Atenção MPF/SE: bares estão privatizando faixa de areia nas praias

                            Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
     “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Se tem um órgão que faz com correção e destemor sua função em Sergipe é o Ministério Público Federal.

Se o assunto é a defesa do Meio Ambiente o órgão tem diversas ações, como por exemplo, na área das praias, principalmente de Aracaju. Já foram várias ações para regularizar a ocupação da praia que é uma concessão federal.

Pois bem, em alguns destes bares seus donos acham que também são “donos” da faixa de areia. É preciso que o MPF faça num fim de semana uma ação integrada com a PF e outros órgãos, como fez às margens do rio São Francisco e chame o feito à  ordem. A área da praia é de proteção permanente, composta de dunas e vegetação de restinga. Aliás, tem bar até mesmo usando a duna para fazer promoção.

É verdade sim que tem donos de bares proibindo ambulantes de passarem pelas mesas na faixa de areia e até mesmo avisando aos clientes que é proibido comprar produtos dos ambulantes. Um absurdo! Que imagem Aracaju está passando para os turistas? Que história é essa de limitar passagem em um espaço público? Sergipe não tem autoridade não?

O blog vai ajudar o MPF e no próximo fim de semana já pediu a alguns ambulantes na região da praia de Aruana para que filmem e mande gravações se forem barrados em algum bar.

E que história é essa que tem bares com policiais armados à paisana fazendo segurança e amedrontando os ambulantes? Compete à  SSP e à corregedoria da PC e da PM abrirem procedimentos administrativos para punir estes policiais.

O blog não vai parar aqui. Alguns leitores já se prontificaram também para enviar fotos, vídeos e gravações.

O MPF tem poder não só  de ingressar com uma ação, mas suspender a concessão destes bares que pensam que a praia é privada. É aguardar a atuação correta e destemida do MPF e outros órgãos.

 

Candidatura de Eliane e assessoria A inelegibilidade de Eliane Aquino revela uma falha grotesca de sua assessoria mais próxima causando-lhe prejuízo político-jurídico gigantesco. Advogados consultados pelo blog revelam que muito dificilmente ela vai conseguir reverter a decisão do TRE/SE. A decisão cabe recurso. 

Onze magistrados concorrem a vaga deixada com a aposentadoria do desembargador José dos Anjos Os juízes José Anselmo de Oliveira, Fernando Clemente da Rocha, Manoel Costa Neto, Simone de Oliveira Fraga, Bethzamara Rocha Macedo, Sérgio Menezes Lucas, Edivaldo dos Santos, Adelaida Maria Martins Moura, João Hora Neto, Maria da Conceição da Silva Santos, Maria Angélica Garcia Moreno estão concorrendo a vaga de desembargador por merecimento. O Pleno do Tribunal de Justiça deve agendar a escolha nos próximos dias. 

Aguardem! O “Mau Mau” do mal feito Em outubro a série dos bastidores numa grande corporação de Sergipe onde alguns empresários estão chateados com alguns que se acham “donos” de um trabalho que é coletivo. A cada dia que passa o blog recebe mais informações.

 Unimed Sergipe Pelo andar da carruagem, a Unimed Sergipe só terá atendimento na rede própria. Mensalmente os usuários recebem o boleto de pagamento com uma extensa folha de unidades de saúde e exames descredenciadas. Algo estranho….

 

 

“Legal Experience – O Direito e as Novas Tecnologias” E amanhã, 14, será realizado o evento Legal Experience, produzido pela Revista Advogados e será realizado no no Quality Hotel em Aracaju.  Segundo a organização será o primeiro evento em Sergipe abordará temas relacionados ao direito e novas tecnologias. Nomes como Bruno Feigelson, Graziele Cabral, Bernardo Azevedo e Glauber Paschoal estão entre os palestrantes. 

 “Talk show” Será realizado em o formato de “talk show”, em caráter inédito na capital sergipana, tem como finalidade fomentar a discussão sobre um novo olhar do cotidiano forense, além das novas ferramentas tecnológicas aplicadas ao mundo jurídico, sobretudo diante do dinamismo e celeridade das transformações do modelo de gestão de processos e de informações. Garanta sua participação aqui.

 

 

 

Os motoristas que transitam pela rua Jasiel de Brito Cortes, no bairro Jabotiana, estão sofrendo com a grande quantidade de buracos no asfalto A rua é a única via de acesso aos vários condomínios residenciais na região que abrange parte do Santa Lúcia. Muitos moradores da área já fizeram reclamações e cobranças na Prefeitura de Aracaju, mas até agora nenhuma solução foi tomada. O período chuvoso, é claro, agrava a situação da rua, mas a falta de manutenção por parte do poder público faz com que muitos motoristas fiquem no prejuízo. Agora a comunidade que mora ao longo da Jasiel de Brito Cortes já pensa em fazer um protesto e responsabilizar o prefeito Edvaldo Nogueira pelos vários transtornos.

Coletiva de Valmir foi marcada por esclarecimentos jurídicos do advogado Evânio Moura referendando manutenção da candidatura E na entrevista coletiva realizada ontem, 12, pelo candidato ao governo Valmir de Francisquinho, chamou à atenção da imprensa a desenvoltura e a firmeza do advogado Evânio Moura responsável pelo recursos cabíveis  trabalha para reverter a decisão do TRE. “Nós estamos a 20 dias da eleição. Hoje é a data limite que pode haver pedido de substituição de candidatura, mas essa interposição de recursos e mais a própria vontade externada de Valmir, deixa claro que nós vamos utilizar todos os recursos cabíveis, das instâncias cabíveis seguindo rito processual cabível. A defesa trabalha para reverter essa decisão”, explicou. Leia toda matéria da Infonet aqui.

Acessibilidade orla Sul. Esclarecimentos Cehop: Sobre a foto de uma rampa de acessibilidade publicada em vosso conceituado blog no dia 12 de setembro de 2022, a Companhia  Estadual  de Habitação e Obras Públicas (Cehop) esclarece que para melhorar o projeto inicial da obra do Trecho 3-A da Orla Sul, no que diz respeito à travessia para pessoas com dificuldade de locomoção, a pedido das associações e conselhos dos direitos de pessoas com deficiência foram acrescentadas duas faixas no citado trecho, o que justifica a imagem do canteiro na referida foto, uma vez que a obra ainda encontra-se em execução. 

Duas lombofaixas estão previstas no projeto. Com placas de sinalização  A Cehop afirma que os acessos desses usuários de um lado para o outro da rodovia dar-se-ão por meio de duas lombofaixas previstas no projeto original ao longo do trecho, onde serão instaladas placas de sinalização. O órgão estadual salienta que todo o trecho construído possui acessibilidade, inclusive no acesso aos bares e restaurantes, locais estes em que foram construídas rampas e corrimãos, sendo que  o projeto inicial passou por revisões de adequação conforme solicitação da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). A companhia estadual ressalta que quaisquer adequações que se fizerem necessárias serão realizadas, desde que se enquadrem dentro das normas técnicas vigentes em lei.

 Fábio Mitidieri afirma que não vai privatizar a Deso Em entrevista concedida ao telejornal SE1, da TV Sergipe ontem, 12, o candidato ao governo do Estado pelo PSD, Fábio Mitidieri, apresentou propostas do seu plano de governo para fazer Sergipe avançar nos próximos quatro anos, abordando temas relacionados à descentralização dos serviços de saúde, ampliação do ensino médio integral e melhorias na prestação dos serviços da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). 

PPP para a Deso Ao ser questionado pela jornalista Suzane Vidal sobre a qualidade do fornecimento de água no Estado, Fábio Mitidieri apresentou sua proposta para a área e afirmou que não irá privatizar a Companhia de Saneamento de Sergipe. “Eu proponho uma Parceria Público Privada para promover mudanças na gestão da Deso. Uma empresa privada começa a administrar a prestação do serviço, mas o Estado continua dono da empresa. Eu não pretendo fazer privatização, é apenas uma parceria entre o Estado e a rede privada para modernizar a estrutura e melhorar a qualidade do serviço”, ressaltou o candidato. 

Ampliação ensino integral Em outra pergunta, falando sobre a educação, Fábio apresentou a proposta de ampliação do ensino integral nas escolas da rede pública. “O meu plano de governo propõe a ampliação do ensino integral como forma de contribuir para a qualidade do ensino público de Sergipe e oferecer mais atividades complementares e esportivas para os jovens, além de permitir que as mães trabalhem tranquilas, sabendo que seus filhos estão na escola”, disse.

 

34 Anos O Clube de Karatê União reuniu cerca de 80 atletas, alunos de diversas escolas, professores, além dos participantes dos projetos sociais como Fumaça Zero e Lar Esmeralda para comemorar o aniversário num grande evento. Agradecendo o Aracaju Park Shopping, óticas Carol, entre outros. “Fizemos um grande evento e uma grande festa para comemorar os 34 anos onde através do esporte ajudamos a educar e formar o cidadão.” 

O Clube de Karate União tem três polos Na galeria do Posto Presidente na Praça no Bairro 18 do Forte (AJU); no conjunto Marcos Freire, em Socorro  e no Clube da Caixa na Avenida Melício Machado, na Zona Sul  de Aracaju. O clube está em promoção neste mês de aniversário com 15% da mensalidade.

 

 

 

Setembro é o mês de conscientização sobre a fibrose cística, doença rara e ainda sem cura conhecida No calendário da saúde, setembro é conhecido como Setembro Roxo e tem por objetivo conscientizar sobre a fibrose cística – doença genética, rara e ainda sem cura, resultado da disfunção de uma proteína que faz com que toda a secreção do organismo seja mais espessa que o normal, dificultando sua eliminação -, e contribuir para o diagnóstico precoce e a melhoria da qualidade de vida de pacientes e familiares.

Descoberta Setembro foi escolhido para abordar a fibrose cística porque dia 5 é marcado como o Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da doença e 8 de setembro é lembrado como o Dia Mundial da Fibrose Cística, data em que a descoberta do gene causador da patologia foi publicada na revista Science, em 1989. 

Melhores ONGs O Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística – referência nacional sobre o assunto e vencedor, por quatro anos consecutivos, do Prêmio  Melhores ONGs do País, promove anualmente, ao lado de parceiros, apoiadores e voluntários, a campanha Setembro Roxo – Mês Nacional de Conscientização sobre a Fibrose Cística, cujo mote nesta edição será Nossa Luta tem muitos nomes. A ideia é chamar a atenção para as ações que podem ser realizadas para defender e garantir os direitos das pessoas com fibrose cística, seus familiares e todo ecossistema envolvido, bem como um maior e melhor acesso dessas pessoas ao diagnóstico precoce e ao tratamento que garante melhor qualidade de vida. Saiba mais sobre a campanha em www.setembroroxo.unidospelavida.org.br.  

Desconhecimento “Apesar de ser uma das doenças raras mais comuns no Brasil, a fibrose cística ainda é desconhecida por grande parte da população. Por isso, ainda temos muito o que informar, esclarecer e engajar as pessoas para que o diagnóstico seja assertivo e precoce, o tratamento esteja acessível e adequado e que o nosso dia a dia seja com qualidade”, afirma Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira, diagnosticada com fibrose cística aos 23 anos, fundadora e diretora executiva do Instituto Unidos pela Vida. 

Ações especiais Como parte da programação do Setembro Roxo, estão programadas iluminações de pontos turísticos, prédios e monumentos públicos nas principais capitais do país, material informativo sobre os direitos das pessoas com fibrose cística, criação de página especial na internet para conscientizar o público leigo sobre a doença, além de mobilização nas mídias sociais.

 Ações especiais II  Como parte da programação do Setembro Roxo, estão Entre os pontos de destaque para iluminação na cor roxa em alusão à campanha deste ano, está a iluminação do Senado Federal, em Brasília/DF, em 1º de setembro, e do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro/RJ, em 02 de setembro. Será a primeira vez que o monumento carioca, considerado como patrimônio cultural material brasileiro, receberá a cor especial para o Setembro Roxo. 

Atenção da sociedade “Esperamos, com a campanha, atingir um máximo de pessoas possível, chamando a atenção da sociedade e das autoridades para a fibrose cística e, especialmente, para a situação de quem possui esta doença. Apesar de a fibrose cística estar contemplada no exame de triagem neonatal, 25% das pessoas levaram pelo menos um ano para ter a doença identificada após os primeiros sintomas; e 13% só receberam o diagnóstico correto no mínimo 10 anos depois das manifestações iniciais”, finaliza a fundadora e diretora executiva do Instituto Unidos pela Vida. A campanha tem investimento social da Abbott e da Vertex. 

Sobre a fibrose cística Uma doença que pode ser identificada logo nos primeiros dias de vida do bebê pelo Teste do Pezinho e que é conhecida como “doença do beijo salgado”, uma vez que quem a possui apresenta suor mais salgado que o comum. Essa é a fibrose cística, doença genética rara e ainda sem cura, resultado da disfunção de uma proteína que faz com que toda a secreção do organismo seja mais espessa que o normal, dificultando sua eliminação. 

Sobre a fibrose cística II O muco espesso, característico da doença, desencadeia alterações nos sistemas respiratório, digestivo e reprodutor. No primeiro, ele bloqueia os canais dos brônquios ocasionando dificuldades para respirar, causando tosse crônica, infecções de repetição, pneumonias e, em casos mais graves, bronquiectasia (alargamento ou distorção irreversível dos brônquios, sendo que o tratamento na maioria das vezes é cirúrgico).

 Sobre a fibrose cística III Já no sistema digestivo, é responsável por evitar que as enzimas digestivas, necessárias à digestão, cheguem ao intestino, levando assim à desnutrição do paciente e ocasionando diarreia, constipação e dificuldade para ganhar peso e estatura. Por fim, no aparelho reprodutor, as mulheres têm a fertilidade diminuída, mas têm chances de engravidar; já os homens produzem espermatozoides, contudo a maioria é infértil em função da obstrução do canal deferente (que transporta os espermatozoides até o testículo). 

Exames Por motivo técnico, os exames complementares para a detecção da doença (aqueles que ratificam a suspeita trazida pelo chamado Teste do Pezinho) só podem ser realizados após o segundo mês de vida do bebê. O primeiro deles é o Teste do Suor, que visa medir os níveis de sódio e cloro no suor. Valores acima de 60 mEq/L são suficientes para confirmar o diagnóstico. Porém, sabe-se que um número considerável de afetados têm níveis intermediários de cloreto no suor (entre 40 e 60 mEq/l). Nestes casos, a análise de DNA pode ser extremamente útil para confirmação de uma hipótese diagnóstica. O teste genético, quando realizado em sua forma completa, é absolutamente conclusivo. 

Equipe multidisciplinar Apesar de ainda não ter cura, a fibrose cística tem tratamento. Este deve ser feito por uma equipe multidisciplinar, e é composto por fisioterapia respiratória diária, que contempla exercícios para ajudar na expectoração e limpeza do pulmão, evitando assim infecções; atividade física para fortalecimento e aumento da capacidade respiratória; ingestão de medicamentos como enzimas pancreáticas para absorção de gorduras e nutrientes; antibióticos; polivitamínicos; inalação com mucolíticos, que também auxiliam na expectoração e limpeza do pulmão, entre outros.

 Sobre o Unidos pela Vida: Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística O Instituto Unidos pela Vida foi fundado em 2011 pela psicóloga Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira, diagnosticada com fibrose cística aos 23 anos. A missão do Unidos pela Vida é defender que pessoas com fibrose cística no Brasil tenham conhecimento sobre sua saúde e direitos, equidade no acesso ao diagnóstico precoce e aos melhores tratamentos, contribuindo para melhora na qualidade de vida. Em 2021, pelo quarto ano consecutivo, o Instituto foi eleito entre as 10 Melhores ONGs de Pequeno Porte do Brasil pelo Instituto Doar, da Rede Filantropia, e O Mundo que Queremos. Créditos texto: Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística.

 PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

 

Nessa terça às 20h mais uma constelação coletiva gratuita com representantes, dessa vez o tema é “vício em pensamentos negativos”. Você tem esse vício? Conhece quem tem e isso te incomoda? Então vamos olhar para a origem disso. A constelação será conduzida por @rosemaryaraujoleal , com os representantes @angelicamoreiiraa @gustavsandim @rosanimedice e o jornalista Pedro Carregosa! Quem se interessar é só pedir o link! #constelacaofamiliar #constelacaosistemica #olharsistemico

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 No próximo domingo, 18, ela está de volta… a trilha mais gostosa e refrescante de Sergipe! *COQUEIRINHO* Uma trilha pra toda a família, não fique de fora! Mas é bom correr para garantir a sua vaga, porque elas são limitadas!!! Confira!

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br  E FACEBOOK

 OPINIÃO

 O Chile de Jara a Pinochet  Por Paulo Costa Neto

 O ano era 2015 e estávamos cobrindo a Copa América do Chile eu e meu amigo Barbosinha, assim como fizemos em 2011 na Argentina e na Copa do Mundo de 1998 na França. Parecia que estávamos nos especializando em cobrir os fracassos da seleção brasileira ou nós é que éramos pés frios, mas o que nós queríamos de fato era levar aos ouvintes da Xingó FM uma cobertura para além dos gramados e do futebol. Para nós era muito mais importante fazer uma narrativa das particularidades do povo e das cidades onde íamos, do que narrar simplesmente uma partida de futebol. 

Em Santiago ficamos hospedados num apartamento de classe média baixa próximo da Estação Mapocho, do Mercado an Pablo e às margens do rio Mapocho. O apartamento era minúsculo mas o nascer do sol tingindo de vermelho os Andes ao fundo compensava o aperto, e um desayuno olhando os picos nevados não tem preço. 

O clima na cidade era de desconfiança em relação a seleção chilena e foi assim durante quase toda a fase de grupos, euforia mesmo só depois da vitória de cinco a zero sobre a Bolívia. Mas no conjunto de prédios onde estávamos hospedados dava a impressão de que a copa não  empolgava, ou talvez fosse apenas a expectativa de que os chilenos fossem iguais ao torcedor brasileiro. 

Depois de uma semana em Santiago saímos cedo do apartamento e notamos algo estranho na saída do edifício. Um carro que parecia de alguma empresa de distribuição de energia estava estacionado em frente ao edifício, e alguns homens faziam uma manutenção nos postes. Barbosinha, sempre brincalhão, achou que estavam cortando o fornecimento de energia dos prédios. Será que vão fazer isso em plena copa? 

À noite tivemos a comprovação quando chegamos à portaria do edifício e nos deparamos com uma multidão de pessoas discutindo com alguém que deveria ser o síndico e, como cada edifício tinha doze apartamentos por andar, e treze andares dá pra imaginar a quantidade de pessoas na portaria. Como a portaria também estava às escuras imaginamos que os dois prédios estavam sem energia, mas quando vimos os elevadores funcionando, ficamos mais tranquilos. Enfim nosso apartamento estava com energia e podíamos assistir aos jogos da copa com todo o conforto, mas ao chegar na janela vimos a escuridão do prédio ao lado. Foram quatro dias sem energia e do nosso quarto víamos o desespero das pessoas à luz de velas e sem aquecimento no inverno chileno, que, diga-se de passagem, estava até ameno naquele ano. Mesmo assim, nas madrugadas as temperaturas chegavam facilmente aos quatro graus ou menos. 

Numa dessas madrugadas frias o volante da seleção Arturo Vidal foi curar a ressaca na cadeia depois de colidir sua Ferrari e, contrariando as leis do Chile , se reapresentou ao técnico Sampaoli e aos prantos pediu desculpas ao povo chileno sem passar um dia sequer na cadeia. As leis chilenas previam uma pena de até três anos de detenção para casos como o do “Rei Arturo”, que continuou naturalmente com a sua imagem associada a cerveja que patrocinava a “Copa”. 

Num dia de “inverno” com temperatura oscilando entre dezoito e vinte e três graus decidimos ir caminhando até o centro de Santiago para visitar o Palácio La Moneda e a Universidade do Chile, numa caminhada de pouco mais de vinte minutos que se transformaram em duas horas por conta das paradas obrigatórias nos cafés con piernas. Os cafés com piernas desafiam a moral cristã chilena e resistem aos movimentos feministas, e os primeiros foram abertos ainda durante a ditadura de Pinochet. Os cafés foram se “modernizando” após a ditadura mas os movimentos feministas alegam que têm agenda mais importante a segui, ou porque nos cafés tem em sua maioria venezuelanas e colombianas. 

Depois de visitar o palácio nos dirigimos para universidade do Chile que fica quase defronte ao La Moneda, mas ao chegar na avenida Libertador vimos uma nuvem de fumaça branca e uma multidão empunhando bandeiras do Chile. Pensamos que era alguma manifestação de torcedores e, inocentemente, nos dirigimos para lá. A fumaça branca era gás lacrimogêneo, que rapidamente nos deixou sem ar e com os olhos lacrimejando. Puxei Barbosinha e Dona Geovane (esposa de Barbosinha) pelo braço e tentei correr pra longe dali, mas a essa altura não conseguimos enxergar quase nada e a duras penas fomos nos abrigar dentro de um bar. No interior alguns executivos se misturavam aos estudantes com bandeiras do Chile, e um garçom muito solícito nos apontava os baños para lavarmos o rosto. Já refeitos do susto e do incômodo do gás, fomos entender o que se passava. 

Os estudantes chilenos estavam se manifestando pelo ensino universitário público e gratuito desde 2011, mas o estado chileno preferia rechaçar as manifestações em nome do estado mínimo. Afinal o Chile era, à época, a vitrine do neoliberalismo na América Latina  graças a política econômica implantada desde a ditadura e quase instituída também pelos presidentes que sucederam o assassino Pinochet. 

À noitE, enquanto observava os vizinhos já com sua rotina restabelecida pelo pagamento da conta de energia, imaginei o bombardeio a La Moneda, a resistência e a morte de Allende, a prisão e o assassinato de Víctor Jara. A trilha sonora tinha que ser “El derecho de vivir en paz”, Manifiesto” e “Plegaria a un labrador”, imaginando a crueldade com que foi torturado e assassinado o artista alguns dias depois do golpe em setembro de 1973. Jara foi torturado e teve suas mãos quebradas a coronhadas, a arte de Jara o condenou a morte no Chile de Pinochet. 

Quando a seleção brasileira foi eliminada do torneio pela seleção paraguaia não nos restava mais nada a não ser fazer turismo pelo Chile, e como tinha uma promessa a cumprir com meu amigo Barbosinha fomos a Viña del Mar e Valparaíso. Fomos a La Sebastiana, em Valparaíso, uma das casas de Neruda, mas tinha que ser uma visita relâmpago pois precisava cumprir a promessa de levar Barbosinha ao estádio Sausalito em Viña del Mar. O estádio foi sede do grupo do Brasil na copa de 1962 e a seleção fez três partidas pela fase de grupos e uma pelas quartas de final, até ser bicampeão na final em Santiago. Para infelicidade de Barbosinha o estádio estava fechado, mas ele se contentou em vê-lo só por fora e nós voltamos para Santiago. 

A primeira semifinal seria entre o Chile e Peru no Estádio Nacional de Chile, Argentina e Paraguai fariam a segunda semi na cidade de Concepción. Fomos até o Estádio Nacional no início da tarde para vermos a movimentação das torcidas antes do jogo, e decidimos voltar duas horas antes do início da partida para assistirmos pela televisão. Fomos assistir ao jogo no Patio Bellavista, um local bem agradável com vários restaurantes de classe média alta de Santiago. Barbosinha não conseguia esconder sua torcida pela seleção peruana acompanhado de alguns argentinos que “secavam” os chilenos, todavia, de nada adiantou a torcida pois o Chile ganhou de dois a um e se classificou para a final. 

Enquanto os chilenos “borrachos” comemoravam a classificação nós voltávamos de táxi para casa, receosos de que houvesse alguma confusão no metrô. O motorista era um senhor aparentando uns setenta anos usando um “abrigo de punto negro”  surrado e ,no interior do carro ,várias

imagens da Virgem de Carmen. Depois de lhe dar o nosso endereço perguntei se ele achava que o Chile estava melhor sem Pinochet, e ele sem meias palavras foi curto e grosso: Pra que liberdade se não se tem disciplina mais no país? O Chile virou uma baderna e todos os valores se perderam, disse o velhote. Disse-lhe que Pinochet era um assassino, matou Allende, Jara e até Neruda dizem que foi envenenado a mando dele. O velhote respondeu que eram todos comunistas e tinham que morrer de fato, encerrei a conversa perguntando se estava gostando da seleção. Ele elogiou Vargas, Valdivia e Vidal e emendou que com eles o Chile seria campeão, felizmente Barbosinha, já meio sonolento pelos Piscos, não teceu

nenhum comentário sobre as “ajudas” dos árbitros à seleção chilena .O Chile de fato foi o campeão vencendo a Argentina nos pênaltis e bicampeão no ano seguinte na copa do centenário nos EUA, jogando por terra a tese de Barbosinha de “ajuda” da arbitragem. 

Em 2018 finalmente o governo de Michelle Bachelet aprovou a gratuidade do ensino superior no Chile, poucos dias antes de passar o cargo ao conservador Sebastián Piñera. Era o segundo mandato de Piñera que se elegeu no bojo da “onda conservadora” que varria a América do Sul, e foi um mandato marcado por escândalos, protestos nas ruas e a abertura deum processo de impeachment. Piñera foi até o fim do mandato e passou a faixa para Gabriel Boric que se elegeu derrotando em segundo turno o candidato da extrema direita José Antonio Kast. 

O Chile elegeu um presidente da nova esquerda chilena com um discurso carregado de pautas identitárias e críticas ao neoliberalismo, mas ficou somente no discurso de campanha. Com um ministério formado em sua maioria por mulheres, agradou o seu eleitorado da “esquerda identitária”, mas sua política econômica agradou muito mais as elites financeiras. Para o ministério de defesa nomeou a neta de Allende e para a pasta da fazenda o economista Mario Mercel, acendendo uma vela pra Deus e outra para o diabo. Mercel é o icone do neoliberalismo chileno, e serviu a quase todos os governos pós ditadura numa espécie de “Meireles” chileno. O feminista que foi acusado de assédio, o crítico ao neoliberalismo que nomeia para o Ministério da Fazenda o ícone das elites financeiras do chile é o mesmo que foi eleito para promover as mudanças no país e que foi derrotado no plebiscito pela constituição. 

Nos movimentos de 2019 quando os chilenos foram às ruas protestar, a música de Víctor Jara ressurgiu num vídeo de “El derecho de vivir en paz” gravado por artistas chilenos aos moldes da campanha “USA for Africa”. O vídeo reapareceu na campanha do plebiscito constitucional em 2022, mas, a julgar pelo resultado, os chilenos optaram pela voz de Pinochet. É certo que toda uma campanha de desinformação que estava por trás do “Rechazo” contribuiu para isso, principalmente nas questões identitárias muito bem exploradas pela extrema direita chilena. Mas a política neoliberal doestado mínimo também contribui para o desencanto geral, que o digam aqueles nossos “vizinhos” sem energia no frio inverno chileno durante a copa América em 2015.

 Cuánto tiempo sangrarán nuestras venas?

 

PELO TWITTER

 www.twitter.com/DalaiLama  We must educate our young children in the practice of compassion on a worldwide scale. Teachers and parents can instill in children real, warmhearted human values to tremendous benefit. We need a transformation in commitment to the universal values of compassion and love.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

www.twitter.com/PietroDellova Eu, Judeu italiano, visitei o lindo trabalho de dois HOMENS DE DEUS: o Pe @pejulio  e o Sheikh @sheikhrodrigo. Vejo neles, antes de tudo, dois queridos irmãos, homens dignos q saem, todos os dias, p/ distribuir o pão p/ necessitados. Eles nunca perguntam em quem famintos votam!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

www.twitter.com/cezar_britto

O ÓDIO

O ódio não pode ser convertido em voto.

Seria premiar um erro com outro erro.

O espaço eleitoral é para discutir propostas políticas.

Não é instrumento para destruir a própria política, fazendo-a odiada pela cidadania.

 www.twitter.com/frednavarro Todo mundo tem opinião. Quando não tem, pega emprestado, há opinião de sobra por aí. Coisas da modernidade. Opinião é tipo uma moeda que não vale um centavo.

www.twitter.com/palmeriodoria Bolsonaro participa da Homenagem a Elizabeth II com Sua roupa Tradicional, Burro e Jumento. Como uma inovação: Não vai usar ferradura para não quebrar a solenidade da cerimonia.

www.twitter.com/ZehdeAbreu Tem que ser rainha para conseguir pêsames do capiroto.

 

 Siga Blog Cláudio Nunes:

 Instragram

Twitter

  

Frase do Dia

“As palavras verdadeiras não são agradáveis e as agradáveis não são verdadeiras.” Lao-Tsé.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foi divulgada, nesta segunda-feira (12/09), a Mensagem do Papa Francisco para a XXXVII Jornada Mundial da Juventude que será celebrada na Solenidade de Cristo Rei, em 20 de novembro próximo, nas Igrejas particulares espalhadas pelo mundo, sobre o tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente”.                       

Ouça e compartilhe:

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-09/papa-francisco-mensagem-jovens-jmj-lisboa-2023.html

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais