Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
O resultado do 2º turno eleitoral deste domingo, não será apenas um resultado para o novo prefeito de Aracaju. Ao “vestir” a camisa de Luiz de Edvaldo – deixando de lado outros aliados – o governador Fábio Mitidieri antecipou um turno antecipado das eleições 2026.
Ou seja, se as pesquisas estiverem corretas e Emília for a vencedora a derrota não será apenas de Edvaldo, Luiz, Jackson, Valadares, Cauê e companhia, mas principalmente do governador Fábio Mitidieri que poderia ter ficado equidistante sem “vestir” a camisa de Luiz de Edvaldo, inclusive colocando pessoas de sua alta confiança, como, por exemplo, o deputado estadual Jorginho Araújo, na coordenação e a esposa, Érica Mitidieri participando de diversas ações.
Valmir de Francisquinho, prefeito eleito de Itabaiana, percebeu isso e desde o resultado do 1º turno está, literalmente morando em Aracaju e visitando todos os bairros.
Por enquanto é isso, o blog vai esperar o resultado final – o leitor lembre que a opção deste jornalista será o 351 (R$ 3,51 da multa eleitoral por abstenção) no 2º turno – para uma análise mais profunda. Porém, uma certeza: este 2º turno influenciará muito e botará fogo em 2026.
Recuperou O trabalho de inteligência realizado pelos auditores fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) impediu que cerca de R$ 18 milhões do ICMS deixassem de ser recolhidos para os cofres públicos. Segundo a Sefaz, as irregularidades foram identificadas em operações de créditos de nove empresas ligadas ao agronegócio. Os créditos de ICMS são obtidos por alguns contribuintes que realizam operações comerciais específicas como, por exemplo, as exportações.
*Recuperou II “Boa parte das operações realizadas por setores do agro é alcançada por benefícios fiscais. Com esses benefícios, os valores devidos de impostos quando essas mercadorias são comercializadas acabam sendo inferiores aos créditos acumulados no momento de aquisição, gerando assim um saldo credor de ICMS, que cresce constantemente. Com a revogação de um convênio em 2015 essa vantagem foi cancelada e o não estorno de tais créditos constitui infração à legislação tributária”, explica o auditor fiscal da Sefaz Rafael Almeida.
III FLITA – Feira do Livro de Itabaiana, começa hoje, 25 De hoje, 25, até o domingo, 27, será realizada na Praça de Eventos do Shopping Peixoto, em Itabaiana a III FLITA (Feira do Livro de Itabaiana), no mesmo estilo da primeira (em 30 a 31 de outubro de 2021) e da segunda (em 04 a 06 de novembro de 2022), constando de exposição e venda de Livros por autores/editoras/livrarias, de visitação de escolas, de exposição de arte, de apresentações artísticas rápidas (teatro, shows, canto, contação de histórias, declamações, etc.) As feiras do livro de Itabaiana pretendem preencher o vazio nos anos pares, uma vez que a Bienal acontece apenas nos ímpares, proporcionando aos produtores de arte encontrarem-se com os consumidores (famílias, escolas, intelectuais, etc.) em um ambiente adequado para realizarem negócios e trocarem experiências. Esta III FLITA, como as anteriores, é organizada pelo Movimento “O Escritor na Livraria” (liderado pelos escritores Domingos Pascoal de Melo e Antônio FJ Saracura, curadores da Bienal do Livro de Itabaiana), que busca, desde 2013, valorizar/divulgar a literatura sergipana nas livrarias, feiras literárias, bienais de livro, escolas e ambientes apropriados.
Rede Primavera comemora Dia do Médico Foi em um ambiente aconchegante e harmonioso, que no dia 18/10, o presidente da Rede Primavera Saúde Dr. Wagner Bravo, recepcionou mais de 700 médicos, lideranças e convidados, para uma comemoração em dose tripla: o Dia do Médico, os 16 anos do Hospital Primavera, e os 40 anos da Rede.
“Medicina é a minha”, destacou Wagner Bravo “Este é um momento muito importante, de muita alegria e satisfação. A medicina é a minha alma e aqui tenho congregado várias pessoas que se somaram a mim na construção da Rede Primavera no mercado. Estou muito feliz e parabenizo todos os médicos e médicas pelo trabalho incansável em prol da sociedade sergipana”, enfatizou Dr. Wagner Bravo, bastante emocionado.
Agradecimento Para o diretor executivo, Marcelo Vieira, essa é uma forma de agradecer aos profissionais que tanto se dedicam à saúde das pessoas e ao mesmo tempo proporcionar aos parceiros e anfitriões uma festa para parabenizar pelo trabalho desenvolvido em busca de um resultado voltado para a excelência de qualidade assistencial. “Aproveito também para parabenizar a todos os colaboradores que fazem a Rede Primavera, pela dedicação e empenho no dia a dia”, concluiu.
Time ético e comprometido com a saúde do próximo Há 12 anos com serviços prestados à Rede Primavera, o cirurgião oncológico, Dr. José Geraldo Bezerra, aproveitou para agradecer e parabenizar a todos os diretores e colegas pelo carinho. “Temos uma missão especial que é salvar vidas e nos doar pelas vidas das pessoas. É um privilégio fazer parte dessa família”, finalizou. O ortopedista, Dr. Renato Pires, também esteve presente. “Testemunho aqui o meu o apreço e respeito que a instituição tem por aqueles que desempenham um papel crucial na promoção da saúde e do bem-estar da comunidade. Há 16 anos faço parte de um time ético e comprometido com a saúde do próximo”, frisou o médico. A festa aconteceu no Staleiro 79 Beach Club, com o buffet assinado por Vera, Fuego Churrascaria e o cerimonial e assessoria de Aninha Souza. Os convidados curtiram o repertório eclético do cantor Igor Ativado, da Banda Gabriel Góes e do DJ Henrique Matos.
20 mil novas empresas Levantamento realizado pela Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese) mostra que, de janeiro até setembro deste ano, foram abertas 20.988 empresas, representando um crescimento de 10,3% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 18.797 novos negócios foram registrados no estado. A capital sergipana lidera com o maior número de novas empresas, totalizando 10.608. Os municípios de Itabaiana, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto e Tobias Barreto também se destacam pelo crescimento. Isso demonstra que o ambiente de negócios sergipano, potencializado pelo Governo do Estado, está bastante favorável para os empreendedores.
Reencontrando a mim mesma Aracaju recebeu um dos maiores eventos da Campanha Outubro Rosa em Sergipe. O circuito de palestras “Reencontrando a mim mesma” contou com abertura da mastologista Dra. Paula Saab e palestras da psicóloga Carolina Mendonça, do advogado Robson Barros que falou sobre “os direitos do paciente oncológico”, do oncologista Dr. Emerson Santana sobre “avaliação de doença hereditária”, e “como é a vida após o câncer de mama” com o oncologista Dr. Miguel Tenório. O evento promovido pelas Clínicas Homo e Onco Hematos com apoio da Clinradi, DNA Laboratórios e Flores do Nosso Jardim foi prestigiado por representantes de diversos grupos que trabalham na luta contra o câncer, entre eles o Mulheres de Peito. Um momento de muita informação, emoção e fortalecimento da rede do bem que atua na conscientização e auxílio nas diversas etapas da doença. Parabéns a todos!
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).
Novembro Negro é na Rádio Liberdade 100,3 FM Da emissora: durante esses últimos oito anos, a Rádio Liberdade 100,3 FM, vem se notabilizando como a pioneira em abrir espaços para as questões sociais e políticas. O Racismo é uma pauta de suma importância e para maior visibilidade, de 01 a 30 de Novembro a Rádio Liberdade trará uma programação especial com grandes especialistas para debater as questões raciais em Sergipe e no Brasil. Fiquem ligados nos canais de transmissão: AO VIVO NO YOUTUBE, FM 100,3 E CANAL 7.1 TVC.
Árvore prejudica a iluminação pública e ameaça a rede elétrica. Esta árvore está localizada na Rua Francisco Félix da Silva, no Loteamento Índio Palentim, em Aracaju.
PELO E-MAIL claudionunes@infonet.com.br
OPINIÃO
DIA NACIONAL DA DEMOCRACIA Por Clarkson Moura
25 de outubro
“A democracia é a pior forma de governo, à exceção das demais.” Winston Churchill
“Quando perdemos a capacidade de nos indignarmos com as atrocidades praticadas contra os outros, perdemos também o direito de nos considerarmos seres humanos civilizados.” Vladimir Herzog
Jornalista VLADIMIR HERZOG, “Vlado”, vítima da tirania militar brasileira, com apenas 38 anos de vida:
— 49 ANOS DE SAUDADE —
Um caso concreto para reflexão
Esse, sim, é “Herói da Pátria”!
Presa indefesa, truculentamente executada pela carniceira ditadura militar de 1964-1985.
Profissional de comunicação vocacionado, destemido, ético, erudito, autêntico, probo, eloquente e fervoroso ouvidor e defensor do Povo brasileiro.
Democrata nato, convicto, corajoso, incansável e combativo.
Hoje (25), o Brasil celebra o “Dia Nacional da Democracia”. Essa data foi escolhida e instituída no calendário cívico-histórico, justamente, para que rememoremos a relevante, lamentável e emblemática efeméride consistente na deliberada, abjeta, perversa, perpetrada e precoce morte do jornalista, professor e ativista Vladimir Herzog, ocorrida em 25 de outubro de 1975, nas dependências do carniceiro e inexorável DOI-Codi (órgão de repressão da, à época, vigente ditadura), na cidade de São Paulo. Militante da luta inerme pela Democracia e pelo fim da censura praticada pela ditadura militar, “Vlado” foi torturado e morto. Sua morte causou indignação popular e tornou-se um marco na cruzada cívico-cidadã pela redemocratização do Brasil, consolidada com a Constituição Federal de 1988.
Dessarte, foi esse compatrício de coração, (nascido na cidade de Osijek, na então Iugoslávia), COVARDE, IMPIEDOSA E SUMARIAMENTE EXECUTADO, tornando-se, desse abominável modo, herói e mártir da desproporcional e sanguinária guerra pela retomada da democratização deste País, que havia sido brutalmente despojado do regime político cujos valores, princípios e fundamentos cardeais são sintetizados na definição-conceito gestada pelo singular filósofo grego, Aristóteles, bem como rematada e imortalizada pelo estadista estadunidense, Abraão (Abraham) Lincoln, dois gênios eternos e universais da Humanidade.
Ei-la:
“A Democracia é o governo do Povo, pelo Povo e para o Povo.”
A propósito, como é consabido, a palavra democracia tem origem grega e significa “poder do povo”. Cunhada na Grécia Antiga, ela, então, denotava o regime de governo que caracterizava a administração política dos interesses coletivos das primitivas cidades-estados, em que os cidadãos se reuniam em assembleias populares no renomado espaço público, vernacularmente equivalente à principal praça do aglomerado urbano-estatal respectivo — ágora — para a tomada de decisões relativas à comunidade local. Com o passar dos séculos, novas formas de democracia se desenvolveram, entre elas, a exercida pelo voto direto dos cidadãos em seus representantes políticos, a qual chegou, até agora, a muitos estados soberanos contemporâneos, a exemplo de nosso País.
Ora, enquanto um dos pilares cardeais do dominante e contemporâneo regime democrático, o direito ao voto direto, secreto, universal e periódico — “jus suffragii” é, também, em âmbito nacional, uma significativa conquista do bravo Povo brasileiro, resultante de muitos anos de batalha. Portanto, na data hodierna, podemos e devemos festejar a resiliente Democracia brasileira — a despeito de seus peculiares senões — refletindo sobre seu aperfeiçoamento, com o fortalecimento das instituições, aumento da representatividade dos diversos segmentos da Sociedade e valorização do Estado Democrático de Direito, para que a Soberania Popular — “Summa potestas populi” continue a ser cada vez mais respeitada, robustecida, longeva e exercitada em sua plenitude e higidez constitucionais.
A talho de foice, em louvor à nossa valiosa e custosa Democracia e em desapreço ao seu nefasto regime diametralmente oposto, a impiedosa, abominável e não muito remota ditadura militar (1964-1985), transcrevo, máxima de minha modesta autoria:
“Anos de Chumbo.
Se os alienados pela mídia passional soubessem o que é uma ditadura sanguinária, não a defenderiam!”
Nessa mesma linha de raciocínio, faz-se oportuno e didático transcrever o suasório e pertinente adágio do festejado historiador, escritor e educador mexicano, José Manuel Lozano Fuentes, “in verbis”:
“Todo país tem duas histórias: a real e a oficial.”
De pedagógico lembrete, recordemo-nos, reflexiva e reciprocamente, dos reiterados, aberrantes e atrevidos “zurros” da “Besta-Fera”, ex-inquilino do Palácio do Planalto, diuturnamente desferidos contra a imparcial “Imprensa” deste País, o invejável, ultramoderno, seguro, célere e atestado “Sistema Eleitoral Eletrônico”, as confiáveis e invioláveis urnas respectivas, bem como contra a Constituição, a Ordem Político-Jurídica e o Estado Democrático de Direito, a Suprema Corte de Justiça, o Tribunal Superior Eleitoral e alguns de seus membros, desta — ouso continuar a crê-lo — “República Federativa do Brasil”, em explícita e inescusável afronta à nossa “Carta Magna”, ultimamente tão desnaturada, com vistas a atender a interesses escusos e eleitoreiros de politiqueiros e dilapidadores do Erário federal.
Deveras, desde então em diante, mais do que nunca, passou a nos assistir — a nós, brasileiros, concidadãos conscientes, bem-informados e bem-intencionados — mantermo-nos em estado de permanente vigilância, de sorte que possamos sair, de imediato, de uma tradicional zona de acomodação ou indiferença: indignando-nos, reunindo-nos publicamente, organizando-nos reagindo, indo às ruas em chusma, protestando, debatendo, reivindicando, etc.; enfim, contribuindo de modo civilizado, lícito e urbano — sempre que isso se fizer imprescindível — para que não se repitam os reprováveis, truculentos, asquerosos, nocivos, vergonhosos, vandálicos e/ou barbarescos cenários das abjetas datas históricas de 12 de Dezembro de 2022, 24 de Dezembro de 2023 e 8 de Janeiro de 2023″, na Capital Federal, tal qual o anunciado, sugerido, previsível, vexatório e desastroso “replay” ou “repeteco” capitolino no nosso País.
Nessa mesma toada — ressalte-se — depois de registrados os asquerosos, truculentos, abjetos e estarrecedores fatos retromencionados, que, além de enxovalharem a preciosa História do País, chocaram o “Mundo Civilizado”, atinentes e consagradas máximas populares, a exemplo das citadas adiante, devem ser trombeteadas diuturnamente, Brasil afora, alertando-nos, a todos nós, autênticos democratas, cônscios e assumidos cidadãos, dos recorrentes, persistentes, latentes, ressurgentes, insinuados e atrevidos acenos, ensaios e condutas de levante popular, dissimulados, maquinados, patrocinados e disseminados por grupos ilicitamente organizados que não desistiram nem ousam prescindir de nutrir, fomentar, difundir e pôr em prática, a qualquer custo e por qualquer meio, o escuso, sorrateiro e temível propósito de subverter as atuais ordens social e política do País e, por consequência, implementar a factível ruptura institucional, caso suas gananciosas, insaciáveis e futuras expectativas hegemônicas venham a ser frustradas no “fair play” democrático — eleições gerais ou locais — vindouro, com possível proclamação de resultados que não lhes aprouverem, à símile dos pleitos municipais deste ano (2024), na iminência de serem totalmente consumados no próximo domingo (27), bem como dos subsequentes pleitos gerais de 2026.
“Acordem, Irmãos, enquanto há tempo!”
“Depois, não me venham com chorumelas!”
“Soberania Popular, antes que seja tarde!”
“Summa Potestas Populi, ante quam sera!”
De mais a mais, peço-lhes licença para clangorar, de bom alvitre, a enfática e proveitosa advertência: a verdadeira mudança do modo de governar, administrar, fazer política, promover o bem-estar geral, enfim, de efetiva, justa e eficiente condução política dos negócios públicos — da “res publica” — caros “Concidadãos”, só e somente só, depende de nós, isto é, do exercício consciente, imparcial, gratuito do nosso sagrado direito de votar: “jus suffragii”.
Por síntese conclusiva, acorre-me à mente conclamá-los a refletir, comigo, sobre o recorrente extrato magistral do inesquecível Geraldo Vandré: “…vem, vamos embora, que esperar não é saber: quem sabe faz a hora, não espera acontecer…”
Deveras, cá entre nós, não dá mais para esperar. Não há mais tempo a perder!
Fora! arautos da pseudo-história deste País, estruturalmente escravocrata, racista, aristocrata, exclusivista e oligocrata.
Abaixo! potenciais e confessos neonazistas, fascistas, ditadores, democidas, golpistas, genocidas, republicidas, historicidas, ecocidas, tiranos, negacionistas, exploradores, imperialistas, beligerantes, sanguinários, sadistas e geopolíticos etc.
Viva! Vladimir Herzog, “Herói e Mártir da Democracia Brasileira”.
Salve! as iInstitiições estatais republicanas e as entidades democráticas da Sociedade Civil organizada deste País-Continente.
Parabéns! democratas, social-democratas, cidadãos legítimos, republicanos, autênticos compatriotas, natos e naturalizados!
Despertemos, ó Povo brasileiro!
A sobrevivência da nossa renitente, ameaçada, valiosa e afrontada “Democracia” está em nossas mãos!
Mãos à obra!
(Por Clarkson Ramos Moura)
PELO TWITTER
Para hoje: Deus, obrigado pela graça de viver mais um dia. Agradeço pela oportunidade de estar aqui, falando contigo e reconhecendo tudo o que tenho. Viver é mais do que um presente! Amém.
Se existe alma nas coisas, que venha uma rápido pra internet.
Instituto Conhecimento Liberta
José “Pepe” Mujica, líder revolucionário conhecido por levar uma vida simples, já:
🗓️ Governou de 2010 a 2015 (Uruguai)
🌎 Revolucionou a política da América Latina
🔄 Proporcionou profundas transformações sociais em seu país
👨⚖️ Redefiniu o conceito de liderança ao viver de forma austera
💰🤲 Doou 90% de seu salário presidencial para obras sociais
Morreu hoje Adilson “Maguila” Rodrigues, icônico pugilista nascido em Aracaju. Maguila marcou história no boxe brasileiro, com uma carreira de lutas memoráveis. Meus sentimentos à família e amigos nesse momento de dor. Que seu legado continue inspirando novas gerações.
Descanse em paz Maguila!
1958-2024
Siga Cláudio Nunes no Instagram
https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/
Siga Cláudio Nunes no Twitter
Siga Cláudio nunes no Blueskay
https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social
“’Amou-nos’, diz São Paulo referindo-se a Cristo (Rm 8,37), para nos ajudar descobrir que nada ‘será capaz de separar-nos’ desse amor (Rm 8,39)”. Assim começa a quarta Encíclica do Papa Francisco, intitulada a partir do incipit “Dilexit nos” e dedicada ao amor humano e divino do Coração de Jesus: “O seu coração aberto precede-nos e espera-nos incondicionalmente, sem exigir qualquer pré-requisito para nos amar e oferecer a sua amizade: Ele amou-nos primeiro (cf. 1 Jo 4, 10). Graças a Jesus, ‘conhecemos o amor que Deus nos tem, pois cremos nele’ (1 Jo 4, 16)” (1). LEIA AQUI O TEXTO INTEGRAL DA ENCÍCLICA: