuinte. Ao assinar os documentos, o prefeito destacou que “Aracaju dá um grande passo e se torna uma das primeiras capitais do país a colocar os instrumentos em prática”.

Controle dos gastos públicos “Este é um momento de grande felicidade, pois quem ganha com esses decretos é a população, que vai ter mais possibilidade de controle dos gastos públicos. Com relação à Lei das Licitações, por exemplo, vamos divulgar no ano vigente todas as compras que faremos no ano seguinte, o que vai permitir às empresas, aos fornecedores interessados em fazer parte do processo licitatório, se prepararem com antecedência. Com isso, as licitações serão mais ágeis. Também haverá a possibilidade de um número maior de dispensa e há uma maior possibilidade de organização, então, isso vai ser muito importante. Tudo será publicado no portal, todas as compras, de todos os setores da Prefeitura”, detalhou Edvaldo.

Aracaju pronta para a nova lei Ao citar a lei das licitações, o gestor ressaltou o pioneirismo da capital. “Com este grande passo que estamos dando, Aracaju se coloca entre as primeiras cidades do Brasil a pôr em prática essa nova legislação. Grande parte dos municípios brasileiros pediu para adiar, inclusive, o Governo Federal prorrogou por mais um ano, até 2024, para que todas as cidades se adequem. Mas a nossa capital já estava pronta para lançar e colocar em prática. Na verdade, as secretarias já estão fazendo seus planejamentos anuais, com a nossa ferramenta própria em funcionamento. Então, nossa capital sai na dianteira e, com certeza, se tornará, assim como em outras iniciativas, um exemplo a ser seguido por outros municípios”, frisou o prefeito.

Regramento próprio De acordo com o secretário municipal da Fazenda, Jeferson Passos, com a regulamentação da nova Lei de Licitações, Aracaju cria um regramento próprio para a contratação no município, permitindo economia de escala e mais transparência na gestão pública. “Estamos avançando na modernização com essa iniciativa. Essa lei foi sancionada em 2021 e, desde então, Aracaju já se debruça sobre ela para que pudéssemos adequá-la à nossa realidade. Então, foram feitas regulamentações para as compras anuais, desde as mais simples até os pregões mais complexos”, detalhou Jeferson.

Sistema próprio O secretário acrescentou que, para tornar a ação ainda mais efetiva, a gestão municipal desenvolveu um sistema próprio “para divulgar, previamente, a intenção de compra do município, já para o orçamento seguinte”. “É um sistema inovador, integrado com os órgãos de controle, que gera informação automática para o Tribunal de Contas e para os portais da transparência, tanto do município, como nacionais, o que trará, de fato, mais eficiência e transparência à gestão. É um sistema que possibilita aos fornecedores um planejamento maior e que racionaliza as despesas, trazendo um ganho para todas as áreas do município. É algo que trará um ganho interno, de tempo, no processo de contratação, e um ganho após esse processo de contratação concretizado, pois os fornecedores poderão nos entregar o que foi adquirido com mais agilidade”, completou.

Capacidade de gerir e inovar Para o secretário municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio Oliveira, através das leis, a Prefeitura demonstra a capacidade de gerir e a capacidade de inovar. “Costumo dizer que a equipe não copiou e colou a lei federal, conhecida como a Lei de Contratos e Licitações, mas sim fez uma própria adequação à nossa lei. A inovação não é só na parte tecnológica, a inovação, ela se expande para a adequação ao sistema, para a criação de novos sistemas também, e para a reformulação dos processos de trabalho. É algo amplo e que nos coloca à frente”, apontou o secretário.

Estudos Para que a nova legislação pudesse ser implantada em Aracaju, um grupo intersetorial foi criado pela Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão para que estudos fossem elaborados, possibilitando ao município adequar a lei federal a sua prática diária. Além disso, a gestão realizou diversos treinamentos com os servidores envolvidos com compras e contratos assegurando que as mudanças trazidas pela nova lei fossem incorporadas com segurança, no processo de transição.

Estudos II “É uma evolução. Começamos a aprimorar o nosso sistema em 2017, já garantindo uma maior transparência aos processos licitatórios da gestão, com um sistema eletrônico. Mas com a promulgação da nova lei, passamos a nos debruçar ainda mais. Montamos uma comissão com membros de diversos setores para debater os assuntos e elaborar um estudo que adequasse a lei federal ao nosso município, a nossa prática diária. E chegamos a um instrumento intuitivo, que permite a todos os servidores que atuam nestes setores o acesso aos documentos em formato de manual, checklist, fluxograma, tudo para que possamos exercer com excelência nossos serviços”, pontuou a coordenadora Geral de Compras e Licitações da Prefeitura, Karina Calasans.

 

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br  E FACEBOOK

  

Siga Blog Cláudio Nunes:

 

Instragram

Twitter

 

 

Frase do Dia

“O homem que honra a si mesmo é capaz de ver as virtudes de outro homem.” José Martí.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou mais um boletim ao final da tarde desta segunda-feira, 12 de junho, acerca da saúde do Santo Padre:

 “O dia do Papa Francisco foi tranquilo, com o decurso clínico esperado. À tarde, se dedicou às atividades profissionais, à leitura de textos e ao repouso. À noite, se recolheu em oração na capela do seu quarto.”

 No primeiro boletim do dia, a equipe médica informou que o decurso pós-operatório do Santo Padre mantém-se regular, observando as prescrições médicas.

 “Papa Francisco continua a se alimentar normalmente. Esta manhã, recebeu a Santa Eucaristia e, sucessivamente, se dedicou às atividades profissionais.”

 Já na noite de ontem, domingo, a Sala de Imprensa da Santa Sé informou no Telegram que o Papa Francisco tinha passado bem a tarde, inclusive “conseguiu dar alguns passos”. Ele também “dedicou-se ao trabalho por algumas horas, intercaladas com descanso e oração.”

 https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2023-06/papa-francisco-hospital-gemelli-boletim-domingo.html

 

 

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais