Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Ontem, os sergipanos acordaram com uma notícia bomba que confirmou aquilo que o blog havia divulgado na conta do Twitter no dia anterior, de um importante anúncio para o Estado de Sergipe: a publicação da renúncia de d. João Costa como arcebispo de Aracaju. E, como consequência, a nomeação de um Administrador Apostólico para a Arquidiocese. Aliás, o blog sabia de todos os detalhes dos dias 25/05, 20/06 e do ocorrido nos últimos 15 dias.
Desde que assumiu como arcebispo, em 2017, o bispado de d. João foi marcado por muita controvérsia. O blog foi o primeiro e o único espaço da imprensa a divulgar os fatos, apesar das fortes pressões do ministro da propaganda da Arquidiocese para calar a voz deste jornalista. O blog não entrará mais no mérito, pois já divulgou em várias oportunidades um pouco do que ocorria na vida eclesial da principal diocese de Sergipe.
Blog não entrará minuciosamente sobre o real fato da renúncia, no entanto deixa clara a verdade da renúncia
Após o anúncio divulgado, ontem, pelo Vaticano, não faltaram pessoas para, imediatamente, informarem fatos oficiais para a renúncia do arcebispo. Porém, o titular deste espaço aprendeu a sempre questionar os fatos e a história. E aprendeu, também, que há sempre duas histórias na História: a oficial, que nunca acreditou, e a oficiosa, que é a que sempre se aproxima do fato real. O blog não entrará minuciosamente sobre o real fato da renúncia, no entanto deixa clara a verdade da renúncia: problemas de saúde agravaram a situação, mas as denúncias foram a razão principal para pressionarem o arcebispo a assinar a carta de renúncia.
João nunca quis renunciar. Ele foi obrigado a renunciar
Aliás, o titular tem um amigo que é muito próximo de um frade carmelita ligado a d. João e que é pároco em Riachuelo. O frade teria dito: “D. João assinou a renúncia. Ele foi obrigado a renunciar. Vieram 2 bispos carmelitas e o provincial a Aracaju para obrigarem ele a assinar a renúncia.” É preciso deixar claro que d. João nunca quis renunciar. A situação estava insustentável e não tinha mais como prolongar a permanência dele à frente da arquidiocese (e ontem, 19, ao conceder entrevista a Fábio Henrique, na Rio FM, d. João assumiu que renunciou contra a vontade dele). O leitor precisa tomar consciência de que este blog tem credibilidade e é bastante informado. Possui amigos no episcopado e estudou com pessoas que possuem livre trânsito e que também fazem parte da hierarquia da Igreja Católica.
Nova perspectiva para os católicos sergipanos
A nomeação de Dom Vítor Agnaldo de Menezes, que é Bispo de Propriá, como Administrador da Arquidiocese, abre uma nova perspectiva para os católicos sergipanos. O blog recorda que o titular deste espaço é católico, não tem ódio pessoal e nem ressentimento individual. Porém, o único compromisso é com o leitor, com a verdade, a transparência e o melhor para a Igreja Católica de acordo com o que prega o Papa Francisco, ou seja, a transparência, e não coisas feitas entre quatro paredes.
O blog espera, portanto, que as palavras e ações do Papa Francisco cheguem de verdade na Arquidiocese de Aracaju com a presença, mesmo que provisória, de D. Vitor à frente como Administrador Apostólico. E a vida segue …
Carta de D. Vítor O blog publica o link que contém a carta enviada por D. Vítor, Administrador Apostólico, aos fiéis da Arquidiocese de Aracaju. “Confesso que foi com muita alegria e afeto fraternal que me dispus a realizar esse serviço, temporário, mas de muita responsabilidade e compromisso apostólico”, disse o prelado sobre a missão que lhe foi atribuída pelo Papa Francisco. O link aqui.
Sede de poder? Por causa do seu apego ao poder, o vigário-geral da arquidiocese de Aracaju, o todo poderoso pe. Genário, convocou, na terça-feira, à tarde, todos os padres da arquidiocese para uma reunião, pela manhã, na cúria metropolitana. “Os padres perderam o seu precioso tempo e ainda saíram irritados com ele.” “A reunião foi convocada apenas para ler a carta de renúncia de d. João.” “Uma perca de tempo para todos. Deveria ter enviado através do grupo de WhatsApp do clero,” desabafaram vários padres. Crendeuspai, será que o pe. Genário fez isso apenas para mostrar que tem poder?
Missa de Sétimo Dia de Dona Leônia Gama de Oliveira. Igreja Nossa Senhora Menina (Rua Itabaiana, 719/Bairro São José/AJU), às 19h, hoje, dia 20.
UFS com doutorado em recursos hídricos E um dos baluartes da luta pelo meio ambiente e, principalmente, pela preservação dos recursos hídricos, o engenheiro agrônomo e advogado, Ailton Rocha comemorou ontem nas redes sociais, juntamente com docentes da Universidade Federal de Sergipe – UFS, a criação do Curso de Doutorado em Recursos Hídricos. “Um projeto iniciado em 2001 com a pós-graduação, finalmente consolidado. Uma valorosa e relevante conquista acadêmica para os sergipanos e região”, destacou.
Prestígio O ministro da Educação, Camilo Santana, desembarca em Sergipe nesta sexta-feira, 21, para realizar o lançamento de importantes Políticas Educacionais do Ministério da Educação (MEC), destinadas ao estado. Os programas apresentados serão o “Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica”, “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada” e “Escola em Tempo Integral”, que visam impulsionar o ensino e a formação de cidadãos para o futuro.
Prestígio II A ação, promovida em conjunto com o governo do estado, reforça mais uma vez o fortalecimento da parceria entre os poderes Federal e Estadual, com destaque para o bom relacionamento do governador Fábio Mitidieri com os ministros da República. Nos últimos seis meses, ministros já estiveram em Sergipe para retomada de obras da BR-101; inauguração do IFS de Poço Verde; Plenária Estadual para elaboração do PPA Participativo e lançamento do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania.
tocorrendo.com. Site genuinamente sergipano entra em nova fase para atender melhor as demandas dos clientes Buscando sempre melhorar e atender as demandas de seus clientes, o site tocorrendo.com ( https://www.instagram.com/_tocorrendo.com_/ ) passou recentemente por uma atualização. Agora, os atletas que acompanham o trabalho do site têm acesso as imagens dos eventos esportivos de maneira mais rápida. Para manter esse padrão, o pessoal que mantém o site precisa mais do que nunca da adesão do público, sendo nas compras de foto, ou em forma de patrocínio. Além de disponibilizar imagens de corredores para compra e download gratuito, é uma oportunidade de divulgar o nome de marcas sergipanas. Quem tiver interesse em ajudar a plataforma genuinamente sergipana a competir com sites nacionais do mesmo segmento, é só entrar em contato com o responsável. César de Oliveira: (79) 999931455.
Fórum sobre desenvolvimento sustentável, em Nova York O senador Laércio Oliveira está representando o Brasil no Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. O evento, que reúne líderes globais, especialistas e representantes da sociedade civil, visa discutir desafios e buscar soluções para promover um futuro mais sustentável. O tema do encontro deste ano é “Acelerando a recuperação da doença do coronavírus (Covid-19) e a plena implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável em todos os níveis”.
Discussões e projetos inovadores O parlamentar faz parte da comitiva de representantes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal composta também pelos deputados Atila Lira, Leda Borges, Carlos Zarattini e Marcio Marinho. “Estamos participando de discussões e também conhecendo projetos inovadores que estão sendo implementados em diferentes partes do mundo, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável. Embora essa seja uma agenda global, a implementação ocorre em nível local”, explicou Laércio.
Advogado sergipano é selecionado para Universidade de Ohio nos Estados Unidos Dr. Andress Amadeus, sócio administrador do Escritório Amadeus & Santos Advogados Associados, especialista em Direito Imobiliário e diretor jurídico de organizações empresariais em Sergipe, foi selecionado para Programa Executivo de Management na Ohio University, nos Estados Unidos. O processo seletivo realizado pela LAIOB contou com duas fases e mais de 10 mil inscritos.
Renome mundial A Universidade de Ohio é uma das instituições mais renomadas do mundo. “Sem dúvidas voltarei para nosso Estado com mais habilidades de gestão, potencializando o gerenciamento de equipes. Tenho certeza de que também vai impulsionar o desenvolvimento do nível do escritório, para que possamos aprimorar a gestão integrativa entre os departamentos jurídicos das empresas que atendemos. Desenvolver o conhecimento para além do aspecto jurídico e compreender melhor o funcionamento do mundo corporativo será minha missão nestes dias, pois ao adquirir uma compreensão mais ampla do ambiente de negócios, ficamos mais preparados para enfrentar os desafios e tomar decisões estratégicas que afetam diretamente as empresas”, destaca.
Governo disponibiliza inseminação artificial para pequenos produtores de bovinos A biotecnologia reprodutiva oferecida gratuitamente pelo Governo do Estado faz parte do programa de melhoramento genético do rebanho. Produtores contemplando com o programa, ano passado, mostraram as primeiras bezerras nascidas de inseminação artificial por tempo fixo (IATF).
Parceria O programa é fruto de uma parceria da Confederação da Agricultura Familiar (Conafer), com a Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), por meio da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário (Emdagro). Essa tecnologia possibilita sincronizar a ovulação das fêmeas bovinas de modo que a inseminação acontece ao mesmo tempo para todas as vacas.
Pequenos produtores O secretário de Estado da Agricultura, Zeca Ramos da Silva, disse que o programa é direcionado para pequenos produtores que precisam do apoio do governo para melhorar a qualidade do rebanho. “O uso dessa tecnologia traz vantagens para os produtores, ao reduzir o tempo de trabalho nas propriedades rurais. Além disso, garante qualidade para o animal. A prova genética é comprovada, sabemos de onde vem o animal. Temos animais mais produtivos, e qualidade na carne, e no leite”, destacou o secretário.
Orientação técnica De acordo com a zootecnista da Emdagro, Diana Garcez, os produtores inscritos e selecionados recebem orientação de técnicos da Emdagro, que enviam a documentação para a Conafer. Após constatarem adimplência em termos de vacinação e outras responsabilidades com a sanidade dos animais, os técnicos entram em contato com os produtores para realizar o agendamento. “Para isso, 30 dias antes do procedimento, os produtores devem retirar o touro, e não podem fazer nada que gere estresse nos animais, e que interfira nos resultados de inseminação”, explica Garcez.
Etapas Segundo ela, o processo engloba algumas etapas nomeadas D e número, que correspondem ao número de dias de todo o procedimento. “No dia D0, que corresponde ao primeiro dia do agendamento, o veterinário faz uma avaliação ginecológica nas fêmeas, e aplicação da esponja dos hormônios progesterona e estradiol”, explica a coordenadora. E continua, “No D8, o profissional retorna, retira a esponja e aplica outro hormônio”.
Etapas II No dia da inseminação, ou D10, os hormônios são aplicados para que as vacas entrem no cio de forma sincronizada. Após 45 dias, o diagnóstico gestacional é feito. “Nesse dia, já esperamos um resultado de que pelo menos metade das vacas estejam prenhas”. No entanto, ela explica que o produtor que ficou com metade das vacas sem emprenhar, têm a oportunidade de fazer um novo protocolo e ressincronizar os animais.
Programa contínuo A médica veterinária e coordenadora de Pecuária da (Emdagro), Izildinha Dantas, explica que o programa é contínuo e pretende inseminar cerca de três mil matrizes por ano. “O programa, que começou em 2022, tem duração de quatro anos e é rotativo. E os primeiros bezerros já começaram a nascer, o que deixa os produtores satisfeitos”, comemora.
Cadastramento Até o momento, 181 matrizes foram cadastradas, sendo que 64 delas já foram protocoladas. Alguns produtores de Glória já foram contemplados com o nascimento das bezerras, sendo sete machos e sete fêmeas; em Porto da Folha quatro machos e três fêmeas; já em Itabi nasceram dez fêmeas e 12 machos.
Acesso ao programa O Programa de Melhoramento Genético por meio do IATF está disponível para pequenos criadores de bovinos de corte e de leite com até 50 vacas. O criador interessado deve fazer o cadastro nos escritórios municipais ou regionais da Emdagro, apresentar comprovante de vacinação e vermifugação dos animais, além da documentação do produtor. A Emdagro informa, também, sobre a importância de ter um curral adequado para a realização dos procedimentos.
Projeto de Lei quer definir Língua de Sinais como critério de desempate em concursos O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) apresentou na Assembleia Legislativa um Projeto de Lei para estabelecer a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como critério de desempate em concursos públicos e processos seletivos para cargos públicos no Estado. A proposta foi redigida em parceria com o ex-vereador Lucas Aribé.
Comprovação A capacitação em Libras deve ser comprovada através de certificado em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação, com carga-horária igual ou superior a 250 horas. “A medida visa promover a inclusão e a acessibilidade das pessoas surdas na administração pública de Sergipe. Precisamos lutar pela garantia desse direito”, assegurou o deputado Georgeo.
Critério “Ao adotar a capacitação em Libras como critério de desempate, o Estado demonstra compromisso em garantir igualdade de oportunidades para todos os candidatos surdos, além de ter a certeza de que esses trabalhadores poderão atender as pessoas que precisam do atendimento em Libras, mas que não encontram acolhimento no dia a dia”, completou.
Idioma reconhecido Lucas Aribé, que é militante da causa da luta pela inclusão social das pessoas com deficiência em Sergipe, lembra que a Língua Brasileira de Sinais é um idioma reconhecido, porém pouco difundido nos dias atuais. Por isso, a importância de uma proposta como essa, principalmente para o melhor atendimento das pessoas surdas em Sergipe.
Conhecimento “Os servidores públicos precisam adquirir este conhecimento para que possam atender com eficácia, uma vez que atualmente esse atendimento não funciona a contento por terem poucas pessoas que conhecem o idioma e que falam fluentemente. Parabenizo o deputado Georgeo pela iniciativa, mostrando o seu compromisso com a acessibilidade e com a inclusão social”, afirmou Lucas.
Dr. Samuel anuncia Projeto Criança Feliz em Socorro O Projeto Criança Feliz é direcionado para crianças e adolescentes, visando proporcionar atividades educativas, de lazer e recreação. O objetivo é promover o desenvolvimento social, estimular a aprendizagem e a integração entre crianças e familiares. O deputado estadual Dr. Samuel Carvalho (CIDADANIA) anunciou, em suas redes sociais, que a cidade de Socorro foi escolhida para o lançamento de mais um projeto social do seu Gabinete Itinerante.
Incentivos “É com muita alegria que o nosso Gabinete Itinerante anuncia o lançamento do Projeto Criança Feliz. Essa ação incentiva a aprendizagem, a criatividade, a socialização, e, promove atividades que estimulam a coordenação motora e habilidades importantes para o desenvolvimento da criança e adolescente. Além, claro, de promover momentos de lazer em comunidades que mais necessitam do apoio do poder público”, disse o parlamentar.
Lançamento O projeto será realizado no próximo sábado (22), às 16 horas, no Parque dos Faróis, em Socorro. Contará com brinquedos em geral, atividades teatrais, atendimentos, palestras, entre outros. “Todos sabem do nosso carinho especial pela cidade de Socorro. Iniciar esse Projeto no município atende as expectativas do povo socorrense, uma vez que o maior número de sugestões, demandas, que recebo são dos moradores daqui. Aproveito para fazer um convite especial, próximo sábado estaremos aqui, no Parque dos Faróis, para iniciar o Projeto Criança Feliz, você, socorrense, e sua família, são os nossos convidados especiais”, completou Dr. Samuel.
PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK
Aracaju será palco da estreia da “Turnê da Liberdade”, com a Orquestra e Coro do NEOJIBA da Bahia, no próximo dia 5
Depois do grande sucesso da oitava turnê internacional do NEOJIBA, com a realização de concertos em seis países europeus em 2022, os jovens musicistas do programa do Governo da Bahia irão viajar neste ano pelo Brasil.
A “Turnê da Liberdade” Norte e Nordeste, que conta com o patrocínio da PetroReconcavo, através da Lei de Incentivo à Cultura, celebrará os 200 anos de Independência do Brasil na Bahia. Pela primeira vez em uma turnê, as principais formações musicais do programa, a Orquestra NEOJIBA e o Coro Juvenil do NEOJIBA, estarão reunidas.
Os grupos, que somam 150 jovens instrumentistas e cantores, irão se apresentar em agosto nos principais palcos de sete cidades do Norte e Nordeste do país. A turnê começa no próximo dia 5/8 no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, às 20h, com regência do maestro Marcos Rangel. A entrada é gratuita. Os ingressos podem ser reservados pelo Sympla (
PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK
Aracaju será palco da estreia da “Turnê da Liberdade”, com a Orquestra e Coro do NEOJIBA da Bahia, no próximo dia 5
Depois do grande sucesso da oitava turnê internacional do NEOJIBA, com a realização de concertos em seis países europeus em 2022, os jovens musicistas do programa do Governo da Bahia irão viajar neste ano pelo Brasil.
A “Turnê da Liberdade” Norte e Nordeste, que conta com o patrocínio da PetroReconcavo, através da Lei de Incentivo à Cultura, celebrará os 200 anos de Independência do Brasil na Bahia. Pela primeira vez em uma turnê, as principais formações musicais do programa, a Orquestra NEOJIBA e o Coro Juvenil do NEOJIBA, estarão reunidas.
Os grupos, que somam 150 jovens instrumentistas e cantores, irão se apresentar em agosto nos principais palcos de sete cidades do Norte e Nordeste do país. A turnê começa no próximo dia 5/8 no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, às 20h, com regência do maestro Marcos Rangel. A entrada é gratuita. Os ingressos podem ser reservados pelo Sympla (sympla.com.br).
A “Turnê da Liberdade” também passará por Maceió (7), Recife (8), João Pessoa (9 e 10), Mossoró (12 e 13), Manaus (17 e 18) e Salvador (20).
Música brasileira
Os concertos sinfônicos terão obras de compositores brasileiros contemporâneos, como “É doce morrer no mar”, para coro à capela, de Dorival Caymmi e arranjo de Ernst Widmer, “‘Stamos em pleno Mar”, do carioca André Mehmari, com letra do poeta Castro Alves, “Traços Brasilis”, do baiano Wellington Gomes, e “Canticum Naturale”, do catarinense Edino Krieger, um dos maiores nomes do Brasil na área de composição musical.
As apresentações também trarão compositores europeus consagrados, como o checo Antonín Dvořák, com o “Romance op. 11 para violino e orquestra”, e Robert Schumann, com o “Concerto para violino e orquestra em ré menor”.
As peças de Dvořák e Schumann terão como solistas os spallas (primeiros-violinos) da Orquestra NEOJIBA, Eliel Santana e Isabela Rangel.
Referência nacional e internacional
O NEOJIBA tornou-se referência no Brasil e no mundo em desenvolvimento social por meio da música. Esta será a quarta turnê nacional realizada pelo programa, que já recebeu inúmeros prêmios de reconhecimento pelo trabalho que realiza.
A Orquestra NEOJIBA também acumula críticas elogiosas por onde passa, como a do renomado crítico francês Alain Lompech, que deu cinco estrelas ao concerto na Philharmonie de Paris, em setembro passado, e escreveu: “Que orquestra! Para a sua terceira visita à Philharmonie, obviamente está totalmente renovada, já que os músicos são adolescentes e jovens adultos que passaram pelos programas de ensino da NEOJIBA, levando a música a locais onde raramente está presente. Seu nível instrumental é o de muitas orquestras profissionais”.
No concerto de Aracaju, o público poderá ver de perto no bis a execução da contagiante “Tico-Tico”, de Zequinha de Abreu, que fez com que a Orquestra NEOJIBA ficasse famosa no mundo inteiro. O vídeo viralizou e já tem 6 milhões de visualizações orgânicas apenas no Facebook, sendo um dos vídeos de orquestra mais vistos em todo o mundo.
Sobre o NEOJIBA
Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 16 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 12 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 2.300 integrantes diretos em seus 13 núcleos, e 4.500 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.
Sobre o Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia
No dia 2 de Julho de 2023, os baianos comemoraram os duzentos anos da Independência do Brasil na Bahia. A data marca a expulsão definitiva das tropas portuguesas do território brasileiro, após mais de um ano de batalhas. A mobilização contou com intensa participação popular, que reuniu profissionais liberais, senhores de engenho, negros escravizados e livres e mulheres, todos unidos pela missão de derrotar o poder português. Muitos destes personagens são reverenciados até os dias atuais, como Joana Angélica, Maria Quitéria, Maria Felipa, João das Botas, Corneteiro Lopes e Pedro Labatut. O Hino ao Dois de Julho, que reverencia a luta do povo baiano pela independência do Brasil, tornou-se em 2010 o Hino Oficial do Estado da Bahia.
Siga Blog Cláudio Nunes:
Frase do Dia
“Você pode amarrar minha perna, mas nem Zeus tem o poder de quebrar minha liberdade de escolha.” Epiceto.
Ouça a entrevista com Dom Américo Aguiar: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2023-07/dom-americo-aguiar-jovens-jmj-guerra-entrevista.html