Crônica Sobre velhice, fama enganosa e solidão

                                  Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
   “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“A última cena de todas,
Que encerra esta estranha e agitada história,
É a segunda infância e o mero esquecimento,
Sem dentes, sem olhos, sem gosto, sem coisa alguma.”

William Shakespeare – As you like it

Texto  Sônia Zaghetto  março 2025

O que morre primeiro? O homem ou o mundo ao redor?

Gene Hackman morreu antes de seu coração parar de bater.

Teve fome. Teve sede.

E ninguém veio.

E então Gene Hackman, o grande Gene Hackman, morreu. Não de doença, não de fome. Morreu de esquecimento. Qual a verdadeira morte? A do último suspiro ou a do instante em que ninguém percebe a sua falta?

Gene Hackman morreu sozinho. Um dia, todos nós estaremos solitários no momento do encontro com o nosso destino final. É inevitável. Mas para Gene a morte chegou de um jeito mais lento, mais esquecido e doloroso. Ninguém bateu à porta. Nenhum amigo ligou. Nenhum familiar estranhou a ausência.

Betsy, sua esposa, morreu primeiro. Hantavírus. Uma doença rara, transmitida pelo pó das fezes de roedores. Pouco antes ela foi à farmácia e levou o cãozinho ao veterinário. Não sabia que aquelas eram suas horas finais, que seria abatida por algo mortal carregado pela poeira invisível, das coisas que existem e não se veem. Um dia ela estava ali, no outro não. Talvez tenha passado a manhã dobrando roupas. Talvez tenha planejado o jantar. E então veio a febre, o cansaço, o nada. De repente, o fim. Fulminante, sem aviso, sem tempo para despedidas e providências.

Gene ficou sozinho, sem entender. Por sete longos dias, perambulou pela casa sem saber o que fazer, sem lembrar como agir. Aos 95 anos, o Alzheimer já havia apagado parte de sua memória e a capacidade de pedir ajuda. Talvez tenha, no fundo da mente, sentido o vazio. Talvez tenha chamado por Betsy. Mas isso não se soube ou saberá, porque ninguém estava lá.

Ninguém veio.

O que acontece quando um homem se torna invisível?

Gene Hackman foi um dos maiores atores de Hollywood. Um ícone. O rosto duro, a voz grave, o talento bruto. Interpretou presidentes, assassinos, heróis. Foi duas vezes vencedor do Oscar, amado pelo público, respeitado pelos colegas. No auge da carreira, era forte, imbatível, voz que não tremia. Mas o que isso significa quando se tem 95 anos e se está sozinho e desamparado em casa? Quando a memória se apagou, o corpo está fragilizado e os amados ausentes?

A fama é um engano que o tempo desfaz.

O que resta quando o telefone para de tocar? Quando as pessoas presumem que você não quer ser incomodado? Quando a casa grande e confortável se torna um território de esquecimento?

De que vale um nome célebre quando se está idoso, doente e só?

A solidão não chega de repente. Ela começa no dia em que ninguém mais pergunta como você está. No dia em que as pessoas supoem que você já tem tudo, que está bem. O esquecimento vem devagar. Constrói-se aos poucos, como uma casa onde ninguém entra.

Gene – que não se dava ares de celebridade – buscou se distanciar de Hollywood. Escolheu o isolamento, apostou que a esposa, trinta anos mais jovem, o assistiria até o final. Acreditou que não precisava de um cuidador, enfermeiro ou outros empregados. Porém, o que durante muito tempo foi bênção, converteu-se em armadilha. A casa grande ficou menor. O silêncio ficou maior. A porta ficou fechada.

Ninguém bateu.

E o homem um dia visto por milhões, partiu sem que ninguém olhasse.

A solidão dos que vivem muito por vezes me assusta. A velhice é um país estrangeiro e inóspito. Ninguém quer visitá-lo sem garantias e medidas de segurança, mas poucos são os que ousam pensar no que acontecerá quando os dias se tornarem longos demais e as noites silenciosas em excesso. Raros são os que tomam decisões conscientes para que a vida não se dissolva quando não houver mais reuniões de trabalho, estreias, jantares com amigos, idas ao cinema.

Recolho em mim cada lição dessa tragédia: morrer é um caminho sem testemunhas; a fama, uma ilusão que se desmancha na poeira; o sucesso, um eco que não se sustenta; e escolhas para a velhice devem considerar vários cenários, pois a vida é mutável e imprevisível. Ela nos surpreende em uma esquina qualquer, com a sua maleta transbordante de espantos.

No fim, somos casas sem luz se não há quem bata à porta.

Uma reflexão

O que aconteceu com Gene Hackman e Betsy não foi apenas uma tragédia pessoal, mas uma advertência dolorosa para a coletividade. Um retrato do que pode acontecer quando envelhecemos, o mundo segue adiante e nós ficamos para trás, presos em nossas decisões.

A solidão da velhice não escolhe classe social. Assim, é imperativo adequada preparação para o momento em que se pode perder a autonomia. Pôr em ordem a documentação, estabelecer rotinas de checagem e de alerta se ocorrerem acidentes ou doenças; informar família e amigos sobre o que devem fazer em caso de perder o controle da própria mente.

 

Queda no desemprego A taxa de desocupação em Sergipe atingiu o menor patamar desde o início da série histórica, iniciada em 2012, alcançando 7,7% nos último trimestre deste ano. Os números fazem parte da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (Pnad Contínua), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e publicada na última sexta-feira, 14. O resultado é o melhor já alcançado pelo estado e destaca os bons resultados de ações do Governo do Estado para gerar emprego, renda e oportunidades para a população.

 Queda no desemprego II Outro destaque da pesquisa é a queda da informalidade em Sergipe. No último trimestre, o índice diminuiu para 47,5%, o menor já alcançado pelo estado em uma década. A Pnad mostra ainda que o sergipano está ganhando mais dinheiro. Segundo os dados do estudo do IBGE, a renda média mensal recebida pelos trabalhadores foi de R$ 2.905 no terceiro trimestre deste ano. Esse é o maior valor entre os estados do Nordeste e representa um crescimento de 19,6% em relação ao mesmo período de 2024.

TCE realizará amanhã, 18,  solenidade de outorga das honrarias “Gumersindo Bessa”, “Amigo do Tribunal” e “Mérito Cultural Conselheiro Carlos Pinna” O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) realizará amanhã, 18, às 9h, em seu auditório, a Solenidade de Outorga do Colar e do Diploma do Mérito “Gumersindo Bessa”, da Medalha e do Diploma “Amigo do Tribunal” e da Medalha e do Diploma do Mérito Cultural “Conselheiro Carlos Pinna”.A cerimônia será conduzida pela presidente da Corte, conselheira Susana Maria Fontes Azevedo Freitas, e contará com a presença de conselheiros, membros do Ministério Público de Contas, autoridades civis, militares e eclesiásticas, além de familiares e convidados dos homenageados.

Honraria Instituída em 1989, a honraria Gumersindo Bessa é a mais alta distinção concedida pelo TCE/SE. Criada pelo então presidente conselheiro José Carlos de Sousa, a comenda homenageia personalidades que contribuem de forma relevante para o desenvolvimento social e institucional de Sergipe. Durante o evento também serão entregues a Medalha e o Diploma “Amigo do Tribunal”, distinção criada para reconhecer pessoas físicas ou jurídicas que se destacam por ações em prol do Tribunal de Contas ou da sociedade sergipana, em consonância com os valores e princípios da instituição.

Mérito Cultural A solenidade marcará ainda a entrega da Medalha do Mérito Cultural “Conselheiro Carlos Pinna”, instituída em homenagem ao conselheiro Carlos Pinna de Assis, falecido em 2023. A honraria tem o objetivo de reconhecer e perpetuar o legado de quem atua na promoção da cultura, da educação e do controle público, reforçando o compromisso do TCE/SE com a valorização da cultura e da identidade sergipana.

Reconhecimento e respeito Segundo a presidente Susana Azevedo, a cerimônia é um momento de celebração e reconhecimento: “As homenagens traduzem o respeito e a admiração do Tribunal por todos aqueles que, com dedicação e compromisso, contribuem para o fortalecimento das instituições públicas e para o desenvolvimento do nosso Estado”, destacou.

 Reconhecimento e respeito II  A lista de agraciados inclui autoridades, servidores, gestores públicos e representantes da sociedade civil, distribuídos nas três honrarias: Colar e Diploma do Mérito “Gumersindo Bessa”, Medalha e Diploma “Amigo do Tribunal” e Medalha e Diploma do Mérito Cultural “Conselheiro Carlos Pinna”.

Obras da Ponte Godofredo Diniz avançam a partir desta segunda-feira, 17 A Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT) e da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), informa que a partir desta segunda-feira, 17, a obra de duplicação da Ponte Godofredo Diniz entrará em uma nova fase, e convida a imprensa para ir até o local ouvir os gestores das pastas envolvidas, que irão detalhar sobre a nova etapa da obra e as alterações que ocorrerão no local.

Estrutura Esta segunda etapa  inclui a cravação das estacas metálicas no leito do rio, o encamisamento e a armação das estacas, seguidos do processo de concretagem. Com o avanço das obras haverá, também, alterações na circulação de pedestres, ciclistas e veículos. Com a instalação de tapumes no calçadão, pedestres e ciclistas deverão circular pelo lado oposto da via enquanto durarem os trabalhos. 

Mina de potássio O governador Fábio Mitidieri se reuniu com representantes da VL Holding, que adquiriu recentemente os ativos da antiga Mosaic Fertilizantes e opera em Sergipe sob o nome de Stratos Mineração. Com a chegada da nova operadora da mina de potássio de Rosário do Catete, a expectativa é que haja expansão da capacidade produtiva e modernização da estrutura da única mina subterrânea de potássio em atividade no Hemisfério Sul.

 Ambiente de negócios favorável Na reunião no Palácio dos Despachos, os representantes da empresa destacaram a localização estratégica do complexo e o potencial do estado para o fortalecimento da cadeia de fertilizantes. O diretor-presidente da Stratos, Daniel Moreira, agradeceu o apoio do governo e destacou a qualificação da equipe local. Para o secretário estadual Valmor Barbosa, o complexo é um dos principais ativos do país para o setor de fertilizantes. O governo reafirmou o compromisso com a política industrial e lembrou que o PSDI já beneficia mais de 330 empresas, gerando 32 mil empregos diretos e R$ 1,7 bilhão em investimentos previstos até 2025.

Dívidas de impostos com desconto O Governo do Estado iniciou o Refis 2025, programa que possibilita a regularização de débitos de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) com condições especiais. Para IPVA e ITCMD, os descontos chegam a 90% em juros e multas, com parcelamento de até 48 e 60 meses, respectivamente. As adesões podem ser feitas até 26 de dezembro de 2025 no site da Sefaz. O ITCMD também terá alíquotas temporárias reduzidas para 3% em heranças e 1% em doações. O Refis já garantiu a recuperação de R$ 69 milhões ao Estado.

 

 

 

 

 

 

 

Consciência Negra: TJSE realizará evento ‘Afrofuturismo – pelo direito de sonhar’ amanhã, 18 Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, feriado nacional celebrado em 20 de novembro, o Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), através do Comitê de Equidade de Gênero e Raça (Comeger) e com apoio da Escola Judicial de Sergipe (Ejuse), realizará um seminário com o tema ‘Afrofuturismo – pelo direito de sonhar’. O objetivo do evento é valorizar a ancestralidade das pessoas pretas, promover a equidade racial e fortalecer a cultura afro-brasileira no âmbito do Poder Judiciário.

 Programação A programação, que contempla apresentação de dança, exibição de curta-metragem, discussões, feira preta e oficina de turbantes, ocorrerá no dia 18 de novembro, terça-feira, a partir das 8 horas, no Palácio da Justiça. Na abertura solene será realizada uma homenagem ao juiz de direito do TJSE Edinaldo César Santos Júnior, que faleceu em junho deste ano. À época, ele ocupava o cargo de juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), dedicando grande parte da sua carreira a questões relacionadas a raça, gênero e direitos da criança e do adolescente. O evento é gratuito e aberto ao público. Para servidores e magistrados, as inscrições podem ser feitas através da plataforma Ejuseweb. Já o público externo deve preencher um formulário do Google Forms.

ICMS Dívidas referentes ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) também podem ser negociadas junto à Sefaz. A negociação inclui débitos contraídos até fevereiro de 2025, com abatimento de até 95% e parcelamento em 60 meses. Para negociações do ICMS, o prazo de adesão vai até 12 de dezembro.

Fasc 2025 De 20 a 23 de novembro, São Cristóvão realiza a histórica 40ª edição do Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc), que ocupa o Centro Histórico com teatro, dança, cinema, literatura e grandes shows gratuitos. Neste ano, o Governo de Sergipe é co-realizador do evento por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), reforçando o compromisso com o fomento à cultura no estado.

GACC Sergipe é uma das 100 Melhores ONGs de 2025  Maior premiação do terceiro setor brasileiro, o Prêmio Melhores ONGs anuncia as 100 organizações brasileiras vencedoras em 2025. O Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Sergipe (GACC-SE) está na lista das 100 Melhores ONGs do Brasil. A instituição está em atividade em Sergipe há 26 anos acolhendo com humanização crianças e adolescentes que estão em tratamento contra o câncer infantojuvenil.

 Princípios e valores “Sabemos que processos de melhorias em uma organização bem profissionais são  contínuos e prezado pelos nossos princípios e valores sempre buscamos aplicar nas ações e juntos a equipe o nível de maturidade, de credibilidade e de referência que conquistamos nesses 26 anos. Estar entre as 100 melhores Ongs do Brasil pela terceira vez é muito gratificante, ser certificada nacionalmente nos enche de orgulho e a certeza que estamos trilhando uma caminhada de muito amor, humanização, respeito e responsabilidade. Gratidão aos nossos doadores, parceiros, voluntários e humanizadores”, comemora Ulla Ribeiro, fundadora e gerente geral do GACC.

Organizações Na lista completa, que já está disponível no site premiomelhores.org, é possível conhecer o nome das organizações reconhecidas por suas boas práticas em quesitos como governança, transparência, comunicação e financiamento neste ano. “Estar entre as 100 melhores ONGs do Brasil é fruto de um trabalho realizado com muito amor, dedicação e um compromisso verdadeiramente social. Atuamos pautados pela causa, pelo respeito ao próximo e pela busca constante do melhor para nossos acolhidos, administrando com responsabilidade cada doação de quem nos ajuda a transformar vidas”, orgulha-se Fred Gomes, diretor de Relações Institucionais.

Processo detalhado As premiadas da nona edição do Prêmio, realizado pela Certificadora Social e Ambev Voa, com o patrocínio do Mercado Pago, Doare e Prosas, foram escolhidas a partir de um processo detalhado de inscrição e análise, que inclui perguntas sobre os pilares de atuação e gestão de uma organização social. Os dados enviados foram analisados por uma banca de jurados convidados, entre eles professores, pesquisadores, jornalistas e lideranças sociais do país, além do apoio da Fundação Getulio Vargas na análise documental. Os destaques nas categorias especiais serão conhecidos durante a cerimônia oficial de premiação em dezembro. Além das 100 melhores, serão premiadas as melhores ONGs por estado, causa, as melhores de pequeno porte e a Melhor ONG do ano.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).

PELO E-MAIL  claudionunes@infonet.com.br 

Siga Cláudio Nunes no Instagram

https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/

Siga Cláudio Nunes no X

https://x.com/BlogClaudioNun

Siga Cláudio nunes no Blueskay

https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social

 

Frase do Dia

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais