Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Desesperado, o presidente de extrema-direita, depois de culpar o analfabetismo no Nordeste pelo resultado eleitoral no 1º turno na região,resolveu focar os programas eleitorais para os nordestinos. O que ele fez nestes quase quatro anos para melhorar a educação no Brasil e, principalmente, no Nordeste?
É um verdadeiro cara de pau da extrema-direita.
Em 2019, o então ministro da Educação de Bolsonaro, Abraham Weintraub, diante dos maus resultados obtidos pelo país no ranking Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), disse que Paulo Freire “representa esse fracasso total e absoluto”.
Quem tem o mínimo de conhecimento sabe da importância do pedagogo Paulo Freire para a educação no Brasil. A extrema-direita odeia Paulo Freire porque ele propõe ensino libertador e baseado na formação crítica do aluno.
Bolsonaro, o Nordeste com altos nível de analfabetismo tem a sapiência cultural de discernir entre o bem e o mal. Defende a democracia e a liberdade. Imagine se a proposta de Paulo Freire estivesse espalhada por todo país: Bolsonaro não existiria como político. Em todo mundo, a obra de Paulo Freire é lembrada porque é política, não na essência partidária, mas no sentido da reflexão e do estímulo a crítica do aluno.
Com certeza, o verdadeiro analfabeto é Bolsonaro, que já chamou Paulo Freire de “energúmeno”. Paulo Freire representa esperança e leva as pessoas à reflexão e a capacidade de se libertarem da opressão, como é defende a extrema-direita fascista.
Não adianta não Bolsonaro. Vá com sua cara lisa para outro canto. Do Nordeste você só espere que todos façam “quarto ao defunto” quando do resultado eleitoral.
Tempo integral A maioria dos educadores – e até economistas – entende que a educação infantil (pré-infância) é a questão que tem mais retorno social e econômico. É fundamental que tenha creches para todas as crianças, creche de qualidade, porque é o momento em que a criança está tendo o seu cérebro desenvolvido. Educação em tempo integral é fundamental.
MPF/SE: orgulho para os sergipanos. Ação criminal caso Genivaldo Em meio ao 2º turno eleitoral, o blog passou batido, mas é preciso destacar: O MPF ajuizou na segunda-feira, 10, ação criminal contra os três policiais rodoviários federais que participaram da abordagem que resultou na morte de Genivaldo de Jesus Santos. Os fatos ocorreram em 25 de maio, no município de Umbaúba, em Sergipe.
7ª Vara Federal. Pedido de tramitação sem sigilo A denúncia foi ajuizada na 7ª Vara da Justiça Federal em Sergipe, responsável pela jurisdição de Umbaúba. No documento, o MPF pede que o juiz, após analisar o recebimento da denúncia, determine que o processo tramite sem sigilo. Com a decisão judicial, o MPF divulgará outras informações sobre o caso.
Atenção PMA! Administrar a orla não é locar o espaço público sem respeitar o principal objetivo da área Não é que a Prefeitura de Aracaju autorizou duas feiras em janeiro de 2023 do mesmo seguimento: de 05 a 29 de janeiro/23 Expo Arte Sergipe no estacionamento do oceanário. Ou seja, um mês sem estacionamento. A outra, a Expo Verão, também em janeiro será realizada na praça de eventos. A quem recorrer? Quem pode disciplinar essa farra de feiras em um espaço público sem organização alguma?
Viajando E quem viajou para a Itália, acompanhado da sua mãe, foi o vigário-geral da arquidiocese de Aracaju, pe. Genário. O mais novo 1º ministro e todo-poderoso da arquidiocese, depois de fazer a mudança de várias paróquias do bispado, decidiu tirar férias bem longe do Brasil. O pe. Genário, numa jogada de cartas marcadas, juntamente com o chanceler, colocou os seus “amiguinhos do clero”, os protegidos, em paróquias rentáveis e jogou para a periferia os demais.
Decisão imprudente A viagem do vigário-geral tem provocado muitos comentários negativos entre os paroquianos da igreja Jesus Ressuscitado. Segundo leigos, “todas as pessoas têm direito a tirar férias, porém o pe. Genário estava pedindo ajuda aos fiéis para colaborar com obras de reforma da paróquia, no caso específico do presbitério. Não estou acusando ele de nada, mas isso de viajar para o exterior nesse momento provoca comentários indesejáveis e desnecessários,” disse uma leiga engajada. Crendeuspai.
O imexível E quem frequenta um famoso restaurante no shopping jardins, em Aracaju, passa a saber de detalhes dos bastidores de muitos assuntos de Sergipe del Rey. De política a assuntos da arquidiocese de Aracaju, um conhecido padre convive à mesa com vários figurões da sociedade sergipana. “Até o governador tem medo dele. Ele é imexível e está desmoralizando Belivaldo Chagas”, disse um dos frequentadores do restaurante. Misericórdia.
O Sergipe Rural de sábado, 15 de outubro, mostra a soltura de animais silvestres em reserva da Embrapa em Itaporanga d’ Ajuda e apresenta os detalhes da prova de ganho de peso do cordeiro sertanejo. Você também vai ver no programa que famílias de São Cristóvão investem na diversidade de cultivos e criação de pequenos animais nos quintais produtivos e ainda a organização de agricultores para participar do Programa Alimenta Brasil. O Sergipe Rural vai ao ar às 7h da manhã do sábado pela Aperipê TV e pelo youtube: https://www.youtube.com/c/SergipeRuralSE As reprises são exibidas nos domingos e quartas-Feiras sempre às 8 da manhã.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018
Revista Somese repercute na Academia de Medicina do Rio de Janeiro Leia o que registrou sobre a revista Somese o acadêmico Luiz Augusto, ex-presidente da Academia de Medicina do Rio de Janeiro: “Parabéns aos responsáveis pela excelência da REVISTA Somese! Iniciei e só parei de ler na última página. Eclética, com matérias de relevância, apresentadas de maneira clara e concisa. Uma especial referência ao Confrade Lúcio Prado, com uma justa homenagem. Inclui-se também a cuidadosa diagramação, com inserção elegante dos patrocinadores. Vale uma leitura atenta!”
PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK
ESPECIAL – TJSE: Projeto quinta juriscultural chega ao Rio de Janeiro e Homenageia Sílvio Romero
O Memorial do Poder Judiciário do Estado de Sergipe em parceria com o Museu da Justiça do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, inaugurou na última terça-feira, 11/10, no Rio de Janeiro, a exposição “Filho da Natureza, Criado ao Sol – 170 anos de Sílvio Romero”, em comemoração ao marco de nascimento do sergipano Sílvio Vasconcelos da Silveira Ramos Romero ou simplesmente Silvio Romero, que se destacou na área jurídica, cultural, crítica literária, na história, filosofia, educação e no folclore.
A solenidade de abertura aconteceu no final da tarde da última terça-feira, 11/10, no Palácio da Justiça, localizado na rua Dom Manuel, 29, centro, Rio de Janeiro; e contou com as presenças do desembargador-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Henrique Carlos de Andrade Figueira; desembargador-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, Edson Ulisses de Melo; da diretora do Memorial do Poder judiciário de Sergipe, Sayonara Viana; Maria do Carmo Déda Chagas de Melo – curadora do projeto Quinta Juriscultural; Maurício Meneses- gestor do projeto; jornalista Merval Pereira – Pres. da Academia Brasileira de Letras (ABL); do jornalista sergipano Ancelmo Gois (jornal O Globo); Carmen Porto Romero, Selma Romero Malheiro (netas) e Fernanda Romero de Moraes (bisneta) do homenageado Silvio Romero; além de magistrados do TJRJ.
Ao inaugurar a exposição “Filho da Natureza, Criado ao Sol – 170 anos de Sílvio Romero”, o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Henrique Carlos de Andrade Figueira enalteceu o sergipano Silvio Romero, retratando a sua obra e estada no Rio de Janeiro, onde exerceu vários cargos de destaque.
“Para o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro é uma honra poder abrir suas portas para realização de intercâmbios culturais como este, que graças a gestão do Desembargador Edson Ulisses pôde engrandecer e trazer, à luz a da história, essa grande personalidade que foi Silvio Romero”, concluiu.
Falando aos presentes, o Presidente do Poder Judiciário do Estado de Sergipe, desembargador Edson Ulisses de Melo, ressaltou a vida e obra de Silvio Romero, afirmando ainda que, como sergipano sentia-se honrado estar presente e poder contribuir com a cultura e história de nosso país, com o evento que traz ao Rio de Janeiro.
“É uma honra para o Tribunal de Justiça de Sergipe compartilhar com o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro a exposição temporária e itinerante inserida no Projeto Quinta Juriscultural que evidencia as várias faces e linguagens artísticas fomentadas e captadas nos diferentes contextos do país. Lançado em julho de 2021, com o objetivo de valorizar a cultura, as artes e resgatar a memória e a identidade do povo sergipano e hoje chega a sua 15ª edição.” Finalizou.
A exposição apresenta recortes da vida de Sílvio Romero, através de peças de acervo e obras produzidas por artistas ao longo dos séculos XX e XXI. Sílvio Vasconcelos da Silveira Ramos Romero, nasceu em Lagarto/SE, no dia 21 de abril de 1851. Durante sua estada no Rio de Janeiro cursou o Colégio Atheneu Fluminense de 1863 a 1867 e, anos depois foi nomeado juiz municipal de Órfãos na cidade de Paraty, no Sul do Estado.
Em 1880, foi aprovado em concurso para a cadeira de Filosofia do Internato do Colégio Pedro II. Foi ainda relator da Comissão dos 21, do Código Civil e participou, em 1897, da fundação da Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira nº 17. Faleceu no Rio de Janeiro, em 18 de junho de 1914.
PELO TWITTER
ECOCÍDIO
Os predadores ambientais daqui já têm um plano final: depois da destruição da Mata Atlântica, da Floresta Amazônica, do Pantanal Mato-grossense e do Cerrado…, queimar O Jardim do Éden.
Senhor quando me dizem: herege , comunista ,excomungado, olho para Ti e Teu amor me sustenta!
O Brasil virou uma seita. Pessoas são conduzidas ao delírio por meio de mentiras disparadas em massa, cujo objetivo é criar o caos. O plano de poder dos pastores, milicianos e bandidos, cujo chefe é Bolsonaro, segue a destruir a cabeça das pessoas. Quando isso terá fim?
Frase do Dia
“Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”. Paulo Freire.