Coitada de AJU, situação e oposição: balaio de gato pensando em 2026

                             Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
            “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.



Prestes a completar, 2024, 15 anos (2006-2012 e 2017-2024), tendo Edvaldo Nogueira como prefeito, Aracaju, até o presente momento, tem pré-candidatos que não estão pensando na cidade, mas barganhando de todas as formas para as eleições de 2026.

E essa barganha não é apenas no lado governista, mas também na oposição, pois aquele político que tinha certeza da vitória em 2022 continua dando sinais neuróticos que ainda não assimilou o nocaute eleitoral. Com isso, tenta conspirar contra todos os companheiros para que em 2024 seja batido o martelo para o caminho dele em 2026. Como diz o dito popular: “só tem besta”.

Já no lado governista, há mais pré-candidatos do que eleitores. Cada nome que aparece, seja do desejo de Edvaldo, seja do desejo ou não de Fábio Mitidieri, não empolgam o eleitorado. Todos, sem exceção, inclusive as mulheres.

Muitos dos pré-candidatos narcisistas de quatro costados somente pensam em Aracaju apenas como barganha e trampolim político. Experiente, Fábio Mitidieri ainda não se posicinou sobre o balaio de gatos e, se for bem assessorado, vai deixar os partidos aliados livres para lançarem quem desejarem. É uma forma de não aceitar barganha para 2026.

Já este espaço opinativo, como sempre fez desde 2006, terá posição clara não só em Aracaju, mas em diversos municípios. E em breve, quando as candidaturas começarem a serem definidas, não só mostrará as barganhas para 2026, mas também irá desnudar a todos.

Até o momento são todos de fácil desconstrução. Coitada de Aracaju! Depois de uma gestão desastrosa, o futuro, neste momento, é bastante sombrio.

 

Proclamação da República Devido ao feriado nacional de amanhã, 15, da Proclamação da República, o blog só será atualizado na quinta-feira, 16. Um bom descanso para todos.

O festeiro “ministro da  arrecadação” Este é o nome pomposo que foi colocado pelos próprios colegas ironizando um rapaz que resolveu se transformar no “ministro da arrecadação” na tentativa de mostrar trabalho para o futuro chefe depois de 10 anos de descaso com o patrimônio do povo. O blog só está esperando o anúncio do novo chefe para publicar os diversos áudios bombásticos. Se Judas traiu Cristo por 30 moedas de pratas a oração hoje vale 800 reais, com direito a paparicação explicita. Sem contar que não perde um rega-bofe desde que seja numa festa de ricos e de preferência de empresários. A meta é arrecadar, arrecadar sem prestar contas…

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atenção Anatel! Em Aracaju, empresa Vivo contratou terceirizada para retirar fiação antiga dos postes que vem fazendo um péssimo serviço deixando pedaços suspensos nas portas das residências em vários bairros.  É preciso multar a Vivo!

 Avenida Osvaldo Aranha: faixas de pedestres não são respeitadas No início da tarde de ontem, 13, um leitor deste espaço foi atravessar a Avenida Osvaldo Aranha entrada/saída de Aracaju e, mesmo na faixa de pedestres, não teve o direito respeitado. Inclusive no momento passou um for Ka, pasme caro leitor, do Corpo de Bombeiros, que também não respeitou a faixa. A Avenida é o início da BR-235. A quem recorrer para fiscalizar? O DNIT?

Consórcio Ficou agendada para dia 22 deste mês nova reunião entre para  oficializar proposta do Consórcio do transporte público da Grande Aracaju. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 13, após reunião entre o governador Fábio Mitidieri e os prefeitos Edvaldo Nogueira (Aracaju), Alberto Macedo (Barra dos Coqueiros), São Cristóvão (Marcos Santana) e Inaldo (Nossa Senhora do Socorro).  “O governo é membro do Consórcio e vamos construir soluções juntos”. A previsão de licitação é março 2024.

Licitação Mesmo sem ter sido convidado, o vereador Ricardo Marques (Cidadania) esteve na Prefeitura de Aracaju para acompanhar de perto a instalação do consórcio metropolitano do transporte. Com a presença do governador Fábio Mitidieri, os prefeitos Edvaldo Nogueira (Aracaju), Padre Inaldo (Nossa Senhora do Socorro), Marcos Santana (São Cristóvão) e Alberto Macedo (Barra dos Coqueiros) deram o primeiro passo nesta segunda-feira, 13 de novembro e o governador Fábio Mitidieri realizaram, nesta segunda-feira, 13, de novembro. Os prefeitos não convidaram nenhum político e convocaram apenas a imprensa para anunciar a novidade mas Ricardo Marques fez questão de ir por ser uma pauta que ele defende desde o início do seu mandato como vereador. O consórcio é o primeiro passo para a realização da licitação do transporte que o vereador pede desde quando atuava nos telejornais como âncora dos noticiários.
 
Licitação II Ricardo comemorou a instalação do consórcio mas fez um alerta. “Este é o primeiro passo para a modernização no sistema. É importante deixar bem claro que o a instalação do consórcio não anula a necessidade de fazer a licitação. Outro ponto que é preciso levantar é a questão do subsídio que neste ano o Governo Federal não deve ajudar, então está nas mãos das prefeituras e do governo do estado entrarem com recursos emergenciais para não penalizar os passageiros”.
 

Almoço O governador Fábio Mitidieri almoçou com deputados e senadores da bancada aliada ontem, 13. No cardápio, emendas para Sergipe.

 

 

Cidadania sergipana O prefeito de Laranjeiras. José de Araújo Leite Neto (Juca ) prestigiou na tarde de ontem, 13, na Assembleia Legislativa a solenidade de entrega do título à mais nova cidadã sergipana, a juíza Jumara Porto, que vem desenvolvendo ações em defesa e proteção à mulher por todo o Estado, inclusive no município histórico. A magistrada se destaca neste trabalho relevante, que vem fazendo a diferença e encorajando mulheres a denunciarem os casa de violência. O prefeito Juca se soma a esta causa tão importante em prol de cada laranjeirense.

 

 

 

“Voz do Povo” é um novo espaço para população propor projetos à CMA Você sabia que a Câmara de Aracaju tem um novo espaço para que a população sugira projetos de lei? Esse é um espaço criado para que qualquer pessoa possa sugerir uma nova lei para a capital. Além disso, é possível propor alguma alteração ou até mesmo a revogação de uma lei que esteja em vigor.

 Mais um canal de comunicação O presidente da CMA, Ricardo Vasconcelos (Rede), destacou que “colocamos em nosso site mais um canal de comunicação para a nossa sociedade. Qualquer cidadão pode deixar uma sugestão de um projeto de lei e os vereadores farão a análise. É mais uma forma de interação com a sociedade. Com isso, demonstramos que aqui é a Casa do povo”.

Sugestão de lei Por meio do site aracaju.se.leg.br , é possível visualizar a aba “Voz do povo – sugira uma lei para Aracaju” e preencher o formulário disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfp552-Q39gIZpHA1RVd884d1v3NFXGmmfsVrod2pQTFh8kig/viewform . No formulário, são requeridas  informações como nome completo, e-mail, telefone, sugestão e  justificativa, assim como algum anexo (opcional). Ao preencher o formulário, o cidadão autoriza que os vereadores e servidores da Câmara Municipal de Aracaju tenham acesso a seus dados, exclusivamente, para tratar da tramitação da sugestão.

Mural digital Após o preenchimento do formulário, as propostas ficarão  disponíveis em um mural digital onde poderão ser visualizadas e adotadas por qualquer um dos 24 vereadores da capital.

Propostas que já chegaram na CMA por meio do “Voz do Povo” A CMA já tem recebido algumas propostas por meio do espaço “Voz do Povo”. Uma das solicitações, por exemplo, propõe um Projeto de Lei que institui Política Municipal de Atenção para Pessoas com Doenças Raras em Aracaju. Outra sugestão propõe uma iniciativa que busque garantir uma estrutura adequada para a instalação de unidades de recarga individuais para automóveis elétricos (Wallbox) em vagas escrituradas e conectadas aos contadores elétricos individuais, um requisito obrigatório nos novos projetos de construção de condomínios e liberação do Habite-se.

Acompanhamento real Também há uma proposta para que a CMA institua um software para seu site para acompanhamento real de proposições legislativas e para que o executivo apresente projetos para uma futura transição do sistema de cabeamento dos postes da cidade para os dutos subterrâneos, tema que já está sendo discutido em outras capitais.

Encontro de Gestão Pública Municipal vai reunir gestores na próxima sexta-feira, 17 A Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES) realizará no próximo dia 17, das 8h às 17h, no Quality Hotel, o Encontro de Gestão Pública Municipal. O evento tem como objetivo promover o debate sobre os desafios e melhores práticas na gestão pública e é voltado para prefeitos, secretários de Finanças, Controle Interno e agentes de Compra dos 60 municípios filiados à FAMES.

Palestrantes renomados O Encontro contará com a participação de palestrantes renomados na área da gestão pública, que trazem um vasto conhecimento, experiência e estratégias que podem ser adaptadas e aplicadas às realidades locais. Entre eles, destaca-se Paulo Alves, renomado instrutor de capacitações em Gestão Pública, Governança, Gestão de Riscos e Auditoria Governamental. Paulo Alves é servidor de carreira do Superior Tribunal de Justiça e presidente da Companhia Brasileira de Governança.

Palestras e painéis Durante o evento, serão ministradas palestras e painéis com temas relevantes para a gestão pública atual. Dentre eles estão: “Nova Lei de Licitações e Contratos”; “O Controle Interno na visão dos Órgãos de Controle e atuação dos Controle Interno”; e “Reflexos do Planejamento Público na Execução Orçamentária”. Além disso, o presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON) e procurador-geral de Contas de Sergipe, João Augusto dos Anjos Bandeira de Mello, também estará presente no painel sobre Planejamento Público.

Participação gratuita A participação no Encontro de Gestão Pública Municipal é gratuita, porém é necessário realizar a inscrição no site da FAMES (www.fames.org.br ). A oportunidade de debater e trocar experiências com profissionais renomados na área da gestão pública é uma excelente oportunidade para os gestores municipais aprimorarem suas práticas e contribuírem para o desenvolvimento dos municípios.

 Codevasf promove 19º Feirão de Artesanato e Produtos Regionais em Aracaju De 24 a 26 de novembro, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) vai realizar o 19º Feirão de Artesanato e Produtos Regionais. O evento vai reunir dezenas de artesãos e produtores familiares na sede da Superintendência Regional da Codevasf, em Aracaju (SE). Neste ano, o Feirão completa 20 anos de existência.

Criações No local, serão exibidas criações das mais variadas origens, a exemplo de peças de cerâmica, produtos talhados em madeira, itens fabricados em palha, além de bordados, crochês e rendas. O evento também abrirá espaço para a comercialização de diversas especialidades culinárias e plantas ornamentais. O espaço será aberto às 8h, e a entrada é gratuita, com estacionamento disponível para os visitantes. A solenidade oficial de abertura com a presença das autoridades será realizada no dia 24. O evento tem o apoio do Governo do Estado de Sergipe e conta com parceria de prefeituras municipais e associações de artesãos.

Oportunidades O Feirão funciona como uma vitrine para que artesãos e produtores familiares de Sergipe apresentam e comercializem sua produção. Além da venda direta ao público presente no evento, os expositores têm a oportunidade de fechar parcerias e negócios para fornecimento de peças ao longo do ano, o que contribui para a geração de renda e a sustentabilidade da produção artesanal.

 Novidades O superintendente regional da Codevasf em Sergipe, Jefferson Costa, afirma que a edição atual da feira contará com novidades, com a ampliação do espaço onde serão instalados os estandes. “Toda a equipe está empenhada na organização desse evento, que já é uma tradição e representa uma grande oportunidade de negócios para os participantes”, destaca.

Retorno após restrições A feira retorna depois de um hiato de quatro anos, com a última edição realizada em 2019. Nos três anos seguintes, sua realização foi suspensa devido às restrições da pandemia de Covid-19 então vigentes. O Feirão de Artesanato e Produtos Regionais foi idealizado pela Codevasf em 2003 e, duas décadas depois, se consolida como principal iniciativa de apoio da empresa ao artesanato de Sergipe.

 

Novembro Azul: Rede Primavera realiza ações preventivas contra o câncer de próstata Sempre engajada em promover ações voltadas à saúde da população, a Rede Primavera realizou no último sábado (11/11), uma atividade voltada para os homens, o “Novembro Azul”. O evento aconteceu em um dos principais cartões postais da cidade, a orla da Atalaia”, e reuniu centenas de participantes que ganharam água e vouchers de PSA – exame utilizado como check-up principalmente para diagnosticar o câncer de próstata em homens, antes mesmo que eles tenham sintomas e quando apresentam sinais que podem ser causados pelo câncer. Para contemplar a ação, vários fotógrafos se uniram, através de uma parceria, e registraram mais de 11 mil fotos de pessoas que aproveitaram o dia para fazer atividade física. Para ter acesso de forma gratuita, basta acessar https://tocorrendo.com/fotos-578,novembro-azul–hospital-primavera

Diagnóstico precoce O câncer de próstata é o segundo mais frequente entre os homens e a segunda maior causa de óbito por câncer nesse público. Para o triênio 2023-2025, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 71,7 mil novos casos. A sua detecção é feita por meio de exame de toque retal (exame de próstata). Os médicos alertam que o diagnóstico precoce e mudanças de hábitos, como, controle do tabaco, redução ao consumo do álcool, prática de atividade física, alimentação saudável, combate ao sedentarismo e à obesidade, ajudam a reduzir o aparecimento da doença.

Adeus, óculos de grau? Entenda os benefícios da cirurgia refrativa Segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, cerca de 30% da população mundial tem miopia, astigmatismo ou hipermetropia, problemas de visão bastante comuns. Para conseguir enxergar nitidamente, as pessoas com algum desses diagnósticos precisam usar óculos de grau ou lentes de contato, mas nem sempre se sentem confortáveis com isso. Uma alternativa para eliminar esse desconforto e solucionar esses problemas de visão é a cirurgia refrativa, um procedimento rápido, seguro e eficaz.

 Correção O especialista em cirurgia refrativa e ceratocone, o oftalmologista Allan Luz explica que a cirurgia refrativa é uma especialidade médica que visa corrigir erros refrativos oculares e trazer independência dos óculos ou lentes de contato, melhorando a qualidade de vida do paciente. “Ela é considerada a cirurgia mais segura e eficaz dentro da oftalmologia, com alta previsibilidade de correção e satisfação do paciente. Com duração aproximada de 10 minutos, é pouco desconfortável e apresenta riscos mínimos, o que garante um excelente nível de confiança e faz com que os pacientes fiquem satisfeitos com o resultado do procedimento”, informou.

Avanços tecnológicos Além disso, o oftalmologista Allan Luz destaca que a cirurgia refrativa a laser está se tornando cada vez mais procurada não só pelos avanços tecnológicos e das técnicas cirúrgicas, mas também por conta da crescente demanda da população por alternativas permanentes e eficazes para corrigir seus problemas de visão.“Entre as causas da popularização da cirurgia refrativa estão a maior facilidade de acesso à cirurgia devido à manutenção dos valores, os melhores resultados devido à evolução dos lasers e o aumento da abrangência dos pacientes, por exemplo, praticamente 90% dos pacientes míopes podem ser alcançados por alguma alternativa de cirurgia refrativa”, destacou.

Qualidade de vida De acordo com Allan Luz, a cirurgia refrativa é indicada para pacientes a partir dos 18 anos, com grau estável por pelo menos um ano e com os olhos saudáveis. “No meu consultório, opero pacientes com espírito jovem, independentemente da idade, que desejam melhora da qualidade de vida. Também pacientes com altos graus que não conseguem desempenhar bem suas funções e sofrem com a necessidade de óculos com lentes muito grossas”, contou o especialista.

Fatores limitantes Mas pacientes que sofrem com doenças oculares, como o ceratocone, ou que apresentem contraindicações nos exames pré-operatórios não devem se submeter à cirurgia. “Espessura e curvatura da córnea podem ser fatores limitantes, como por exemplo, a córnea mais fina ou muito curva. Também algumas doenças sistêmicas, como doenças do colágeno podem contraindicar a cirurgia. Ceratocone também é uma doença que contraindica o procedimento a laser, apesar de existirem outras alternativas para ele”, alertou.

Técnicas utilizadas As principais técnicas utilizadas na cirurgia refrativa na córnea são LASIK e PRK. “No LASIK, o laser é aplicado na camada interna da córnea após uma fina camada superficial ser levantada. Nesta técnica, utilizamos dois tipos de laser: femtossegundo e Excimer laser. O tempo de duração é e aproximadamente dez minutos, a recuperação é rápida e a estabilidade visual também. Dentro de 24-72 horas, o paciente volta às suas atividades. Já no PRK, o laser é aplicado na superfície ocular e o tempo de duração do procedimento é de cinco minutos. O paciente retorna às suas atividades em sete dias”, explicou. Recuperação rápida e melhor qualidade de vida.

Pós-operatório Por ser um procedimento simples, o pós-operatório é tranquilo e contribui para que o paciente seja rapidamente devolvido às suas atividades cotidianas, mas é preciso seguir as recomendações médicas para garantir o sucesso da operação. “Na técnica de LASIK, o paciente tem pouco desconforto e rápida recuperação visual. No PRK, são alguns dias de desconforto até a cicatrização superficial e, na grande maioria, em uma semana retorno às suas atividades”, destacou Allan Luz.

Benefícios Entre os benefícios da cirurgia para o paciente está a melhora na qualidade de vida de maneira ampla. “Como resultado da cirurgia, o paciente passa a ter uma independência do uso dos óculos nas atividades sociais como jantares, casamentos e eventos pessoais, além de maior performance e facilidade nas atividades esportivas. Também há uma melhora da autoestima da grande maioria dos pacientes à medida que se tornam independentes dos óculos”, finalizou o especialista.

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br 

 BIENAL

 ESPECIAL – 6ª Edição da Bienal do Livro de Itabaiana,

 A Academia Itabaianense de Letras (AIL) realizará a 6ª Edição da Bienal do Livro de Itabaiana, nos dias 15, 16 e 17 de dezembro de 2023, em parceria do Serviço Social do Comércio (Sesc), onde será realizada a programação cultural e o Shopping Peixoto, local de realização da feira dos Escritores.

 A Bienal destina-se a estudantes da educação básica, do ensino superior, escritores, docentes, agentes culturais, empresários e comunidade em geral. As inscrições estão disponibilizadas no site www.bienalitabaiana.com.br.

  Serão realizadas mesas redondas com escritores sergipanos, palestras e oficinas, além da feira dos Escritores, quando vários autores disponibilizarão suas obras para comercialização, inclusive com o uso do vale-livro que será distribuído entre os estudantes da educação básica, devidamente inscritos individual ou coletivamente para participar da Bienal.

 As inscrições para participantes, tanto para a assistência das mesas redondas, das oficinas e das palestras, para os escritores e para os expositores, estão sendo feitas através de instrumental em meio virtual, desde o dia 10 de novembro, quando foi lançado o edital da Bienal.

 No evento, será entregue o Troféu Falcão de Ouro, destinado ao reconhecimento de personalidades e entidades que se destacaram por salvaguardar, promover e incentivar a cultura.

 Serão aceitas doações pessoais, empresariais ou organizacionais, públicas ou privadas para desenvolvimento dos processos para a realização da Bienal e para a distribuição do vale-livro, através das Cotas de Patrocínio.

 Poderão se inscrever para a apresentação e comercialização de seus produtos empreendedores de diferentes segmentos, considerando os aspectos de interesse público e de relevância cultural. A disponibilização dos stands observará o quantitativo, a cronologia da inscrição e a escolha da Cota de Exposição.

 Também serão aceitas inscrições individuais ou em grupo de apresentações artísticas e científicas. Todos os efetivamente inscritos na Bienal, desde que comprovada a frequência, farão jus a certificação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROGRAMAÇÃO:

 1º dia: sexta-feira: 15.12.23

  1. No ambiente cultural: Sesc

08h30 – Credenciamento

09h30 – Abertura

10h00 – Palestra Magna

12h00 – Intervalo para o almoço

14h00 – Mesa 1: Escritores Sergipanos

Tema: Perspectiva da produção literária em Sergipe: avanços e desafios

16h00 – Mesa 2: Produção Historiográfica em Sergipe

Tema: O resgate da história: registro e materialidade

20h00 – Recepção para as Academias, premiações e noite de autógrafos

  1. Na feira dos escritores: shopping Peixoto

10h00 – abertura

22h00 – encerramento

 2º dia: sábado: 16.12.23

  1. No ambiente cultural: Sesc

09h00 – Abertura

10h00 – Mesa 3: O Movimento Cultural Maria Pereira

Tema: Era uma vez: a formação do jovem leitor

12h00 – Intervalo para o almoço

14h00 – Mesa 4: A preservação da memória sergipana

Tema: Museus e Memoriais: a salvaguarda da cultura material e imaterial

16h00 – Mesa 5: literatura digital

Tema: Mídias Digitais: um novo gênero literário

19h00 – Sessão Solene da AIL: entrega do “Troféu Falcão de Ouro”

21h30 – Encerramento

  1. Na feira dos escritores: shopping Peixoto

10h00 – abertura

22h00 – encerramento

3º dia: domingo: 17.12.23

  1. No ambiente cultural: Sesc

11h30 – Feijoada cultural

Na feira dos escritores: shopping Peixoto

10h00 – abertura

22h00 – encerramento

PELO TWITTER

 www.twitter.com/MPF_PGR

 MPF lança nova versão da Plataforma de Territórios Tradicionais.

 Quer saber mais? Acesse: https://mpf.mp.br/pgr/noticias-pgr2/2023/mpf-lanca-nova-versao-da-plataforma-de-territorios-tradicionais

 

Siga Blog Cláudio Nunes:

 Instragram

Twitter

 

  Frase do Dia

“A gente tá querendo paz, paz

O mundo precisa de paz, paz,

De objetivos iguais, mais

Amor dentro do coração.

A gente tá querendo paz, paz

Mais uma chance pra paz, paz,

Que os sentimentos de paz, paz

Acabem num abraço de irmão.” Trecho música Paz de Claudinho e Buchecha. Hoje, 14, se vivo, faria 48 anos. Morreu em 2002.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais