Atenção MPE Poço Verde: Prefeitura omissa com queima diária em lixão

                            Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
                     “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.


E viralizou ontem, 16, nos grupos de WhatsApp da região Centro-Sul de Sergipe, um áudio de um morador do povoado “Ladeira do Tanquinho”, do município de Poço Verde – com fotos – onde tem um lixão que estão colocando fogo e o odor insuportável está afetando os moradores do local. No áudio, um morador apela para a Prefeitura para tomar as devidas providências, inclusive retirando o lixão.


O morador pede a todos uma somação para denunciar e a omissão da Prefeitura. “É um fedor de pneu queimado e … está aqui com dor de cabeça por conta deste fedor da fumaça que está entrando nas casas”, diz outra moradora no áudio.


O blog acredita que o Ministério Público Estadual vai tomar as devidas providências e cobrar uma ação do prefeito Iggor Oliveira. É um problema de saúde pública que vem afetando diversos moradores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atenção secretária da Justiça, Viviane Pessoa! Moradores denunciam que o veículo acima, da Polícia Penal, encontra-se há cinco dias em frente ao Condomínio Ariovaldo Souza, no Bairro Aruana. Como pode? Ninguém fiscaliza na secretaria?  Se o responsável está de folga o certo não era recolher o veículo para o seu devido lugar?

Itabaiana, Adailton: “Não há, e nunca haverá, rompimento entre mim e o ex-prefeito Valmir de Francisquinho.”  Com a proximidade da eleição municipal deste ano, a oposição, desesperada porque sabe que o grupo comandado pelo ex-prefeito Valmir de Francisquinho tem um alto percentual do eleitorado, fruto também da atual gestão do prefeito Adailton, tenta, semanalmente plantar picuinhas sobre possíveis desentendimentos entre os dois. O desespero é grande…

Parceria sólida Ontem, 16, o prefeito Adailton postou nas redes sociais: “Esclarecendo rumores: não há, e nunca haverá, rompimento entre mim e o ex-prefeito Valmir de Francisquinho. Nossa parceria é sólida, fundamentada na gratidão e no compromisso com Itabaiana. Fofocas e especulações não abalarão a nossa amizade.”

 Solenidade da Segurança A partir das 7h desta quarta-feira, 17, o governador Fábio Mitidieri, juntamente com secretário de Estado da Segurança Pública em exercício, coronel José Pereira de Andrade, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexsandro Ribeiro, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Fábio Cardoso, vai sancionar as Leis sobre extensão da progressão por tempo de serviço, reajuste do adicional de convocação do Batalhão Especial de Segurança Patrimonial (Besp) e atualização do auxílio invalidez dos servidores militares do estado de Sergipe, que foram aprovadas em dezembro de 2023 pelo deputados estaduais. O encontro ocorrerá no Centro de Ensino e Instrução da Polícia Militar do Estado de Sergipe (CEI), antigo CFAP.

Laranjeiras: Prefeitura concede reajuste histórico a servidores e professores A Prefeitura de Laranjeiras irá conceder já a partir deste mês de janeiro um reajuste histórico para os servidores municipais, mais um adicional de periculosidade de 30% no salário-base aos guardas municipais. Para os professores, o município vai pagar o valor atualizado do piso nacional do magistério mais o retroativo de 2022 e 2023.

Reajuste De acordo com o Projeto de Lei aprovado ontem, 16, na Câmara de Vereadores, os servidores que recebem um salário mínimo vão ser contemplados com um valor adicional de R$ 150 sem descontos nos seus vencimentos. Para a maioria das classes trabalhadoras que recebem mais do que o mínimo, o reajuste será de 22% e a Prefeitura ainda fará o pagamento referente a setembro de 2023.

Reivindicações atendidas “Nenhuma outra gestão atendeu as reivindicações dos trabalhadores. A nossa está investindo em todos os setores e ainda está valorizando os servidores. Esse reajuste que será concedido a partir do dia 30 de janeiro, atende um pleito de 2004 das classes trabalhistas. Isso é resultado de muita análise técnica, compromisso e esforço, já que nunca pagamos salários e 13º atrasados. Ao contrário de outras gestões que deixaram tudo para a nossa pagar”, afirmou o prefeito Juca.

Diálogo O prefeito também foi enfático e disse que os Guardas Municipais serão contemplados. “Nos esforçamos muito para atender todos os pleitos, dialogamos bastante com os sindicatos, o que foi fundamental e hoje o resultado foi alcançado. Os guardas municipais, por exemplo, além de receber o reajuste, vão ser agraciados com um adicional de periculosidade de 30% no salário-base. Portanto, a minha vontade era atender a todos desde o início da gestão, mas, infelizmente, os recursos não eram suficientes e só agora foi possível”, acrescentou.

 Educação e valorização do magistério “Com a valorização do magistério, estamos construindo um legado de conhecimento, crescimento e prosperidade. Dessa maneira, ganham os nossos professores e os nossos alunos”, destacou o prefeito Juca. O gestor municipal frisou ainda que a Prefeitura vem realizando uma série de investimentos para garantir a qualidade da educação. “Desde o início da nossa gestão, estamos trabalhando muito para melhorar a nossa educação e aumentar o número de matrículas a cada ano. Com o empenho das equipes, os resultados estão sendo alcançados, mas, neste ano, vamos melhorar muito mais”, acrescentou Juca.

Investimentos Entre os investimentos, o prefeito ressaltou a implantação do Programa de Auxílio Estudantil (PAE), com a concessão de R$ 60 a cada aluno matriculado, formação profissional para os educadores, transporte e alimentação de qualidade, inclusão de estudantes nas turmas do AEE, a campanha Matrícula Premiada, a Busca Ativa Escolar e as obras de infraestrutura nas escolas. “Estas são ações que estão mudando para melhor a Educação de Laranjeiras. Com esforço e compromisso, apesar da redução de receitas, estamos conseguindo levar mais qualidade de vida aos laranjeirenses”, frisou.

PP define pré-candidato em Neópolis Numa reunião coordenada pelo senador Laércio Oliveira, com a participação de diversas lideranças, o vice-prefeito de Neópolis, Dr. Francisco, se filiou ao Partido Progressistas (PP).A reunião também contou com a participação do deputado federal Thiago de Joaldo, do deputado estadual Luciano Pimentel, do ex-prefeito Dr. Luizinho, do ex-vice-prefeito Miguel Lobo, do vereador João Andrade, dos ex-vereadores Heriberto e Augustinho, entre outras lideranças.

Polo regional O senador Laércio Oliveira enfatizou a aspiração de transformar Neópolis em um polo de desenvolvimento regional. “O agrupamento está formado. Já fizemos muito pelo município e queremos fazer mais. Por isso, quero afirmar que nós estamos comprometidos com a população de Neópolis e vamos continuar trabalhando para fazer o desenvolvimento acontecer”

Definição A reunião definiu a candidatura própria cuja definição será com base na indicação da população. Várias lideranças colocaram seus nomes à disposição, inclusive o novo filiado, Dr Francisco. “Escolhi o PP por me identificar com os princípios do partido, que tem na figura estadual o senador Laércio Oliveira, que sempre desempenhou um papel importante para o desenvolvimento do estado de Sergipe, em especial pelo Baixo São Francisco, incluindo a cidade de Neópolis, com o investimento importantes nos últimos anos”, afirmou.

 Itabaiana finaliza construção do Centro Municipal de Equoterapia Itabaiana dá mais um passo fundamental para o seu futuro. Não bastasse se tornar a maior cidade do interior de Sergipe, com uma economia forte e pujante, o município tem se destacado na gestão da saúde pública, atuação refletida nos dados do combate à Pandemia e na efetiva cobertura das vacinas na população.E, por falar em saúde pública, o trabalho multidisciplinar entre as secretarias municipais de saúde, educação e desenvolvimento social tem realizado um serviço primordial para as pessoas com deficiência. Esta ação extraordinária tornou a cidade referência de inclusão e acolhimento.

Crianças com deficiência Em sintonia com este trabalho, a gestão municipal priorizou o atendimento para com as crianças com deficiência, em especial as crianças com Transtorno do Espectro Austista.  O município se aproximou dos pais e responsáveis e, consequentemente, fortaleceu uma relação entre as famílias e o poder público, cujo vínculo resultou na transformação de um sonho em realidade: o Centro Municipal de Equoterapia (CME).

Sonho que transformará vidas Para o prefeito Adailton Sousa, essa é uma das maiores e mais importantes obras da sua gestão. “Essa obra vai atender várias crianças e adolescentes com deficiência. A gente sonhou lá atrás, planejou e hoje estamos realizando. Iremos transformar a vida de muitas famílias de Itabaiana e de toda a região”, disse.

Desafio O fisioterapeuta Júnior Alves falou do trabalho que será realizado no CME, “O Centro vai atender todas as necessidades e patologias. Sabemos que Itabaiana tem um grupo enorme de crianças com autismo. Então, nosso primeiro contato foi com esses pais. É algo muito novo, muito desafiador, mas a gente percebeu que os pais se adaptaram ao novo. Com fé em Deus vai dar tudo certo e transformaremos este sonho em realidade”, destacou.  

Autoconfiança Mãe de uma criança com autismo, Helena Santos descreve como tem sido a relação do filho com a Equoterapia. “Ele é uma criança que hoje em dia tem muita confiança em relação aos animais porque ele gosta bastante. De início ele ficava com medo, nervoso quando chegava perto. Mas, a gente colocava ele para alisar o animal. Ele começou com o pai, a montar com o pai. Hoje ele sobe, monta sozinho. E agora ele não tem mais medo, tem segurança.  É uma experiência muito boa em questão da autoconfiança dele”, relatou a mãe.

Mais oportunidades Helena ainda falou que está bastante esperançosa com o trabalho que, com o Centro de Equoterapia, irá se ampliar para outras famílias. “Eu me sinto muito feliz. Como mãe, me sinto grata por meu filho ter confiança nos animais e fico feliz em saber que outras mães terão a mesma sensação que eu tenho em ver seu filho ali no espaço com uma equipe de profissionais. Essas crianças terão também uma oportunidade”, disse.

Centro Municipal de Equoterapia (CME) homenageará o ex-governador João Alves Filho O Centro homenageará o ex-governador João Alves Filho. O valor total da obra é de 2.499.973,00, fruto de transferência especial do município e de emendas parlamentares (destinadas pela ex-Senadora da República, Maria do Carmo, e pelo ex-deputado Federal Bosco Costa).

Reciclagem: Iniciativa de Breno Garibalde está sendo realizada no Verão Sergipe 2024 Nos últimos dias, Sergipe deu início ao Projeto ‘Coleta do Bem’ com a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) a catadores e catadoras que durante a realização do Verão Sergipe 2024.

Logística descarte A iniciativa, idealizada pelo vereador Breno Garibalde, tem como objetivo facilitar a logística para o correto descarte de resíduos produzidos no circuito dos eventos inseridos no calendário oficial do Estado, com a instalação de pontos de descarte, coleta do material e fortalecimento da educação ambiental. Além disso, a compra do material coletado pode ser realizada durante o evento.

Dignidade Para o parlamentar, esse projeto é muito importante, pois visa a ampliação da coleta seletiva, além de promover a recuperação da dignidade do catador como profissional da reciclagem, no que diz respeito a qualificação, utilização de EPIs. “Fico muito feliz em ver esse projeto sendo colocado em prática pelo Governo do Estado, através das secretarias do Trabalho, Meio Ambiente e Casa Civil. Temos ainda mais lutas pela frente, para dar cada vez mais dignidade à esses profissionais tão importantes, que ainda são muito marginalizados”, declara o vereador.

Bloco Galinha da Madrugada, em Pacatuba, abre circuito do Galo da Madrugada de Recife Pela primeira vez, Sergipe estará inserido no que é considerado o maior bloco carnavalesco do mundo: o Galo da Madrugada de Recife. Esse ano, no próximo sábado, 20, a partir das 11h, acontece o desfile do Bloco Galinha da Madrugada, no município sergipano de Pacatuba, dando início ao roteiro carnavalesco que passará ainda por Penedo, Maceió até chegar a Recife, onde acontece o tradicional desfile de rua.

Outros locais Em Maceió acontece o desfile do Pinto da Madrugada, oito dias antes do Galo; quinze dias antes, tem o Ovo da Madrugada em Penedo, sendo que três semanas antes, a festa é em Pacatuba, completando a sequência: galinha, ovo, pinto e galo. A expectativa é grande na cidade sergipana, que no mesmo final de semana recebe o Verão Sergipe, com shows que acontecerão de sexta-feira, 19, até domingo, 21.

Batizado Antes do desfile – que abre o Carnaval de rua de Sergipe – acontece o batizado do bloco “Galinha da Madrugada”, às 11h, na Praça 31 de março, pelo Ovo da Madrugada, quando também será apresentado o hino “Galinha da Madrugada”. A partir daí, os foliões seguem pelas ruas de Pacatuba ao som de muito frevo e acompanhados dos tradicionais bonecos gigantes de Olinda, com destaque para a boneca Raquel, considerada a mais velha do país com 68 anos.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 SMTT Aracaju é a burrice de permanecer no erro Do leitor “Errar uma vez é aceitável mas permanecer no erro é burrice. Recentemente, a SMTT implantou uma sinalização semafórica na saída do conjunto Sol Nascente e foi constatada que naquele local não é viável aquele tipo de sinalização e o órgão retirou logo após 3 dias de instalado e para a surpresa dos moradores do mencionado núcleo habitacional, a SMTT irá instalar no mesmo local uma sinalização semafórica, mais uma vez o tiro sairá pela culatra, ou seja, o trânsito ao invés de fluir, será gerado um grande engarrafamento. Quem avisa amigo é.”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br 

 9ª Caminhada para Oxalá em Defesa da Liberdade Religiosa comemora Estatuto aprovado

 Deputados Estaduais de Sergipe aprovaram PL 265/2023 do Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa em junho(2023). Agora falta Mitidieri promulgar a lei

 A 9ª Caminhada para Oxalá em Defesa da Liberdade Religiosa acontece num tom comemorativo no dia 26 de janeiro, a partir das 16h30, com concentração marcada na Pça do Mini Golfe, em Aracaju.

 A conquista da aprovação do Projeto de Lei 265/2023, que institui o Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa do Estado de Sergipe, é o motivo da comemoração que vai ocupar a avenida principal do Bairro 13 de Julho, em Aracaju, na luta contra a intolerância religiosa em Sergipe.

 “A aprovação desse ESTATUTO é importante porque garante para toda população negra a concretização da igualdade de direitos e oportunidades, sejam eles individuais ou coletivos, e combate à discriminação e todas as formas de intolerância religiosa. Dessa forma, é possível acreditar numa sociedade mais justa e igualitária”, declarou a secretária de Combate ao Racismo da Central Única dos Trabalhadores (CUT Sergipe) e Ekedy do Ilê Axé Iemanjá Ogunté, Arlete Silva.

 Avanços do Estatuto

 Sobre o Estatuto, Arlete destacou alguns trechos que considera importantes para proteger principalmente a população de religião de matriz africana contra crimes de racismo e crimes de intolerância religiosa.

 O Estatuto determina que: “É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida a proteção aos locais de culto e às suas liturgias” (Art.81). Além disso, garante o acesso aos estabelecimentos civis e militares para prestação de assistência religiosa (Art. 82).

 Entre as medidas para o combate à intolerância contra as religiões afro brasileiras e seus adeptos, o Estatuto determina que é preciso “coibir a utilização dos meios de comunicação social para a difusão de proposições, imagens ou abordagens que exponham pessoa ou grupo ao desprezo ou ao ódio por motivos fundados na religiosidade afro-brasileira”.

 Racismo e Intolerância Religiosa

 Secretário de Organização e Política Sindical da CUT/SE e Bábàlorixá Orodeci, Ty Oxum do Ilé Axé Ijó Omim Opará, o professor Paulo Lira destacou que 70% dos casos de violência provocados por intolerância religiosa são praticados contra seguidores de religiões de matriz africana, desta forma a intolerância religiosa se caracteriza como mais um tipo de violência racista.

 Paulo Lira resgatou que esta é uma luta antiga, pois o Estatuto da Igualdade Racial, aprovado pela lei de 12.288, em 20 de julho de 2010, no Governo Lula, impulsionou Conferências em todo o Brasil fustigando o debate sobre o tema que normalmente é silenciado.

 “Este PL traz algo a mais, vem aperfeiçoado, traz a questão do combate ao racismo religioso. Isso é um marco histórico no estado de Sergipe, é forma de resistência. Tanto este PL como o estatuto nacional pretendem efetivar a igualdade em condições de acesso a 54% da população de pretos e pardos que historicamente passa por discriminação e dificuldade de acesso aos direitos básicos. É uma questão que não foi solucionada no período escravocrata e nem hoje. A maior parte desta população sofre com baixa escolaridade e subempregos. Em Sergipe a lei que institui o Conselho de Igualdade Racial é de 2020, mas esse Conselho não está funcionando, não foi constituído nem pelo governo de Belivaldo nem por Mitidieri”, destacou Paulo Lira.

 Inclusive, o Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa do Estado de Sergipe foi aprovado na ALESE em junho de 2023 e espera há 6 meses para ser transformado em lei, pois depende da assinatura do governador para sancionar esta lei.

 Pela Concretização do Estatuto

 Sobre o Estatuto, Paulo Lira acrescenta que este sinaliza a criação do Sistema Estadual de Promoção e Igualdade Racial. Além disso, cabe ao Conselho acompanhar as políticas públicas para a população de pretos e pardos e para as pessoas de religião de matriz africana.

 “É um ganho substancial para a população preta porque em Sergipe o estatuto prevê que o combate à intolerância religiosa demanda a criação de políticas públicas na educação, saúde, emprego e segurança pública. Sabemos que quem mais sofre hoje com a ação da segurança pública militarizada são as pessoas pretas, pardas e negras. Então a gente precisa ter políticas de fato de combate a este tipo de ação que afeta diretamente a juventude negra. O estatuto é marco histórico porque cobra do Governo de Sergipe a materialização de ações de combate ao racismo. Para que a lei seja promulgada e cumprida, depende da pressão e luta do movimento negro sergipano e do movimento de terreiros”, destacou Paulo Lira.

 A 9ª Caminhada para Oxalá conta com o apoio da CUT Sergipe e é organizada pelo Fórum Sergipano das Religiões de Matriz Africana, Rede de Matriz Africana Instituto de Tradições e Cultura Afro-brasileira São Judas Tadeu, OAB/SE, Seara dos Orixás, Igreja Presbiteriana Unida de Aracaju, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Templo Jardim dos Orixás, Erukeré e CONEN.

 #CaminhadaParaOxala #EstatutoEstadualDaIgualdadeRacial #intoleranciareligiosa #CombateAoRacismo

 PELO TWITTER

 www.twitter.com/tiagobarbosa_

 O Brasil já viu de tudo no ódio implacável da velha mídia à esquerda – mas serviço de pistolagem editorial para manter impunes os bandidos mandantes do fuzilamento de uma vereadora é um expediente baixo demais até para quem rasteja no esgoto do extremismo. Virou facção.

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

www.twitter.com/JoseRollemberg

 Bom dia. No Correio de Sergipe de hoje, 16.01.2024,  uma breve notícia histórica sobre como partidos que se opõem podem ser parecidos, mas suas diferenças podem levar a transformações históricas significativas. #pazebem  https://ajn1.com.br/type_blogs/sobre-farinhas/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

www.twitter.com/ocafezinho

 Ditadura militar no Brasil foi assassina e covarde!

 Ernesto Geisel, ditador do Brasil de 1974 a 1979, autorizou a execução de homicídios políticos durante seu governo, que se inseria no contexto de um regime militar profundamente autoritário iniciado com o golpe de Estado em 1964.

 Essas informações constam em um documento da CIA, a agência de inteligência dos Estados Unidos.

 Sob a gestão de Geisel, desenvolveu-se uma política de eliminação física de opositores considerados ameaças ao regime. João Figueiredo, seu sucessor, que atuava anteriormente como chefe do Serviço Nacional de Informações, gerenciava essas operações, tendo um papel ativo na coordenação e controle das ações de repressão e assassinato político durante seu período de governo. Via @pedro_serrano1     https://x.com/ocafezinho/status/1746896391975194781?s=20

 

Siga Blog Cláudio Nunes:

 

Instragram

Twitter

 

 

Frase do Dia

“A não violência é a mais alta qualidade de oração. A riqueza não pode consegui-la, a cólera foge dela, o orgulho devora-a, a gula e a luxúria ofuscam-na, a mentira esvazia-a, toda a pressão não justificada a compromete.” Mahatma Gandhi.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais