Da rebeldia praticada em defesa da verdade e contra a servidão

                                   Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
                       “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Lamentavelmente, em Sergipe del Rey, a opinião pública – em sua grande parte – prefere aceitar a mentira porque é fraca, mole e sempre escolhe o caminho de acreditar em qualquer coisa.

Sergipe del Rey é um estado onde muitos escolheram o caminho de viver na servidão para não enfrentar um sistema que, em sua grande maioria, privilegia pessoas que estão nos tentáculos dos poderes desde antes da redemocratização do Brasil.

Para se ter uma ideia, ainda há um ex-gestor, que passou 40 anos em diversos cargos eletivos, que se “gaba” para os amigos próximos e sobrinhos que recebe desde a década de 80 um “pro-labore” de um empresário que aportou graças a ele em Sergipe del Rey.

O blog continuará nesta saga tentando mostrar que caráter e verdade se confundem quando se está disposto a enfrentar a corrupção.

Fidelidade à verdade. Coragem e resiliência. Simples assim!

Turismo: diálogo, pragmatismo e a lembrança de um péssimo passado recente No início do atual governo Mitidieri, este espaço talvez tenha sido o único que ponderou sobre a indicação de um político e empresário, Marcos Franco, para comandar a área do turismo, a quem o blog desejou sorte, já que este jornalista está ressabiado com a gestão anterior, que foi uma das piores da área do turismo sergipano.

Novo rumo para o turismo Diferente do que o blog pensava, a área do turismo tem um gestor, mas, na verdade, pelas ações realizadas nestes primeiros seis meses, o governador Fábio Mitidieri chamou para si a responsabilidade de mudar o rumo do turismo em Sergipe. Um exemplo foi a ampliação dos festejos juninos e o resgate do slogan “Sergipe é o País do Forró”, cujo vídeo promocional – feito pela equipe da Secretaria da Comunicação Social – emocionou e exacerbou o sentimento de sergipanidade.

Resiliência de toda cadeia do turismo Essa ação do governador, em inserir o turismo como prioridade e não apenas como gestão de uma pasta, ajuda em muito para que o ego de alguns poucos não se sobreponha ao coletivo. Não é hora de disputa e de divisões, e sim de somação. Com certeza, Mitidieri já chamou a equipe para preparar e antecipar as ações para o próximo ano. Por exemplo, após o Pré-caju deste ano, a divulgação dos festejos juninos do próximo ano precisa ser apresentada com força para todo o país. Com estratégia e resiliência de toda cadeia produtiva – agências de turismo, restaurantes, hotéis, guias, entre outros – Sergipe estará sedimentando não apenas como um roteiro alternativo, como é hoje, mas como um roteiro de primeira grandeza no Nordeste.

Alese: Jefferson faz balanço positivo das ações no 1º semestre A Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), fechou o primeiro semestre com um número significativo de sessões realizadas e proposituras aprovadas que dão a medida da eficiência das ações parlamentares e do compromisso da Casa com temas como cidadania, desenvolvimento e democracia.

Dados De fevereiro até 6 de julho, a Alese realizou 167 sessões, entre as quais 59 ordinárias, 85 extraordinárias e 21 especiais. Foram aprovados no período 51 projetos de lei, 3 projetos de lei complementar, 26 projetos de resolução, 298 indicações e 58 moções.

Trabalho intenso O presidente da Alese, deputado Jeferson Andrade (PSD), classificou o resultado como positivo. “Trabalho intenso, discussões às vezes acaloradas, tudo decidido no voto, é a essência do Parlamento, sempre trabalhando para melhorar o Estado e a vida das pessoas, porque cidadania e desenvolvimento devem estar em primeiro lugar”, disse.

Leis Entre os projetos de lei aprovados, muitos vão impactar de forma favorável a economia sergipana, com potencial para geração de emprego e renda. Alguns exemplos: Redução da alíquota do ICMS; Criação da Agência Sergipe de Desenvolvimento; Criação do Programa de Parcerias Estratégicas – PPE e a autorização para o governo obter dois empréstimos: R$ 300 milhões para construção da ponte entre a avenida Tancredo Neves e o bairro Coroa do Meio, em Aracaju, e mais R$ 300 milhões para investimento em cultura, turismo, mobilidade urbana e infraestrutura em todo o Estado.

Cidadania e direitos sociais A Alese também aprovou muitos projetos de lei voltados para a promoção da cidadania, dos direitos sociais e da dignidade humana, como o que criou o Prato do Povo, programa do governo que leva refeição diária de graça para pessoas pobres em 21 municípios sergipanos. Nessa linha cidadã, de autoria dos deputados foram aprovados ou estão em tramitação vários projetos. Destaque para: Uso terapêutico e veterinário da planta Cannabis, do deputado Luciano Pimentel; Prevenção ao abandono e à evasão escolar, do deputado Cristiano Cavalcante; Ranking das empresas mais reclamadas no Procon, do deputado Georgeo Passos;  Isonomia para homens e mulheres no valor da premiação em competições esportivas, do deputado Marcelo Sobral e cinco projetos que atendem reivindicações de movimentos sociais voltadas para a proteção e garantia dos direitos da mulher, da deputada Linda Brasil.

Firmeza Jeferson Andrade salientou que, além da cidadania e do desenvolvimento, a pauta da Alese passa pela defesa do estado de direito e da democracia. Lembrou que a Casa respondeu com firmeza às recentes ameaças de grupos radicais contra deputados e contra a própria Assembleia. “Enfrentamos a situação, não admitimos pressão, ninguém vai calar o Parlamento, que continua funcionando normalmente”, assegurou. Ele agradeceu aos colegas pelos resultados alcançados nessa primeira etapa do ano legislativo. “Somos um colegiado trabalhando para o povo sergipano. Sergipe respira um ar de renovação, otimismo e confiança no futuro. É seguir em frente”, disse.

Mais transparência O vereador Amaral Valeriano da Silva (MDB), presidente da Câmara Municipal de Salgado, vem fazendo um trabalho diferenciado no legislativo local. Também conhecido como “Amaral do Abóboras”, o parlamentar tem buscado dinamizar as ações do Legislativo frente à comunidade. Eleito para o biênio 2023-2024, o vereador desde que começou a administrar a Casa voltou seu trabalho para implementação de ferramentas que melhorassem a interação com a comunidade e com as demandas da administração pública, no viés municipal.

Visibilidade e informatização Entre as ações, estão a ampliação da transmissão ao vivo das sessões no You Tube para Instagram e implementação do painel eletrônico na plenária da Casa. O vereador também trabalhou para que a estrutura organizacional e administrativa da Câmara deixasse de ser Resolução, e se tornasse Lei no Município. Outra ação importante está sendo digitalização de todos os Projetos de Lei e documentos da Câmara Municipal, transformando todo esse material em arquivos que poderão ser acessados através de plataformas on-line, tantos pelos vereadores, como pela população.

Interação com todos O presidente Amaral do Abóbora também tem se preocupado com os servidores da Casa Legislativa. Antes do recesso parlamentar, o vereador fez questão de realizar uma confraternização entre os funcionários da Casa e todos parlamentares, mostrando reconhecimento ao trabalho de toda a equipe. Entre os próximos projetos a serem realizados, estão a reforma do telhado e a construção de uma nova fachada para o prédio do Legislativo salgadense.

Maior evento do Brasil sobre Melhoria Habitacional acontecerá em Aracaju de 25 a 29 de julho Entre 25 e 29 de julho, Aracaju/SE recebe a Semana da Habitação 2023.Na sua terceira edição, o evento vem se consolidando como espaço de capacitação dos CAU/UF, OSCs e assessorias técnicas para execução e prestação de contas de Termos de Fomento e para fortalecer a rede de atuação de organizações sem fins lucrativos que atuem na promoção da moradia digna.

Direito à moradia Além de debater com a Universidade, Movimentos Sociais e Gestores Públicos formas de avançar coletivamente nesta pauta fundamental para garantia do direito à moradia com valorização profissional, o evento pretende sensibilizar população e o Estado brasileiro sobre a importância da ATHIS.

15 anos A edição marca os quinze anos da Lei nº 11.888/08 , conhecida como Lei da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS). Profissionais de Arquitetura e Urbanismo, gestores públicos, universidades e movimentos sociais vão avaliar os avanços e projetar soluções para a plena aplicação da lei, que procura assegurar moradia digna à população de baixa renda no Brasil. Inscrições aqui: https://www.even3.com.br/semana-da-habitacao-2023/

Atividades O evento inicia no dia 25, com atividades dirigidas aos representantes dos CAU/UF. No dia 26, quarta-feira, a programação oficial abre com um panorama sobre “Déficit Habitacional e Inadequação de moradias no Brasil e a ATHIS”. Será um momento para resgatar o histórico de criação da Lei Federal nº 11.888/08 e as ações desenvolvidas pelo CAU para fomentar iniciativas da ATHIS pelo Brasil e fechar a manhã com o IPEA trazendo os resultados da parceira estabelecida com o CAU Brasil. À tarde, os participantes se dividirão em três oficinas práticas para desenvolver os temas “Possibilidades de arranjos institucionais para viabilização da ATHIS”, “Contribuindo com a Plataforma ‘Observatório da ATHIS’” e “Cenários de captação e ampliação de Recursos para ATHIS e REURB”. A participação nas oficinas deverá ser escolhida no momento da inscrição.

Atividades II A quinta-feira, dia 27, será reservada para a apresentação de experiências de ATHIS durante a mesa “Boas Práticas nas parcerias entre CAU (BR e UFs) e OSCs”. O espaço será uma vitrine dos editais de patrocínio promovidos pelo sistema CAU em todo o Brasil. Três salas simultâneas com experiências de ATHIS em Melhorias habitacionais, Reurb e Metodologias Participativas. À tarde, outras três oficinas práticas tratarão dos temas “Boas práticas na execução de Parcerias”, “Como viabilizar as obras de Melhorias Habitacionais” e “REURB integrada à ATHIS no contexto urbano e rural”. A noite será reservada para um momento de reflexão sobre os 15 anos da Lei de ATHIS, perspectivas para a habitação no país.

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br  E FACEBOOK

OPINIÃO

A BOLSOBARBÁRIE TEM DE SER ABOLIDA

— JÁ, SEM MAIS TARDANÇA! —

“NÃO SE ELIMINARÁ A NEFASTA E RESISTENTE ‘BOLSO-HORDA’, OU OUTRO QUALQUER MAL, COMBATENDO-SE SEUS EFEITOS, SEM SE DEBELAREM SUAS CAUSAS.”

“A BOLSONAZIFASCINOSE É A PSICOSSOCIOPATIA DO BRASIL ATUAL QUE NEM AS TEORIAS DE FREUD, JUNG, WINNICOTT, MAQUIAVEL, DURKHEIME, WEBER, NIETZSCHE, DOSTOIÉVSKI, SARTRE, FOUCAULT, BAUMAN, MORIN ETC. LOGRAM EXPLICAR.”  Por Clarkson Moura

CONSOANTE É CONSABIDO, A ESCALADA CONSTANTE E RESILIENTE DO CRIME NO BRASIL E, INCLUSIVE EM ALÉM-FRONTEIRAS, PERPETRADO, NOS MAIS DIVERSOS TIPOS, POR PERICULOSOS E FANÁTICOS DELINQUENTES BRASILEIROS, É CONSECTÁRIO DA CATEQUESE DA VIOLÊNCIA, DO DISCURSO ÓDIO, DA DISSEMINAÇÃO DA INTOLERÂNCIA, DO ESTIMULADO ARMAMENTISMO CIVIL, DA EDUCAÇÃO CÍVICO-MILITAR E DO DESMONTE ESTATAL, VIABILIZADOS PELA MACABRA E FRATRICIDA CULTURA CONCEBIDA, ADOTADA E IMPLEMENTADA PELA PLATAFORMA POLÍTICO-IDEOLÓGICA DA “BOLSO-HORDA”.

COM EFEITO, OS BOLSONAZIFASCISTAS, CARRASCOS, GOLPISTAS, SADISTAS, SANGUINÁRIOS, CARNICEIROS, SAUDOSISTAS DOS “ANOS DE CHUMBO” E SEUS SUCESSORES TERÃO DE SER DESTINATÁRIOS DA REQUINTADA AUSTERIDADE PUNITIVA DO ORDENAMENTO JURÍDICO, PELOS SEUS ILÍCITOS DELIBERADOS E REITERADOS, MORMENTE, PRATICADOS A PARTIR DO LIMIAR DO ÚLTIMO QUADRIÊNIO PRESIDENCIAL E AO LONGO DELE.

EIS, AÍ (FOTO ANEXA), MAIS UMA TRÍADE DE EXEMPLARES DE TRUCULENTOS E SORRATEIROS BANDIDOS DO BOLSOBANDO IMPREGNADOS PELA “BOLSONAZIFASCINOSE, ALASTRADA PELO PAÍS, A QUAL, COVARDE E ABJETAMENTE, NÃO HESITOU EM ATENTAR CONTRA A HONRA E A INTEGRIDADE FÍSICA DA FAMÍLIA DO MINISTRO ALEXANDRE DE MORAES, FORA DO TERRITÓRIO NACIONAL.

NO CASO CONCRETO EM FOCO, ESSES INFRATORES VOLUNTÁRIOS, CANALHAS, DESMIOLADOS, SUPREMACISTAS, PREPOTENTES, FANÁTICOS, JUSTICEIROS, DESCARADOS, BOLSONAZIFASCISTAS E ARROGANTES DEVEM SER RIGORASAMENTE RESPONSABILIZADOS PELOS CONJUNTO DE CRIMES DECORRENTES DAS RESPECTIVAS E MÚLTIPLAS CONDUTAS DELITIVAS, OBSERVADOS OS POSTULADOS DO DEVIDO PROCESSO LEGAL, DA AMPLA DEFESA E DO CONTRADITÓRIO, CONSAGRADOS DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLUCA FEDERATIVA DO BRASIL.

ADEMAIS, OS FACÍNORAS ENRUSTIDOS E CONFESSOS DA “BOLSO-HORDA” HAVERÃO, EM PRINCÍPIO E REFLEXAMENTE, DE SE ATOLAR NO PÚTRIDO LIXÃO DA BANDA PODRE DA HISTÓRIA DESTE PAÍS, BEM COMO, NELA, SE ESTIGMATIZAR COMO ESCÓRIAS SUB-HUMANAS.

“IN CASO CONCRETO”, CONSOANTE NÃO PODERIA SER DIFERENTE, ACHEI POR BEM, ENQUANTO JURAMENTADO E INCONDICIONAL ADMIRADOR DO VERAZ GUARDIÃO DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO BRASILEIRO, FORMULAR, “CORAM POPULO”, MINHA IRRESTRITA, PERCUCIENTE E OPORTUNA SOLIDARIEDADE COM O EXAMINISTRO E SEUS FAMILIARES, VÍTIMAS TRAIÇOEIRA E PUBLICAMENTE ATACADAS POR ESSA TRINDADE DE FACÍNORAS, QUE, PELAS EXPLÍCITAS E NOTÓRIAS CONDUTAS DELITIVAS, FIZERAM POR MERECER A VEEMENTE REPULSA DA MAIORIA DA SOCIEDADE BRASILEIRA, PACÍFICA, ORDEIRA E CIVILIZADA, E A MAIS ACURADA, ABRAGENTE, DETALHADA E DINÂMICA INVESTIGAÇÃO DOS ABOMINÁVEIS FATOS, ASSIM TAMBÉM A RIGOROSA, CRUCIAL E CONSEQUENTE REPRIMENDA DA LEGISLAÇÃO PÁTRIA PERTINENTE!

PORTANTO, À SÍMILE DE INÚMEROS COMPATRÍCIOS — ACREDITO — EU QUERO, ELOCUÇÃO POPULAR, VER E ESCUTAR “A JIRIPOCA PIAR, O BAMBU GEMER E A TANGA VOAR” CONTRA ESSA EMERGENTE CÉLULA E, POR EXTENSÃO, CONTRA TODA A ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA “BOLSO-HORDA, ENRAIZADA EM TODO O PAÍS.

“FIAT JUSTITIA, RUAT CAELUM!”

QUE SEJA FEITA JUSTIÇA, AINDA QUE O CÉU VENHA ABAIXO!

(Por Clarkson Ramis Moura)

PELO TWITTER

www.twitter.com/ayres_britto

A Vida sempre renova seus votos de boas-vindas a quem se põe diante dela como um recém-chegado. Ainda que já avançado em idade.

 www.twitter.com/alanbarretoso

 

 

 

 

 

 

 

 

 

www.twitter.com/FlavioDino

 Até quando essa gente extremista vai agredir agentes públicos, em locais públicos, mesmo quando acompanhados de suas famílias? Comportamento criminoso de quem acha que pode fazer qualquer coisa por ter dinheiro no bolso. Querem ser “elite” mas não tem a educação mais elementar.

 www.twitter.com/jairfs

 Este é Roberto Mantovani Filho, que AGREDIU ALEXANDRE DE MORAES num aeroporto na Itália!

 A Polícia Federal já o identificou! Ele chegou a agredir fisicamente o filho do Ministro do STF!!

Vai responder processo e será ENJAULADO!!

PF EU AUTORIZO!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

www.twitter.com/hilde_angel

A elite subinstruída e endinheirada brasileira, q, fugindo da crise gerada pelo golpe, foi se abrigar num país socialista, Portugal, e de lá votou em Bolsonaro – causa e resultado da mesma crise – fala horrores de Lula, que ela julga “comunista”.

Pra gente burra não há argumento

 

Siga Blog Cláudio Nunes:

 

Instragram

Twitter

 

 

Frase do Dia

“Já caí inúmeras vezes, achando que não iria me reerguer, já me reergui inúmeras vezes achando que não cairia mais.” Clarice Lispector.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Após a oração mariana do Angelus este 16 de julho, XV Domingo do Tempo Comum, o Papa quis recordar “que há oitenta anos, em 19 de julho de 43, alguns bairros de Roma, especialmente São Lourenço, foram bombardeados”. O trágico aniversário foi para o Pontífice a ocasião, mais uma vez, para renovar o “não” à guerra e à perda da memória histórica. “Será que perdemos nossa memória?” Ouça a reportagem com a voz do Papa e compartilhe: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2023-07/papa-francisco-angelus-bombardeio-sao-lourenco-roma-80-anos.html

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais