Após “tomar na tora” PL de Amorim, Rodrigo tenta posar de “mocinho”

                             Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
   “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Antes de “tomar na tora” o PL dos irmãos Amorim, o deputado federal Rodrigo Valadares tinha chances concretas de disputar uma das vagas ao Senado Federal com o grupo unido e os 20% do eleitorado de Bolsonaro seria o suficiente para garantir a eleição, já que são muitos candidatos disputando as duas vagas e ele seria o único bolsonarista de plantão.

 Porém, ao trair uma liderança como Edivan Amorim, Rodrigo Valadares jogou para escanteio qualquer chance de vencer a disputa pelo Senado. Edivan Amorim não só não apoiará Rodrigo, mas lançou o irmão, o ex-senador Eduardo Amorim e, com certeza, terá 2 candidatos ao Senado que possam prejudicar qualquer tentativa de vitória do ex-amigo traidor.

 A classe política sergipana já viu e comprovou com diversas ações, que Rodrigo de nada lembra o pai, o deputado federal Pedrinho Valadares, – falecido precocemente no acidente que vitimou também o presidenciável Eduardo Campos – mas também passa por cima de todos e de tudo para conquistar seus interesses individuais.

 A verdade é uma só: Rodrigo foi em busca do comando do PL porque o partido é o maior recebedor do Fundo Partidário. Somente no ano passado o PL recebeu cerca de R$ 192 milhões.

 A conversa tida por ele ontem de que vinha sendo atacado desde março do ano passado por aliados é “conversa para boi dormir” porque ele sabe que dividiu a direita em Sergipe. Ou seja, o “tempo da mentira” continua forte tendo agora como líder maior Rodrigo que prega alguns valores cristãos no palanque, mas nos bastidores atua como Pôncios Pilatos.

Sergipe é aqui em Santa Rosa de Lima Conhecida como uma das maiores produtoras de banana e maracujá de Sergipe, a cidade de Santa Rosa de Lima será contemplada com atendimentos e investimentos que promovem ainda mais qualidade de vida para os sergipanos. O ‘Sergipe é aqui’ será realizado na sexta-feira, dia 30, a partir das 8h, e estará concentrado no entorno do Centro de Excelência Dr. Edélzio Vieira de Melo. Coordenado pela Secretaria de Estado da Casa Civil (Secc), o programa já realizou mais de 300 mil atendimentos em 65 municípios sergipanos, fortalecendo a presença do Governo do Estado e garantindo ainda mais acesso a direitos, cidadania e políticas públicas em todas as regiões.

Conversas com o Senegal O governador Fábio Mitidieri recebeu, nessa terça-feira, 27, uma comitiva do Senegal interessada na compra de gado vivo produzido em Sergipe. O grupo, ligado ao programa senegalês de segurança alimentar, identificou potencial para a exportação de animais do estado. A proposta inicial prevê a aquisição de cinco mil cabeças de gado, com base operacional instalada em Sergipe. Os investidores também sinalizaram interesse em ampliar o negócio. A expansão incluiria gado de corte e genética leiteira. Segundo o governador, a comitiva destacou a busca por animais de alta qualidade para produção de leite. A iniciativa abre caminho para uma parceria internacional estratégica. E coloca Sergipe no radar africano da segurança alimentar.

Gedalva se fortalece para Federal A vice-prefeita de São Cristóvão, Gedalva Umbaubá, vem ganhando cada vez mais notoriedade no cenário político sergipano, o que tem permitido sonhar com um voo mais alto. Não se fala em outra coisa, a não ser o desejo do povo ter uma representante da cidade mãe na Câmara Federal, o que tem deixado adversários políticos de cabelos em pé. Há quatro anos, ela ganhou notoriedade por ter sido a quinta mulher mais votada a federal em todo estado. Hoje, Gedalva chega com bastante potencial para apresentar uma pré-candidatura sólida, movida pelos anseios do povo de São Cristóvão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Justíssima homenagem da UFS reconhecendo  trajetória de Ana Côrtes e Bosco Rolemberg com Doutor Honoris Causa A Universidade Federal de Sergipe (UFS) realizou, na tarde da última segunda-feira, 26, a solenidade de entrega dos títulos de Doutor Honoris Causa a João Bosco Rolemberg Côrtes e Ana Maria Santos Rolemberg Côrtes. O evento aconteceu no Auditório Libório Firmo, no prédio da Reitoria, no Campus de São Cristóvão, e reuniu autoridades, familiares, servidores, estudantes e representantes de movimentos sociais.A homenagem reconhece duas trajetórias profundamente ligadas à história da resistência à Ditadura Militar no Brasil, à luta pela democracia e à construção de políticas públicas voltadas à justiça social. Militantes históricos, Ana e Bosco tiveram suas vidas marcadas pela atuação política, pela organização popular e pela defesa intransigente dos direitos humanos. Aqui a trajetória dos dois homenageados. 

Simbolismo Durante a solenidade, o professor André Maurício, reitor da UFS, destacou o simbolismo da homenagem. Segundo ele, a trajetória de Ana e Bosco representa a defesa inegociável da democracia e a importância da memória histórica. “São pessoas que tiveram suas vidas interrompidas, foram presas e torturadas simplesmente por defender a democracia. Manter essa história viva é fundamental para que a universidade reafirme, todos os dias, que democracia não se discute. Além disso, suas trajetórias são exemplo de uma atuação comprometida com o pensamento crítico, com os sistemas públicos e com a construção de uma sociedade mais justa”, afirmou.

Alegria e orgulho Emocionado, João Bosco Rolemberg, que falou em nome de sua esposa, por motivo de saúde, ressaltou o caráter coletivo da honraria. “É um momento de muita alegria e orgulho, não apenas pelo reconhecimento pessoal, mas pelo gesto da universidade em defesa da verdade, da memória, da justiça e da democracia. Em tempos de ameaças ao pensamento crítico e à autonomia universitária, conceder a maior honraria a dois militantes históricos é um ato de coragem. Este título não é um mérito individual, mas de toda uma geração que, com ousadia e coragem, reagiu em defesa de seus ideais e sonhos”, declarou.

Significado histórico Filha dos homenageados e servidora da UFS, Joana Côrtes destacou o significado histórico da solenidade. Para ela, o reconhecimento vai além do âmbito familiar. “Essa celebração tem um sentido coletivo. Como servidora da UFS e como filha, é uma honra ter pais que dedicaram mais de 60 anos de suas vidas a projetos públicos de justiça social, democracia e solidariedade. Este título é também um ato efetivo de memória, verdade e reparação em um país que não realizou plenamente sua justiça de transição”, afirmou. A proposta da concessão do título partiu do Departamento de Serviço Social (DSS/UFS). A professora Maria Cecília Leite explicou que a iniciativa surgiu durante as comemorações dos 70 anos do curso. “Pensamos em homenagear pessoas que ajudaram a construir a história do curso e da vida política do nosso estado. Ana e Bosco foram estudantes de Serviço Social e tiveram uma atuação fundamental no movimento estudantil e na construção dos espaços políticos em Sergipe. A ditadura interrompeu trajetórias, retirou direitos e projetos de vida. Hoje, a universidade faz essa reparação histórica, não apenas para lembrar o passado, mas para dizer às novas gerações, de forma pedagógica e política, que a ditadura nunca mais deve se repetir”, ressaltou.

Fila zerada Após quase 60 implantes de marca-passo em um período de seis meses, o Centro de Hemodinâmica do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) alcançou um marco importante para a saúde pública ao zerar a fila desse tipo de procedimento em Sergipe. A medida eliminou a espera enfrentada por pacientes com arritmias cardíacas e tornou o atendimento mais rápido e eficiente, inclusive em situações de urgência.

Hemodinâmica do Huse O resultado reforça a importância dos investimentos na área da saúde, que se refletem em mais acesso, redução de filas e preservação de vidas, especialmente entre pacientes idosos que dependem desse tipo de tratamento para retomar a rotina com mais qualidade de vida e segurança.

Prefeito de Lagarto visita povoado Cajazeiras e autoriza início dos serviços do Prefeitura Presente Os serviços do Programa Prefeitura Presente chegaram a mais uma localidade. Na manhã de ontem 27, o prefeito de Lagarto, Sérgio Reis, visitou o povoado Cajazeiras para ouvir as demandas da população e dar início às ações do programa, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, o deslocamento e o bem-estar da população. Durante a visita, o prefeito identificou algumas necessidades, como: melhoramento das estradas vicinais, instalação de poço artesiano, reforço na iluminação e passagem molhada.
 
Serviços iniciados Após a identificação, as máquinas já foram autorizadas a começar os serviços. Inicialmente, a ação teve início pelo melhoramento das estradas, para facilitar a locomoção das pessoas que precisam se deslocar entre os povoados ou para a cidade. “Estamos aqui para ouvir de perto a população e agir. As demandas do povoado Cajazeiras são legítimas, e por isso já autorizamos o início dos serviços, começando pela recuperação das estradas, que garantem o direito de ir e vir das pessoas. Nosso compromisso é levar infraestrutura, dignidade e qualidade de vida para quem mora na zona rural, com ações concretas e presença constante da Prefeitura”, destacou o prefeito Sérgio Reis.
 
Dificuldades Dona Adnete de Jesus é lavradora e moradora da Cajazeira. Foi ela quem solicitou ao prefeito a passagem molhada, devido às dificuldades de locomoção causadas quando há o transbordamento do Riacho da Cacimba. “A nossa comunidade está precisando muito da passagem molhada, porque, quando o riacho enche, a gente não consegue ir pra cidade. Também precisamos da estrada, porque é por ela que a gente vai fazer compras ou procurar atendimento em caso de doença. A visita do prefeito é importante porque faz muito tempo que precisamos ser ouvidos. Eu fico feliz e confiante de que agora as coisas vão melhorar”, disse. Maria Celistina, moradora do Candeal da Cajazeira, também celebrou a visita do prefeito. “Estou muito feliz com a vinda do prefeito, porque era isso que a gente esperava. Ele está há pouco tempo como prefeito e já está levando serviços para outros lugares. Eu sempre acreditei que ele ia olhar pela gente também. Hoje Deus ajudou e mandou ele pra cá. Isso mostra que nosso povoado não está esquecido”, pontua.Além disso, também foi firmado compromisso com a população a respeito do ponto de apoio Elizeu Paulo dos Santos, que vai ganhar reforma e ampliação, com troca do telhado, e da Escola Municipal Professora Morena Machado, que receberá um novo piso, ar-condicionados nas salas e uma horta.
 

Senso de justiça Parece inacreditável, mas esse conto virou fato real. Um pai de família estava utilizando um provável embaraço mental de um filho menor de idade para tentar chantagear uma escola particular em busca de vantagem financeira no valor de 500 mil reais. A denúncia de que o menino teria sofrido assédio sexual no local de aprendizagem não foi confirmada por uma rigorosa sindicância administrativa que envolveu entrevistas, depoimentos, vídeos de câmeras internas e laudos médicos, nem também pela investigação de uma delegacia especializada, que também apurou o caso. No âmbito policial o assunto foi encerrado. A ideia de tentar comprometer a reputação de uma respeitável entidade escolar – com especulações que se revelaram infundadas – não deu certo. Prevaleceram o senso de justiça das pessoas e a verdade dos fatos.

Prefeitura institui programa para ampliar o cuidado com a saúde mental na Atenção Primária O cuidado em saúde mental passou a integrar de forma estruturada a rotina da Atenção Primária na capital sergipana. A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), instituiu o Programa de Fortalecimento do Cuidado em Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde (PROAPS – Saúde Mental), conforme a Portaria nº 372/2025.  A iniciativa é de caráter permanente e incorpora o cuidado psicossocial às atividades das Unidades de Saúde da Família, com foco no acolhimento, na escuta qualificada e no acompanhamento de pessoas com sofrimento emocional leve a moderado, em articulação com a Rede de Atenção Psicossocial. 

Demanda O volume de atendimentos em saúde mental na rede básica de Aracaju evidencia a dimensão da demanda da população por esse cuidado. De acordo com o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), em 2025 foram registrados 52.829 atendimentos em saúde mental na Atenção Primária, o que coloca essa área como a terceira condição mais frequente, atrás apenas dos atendimentos relacionados à hipertensão arterial e ao diabetes. 
 
Resolutividade De acordo com a coordenadora da Rede de Atenção Primária, Maíra Oliveira, a medida fortalece a resolutividade das unidades básicas e organiza o cuidado desde a porta de entrada do sistema. Segundo ela, a SMS estruturou fluxos assistenciais, agendas para acolhimentos em saúde mental e processos formativos para apoiar os profissionais no rastreio e no acompanhamento dos usuários. “O PROAPS – Saúde Mental consolida o bem-estar emocional como parte do cuidado integral na Atenção Primária. As equipes passam a ter mais ferramentas para acolher, acompanhar e encaminhar de forma adequada, mantendo maior vínculo com o usuário e melhor organização do cuidado em rede”, declarou. Toda matéria aqui. 
 
Dores: ações de conscientização e ordenamento do trânsito durante a Feira Livre O Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) está realizando ações permanentes de conscientização, orientação e ordenamento do trânsito durante a Feira Livre Municipal, que acontece todas as segundas-feiras. A iniciativa tem como principal objetivo garantir mais organização, fluidez e, sobretudo, segurança para pedestres, feirantes e frequentadores, promovendo um ambiente mais seguro, acessível e adequado à circulação de pessoas.

 Prevenção e educação Durante o período de funcionamento da feira, o DMTT atua de forma preventiva e educativa, orientando condutores e restringindo a circulação de motos e veículos automotores no interior da Feira Municipal, medida essencial para a redução de riscos de acidentes e para assegurar o livre deslocamento da população no espaço.

 Segurança viária Essa ação integra um conjunto de políticas públicas desenvolvidas pelo Governo Municipal, por meio do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), voltadas à promoção da segurança viária, à organização do trânsito e à valorização dos espaços públicos, reafirmando o compromisso com a proteção da vida e o bem-estar de todos.

Recorde de obras Sergipe vive um momento histórico na execução de obras públicas, com investimentos que aquecem a economia e criam oportunidades para milhares de trabalhadores. Programas como o Acelera Sergipe ampliam a infraestrutura e garantem emprego em diversas regiões. Só na educação, já foram quase 90 escolas entregues reformadas, novas, climatizadas ou com quadras implantadas. Na saúde, foi entregue o Hospital do Câncer e o Complexo Materno Infantil Nossa Senhora de Lourdes já será iniciado, entre tantas outras obras por todo o estado. “Sergipe tem crescido muito com a execução de obras estruturantes”, afirma o presidente da Associação Sergipana dos Empresários de Obras Públicas e Privadas (Aseopp), Luciano Barreto.

 

 

 

 

 

 

 

CONIVALES realiza reunião técnica com profissionais nutricionistas e gestores de Educação A equipe técnica do Consórcio Intermunicipal do Vale do São Francisco (CONIVALES) se reuniu na última semana com nutricionistas, secretários de Educação e conselheiros de alimentação escolar dos municípios consorciados e conveniados. O ponto principal deste encontro foi revisar e adequar o descritivo dos itens que irão compor a nova licitação de alimentação escolar, garantindo produtos em conformidade com as novas normas e resoluções estabelecidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Convite Municípios que ainda não participam do sistema de compras compartilhadas também foram convidados, como forma de conhecer de perto o processo e seus benefícios. Como destaque deste ano, o CONIVALES ampliou o elenco de compras compartilhadas para além da alimentação escolar, passando a incluir também itens de material didático escolar destinados aos estudantes, como mochilas, estojos, lápis, borrachas e outros utensílios. Na oportunidade, a gerente de Licitações, Vitória Regina Nascimento, divulgou o resultado do novo objeto que começa a valer em 2026. “Este ano, além do processo de compra compartilhada da alimentação escolar, os municípios contam com a compra compartilhada dos materiais didáticos. Esta é uma expansão significativa que vai trazer mais eficiência e agilidade também para a Educação, como já traz diversos benefícios na área da Saúde”, afirmou.

Praticidade do modelo O secretário municipal de Educação de Monte Alegre, Cleuzo Freitas, destacou que a prática tem resultado em economia e eficiência. “Monte Alegre já participa das compras compartilhadas desde o início e isso nos ajuda a garantir os melhores produtos, uma entrega em tempo hábil e com preços bem menores, já que estamos comprando junto com outros municípios. Portanto, quanto maior o pedido, menor é o preço”, afirmou. Na mesma linha, o nutricionista Igor Costa, do município de Canhoba, ressaltou a praticidade do modelo. “Com a compra feita por intermédio do consórcio, temos mais garantia de recebimento, economia de recursos, qualidade dos produtos e pagamento sem atrasos. Algo bom para todos os envolvidos”, disse. Durante a reunião, gestores e técnicos também reforçaram os impactos positivos do sistema compartilhado, o que traz tranquilidade à equipe do CONIVALES quanto à eficiência do trabalho que está sendo feito.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quadrilha Junina Chapéu de Couro realiza Primeiro Encontro Junino e dá início às atividades de 2026 A Quadrilha Junina Chapéu de Couro – A Força de Sergipe realiza, no próximo dia 31 de janeiro de 2026, às 15h, no Centro de Criatividade, o seu Primeiro Encontro Junino, evento que marca oficialmente a abertura do calendário de atividades da quadrilha para o ano de 2026. O encontro tem como principal objetivo dar as boas-vindas aos novos egressos quadrilheiros, acolhendo integrantes que passam a compor o grupo, além de fortalecer os laços com os membros veteranos. A iniciativa simboliza o início de uma nova etapa de trabalho, planejamento e construção coletiva, reafirmando o compromisso da Chapéu de Couro com a valorização da cultura popular nordestina e do ciclo junino. Reconhecida por sua atuação cultural e pelo fortalecimento das tradições juninas em Sergipe, a Quadrilha Junina Chapéu de Couro utiliza o momento como espaço de integração, troca de experiências e alinhamento das ações que nortearão o grupo ao longo do ano. O evento é aberto à comunidade e representa um convite para quem deseja conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela quadrilha, bem como integrar um dos grupos que contribuem ativamente para a preservação e difusão da cultura junina no estado.
 
 

 PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).

 

ESPECIAL

 

 

 

 

 

 

 

Decisão inédita garante o direito de importar remédio para tratamento de um cãozinho de estimação em Sergipe

 
O Tribunal Regional Federal da 5ª Região confirmou uma sentença considerada inédita no Estado de Sergipe ao assegurar a uma tutora sergipana o direito de importar medicamento de uso veterinário para o tratamento do seu animal de estimação. A decisão beneficia o cão Tom, diagnosticado com leishmaniose, doença grave que exige tratamento contínuo e acompanhamento especializado.
 
Segundo os autos, após a prescrição do medicamento Impromune, suplemento veterinário importado de Portugal, a primeira remessa foi regularmente entregue no Brasil. Contudo, em nova solicitação, a importação foi barrada pela Vigilância Agropecuária Internacional (VIGIAGRO), órgão responsável pelo controle sanitário de produtos de origem animal.
 
Diante da negativa administrativa, a família decidiu recorrer à Justiça. “Resolvemos buscar o Judiciário para garantir ao Tom a continuidade do tratamento, não apenas pelo bem-estar dele, que para nós é imprescindível, mas também por considerar, como atestado pelo próprio médico veterinário, a inexistência de risco à saúde pública”, ressaltou Kátia Regina Gomes, tutora do animal.
 
O tratamento e entraves para o acesso à medicação
 
A família de Tom é tutora de mais quatro cãezinhos. Resgatado já adulto em 2021, o animal foi encontrado em estado grave de leishmaniose e com baixo peso, apresentando apenas 10 quilos. Com o tratamento adequado e acompanhamento veterinário contínuo, Tom hoje pesa 28 quilos, o que evidencia a evolução clínica e a resposta positiva ao protocolo terapêutico adotado.
 
A leishmaniose canina é uma doença crônica, sem cura definitiva, e que exige tratamento contínuo para reduzir a carga do parasita e controlar os sinais clínicos. Sem acompanhamento adequado, o quadro pode evoluir para complicações graves. 
 
O Impromune, medicação prescrita pelo veterinário para o caso do Tom, atua fortalecendo o sistema imunológico do animal, impedindo o aumento da carga parasitária e permitindo que ele leve uma vida mais próxima do normal. 
 
Kátia relatou que, antes do uso do Impromune, a família utilizou outra medicação mais acessível, o Lopurinol. “A medicação que a gente usava antes atacou os rins dele. Hoje ele tem cálculos renais por conta disso. Foi aí que começamos o tratamento com o Impromune, mas ele não é vendido no Brasil. Não entendo por que as autoridades não permitem que essa medicação seja importada e comercializada aqui, já que existem pessoas que cuidam seriamente de animais com leishmaniose”, questionou.
 
Importância da decisão judicial para a continuidade do tratamento
 
Ao avaliar a importância da decisão judicial, a tutora destacou que o caso ganhou visibilidade. “A decisão nos favoreceu quando o medicamento ficou apreendido na central dos Correios em Curitiba, onde ocorre a fiscalização do Ministério da Agricultura. Isso chamou a atenção dos veterinários e um deles, o doutor Ítalo, da Superintendência Regional do Ministério da Agricultura em Curitiba, entrou em contato comigo e explicou exatamente como deveríamos proceder. Se não houvesse decisão, prescrição e relatório médico, talvez fosse visto apenas como uma tentativa irregular de importação”, relatou.
 
Segundo o advogado Alberto Hora, responsável pela condução do processo e pela defesa do direito à continuidade do tratamento veterinário, desde o início da atuação no caso, a defesa levou ao Judiciário duas preocupações centrais: o reconhecimento de que os animais de estimação não podem ser tratados como meros bens, à luz de uma visão moderna que os insere no conceito de família multi-espécie, marcada por vínculos afetivos, e a urgência da situação clínica do animal. 
“Sustentamos a necessidade de um tratamento digno, afastando qualquer forma de crueldade, e também a proteção da própria família impactada por essa realidade. A retenção do medicamento, que só é comercializado no exterior, agravava o estado de saúde do animal, o que justificou a concessão da tutela de urgência, posteriormente confirmada pela sentença e pelo Tribunal”, destacou Alberto Hora.
 
Ao analisar o caso, a 4ª Turma do TRF5 confirmou integralmente a sentença proferida pela 1ª Vara Federal da Seção Judiciária de Sergipe, garantindo a importação do medicamento. “O colegiado entendeu que impedir o tratamento configuraria sofrimento desnecessário e crueldade indireta contra o animal, situação incompatível com a ordem constitucional brasileira”, salientou o advogado.
 

                   

PELO E-MAIL  claudionunes@infonet.com.br 

                                                                                  

 Siga Cláudio Nunes no Instagram

https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/

Siga Cláudio Nunes no Twitter

https://x.com/BlogClaudioNun

Siga Cláudio nunes no Blueskay

https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social

 

Frase do Dia

“A morte é sintomática, o corpo se vai por último, padece após o espírito, e nem precisa de ninguém para apagar a luz.” Júlio Bernardo, escritor.      

                               

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais