Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Nos últimos dois dias, principalmente em alguns grupos de WhatsApp em Sergipe, estão sendo postadas listas com supostos financiadores dos atos antidemocráticos e terroristas. São nomes de empresários sergipanos, desde da área de restaurantes, passando por lojas agrícolas e diversos outros ramos, inclusive na área da educação.
O blog espera a divulgação oficial – ou provas concretas – do financiamento por parte destes empresários sergipanos aos atos antidemocráticos. Se não ajudaram em Brasília, mas estavam dando suporte ao acampamento em frente do 28º BC, são também criminosos por “alimentar” um golpe contra a Constituição e o Estado Democrático de Direito. Não tem meio termo: apoiar golpe é crime. E quem financiou de alguma forma é criminoso.
Ontem, 10, o ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que CACs, agro e comerciantes do Sul e Centro-Oeste financiaram atos, financiaram os atos golpistas (aqui). Não citou Estados do Nordeste.
O que este espaço não fará é divulgar qualquer nome sem provas. Por exemplo, depois do 2º turno, divulgou foto do reitor da Unit, Jouberto Uchôa de Mendonça, em frente ao quartel em meio aos golpistas. A desculpa que estava de “passagem” e viu um amigo é um desrespeito aos sergipanos. Uchoa foi lá porque tem um pensamento retrógrado e de ultradireita.
Este espaço esteve à frente da luta para que Bolsonaro não fosse reeleito e jamais – não só por respeito ao legado dos antepassados que foram torturados na ditadura e pela posição ideológica clara – defenderá ou deixará de divulgar os responsáveis por este período que entrará para a história como o golpe frustrado dos terroristas bolsonaristas.
O blog defende que sejam tomadas todas medidas legais e que os responsáveis sejam punidos exemplarmente, com a responsabilização não só penal, mas financeira.
Blog aguardará a lista oficial ou as provas. Sem ilação para não fazer injustiça.
CPI para apurar depredações e ataques em prédios públicos do DF A senadora Maria do Carmo Alves (PP) assinou o pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para “apurar os atos antidemocráticos” ocorridos, no último domingo, em Brasília e “que chocaram o mundo”. O Requerimento, proposto pela senadora Soraya Thronicke, já conta com mais de 40 assinaturas; 27 são suficientes para tramitar.
Apuração rigorosa “Apoiamos a iniciativa da senadora Soraya e assinamos o pedido por compreender que é preciso se fazer uma apuração rigorosa, identificar e punir os envolvidos, o mais célere possível. A violência e a antidemocracia devem ser repelidas com dureza”, afirmou Maria. Para a senadora, o que se viu no Brasil foram atos de terror e desordem. “Presenciamos um atentado à democracia brasileira, sem precedentes”, destacou Maria do Carmo, ao defender a livre manifestação, mas obedecendo a ordem E o direito democrático.
Nota de Falecimento Faleceu ontem, 10, a senhora Alice dos Santos, mãe do vereador e médico Manuel Marcos, que assumirá uma cadeira de deputado estadual no próximo mês, como suplente. Dona Alice tinha 94 anos e o corpo está sendo velado na OSAF, localizada na Rua Itaporanga, em Aracaju. O sepultamento será hoje, 11, no cemitério municipal de Santo Amaro das Brotas. Até o fim desta edição o horário não tinha sido divulgado.
Sérgio Reis toma posse na pasta do escritório de Sergipe em Brasília E ontem, 10, com a presença do governador Fábio Mitidieri, o ex-deputado federal Sérgio Reis assumiu a pasta da Secretaria Especial de Representação de Sergipe em Brasília.
Missão “Esperamos que com Sérgio Reis nossa representação em Brasília possa ajudar mais ainda no desenvolvimento de Sergipe e também os municípios sergipanos. É uma missão importante”, registrou o governador. Já o secretário Sérgio Reis agradeceu a confiança do governador Fábio Reis. “Agora é hora de fortalecer parcerias, manter diálogos e contribuir para levar conquistas para os sergipanos”, disse Sérgio afirmando que o governador Fábio Mitidieri é jovem e empreendedor e que estará lutando junto aos ministérios para levar recursos para Sergipe.
BR-101 Ontem, 10, também o governador Fábio Mitidieri esteve com o ministro do gabinete presidencial, o ex-deputado federal Márcio Macedo e o ministro dos Transportes, Renan Filho mostrando a necessidade do retorno da obra de duplicação da BR-101, que é fundamental, não só para escoar os produtos do Estado, mas também para o fortalecimento do turismo. O ministro Renan Filho, anunciou a retomada das obras de duplicação entre o KM 70 e o 77, de Maruim até Laranjeiras.
Leilão de inservíveis Os interessados em conhecer os veículos colocados para arremate no primeiro leilão de 2023 realizado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), têm até esta quinta-feira, dia 12, para fazer a visitação. Todos os veículos estão à disposição no galpão situado à rua Frei Luís Canelo de Noronha, 290, bairro Ponto Novo.
Laranjeiras: Juca comemora sucesso do Encontro Cultural e destaca apoio da UNIGEL O 48º Encontro Cultural de Laranjeiras foi considerado o maior de todos os tempos, tanto pelos laranjeirenses, quanto pelos turistas que visitaram a cidade nestes sete dias de festa. Quem também comemorou foram os comerciantes locais e vendedores ambulantes, que faturaram uma renda extra neste período. A festa
termina com a sensação de quero mais e, em 2024, a Prefeitura promete repetir o mesmo sucesso na 49ª edição. É neste período que Laranjeiras mostra ao mundo seu potencial turístico, já que milhares de pessoas passaram pela cidade em cada de evento.
Riquezas culturais Foram mais de 200 atrações, entre apresentações de teatro, dança, música instrumental, sarau, grupos folclóricos, shows artísticos com bandas locais e nacionais, procissão e exposição, ou seja, o que há de melhor sobre cultura popular. Quem compareceu, não viu apenas as riquezas culturais de Laranjeiras e de Sergipe, mas também de várias partes do Brasil.
Preservação e valorização cultural Em um evento grandioso como o Encontro Cultural, pesquisadores, estudiosos, brincantes e amantes da cultura popular se encontraram nas ruas da cidade histórica, que é um museu à céu-aberto, assim como, durante o simpósio, que debateu temas relevantes de preservação e valorização cultural. Aliás, nesta edição, os brincantes e mestres da cultura popular elogiaram o empenho da equipe da Prefeitura, que não mediu esforços para proporcionar a todos um espetáculo de valorização, principalmente das riquezas culturais locais.
Grupos folclóricos As turistas baianas Isabella Ferreira e Paula Oliveira estavam encantadas com as riquezas culturais e não desgrudavam os olhos dos grupos folclóricos. “Já tínhamos ouvido falar do encontro cultural de Laranjeiras, mas esta é a primeira vez que vivenciamos uma festa tão grandiosa e linda, com uma riqueza cultural enorme”, disse Isabella. Paula Oliveira completou os elogios ao encontro cultural e ressaltou: “Juntas, acompanhamos os grupos na rua, nos palcos, assistimos apresentações de teatro e dança e, com certeza, no próximo estaremos aqui novamente e vamos trazer mais gente para conhecer esta cidade e este evento, que é maravilhoso e vai ficar pra sempre em nossas mentes”, destacou.
Cultura de Massa Na 48ª edição do Encontro Cultural de Laranjeiras, vários artistas sergipanos e nacionais se apresentaram nos dois palcos montados na praça de eventos (PEC Éder Leite). Os shows artísticos aconteceram na sexta, sábado e domingo, com Alceu Valença, Xandy Harmonia, Unha Pintada, Márcia Fellipe, Edson Gomes, Guig Guetto, Gabriel Lacerda, Valneijós, Natanzinho Lima, Samyra Show e tantos outros.
Organização A estrutura montada agradou aos laranjeirenses e turistas, que também presenciaram uma cidade limpa, casas, praças e monumentos históricos pintados. Tudo foi planejado e organizado para proporcionar a todos um ambiente agradável e seguro. Aliás, no quesito segurança, mais de 300 profissionais estavam envolvidos, entre policiais civis e militares, como também segurança privada.
Sucesso cultural e econômico “O 48º Encontro Cultural foi um sucesso e, sem sombra de dúvida, a maior edição de todos os tempos. Foi uma festa tranquila e segura, sem incidentes relevantes, que nos enche de orgulho. Mostramos ao mundo todo o nosso potencial turístico, cultural e arquitetônico”, disse o prefeito José de Araújo Leite Neto (Juca). O gestor municipal ressaltou ainda que: “em um evento tão grandioso como esse, movimentamos a economia e geramos oportunidade de renda extra para os comerciantes locais e vendedores ambulantes, que encerraram os trabalhos de forma positiva e boas vendas. Por isso, com a sensação de dever cumprido, vamos repetir em 2024, o mesmo sucesso desta edição do encontro cultural”, acrescentou Juca.
Parceria com inovação Neste encontro cultural, a Prefeitura junto com a UNIGEL e Palco dos Sonhos inovaram. “A grande novidade desta edição foi a realização do FECPAR (Festival de Cultura e Arte dos Reis), que encantou a todos dentro da programação. O patrocínio da UNIGEL foi fundamental para alcançarmos o sucesso deste evento tão tradicional em Laranjeiras. A empresa está sendo uma grande parceira do município”, frisou o prefeito.
Segue forte e no páreo O ex-prefeito da Barra dos Coqueiros, Airton Martins (MDB), está em plena movimentação para organizar seu grupo com vistas a eleição municipal do ano que vem. Além de continuar suas visitas a amigos das mais diversas localidades do município, Airton acaba de receber o apoio dos vereadores Marcelino (PSD), Guega (MDB), Adelmo Apóstolo (PSD), Fernando Freitas (MDB), Carlinhos do Jatobá (MDB), Franckeline (MDB) e Iracema (MDB).
Segue forte e no páreo II Além deles o vereador Fernando Freitas, presidente da Câmara da Barra, já cerra fileiras ao lado de Airton Martins que, após três mandatos de prefeito, é indiscutivelmente a liderança política de maior expressão na Barra dos Coqueiros. Com essa movimentação de Airton é possível garantir que o jogo das eleições de 2024 na Barra já começou a ser jogado!
Laércio comemora o recebimento dos primeiros tubos para a construção do gasoduto em Sergipe O projeto de construção do gasoduto de transporte de gás natural e infraestruturas de acesso necessárias para conexão do Terminal de Armazenamento e Regaseificação de GNL da ENEVA à malha da Transportadora Associada de Gás – TAG evolui conforme planejado. No último sábado, 7 de janeiro, foi iniciada a etapa de recebimento dos tubos fabricados em aço carbono de liga especial.
Resultados do trabalho “É enorme a minha satisfação de ver um trabalho que venho desenvolvendo há algum tempo apresentar os resultados pretendidos. Participei de inúmeras audiências e reuniões tratando da importância de agilizar a construção desse gasoduto de conexão do terminal de GNL da CELSE/ ENEVA com a malha de transporte da TAG”, lembrou o senador Laércio Oliveira, que ainda como deputado foi relator da Lei do gás que abriu o mercado e permitiu esses investimentos.
Resultados do trabalho II “Discutimos muito esse assunto e contribuímos para o encaminhamento de soluções para os entraves existentes no Ministério de Minas e Energia, Agência Nacional de Petróleo, TAG, CELSE e ENEVA. Precisamos agora dar celeridade à obra desse gasoduto no propósito de que esteja concluída ainda este ano, de forma que possa atender às demandas do Nordeste e também como instrumento de balanceamento da rede da TAG, servindo como segurança no suprimento de gás do sistema, disse.
Etapa Segundo Laércio, o projeto representa mais um importante avanço no processo de abertura e expansão do mercado de gás natural no Brasil, viabilizando o acesso de uma importante fonte de suprimento para atendimento da demanda nacional do energético. A etapa de recebimento dos tubos fabricados em aço carbono de liga especial, necessários à construção dos 25 quilômetros de gasoduto, na área de obras do empreendimento, foi iniciada no último sábado, 7. Ao todo, foram fabricados aproximadamente 2.400 tubos, com 12 metros de extensão e 24 polegadas de diâmetro cada.
Programa Segundo o diretor Comercial e Regulatório da TAG, Ovídio Quintana, atualmente a empresa estuda, junto ao Governo do Estado de Sergipe, a aplicação do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI) para aquisição de bens para construção do gasoduto. Dessa forma, parte dos tubos produzidos aguarda essa definição para ser enviado ao local da construção em Sergipe.
Projeto Segundo o superintendente-executivo da Sedetec, Marcelo Menezes, a equipe técnica do Governo do Estado tem trabalhado incansavelmente na concretização do projeto. “Estamos empenhados em ver esse gasoduto pronto e temos intermediado tratativas com as áreas do governo necessárias, como Adema e Secretaria da Fazenda, a fim de garantir que o projeto seja concluído e entre em plena operação comercial”, completa.
No segundo programa Sergipe Rural retrospectiva vamos relembrar as ações de fiscalização agropecuária da emdagro e os benefícios do pó de rocha. O programa vai mostrar ainda produção de grãos de milho com o uso da tecnologia do plantio direto em Simão Dias e o plantio de batata doce em Ribeirópolis. O Sergipe Rural vai ao ar às 7h da manhã do sábado pela Aperipê TV e pelo Youtube (https://www.youtube.com/c/SergipeRuralSE ) e as reprises são exibidas nos domingos e quartas-feiras sempre às 8 da manhã.
Evento de empreendedorismo internacional em SE A convite da Gerência de Relações Internacionais da Universidade Tiradentes (UNIT/SE), a Onco Hematos, que faz parte da Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil, está participando do MIT Global Startups Labs, um programa de desenvolvimento prático e interativo. A proposta é que durante três semanas uma equipe multidisciplinar de alunos de todas as áreas crie conceitos de startups voltadas para resolução de problemas na área da saúde através do uso de tecnologias.
Evento de empreendedorismo internacional em SE II Representando a DASA, o oncologista, Nivaldo Vieira, participou da abertura do evento na arena do Tiradentes Inovation Center, deu boas-vindas e apresentou o que a DASA realiza na área de saúde aos jovens mentores americanos e estudantes brasileiros que participarão da experiência. O diretor da instituição destacou que para a DASA, por ser a maior rede integrada de saúde do Brasil, é de grande importância estar presente no evento. “Para nós, esse momento de parceria com o MIT Global Startups Labs é extremamente importante. Nós valorizamos o empreendedorismo, a inovação e não podíamos estar de fora neste momento em que o MIT vem para o Brasil formar jovens para que desenvolvam a visão empreendedora. O tema deste ano é sobre saúde e a DASA tem interesse que os jovens brasileiros despertem para essa área”, ressaltou.
Instalações da DASA em SE Nivaldo Vieira explicou que os jovens vão visitar as instalações da DASA aqui em Sergipe e serão monitorados por profissionais da empresa de Sergipe e do Brasil. “Existe um patrimônio físico e intelectual que a DASA vai poder acrescentar a esse laboratório de startups do MIT no Brasil agora”, informou.
Segunda edição Segundo Selen Ive Carneiro, a parceria com o Massachusetts Institute of Technology (MIT) foi iniciada em 2018, realizando pequenos eventos voltados para tecnologia. A primeira edição do MIT Global Startups Labs ocorreu em janeiro de 2020. Por conta da pandemia, a segunda edição está ocorrendo agora. “É importante frisar que estamos trazendo iniciativas de internacionalização para dentro do Campus e que não necessariamente envolva o deslocamento do nosso aluno. Nós somos a única instituição no Brasil que está recebendo o MIT Global Startups Labs com essa abordagem, o que para nós é motivo de muita honra, porque é uma parceria que tem dado muito certo”, enalteceu a gerente de Relações Internacionais da Unit.
Resultados Ao final das três semanas acontecerá a Pitch on a Demoday, onde as equipes apresentarão os resultados dos trabalhos e será selecionada a equipe vencedora com a melhor ideia.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018
Atenção Procon! Supermercado ASSAÍ cobra por sacolas com logomarca De um leitor e consumidor indignado: “O supermercado ASSAÍ ATACADISTA está cometendo um crime contra o consumidor. Eles cobram 25 centavos por sacola, e para que isso possa acontecer dentro da legalidade, os mesmos não podem expor a logomarca da empresa nas sacolas. Ao questionar o gerente, o mesmo não soube explicar, entrando em contradição. Então, diante desse absurdo, que demonstra um crime contra o código de defesa do consumidor, solicito que o Procon (Municipal e Estadual) fiscalizem o referido supermercado, a fim de que os mesmos não cobrem pelas sacolas com a logomarca da empresa. Se continuarem cobrando, que as mesmas não venham com a marca do ASSAÍ. O Consumidor não é obrigado a pagar e ainda ter que fazer propaganda de forma gratuita para a empresa.”
PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK
PELO TWITTER
Quem apostou no golpe promovendo aquela barbárie ensandecida em Brasília corre o risco de ser investigado, processado e condenado. Fora o desgosto de testemunhar governadores e políticos da oposição fazendo juras de amor à democracia. Esse entulho do quebra-quebra virou argamassa
Vá entender o morrer pela Pátria, dos patriotários. Diziam que dariam o sangue, que estavam numa guerra, e, sendo uma “guerra”, foram capturados. Estão presos, e, por sorte, vivem num Estado de Direito, porque, caso contrário, estariam num paredão.
Siga Blog Cláudio Nunes:
Frase do Dia
“A extrema-direita invadiu, quebrou tudo, tentou aplicar um golpe de estado, clamou por ditadura, espancou policial, espancou cavalo…E querem sair como VÍTIMAS. Não é loucura, é canalhice, mau caratismo e bandidagem a serviço de uma ideologia elitista, nojenta e fascista”. Felipe Neto, 10/01/23.
Foi divulgada, na terça-feira (10/01), a intenção de oração do Papa Francisco para o mês de janeiro. Para inaugurar 2023, o Santo Padre escolheu lançar uma mensagem aos educadores, fazendo-lhes a proposta de “acrescentar um novo conteúdo ao seu ensino: a fraternidade”.
Ouça e compartilhe: