Codevasf foi pioneira adesão programa integridade coordenado pela CGU

                         Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
      “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.


Durante o discurso do presidente nacional da Codevasf, Marcelo Moreira, em Aracaju, na última segunda-feira, 05, na posse do superintendente regional, Thomas Jefferson, chamou a atenção a declaração dele de que a companhia foi pioneira, junto com o FNDE, na adesão ao Programa Promoção de Integridade por Mentoria e Assessoramento (Prisma), coordenado pela Controladoria-Geral da União (CGU). A adesão ocorreu no último dia 30 de maio.

O objetivo do programa é assessorar, de forma customizada e especializada, órgãos e entidades do poder executivo federal a desenvolverem e aprimorarem programas efetivos de integridade, para promover a conformidade de condutas, a transparência, a priorização do interesse público e uma cultura organizacional voltada à entrega de valor público à sociedade.
O blog resolveu chamar a atenção do que disse o presidente nacional porque não viu na imprensa nacional nenhuma notícia sobre esta adesão, já que a Codevasf é sempre alvo de denúncias e críticas.

Essa adesão, de um programa coordenado pela CGU, mostra não só desprendimento da presidência nacional da empresa, mas, sobretudo, com a transparência que deve nortear toda gestão pública.

Uma atitude como essa fortalece a governança, a transparência e, no caso de uma companhia pública, dá mais força ao engajamento de todos os servidores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PMA, Socorro! A ausência do poder público e as constantes chuvas estão castigando centenas de moradores dos condomínios Biratan Carvalho e Marta Ferreira, na Aruana, Zona de Expansão de Aracaju. Os que tentaram passar pela “lagoa” que se formou com as chuvas, tiveram sérios prejuízos para consertar os carros. Outros ficaram impedidos de sair de casa. Os donos de lotes de um condomínio em construção na região, estão impedidos de visitar as obras. Moradores pedem a prefeitura drenagem urgente! Os condomínios ficam na rua detrás da AABB. Um vídeo quando a Defesa Civil esteve no local na sexta-feira, 06:

 

Jeferson Andrade é reeleito presidente da Alese por aclamação Foi eleita por aclamação durante Sessão Especial realizada na terça-feira (6), na Assembleia Legislativa de Sergipe, a chapa para a Mesa Diretora da Alese, composta pelos deputados Jeferson Andrade (PSD) – presidente; Garibalde Mendonça (PDT) – vice-presidente; Luciano Bispo (PSD), 1º secretário; 2º secretário, Marcelo Sobral (União Brasil); 3ª secretária, deputada Carminha Paiva (Republicanos); e o líder da oposição, deputado Georgeo Passos (Cidadania), que assume a 4ª secretaria no lugar do deputado Paulo Júnior (PV). A nova composição será para o 2º biênio (2025/2027) da 20ª Legislatura, com base nos artigos 7º e 10º da Resolução 33/2005 do Regimento Interno.

Votação unânime Após a proposta de antecipação da eleição da Mesa Diretora da Alese ter sido aprovada por unanimidade, o deputado Jeferson Andrade agradeceu aos colegas parlamentares pela confiança em tê-lo reconduzido à Presidência da Casa Legislativa. “Agradeço aos colegas deputados por ter sido reconduzido à presidência da Casa Legislativa. Essa união faz com que nós possamos apresentar melhores propostas para o povo sergipano. Obrigado a todos e a todas”, disse.

Diálogo republicano O presidente da Alese também ressaltou o diálogo constante e republicano que vem desfrutando com os demais deputados estaduais. “Ao longo dos dias, durante conversa com os colegas, foi proposta a realização desta composição da Mesa Diretora, e fico muito grato. Só modificamos a quarta secretaria, que foi um acordo da oposição; muito nos honra ter o deputado Georgeo Passos como participante da próxima composição da Mesa. Agradeço demais, e quero dizer do compromisso com os projetos dos deputados e com os projetos do Governo do Estado; analisando minuciosamente. Temos uma equipe técnica muito competente que nos dá suporte para que possamos melhorar cada vez mais a vida dos sergipanos”, enfatiza o presidente Jeferson Andrade.

 

 

 

VÍDEO: Secretário de Educação Magson e cúpula fazem festança, enquanto alunos sofrem com descaso administrativo em Lagarto Deu no site “O Bolo é Grande”: “Nesta terça-feira, 6, um vídeo está circulando nos grupos de WhatsApp e redes sociais, no qual é possível ver o secretário municipal de Educação de Lagarto, Magson da Academia, ao lado de sua equipe, promovendo uma verdadeira festança regada a bebidas, comidas e muitas gargalhadas. Nas imagens, o secretário demonstra seu divertimento, sem maiores preocupações, enquanto sua gestão educacional desmorona. Não se trata apenas de Magson, mas sim dos alunos mais vulneráveis do município, que dependem de um sistema educacional falho e não têm motivos para comemorar.” Leia aqui toda matéria do site e veja o vídeo que circula no WhatsApp e redes sociais:

https://www.oboloegrande.com.br/video-secretario-de-educacao-magson-e-cupula-fazem-festanca-enquanto-alunos-sofrem-com-descaso-administrativo-em-lagarto/

No Sergipe rural deste sábado, Carmópolis é o quinto município a receber o projeto Sergipe é Aqui, Coderse investe na capacitação e contratação de empresa para aprimorar abastecimento de água, cooperativa Agrícola tem mudado vida de produtores de Arroz do baixo São Francisco, estudos da Embrapa com gado Sindi com outra raças leiteiras, engenheira do Senar orienta produtores diante da redução de chuvas no estado, Sábado as 7 horas com transmissão no canal do YouTube https://www.youtube.com/c/SergipeRuralSE      e reprises aos domingos e quartas às 8 horas na TV Aperipe.

 

 

Hospital Primavera realiza cirurgia inédita de Ortopedia Oncológica A equipe de Ortopedia do Hospital Primavera realizou recentemente, pela primeira vez no estado, a cirurgia “Endoprótese não convencional de fêmur total”, para a substituição total do fêmur e articulação do quadril e joelho ipsilateral. O procedimento de alta complexidade foi realizado com sucesso pela equipe médica e é indicado no tratamento de tumores ósseos, perda óssea e osteomielites.

Hospital Primavera realiza cirurgia inédita de Ortopedia Oncológica II As cirurgias de preservação de membro no tratamento de tumores ósseos têm sido cada vez mais frequentes no lugar das amputações e no tratamento de tumores malignos, mas podem ser necessárias no tratamento de tumores benignos agressivos, em fraturas graves, ou na revisão de próteses realizadas por outros motivos em que já houve grande perda óssea. O ortopedista, Dr. Adonai Barreto, assegura que estas próteses são montadas no momento da cirurgia para substituir o osso que foi retirado em conjunto com um grande tumor e substituído de forma definitiva por longa data. “Este procedimento representou um grande avanço para a especialidade de oncologia ortopédica no estado de Sergipe, e nós que fazemos o Hospital Primavera nos sentimos honrados em realizar um trabalho relevante para o paciente”, concluiu.

 

 

 

Catarata avança em Sergipe e no Brasil, alerta oftalmologista Dr. Marcus Amaral Segundo os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 38,6% das mulheres acima dos 60 anos sofrem de catarata, contra 29,4% dos homens na mesma faixa etária. De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a doença responde por 49% da cegueira no país. Em entrevista Dr. Marcus Amaral, médico oftalmologista atuante em Aracaju e cidades do interior de Sergipe, explicou como a população deve perceber os sinais.

Idade O fator de risco mais prevalente no desenvolvimento da catarata é a idade. “Com o tempo, as fibras que compõem o cristalino tornam-se hidratadas, fazendo com que essa estrutura perca a sua transparência. Os principais sintomas da catarata são baixa de visão, perda da sensibilidade ao contraste e do brilho dos objetos, ofuscamentos, mudanças na graduação dos óculos e visualização de halos. O diagnóstico da catarata é feito dentro do consultório oftalmológico, por isso a importância da conscientização da população para ir ao médico é fundamental”, explica.

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 Sobre o corredor da Hermes Fontes De um leitor atento: “A atitude do prefeito Edvaldo Nogueira não dar satisfação para a demora na inauguração do corredor da Hermes Fonte só o prejudica, pois o dinheiro é público e foi alto o valor da obra, segundo ele ficar calado é um zombação com o contribuinte. Cadê o Ministério Público Estadual…”

OPINIÃO

DIA NACIONAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA

— 7 de Junho —

EM DEZ MESES, HOUVE 62 VIOLAÇÕES À LIBERDADE DE IMPRENSA NA AMAZÔNIA

NO “RANKING” MUNDIAL DE LIBERDADE DE IMPRENSA, ENTRE 180 PAÍSES:

O BRASIL OCUPA, HOJE, 92° LUGAR    Por Clarkson Moura 


Antes de tudo, faz-se oportuno e imperioso destacar a boa-nova de que, recentemente, o Brasil subiu 18 lugares no referido “ranking”, de acordo com o último relatório elaborado e publicado pela Repórteres Sem Fronteiras (RSF), renomada organização não governamental (ONG); passando da 110ª colocação, em 2022, para a 92ª colocação, em 2023.

Com efeito, nesta emblemática data, impõe-se, hoje mais do que nunca, a impostergável, inescusável e inevitável retomada da relevante e imperiosa reflexão sobre a “Liberdade de Imprensa” no País — restabelecida e consagrada pela Constituição “cidadã”, Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada, em 5 de outubro de 1988, pela Assembleia Nacional Constituinte, como valor, direito, garantia fundamentais e pedra angular, do Estado Democrático de Direito, conforme interpretação sistemática e teleológica dos seus arts. 5°, “caput”, inciso ix, e 220, “caput” e parágrafos — em virtude da recorrente e deliberada censura às imprensas escrita, falada e televisada, desde o Estado Novo, passando pela Ditadura Militar, até os nebulosos e desastrosos dias do desgoverno do recém-anterior pseudopresidente do Brasil — ofensor-mor dos meios de comunicação de massa comprometidos com a verdade e inimigo confesso dos jornalistas responsáveis, imparciais e éticos do País.

A efeméride hodierna é celebrada, anualmente, neste dia, visto que, em 7 de junho de 1977, foi divulgado um manifesto contra a censura à “Liberdade de Imprensa”, sistemática e arbitrariamente praticada pela Ditadura Militar, o qual tinha sido assinado por cerca de 3 mil jornalistas. Assim, a comemorativa data nacional não coincide com a data em que se festeja a semelhante efeméride internacional, que, por seu azo, ocorre, a cada ano, em 3 de maio.

Segundo é de fácil ilação, a data foi instituída para servir de indeclinável e oportuno momento anual de denunciação, protesto, luta e alerta contra a incessante e crescente impunidade de autores de crimes perpetrados, diuturnamente, em âmbito nacional, em desfavor de dezenas de jornalistas que são ameaçados, agredidos, torturados e/ou assassinados pela torpe e abjeta motivação subjetiva de tais autores, resultante de seus contrariados interesses, ainda que escusos e ilícitos, como conteúdo de informações apuradas e publicadas por esses profissionais de comunicação.

Aliás, consoante é o óbvio ululante, tais ocorrências abomináveis têm-se traduzido em reiterados e efetivos atentados contra o sagrado direito fundamental de acesso à informação jornalística de toda a Sociedade brasileira e do Mundo.

A propósito, no Brasil, dados preliminares do confiável e proficiente Observatório de Violações da Liberdade de Imprensa na Amazônia, colhidos, desde a execução do indigenista brasileiro Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, pela respeitável RSF, foram divulgados, durante evento na manhã desta segunda-feira (5), realizado, na sede do afamado e operoso Instituto Vladimir Herzog, em São Paulo, SP, pela coalização de entidades defensoras de direitos humanos, formada pelas organizações Artigo 19 Brasil e América do Sul, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), Associação de Jornalismo Digital (Ajor), Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Instituto Vladimir Herzog (IVH), Instituto Palavra Aberta, Repórteres Sem Fronteiras (RSF) e Instituto Tornavoz.

Destarte, essas críveis e preocupantes informações dão conta de que foram registrados 62 casos de violações à imprescindível liberdade de informação jornalística, de julho de 2022 a maio de 2023, contabilizando igual número de vítimas, entre as quais, 40 são homens, 18 são mulheres, e o restante consistem em equipes de reportagem inteiras ou meios de comunicação, como um todo. Acrescentam-se, ainda, 32 tentativas de impedir coberturas jornalísticas, por meio de intimidações, hostilização e danos a equipamentos ou agressões físicas (estas em 13 dos 32 casos).

De outro modo, por capricho do destino, num dia como este, em 1839, ou seja, há 184 anos, nascia, na então Vila de Campos, hoje, Tobias Barreto, Sergipe, Tobias Barreto de Menezes, advogado, jurista, professor, filósofo, polemista, orador, musicista, poeta, poliglota e Jornalista.

Para o compensatório remate deste brevíssimo e frugal texto, faz-se oportuna a transcrição dos seguintes adágios e opinião:

“Onde a Imprensa é livre e todo homem é capaz de ler, tudo está salvo.”

Thomas Jefferson

“A Liberdade de Imprensa, enquanto espécie, tem sido, desde seu advento e inespacialmente, o escudo protetivo do gênero Liberdade.”

Clarkson Ramos Moura

A imprensa é a vista da Nação. Por ela é que a Nação acompanha o que lhe passa ao perto e ao longe, enxerga o que lhe malfazem, devassa o que lhe ocultam e tramam, colhe o que lhe sonegam, ou roubam, percebe onde lhe alvejam, ou nodoam, mede o que lhe cerceiam, ou destroem, vela pelo que lhe interessa, e se acautela do que ameaça”.

Ruy Barbosa

Salve! a livre, ética, democrática e multimidiática Imprensa brasileira!

Parabéns! destemidos e vocacionados Profissionais de comunicação de massa de Sergipe, do Nordeste e do Brasil!

(Por Clarkson Moura)

Siga Blog Cláudio Nunes:

 

Instragram

Twitter

 

 

Frase do Dia

“As virtudes dos homens são semelhantes ao voo dos pássaros. Não se prenda aos atrativos inferiores. A ave que se habitua com a paisagem rasteira, perde o gosto pela altura.” Provérbio indiano.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais