Do Quinto Constitucional e a quadrilha de Carlos Drummond

                                    Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
     “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em 1930, o magistral Carlos Drummond fez sucesso com uma de suas primeiras obras primas, “Poema “Quadrilha”:

 “João amava Teresa que amava Raimundo

que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili

que não amava ninguém.

João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento,

Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,

Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes

que não tinha entrado na história.”

 O poema de Drummond que mostra várias paixões não correspondidas pode ser uma analogia do atual quadro para o Quinto Constitucional do TJ/SE, com a lista dos candidatos definida para a escolha dos 12 nomes pelo Conselho da OAB/SE, nomes estes que serão submetidos a escolha pela categoria, ficando apenas seis.

 “Carlos Augusto que dizia amava Conrado e era correspondido por Costa. Depois Carlos Augusto percebeu que não bastava amar, era preciso a anuência do líder que nunca teria. Abandonou Conrado e de última hora pegou Pinna a tira colo pensando já que não posso ser desembargador poderei ser “meio” desembargador. Porém, a história do Quinto está apenas começando e um nome que não entrou nesta história poderá surpreender no final.”

 

Jeferson viaja O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jeferson Andrade, viaja hoje ao exterior. Ontem ele passou o cargo para o vice-presidente Garibaldi Mendonça. A viagem é particular e, portanto, por conta própria. Um bom exemplo de respeito ao erário público.

SMTT Aracaju: quando o gestor não faz o “dever de casa” Quando a prefeita  de Aracaju Emília Corrêa começou anunciar os nomes da equipe dela o blog confessa que estranhou o nome de Nelson Felipe como superintendente da SMTT. Nada contra o cidadão Nelson Felipe, mas quando ele teve a oportunidade de gerir a SMTT, na gestão do saudoso João Alves Filho (2013 a 2016), pouco fez. Aliás, o trânsito foi um gargalho que prejudicou a campanha à reeleição em 2016.

SMTT Aracaju: quando o gestor não faz o “dever de casa” II Ontem, 26, o blog publicou, e cobrou, a atuação da SMTT frente aos diversos bares que insistem em privatizar parte das avenidas e ruas de Aracaju prejudicando o trânsito e os pedestres.  E lembrou que a SMTT é vinculada ao secretário André David que vem fazendo um trabalho de acabar com a privatização de espaços públicos por parte de alguns flanelinhas que querem impor – inclusive com ameaças – pagando do referido espaço público. Ao invés de se preocupar em fazer o “dever de casa” ou seja, multar os donos dos bares – inclusive retirar os cones – que estão privatizando as vias públicas, o superintendente focou em responder que a SMTT é uma autarquia, tem autonomia administrativa e financeira e estar na estrutura da SEMDEC – Secretaria da Defesa Social e Cidadania –  por obrigação legal, mas não há relação de subordinação.

SMTT Aracaju: quando o gestor não faz o “dever de casa” III Ou seja, a preocupação do superintendente foi deixar claro que não é subordinado ao secretário André David. Tá explicado a inércia no “dever de casa”. Se a SMTT tivesse subordinada, com certeza, André David estaria nas ruas ao lado dos agentes acabando com a privatização das vias, que foi mais uma herança da desastrosa herança edvaldiana que, infelizmente, continua. Então agora é cobrar da prefeita que determine seu “subordinado” da SMTT fazer o “dever de casa”. Os cidadãos aracajuanos agradecem.

Em Arauá Durante a 42ª edição do ‘Sergipe é aqui’, o governador Fábio Mitidieri anunciou investimentos superiores a R$ 20 milhões para a cidade de Arauá. Entre as ações, destacam-se a reforma e modernização do mercado municipal e da Praça da Matriz, além de melhorias nas ruas com pavimentação asfáltica e pavimentação granítica. Também foi autorizada a pavimentação de ruas no Povoado Progresso e a implantação de três sistemas de abastecimento simplificado de água para diversos municípios, com recursos do Novo PAC/Ministério das Cidades.

Plano operacional A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) detalha o planejamento operacional para o Carnaval 2025 em Sergipe. A entrevista coletiva acontece no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) nesta quinta-feira, 27, às 7h30, na zona norte de Aracaju. Na oportunidade, os representantes do Corpo de Bombeiros e das polícias Civil e Militar estarão presentes para detalhar as ações que serão desenvolvidas para garantir a segurança pública da população durante o período carnavalesco em Sergipe.

 Deputado Paulo Júnior apresenta emendas para Nossa Senhora das Dores O deputado estadual Paulo Júnior (PV) reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento de Nossa Senhora das Dores ao apresentar emendas parlamentares para fortalecer a cidade. Durante um encontro com a prefeita do município, Ianna de Dr. Thiago, o parlamentar destacou sua atuação para garantir investimentos essenciais à população.

Saúde e qualidade de vida Uma das principais propostas é para a área da saúde, reforçando o compromisso com a qualidade do atendimento médico no município. O recurso será utilizado para aprimorar os serviços de atenção básica e garantir melhores condições para os dorenses. “Nosso objetivo é trabalhar em conjunto para levar mais infraestrutura, saúde e qualidade de vida para a população de Nossa Senhora das Dores. Seguimos empenhados em buscar recursos e apoiar o crescimento do município”, afirmou o deputado.

 Biometria obrigatória A partir do dia 10 de março, a segunda fase da implementação da biometria facial estará em vigor, de forma obrigatória, nas clínicas credenciadas ao Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde). Com a medida, os beneficiários da instituição só terão acesso aos atendimentos após passar por reconhecimento facial nas unidades. “Com a implantação da biometria, o Ipes garantirá um processo de identificação ainda mais seguro e ágil, oferecendo aos beneficiários maior confiança nos serviços prestados”, destacou o gerente da Assessoria Geral de Informática (Agin) do Ipesaúde, Luis Fernando Almeida.     

Coleta de biometria em qualquer unidade Para os beneficiários que ainda não realizaram a atualização cadastral, a coleta da biometria pode ser realizada em qualquer unidade do Ipesaúde. É válido salientar que a biometria deverá ser feita por titulares e dependentes, tendo como exceção crianças menores de três anos. Os beneficiários atendidos pelo sistema home care terão a biometria realizada pelos profissionais do Ipesaúde durante o atendimento em suas residências. Para garantir um atendimento sem imprevistos, a diretora de Promoção à Saúde do Ipesaúde, Priscila Kitawara, orienta que todos os beneficiários devem registrar a biometria facial o quanto antes, além de realizar a atualização cadastral completa. “Manter os dados atualizados, como telefone, e-mail e endereço, é fundamental para garantir que os atendimentos sejam realizados de forma eficiente e sem imprevistos. Além disso, com a implementação da biometria, o cadastro atualizado assegura que o processo de identificação aconteça de forma mais ágil e precisa”, alerta Priscila.

 PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).

 PELO E-MAIL  claudionunes@infonet.com.br 

OPINIÃO 

Cruzeiro de Santa Luzia do Itanhi que lembra a cruz de 80 palmos  erguida pelos jesuítas em 1575.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  450 ANOS DA PRIMEIRA MISSA EM SERGIPE. A EFEMÉRIDE (QUASE)  ESQUECIDA DE UMA HISTÓRIA DE RESISTÊNCIA ESQUECIDA   

POR CARLOS NASCIMENTO*

 Quem visita a cidade de Santa Luzia do Itanhi pode vislumbrar no alto de um morro uma imensa cruz. Mais que um símbolo de fé, esta cruz é um monumento à nossa história. Ela relembra a cruz de 80 palmos (17m) que foi erguida pelos jesuítas que em fevereiro de 1575, celebraram naquelas terras a primeira missa em território sergipano.

 Em fevereiro de 2020, quando da celebração do bicentenário da independência de Sergipe fizemos a abertura das celebrações justamente em Santa luzia do Itanhi tendo na ocasião sido prometido pelo governador a revitalização da área do monumento, com construção de um mirante com espaço informativo sobre a primeira tentativa de colonização de Sergipe. Veio a pandemia e tudo foi esquecido.

 O esquecimento, o apagamento da memória, parece ser um traço da nossa cultura. Os 450 anos da primeira missa, e tentativa de colonização do nosso território pela cruz, não é só um marco a ser lembrado pela Igreja católica, que celebrará missa pela efeméride no próximo dia 28 em Santa Luzia do Itanhi, mas por todos, especialmente pelos órgãos de cultura.

 Por ironia do destino a fundação de cultura do estado leva o nome de Aperipê, o indígena que comandou a resistência, segundo relato de José de Anchieta no opúsculo Primeiros Aldeamentos na Bahia. Enquanto a agora Secretaria de Estado da Educação tem unidades escolares homenageando os jesuítas que lideraram a empreitada, o Padre Gaspar Lourenço e o irmão João Salônio.

 Rememorar este marco da nossa história é pôr em relevo não só Aperipê ou Serigy, e o esquecido Surubi, morto em combate, mas se aprofundar nos primórdios da nossa história, desvelar nosso passado de escassas fontes de consulta.

 É a partir deste acontecimento histórico que nasce o mito fundador do nosso estado, baseado na resistência de Serigy e Aperipê, e no sacrifício do esquecido Surubi.

 Não custa relembrar que Sergipe tem uma dívida com o seu passado, com a sua memória histórica. A esperança é que a recém, ou não tão recém, criada Secretaria de Especial da Cultura, ainda que sem orçamento, sem uma estrutura, possa capitanear as nossas políticas culturais indo além dos eventos. Para isto se faz necessário que tanto o Secretário Especial de Cultura, quanto o Secretário Executivo de Cultura, os dois cargos desta secretaria, sejam pessoas comprometidas com o fazer cultural, conhecedor de políticas e gestão cultural. Espero que a busca de pessoas com este perfil seja a razão pela qual o governador Fábio Mitidieri ainda não tenha preenchido os cargos.

 *Mestre em Gestão de Políticas Culturais UdG.

 

Siga Cláudio Nunes no Instagram

https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/

Siga Cláudio Nunes no Twitter

https://x.com/BlogClaudioNun

Siga Cláudio nunes no Blueskay

https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social

  Frase do Dia

“Não existe envelhecimento, e sim desenvolvimento constante. O tempo não passa, ele está sempre conosco.” Martha Medeiros, escritora.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Eis o boletim vespertino desta quarta-feira, 26 de fevereiro, publicado pela Sala de Imprensa da Santa Sé acerca das condições de saúde do Papa Francisco:

 “As condições clínicas do Santo Padre nas últimas 24 horas apresentaram uma melhora leve e contínua.  A leve insuficiência renal detectada nos últimos dias foi resolvida.  A tomografia do tórax realizada ontem à noite mostrou uma evolução normal do quadro inflamatório pulmonar.  Os exames laboratoriais e hematológicos de hoje confirmaram a melhora observada ontem.  O Santo Padre continua com oxigenoterapia de alto fluxo e, até o momento, não apresentou crises respiratórias asmáticas.  A fisioterapia respiratória continua.  Apesar da leve melhora, o prognóstico permanece reservado. Durante a manhã, o Santo Padre recebeu a Eucaristia. A tarde foi dedicada às atividades de trabalho.”

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais