Cauê com Rogério define palanque Mitidieri e descarta Edvaldo e Alessandro

                                    Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.


Uma reflexão do jornalista Habacuque Villacorte que o blog assina embaixo.

Cauê com Rogério define palanque de Mitidieri e descarta Edvaldo e Alessandro

Política não é para amadores! Este colunista já defendeu este posicionamento em outras oportunidades e perde permissão aos leitores para ser repetitivo e reflexivo: a informação dada com exclusividade pelo comunicador Narcizo Machado (FAN FM) de que o publicitário Carlos Cauê assume o marketing da pré-campanha à reeleição do senador Rogério Carvalho (PT) tem uma explicação: é a consolidação do palanque petista do governador Fábio Mitidieri (PSD) para 2026.

O chefe do Executivo já declarou voto a favor da reeleição do presidente Lula (PT), não levando em consideração o fato de o seu PSD ter pré-candidato próprio para a presidência da República pela oposição. Já o publicitário Carlos Cauê, que por anos atuou em campanhas de governo e para a prefeitura de Aracaju, quase sempre vinculadas ao Partido dos Trabalhadores, ao ex-governador Jackson Barreto e, mais recentemente, ao grupo do ex-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT).

Segundo Narcizo Machado, Cauê está nomeado na estrutura do governo do Estado, mais precisamente sob o comando da Casa Civil e do secretário Jorginho Araújo e, ainda assim, a estrutura de assessores do governador Fábio Mitidieri foi “surpreendida” com a decisão do publicitário de trabalhar para Rogério Carvalho, um “suposto” adversário político. Mas este colunista repete algo que já antecipou em algumas publicações: Rogério estará no palanque de Fábio como segunda opção ao Senado no próximo ano.

Não custa lembrar que o governador já anunciou seu apoio para a pré-candidatura a senador do ex-deputado André Moura (UNIÃO). O apoio a Rogério será fruto de um acordo já estabelecido com o PT e o presidente Lula, que vai trabalhar para eleger uma bancada de senadores no próximo ano, para competir com os conservadores do PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, e demais partidos da oposição, ou seja, não há qualquer desconhecimento por parte do governo do Estado sobre Carlos Cauê.

Só que essa combinação feita entre Fábio Mitidieri, Lula, o PT e Rogério Carvalho, inclusive levando o “VELHO MARKETING” já conhecido do “Sistemão”, passa por algumas contradições que serão questionadas, sobretudo, pelos “russos”! O povão de Sergipe vai lembrar muito do que foi posto em toda a campanha eleitoral de 2022, inclusive a “troca de farpas” e acusações entre aliados de Rogério e de Mitidieri. A política realmente não é feita para amadores!

Mas a consolidação do palanque de Lula em Sergipe, com a reaproximação do senador Rogério Carvalho e do governador Fábio Mitidieri, inclusive com a ida de Carlos Cauê, também comprova um “descarte” governista da pré-candidatura do ex-prefeito Edvaldo Nogueira para o Senado! Há quem diga que ele pode disputar um mandato de deputado federal ou até de estadual, mas só teria espaço para concorrer a partir de agora se tiver coragem de romper e partir para a oposição, algo improvável, convenhamos.

Outro que também “sobra na curva” neste “acordão” de Mitidieri com o PT é o senador Alessandro Vieira (MDB), que desde o ano passado vem empenhando milhões em emendas para o governo e prefeitos aliados e, pelo visto, nem a “PEC” poderá “blindá-lo” na base governista. Sem espaço, ou recua para federal, ou sai “independente” ou caminha para a oposição junto com Edvaldo, onde também não é bem quisto. A impressão é que só Alessandro e Edvaldo não sabiam de Cauê com Rogério. Apenas eles…

 

Euler Tavares Ferreira. Se vivo, faria 76 anos hoje. Eternamente presente! O primeiro aniversário do amigo Euler Ferreira – que faleceu no dia 16 de agosto – que ele não está mais aqui entre nós. Certamente está em um lugar bem melhor, já que em vida construiu uma história profissional e de amor a família como poucos. Como escrevi em um artigo tive a felicidade de ter Euler como meu primeiro chefe em 1993 na Assembleia. Cheguei forjado com um pensamento de princípios de uma sociedade justa e igualitária e Euler me deu régua e compasso profissionalmente por mais de 10 anos trabalhando diariamente.

 Jeferson Andrade lamenta o falecimento do Sanfoneiro Zé Américo O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, deputado Jeferson Andrade, lamentou hoje o falecimento do sanfoneiro José Américo Cavalcante, o forrozeiro sergipano Zé Américo do Campo do Brito.O artista era famoso em todo o país. Zé Américo gravou discos, fez shows e participou de vários programas de televisão locais e nacionais, como São João da Gente, Forró Bodó, Mais Você, Domingo Legal e Fantástico.

Sucesso “Registro com pesar o falecimento do sanfoneiro Zé Américo, um dos mais importantes músicos do nosso estado. Ele fez muito sucesso em todo o país. Aos familiares, amigos e admiradores do Zé Américo, do Campo do Brito, apresento aqui – também nome dos deputados e das deputadas da Assembleia Legislativa – nossas sinceras condolências” – declarou o deputado Jeferson Andrade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Já estão abertas as inscrições para a VII Bienal Internacional do Livro de Itabaiana! Escolas, escritores e grupos de apresentações culturais já podem garantir sua participação nesse grande encontro literário. A inscrição é simples e rápida: basta acessar o link na bio e preencher o formulário. De 23 a 26 de outubro, Itabaiana será palco de muita arte, conhecimento e diversidade cultural. Não fique de fora! Inscrições e detalhes aqui:https://www.instagram.com/bienaldolivroitabaianaoficial/

Manifesto das Artes 7 Artes O Projeto @manifestodas7artes vai movimentar a VII Bienal Internacional do Livro de Itabaiana com uma explosão de arte e cultura! De 23 a 26 de outubro, celebramos os 350 anos de Itabaiana com uma programação gratuita, aberta ao público e repleta de experiências inesquecíveis: Música | Cinema | Exposição de artes plásticas | DJ | Exibição audiovisual | Sarau | Show com a Banda Ação Crítica (hip hop). O Manifesto das 7 Artes será exibido dia 24 de outubro. Não perde!

Linda Brasil demonstra preocupação com possível desligamento de cerca de 50 médicos do Hospital da Criança A deputada estadual Linda Brasil (Psol) manifestou, nesta quinta-feira, 25, preocupação com a possível descontinuidade dos atendimentos no Hospital da Criança, em Aracaju, após mais de 50 médicos anunciarem plano de desligamento. Segundo a parlamentar, a situação foi ocasionada por possíveis irregularidades que envolvem a Organização Social (OS) responsável pela contratação dos profissionais. O cenário gera insegurança no que se refere à continuidade dos serviços e à qualidade do atendimento à população.
 

Possível ilegalidade De acordo com Linda Brasil, os profissionais vêm denunciando que os novos contratos oferecidos pela administração do hospital exigem vínculos societários com uma empresa terceirizada, o que, conforme avaliação da assessoria jurídica dos médicos, pode configurar ilegalidade. Além disso, a deputada ressaltou denúncias de que a empresa responsável pela gestão do hospital apresenta endereços fictícios, um deles funcionando, na verdade, como uma loja de frutos do mar e outro apenas como escritório virtual. “Esses são fatos que já denunciamos aqui e que levantam sérias dúvidas sobre a idoneidade e a transparência na gestão do hospital”, afirmou Linda Brasil durante seu discurso na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). A parlamentar também destacou que o Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed/SE) já encaminhou denúncias ao Ministério Público Estadual e à Secretaria de Estado da Saúde.

Conflitos contratuais “Não podemos permitir que a saúde das nossas crianças seja tratada como negócio sem controle. Se esses médicos saírem, quem atenderá nossas crianças? É inaceitável que conflitos contratuais ou má gestão de recursos públicos prejudiquem os pacientes”, declarou a deputada. Linda Brasil fez um apelo para que as investigações sejam rápidas e abrangentes, com a suspensão imediata de quaisquer atos que violem a legalidade até o esclarecimento completo da situação. A parlamentar reforçou a importância de garantir um ambiente de trabalho digno e legal para os médicos e de assegurar atendimento seguro e de qualidade às crianças de Aracaju e de todo Sergipe.
 

Feira Inicia nesta sexta-feira, 26, a partir das 14, a 2ª Feira Sergipana da Agricultura Familiar e Economia Solidária. A iniciativa é da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) e será realizada até o próximo domingo, 28, no estacionamento em frente ao farol da Orla da Atalaia. O evento tem a finalidade de promover a comercialização de produtos alimentícios e artesanais oriundos da agricultura familiar, produtores da agroecologia e da pequena agricultura, possibilitar o acesso da população a alimentos saudáveis, bem como integrar culturalmente as populações urbanas e do campo.

Saúde de Aracaju amplia oferta de colonoscopia e garante agendamento para pacientes prioritários A população de Aracaju está sendo diretamente beneficiada com a ampliação da oferta de exames de colonoscopia pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Em apenas nove meses de gestão, a Prefeitura conseguiu melhorar o fluxo da fila de espera e assegurar o agendamento de todos os pacientes classificados em prioridade 1, que aguardavam pelo procedimento desde 2023.

Emendas e parceria A ação, viabilizada por meio de emendas parlamentares e da parceria com o Hospital e Maternidade Santa Isabel, representa um avanço importante na regulação dos serviços especializados. Ao todo, foram agendados 1.853 exames em 2025, número quase sete vezes maior do que os 258 realizados no ano anterior. Segundo Juliana Mandarino, gerente de regulação da SMS, a priorização dos pacientes é realizada de acordo com critérios clínicos definidos no Protocolo de Acesso à Regulação. Os casos mais graves são classificados como prioridade 1, contemplando situações como mudança de hábito intestinal, anemia, perda de peso, presença de sangue nas fezes ou histórico familiar de câncer colorretal.

Três níveis “Os casos são classificados em três níveis de prioridade (P1, P2 e P3). Dentro de cada categoria, recebem prioridade os pacientes em extremos de faixa etária e em condição de vulnerabilidade social. Tudo é feito conforme as evidências clínicas e validação da documentação obrigatória”, ressaltou Juliana. Para melhorar o acesso, foram adotadas estratégias como o aumento da oferta de vagas, a prática de overbooking — que permite compensar eventuais faltas sem reduzir a capacidade de atendimento — e o contato ativo com os usuários por meio de ligações, garantindo maior aproveitamento da agenda.

Acolhimento No Hospital Santa Isabel, o fluxo de atendimento assegura acolhimento, segurança e agilidade. “O paciente chega com agendamento confirmado, recebe todas as orientações, passa por avaliação clínica e já sai com o laudo no mesmo dia. Quando há necessidade de biópsia, o resultado é entregue em até 15 dias, com retorno marcado para acompanhamento”, destaca a diretora técnica da unidade, Bianca Xavier. Atualmente, são realizados em média 20 exames diários. Gradativamente, a Prefeitura de Aracaju amplia a capacidade de atendimento e melhora a organização da fila de espera para colonoscopia. O aumento das vagas, aliado à parceria com o Hospital Santa Isabel, permitiu agilizar o acesso ao exame para os pacientes em maior risco, garantindo diagnósticos mais rápidos, acompanhamento especializado e continuidade do cuidado em saúde.

Projeto Âmago leva esperança a mulheres do povoado Jenipapo, em LagartoA Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vem transformando vidas com o Projeto Âmago,  uma iniciativa que une cuidado, escuta e acolhimento às mulheres em situação de vulnerabilidade física e emocional. Atualmente em funcionamento no povoado Jenipapo, o projeto tem impactado diretamente a vida de mulheres que convivem com transtornos psicológicos e dores crônicas. Além de promover bem-estar e apoio emocional, o Âmago tem contribuído para o desafogamento da Rede de Atenção Primária, que enfrenta alta demanda por esses casos, e, consequentemente, reduz a sobrecarga na Rede de Atenção Especializada, garantindo maior acesso a quem realmente necessita de tratamento contínuo.
 
Realidade detectada O projeto surgiu da necessidade observada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde o número de pacientes com sofrimento psíquico, dores crônicas e baixa autoestima vinha crescendo significativamente. Diante dessa realidade, a coordenadora das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), Maria do Carmo dos Santos, e a coordenadora da Equipe Multidisciplinar (Emulti), Thalita Lima, idealizaram o projeto com o objetivo de oferecer um cuidado integral: corpo, alma e mente. “Queremos acolher essas mulheres com escuta humanizada, práticas terapêuticas e um espaço para que compartilhem suas dores e histórias. Muitas vezes, só o fato de serem ouvidas já alivia parte da dor que carregam há anos”, explicou Maria do Carmo.
 
Cuidado multiprofissional O projeto funciona de forma quinzenal, com encontros realizados no próprio povoado, e os grupos são formados com base nas indicações das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e contam com acompanhamento multiprofissional, que incluem médicos, psicólogos, fisioterapeutas e terapeutas integrativos. Além de rodas de conversa e acolhimento, são ofertadas práticas integrativas como auriculoterapia, meditação, automassagem, reflexões e outras atividades voltadas ao bem-estar emocional e físico. “O Âmago vem direcionar e proporcionar, através dos encontros propostos, cuidados para o bem-estar físico, emocional e social, fundamental para uma vida social e produtiva. Além de simplificar o processo de atendimento, eliminando etapas desnecessárias e tornando o cuidado mais ágil e eficiente, desenvolvendo a capacidade de lidar com desafios”, completou Maria do Carmo.
 

Austrália e Irlanda Mais 20 intercambistas do grupo 2 do ‘Sergipe no Mundo’ 2025, programa de internacionalização da educação básica estadual, embarcarão para a Austrália e Irlanda nesta sexta-feira, 26. São estudantes que viverão um mês de imersão educacional e internacional. A iniciativa do Governo do Estado leva, por ano, 100 estudantes para intercâmbios educacionais. Neste momento, dez intercambistas da rede pública estadual de Sergipe estão em San Diego, nos Estados Unidos; em Vancouver, no Canadá; e em Sevilha, na Espanha.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FLIFS homenageia a poeta cordelista Izabel Nascimento Sergipana de destaque na literatura de cordel, a poeta cordelista Izabel Nascimento recebeu uma homenagem especial durante a 18ª edição do Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (FLIFS). A tradicional Praça do Cordel, espaço que reúne nomes consagrados da poesia popular brasileira, se chamar nessa edição do evento, Praça do Cordel Izabel Nascimento, em reconhecimento à sua trajetória e contribuição para a cultura.

 Reconhecimento O festival acontece até o dia 28 de setembro, na Praça Padre Ovídio, no centro de Feira de Santana (BA), com uma programação diversificada e gratuita que inclui literatura, música, teatro e tradições populares. “Receber a homenagem da 18ª edição da FLIFS, que batiza a Praça do Cordel com meu nome, é mais do que uma honra pessoal: é um reconhecimento à força da poesia popular e à presença das mulheres na literatura de cordel”, destacou Izabel Nascimento. Praça do Cordel Izabel Nascimento

Cordelistas Ao longo dos dias de evento, a Praça do Cordel reunirá cordelistas de várias regiões do país, como Alice Moraes (BA), Ana Santana (SE), Auritha Tabajara (CE), Carlos Silba (BA), Chico Pedrosa (PE), Domingos Santeiro (BA), Franklin Maxado (BA), Juliana Maciel (BA), Jurivaldo Alves (BA), Luciano Ferrera (BA), Luiz Natividade (BA), Mestra Lainha (BA), Patrícia Oliveira (BA), Romildo Alves (BA), Sueli Valeriano (BA), Wagner Alves (BA), entre outros nomes, além da própria Izabel Nascimento. O espaço promete ser um ponto alto da programação, celebrando a tradição e a renovação da literatura de cordel com apresentações, recitais e lançamentos.

 Primeira feira literária da Bahia FLIFS Criado em 2008, o FLIFS é considerado a primeira feira literária da Bahia e já se consolidou como um dos principais eventos culturais do estado. A cada edição, estima-se a participação de cerca de 50 mil visitantes, entre estudantes, educadores, artistas e público em geral. O Festival Literário e Cultural de Feira de Santana é organizado pela UEFS e pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), em parceria com o Núcleo Territorial de Educação do Estado (NTE 19), a Prefeitura de Feira de Santana, a Arquidiocese local e o Instituto Federal da Bahia (IFBA).

Histórico A produção de fornos de cerâmica sustentáveis no município de Santana do São Francisco, na região do baixo São Francisco, e aquisição de novo trailer para a iniciativa ‘Banho para Todos’ foram as primeiras ações contempladas com a utilização do Fundo Estadual de Recomposição de Danos Trabalhistas (FERDT). Considerada uma política pioneira no Brasil, o FERDT foi criado pelo Governo do Estado e Ministério Público do Trabalho para viabilizar que recursos de multas e indenizações trabalhistas fiquem em Sergipe, beneficiando a população atingida.

 Histórico II “Sergipe foi o primeiro estado a criar esse fundo e, hoje, estamos aprovando os dois primeiros projetos com caráter social muito forte. Um no município de Santana de São Francisco, que tem o artesanato como sua principal base econômica, e o segundo que é um trailer que vai servir para a população em situação de rua tomar o seu banho. Sabemos que essa é uma barreira que ainda existe para quem vive em situação de rua possa ter a dignidade do seu trabalho”, explicou o secretário do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles.

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).

 

OPINIÃO

A Professora e a Casa de Sergipe 

Por Pascoal Maynard*

A Professora…

Aglaé d’Ávila Fontes, natural de Lagarto (nascida em 2 de novembro de 1934), é um verdadeiro ícone cultural de Sergipe. Com uma vida dedicada às artes, à educação e à preservação da memória popular, sua atuação como professora, historiadora, folclorista, escritora, musicista, atriz e teatróloga a tornou uma referência na cultura sergipana.

Formada em Filosofia pela Universidade Federal de Sergipe, com pós-graduação em Educação Pré-escolar e especialização em Educação Musical pelo Instituto de Música e Canto Orfeônico de Sergipe e pela UFBA, Aglaé fundou em 1955 sua “Escolinha de Música”. Essa iniciativa impulsionou a formação artística juvenil e foi apenas o início de sua rica trajetória na cultura regional.

Ao longo das décadas, atuou como produtora e apresentadora do primeiro programa infantil no rádio sergipano, “O Gato de Botas” na Rádio Cultura, além de idealizar o Centro de Criatividade de Aracaju (Fundado em 1985), dirigir a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) e desempenhar papel importante na Secretaria de Estado da Cultura .

Em 1978, fundou o importante Grupo de Teatro de Bonecos Mamulengo de Cheiroso, com foco na valorização das tradições populares nordestinas.

Na literatura e nas artes cênicas, Aglaé deixa um legado de peças teatrais e livros voltados ao ensino, cultura e infância, como “Eu Não Tenho Onde Morar” (1990), “Danças e folguedos” (1995), “O Menino Tangedor de Sonhos” (2001), além de títulos como Poesia para Menino Gostar, O Folclore e a Educação Musical e O Guerreiro em Sergipe.

Reconhecida por suas contribuições, Aglaé é integrante da Academia Sergipana de Letras (desde 2004) e da Academia Lagartense de Letras (fundadora, desde 2013).

Sua atuação como gestora cultural também foi amplamente reverenciada — em 2024, o Museu da Gente Sergipana e o IHGSE a homenagearam pelos seus 90 anos em evento surpreendente, com música, documentário, apresentações teatrais e instalação de uma escultura em sua homenagem. Em outubro de 2024, recebeu ainda homenagem do Arquivo Público de Sergipe, sendo reconhecida por seu empenho em preservar a memória coletiva do estado.

Eleita presidente do IHGSE em 2018 e reeleita para o triênio 2024–2026, Aglaé continua dirigindo a “Casa de Sergipe” com sensibilidade cultural, buscando aproximar a cultura popular das gerações mais novas e fazendo da educação artística parte da formação cidadã.

A Casa de Sergipe…

O IHGSE, carinhosamente chamado de “Casa de Sergipe”, foi idealizado por um grupo de intelectuais liderados por Florentino Teles de Menezes no dia 6 de agosto de 1912, com o propósito de servir como guardião da memória sergipana, reunindo documentos, promovendo estudos e publicações — como sua revista, publicada desde 1913.

Durante cerca de 20 anos, o instituto funcionou em espaços cedidos por outras instituições — como o Tribunal da Relação, o Palácio do Governo e a Biblioteca Pública. Somente em 2 de abril de 1939, sob o estilo Art Déco projetado pelo arquiteto Hermann Otto von Altenesch, sua sede definitiva foi inaugurada, revelando-se um marco arquitetônico e cultural.

Hoje, o IHGSE abriga um acervo valioso: biblioteca (com a seção “Irmãos Rodrigues Dória”), hemeroteca, museu (Museu Galdino Bicho), pinacoteca (Jordão de Oliveira), auditório (Governador Lourival Baptista) e o Arquivo Central “Maria Thétis Nunes”, com mais de 23.671 documentos entre manuscritos, fotografias e fichas de sócios .

Em 2025, o IHGSE completa 113 anos de atuação, reafirmando seu compromisso com a preservação da memória sergipana, o fomento à pesquisa e o papel de instituição cultural central para o estado.

O Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe é mais do que uma instituição: é um pilar cultural para o estado. Fundado em 1912 por visionários como Florentino Teles de Menezes, ele segue firme como guardião da história, sob a liderança de presidentes que, ao longo dos anos, consolidaram sua relevância. Hoje, com uma arquitetura emblemática, rico acervo e público ativo, o IHGSE segue trilhando seu caminho de valorização da cultura e identidade sergipanas.

*Pascoal Maynard é jornalista, documentarista  e produtor cultural. Atualmente exerce o cargo de Assessor Especial da Funcap,  Presidente do Conselho Estadual de Cultura e apresentador do programa Expressão na Aperipê TV.

PELO E-MAIL  claudionunes@infonet.com.br 

 Siga Cláudio Nunes no Instagram

https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/

Siga Cláudio Nunes no Twitter

https://x.com/BlogClaudioNun

Siga Cláudio nunes no Blueskay

https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social

 

Frase do Dia

“Se vale a pena viver e se a morte faz parte da vida, então, morrer também vale a pena…” Immanuel Kant.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais