Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
E a Prefeitura de Aracaju, através da SMTT, está gastando tubos de dinheiro em uma “campanha de informação e conscientização” para explicar que a partir do dia 11, sexta-feira, as faixas exclusivas dos corredores do transporte urbano, em algumas avenidas, entrarão em atividade.
Algumas perguntas enviadas por leitores:
– Na Avenida José Carlos Silva – antiga Heráclito Rollemberg que vai do terminal do dia até o gelão, no conjunto Orlando Dantas, onde acaba o corredor, os ônibus irão para cima dos carros?
– Na rotatória da Avenida Hermes Fontes com Adélia Franco? Na antiga Telemar onde tem um posto de combustível. Como será? Os ônibus passarão pela esquerda e os carros terão que cruzar a faixa do ônibus para irem em direção ao Shopping Jardins?
– Quando o Ônibus que faz a linha do centro para a Zona Sul/Atalaia, chegar nas imediações da sede da AEASE, e o semáforo estiver fechado com a direita livre para quem entra na Avenida Sílvio Teixeira, o motorista do ônibus fará o quê? Sairá do corredor?
– E quando este mesmo ônibus chegar na entrada do farol da Unit e o semáforo estiver fechado para seguir para Atalaia, mas aberto o lado do corredor para entrar a direita? O motorista terá que sair do corredor ou ficará atrapalhando quem deseja entrar a direita?
– O ônibus da linha que vem pela Avenida Beira Mar e tem que ir para o Bairro Coroa do Meio, passando pelo Shopping RioMar. Vem pelo corredor a direita e quando chegar num semáforo (antes da ponte) terá que pegar a faixa dos carros para seguir para o Bairro Coroa do Meio.
– O ônibus que faz o roteiro Zona Sul ao centro ao chegar a Praça da Bandeira como será a partir daí? Ao chegarem ao final da Avenida Hermes Fontes, os ônibus seguirão pela Avenida Barão de Maruim até chegar ao terminal do mercado. Ou seja, perigo constante já que tem veículo transitando pela Avenida Hermes Fontes em direção a Avenida Pedro Calazans e para fazer a curva numa via apertada certamente os acidentes acontecerão.
– Os taxistas poderão usar as faixas exclusivas mesmo sem passageiros? E o UBER? Como diferenciá-los?
Essas perguntas vão dar oportunidade à SMTT pensar antes de começar a passar vergonha na próxima sexta-feira, 11.
A vulnerabilidade para o pedestre
O blog torce para que esteja errado, mas se fosse uma autoridade fiscalizadora teria pedido um estudo independente sobre os corredores, principalmente pela preocupação com a segurança dos usuários no acesso ao meio das avenidas onde estão os pontos de paradas.
Aracaju: Nitinho não descarta ser pré-candidato a prefeito Em entrevista ao jornalista Luz Carlos Focca, na Transamérica FM, o vereador Nitinho disse que vai começar a ouvir seus eleitores e a população de Aracaju sobre a possibilidade de ser candidato a prefeito. Questionado se pode sair do PSD para ser candidato a prefeito independente, Nitinho disse que não descarta, mas não tomará nenhuma decisão sem ouvir o governador Fábio Mitidieri porque ele tem um grande respeito e carinho.
Estudante Monitor O governador Fábio Mitidieri iniciou a semana com eventos de educação. Depois de participar de um Workshop organizado pelo TCE sobre o tema, ele acompanhou o primeiro encontro de estudantes monitores da rede estadual. O evento reuniu 6 mil jovens que recebem bolsa pelo programa e marcou o início do ano letivo na rede. Na ocasião, Fábio reafirmou compromisso com a educação pública. “Vamos transformar Sergipe por meio da educação. Participo de eventos com os alunos porque gosto de ouvir deles o que precisamos melhorar na rede”.
Fotos Após a solenidade, o governador permaneceu mais uma hora no Constâncio atendendo aos pedidos de fotos dos estudantes. Os jovens chegaram a formar fila para cumprimentar Fábio, que atendeu a todos com sorriso no rosto. Tá bem na fita o governador.
Cotado para prefeito O presidente da Câmara de Santa Rosa de Lima para o biênio 2023/24, o vereador Júnior Maia, vem se destacando em seu trabalho à frente do Legislativo Municipal, com uma série de ações positivas. Em menos de 7 meses à frente da Câmara, Maia foi o responsável pela reforma das novas instalações da Câmara Municipal, implantou o setor de Tecnologia da Informação (TI) para as transmissões das Sessões Ordinárias e a Galeria dos Presidentes.
Cotado para prefeito II Além disso, o vereador Júnior teve projetos aprovados, como o Código de Ética, Disciplina e Decoro Parlamentar. Todo esse trabalho, reconhecido pelos demais parlamentares e pela população, faz com que o nome do vereador Júnior Maia seja um dos cotados para a sucessão municipal.
Emília questiona valores exorbitantes de diárias pagas a servidores da PMA durante viagem ao exterior Cumprindo seu papel de fiscalizadora e sempre atenta a tudo que envolve a gestão, a vereadora Emília Corrêa (Patriota) usou suas redes sociais para expor valores altíssimos pagos, com recursos dos cofres públicos, para três servidores da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) que estão na China, durante 30 dias, participando de um seminário sobre Capacitação em Reestruturação do Comércio Exterior para Países de Língua Portuguesa. Até o momento, os três já somam R$150 mil só em diárias.
Prioridade da PMA “Um fato interessante é que, entre as pessoas, está o superintendente da SMTT, Renato Telles, mas esse evento tem a ver com trânsito? Além dele, estão Amanda Passos, filha do secretário de finança, e o diretor de inovação da PMA, Walter Andrade. Sem falar no alto valor todo pago com o dinheiro do povo, enquanto isso, as ruas e avenidas da cidade estão fazendo vergonha e ocasionando transtornos de buracos, pois quando resolvem fazer um serviço, é com material de péssima qualidade, a saúde um caos à parte, mas a prioridade é bancar uma viagem de funcionários ao exterior”, criticou a oposicionista.
Alto custo No vídeo, Emília ainda cita que outros estados, como Pernambuco, por exemplo, por causa do alto custo, enviou apenas um representante e outras nem chegaram a enviar. “Aracaju poderia seguir o exemplo e ter enviado uma pessoa também, mas, não, foram logo três. Têm cidades que nem enviou, para se ter ideia. Cada dia é uma novidade nesta gestão. Os valores e nomes de todos estão disponíveis no Diário Oficial para quem quiser ter acesso. Eu continuarei de olho. É minha função. É o dinheiro do povo sendo usado”, afirmou.
Yandra Moura entrega veículos e máquinas pesadas em Pirambu e Japaratuba A deputada federal Yandra Moura (União) esteve nos municípios de Pirambu e Japaratuba na tarde da segunda-feira (07) para entregar duas caminhonetes, uma retroescavadeira e uma motoniveladora (patrol) aos gestores municipais. Os veículos foram adquiridos através de convênio com a Codevasf.
Trajetória “Me lembro de quando o prefeito esteve em meu gabinete em Brasília solicitando essa Patrol, e estou muito feliz por estar em Pirambu acompanhando a entrega, lugar onde vivi grande parte da minha infância, começou a trajetória política da nossa família e que tem um lugar especial em meu coração. É muito gratificante poder contribuir com o desenvolvimento dessa cidade”, destacou a parlamentar.
CRAS O prefeito de Pirambu, Guilherme Melo, agradeceu a deputada pela destinação da motoniveladora e disse que outras máquinas estão por vir. “A deputada Yandra tem pensado muito em nosso município. Além da patrol, conseguimos com ela R$ 560 mil para a construção da sede do nosso Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Também já garantiu que irá destinar os valores para a aquisição dos equipamentos para montagem do CRAS, e também enviará recursos para a pavimentação em paralelepípedo dos nossos povoados”.
Japaratuba Já o município de Japaratuba foi contemplado com duas caminhonetes para a Guarda Municipal e uma retroescavadeira. “É até difícil falar sobre a deputada Yandra, mas posso dizer que ela tem sido uma grande revelação em tão pouco tempo. Com uma grande devoção e trabalho por Sergipe que começou na campanha, Japaratuba confiou e a fez a deputada federal mais votada da história do município. E o retorno disso chega com trabalho, que tenho certeza que continuará nos próximos anos”, afirmou a prefeita Lara Moura.
Japaratuba II “Eu lembro muito bem quando os agentes da Guarda Municipal me pediram para que a gente conseguisse viabilizar os carros para a instituição em um evento que acontecia no colégio. Então mobilizei minha equipe em Brasília e fomos atrás dos recursos, com muita alegria estamos cumprindo com a palavra e destinando os veículos e maquinário que contribuirá com a manutenção das estradas vicinais”, destacou a deputada Yandra Moura.
Workshop: Autoridades federais debatem a educação em Sergipe O II Workshop da Educação – boas práticas para uma educação transformadora, teve início na segunda-feira, 7, com mesa de discussão composta por autoridades do Governo Federal. Mediado pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE/RS) e presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Cezar Miola, o diálogo contou com a participação de Fernanda Pacobahyba, presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos pela Educação e Eliane Aquino, Secretária Nacional de Renda de Cidadania.
Experiências exitosas A conselheira Susana Azevedo realizou a abertura deste primeiro bloco de apresentações ao destacar experiências exitosas nas trajetórias de alunos e professores da rede pública, com exibição de documentário de autoria de estudantes do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, além de afirmar o que se desenhou como uma espécie de lema entre os participantes do evento: “Sem educação não existe cidadania”.
Relação entre os tribunais Em seguida, o conselheiro Miola traçou a importância da relação entre os Tribunais de Contas do país e o tema da educação. “Políticas públicas não são realizadas sem orçamento. Ao falar de orçamento, falamos de controle, não só por um viés formal, mas ao olharmos para os resultados que têm que se traduzir em meninos e meninas em ambiente escolar acolhedor, professores bem remunerados e capacitados, alimentação e transporte escolar”.
Panorama A partir desse ponto teve início a apresentação de Priscila Cruz, com a demonstração de um panorama de desenvolvimento das políticas públicas de educação no país. A convidada demonstrou esse processo histórico partindo dos anos 90, com o início na universalização do acesso; seguida pelo foco na qualidade de aprendizado, nos anos 2000, até o ponto em que se encontra atualmente, com busca pela equidade, o que ela explicou como “dar mais condições a quem tem menos, um trabalho de intencionalidade na redução da desigualdade”.
Estratégias Ela ainda elencou estratégias para alcançar este fim: financiamento, por meio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb); aspecto pedagógico, com prioridade para as relações étnicos raciais – o que ela chamou de “a maioria minorizada”; gestão, por meio do pacto de políticas em âmbitos federal, estaduais e municipais e o posicionamento da primeira infância no topo das prioridades.
FNDE Fernanda Pacobahyba exibiu ao público o funcionamento do FNDE, órgão responsável pela maioria das ações e programas de educação básica, principalmente. A presidente apresentou os orçamentos de 2023 para cada um dos programas executados pelo Governo Federal, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE) e o foco da sua atenção neste evento, a retomada de obras inacabadas e paralisadas na educação básica. “No país inteiro temos 3.500 obras paradas, aqui em Sergipe foram contabilizadas 45 delas, sendo 21 creches e 29 municípios. Queremos que esses municípios indiquem a possibilidade de continuidade dessas obras, por meio do nosso sistema e dentro do prazo, pois a comunidade precisa daquele equipamento”, explicou Pacobahyba.
Ferramenta primordial Por fim, Eliane Aquino explicou aos presentes como o cadastro único preenchido adequadamente pelos municípios torna-se ferramenta primordial para a boa implementação de políticas públicas, como é o caso do Bolsa Família. Além disso, demonstrou como o programa está em sintonia com políticas de educação. “Ao exigir frequência escolar mensal, as crianças do Bolsa Família precisam comparecer às aulas. E essa sintonia vai além, porque o programa possibilita transferência de renda às famílias mais pobres, que podem comprar material escolar, alimentar-se melhor e tirar as crianças da casa do trabalho infantil”.
Elo O conselheiro Miola reafirmou o apoio dos Tribunais de Contas a todas as políticas públicas de educação demonstradas durante o painel. Também colocou a Atricon à disposição para ser um elo entre os municípios e o FNDE na questão das obras paralisadas e na competente elaboração do cadastro único, com foco em auxiliar o Programa Bolsa Família. Por fim, os participantes responderam questões do público e receberam os certificados do evento pelas mãos da conselheira Susana Azevedo, idealizadora do evento.
Rede credenciada ao CONIVALES realiza mais de 130 mil procedimentos de saúde Somente no primeiro semestre deste ano, o Consórcio Intermunicipal do Vale do São Francisco (CONIVALES) realizou, através da rede credenciada, mais de 130 mil procedimentos de saúde direcionados para pacientes encaminhados pelos municípios consorciados e conveniados, com a oferta de exames e consultas.
44 municípios O CONIVALES é um consórcio público e uma iniciativa que reúne, atualmente, 44 municípios do estado de Sergipe em busca de soluções conjuntas na área da saúde e da alimentação escolar, visando oferecer melhores atendimentos de saúde e com a redução de custos para as administrações públicas municipais.
Mais de 100 mil procedimentos Com a ampla rede credenciada, exatamente 132.902 procedimentos foram realizados, entre exames e consultas especializadas. Foram ofertadas consultas com angiologistas, ginecologistas, urologistas, ortopedistas, neurologistas, cardiologistas, endocrinologistas, otorrinolaringologistas, entre outras especialidades, além da realização de exames laboratoriais, ressonância, tomografia, ultrassonografia, radiografia, endoscopia, entre outros procedimentos.
Números O presidente do CONIVALES, Franklin Freire, também prefeito de Amparo de São Francisco, explica que todos os municípios que integram o consórcio têm acesso aos atendimentos, mas que este número representa o quantitativo de procedimentos encaminhados por apenas 29 municípios. “O nosso objetivo é garantir que os cidadãos tenham acesso a uma rede de saúde eficiente, reduzindo as filas de espera e proporcionando um atendimento ágil e adequado. O elevado número de atendimento apresentado, é um reflexo do compromisso e dedicação das gestões municipais, dos profissionais de saúde envolvidos, bem como da efetividade do consórcio em proporcionar serviços de saúde de qualidade para a população. Essa conquista demonstra a importância do trabalho em conjunto e da busca por soluções integradas na área da saúde, visando o bem-estar e a promoção da saúde dos sergipanos”, ressaltou o presidente.
Rede credenciada O superintendente do Consórcio, Marcos Barroso, lembra que a entidade está credenciando clínicas, laboratórios e hospitais de todo o estado, através do edital de Chamamento Público, para ampliar a oferta de exames, procedimentos e consultas.
Mais de sete mil beneficiários do agreste sergipano são atendidos pelo Ipesaúde em Itabaiana Os usuários do Ipesaúde no agreste sergipano contam com atendimento médico e odontológico na unidade no município de Itabaiana, que atende 7.500 beneficiários. Em 2023, já foram realizadas 13.065 consultas, nas especialidades de clínica geral, ginecologia, pediatria, nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional e odontologia. A unidade, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, também oferta o exame de Papanicolau, preventivo do câncer do colo de útero, durante a consulta ginecológica.
Clínicas na região Além dos atendimentos disponibilizados na sede da regional os beneficiários também contam com a rede credenciada de clínicas na região, com a realização de inúmeros exames e consultas em outras especialidades como: gastrologia, cardiologia, ortopedia, hepatologia, cirurgia geral, urologia, otorrinolaringologia, mastologia e pneumologia. Dessa forma, os usuários não precisam se deslocar a Aracaju com tanta frequência. O Ipesaúde de Itabaiana vem cada vez mais ganhando reconhecimento pelos bons serviços prestados aos beneficiários que residem na cidade e na região. A confiança no trabalho realizado pelos profissionais se comprova pelos depoimentos de quem faz uso dos serviços.
Atendimento aprovado A professora aposentada Josefa Ferreira de Almeida é beneficiária do Ipesaúde desde a década de 90. Ela reside em Pedra Mole e busca a unidade de Itabaiana para realizar sessões de fisioterapia. “Adoro o serviço, as meninas são muito educadas, me recebem muito bem. Não tenho o que dizer daqui. Eu venho aqui duas vezes por semana. Para mim o serviço é nota 10. Além da fisioterapia, ela também marca consultas médicas e realiza exames.
Atendimento aprovado II A também professora, servidora da Diretoria Regional de Educação da região agreste de Sergipe (DRE-3), Maria Melo é paciente oncológica e disse que no seu tratamento junto ao Ipesaúde, no geral, não faltou nenhum recurso. Ela tanto utilizou os serviços da rede credenciada como da rede própria. Nos serviços da rede credenciada, ela realizou o tratamento de quimioterapia no Núcleo de Oncologia da Cemise. A radioterapia e a braquiterapia foram feitas na Clinradi. “São tratamentos que chegam a valores muito altos e não ocorreu nenhum empecilho para serem realizados”, garantiu a beneficiária.]
Lançamento do Livro “Maçonaria para Todos Três” pela Academia Maçônica Sergipana de Ciências Letras e Artes A Academia Maçônica Sergipana de Ciências Letras e Artes, por sua presidência , tem o prazer de anunciar o lançamento do livro “Maçonaria para Todos Três”. O evento contará com a presença de membros da comissão organizadora, incluindo Valtênio Paes de Oliveira, Gilberto José Costa Silva, Marcus Everson Santos e Jorge Antônio Vieira Gonçalves. Será no dia 18 de agosto, às 19h, na Biblioteca Pública, com apresentação do Coral Maçônico.
Sobre o Livro “Maçonaria para Todos Três” é a terceira obra de uma série iniciada em 2020, com o segundo volume lançado em 2022. Escrito por 32 maçons do Grande Oriente do Brasil/SE, da Grande Loja Maçônica de Sergipe e da COMAB, o livro aborda temas variados sobre o pensamento de maçons na sociedade atual. Objetivos da Obra: Desmistificar a ideia de setores da população sobre a Maçonaria; Proporcionar beneficência às comunidades necessitada e Promover a cultura, a ciência e a arte na comunidade. O evento conta com o apoio da Grande Loja Maçônica do Estado de Sergipe, Grande Oriente do Brasil/SE e COMAB. Para mais informações, por favor, entre em contato com a organização do evento. Fone – (79) 9 9972-7739.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018
PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK
ESPECIAL
3ª Romaria e Festa de Santa Dulce dos Pobres acontecerá de Candeias a Malhador
Organização do evento prepara estrutura para público que deve superar a marca do ano passado, onde mais de 5 mil pessoas tomaram a SE 245
Sucesso em sua primeira realização, a peregrinação, novenário e festa de Santa Dulce dos Pobres será realizada mais uma vez no município de Malhador, cidade da qual a freira baiana foi nomeada pela arquidiocese de Aracaju como co-padroeira em solenidade realizada no ano de 2021. Entre os dias 18 e 26 de agosto, estará sendo realizado o novenário, no dia 27, um domingo pela manhã, será realizada a peregrinação que novamente sairá do povoado Candeias, em Moita Bonita, em direção a Malhador e ao decorrer do domingo será realizado o encerramento da festividade.
“Em 2021 tivemos a entronização da imagem, com novenário e carreata que saiu de Itabaiana a Malhador. Em 2022 tivemos a primeira peregrinação que foi um grande sucesso de público. Para 2023, já estamos com a programação preparada para recebermos um número de devotos ainda maior. Santa Dulce se tornou beata por conta de um milagre que aconteceu em Itabaiana com pessoas de Malhador e sem dúvidas será mais um momento de fé, alegria e de muitos milagres”, lembra o padre Adeilson Almeida, pároco do município.
O projeto de turismo religioso de Santa Dulce em Malhador nasceu de uma parceria da Prefeitura Municipal com a Igreja Católica, com o objetivo de fomentar a geração de renda na região.
Para o prefeito Assisinho, que tem uma relação familiar direta com a causa por ser filho da miraculada, o momento é de ainda mais preparo para as celebrações. “No ano passado cerca de 5 mil pessoas estiveram presentes na primeira edição, o que foi surpreendente para organização, que esperava cerca de mil pessoas, neste ano, a expectativa é ainda maior.
Preparação
Artesãs e artesãos da cidade já se preparam para a produção de peças específicas para serem comercializadas na data. Para Cilene Bezerra, artesã, “a primeira edição foi um sucesso e a segunda, com certeza, trará ainda mais oportunidades para cada malhadorense que trabalha com o artesanato. A iniciativa, sem dúvida nenhuma, já é um grande sucesso e também nos proporciona um momento de fé e reflexão”.
Dulce em Sergipe
A história de Santa Dulce dos Pobres, a primeira santa brasileira, possui uma conexão profunda com o estado de Sergipe. Em 1933, no município de São Cristóvão, ela se tornou freira e dedicou toda a sua vida ao cuidado dos menos afortunados. Após seu falecimento em 1992, em Salvador (BA), os católicos solicitaram à Igreja um reconhecimento oficial por sua notável trajetória.
Em 2001, uma malhadorense enfrentou uma grave hemorragia na Maternidade São José em Itabaiana, porém, uma cura inexplicável foi relatada. Depois de anos de investigações pelo Vaticano, o milagre foi atribuído à intercessão da freira baiana, e ela foi beatificada em 2011 pelo Papa Bento XVI. Finalmente, em 2019, a freira foi canonizada pelo Papa Francisco e se tornou uma santa.
PELO TWITTER
Lamentamos a morte da inspiradora atriz Aracy Balabanian.
Aracy era brasileira, filha de refugiados armênios.
Seu legado artístico é um exemplo de como as pessoas refugiadas podem contribuir com as sociedades que as acolhem.
Siga Blog Cláudio Nunes:
Frase do Dia
“Poucos são os que nunca tiveram uma oportunidade de alcançar a felicidade e menos ainda os que aproveitaram essa oportunidade.” André Maurois.
O Papa Francisco enviou uma carta aos sacerdotes da Diocese de Roma, nesta segunda-feira (07/08). Na missiva, o Pontífice renova o seu agradecimento aos sacerdotes pelo seu testemunho, pelo seu serviço, pelo bem oculto que fazem, pelo perdão e consolo que dão em nome de Deus. “Obrigado pelo seu ministério, que muitas vezes se realiza no meio de tanto esforço, incompreensão e pouco reconhecimento”, escreve ainda o Pontífice. Ouça e compartilhe: