Câmara AJU: legado Déda destacado pelo novo pres. Ricardo Vasconcelos

Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça

O presidente da CMA, Ricardo Vasconcelos, o secretário de Estado da Casa Civil, deputado estadual licenciado Jorginho Araujo e o vereador Palhaço Soneca (Foto: César de Oliveira).

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.



Certa vez, num daqueles discursos memoráveis, após a pendenga que foi para aprovar o Proinvest, na solenidade de sanção do projeto de lei, o professor e eterno governador Marcelo Déda disse: “Quando vocês forem colher os sorrisos lembrem de mim”. Déda já lutava contra o câncer no estômago que o levou para um plano superior.

Déda deve estar feliz onde estiver, porque nove anos após a sua morte, não só suas obras físicas estão sendo lembradas, mas seu legado de gestor público sério e responsável é enaltecido por jovens políticos e gestores.

“O desenvolvimento tem que ser socialmente justo e ambientalmente equilibrado, esses dois eixos são os que dão dignidade a qualquer projeto de desenvolvimento”.

A citação do professor Déda foi destacada na última segunda-feira, 02, pelo novo presidente eleito da Câmara de Aracaju, o jovem vereador, de primeiro mandato, Ricardo Vasconcelos.

Mais do que uma simples citação, essa lembrança mostra que o professor Déda deixou mais do que obras físicas, mas um legado de um gestor sério que influenciará gerações da política sergipana. Ricardo Vasconcelos, advogado, com 39 anos, faz parte desta nova geração da política sergipana preocupada com gestões com legalidade, responsabilidade e com o viés para pautas que deem dignidade à população mais sofrida. Assim como uma nova geração que assumiu o governo estadual, com Fábio Mitidieri, Zezinho Sobral, Jorginho Araujo e muitos outros. Parabéns, Ricardo, por registrar e incorporar a memória do maior estadista que Sergipe já teve.

O titular deste espaço já escreveu algumas vezes e volta a repetir: nunca foi petista, mas é “Dedista” de carteirinha. Vivo hoje, Déda estaria na linha de frente do governo Lula.

Déda, as lembranças estão vivas. Seu legado jamais será esquecido e é motivo, hoje, de sorrisos para uma nova geração política em Sergipe.

 

 

Mudanças E entre as mudanças que a nova Mesa Diretora está implementando na Câmara de Aracaju, o jornalista Max Augusto na assessoria de comunicação. Max substituirá a jornalista Eliz Moura que fez um excelente trabalho e recentemente, ao lado de toda equipe, lançou uma revista com as realizações da gestão comandada por Nitinho de 2007 até 2022. Registra-se que há cinco anos os aracajuanos podem acompanhar a transmissão das sessões da Câmara através do canal aberto 5.3.

Adema e Cehop E ontem, 03, pelas redes sociais o governador Fábio Mitidieri anunciou mais dois nomes do segundo escalão: a arquiteta Deborah Dias como presidente da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) e o engenheiro Jorge Henrique Souza para a presidência da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop), indico o engenheiro civil Jorge Henrique Souza.

 

Em novo vídeo, ex-deputada Luiza Ribeiro desabafa contra exonerações promovidas pela prefeita Hilda Ribeiro “Boa noite Lagarto, estou hoje aqui para dizer que estou muito triste por saber que as exonerações continuam.” Foi assim que a ex-deputada estadual e ex-secretária de Indústria e Comércio da Prefeitura de Lagarto, Luiza Ribeiro, iniciou um novo vídeo denunciando também que a prefeita de Lagarto, Hilda Ribeiro, deixou vários funcionários sem receber o décimo terceiro e o salário.

“Prefeita exonerou um médico. Essa notícia me chocou” Continuando o desabafo, Luíza Ribeiro disse que foi informada que a prefeita Hilda Ribeiro exonerou um médico do município, que era muito querido pela população. Como posso aceitar isso se a prefeita manda para a Câmara de Vereadores um projeto para criar mais secretarias, mais despesas para o município e ela exonerando o nosso povo de Lagarto?”, desabafou. O projeto citado pela ex-deputada foi bastante criticado pela imprensa da região: “Mais cabides de empregos são criados na gestão da prefeita Hilda Ribeiro; quem vai pagar essa conta?”. Foi a manchete no site “O Bolo é Grande” aqui: http://www.oboloegrande.com.br/mais-cabides-de-empregos-sao-criados-na-gestao-da-prefeita-hilda-ribeiro-quem-vai-pagar-essa-conta/   O vídeo aqui:

Gestão da maternidade municipal A Prefeitura de Aracaju assinará nesta quarta-feira, dia 4, contrato com o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde, empresa que irá gerir a Maternidade Municipal Lourdes Nogueira, construída no bairro 17 de Março.

 “Fábio tem a capacidade e está pronto para fazer Sergipe crescer”, avalia Cristiano Cavalcante Com a posse do Fábio Mitidieri para exercer o mandato de Governador de Sergipe e do seu secretariado realizadas no início da semana, as expectativas para suas primeiras ações são muito positivas. É o que avalia o deputado estadual eleito, Cristiano Cavalcante (UB), escolhido como o líder do governo na Assembleia Legislativa a partir de fevereiro.

Oportunidades Segundo o parlamentar, “Fábio tem a capacidade necessária e está pronto para fazer Sergipe crescer, possui uma visão voltada para a criação de oportunidades, conhece o Estado para que as ações sejam pensadas de forma regionalizada, para que o emprego não seja uma exclusividade das zonas metropolitanas e para que a geração de emprego e renda chegue aos quatro cantos de Sergipe”, afirmou.

Potenciais Na visão do deputado estadual eleito, o primeiro grande acerto do novo Governo foi a criação da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo. De acordo com Cavalcante, “Sergipe possui potenciais para se tornar o Estado não apenas do emprego, mas do fomento às oportunidades, da capacitação profissional, buscando adequar os investimentos e culturas à realidade local, principalmente atuando com outras pastas consideradas chave na construção desse modelo de política pública”, explicou.

Tranquilidade Entusiasmado para este novo ano, Cristiano reafirma que fará um mandato de muito trabalho, mas que agirá com equilíbrio e tranquilidade enquanto líder do Governo. “Teremos muita tranquilidade e muito equilíbrio defendendo os interesses do Governo, mas também ouvir os anseios da população para que a gente possa fazer um mandato diferente e com que Sergipe avance nas pautas trazidas por nosso governador e sua equipe”, reafirma, levando em consideração que, para Sergipe afirmar, é necessário um trabalho de forma coletiva, sem deixar de lado a independência de cada Poder.

Transformação “Precisamos entender que, para que Sergipe se transforme no Estado das oportunidades, o trabalho é fruto de todos nós e não poderá ser realizado apenas a uma mão. É fundamental a participação do poder público no fomento de oportunidades e o diálogo entre o Estado e os municípios é fundamental neste processo, e Fábio tem potencial para realizar esse intercâmbio”, concluiu.

Estância: Prefeito dá posse a novos secretários municipais Numa solenidade interna, na manhã  de ontem (03), o prefeito de Estância, Gilson Andrade, deu posse aos secretários das pastas de: Saúde, Controladoria Geral, Administração e Planejamento, e Finanças.

Servidores efetivos Os novos secretários e secretárias são servidores efetivos e receberam do prefeito o convite para gerir as mencionadas pastas. Nesta data tomaram posse: Leide Catuninho (Saúde), adjunto, Jorge Augusto Cruz Trindade; interinamente assumiram: André de Jesus Oliveira (Controladoria Geral); Ana Carla Martins Borelli (Administração); Neclione Rigo Oliveira (Finanças). A pasta da Controladoria Geral estava sob o comando da servidora Ana Carla, a de Finanças sob a gerência de Marcos Antônio, Administração sob o chefia de Teresa Roselange Costa e Saúde no comando de Lourival Júnior. 

Critérios De acordo com o prefeito, ética, competência e compromisso popular foram os principais critérios que nortearam a escolha dos nomes. “Optei por pessoas notáveis por sua competência comprovada. Por isso, sei que conseguiremos atingir nossas metas e continuar trabalhando para fazer de Estância uma cidade cada vez melhor”, salientou. Os empossados e empossadas ao fazerem uso da palavra assumiram o compromisso de continuar trabalhando da mesma forma, com afinco, dedicação e compromisso com a gestão municipal, bem como demonstraram gratidão pela confiança e oportunidade alcançada.

Gratidão O prefeito não disfarçou a emoção de ouvir dos novos colaboradores depoimentos de gratidão, de lutas, de superação, de compromisso com o serviço público. Agradeceu a todos os secretários presentes pelo empenho e compromisso na prestação de bons serviços à população. O ato se deu no salão nobre do Paço Municipal, do qual se fez presente o vice-prefeito André Graça, bem como os demais secretários municipais.

 

 

Curso de Francês para Iniciantes/Intensivo.  Faça um módulo de francês em apenas um mês! Venha participar de uma aula experimental gratuita na segunda-feira, dia 9 de janeiro, às 14h30.  Estão abertas as matrículas para o Curso de Francês Intensivo, cujas aulas iniciam no dia 9 de janeiro e seguem até o dia 2 de fevereiro. As aulas acontecem de forma presencial, na Aliança Francesa, ou online, através de uma plataforma interativa. Para se inscrever ou obter mais informações, entre em contato pelos números 79 98877-7904 | 98877-7905 | 98877-7906.Para falar diretamente conosco pelo WhatsApp, utilize o QR-Code que se encontra na imagem ou clique no link abaixo: https://api.whatsapp.com/send/?phone=5579988777904&text&app_absent=0 O curso é direcionado a alunos totalmente iniciantes. São turmas de 4 encontros semanais com 2h30 de aula, de segunda a quinta-feira, das 14h30 às 17h ou das 18h30 às 21h. Matricule-se já e garanta um desconto de 10%! Aliança Francesa de Aracaju – Desde 1955. O melhor custo-benefício!

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Tá chegando o grande dia. É sábado, dia 07, às 22h, no Palco Dona Lalinha no Encontro Cultural de Laranjeiras: Luiz Fontinelli.

 

OPINIÃO

 

Gente Sergipana – Chico Rollemberg (88 anos). Verbete II. Por Antônio Samarone, médico sanitarista

 Francisco Guimarães Rollemberg nasceu em Laranjeiras, a 7 de abril de 1935. Foi aluno da famosa professora Zizinha Guimarães, fez o ginásio no Colégio Tobias Barreto e o científico no Atheneu.

 Esse era o caminho dos meninos que queriam estudar naquele tempo. Morou na pensão de dona Júlia, na Rua Divina Pastora, em Aracaju.

 Como estudante, Chico participou do movimento secundarista, envolvendo-se na luta pela meia entrada no Adolfo Rollemberg nos cinemas e a meia passagem na lotação.

 Chico Rollemberg passou a infância querendo ser padre. A Igreja perdeu um Cardeal. Depois resolveu ser médico.

 Em 1954, ingressou na centenária Faculdade de Medicina da Bahia. Tomou gosto pela cirurgia, por influência do professor Fernando Didier.

 Em 1960, formado, já casado com a dra. Delcy Viana Rollemberg, retornou a Sergipe para exercer a cirurgia. O acesso da povo pobre a medicina era muito difícil. Chico Rollemberg não pensou em ganhar dinheiro, atendia a todos.

 Montou um consultório na Rua São Cristóvão, foi ser médico do Serigy e operava dia e noite, feriado e final de semana nos hospitais do Aracaju. Além da disponibilidade, Chico era um bom cirurgião. Logo ganhou fama e conhecimento.

 O seu primeiro paciente particular foi um cabo da Aeronáutica de passagem por Aracaju. Doente particular era uma raridade. Chico Rollemberg foi atender o povo, Era muita gente necessitada, e Chico não fazia cara feia.

 Desde estudante na Bahia, ele pensava na política. Nas férias, atendia o povo pobre em Laranjeiras, no Hospital São João de Deus. Com esse grande prestígio depois de formado, foi um caminho aberto.

 A vida tem surpresas, o irmão Heráclito Rollemberg, com a sua ajuda, elegeu-se deputado estadual ante de Chico Rollemberg. Ao final do segundo mandato de Heráclito, Chico Rollemberg cria coragem e entrou na política.

 Chico Rollemberg já entrou como deputado Federal pela Arena, sendo o mais votado de Sergipe. Um fenômeno eleitoral. Chico Rollemberg sempre foi um conservador. Elegeu-se por quatro mandatos de Deputado Federal e um de senador.

 No Parlamento, Chico Rollemberg publicou um perfil de Fausto Cardoso com mil e trezentas páginas. Chico escreveu a introdução, com 110 páginas muito bem escritas, uma referência para os estudiosos da história de Sergipe.

 “Fausto Cardoso, num gesto incontido de arrebatamento, ele que tanto quis evitar a revolução, decide morrer por ela e exclama: Ninguém é obrigado, mas quem quiser morrer, siga-me. Todos tentam demovê-lo. Gumercindo Bessa, entre outros, agarra-se a ele. Não conseguem detê-lo. Soltando-se das mãos dos amigos, Fausto dirige-se a Palácio. Passa pelo General, passa pelos soldados já estabelecidos na praça, corre – voa…”

 A medicina foi a sua grande força política. Depois a política foi mercantilizada e os mandatos precisam ser comprados, com dinheiro vivo.

 Chico Rollemberg é um homem culto, afável, de boa conversa, profundo conhecedor da vida e da cultura sergipana. Membro titular da Academia Sergipana de Letras.

 Chico é dos últimos médicos com formação humanista, letrado, conhecedor das artes, dos tempos em que ser médico era uma distinção reconhecida pela sociedade. A atual medicina de mercado produz médicos com outro perfil. Especialistas em detalhes!

 Em sua maioria, os médicos continuam conservadores, professam credos políticos de extrema direita, militam nas redes sociais e defendem as suas ideias. Quando observo o perfil, a cultura, a profundidade política de Chico Rollemberg, também de direita, constato que a medicina de mercado atual, não está sendo culturalmente generosa com os colegas médicos.

 Vida longa ao Dr. Francisco Rollemberg.

 

PELO TWITTER

 www.twitter.com/GugaNoblat A internet não perdoa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

www.twitter.com/palmeriodoria

 Agora tudo é revanchismo o rosário de crimes e mortes de Bolsonaro devem ser esquecidos em nome dessa palavra magica destinada, quem sabe, a santificar Bolsonaro em vida. Mas não adianta. Tudo mas tudo mesmo, será esclarecido. Acabou a mamata.

 www.twitter.com/ConradoJunior

 Alguém perdeu o chevette, casa, teve cachorro comido? Já estamos há três dias sob o comunismo.

 www.twitter.com/PrincipEstranho

 No Natal, o sogro da minha irmã tinha dito pra gente armazenar comida e não sair de casa no dia 2 de janeiro que ia começar a guerra.

Aqui ainda tá sossegado e por ai?

 

Siga Blog Cláudio Nunes: 

 Instragram

Twitter

 

  Frase do Dia

“Os homens fazem a sua própria história, mas não a fazem como querem, não a fazem sob circunstâncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado“  Karl Marx.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais aqui:

https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2023-01/bento-xvi-papa-permanece-vivo-coracao-fieis.html

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais