Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Pelo que se percebe os gestores da Emsurb não estão nem aí para a legislação que determina que a empresa é a responsável pelo recolhimento dos carros abandonados em Aracaju e a realização de leilões após o prazo de 60 dias para os proprietários retirarem os veículos. Será que a prefeita Emília Corrêa tem conhecimento desta omissão da Emsurb?
O blog vem divulgando apelos dos moradores de várias ruas. Basta percorrer as ruas da cidade com mais atenção para notar que sempre muitas delas têm veículos abandonados, na maioria das vezes são focos de sujeira e até com acúmulo de água no interior deles.
Um bom exemplo da omissão dos gestores – apesar das cobranças já feitas por este blog – é que até agora nenhuma providência foi adotada pela Prefeitura de Aracaju nem pela Emsurb para retirar o carro abandonado que há meses ocupa a via na Rua Gervásio Araújo de Souza, no bairro Coroa do Meio.
Moradores relatam que a situação vem se agravando, pois além do veículo abandonado, existe uma oficina que funciona no local e ocupa os dois lados da rua com automóveis em reparo, deixando o tráfego ainda mais complicado. Segundo eles, em alguns momentos se torna praticamente impossível a passagem de veículos maiores, como os caminhões de coleta de lixo, o que causa transtorno e indignação na comunidade.
Além do Código de Limpeza Urbana deixar clara a responsabilidade da Emsurb autorizando o recolhimento (vide aqui artigos 26, 29 e 30 no capítulo dos resíduos sólidos especiais), o abandono de veículos em via pública está previsto no Código de Trânsito Brasileiro como infração passível de remoção, e a omissão das autoridades só aumenta a sensação de descaso dos moradores, que aguardam uma solução rápida e efetiva.
O Blog acredita que o Ministério Público de Sergipe não será omisso, já que trata-se de um caso não só de transtornos nas vias públicas, mas, principalmente de saúde pública. Infelizmente, para gestores que se acham acima da lei, nada melhor que chamar o feito a ordem e que eles cumpram sejam responsabilizados judicialmente por suas omissões.
Mais investimentos O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, atua em diferentes frentes para viabilizar a exploração de gás em Sergipe e permitir que o estado aproveite todas as oportunidades possíveis diante da diversidade energética local. Ontem, 9, na Gastech 2025, maior feira mundial do setor de energia, realizada em Milão, na Itália, Mitidieri demonstrou as diversas possibilidades de investimentos em Sergipe, estado que detém a maior reserva de gás natural do Brasil.
Mais investimentos II Mitidieri também se reuniu com representantes da Lorinvest, que desenvolve projetos de estocagem subterrânea de gás, tecnologia com projetos iniciais de implantação no Brasil. O governador lembrou aos investidores que Sergipe já possui estudos na área que podem viabilizar a chegada do novo mercado também em solo sergipano. Além da participação em feiras para atrair novos investidores, o Governo de Sergipe é responsável pelo Sergipe Oil & Gas, maior evento de petróleo e gás do estado, e mantém contato constante com a Petrobras para acompanhamento das ações da estatal, reativação de projetos e novos investimentos no estado.
Eita, cabra arretado da gota serena este presidente da Câmara de Aracaju, Ricardo Vasconcelos. Recado duro para o ex-prefeito Edvaldo: “Aqui não tem cabresto: não devo nada a ninguém e não coloco sujeira debaixo do tapete” Rapaz cabra arretado da gota serena este presidente da Câmara de Aracaju, Ricardo Vasconcelos que ontem, ao rebater as críticas do ex-prefeito Edvaldo Nogueira à abertura das CPIs que disse que elas são de caráter eleitoral. “Os tempos mudaram, os ventos mudaram. O povo não merece práticas da má política. O povo precisa de homens e mulheres que realmente sejam honestos, que tratem a coisa pública com compromisso e lealdade”, afirmou Vasconcelos.
Desrespeito “Dizer que uma CPI não vai dar em nada é, no mínimo, desrespeitar o trabalho desta Casa. Se não há nada a esconder, então a CPI será o maior atestado de honestidade. Agora, se houve erro, cabe reparar com o dinheiro público. A Câmara não pode se calar”, ressaltou. O vereador ainda lembrou que, em outros momentos, houve resistência à abertura de investigações e reafirmou que não aceitará interferências externas para barrar o trabalho dos parlamentares. “Aqui não tem cabresto. Não devo nada a ninguém e não coloco sujeira debaixo do tapete. Quem errou vai ter que responder”, acrescentou.
Independência do Parlamento Ricardo Vasconcelos também frisou que a Câmara não pode ser silenciada por pressões políticas. “Nossa atuação é clara: legislar e fiscalizar. A CPI é um instrumento legítimo e necessário para dar respostas à sociedade. Não se trata de perseguição política, mas de compromisso com Aracaju”, enfatizou. Segundo ele, a tentativa de reduzir o trabalho parlamentar a disputas eleitorais é uma forma de enfraquecer a independência da Casa. “Toda vez que tentarem criar cortina de fumaça para enganar o povo, terão resposta à altura. O tempo da enganação acabou”, declarou.
Associação É de Sergipe realizará posse da nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal no dia 16 de setembro A Associação É de Sergipe realizará a posse da sua nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal, gestão 2025-2028, no dia 16 de setembro de 2025, às 18h, no Memorial de Sergipe Prof. Jouberto Uchôa, na Orla de Atalaia, em Aracaju. O evento reafirmará o compromisso da entidade com o fortalecimento do empreendedorismo local e o desenvolvimento sustentável da economia sergipana.
Missão Criada em 2018, a associação tem como missão valorizar produtos e serviços sergipanos, promovendo a integração entre empreendedores, empresas e lideranças da região. De caráter apartidário, o É de Sergipe acredita que o fortalecimento do empreendedorismo dependerá do engajamento da sociedade civil organizada e da parceria com o poder público, ampliando o impacto positivo no estado.
Fortalecimento e mais conexão O novo presidente, Maurício Meneses, publicitário e empreendedor local, comenta: “Estamos muito entusiasmados com esta nova gestão. Nosso objetivo será fortalecer ainda mais a conexão entre empreendedores e a sociedade, criando oportunidades concretas de negócios e incentivando o consumo de produtos e serviços sergipanos. Queremos que o É de Sergipe continue sendo um espaço de inspiração, colaboração e crescimento para todos que acreditam no potencial do nosso estado.”
Ações Ao longo do ano, a entidade continuará promovendo encontros com seus associados, como almoços de negócios, rodadas empresariais, cafés temáticos e palestras, criando ambientes de troca de experiências, networking e geração de negócios. Mais do que uma associação empresarial, o É de Sergipe seguirá se consolidando como uma rede de conexões que valoriza o que é local, incentiva o consumo consciente e amplia oportunidades de negócios que nascem e crescem em Sergipe.

Mais uma inovação no TCE/SE: resgate da cidadania dos colaboradores e familiares com formatura em parceria com a SEED Ontem, 9, o plenário do Tribunal de Contas de Sergipe (TCE/SE) foi palco de uma cerimônia marcada por emoção e conquistas. Amigos, familiares e servidores se reuniram para celebrar a formatura de 22 alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), iniciativa da Escola de Contas José Amado Nascimento (Escontas), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed). Foram 10 concluintes do ensino fundamental e 12 do ensino médio, todos colaboradores
Resgate da cidadania A presidente do TCE, conselheira Susana Azevedo, destacou a importância do momento: “Este é um momento de resgate da cidadania. O Tribunal de Contas, por meio de uma parceria com a Secretaria de Educação do Estado de Sergipe, deu oportunidade a todos esses colaboradores darem este importante passo, que é a conclusão do ensino fundamental para uns, e a do ensino médio para outros. Hoje estamos felizes, vivenciando a alegria destes colegas e de seus familiares. Para todos eles, é a realização de um sonho, e esta Casa compartilha de uma imensa felicidade em ter oportunizado esta conquista”, disse.
Desafio O secretário de Educação de Sergipe em exercício, Marcel Resende, também enalteceu a parceria: “O Tribunal de Contas nos procurou, e imediatamente a Secretaria de Estado de Educação assumiu o desafio de trabalhar esta parceria em formar estes 22 trabalhadores. Um passo que dará a eles a possibilidade de prosseguirem seus estudos e uma melhoria em suas vidas”, afirmou.
Orgulho pela conquista e comemoração Os formandos expressaram o orgulho pela conquista e os novos horizontes que se abrem. A colaboradora Amanda do Nascimento resumiu esse sentimento: “Só gratidão ao Tribunal de Contas por possibilitar na conclusão dos meus estudos. Esta oportunidade, e agora pretendo correr atrás de novas possibilidades na minha vida”, disse. Já José Vieira da Silva, que trabalha no setor de manutenção, lembrou a dificuldade de concluir os estudos na infância: “Eu não tive a oportunidade de concluir os meus estudos na infância, e hoje estou muito grato por poder realizar esse sonho antigo”, destacou. A cerimônia foi encerrada em clima de comemoração, com aplausos e lágrimas de alegria. Para muitos, o diploma recebido representa não apenas um título escolar, mas a realização de sonhos e a abertura de novas portas para o futuro.
Iran Barbosa destaca Nota Pública dos governadores do Nordeste rebatendo falsas declarações de Romeu Zema, governador de MG O vereador Iran Barbosa, do PSOL, parabenizou os governadores e governadoras do Nordeste pela posição pública, expressa em nota, rebatendo as falsas declarações dadas por Romeu Zema, governador de Minas Gerais, em entrevista ao portal Metrópoles. No documento, os gestores nordestinos afirmam que as falas do mineiro “insultam” os estados e cidadãos da região e reforçam que o Brasil “só avançará com cooperação federativa, respeito e verdade”. “A nota pública dos governadores do Consórcio do Nordeste desmente de forma técnica a tentativa do governador de Minas Gerais de colocar nas costas dos nordestinos eventuais problemas enfrentados pela região Sudeste, tentando insinuar que essa região é preterida em relação ao Nordeste”, afirmou Iran Barbosa.
Argumentos falaciosos O parlamentar destacou dados apontados na nota pública que desmontam os argumentos falaciosos levantados pelo governador mineiro, como é o caso dos subsídios federais. A realidade aponta que, em 2024, o BNDES desembolsou R$ 133,7 bilhões em subsídios, sendo que 73% de todos os desembolsos foram concentrados no eixo Sul-Sudeste: R$ 48,7 bilhões foram para o Sudeste e R$ 48,8 bilhões para o Sul. O Nordeste recebeu R$ 13,3 bilhões. Minas Gerais, sozinho, recebeu R$ 12,7 bilhões, sendo o quarto estado mais beneficiado.
Conferência Nacional de Municípios O prefeito de Lagarto, Sérgio Reis, está em Brasília participando da Conferência Nacional de Municípios, promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). O encontro reúne prefeitos e lideranças de todo o país nesta terça e quarta-feira, 9 e 10 de setembro, para discutir pautas decisivas para o fortalecimento das cidades, como a PEC 66/2023, que prevê R$ 1,5 trilhão em alívio fiscal aos municípios, a regulamentação da Reforma Tributária e a ampliação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Recursos para Lagarto Durante o evento, Sérgio Reis participa de reuniões com parlamentares e autoridades federais para defender os interesses de Lagarto, buscando garantir mais recursos e autonomia para investimentos em saúde, educação, infraestrutura e demais serviços públicos. A presença do prefeito na conferência reforça seu compromisso em posicionar Lagarto como um município de destaque no cenário político, atuando de forma articulada para ampliar investimentos em áreas essenciais e projetar a cidade como referência de gestão e desenvolvimento.
Seed Itinerante O governador em exercício Zezinho Sobral participa, nesta quarta-feira, 10, da terceira edição do Seed Itinerante, que acontece na sede da Diretoria Regional de Educação 8, em Nossa Senhora do Socorro, às 9h30. O objetivo do evento é reunir gestores das escolas públicas estaduais por região destacando temas sobre avaliação, gestão pedagógica, formação continuada e investimentos na alfabetização em regime de colaboração com os municípios. Nesta edição, estarão presentes gestores dos municípios de Nossa Senhora do Socorro, Laranjeiras, Maruim, Barra dos Coqueiros, Santo Amaro das Brotas, Itaporanga d’Ajuda, São Cristóvão e Riachuelo.
Sergipe é destaque no uso qualificado de crédito Os micro e pequenos empreendedores sergipanos estão entre os que mais se destacam no país quando o assunto é a aplicação estratégica de recursos obtidos por meio do Fundo de Aval para a Micro e Pequena Empresa (Fampe). Segundo dados recentes do Sebrae Nacional, Sergipe é o estado onde os empreendedores mais retornam ao Sebrae em busca de orientações após a liberação do crédito.
Maturidade e compromisso De acordo com Otávio Aragão, analista do Sebrae Sergipe, esse comportamento demonstra maturidade e compromisso dos empreendedores locais com a gestão eficiente de seus negócios. “Isso significa que eles buscam aplicar os recursos com qualidade técnica, utilizando as soluções oferecidas pelo Sebrae para garantir melhores resultados”, destacou.
Aval complementar O Fampe funciona como um aval complementar, concedendo a garantia exigida pelas instituições financeiras e facilitando o acesso ao crédito. Mas, além de viabilizar a operação, o Sebrae atua no acompanhamento do empreendedor em todas as etapas, da solicitação até a liquidação do financiamento. Esse retorno ao Sebrae após a contratação é justamente o que coloca Sergipe em evidência. “O atendimento continuado fortalece a percepção de valor por parte do cliente, que reconhece no Sebrae não apenas um facilitador de crédito, mas um parceiro estratégico no desenvolvimento do seu negócio. Esse acompanhamento próximo gera mais confiança, aumenta a satisfação e contribui para resultados mais sólidos e sustentáveis”, completou Otávio.
No Programa Sergipe Rural deste sábado, 13 de setembro: Programa “Sergipe é Aqui” chega a quinquagésima sexta edição para a população do município de Salgado; Cerca de mil e seiscentos pequenos pequenos agricultores de Poço Verde recebem o documento de propriedade por meio do Programa Minha Terra; Lançamento na capital sergipana do Plano Safra 2025/2026 reúne prodotures e autoridades de todos os níveis governamentais. E ainda: Expoglória 2025 reforça a importância do manejo especializado com destaque para raça de bovinos Guzerá. É sábado, 13, às 7h, com reprises no domingo e na quarta-feira às 8h, na Aperipê TV.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).
PELO E-MAIL claudionunes@infonet.com.br
Siga Cláudio Nunes no Instagram
https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/
Siga Cláudio Nunes no Twitter
Siga Cláudio nunes no Blueskay
https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social
Frase do Dia
“Uma vontade mesmo se é boa, deve ceder a uma vontade melhor.” Dante Alighieri.
Vatican News
A audiência com o Pontífice será realizada na quinta-feira, 11 de setembro, na Sala do Sínodo. O curso de formação promovido pelo Dicastério para a Evangelização teve início em 4 de setembro, com a participação de 78 prelados de recente nomeação. Já o curso organizado pelo Dicastério para os Bispos, começou em 3 de setembro, com 114 participantes. Os participantes passaram juntos pela Porta Santa em 6 de setembro.