Constituicídio. Poucas e sábias palavras do sergipano Carlos Britto

                                                         Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
              “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.


Muitas vezes, um assunto delicado como o atual, envolvendo o insano presidente e a negação das urnas eletrônicas, é definido em poucas palavras. Do sergipano, Carlos Carlos Ayres Britto, ministro aposentado do STF pelo twitter:

17.07.22. Fundamental para ordenar o pensamento é entender que, na Constituição de 1988, não há um Supremo Congresso Nacional, menos ainda um Supremo Presidente da República, porém um Supremo Tribunal Federal. Fora dessa ordem que a própria Nação ditou, o que se tem é constituicídio.

18.07.22. É preciso não confundir: o bem do pluralismo com o mal do divisionismo; tomar posse no cargo com tomar posse do cargo; impedir o desgoverno com não deixar governar; fuga da sub-interpretação com interpretação desmedida; produção de neurônios com derramamento de bílis.

19.07.22. Brilho interior é sinônimo de sol de dentro. E como raia bonito o sol de dentro das pessoas sem nenhum preconceito, nenhum autoritarismo, nenhum apego ao Poder e totalmente chegadas aos mais pobres, à honestidade e ao meio ambiente.

Mais uma vez o grande constitucionalista Carlos Ayres Brito foi sucinto, objetivo e direto para defender a Constituição Federal mostrando o caminho dos homens de bem neste momento.


Tobias Barreto: Construtora e casa de luxo são flagradas furtando água. Sociedade quer saber o nome da construtora. Pela terceira vez somente este ano uma operação conjunta do SSP e Deso flagrou o furto de água no município de Tobias Barreto. Pelo jeito deve ter muito mais. Só vão parar quando os nomes dos figurões, da construtora e dos outros estabelecimentos das operações anteriores forem divulgados. A construtora furtava água para as obras de construção de imóveis. Um meliante destes pode ser chamado de empresário? Leia toda matéria da Infonet aqui:
https://infonet.com.br/noticias/cidade/construtora-e-casa-de-luxo-sao-flagradas-furtando-agua-em-tobias/

Polêmica no programa do Focca, em Itabaiana: Gilmar Carvalho afirma que Jackson Barreto pediu dinheiro a Edivan Amorim Só para lembrar: foi em Gilmar Carvalho que o então governador Jackson Barreto garantiu que jamais seria candidato e que se fosse ninguém votasse nele. Depois renunciou para ser candidato ao Senado e perdeu. Agora quer tentar de novo para completar três derrotas para o Senado e pedir música no Fantástico. A única incerteza não é a derrota, mas a música que ele escolherá, são várias opções. Em breve o blog fará uma enquete com os leitores. O vídeo de Gilmar no programa do Focca:  

 

 

 O Republicanos de Sergipe gastou a bagatela de R$ 31 mil com hambúrguer e refrigerantes para alimentar os participantes da convenção estadual do partido, realizada em 2018.  Blog do Jornalista Adiberto de Souza aqui na Infonet: informação foi publicada pela Folha de S. Paulo. Segundo o jornal paulista, naquele ano, o PRB – nome do partido na época – teve Ivan Leite como candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Eduardo Amorim (PSDB), que terminou a eleição com 20,5% dos votos válidos. O presidente do Republicanos, pastor Jony Matos, explicou que a compra dos sanduiches e refrigerantes foi uma forma que a legenda arrumou de facilitar a logística da convenção. Home vôte!

 

 

 

Roda de literatos Do jornalista e escritor Gilson Sousa: “Privilégio sem igual estar presente numa animada roda de conversa ao lado do maior poeta da história de Sergipe e um dos maiores do Brasil, Santo Souza. Na roda estavam ainda o jornalista Célio Nunes, o politico José Carlos Teixeira, ambos falecidos, além dos escritores Jackson da Silva Lima e Jeová Santana. Final dos anos 1980.”

 

 

 

 

 

Prefeito Adailton Sousa recebe visita do corregedor regional do TRF-5 Na manhã  de ontem, (20), o Prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa, recebeu, em seu gabinete, o corregedor regional do TRF-5, o desembargador Élio Wanderley de Siqueira Filho, e o juiz da Vara Federal de Itabaiana, Dr. Tiago Brasileiro.O objetivo da visita de cortesia foi estreitar os laços institucionais entre o Município e a Justiça Federal. Na oportunidade, o prefeito salientou a importância da vara federal em Itabaiana e reafirmou o compromisso de trabalhar em parceria.

Desenvolvimento O desembargador também conheceu o desenvolvimento do município nos últimos anos e as atrações turísticas. Também estiveram presentes durante a visita: a procuradora-geral do município, Márdilla Sousa de Queiróz; o sub-procurador, Romerito Trindade; o presidente da Câmara de Itabaiana, vereador Marcos Oliveira; o secretário de Agricultura, Erotildes de Jesus; a secretária de Turismo, Sônia Carvalho;  e o superintendente da SMTT Itabaiana, Diego Cardoso. 

Veículos Hoje, a partir das 7h, Amanhã, às 07h, na Praça Fausto Cardoso, a população itabaianense receberá, de forma oficial, 8 (oito)) veículos e 2 (duas) ambulâncias, que estarão à disposição da Secretaria Municipal de Saúde.

 

 

 

Prefeitura de Lagarto cancela inauguração de obra para evitar manifestação contra Hilda Ribeiro Fonte: Portal O Bolo é Grande: “Nessa terça-feira, 19, a Prefeitura de Lagarto cancelou a inauguração de um calçamento no Povoado Brasília, após informações de que a prefeita Hilda Ribeiro seria recebida por manifestantes. Segundo relatos de moradores, a prefeitura pavimentou duas ruas, mas não calçou a travessa que fica no meio dessas ruas. Os moradores vizinhos estão sendo prejudicados, pois a água que vem das ruas pavimentadas, acaba indo para a travessa, piorando o lamaçal no local.Revoltados, os moradores organizaram uma manifestação para reclamar uma solução, algo que não aconteceu, já que a gestão ficou sabendo do ato contra Hilda, e preferiram evitar o constrangimento. O secretário Municipal de Obras, Igor Batata, também era esperado, a fim de tomar providências cabíveis para solucionar o problema gerado.”

 

 

 

Senadora Maria recebe médica Mirene Morais para tratar sobre Cannabis medicinal Esclarecimento e conscientização: foi essa a tônica da visita realizada pela médica Mirene Morais, certificada internacionalmente em uso médico da Cannabis, à senadora por Sergipe Maria do Carmo Alves (PP). Durante a conversa, que ocorreu na residência pessoal da parlamentar, ela detalhou os principais compostos e benefícios da planta, que tem eficácia comprovada cientificamente contra sintomas de uma série de doenças crônicas e neurológicas, a exemplo da esquizofrenia, mal de Parkinson, epilepsia, artrite, câncer, entre outras.

Preconceito perecendo “É diante da construção de pontes através do diálogo e da compreensão que o preconceito perece. Fiquei profundamente honrada pela oportunidade de prestar esclarecimentos à senadora Maria, um nome de trajetória tão admirável na política nacional, que se mostrou extremamente aberta a ouvir sobre a Cannabis medicinal. Tivemos um excelente diálogo sobre o tema, essencial para avançarmos sobre a matéria no Brasil.  É preciso considerar que a planta é uma forte aliada na diminuição do sofrimento e dor de milhões de brasileiros”, explicou Mirene, que é pós-graduada em dor pelo Hospital Sírio-Libanês.

Utilização médica No encontro, Mirene expôs à parlamentar múltiplos aspectos da utilização médica da Cannabis. Entre eles, o papel de associações espalhadas pelo País que facilitam o acesso a medicamentos à base da planta, ainda muito inacessíveis no Brasil; promovem cursos e oficinas sobre a utilização para tratamentos de saúde, e mais. “Em geral, esses grupos são formados por pais e mães de crianças e adolescentes que sofrem com doenças crônicas e neurológicas, e que têm dificuldades para comprar as medicações. Esses remédios ainda são muito caros, pois, em geral, são importados. Por isso, chegam a poucos”, afirmou a médica.

Autoria de Fábio Mitidieri Nesse contexto, Mirene ressaltou para Maria a necessidade de regulamentação da utilização da Cannabis medicinal no Brasil. A médica citou o Projeto de Lei (PL) 399/2015, de autoria do deputado federal licenciado Fábio Mitidieri (PSD-SE), que regulamenta o plantio e o comércio da planta para fins médicos. “A proposição toca em um ponto importantíssimo, que é o Sistema Único de Saúde (SUS) sendo distribuidor de medicações à base de Cannabis, além de poder incluir a planta em suas Farmácias Vivas, que fornecem medicamentos fitoterápicos. O que está em jogo é a saúde e a qualidade de vida de uma parcela muito significativa da população”, disse ela. Aprovado em comissão especial em 2021, o PL está parado na Câmara. 

Avaliação A senadora Maria do Carmo Alves agradeceu a visita de Mirene, e se comprometeu a avaliar formas de fazer a pauta avançar no País. “Enquanto parlamentar, meu papel é ouvir o que a sociedade civil tem a dizer e entender quais são as suas necessidades. O que Mirene me explicou é de extrema valia, e me sinto grata por receber conhecimento tão valoroso. Analisaremos com mais profundidade a temática. Saúde é direito constitucional de todos os brasileiros, e devemos fazê-lo valer com todos os instrumentos possíveis”, destacou a senadora da República.

 Socorro: Semed promove seminário voltado para a cultura da infância Com o objetivo de capacitar os professores da Rede Municipal que atuam com a Educação Infantil, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu na segunda-feira, dia 18, o II Seminário da Educação Infantil. 

Valorização O Seminário intitulado “A arte de alfabetizar produzindo cultura”, é uma ação que complementa a proposta pedagógica implementada no ano letivo de 2022 que prioriza a “Valorização da Cultura da Infância”, apresentada pela Semed ao corpo docente e às equipes gestoras no mês de maio. “Com essas capacitações ofertadas pelos técnicos da Semed, todos os profissionais que atuam com a Educação Infantil, adquirem novos conhecimentos para que possamos transferi-lo para os nossos alunos”, destaca a professora Brenda Kerolle. 

Livros e brinquedos educativos Na oportunidade, os professores tiveram acesso aos livros e aos brinquedos educativos que serão implantados em cada unidade de ensino que oferta a Educação Infantil, além dos subsídios pedagógicos a fim de aprimorar a prática na elaboração do planejamento de aula com foco em vivências de experiências, que desenvolvam a aprendizagem à medida que consolida a cultura da infância. 

Capacitação A Secretária Municipal de Educação, Josevanda Mendonça Franco, ressaltou a importância da capacitação para os professores. “A primeira infância é o início de todos os processos de desenvolvimento. Desse modo, a preocupação com a melhoria da qualidade da prestação dos serviços educacionais faz parte do planejamento estratégico da Semed e da Rede Municipal. Sendo assim, reunimos os profissionais, discutimos as questões da nossa rotina e ajudamos os professores a executarem ações que promovam a melhoria da qualidade do ensino, para a contribuição do desenvolvimento da criança nessa primeira fase”, enfatiza.

 

Congresso Internacional de Cardiologia – Rede D`Or  –  05 a 06 de agosto 2022 (SP)Garanta sua vaga no Congresso Internacional de Cardiologia Rede D’Or. O evento foi planejado para oferecer aplicação prática do conhecimento por meio de discussões interativas de casos clínicos, palestras e workshops. Será uma oportunidade para o aprofundamento em temas de grande relevância para o dia a dia da assistência. Tudo isso com convidados nacionais e internacionais, além de estandes com tecnologias de última geração e lançamentos. Todas as medidas sanitárias serão tomadas para que os participantes desfrutem de um ambiente científico, social e saudável. Acesse agora: https://www.congressocardiologiador.com/

 Presenças Destaca-se não somente a presença de convidados internacionais já confirmados como Dr. Jeroen Bax (Universidade de Leiden e ex-presidente da ESC), Dr. Raffaele De Caterina (Pisa University Hospital) e Dr. Renato Lopes (Universidade de Duke) como também os diversos módulos dos mais diferentes temas. Os principais destaques do evento, além da cardiologia geral, ficam por conta de salas simultâneas à principal que abordarão arritmologia, imagem em cardiologia, qualidade assistencial e um curso prático de ultrassom para emergencistas e intensivistas. O evento contará com uma plenária maior e outras cinco amplas salas para estas atividades complementares. Veja o convite do conceituado cardiologista sergipano Antônio Carlos Sobral Sousa:

 

 

 

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

Atenção Prefeitura de Aracaju: em rua movimentada do Bairro Coroa do Meio morador resolveu tomar toda calçada com plantas. Quem fiscaliza? Cadê a mobilidade? As fotos ao lado foram enviadas por  moradores  da Rua Antônio Andrade, no Bairro Coroa do Meio, que diariamente vê pessoas se arriscando andando na rua porque um dos moradores resolveu tomar toda calçada com suas plantas. Além de impedir a passagem de pedestres num local que tem uma faculdade ao lado, escritório de advocacia e várias residências como será para um cadeirante? Cadê a fiscalização? Neste caso a Emurb precisa autuar o morador? Ou pode pedir para uma equipe da Emsurb retirar as plantas?

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Opinião – Transtorno da Paranoia Crônica, Por Clarkson Moura. Mais aqui.

 

 

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br  E FACEBOOK

 

 

Sarau no Coreto comemorará o seu 5º Aniversário

 A comunidade monte-alegrense se reunirá no próximo sábado, 23/07/22, a partir das 18h, para comemorar o 5º Aniversário do Sarau no Coreto. Esse projeto é fruto de uma ação da sociedade civil, cujo o intuito é incentivar a valorização e preservação das manifestações culturais de um povo ordeiro e trabalhador. Assim, as novas gerações conhecerão suas tradições e passarão a respeitá-las. Cabe ressaltar que o Sarau acontece mensalmente com temáticas variadas e necessárias como: autismo, meio ambiente, homofobia, violência contra a mulher, lenda, suicídio, profissões contemporâneas etc.

Para festejar a caminhada desse grandioso projeto haverá apresentação da Quadrilha Ouro Branco de Santa Rosa do Ermírio, Poço Redondo, teatro, recitações e música com os cantores locais (Cris Rodrigues, Jhony Fiel, Zuza, Humberto e José) e a dupla sergipana Chiko Queiroga e Antônio Rogério.

 O Sarau no Coreto tornou-se Patrimônio Cultural e Imaterial do município, através da Lei 44/2018, portanto cabe a cada cidadão (ã) mantê-lo vivo, apoiando e divulgando. Sendo assim, convidamos você a prestigiar este momento. Convide amigos, familiares e vizinhos. O Sarau no Coreto é de todos. 

 

 Carlos Alexandre N. Aragão

Professor e Idealizador do Sarau no Coreto

 

 

OPINIÃO

 O Medo da Morte. Por Antônio Samarone, médico sanitarista

Conheci Gutemberg Resende na adolescência. O filho de Zé Boleia era precoce. Um inteligência que beirava a anomalia. Deixou a escola e mergulhou nos livros. Ele foi o primeiro, entre os meus amigos, a descobrir a Internet.

 Depois de longa ausência, soube que o meu amigo de infância está aguardando a morte em um hospital de São de Paulo, com um câncer na garganta.

 Descobri o seu e-mail e estabeleci contato. Gutemberg há muito habita o ciberespaço, onde eu fui encontrá-lo.

 Antes de revelar o destino do meu amigo, peço paciência para relatar um pouco do e-mail que ele me respondeu.

 Gutemberg descobriu, lendo Kierkegaard, a dualidade paradoxal da existência humana: somos metade animal, verme alimento de vermes e metade simbólica. Somos um corpo material finito, pó, condenado a morte e, ao mesmo tempo, somos uma consciência infinita, criadora, uma mente que voa alto em busca da imortalidade.

 O corpo é a ruína dos esforços do espírito.

 A vulgaridade materialista acredita que a mente é uma função físico-química do cérebro e que a consciência perece com o corpo. Gutemberg reage furioso contra essa hipótese.

 O cristianismo prega que com a morte do corpo, a alma (consciência) se liberta para uma vida eterna no Paraíso, para os bens comportados. Os espíritas kardecista, enxergam novas chances para o espírito (consciência), que irão reencarnar. As religiões orientais apontam para o nirvana. As alternativas religiosas são muito simplificadoras, para a complexidade intelectual de Gutemberg.

 Buscou uma saída nos estoicismo. Leu as cartas de Sêneca a Lucilio, onde o filosofo aconselha ao amigo uma aceitação serena da morte. Não agradou a Gutemberg, ele busca a imortalidade.

 Achou a versão do sábio argentino Jorge Luís Borges, em seu conto “O Imortal” razoável. A consciência se imortaliza pela literatura, eternizando o espírito humano. Entretanto, a coletivização da imortalidade também não atende a indignação de Gutemberg.

 Quem chegou até aqui, ficará sabendo o caminho que ele encontrou para superar essa condição humana.

 Meu amigo Samarone, “somos a última geração a morrer. A imortalidade encontrou uma saída técnica. Que o diabo carregue esse corpo, ele não me pertence.”

 Aliás, continuou Gutemberg, com a posse científicas do genoma e os avanços da engenharia genética, poderemos clonar quantos corpos se fizerem necessários. O homem biológico se tornará uma curiosidade arqueológica.”

 Esse avanço pode ajudar, más não resolve!

 “O problema é outro: como imortalizar a consciência, o Eu, a mente, a alma? Com essa memória preservada em arquivos, em toda a sua complexidade, poderemos implantá-la em um outro corpo clonado ou mesmo em uma máquina robótica. Talvez a segunda alternativa seja mais segura.”

 “Eu conseguir captar a minha consciência, ela está em um arquivo, não muito grande. Se a tecnologia 5G já estivesse funcionando no Brasil, lhe mandaria pela Internet. A dificuldade atual, que logo será superada, é reimplantá-la em um corpo clonado ou em uma máquina. É o fim das demências e da morte.”

 A saída para a morte será técnica, e não demora.

 Eu ainda perguntei pela doença, o câncer na garganta. Ele me respondeu com desdém: “já me libertei do corpo há muito tempo. A carcaça ficara para os vermes, ou será cremada. Isso não me interessa.

 Vou mandar o arquivo com a minha consciência para você. Aliás, esse arquivo já está depositado no Olimpo, nas nuvens cibernéticas. Já vivo no ciberespaço há muito tempo. Lá continuarei.

 Adeus ao corpo!

OPINIÃO

   UMA VOCAÇÃO PELOS NECESSITADOS


— PADRE PEDRO —

“UM DOS ORGULHOS DA SERGIPANIDADE”

“Prefiro unzinho Padre Pedro a uma batelada ou carrada de ‘padres de moda’, na correta e atual expressão do Papa Francisco.” Por Clarkson Moura

“Jamais se pagaram os benefícios recebidos, no justo preço e no momento oportuno.” Joaquim Setanti

Exatamente, hoje, 21 de julho do corrente ano, faz 25 anos da partida definitiva do saudoso e boníssimo Padre Pedro — nosso “São Pedro” — deste plano existencial.

A tal predestinado “Servo de Deus” (foto abaixo), eu tive a honra e a satisfação de conhecê-lo, assim como de haver interagido, pessoalmente, com ele, por incontáveis vezes, quer cruzando com ele nas corriqueiras andanças pastorais pelos logradouros de Aracaju; quer consultando-lhe os sólidos e vastos conhecimentos da gramática e do vocabulário do “Latim”, língua-gênese dos chamados idiomas neolatinos, como o Português, com vistas a me dirimir frequentes e ocasionais dúvidas sobre essa importante língua, não obstante morta, oficial no âmbito do Estado do Vaticano, em efêmeros e diversos bate-papos informais.

Dessarte, diga-se de passagem, além de inatamente inteligente, polidisciplinarmente culto, taquifemicamente falante, fluentemente latinante e racionalmente convincente, Pedro Alves de Oliveira, vulgo Padre Pedro, nascido, em 3 de julho de 1904, na Cidade de Riachão do Dantas, sede do Município de igual nome, deste Estado de Sergipe, e ordenado em 8 de dezembro de 1928, por capricho do destino, dia consagrado a Nossa Senhora da Conceição, Padroeira da atual Arquidiocese desta Capital — atualmente desalojada pela conhecida “obra de Santa Engrácia”, que, durante mais de uma década, se arrasta a passo de “preguiça” na colossal, centenária e gótica edificação da Catedral Metropolitana de Aracaju, templo-mor da fervorosa e pertinente Freguesia mariana — era vocacionalmente religioso, exageradamente humilde e infinitamente caridoso.

Essa criatura bem-aventurada, de baixa estatura, de franzino corpo, de cabelos brancos, densos e lisos, de batina preta, desbotada e de colarinho puído, de óculos pretos “fundo de garrafa”, sem nenhum adereço, peregrinava diuturnamente pelas avenidas, ruas, travessas, vielas, becos etc. do centro, dos bairros, subúrbios, da periferia da “Grande Aracaju”. Todos os dias, sob sol ou chuva, a pé e a passadas rápidas, sempre, com um saco de pão nas costas, esse incansável e senil Pastor católico batia as “setes freguesias” e percorria os mais inacessíveis rincões desta Cidade, a abençoar os que lhe pedissem, ou não, bendição, a distribuir conforto espiritual, pães etc. entre transeuntes, perambulantes, mendigos, famintos, prostrados, ou seja, entre todos os tipos de moradores de ruas e de necessitados de bens materiais e/ou imateriais, com quem encontrasse pela frente, em suas jornadas benfazejas cotidianas.

Ainda que eu esteja equivocado, na minha modesta cognição teórico-eclesial, enquanto leigo, Padre Pedro se deixou transparecer-me ter sido precursor da revolucionária e progressista “Teologia da Libertação”, genuinamente latino-americana, concebida pelos teólogos Gustavo Gutiérrez (peruano) e Leonardo Boff (brasileiro), após o Concílio Vaticano II (1962-1965) e a Conferência de Medellín, Colômbia (1968), exegese teológica essa, “ab initio”, consistente, nada mais ou nada menos, na opção evangélico-cristã preferencial pelos excluídos no mais amplo sentido da Doutrina Social da Igreja Romana contemporânea, pós-Concílio Vaticano II, salvo melhor interpretação dos notórios teólogos e estudiosos dessa corrente teológico-cristã.

Pois bem, sob sucessivas lideranças episcopais e arquiepiscopais, esse Pró-homem sacrossanto soube ser, ao mesmo tempo, missionário, pastor, evangelizador, defensor dos oprimidos, pobres, miseráveis, injustiçados das dezenas de paróquias integrantes da circunscrição eclesiásticas, tanto da anterior Diocese de Aracaju, quanto da hodierna e sucessora Arquidiocese de mesmo nome.

Aliás — seja dito de bom lembrete — durante seu longevo ministério sacerdotal, foi Vigário nas cidades de Propriá, Rosário do Catete, Maruim, Santo Amaro das Brotas, Tobias Barreto e Arauá.

Ademais, como capelão do Hospital Santa Izabel, ao longo de mais 40 anos, costumava visitá-lo diariamente, a prodigalizar, sempre, a bem-vinda, indispensável e graciosa assistência espiritual aos pacientes e acompanhantes, através de orações, bênçãos e palavras de conforto. Gestos esses, imprescindíveis ao quadro clínico dos enfermos, assim como ao estado psicoemocional de seus familiares e visitantes, seja na mitigação das dores, incertezas e tristezas alheias, seja no efeito contributiivo para o tratamento e a cura das diversas doenças de que padecia o então público-alvo interno do importante Nosocômio sergipano.

Surgiu assim, prendado de virtudes peculiares, no limiar do século XX, neste “Sergipe del Pueblo” (como costumo chamá-lo), mais uma vida sacerdotal, dedicada exclusivamente à defesa dos dos mais necessitados, dos famintos, dos indefesos, abandonados, descartados, violentados, torturados, dos sem-teto, dos desassistidos, doentes, enfim: dos excluídos, explorados e marginalizados.

Ora, esse dignitário duradouro e infatigável, pelo que realizou por toda a extensão do seu anoso e profícuo ministério sacerdotal, faz por merecer todas as homenagens reservadas a um benfeitor e baluarte da Humanidade, a um herói anônimo, a um verdadeiro humanitário.

Inexplicavelmente, mesmo sendo refratário a holofotes, câmeras, títulos laudatórios e distinções honoríficas, o singular legado clerical e filantrópico desse homem de fé e ação, a despeito de notoriamente incomensurável, não foi objeto de documentário ou representação fotográfica, cinematográfica, dramatúrgica ou televisiva, nem, sequer, de registro biográfico ou narrativa literária.

Bem que eu concordo, nesse passo, com o eterno e universal Aristóteles, sábio grego, que, do inigualável de sua incontestável genialidade, oraculou: “O agradecimento envelhece rapidamente.”

A bem dizer, quanta falta insuprível esse legítimo “Servo de Deus”, Apóstolo da Igreja de Roma, continua a nos fazer, de há muito tempo, em diversos setores da vida pública e espiritual de nosso Estado, ainda carente da atuação efetiva e cooperativa da Doutrina Social da Igreja Católica Apostólica Romana.

Portanto, injunge-se-nos, aos católicos sergipanos — por um imperativo de gratidão, a justa recordação dos 25 anos do passamento desse saudoso religioso, credor de extenso rol de serviços de alcance social e de interesse público, além da ampla e notória assistência espiritual — destinando-lhe nossas autênticas preces de gratidão e invocando-lhe a indispensável intermediação com o Pai Divino em favor de todos nós, nestes momentos tão difíceis para toda a Humanidade.

Pelas sobejantes razões perfiladas e por outras tantas não resenhadas neste breve e modesto escrito, ouso proclamar-me admirador confesso, assim como testemunha ocular e auditiva do histórico e social legado desse vocacionado “Serviçal de Deus”.

Obrigado! Inolvidável benfeitor social, defensor dos desassistidos, dos sem-teto, sem-emprego, sem-justiça, e modelar Presbítero.

Quão imensa lacuna, sua santa bondade no-la tem feito!

Que Deus o conserve na “Mansão dos Bem-aventurados!

(Por Clarkson Ramos Moura)

PELO TWITTER

 www.twitter.com/hilde_angel Os jovens brasileiros estão dispostos e prontos para ir às ruas já. Basta um aceno, um sinal. Por que esse marasmo, esse silêncio, quando o ruído do golpe em movimento é estrondoso? Não estamos em festa. Vivemos um drama, uma tragédia num crescendo apavorante. Ruas já! #ruasjá

www.twitter.com/minc_rj Comandantes das Forças Armadas não endossam discurso do Bolsovírus contra sistema eleitoral, só os generais de pijama do entorno de Bolsonaro. A PF se pronuncia abertamente contra essa farsa e demonstra lisura do processo eleitoral. Tiro no pé!

www.twitter.com/BlogClaudioNun Leandro Assis e Triscila Oliveira hoje na FSP. Disseram tudo…

 

 

 

 

 

 

 

 

www.twitter.com/J_LIVRES Por Fer

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

www.twitter.com/ayres_britto  Há frases que têm por destinação o colo da eternidade. Uma delas:

“Se tens um coração de ferro, bom proveito. O meu, fizeram-no de carne, e ele sangra todo dia”

— José Saramago.

 

 

 

 

 

 

Frase do Dia

“O público não quer a verdade, mas a mentira que mais lhe agrade.” Fernando Pessoa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ouça a reportagem e compartilhe:

https://www.vaticannews.va/pt/mundo/news/2022-07/nigeria-ser-padre-hoje-dia-assustador-pelo-menos-50-sequestrados.html

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais