Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Que a Prefeitura de Aracaju não pode colocar em abrigos pessoas que estão em vulnerabilidade social nas ruas, inclusive usando drogas, todos sabem, porém a PMA, através da Guarda Municipal, pode coibir que acendam fogueiras diárias (quase em frente ao McDonald`s da Praia Formosa) com as fumaças invadindo as residências e deixando moradores com problemas de saúde.
As fogueiras diárias estão prejudicando a saúde de todos, principalmente de crianças e adolescentes.
Qual a autoridade que vai intervir para salvar a vida dos cidadãos de bem que estão sufocados e parando em hospitais e clínicas? Até quando? Ontem, 09, foram fogueiras as 6h25, às 9h20 e às 11h45. Com certeza teve muito mais… Mais um vídeo enviado por um morador:
Obs: os moradores lembram que o prefeito mora na região, só que bem mais à frente e perguntam: se ele morasse na nossa região, em frente ao McDonald`s, e a fumaça diária chegasse ao apartamento dele, será que a Guarda Municipal ficaria omissa e inerte? Se não pode retirar a pessoa à força, pode coibir sim as fogueiras diárias, inclusive utilizando madeiras das instalações do calçadão.
Rogério, em 40 dias do governo Lula, sem agenda com o presidente Apesar da assessoria do senador Rogério Carvalho te soltado uma nota dizendo que o senador mantém constante diálogo com o presidente, a coluna apurou no planalto que que nestes 40 dias de governo o presidente Lula não teve nenhuma agenda com Rogério Carvalho, nem em agenda pública, nem em agenda privada. É só acompanhar pelo site – https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/agenda-do-presidente-da-republica-lula/agenda-do-presidente-da-republica -. Essa agenda de Lula em Sergipe tem sido tratada com o Ministro da secretaria geral da presidência da República, Márcio Macedo, e o governador Fábio Mitidieri. Mais uma vez, Rogério sendo Rogério!
Muribeca: nos grupos sociais prefeito está com a imagem totalmente desgastada E o blog recebeu áudios de grupos de whatsApp da região do município de Muribeca, onde o prefeito, Mário de Sandra, vem sendo questionado por moradores por diversas ações realizadas. Até mesmo o gasto com a assessoria para ir a Brasília para a posse dos novos parlamentares vem sendo alvo de duras críticas e de promessas que ficaram apenas na campanha. As críticas são principalmente de eleitores e da base política dele.
Deu no site “O Bolo é Grande”: A TV Sergipe, afiliada da Rede Globo, denunciou na quarta-feira, 8, o descaso da prefeitura de Lagarto, que está protelando a reforma da Escola Municipal Mateus José de Oliveira, no bairro Cidade Nova. Segundo imagens da TV Sergipe, praticamente não houve o início da reforma anunciada, já que nem o revestimento do local e nem as portas assentadas foram concluídas. Pais de alunos dizem que a promessa de entrega da reforma já tem seis meses. Na porta da unidade, o slogan “Acelera Lagarto”, porém, não há data de início e nem de finalização da reforma.
Revolta E continua a matéria do site: Com o início do ano letivo, tanto os pais como os estudantes estão revoltados porque a gestão da prefeita Hilda Ribeiro quer colocar os alunos em uma unidade que fica do outro lado da cidade, no bairro Ademar de Carvalho. Os professores já ameaçaram não voltar às aulas caso essa situação persista sem nenhuma providência da Secretaria Municipal de Educação, cujo secretário é primo do deputado Gustinho Ribeiro. Leia aqui toda matéria como também acesse o vídeo da matéria da TV Sergipe: https://www.oboloegrande.com.br/tv-sergipe-denuncia-descaso-da-prefeitura-de-lagarto-com-escola-municipal/
Yandra Moura reforça bandeiras em discurso: “Moradia digna, emprego e renda e a defesa irrestrita da mulher, em todas as áreas” A deputada Yandra Moura (UB-SE) realizou na quinta-feira, 9, o seu primeiro pronunciamento no Plenário da Câmara dos Deputados. Yandra destaca ter sido a primeira mulher eleita, das duas deputadas federais, pelo estado de Sergipe na história. E, com mais de 131 mil votos, eu ainda me tornei a deputada federal mais votada de todos os tempos em Sergipe, entre homens e mulheres”, detalhou a deputada ao destacar ainda que “conquistamos o voto de mais de 11% dos que foram às urnas”.
Bandeiras A deputada pretende defender com mais ênfase em sua passagem pela Câmara dos Deputados, a moradia, geração de emprego e renda e a defesa da mulher. Ao apresentar dados, ela afirma que em Sergipe o déficit habitacional é de pouco mais de 81 mil domicílios. “Serei constante e intransigente na luta para que o povo tenha moradia digna”, disse.
Defesa e cobrança Sobre emprego e renda, ela afirma que defenderá e cobrará a implementação de políticas de geração de emprego para todos, mas com um olhar especial para juventude que está em busca do primeiro emprego. “Os jovens só querem uma oportunidade pra mostrar que são capazes”, completou.
Mulher no parlamento Yandra diz que é urgente lutar por políticas públicas que corrijam as distorções históricas e gerem equidade entre os gêneros. Na Câmara, as deputadas representam hoje 18% na atual legislatura; já na anterior eram 15%.
Deputada municipalista Yandra reafirma que o gabinete estará de portas abertas, principalmente, para debater os problemas e anseios das prefeituras. “É nas cidades que as pessoas vivem e, é na cidade, que elas buscam seus direitos fundamentais”, disse ao informar que receberá todos os prefeitos, sejam do seu agrupamento político ou da oposição.
Estatuto da Segurança Privada O primeiro projeto de lei apresentado pelo senador Laércio Oliveira (PP-SE) cria o Estatuto da Segurança Privada e da Segurança das Instituições Financeiras. O PL 363/2023 busca modernizar a atual legislação, publicada há exatos 40 anos, e cria regras para o funcionamento dos serviços do setor, como transporte de valores, vigilância de patrimônio, controle de acesso em portos e aeroportos, e guarda de muralhas em estabelecimentos prisionais.
Avanços Entre outros pontos, a proposta pune quem contratar empresas clandestinas e estabelece pena de até 3 anos de prisão para quem oferecer serviço de segurança armada sem autorização de funcionamento. O texto ainda prevê multa de até R$ 90 mil para infrações cometidas por vigilantes de banco em casos envolvendo qualquer tipo de discriminação, como social, racial ou sexual. O projeto determina que os bancos tenham um plano de segurança aprovado pela Polícia Federal e conte com alarme monitorado, circuito interno de imagens, cofres com fechadura programada e pelos menos dois seguranças armados, vestidos com coletes à prova de bala, durante os horários de atendimento ao público.
Avanços II O transporte de valores deve ser feito com veículos blindados, entre 8h e 20h, e com pelo menos quatro vigilantes. Laércio Oliveira destacou que a iniciativa prevê cursos de formação, aperfeiçoamento e atualização dos profissionais da área, além de garantir um piso salarial, seguro de vida e assistência jurídica aos vigilantes. O senador sergipano lembrou que o texto apresentado pela primeira vez há duas décadas foi amplamente discutido no Congresso Nacional e negociado com todos os segmentos do setor, como sindicatos e representantes dos trabalhadores, instituições financeiras e empresas de segurança.
Reapresentação “O projeto aprovado na Câmara foi encaminhado ao Senado em 2016, chegou a ser analisado pela Comissão de Assuntos Sociais, mas acabou arquivado no fim da Legislatura, em dezembro de 2022. Agora, ele foi reapresentado. Vale lembrar que já foram realizadas audiências públicas e acolhidas as sugestões da Confederação Nacional dos Vigilantes e de Prestadores Serviços (CNTV), da Federação Nacional das Empresas de Segurança e de Transportes de Valores (Fenavist), da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), da Confederação dos Trabalhadores em Segurança Privada (Contrasp) e de outros parlamentares”, explicou Laércio.
AJU: “Projetos de relevância à sociedade serão votados”, diz Ricardo Vasconcelos Na quarta-feira,8, o presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju (CMA), Ricardo Vasconcelos (Rede), foi enfático e disse que vários projetos de relevância à sociedade, como por exemplo, nas áreas sociais e políticas, serão votados este ano.
Assuntos importantes Segundo o presidente, as pautas são preparadas por ele, com a finalidade de discutir assuntos importantes para a população aracajuana. “Não quero aparecer, mas preciso de celeridade”, explica o presidente. Ricardo Vasconcelos também afirmou que é preciso dar vazão aos trabalhos da casa. “Temos que começar 2023 com o pé direito. A pauta está com muitos projetos da legislatura passada”, disse Vasconcelos, ressaltando que existem pautas recheadas e projetos interessantes para discutir.
Compreensão O vereador Fábio Meirelles (PSC) corroborou com as palavras do presidente Ricardo Vasconcelos. “Temos pautas extensas, mas muito proveitosas. Agradeço ao presidente pela compreensão em colocar meus projetos em pauta”, disse o vereador, explicando que jamais fez algum pedido ao presidente da câmara, para colocar suas propostas em pauta.
Atenção caratecas sergipanos! Dois eventos importantes em março A Federação Sergipana de Karatê Interestilos e o Clube União, estarão trazendo trazendo para Aracaju – em pleno aniversário da capital – dois grandes eventos: o lançamento do livro Essências do Karatê Do e o seminário com mestre Hélio Arakaki, esses dois eventos reunirá cerda de 100 pessoas fomentando o turismo sergipano. Os eventos acontecerão no colégio Master: dia 17 de março, o lançamento do livro às 19h. E o seminário no dia 18 pela manhã a partir das 8h30. A Coordenação é do Mestre Fernando Rocha e do Sensei Yoakan Jocelis. Contatos: 79 999820574 / 79 988090037.
Essências do Karatê Do, lançamento dia 17 de março O livro é de autoria do Mestre Carlos Rangel 5°Dan da CBK e da FBK (confederação brasileira de karatê e federação baiana de karatê). Ele tem um trabalho fantástico no karatê prático e também na parte de conhecimento filosófico e nos presenteou com a participação no seu brilhante livro, de três sergipanos: Mestre Fernando Rocha, Shihan Leidicelma Oliveira, e o sensei Yoakan Jocelis.
Seminário, dia 18 de Março, também no Colégio Master Já o seminário, terá a participação do mestre famoso no mundo da internet, Hélio Arakaki, um Sensei humilde e que tanto está atraindo seguidores pela sua forma tranquila de passar sua ideia de karatê. O sensei Arakaki está com sua agenda lotada e presenteou os caratecas sergipanos com sua participação em Aracaju. Com certeza, a comunidade carateca poderá desfrutar de um brilhante trabalho num seminário, com um mestre que é 6° Dan da CBK mora em Mato Grosso e foi aluno do grande Mestre Sagara um dos introdutores do karatê no Brasil. Hoje ele é aluno do Sensei Edson Nakama aluno mais velho do Mestre Sagara.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018
Em março, teremos dois lugares incríveis e inesquecíveis pra você!
de 10 a 12 de Março, “VALE DO CATIMBAU-PE”
De 16 a 19 de março, “LENÇÓIS, NA CHAPADA DIAMANTINA-BA”
Confira!
PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK
Do Blog Espaço Militar: Na quarta-feira, dia 08, por volta das 9 horas, o assessor jurídico da ASPRA/SE (Associação de Praças Policiais e Bombeiros Militares de Sergipe), Márlio Damasceno, se reuniu mais uma vez com o Comandante-Geral da PMSE, Coronel Alexsandro Ribeiro, onde solicitou melhorias para o PRESMIL (Presídio Militar) e outras unidades militares, que estão carecendo de condições dignas para os militares sergipanos.
A reunião foi bastante proveitosa e o Coronel Ribeiro reconheceu a necessidade de dar melhores condições de trabalho à tropa e relatou que já está sendo feito um levantamento de diversas unidades e que providências serão efetivamente adotadas pelo comando da corporação, bem como, pela SSP/SE, através do secretário Dr. João Eloy, que estão imbuídos de dar condições dignas de trabalho e que dentro em breve o trabalho aparecerá.
O assessor jurídico da ASPRA/SE reconheceu que não dá para se fazer tudo de uma vez só, até porque passaram outros comandos e quase nada foi feito nesta questão de estrutura das unidades, mas disse ser necessário que efetivamente a tropa veja que tais melhorias sejam efetivamente iniciadas, pois ao longo dos anos foram feitas promessas e poucas atitudes, mas que acredita que agora será diferente e acompanhará se as melhorias ocorrerão ou não, até porque, como por exemplo no PRESMIL, a carência de uma reforma é urgente, pois os mobiliários são extremamente velhos, sem contar o próprio prédio, com cadeiras de madeira para o militar passar todo o seu serviço, sem qualquer conforto, dentre outros problemas que já é do conhecimento deste e de outros comandos que já passaram.
Márlio Damasceno agradeceu mais uma vez ao Coronel Ribeiro pela receptividade e por estar antenado ao clamor da tropa.
Mais uma vez a ASPRA/SE mostra empenho em buscar resolver as questões relativas à classe militar sergipana.
PELO TWITTER
“MÁS intenções, imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo” (Mc 7,21s). Jesus sempre realista, tocando nas feridas da humanidade! Quem nunca sentiu algo assim? Só os hipócritas mesmo!
www.twitter.com/EdvaldoNogueira
É lamentável a declaração de Bernard Appy, secretário especial para reforma tributária do governo @LulaOficial no valoreconomico de hoje. Segundo ele, os prefeitos terão que aceitar o fim do ISS, principal imposto para as cidades e que garante a autonomia das gestões municipais.
Fico contente com o protagonismo do Ibama e da nova Funai na retomada da terra indígena e vendo a aplicação do decreto que fizemos em 2008 regulamentando a Lei de Crimes Ambientais. Os equipamentos usados no crimes devem ser apropriados e em outros casos, destruídos!
Lula nos EUA, por @desenhosdonando
Siga Blog Cláudio Nunes:
Frase do Dia
“Paciência e perseverança tem o efeito mágico de fazer as dificuldades desaparecerem e os obstáculos sumirem.” John Quincy Adams.
Leia, ouça e compartilhe: