Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
O episódio desta semana onde o senador Alessandro Vieira subitamente, após apresentar parecer rejeitando a proposta do Projeto de Lei da Dosimetria – que beneficia os golpistas de 8 de janeiro – mudou de posição e votou favorável é apenas mais uma incoerência do mandato camaleônico dele.
Esta semana também, Alessandro Vieira levou o ex-governador do Rio, Garotinho para depor na CPI do Crime Organizado com a intenção de tentar desgastar o candidato ao senado André Moura, que faz parte da própria chapa, só porque não engole que André é secretário no RJ e tem trabalho destacado em todo país. A tentativa frustrada foi mais uma malvadeza que prejudicou muito Alessandro com vários aliados do governador anunciando nos bastidores que peça tudo, menos para ajudar o senador camaleônico.

Alessandro também silencia quando tem que explicar. O Cinform on line desta semana saiu com a seguinte manchete: “Gestão de Alessandro. TSE confirma decisão e PSDB/SE terá que devolver R$ 939 mil”. Tudo isso por falta de prestação de contas da gestão de 2022.
Em 2022, Alessandro foi um fiasco quando se candidatou ao governo do Estado. Em 2024, o fiasco foi da candidata dele Danielle Garcia quando disputou a prefeitura de Aracaju e nem cheirinho viu do 2ª turno.
Desesperado, viu o governador Fábio Mitidieri como tábua de salvação para o mandato bastante incoerente transitando de acordo com seus interesses, ora na extrema direita ora na esquerda. Como camaleão tentou se camuflar, porém foi traído pelo próprio reflexo.
Quando o eleitor pensa que ele vai se afastar da doutrina da extrema direita olhe ele aí votando no projeto da dosometria. Mais uma vergonha!
O certo é que o camaleônico Alessandro Vieira vai morrer eleitoralmente abraçado com sua incoerência. Vários aliados do governador já perceberam as mil caras do camaleônico e não querem nem ouvir o nome Alessandro. Imagine como será a campanha em 2026. Terá que separar as visitas aos que apoiam André Moura e rejeitam Alessandro. Dificilmente os dois estarão no mesmo palanque na maioria dos municípios. O prejuízo maior será para quem?

Hoje, 19, IAB-SE empossa nova diretoria para o triênio 2026–2028 em cerimônia solene em Aracaju O Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento de Sergipe (IAB-SE), realizará hoje, 19, às 18 horas, a cerimônia de posse da nova Diretoria para o triênio 2026-2028, em evento que acontecerá na Galeria Álvaro Santo, no Centro de Aracaju. Eleita nas eleições realizadas este mês, a nova chapa assume a gestão do IAB-SE tendo como presidente o arquiteto Wesley Lemos e vice-presidente, a arquiteta Riva Feitosa, marcando o início de um novo ciclo institucional pautado pelo fortalecimento da profissão, pela valorização da diversidade e pela retomada do papel social da Arquitetura e do Urbanismo no desenvolvimento das cidades.
Momento especial A cerimônia contará com a presença de ex-presidentes do IAB-SE, integrantes da nova diretoria, arquitetos e urbanistas, representantes de instituições públicas, entidades parceiras e convidados, além de integrar a celebração do Dia do Arquiteto e um momento especial de premiação. A nova gestão assume com o compromisso de aproximar a Arquitetura e o Urbanismo da sociedade, defendendo a democratização dos serviços profissionais, o estímulo à participação ativa dos conselheiros e associados e o fortalecimento do diálogo com a população. Entre os pilares da gestão estão a promoção do olhar social, cultural e ambiental sobre o território, especialmente diante dos desafios enfrentados por Aracaju e pelos municípios do interior de Sergipe.
Protagonismo da profissão Segundo o presidente eleito, Wesley Lemos, “a proposta é reafirmar o arquiteto e urbanista como agente essencial na construção de cidades mais justas, inclusivas e sustentáveis, resgatando o protagonismo da profissão na formulação de políticas urbanas e no cuidado com o espaço coletivo”, ressaltou o renomado arquiteto. O evento é uma realização do Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento de Sergipe, com apoio da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, da Galeria Álvaro Santos e da Funcaju.
Sem fome Sergipe recebeu do Governo Federal uma Menção de Destaque por integrar o grupo dos cinco estados que mais reduziram a insegurança alimentar grave (fome) no período de 2022 a 2024, contribuindo para o avanço do direito humano à alimentação adequada no Brasil. Na mesma agenda, Sergipe também recebeu uma segunda Menção de Destaque por ter alcançado a adesão de 100% dos municípios ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).
Sem fome II “Esse reconhecimento confirma um resultado concreto: Sergipe saiu de 49,3% dos domicílios com algum nível de insegurança alimentar em 2023 para 35% em 2024 – são 297 mil residências, com 34 mil ainda em situação grave – e a insegurança alimentar grave caiu para 4%. Isso não acontece por acaso: é política pública funcionando, com rede e continuidade. Quando a gente garante comida chegando onde precisa, a dignidade volta”, afirmou a secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri.
Atenção SMTT Aracaju: espetinho ocupando calçadas e via O blog publicou denúncia de um cidadão ontem, mas a noite nada mudou a SMTT não apareceu no local para proibir o uso das calçadas dos dois lados fazendo os pedestres disputarem a passagem na via ao lado dos carros. Só para lembrar o que o cidadão enviou: “o trânsito para quem vai pegar a ponte Aracaju/Barra fica insuportável no fim da tarde/início da noite quando começa a funcionar o point do espetinho na Rua Belém, no Bairro Industrial ocupando as calçadas dos dois lados com cadeiras também nas ruas. A SMTT não anunciou que iria proibir essas invasões? Não passa por aqui não?” Um vídeo de ontem início da noite: 5bfe2105-ee3b-4c51-b6b9-1f79fc9e3769
Câmara aprova projeto que altera nomenclatura da GMA para Polícia Municipal de Aracaju A Câmara Municipal de Aracaju aprovou ontem, 18, o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 04/2025, que altera a nomenclatura da Guarda Municipal para Polícia Municipal de Aracaju. A proposta, de autoria do vereador Lúcio Flávio, modifica dispositivos da Lei Complementar nº 194/2023 sem, no entanto, promover alterações nas competências ou na estrutura funcional já existente da corporação. Com a aprovação, a nova redação estabelece que toda a legislação municipal vigente que mencione “Guarda Municipal” passará a ser interpretada, automaticamente, como “Polícia Municipal”. A estrutura e as funções da corporação permanecem estritamente vinculadas à Lei Federal nº 13.022/2014, que define as diretrizes e limites de atuação dessas instituições em território nacional.
Tutela A Polícia Municipal de Aracaju permanecerá sob a tutela da Secretaria Municipal da Segurança e Cidadania (SSM/AJU). O secretário da pasta, André David, destaca o movimento como uma conquista para a classe. “Essa é mais uma conquista dos nossos guerreiros que estão atuando nas ruas, combatendo a criminalidade. Somos uma força de segurança reforçando o policiamento na capital e protegendo o aracajuano. Esse reconhecimento valoriza a categoria que tem crescido como instituição na área policial. Estou muito feliz e grato à prefeita Emília Corrêa pela confiança no nosso trabalho”, disse ele.
Fortalecimento da identidade institucional Para o comandante-geral da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), subinspetor Ricardo Silva, a mudança reflete o fortalecimento da identidade institucional dos agentes na capital sergipana. “Já tivemos também decisões até do próprio STF, que diz que o policiamento preventivo e comunitário é constitucional, e a Guarda pode fazer. Portanto, esse projeto fortalece, valoriza e reconhece o que a Guarda já tem feito ao longo dos anos e também contribui e concorda com o que a gestão da prefeitura Emília Corrêa já tem feito, como a mudança da secretaria SEMDEC para a Secretaria Municipal da Segurança e Cidadania”, destacou.
Colégio de Procuradores aprova recondução de Eduardo Côrtes ao cargo de Procurador-Geral do MPC-SE O Colégio de Procuradores do Ministério Público de Contas de Sergipe (MPC-SE) aprovou, por aclamação, o nome do procurador Eduardo Santos Rolemberg Côrtes para compor a lista tríplice destinada à escolha do Procurador-Geral para o biênio 2026-2027. A deliberação ocorreu na terça-feira, 17, durante a primeira reunião extraordinária do colegiado, realizada no gabinete da procuradoria-geral.
Aclamação Como houve candidatura única, o processo formal de votação foi dispensado e o nome foi aprovado por aclamação pelos membros presentes: o procurador João Augusto Bandeira de Mello, que presidiu a Comissão Especial de Eleição, o procurador Bricio Luis da Anunciação Melo e o Subprocurador Thiago Menezes Santana. De acordo com o art. 5º da Lei Complementar nº 36/1997, o nome aprovado pelo Colégio de Procuradores será agora submetido ao governador do Estado de Sergipe, a quem compete a escolha e nomeação do Procurador-Geral do MPC-SE para o próximo biênio.
Compromisso institucional Em declaração após a aprovação de seu nome, o Procurador-Geral Eduardo Santos Rolemberg Côrtes agradeceu a confiança depositada pelo Colégio de Procuradores. “É uma honra receber o apoio unânime dos colegas para dar continuidade ao trabalho que iniciamos. Essa aprovação representa não apenas um voto de confiança pessoal, mas principalmente um compromisso coletivo com o fortalecimento institucional do Ministério Público de Contas”, afirmou. O Procurador-Geral destacou ainda que o próximo biênio será marcado pela continuidade das ações voltadas à qualificação técnica do corpo de membros e servidores, ao aprimoramento dos processos de trabalho e ao fortalecimento da atuação do MPC-SE na defesa da correta aplicação dos recursos públicos em todo o Estado de Sergipe.
Modernização A Prefeitura de Aracaju irá avançar na modernização da gestão urbana com a instituição da Contribuição para o Custeio, Expansão e Melhoria dos Serviços de Iluminação Pública e de Sistemas de Monitoramento para Segurança e Preservação de Logradouros Públicos (COSIMP). A medida será possível devido ao Projeto de Lei nº 496/2025, de autoria do Executivo, que foi aprovado na Câmara Municipal de Aracaju ontem, 18.
Modernização II Esta nova legislação substitui a antiga COCIP, adequando as normas municipais à Emenda Constitucional n.º 132/2023. Dentro deste novo escopo detalhado, a contribuição poderá custear a prestação e a universalização dos serviços de iluminação em vias, praças e bens públicos, além de financiar sistemas de monitoramento e preservação de logradouros. Estão previstas despesas com a manutenção, modernização e até o enterramento de linhas de energia para a adaptação de novas tecnologias. A COSIMP também abrange a aquisição e gestão de equipamentos destinados à segurança e prevenção de desastres.
Aprovados A Assembleia Legislativa de Sergipe aprovou o projeto do Governo do Estado que cria o Programa Cientista Serigy. A iniciativa prevê a atuação de pesquisadores, doutores, mestres e equipes acadêmicas diretamente em órgãos e secretarias estaduais, com foco no aprimoramento das políticas públicas a partir de dados, ciência e pesquisa. As bolsas podem chegar a R$ 8 mil. Além disso, os parlamentares aprovaram a ampliação do programa Sergipe no Mundo. A partir de agora, os estudantes poderão estudar fora do país com foco em tecnologias digitais. A proposta também amplia o acesso ao programa e reforça critérios de desempenho acadêmico.

Comida na mesa do lagartense A cesta de alimentos saudáveis fornecida por meio da parceria entre a Prefeitura de Lagarto e a Conab leva alimento para mesa de quem mais precisa. A moradora do João Almeida Rocha, Magna Santos Bento, 37 anos, está desempregada. Para ela, os alimentos chegam em boa hora. “Me ajuda muito, porque às vezes não tenho dinheiro para comprar, e essa ajuda complementa a renda de casa, vem as verdurinhas, as frutas, sem agrotóxicos, e ainda ajuda os produtores, porque vem da roças daqui de Lagarto. É muito bom, eu gosto muito. Se eu fosse comprar, gastaria muito, porque só o quilo de macaxeira está quatro reais, e um quilo na minha casa não dá. Então, acabo economizando uns 50, 60 reais”, disse. A aposentada Genilda dos Santos, 61 anos, foi uma das moradoras beneficiadas com a cesta de alimentos, que fará o diferencial na alimentação da sua família. “Acho ótimo, uma benção de Deus, agradeço tanto a Deus, porque eu sou sozinha, tenho um filho deficiente e os meus netos estão na minha casa passando as férias. Esses alimentos chegaram na hora certa e vão me ajudar muito”, pontua.

Itabaiana se prepara à quinta edição do Sealba Show, que acontecerá em fevereiro de 2026, com apoio total da Prefeitura Municipal A quinta edição do evento de agronegócio que torna Itabaiana vitrine para todo país já tem data: de 04 a 07 de fevereiro de 2026, o Sealba Show acontecerá no Parque Cunha Menezes, com apoio total da Prefeitura Municipal. Ontem, 18, a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe (FAESE), realizadora do Sealba, apresentou a expositores, autoridades e imprensa, a programação da quinta edição da maior feira do agronegócio da região que engloba Sergipe, Alagoas e a Bahia.
Lançamento O lançamento da programação aconteceu no Parque Cunha Menezes, espaço escolhido para sediar o evento, desde a primeira edição, em 2022. A Prefeitura de Itabaiana esteve representada pelo prefeito Valmir de Francisquinho e pelos secretários Adailton Sousa e Joãozinho do Lagamar, de Administração e Agricultura, respectivamente.
Expectativa e programação A expectativa é que a quinta edição seja ainda maior que a quarta, realizada no início de 2025, com um resultado extremamente positivo, para o setor do agronegócio e a cidade de Itabaiana, de modo geral; mais de 170 marcas nacionais e internacionais expuseram os seus produtos.A programação terá início no dia 04 de fevereiro (quarta-feira) e encerrará no dia 07 (sábado). O evento contará com a exposição e comercialização de produtos do setor, palestras, homenagens, leilões e muito mais. A Capital Nacional do Caminhão se transformará na Capital do Agronegócio!
Salvar-SE e IFS assinam convênio técnico na próxima segunda-feira, 22 A Associação Brasileira de Apoio ao Cultivo e Pesquisa da Cannabis Medicinal, Salvar-SE, e o Instituto Federal de Sergipe (IFS) realizam, na próxima segunda-feira (22), o ato para assinatura de convênio técnico. Serão iniciados, assim, os trabalhos conjuntos para proporcionar melhorias aos produtos.
Cooperação O presidente da Salvar-SE, Paulo Reis, e a reitora do IFS, professora Ruth Sales Gama de Andrade, assinarão os documentos no gabinete da reitoria, na unidade centro, às 11 horas. O objeto é iniciar a cooperação logo em seguida em diversas formas.A ideia é contar com este apoio para estágio dos estudantes da instituição e ainda colaboração técnica dos professores. Desta forma, ambos têm ganhos já que os conhecimentos sobre Cannabis Medicinal chegarão de forma prática aos alunos e os docentes contribuirão com seus conhecimentos.
Qualidade de Vida Neste sentido, já estão em andamento trabalhos com o apoio da Universidade Tiradentes (Unit). A Salvar-SE se orgulha de manter sua produção baseada na ciência e, assim, poder proporcionar melhor qualidade de vida a cada vez mais associados.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).
PELO E-MAIL claudionunes@infonet.com.br

A atuação do Padre Julio Lancellotti vai muito além do altar. Há décadas, ele dedica sua vida à defesa da dignidade humana, especialmente das pessoas em situação de rua, levando alimento, escuta, acolhimento e fé a quem mais precisa.
A recente decisão que determinou a suspensão das suas transmissões de missas e atividades nas redes sociais, bem como a possibilidade de seu afastamento da Paróquia São Miguel Arcanjo, onde atua há mais de quatro décadas, causam indignação e tristeza. Tal decisão se torna ainda mais difícil de compreender diante do fato de que outros sacerdotes seguem realizando transmissões e atividades semelhantes, o que reforça a percepção de tratamento desigual.
Respeitamos a autoridade eclesiástica e as normas da Igreja. No entanto, acreditamos que decisões pastorais devem sempre considerar o bem comum, a escuta da comunidade e a relevância do serviço prestado.
Padre Julio sempre atuou com compromisso cristão, respeito à Igreja e profunda coerência com os valores da justiça social, da solidariedade e do cuidado com os pobres. Silenciar essa voz é enfraquecer uma das expressões mais vivas da missão pastoral do país.
Por isso, estamos nos mobilizando para pedir, de forma respeitosa e firme, que a Arquidiocese de São Paulo e Dom Odilo Scherer revejam essa decisão, garantindo a continuidade do trabalho pastoral do Padre Julio Lancellotti, tanto em sua paróquia quanto nos meios de comunicação que ampliam o alcance de sua missão evangelizadora.
Assinar e compartilhar este abaixo-assinado é um gesto de apoio ao Padre Julio e à Igreja que caminha ao lado dos que mais precisam.
Preencha seus dados e assine: https://mautic.revistaforum.com.br/abaixo-assinado/padre-julio-lancellotti
Siga Cláudio Nunes no Instagram
https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/
Siga Cláudio Nunes no Twitter
Siga Cláudio nunes no Blueskay
https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social
Frase do Dia
“Já não é pouco sofrer pelas próprias misérias sem precisar de sofrer a dor dos que encontramos.” Madeleine Delbrêl.