Banca do Careca: dados e fotos p/ reforçar Patrimônio Cultural de AJU

                         Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
     “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.


Quando na ultima sexta-feira, 20, este pequeno espaço defendeu a transformação da Banca do Careca – localizada ao lado da Catedral Metropolitana de Aracaju – em Patrimônio Cultural de Aracaju tinha, a certeza que a história daquele espaço é digna de ser perpetuada para sempre. Lá, não foi apenas uma banca de Gervásio dos Santos, o Careca, mas um espaço que deu voz e liberdade a centenas de sergipanos, não só durante o período da ditadura militar, mas após a redemocratização, a banca foi palco de debates e ações culturais.

E, por isso, o blog continuará ajudando nesta luta pelo reconhecimento da Banca do Careca como Patrimônio Cultural de Aracaju. Um espaço onde as pessoas se reuniam com um só objetivo: uma sociedade justa e igualitária.

Alguns ações realizadas na Banca do Careca em diversos momentos, através fotos históricas, resgatadas por Max Prejuízo, neto do Careca, que foram enviadas por amigos que fazem parte desta história:

 

 

 

 

 

 

Primeira banca de revistas que realizou no Brasil, em pleno espaço aberto (parte da rua foi fechada), um debate sobre a crise no Oriente Médio na década de 90 (fotos acima).

 

 

 

 

 

 

 

Música na Banca do Careca, show da dupla inesquecível Sena e Sergival (foto acima).

 

 

 

 

 

 

 

Debate com a participação do professor e jurista Cézar Britto (foto acima).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Acima cartaz do ano de 1996 do “Espaço Cultural Gervásio Santos – O Careca” com exposição sobre o golpe de 64, com debates, shows, teatro, filmes, poesias, lançamentos de livros, jornais e cds. No cartaz o corpo do estudante secundarista Edson Luiz morto pela polícia que invadiu o restaurante Calabouço no Rio de Janeiro em março de 1968, que resultou na chamada Passeata dos Cem Mil na Avenida Rio Branco (RJ), onde os estudantes resgataram o corpo de Edson e levaram na passeata até as escadarias na Assembleia Legislativa onde foi velado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Poesia com o magistral Nino Karva (foto acima).

 

 

 

 

 

 

 

E o camarada Gervásio dos Santos, o Careca, na banca ao lado de familiares (foto acima). O blog volta a lembrar: transformar a Banca do Careca em Patrimônio Cultural de Aracaju, não é um ato de homenagear apenas um cidadão que foi preso, perseguido e perdeu o emprego no regime militar. É fazer Justiça com uma geração de cidadãos que disseram não ao Regime Militar e, alguns deles, foram mortos e torturados. É fazer Justiça com as outras gerações que também tiveram na Banca do Careca o espaço para debate e, principalmente, para formação política.

 

 

Sebrae com disputa interna Chega informação a esta coluna que o Sebrae/SE tem sido palco de disputa, e não é política, mas de ciumeira. Dizem os informantes que um dos diretores, Bolsonarista que pousa de moralista, vem tentando boicotar a gestão, além de perseguir e destratar colaboradores e funcionários, e os outros diretores.

Cemitérios públicos Todo ano é a mesma coisa.  A imprensa mostra “preparação” para o Dia de Finados na área interna dos cemitérios Não seria correto que esta “preparação” fosse feita semanalmente? Nem mesmo os mortos escapam da hipocrisia! Aliás, tem “familiares” dos mortos que só lembram deles no Dia de Finados. Mais hipocrisia.

Conceição eu me lembro muito bem… do que você fez no verão passado…Arrepare, não é que uma figura narcisista ao extremo e que gosta de aparecer de qualquer jeito – indo de encontro ao que prega a instituição que ele “trabalha” – está desesperado, há dois meses, procurando contatos por todo o país querendo saber quem será seu novo “chefe”. Tudo porque o narcisista sabe que o dossiê dele já chegou em outras praças. Não tem oração paga, nem uma penca de “amigos” poderosos que dê jeito. Tem até torta encomendada num meio de comunicação. E de resto, a produção musical é com Cauby Peixoto: “Conceição, eu me lembro muito bem” … do que você fez no verão passado…

 

Prefeita Hilda Ribeiro quer que os catadores do antigo lixão de Lagarto sobrevivam com R$200 reais durante três meses  Deu no site “O Bolo é Grande”: “O antigo lixão do município de Lagarto já foi alvo de diversas críticas à gestão da prefeita Hilda Ribeiro. Além do mau cheiro que afetava os povoados vizinhos, as frequentes queimadas no local prejudicavam a qualidade de vida dos habitantes e o meio ambiente.”

Reinvindicações E continua a matéria: “Após uma série de reivindicações da população e para cumprir o Pacto de Preservação Ambiental, estabelecido em conjunto com o Ministério Público de Sergipe e várias cidades do estado, o lixão foi fechado. No entanto, a falta de agilidade e empatia da atual administração municipal deu origem a outro problema: a sobrevivência dos catadores que antes tiravam seu sustento do local.”

Realidade diferente E prossegue o site: “Embora o marketing da prefeita Hilda tenha prometido benefícios sociais e todo o apoio da prefeitura para auxiliar esses trabalhadores, relatos dos catadores indicam uma realidade diferente. Em vídeo de Bruno Acácio, que visitou o local, os trabalhadores revelaram que foram informados de que receberão apenas R$200 durante três meses, sem perspectiva de apoio posterior. Eles questionaram quando o valor será disponibilizado e reclamaram que a prefeitura não forneceu nem uma cesta básica enquanto aguardam o auxílio.” Toda matéria com vídeo aqui.

 

Câmara aprova PL do Professor Bittencourt que institui o fomento ao Graffiti em Aracaju A Câmara Municipal de Aracaju aprovou, em primeira votação, na manhã de ontem, 24, o projeto de lei 200/2023, de autoria do Professor Bittencourt (PDT), que dispõe sobre a utilização de espaços da cidade para a arte do Grafitti.

 Valorização O Programa Municipal de Fomento ao Graffiti, tem como finalidade, coordenar e desenvolver atividades que valorizem o Graffiti no município, elevando o seu nível cultural, profissional, social e econômico. O projeto também tem como objetivo desenvolver e promover ações como instrumento cultural, de trabalho e empreendedorismo, de forma direta e indireta.

Expressão valorosa “Todo mundo que acompanha a dinâmica das cidades, da cena cultural, artística, no Brasil e no mundo, percebeu que o Grafitti, saiu da condição, digamos assim, menor, e vem ocupando espaços dos mais destacados da arte, ocupando espaços em galerias de renomes nacionais e internacionais. Historicamente, podemos citar algumas figuras deste universo como Basquiat, um artista negro, Banksy, Cobra aqui no Brasil, artistas que tem um papel extraordinário. O que eu tô sugerindo aqui é que a gente reconheça essa expressão artística, como uma expressão valorosa, que pode contribuir na educação, na reafirmação de uma paisagem mais humana e bela, e que a gente possa dentro das limitações do poder executivo municipal estimular”, disse o vereador.

Projeto Bittencourt ainda exemplificou a arte do Grafitti que vem sendo executada no projeto “Agora é Avera”, no bairro Santa Maria. “Lá nessa rua tem um muro enorme que tá todo embelezado com as expressões de artistas de todo Brasil e do mundo, que contribuíram para isso. Esse projeto vem sendo levado para outras áreas da periferia de Aracaju, envolvendo crianças que descobrem uma arte, que colocam seu talento em atividades desta natureza”, pontuou.

Apoio dos colegas Os vereadores, Byron, Professora Sônia Meire, Ricardo Marques e Camilo Feitosa elogiaram, em plenário, a propositura que propõe o reconhecimento, no âmbito do Município de Aracaju, da prática do Grafitti como manifestação artística de valor cultural realizada com o objetivo de valorizar o patrimônio público ou privado.

Mais sobre o projeto O Programa Municipal de Fomento ao Graffiti pretende promover: O estímulo e o financiamento de exposições e intervenções; A incorporação do graffiti em programas educativos, no contraturno escolar, na educação ambiental, em projetos com jovens em medida socioeducativa; Ações que valorizem o potencial do graffiti como geração de trabalho e renda; A elaboração de manual de conduta que oriente a atuação a Guarda Municipal de Aracaju e demais autoridades públicas em casos relacionados ao Graffiti.

Mais sobre o projeto II Ainda propõe a capacitação de grafiteiros, por meio de cursos, oficinas, seminários e demais ações educativas que auxiliem no aprimoramento do trabalho cultural e artístico, bem como na instrução e na formação para o empreendedorismo; A realização de Feiras, Exposições e Festivais; O incentivo à integração de iniciativas, com atenção especial à troca de experiências e ao aprimoramento de gestão de processos e produtos; O mapeamento dos grafiteiros na cidade de Aracaju, por meio de estudos técnicos e cadastro, visando a elaboração de políticas públicas para o setor.

Sergipe presente em evento internacional de petróleo e gás O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, o senador Laércio Oliveira, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec), Valmor Barbosa, o secretário-executivo da pasta, Marcelo Menezes, participaram da abertura da maior maior conferência de tecnologia offshore do mundo, a da Offshore Conference Technology Brasil (OTC Brasil), na ExpoMag, no Rio de Janeiro, na última terça-feira, 24.

 Convite Ao falar na abertura o senador Laércio Oliveira destacou Sergipe. “Eu quero dizer aos senhores investidores e empresários que o melhor lugar do Brasil para se investir é Sergipe, a estrela do gás do Brasil. É o menor estado brasileiro, mas lá tem à disposição dos senhores 18 milhões de metros cúbicos de gás por dia”, afirmou.

Potencial energético O governador destacou que mais uma vez, o potencial energético e econômico de Sergipe está sendo apresentado. “Possuímos 20% de toda reserva de gás natural do Brasil, um número maior que a produção da Bolívia. Pedimos à Petrobras que tire do papel os investimentos em águas profundas. Nosso objetivo é construir um estado melhor por meio da energia”, discursou, destacando a importância da presença de Sergipe em eventos desse porte.

 Amanhã, 27, audiência pública na Câmara de Aracaju sobre Ecopontos De autoria do vereador Sargento Byron (Republicanos), a Audiência Pública – que será realizada amanhã, 27, a partir das 9h – tem o objetivo de promover o debate sobre a importância dos Ecopontos na gestão de resíduos, além dos impactos na mobilidade urbana da capital. “É de extrema importância para a nossa sociedade conhecer de perto a relevância e os impactos dos ecopontos em uma cidade . Estamos falando de uma pauta que vai além da redução de descartados irregulares, envolve a conscientização e educação, sustentabilidade, incentivo à reciclagem, mobilidade urbana e geração de emprego e renda”, explicou o parlamentar.

 Convite para o diálogo “Convido toda a população a participar desse diálogo na Câmara de Vereadores. Estaremos debatendo todos os aspectos que são essenciais para os cidadãos e autoridades”, complementou Byron. Atualmente, Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), já criou seis Estações de Entrega Voluntária de Resíduos Sólidos (Ecopontos) funcionando de segunda a sábado, das 7h às 12h e das 13h às 17h: no bairro Industrial, na Coroa do Meio, no Santos Dumont, no 17 de Março, no Inácio Barbosa e no Ponto Novo.

 

 

Encerramento do Outubro Rosa em Sergipe terá palestras gratuitas para o público na próxima terça-feira Na próxima terça-feira (31), a partir das 15h no auditório da Clinradi, que fica localizado na Avenida Antônio Carlos Leite Franco, número 500 – no Bairro Jardins, acontecerá o evento de encerramento do Outubro Rosa em Sergipe que contará com palestras gratuitas para a população. As inscrições gratuitas podem ser feitas através do link: https://clinradi.jestor.com/public/81f07f7bea6c74eed3ac366f190914f0

 Programação A programação inicia com alongamento comandado pelo educador físico Rodrigo Luís, na sequência a médica radio-oncologista Dra. Waldhenice Ferreira fala sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama, em seguida, será a vez da palestra câncer de mama e sexualidade com a ginecologista Dra. Clarissa Cabral Déda, e o evento será finalizado com o depoimento de superação e a palestra motivacional de Edilma Maria Santos, participante do livro Resiliência.

Tradição “Esse evento já virou uma tradição no calendário da saúde de Sergipe. Ano passado tivemos uma edição muito informativa e emocionante, com auditório lotado, quanto mais mulheres forem conscientizadas, mais vidas salvaremos”, explica Dra. Waldhenice Ferreira.

 

Conferência Estadual da Juventude em Sergipe acontecerá próximo sábado A Conferência Estadual da Juventude em Sergipe, marcada para o próximo dia 28, promete ser um marco na definição das prioridades para a juventude nos próximos quatro anos. O evento acontecerá no Centro de Excelência Atheneu Sergipense, localizado em Aracaju, e contará com a participação de 300 representantes eleitos nas 40 etapas municipais realizadas no estado, além de 15 etapas temáticas.

Propostas Sob o tema “Reconstruir no presente, construir no futuro: desenvolvimento, direitos, participação e bem viver”, a etapa estadual da conferência tem como objetivo debater as 218 propostas presentes no documento-base, que abrangem os 11 eixos do Estatuto da Juventude. Entre os temas em destaque estão cidadania, participação social e política, educação, profissionalização, trabalho e renda, diversidade e igualdade, saúde, cultura, comunicação e liberdade de expressão, desporto e lazer, território e mobilidade, sustentabilidade e meio ambiente, além de segurança pública e acesso à justiça.

Espaço Jonathan Hora, presidente do Conselho Estadual da Juventude, afirmou: “Esta conferência é um espaço fundamental para que a voz da juventude ser ouvida e para definir as diretrizes que nortearão as políticas públicas voltadas para as juventudes em Sergipe. Estamos empolgados em reunir jovens de todo o estado para essa discussão crucial.”

Regularidade de transporte clandestino compromete emprego de trabalhadores do transporte público coletivo O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Sergipe – SINTTRA, aguarda resposta dos vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para discussão com a categoria sobre o Projeto de Emenda à Lei Orgânica que visa conceder, permitir ou autorizar serviços de transporte clandestino na Zona de Expansão e Sul da capital.

 Luta De acordo com o Presidente do SINTTRA, Miguel Belarmino, a luta dos trabalhadores de transporte público não tem sido reconhecida pela maioria dos parlamentares da CMA e nem tem sido ofertado subsídio para que se possa ser realizada uma alteração que permita o transporte clandestino. “Empregos de 495 motoristas que atuam nas regiões estão comprometidos por causa deste Projeto, que afeta a receita do serviço. Em Aracaju e na região metropolitana, é trabalho diário de mais de 3 mil trabalhadores para sustentar suas famílias, fora os trabalhadores indiretos”, disse.

Sem segurança, formação e impostos Esse é apenas um dos pontos colocados pelo Presidente do SINTTRA, pois ele enfatiza que o transporte clandestino não atua com medida segurança nos veículos, nem passam por cursos de formação para atuar no transporte de passageiros. “É importante que os vereadores que votaram a favor deste Projeto, analisem que o clandestino não faz parte do plano de transporte e planejamento urbano da cidade e, principalmente, atua apenas em localidades de interesse de lucro particular, ou seja, um trabalho que ocorrerá, possivelmente, durante a semana e nos horários com maior fluxo de pessoas, afetando consequentemente o número de passageiros do transporte público coletivo. Além de não pagarem impostos e taxas para a prestação de serviço”, explica Miguel.

 Comprometimento Tanto para o Sindicato como para os trabalhadores do transporte público, esta é uma questão a ser revisada, pois sem passageiros não há condições financeiras para de manter o emprego desses trabalhadores do transporte público e ainda compromete a circulação dos ônibus que atendem a região, inclusive nos fins de semana. “A categoria de rodoviários já tem enfrentado sérios problemas em Aracaju com atrasos de salários de parte das empresas prestadoras e acompanhado de perto a realidade financeira do serviço de transporte, embora cobrando também dos próprios prestadores e, principalmente, do Poder Público soluções, e não um regresso”, afirma Miguel Belarmino.

  PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

Ontem, 25, tendas no pátio da Feira de Maruim são derrubadas com os ventos Do leitor, ambientalista e jornalista Cláudio Talismã: “Por diversas vezes chamei a atenção da gestão publica em redes sociais a respeito da gravidade que se encontra hoje essas tendas no pátio da Feira em Maruim. E quando reclamávamos fomos maus compreendido dizendo que a gente estávamos perseguindo a presente administração. Felizmente Deus mais uma vez deu livramento as vidas, pois se tal fato ocorresse em dia de grande movimento sexta ou sábado, os danos teria sido pior”.

Siga Blog Cláudio Nunes:

 

Instragram

Twitter

  

Frase do Dia

“Suportar sem se submeter, aceitar sem se humilhar, entregar-se sem renunciar a si mesmo e à possível dignidade.” Lya Luft.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais