Brasil à beira do inferno?Bolsonaro,obsessão poder e uma guerra civil

                                               Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
      “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 


Se o leitor desejar pode chamar este jornalista de louco ou até mesmo de maquinar teorias conspiratórias. Porém, a preocupação é enorme com a obsessão do presidente de extrema-direta em tentar passar para a população que o sistema eleitoral é uma fraude. O assassinato na madrugada do último domingo, do dirigente do PT em Foz do Iguaçu (PR), no Paraná, Marcelo Arruda, policial penal Jorge Jose da Rocha Guaranho, acende mais ainda o alerta que o ódio disseminado pelo presidente genocida, que ainda incita a população contra o TSE, mostra como ele está conseguindo transformar a campanha eleitoral numa guerra civil.

E não adianta lembrar que Bolsonaro e seu clã ganharam diversas eleições com este mesmo sistema de urnas eletrônicas. Quando o gado mastiga o capim dado pelo genocida, ninguém tira mais da cabeça dele.

Este jornalista relembrou esta semana um livro que leu há muito tempo e tem um exemplar raríssimo, da primeira edição (1936 – Cruzada da Boa Imprensa/Rio), “Espanha em Sangue – o que vi e sofri”, de Soares d`Azevedo, jornalista e escritor que estava em Madrid (trabalhando para o então Correio da Manhã) quando foi iniciada a guerra civil (1936/1939) que culminou com a vitória dos extremistas de direita comandados pelo general Francisco Franco, que impôs ao país a repressão através de uma ditadura que prosseguiu até 1975, ano de sua morte.

Soares d`Azevedo soube narrar como ninguém no livro o que o povo espanhol estava passando, contando também seu sofrimento na Madrid do terror instalado e a guerra civil que dividiu por três anos a Espanha. Soares d`Azevedo chegou a ser preso, sendo salvo pelo consulado brasileiro.

No prefácio do livro de Soares d`Azevedo, o padre jesuíta, filósofo, teólogo e educador Huberto Rohden – diretor da Cruzada da Boa Imprensa – deu uma amostra do pensamento marcante dele que marcou os seus livros. Huberto citou Dante e seu genial “Inferno, Purgatório e Paraiso” para comparar com a chegada de Soares d`Azevedo ao Brasil após “escapar” da guerra civil espanhola:

“Eis o homem que voltou do inferno! …

Eis o homem que passou transes horrorosos por entre o toar da artilharia, o crepitar da metralha, a saraivada das carabinas…

Eis o homem que fugiu de um hotel em ruínas, por sobre cadáveres esfrangalhados; o homem que se atirou de bruços no chão e, de rojo, conseguiu atingir a embaixada brasileira em Madrid…

Eis o homem que gemeu no fundo do escuro calabouço, que se viu diante dos canos de fuzis, que se despediu da vida e estoicamente aguardava morte violenta…

Eis o homem que assistiu ao incêndio de dezenas de templos e viu sacerdotes e religiosas transformados em tochas vivas, como nos tempos de Nero…

A hora que passa é extremamente grave também para o Brasil. Soares, em 1936, já antevia que o então presidente Getúlio Vargas iria instalar o Estado Novo em 1937, através de um golpe de Estado.”

Este livro citado é uma narração de fatos verídicos neste momento delicado que passa o Brasil.

A obsessão de Bolsonaro pelo poder pode levar a tudo: desde a negação da derrota eleitoral e a tentativa de golpe que pode levar a uma guerra civil já que ele com o discurso de armar a população acabou montando uma milícia armada em defesa dos seus devaneios ditatoriais.


Aracaju: vereadores cancelam recesso parlamentar de julho Os vereadores de Aracaju irão cancelar o recesso parlamentar, que aconteceria na segunda quinzena de julho, para viabilizar a votação de emendas impositivas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO/2023) e alterações à Lei Orgânica do Município de forma a garantir o pagamento das indicações a partir de janeiro de 2023. A decisão foi tomada ontem, 11.

Mudanças Segundo o presidente da CMA, Nitinho (PSD), a decisão pelo cancelamento se deu em consenso com os parlamentares participantes da reunião. A partir de agora, os vereadores mudarão a Lei Orgânica do município e prepararão as emendas impositivas para que possam aprovar juntamente com a LDO no próximo dia 29 de julho.

Mitidieri preocupado com clima de violência: Que país é esse que estamos construindo? Durante entrevista na FAN FM ontem, 11, o pré-candidato ao governo do Estado, Fábio Mitidieri, disse estar preocupado com o clima de violência que se desenha para as próximas eleições e que motivou a morte de um guarda municipal em Foz de Iguaçu. “Lamento esse prenúncio de violência quando o presidente diz que não sabe se aceitaria o resultado das eleições e que não confia na urna que o elegeu muitas vezes. Temos que nos preocupar! Que país é esse que estamos construindo? Temos que ter responsabilidade de refletirmos com o cidadão”, declarou.

“Tenho afinidade com Lula… não existe propriedade de candidato” Questionado sobre a reunião que participará em Brasília na quarta-feira, dia 13, com o ex-presidente e pré-candidato à presidência Lula, Fábio reiterou seu apoio ao petista e explicou que seu grupo é plural. “Estaremos em Brasília para ouvir as propostas de Lula e de Alckmin e prestigiá-los. Sempre apoiei Lula, Dilma, Haddad. Tenho uma afinidade com Lula e sempre afirmei que nosso grupo é plural, o que nos une é Sergipe. Há uma maturidade política no campo nacional. Temos independência e liberdade de escolha para candidatura para presidente. Eu apoio Lula, não existe propriedade de candidato, o meu é ele”.

Banese continuará como banco público “O Banese é um banco rentável, em crescimento, não tem porque se pensar em privatizar. No caso da Deso, é preciso pensar melhorias. Em todo município que visito, e são muitos, é consenso que o serviço precisa ser melhorado. É reclamação da taxa de esgoto, de falta de água, da qualidade da água e olhe que o governo de Belivaldo investiu R$ 1 bilhão na Companhia. Talvez uma PPP (Parceria Público Privada) como afeita em Alagoas”, disse.

Senado e Vice Ontem, 11, teve uma nova reunião do grupamento para discutir a formação de chapa. Perguntado sobre os nomes para vice-governador e para senador, Fábio falou sobre a união do bloco liderado por Belivaldo Chagas. “Não coloco a data de hoje como definitiva para escolha de nomes. É importante que voltemos a ter reuniões semanais. Sobre Laércio e Jackson, são todos políticos experientes e deixaram claro que continuam no projeto sendo escolhidos ou não. Acredito muito na união do grupo independente da escolha. Desde o inicio está acertado que o PDT faria a indicação do vice ou da vice. Sobre a convenção, a ideia é fazer dia 5 de agosto”.

Na mira do MP, prefeito de São Cristóvão tem prazo de 20 dias para esclarecer denúncia de corrupção O Ministério Público de Sergipe notificou o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, para esclarecer o valor despendido com locação de equipamentos para enfrentamento da Covid-19 no montante de 2 milhões e 300 mil reais. Esta quantia foi superfaturada 20 vezes quando comparada ao pagamento de materiais semelhantes em outros municípios, segundo denúncia do vereador Neto Batalha (PP).

Investigação O aluguel se refere a grades de contenção que serviram de barreira sanitária para o controle e combate da Covid-19, no período de março de 2020 a março de 2022. Conforme o denunciante, houve uma longa e minuciosa investigação, na qual apontou a locação dos materiais com preço até 20 vezes maior que a média de mercado durante a pandemia, totalizando um prejuízo aos cofres públicos acima de R$ 2 milhões.

Requerimentos Ainda de acordo com o parlamentar, o processo investigatório começou após o indeferimento de dois requerimentos apresentados na Câmara de Vereadores de São Cristóvão, os quais buscavam informações sobre os valores repassados pelo Governo Federal durante a pandemia.“Com o estado de emergência em todo o país, os municípios foram autorizados a realizar contratações emergenciais com flexibilização do processo legal, uma situação atípica que gerou desconfiança em vários contratos celebrados pelas prefeituras. E aqui não foi diferente. Então, decidi provocar o Legislativo que surpreendentemente barrou minhas indagações”, revela.

Apuração dos dados Inconformado, Neto Batalha passou a apurar dados publicados no Portal da Transparência do município. De logo, causou estranheza o preço pago na locação de grades de ferro para segurança e separação de espaços em eventos, como as feiras livres no município. “Fiquei surpreso com os valores e realizei pesquisas de mercado comparando o preço destes produtos alugados no mesmo período por outras prefeituras em Sergipe e outras cidades do país. No fim da apuração, o resultado revelou o que eu desconfiava: São Cristóvão desperdiçou dinheiro público, e isso é muito grave”, lamenta o vereador.

Ministério Público x Marcos Santana Quando soube que o Ministério Público enviou ofício ao prefeito Marcos Santana pedindo esclarecimentos, o vereador Neto Batalha afirmou que confia na justiça e espera que haja uma profunda investigação e que se confirmado o superfaturamento, os responsáveis sejam punidos na forma da lei. “Entreguei uma tabela detalhada com preços pagos por vários municípios ao mesmo equipamento alugado pela Prefeitura de São Cristóvão. Também informei o número do contrato, o nome da empresa e outros dados suficientes para comprovar o dano ao erário público. Portanto, diante das evidências que podem ser confirmadas pela farta documentação, reiteramos o pedido da adoção de medidas cabíveis e enérgicas para o caso”.

Homenagem maçonaria O último sábado, 9, ficou marcado na Loja Maçônica Cavaleiros de São João Nº 26, em Itabaiana, por uma homenagem prestada pela instituição ao ex-prefeito do município serrano, Valmir de Francisquinho. A Comenda São João foi concedida em reconhecimento aos feitos de Valmir enquanto prefeito e o seu apoio aos maçons itabaianenses desde o seu primeiro ano enquanto gestor. “A maçonaria trabalha para fazer uma sociedade melhor. Somos uma instituição de portas fechadas pois só entra por ela homens de bem e você, Valmir, é um homem de bem e merece a honraria”, destacou em sua fala Paulo Monte. Para o itabaianense Cleomenes Júnior, “Valmir teve um olhar especial para Itabaiana. Se dedicou, trabalhou e tudo isso tem se refletido em nossa sociedade. Foram 8 anos de muito progresso para o município e sabemos que não é fácil”.

Grau de Grã-Cruz Emocionado e com a voz mais rouca que o normal, Valmir agradeceu ressaltando o respeito às instituições. “O sentimento é de dever cumprido em Itabaiana quando recebemos homenagens de uma instituição tão séria como a Maçonaria. Me emociono e me lembro de cada momento das nossas administrações em que vencemos a cada dificuldade”. Com a condução do Venerável Mestre Antônio Esteban, a comenda São João foi concedida em grau de Grã-Cruz. Conforme consta no diploma conferido a Valmir, é em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Maçonaria Universal e a sociedade de Itabaiana.

Marcos de Andrade assume presidência do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac em SE Ontem (11), no auditório Hilton Ribeiro, no Senac, foi realizada a posse do empresário José Marcos de Andrade como novo presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac de Sergipe. Ele substitui Laércio Oliveira. Além de José Marcos, foram empossados os vice-presidentes Alex Garcez, José Alves Dantas Filho e Carlos Henrique Nascimento, além dos novos diretores e conselheiros da entidade. “Vou me dedicar com afinco para fazer um trabalho parecido com o que Laércio desenvolveu, me empenhando ao máximo para representar bem a classe empresarial e promover benefícios ao público comerciário e todos os sergipanos através dos trabalhos que temos a realizar nas nossas três casas, Fecomércio, Sesc e Senac”, disse Marcos Andrade.

Agradecimento a Laércio Oliveira O novo presidente agradeceu ao deputado federal, Laércio Oliveira, pela confiança, condução dos trabalhos e o parabenizou pelas realizações à frente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac de Sergipe, destacando sua atuação revolucionária na entidade.“Hoje tenho muito a agradecer ao presidente Laércio Oliveira, por dar uma nova cara ao Sistema Fecomércio, aproximá-lo mais da sociedade e investir muito em obras que são muito importantes para o benefício da população sergipana. Vou me dedicar com afinco para fazer um trabalho parecido com o que Laércio desenvolveu, me empenhando ao máximo para representar bem a classe empresarial e promover benefícios ao público comerciário e todos os sergipanos através dos trabalhos que temos a realizar nas nossas três casas, Fecomércio, Sesc e Senac”, disse Marcos Andrade.

Realizações Laércio Oliveira, que permanecerá na diretoria do Sistema Fecomércio na administração de Marcos Andrade, valorizou o exemplo de empresário trabalhador, homem honrado e dedicado ao sistema ao longo de seus anos de atuação. “O presidente Marcos é um grande homem, com realizações empresariais destacadas em Sergipe, que possui uma visão à frente do seu tempo quando diz respeito ao Sistema Fecomércio/Sesc/Senac. A entidade não poderia estar sob comando melhor, pois Marcos conhece o sistema melhor que ninguém, tendo sido um agente participativo de extrema importância durante o tempo em que fui presidente, ajudando muito em meu trabalho. Sua honradez e galhardia serão destaque nesse novo tempo que o sistema está vivendo. Tempos bons que hão de vir, com uma classe empresarial do setor de comércio, serviços e turismo bem representados”, disse Laércio Oliveira.

Trajetória Graduado em Ciências Contábeis e Administração de Empresas, com pós-graduação pela universidade Università Cattólica del Sacro Cuore de Milão, Itália, Marcos Andrade é empresário do comércio varejista de confecções, combustíveis, agronegócio, prestação de serviços e contabilidade, tendo sido presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Tobias Barreto (SindcomTB) por dois mandatos. Também foi conselheiro da Federação do Comércio de Sergipe e presidente da Junta Comercial de Sergipe, sendo o primeiro presidente oriundo de sindicato do interior sergipano a alcançar a presidência da Fecomércio.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aracaju: Árvore toma conta do leito da rua. Os moradores da Rua Martins Barros, no conjunto Sol Nascente, estão solicitando da Emsurb a poda das árvores que já estão tomando da rua.



Matricule-se nos Cursos de Francês até 16 de julho com valores promocionais Os cursos de francês da Aliança Francesa estão com Matrículas Abertas, cujas aulas começam no dia 15 de agosto, para os cursos regulares e semi-intensivos, presencialmente ou online. Você escolhe! Matricule-se até o dia 16 de julho e usufrua dos valores promocionais. Para mais informações, acesse www.afaju.com.br/matriculas ou entre em contato pelos números 79 98877-7905 / 7904 / 7906. Fale conosco pelo WhatsApp e inscreva-se numa aula experimental para conhecer o nosso curso:
https://wa.me/message/M7G4XWD43GCNO1 Aliança Francesa de Aracaju – Desde 1955, O melhor custo-benefício.



PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018



Denúncia! Matéria do blog Espaço Militar: “O blog Espaço Militar e a ASPRA/SE (Associação de Praças Policiais e Bombeiros Militares de Sergipe) receberam denúncias de que 12 bombeiros militares do 6º GBM do CBMSE (Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe), sediado em Propriá, não receberam até a presente data os valores referentes à etapa alimentação, o que vem prejudicando os mesmos, esclarecendo que os valores deveriam ter sido creditados em 30 de junho do corrente ano, mas até agora, nada.Segundo informações também obtidas, querem que os militares arquem com suas refeições, de serviço, até o problema ser equacionado, ou seja, querem que paguem para trabalhar, o que é uma vergonha, pois não foram estes bombeiros militares que deram causa ao não pagamento do valor da etapa alimentação, e sim, um erro administrativo. Esse não é o primeiro caso de atraso nos valores referentes à etapa alimentação junto ao CBMSE, como já denunciado neste blog Espaço Militar, e pelo que se observa, está faltando organização e planejamento, pois é inadmissível que bombeiros militares tenham que pagar do seu próprio bolso para trabalharem ou passarem fome. É assim que valorizam os bombeiros militares que tantos excelentes serviços prestam à sociedade sergipana? Com a palavra o Comando do CBMSE, a SSP/SE e o Governo do Estado.”



PELO TWITTER

www.twitter.com/MarceloLins68 O ódio só produz mais ódio, dor e morte.

www.twitter.com/padrejoaozinho Não confunda adversário com inimigo… Nem a legítima disputa democrática com uma guerra.

www.twitter.com/BrunnoMeloCBN O Brasil do ódio, da intolerância política, da violência e do medo, estampado hoje na capa dos jornais. É preciso dar um basta!

 

 

 

 

 



www.twitter.com/randolfeap As instituições, candidatos e partidos comprometidos com a democracia têm a obrigação de reagir ao avançar da barbárie bolsonarista. Ainda esta semana iremos propor representação ao TSE para responsabilizar Jair Bolsonaro por discursos de ódio e incitação à violência.

www.twitter.com/ODanielCampos Brasileiro: “Olha lá um(a) idiota sem talento e sem nada pra oferecer! Vamos transformar em celebridade!”

www.twitter.com/profanselmo Quando um governante destila ódio e apregoa que ele é o bem e o resto é no mal, além de defender que todos se armem, está estimulando fatos como o assassinato em Foz do Iguaçu. Esse período eleitoral pode descambar para a barbárie.

www.twitter.com/linsaquiles O Brasil caminha para uma guerra civil onde o fascismo tem balas e os democratas têm a crença nas instituições.

www.twitter.com/cezar_britto O que se quer é um ambiente político mais transparente, igualitário, inclusivo, participativo e democrático.Assim as mazelas da vida brasileira – exclusão social, racismo, misoginia, machismo, analfabetismo, violência e impunidade – desaparecerão da nossa paisagem.

www.twitter.com/frednavarro As pessoas não estão mais impacientes do que antes. A realidade é que se parece, cada vez mais, com filmes de Tarantino.
www.twitter.com/

 

 

 



Frase do Dia
“Violência não é um sinal de força, a violência é um sinal de desespero e fraqueza.” Dalai Lama.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Ouça a reportagem e compartilhe:
https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-07/papa-francisco-mensagem-conferencia-europeia-da-juventude-praga.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais