Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Quem acompanha este espaço desde o seu surgimento sabe que uma das críticas sempre levantadas é a falta de renovação política em Sergipe.
Felizmente, nos últimos anos, esta renovação vem acontecendo, mesmo que tímida. Vários políticos “tarimbados” foram aposentados – alguns entenderam que o tempo passou – outros, mais teimosos, optaram pela desmoralização nas urnas.
No parlamento de Aracaju, por exemplo, nesta legislatura, a renovação não aconteceu apenas na maioria dos nomes, mas na forma de entender e fazer a política. O prefeito, com vários mandatos e acostumado em passar o chamado “rolo compressor” nas votações do seu interesse nos últimos anos, viu que, nesta legislatura, “a banda toca mais embaixo.”
Esta semana, a imprensa noticiou que foi formado um grupo com 15 vereadores que não aceitarão o “recheio de coxinha”, com nomes prontos para a disputa da prefeitura no próximo ano. Foi um “Deus nos acuda”. A Prefeitura acionou, imediatamente, os seus diários oficiais para tentar passar a impressão que viu o “grupo dos 15” como chacota, mas, na verdade, o prefeito sabe que levou um verdadeiro “banho de cuia” da maioria do parlamento.
Tendo à frente o presidente, Ricardo Vasconcelos, o parlamento de aracajuano está numa nova era com políticos jovens e comprometidos, não só com a renovação dos métodos e do tratamento entre os poderes, mas, sobretudo, comprometidos com a verdade.
É desagravo ao Executivo 15 vereadores anunciarem que não irão aceitar candidatos impostos de goela abaixo? Ao invés de se acovardarem, eles anunciaram publicamente a intenção de todos, sem conchavos e acordos de bastidores. Aliás, esses mesmos vereadores já deram provas de coerência ao aprovarem projetos de interesses do Executivo que foram benéficos para a sociedade.
O sistema é bruto. E em Sergipe del Rey não é só bruto, mas amedronta de todas as formas. O problema é que há velhos costumes profundamente enraizados que alguns insistem em tentar mantê-los na política.
E quando aparecem pessoas que querem mudar a forma de fazer a política com coerência, legalidade e, sobretudo, lealdade aos seus princípios, os que se acham “dono da verdade” se desesperam porque estão preocupados apenas com o futuro eleitoral deles.
Que os ventos da nova era do parlamento de Aracaju cheguem com força no interior sergipano. É preciso rebeldia para acabar com essa pasmaceira que é a política partidária em boa parte dos municípios sergipanos.
Atenção SSP! Crie um grupo de investigação apenas para furtos de cabos e fiação E pela segunda vez furtaram a fiação da iluminação da Avenida Oswaldo Aranha. Entrando ou saindo de Aracaju está tudo apagado. Com todo respeito a polícia sergipana é capaz de descobrir tráfico de drogas e não consegue descobrir os envolvidos em constantes furtos de fiação em toda Aracaju? Aliás, se furtam é porque tem um receptador. E este não é pequeno, convive na sociedade como homem de bem.
Na nova orla furto da fiação Também na extensão da nova orla além da deterioração de alguns postes, por conta da maresia, ocorreu o furto da fiação de boa parte da área. Aliás, com pouco tempo de inaugurada a maresia está destruindo tudo. Quem aprovou a colocação de postes com um material com durabilidade pequena?
Replantio dos coqueiros de toda extensão da orla E o blog sugere a Prefeitura de Aracaju que envie seus técnicos para analisarem diversos coqueiros que estão em péssimo estado de conservação em toda extensão da orla. Muitos estão com sérios problemas e ameaçando caírem. É preciso iniciar um planejamento para replantio dos coqueiros.
FAMES intermedeia negociação de linha de crédito para pagamento de precatórios municipais Tendo em vista a importância da quitação de precatórios para os municípios, a Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES), através do presidente Alan Andrelino, intermediou, no final da tarde da terça-feira, 11, uma reunião entre prefeitos e o presidente do Banese, Marco Antônio Queiroz, com o objetivo de pleitear uma linha de crédito especial para facilitar a quitação dos precatórios municipais.
Argumentos Durante a reunião, foram apresentados dados e argumentos que evidenciam a necessidade e a importância da negociação, que caso seja aprovada, deve aliviar o impacto financeiro dos municípios e permitir que os gestores cumpram as obrigações constitucionais, de forma mais eficiente. Além disso, deve fomentar a economia local, ao injetar os recursos, há um aumento na demanda por bens e serviços, o que pode impulsionar o comércio e os setores produtivos.
Apoio do governador O presidente da FAMES informou que o encontro também contou com o apoio do governador Fábio Mitidieri, que prontamente intermediou a reunião entre os envolvidos. “A FAMES se compromete a acompanhar de perto as tratativas e buscar soluções que atendam às demandas dos municípios, contribuindo para o desenvolvimento econômico e financeiro das administrações”, ressaltou Andrelino, agradecendo o apoio do governador e a receptividade do presidente do Banco do Estado, segundo ele, uma ação inédita em relação a abertura de diálogo para este pleito entre os municípios sergipanos e a entidade financeira.
Missão do banco Marco Antônio Queiroz disse estar atendendo ao pedido do governador para solucionar a problemática dos municípios. “Essa é a nossa luta, nossa missão, de estarmos próximos dos municípios sergipanos desenvolvendo uma operação que auxilie no pagamento de precatórios sem impactos nas respectivas receitas correntes”, declarou o presidente do Banese.
Municípios O prefeito de Aquidabã, Mario Lucena, disse que este é um momento delicado para municípios sergipanos. “Estamos com a FAMES, pra ver se a gente encontra paliativos para que os municípios pequenos do estado de Sergipe que estão com esse grave problema de precatórios, encontre uma saída. Esperamos que o Banese possa ser um parceiro neste momento”, manifestou o prefeito, acrescentando que muitos municípios estão passando por dificuldades para prestar serviços básicos como na saúde, educação e a folha de pagamento. Isso ocorre, devido ao bloqueio de recursos para o pagamento de precatórios. Também participaram da reunião, o deputado estadual Cristiano Cavalcante, os secretários de Estado da Casa Civil e do Trabalho, Jorginho Araujo e Jorge Teles, respectivamente, o superintendente da FAMES, Gledson Oliveira, e representantes de vários municípios.
Macambira realiza mais uma conferência de assistência social O Conselho Municipal da Assistência Social, em parceria com a Secretaria Municipal da Assistência Social e a Prefeitura de Macambira, realizou a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social na última terça-feira, 11.
Palestra Kátia Ferreira foi convidada para ministrar a palestra magna. Sob o tema “Reconstrução do Suas: o Suas que temos e que queremos”, profissionais, entidades e usuários do Suas se reuniram no Centro Comunitário para debater e apresentar propostas para a melhoria do Serviço Único da Assistência Social (Suas).
Foram discutidos os seguintes eixos Eixo 1 – Financiamento: financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais; Eixo 2 – Controle Social: qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas; Eixo 3 – Articulação entre os Segmentos: como potencializar a participação social no SUAS?; Eixo 4 – Serviços, Programas e Projetos: universalização do acesso e a integração das ofertas dos serviços e direitos no SUAS; e Eixo 5 – Benefício e Transferência de Renda: a importância dos benefícios socioassistenciais e o direito a garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.
Participação popular No final, houve a eleição de delegados (as) para a etapa estadual: Vanessa Mendonça (titular) e Consuelo Silveira (suplente) – Governamental; Marilene Carvalho (titular) e Renilson Santos (suplente) – Não governamental. “É de extrema importância a participação da população em eventos como este, onde são avaliadas as ações que vêm sendo executadas e é a oportunidade de se discutir novas políticas públicas. Fiquei muito feliz de ver que os macambirenses entenderam essa grandiosidade, compareceram e se envolveram junto conosco”, comenta a secretária da Assistência Social, Anamira Alves. O evento contou ainda com a participação do prefeito Carivaldo Souza e do vice-prefeito Toinho do Trator.
Prêmio Sebrae Mulher de Negócios O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é uma iniciativa que valoriza e incentiva o empreendedorismo feminino no Brasil, reconhecendo o trabalho e a dedicação de mulheres empreendedoras que contribuem para o desenvolvimento do país.
Homenagem Desde 2004, o prêmio homenageia empreendedoras com capacidade de inovação, visão de futuro, estratégia e gestão empresarial que, com seus negócios, geram impacto social e econômico na região em que estão inseridas. Além de reconhecer o trabalho das empreendedoras, a iniciativa também tem como objetivo inspirar outras mulheres a investir em seus sonhos e acreditar em seu potencial empreendedor.
Inscrições Se você tem uma história inspiradora e quer ter sua trajetória reconhecida, inscreva-se agora e concorra a benefícios que podem impulsionar seu negócio para novos patamares. Inscrições e todos os detalhes do prêmio aqui.
No Sergipe rural deste sábado programa mais pecuária brasil é executado em Boquim, IATF é destaque em japaratuba no melhoramento genético, governo de sergipe lança merenda de crustáceos na alimentação das escolas e ainda curso de culinária regional em Salgado. Sábado 7 horas e transmissão simultaneamente no YouTube – https://www.youtube.com/c/SergipeRuralSE – e reprises domingo e quarta às 8 horas na TV Aperipê.
Projeto Gabi no Arraiá! O Projeto GABI, idealizado por Weslânia Paz, realizou uma ação alusiva ao Dia de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa. Com a distribuição de panfletos e diálogo com os participantes de um dos maiores eventos do Estado, os integrantes do Projeto GABI destacaram a importância de toda a sociedade estar unida para garantir a proteção e qualidade de vida das pessoas idosas. Bela iniciativa!
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018
Dr. Francisco Alves vence Prêmio Advocacia Sergipe 2023 O ano de 2023 tem sido glorioso para o advogado sergipano Dr. Francisco Alves, CEO da FA Advocacia Previdenciária. Além das constantes participações na mídia, onde ele tem orientado o público, principalmente sobre a revisão da vida toda, na última semana, o especialista foi premiado como melhor advogado da área previdenciária no Prêmio Advocacia Sergipe 2023. “São muitos anos de estudo e investimento em infraestrutura e equipe, chegamos a um patamar que jamais imaginei, e nossos clientes certificam isso através do aumento da procura, esse prêmio é de cada um/ uma que confia no meu trabalho, por isso fiz questão de os presentear com uma nova sede mais moderna e aconchegante na Rua Riachuelo em Aracaju, eles e elas merecem o melhor”, comemorou o advogado que esteve acompanhado da família e da equipe na solenidade promovida pela Olho Mágico Produções no Next Business Club. Parabéns!
PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK
O GENE DO GOLPISMO
FOI EXTINTA
A ESCOLA CÍVICO-MILITAR
“A ESTUPIDEZ E A IGNORÂNCIA SE COMBATEM COM EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR E NÃO, COM ENSINO CÍVICO-MILITAR.”
“QUANDO OS ISMOS MORAL, CÍVICO E PATRIÓTICO ENTRAM, PELA PORTA, NA SALA DE AULA, A EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA SAI PELA JANELA.”
“LEMA DA BOLSO-HORDA: ‘MATAR, SE FOR POSSÍVEL; MORRER, JAMAIS!” Por Clarkson Moura
COM TAL MODELO PEDAGÓGICO — COMO O CERNE REVOLUCIONÁRIO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO — IMPLANTADO E EMBRIONARIAMENTE IMPLEMENTADO PELO RECÉM-FINDO DESGOVERNO BOLSONAZIFASCISTA, O BRASIL CHEGOU A EXPERIMENTAR O RISCO DE SE TORNAR A “BEÓCIA TROPICAL”.
MAIS UM LIXO DO “BOLSONAZIFASCISMO”, DE LEMA “PÁTRIA ARMADA, BRASIL” — O MALOGRADO, INCIPIENTE E DELIBERADO PLANO DE DESMONTE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA — ACABA DE SER INCINERADO PELO ATUAL GOVERNO DA “UNIÃO E RECONSTRUÇÃO”.
PELO TWITTER
Lendo “Confissões” de Agostinho encontro em determinado trecho: “Aqueles enganadores enganados, aqueles tolos oradores”. Logo me vem à mente obtusos nomes que tem acento no parlamento brasileiro: Nikolas Ferreira, Moro,Cleitinho,DamaresZambelli, Do Val, Magno Malta…são muitos…
Arara genial.
Abre, sem ajuda, um coco, bebe a água gostosa, e tira onda!
Defenda sempre a Biodiversidade, contra desmatamento, queimadas e tráfico de animais silvestres.
Arara genial.
— Carlos Minc (@minc_rj) July 12, 2023
Abre, sem ajuda, um coco, bebe a água gostosa, e tira onda!
Defenda sempre a Biodiversidade, contra desmatamento, queimadas e tráfico de animais silvestres. pic.twitter.com/66kWC0gB6y
www.twitter.com/fernandorocha26
Atualmente manifestar ignorância é a forma mais rápida para a fama digital! Infelizmente.
Siga Blog Cláudio Nunes:
Frase do Dia
“A rebeldia, aos olhos de qualquer pessoa que tenha estudado um pouco de História, é a virtude original do ser humano.” Oscar Wilde.