Do Sítio do Pica Pau Azul e o país das Maravilhas de Luiz de Edvaldo

                                         Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
             “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Ontem, 17, aqui na Infonet o amigo jornalista e advogado Fausto Leite escreveu um artigo com o título “Sítio do Pica Pau Azul” onde faz uma analogia da obra do grande Monteiro Lobato com a pré-candidatura de Emília Correa, do PL, a prefeita de Aracaju.

Alguns dos parágrafos do texto de Fausto Leite:

“Questionando-se sobre a vida fora daquele modesto lugar, a vereadora abandonou suas origens, adentrando às perigosas fronteiras azuis do PL. De boneca virou marionete, aliando-se a nomes inimagináveis até mesmo para uma figura tão criativa quanto a nossa amiguinha bicolor, como o do ex-Presidente da República Jair Bolsonaro e aos dos lendários irmãos Amorim, inclusive com o nome do ex-Senador Eduardo Amorim cotado para seu vice na chapa para Prefeita de Aracaju, exigência do Presidente do PL em Sergipe, Edvan Amorim. E assim nasceu a nova Emília…”

“…A oficialização da pré-candidatura ocorreu durante o ato de filiação ao Partido Liberal (PL). A cerimônia deu-se ao lado de nomes tão estranhos para a Vereadora quanto a Cuca e o Saci Pererê para os netos da Dona Benta. No seu sítio eleitoral agora figuram nomes como os irmãos Eduardo e Edvan Amorim, José Carlos Machado, Zezinho Guimarães, dentre outros nomes ressuscitados para a festa de boas vindas da pré-candidata.” O leitor pode ler todo artigo aqui.

Aracaju “o país das maravilhas” do chapeleiro maluco, Edvaldo

Em Alice no País das Maravilhas – obra de Lewis Carrol –  é o Chapeleiro Maluco quem faz Alice refletir a vida dela, loucura, normalidade e tudo mais. Em Aracaju, onde o prefeito assumiu o papel do chapeleiro maluco canta em prosa e verso (e zabumba também), que tudo é perfeito.

Assim, Aracaju vira o país das maravilhas onde tudo funciona perfeitamente:

Na obra do chapeleiro maluco e seu discípulo, Luiz de Edvaldo a cidade não tem buraco é um tapete comparado ao jardim do país das maravilhas;

– Aracaju tem um sistema perfeito de prevenção de enchentes, com ações preventivas, drenagem e jamais os aracajuanos terão um caos instalado parando a cidade;

 –  A Praça da Bandeira do país de Luiz de Edvaldo tem um belo Museu da Bandeira e está toda perfeita, sem drogados, com pontos de ônibus digno e um paisagismo de primeiro mundo;

– Já a principal praça do país das maravilhas, a Olímpio Campos, conhecida como a Catedral dá gosto de ver as estatuas todas perfeitas, com homenagens a vultos históricos e indígenas que eram os donos de direito destas terras.

– Na mesma praça da Catedral, ao lado tem o Palácio Inácio Barbosa, que completou 100 anos em janeiro deste ano fechado deste 2017 e que a Prefeitura, em parceria com a Unit, reformou e transformou no Museu Memorial de Sergipe. A realidade concreta do país das maravilhas do chapeleiro e do pupilo, Luiz de Edvaldo;

– A orla marítima do país de Luiz de Edvaldo tem uma estrutura conservada, um canteiro no meio com pedras portuguesas sem matos e buracos. Perfeita, com tudo conservado.

O blog ficaria aqui eternamente escrevendo sobre o país das maravilhas que é Aracaju comandada pelo chapeleiro maluco e seu pupilo, Luiz de Edvaldo.

Como se vê Aracaju incorpora neste período eleitoral a essência da imaginação de duas grandes obras literárias históricas: de um lado um Sítio do Pica Pau Azul, não com uma boneca, mas com uma marionete, segundo Fausto Leite. Do outro, um chapeleiro maluco, com seu pupilo, cantando em prosa e verso um país das maravilhas que é o verdadeiro paraíso na terra.

 “Um homem só é nobre quando consegue sentir piedade por todas as criaturas”, Buda. Então só resta ao blog pedir piedade para todos os envolvidos no Sítio do Pica Pau Azul e no país das maravilhas que é Aracaju.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Missa 7 dia! Renan Brito Motta  Na próxima quinta-feira, 20, às 17h, familiares e amigos de Renan Brito Motta, ainda consternados com a morte repentina na última sexta-feira – vítima de infarto fulminante – convidam a todos para a Missa de 7º Dia que será realizada na Igreja São José. Renan Motta, 61 anos, era uma pessoa extrovertida e que só fazia o bem, ministrava cursos de gastronomia e era servidor comissionado da Prefeitura da Barra dos Coqueiros. Em nome do amigo Roger Motta, irmão de Renan, o blog presta solidariedade a toda família enlutada. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aracaju! Gado e cavalos em rodovia da Orla Sul: Força tarefa comandada pelo MPE já apreendeu 72 animais. Sendo 50 da boiada com um só proprietário e mais 22 cavalos. Todos donos identificados, inquérito concluído e encaminhado à Justiça. Blog aguarda nomes para divulgar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aracaju abandonada 7º capítulo: Palácio Inácio Barbosa, que completou 100 anos em janeiro deste ano  O aracajuano que passa pela Praça Olímpio Campos (Catedral) deve sentir uma dor no coração quando, desde 2017, ver o Palácio Inácio Barbosa com tapumes fruto de mais uma promessa vã do prefeito Edvaldo Nogueira que faria uma reforma em parceria com a Unit para implantar o Museu Memorial de Sergipe. Aqui a matéria.

 

 

 

 

 

 

O que fazer? A quem recorrer? Pulmão de Aracaju transformado com cimento por todos os lados. Moradores e frequentadores indignados (fotos enviadas por um deles). Prefeito diz que vai plantar dezenas de árvores, como prometeu na Av. Hermes Fontes e não cumpriu. Era para virar um Jardim Botânico, com árvores e plantas para todos os lados. Gestão na contramão do meio ambiente, da sustentabilidade e em prol do aquecimento global. 

Protagonismo da OAB Fiel à sua própria história, a Ordem dos Advogados do Brasil – em Brasília e em Sergipe – tem mantido posições firmes em defesa da sociedade e do estado de direito. Em âmbito nacional, a instituição acaba de declarar à inconstitucionalidade do projeto de lei do aborto. No âmbito local a entidade considera inconstitucional o processo de privatização da Deso. Dois temas distintos mas, ambos, de grande interesse social para brasileiros e sergipanos. Quando a OAB atua como vem fazendo, em defesa dos advogados e advogadas, bem como da sociedade, valoriza a advocacia e defende a cidadania. E, assim, cumpre com méritos e honras o seu insubstituível papel institucional. Palmas para quem merece.

Em alto nível Com históricos de eleições viciadas e truculentas, Canindé do São Francisco surpreende com a elevação do nível dos debates políticos. O padrão e o ritimo da atual pré-campanha estão sendo ditados pelo engenheiro Kaká Andrade (PSD). Ele tem elevado a competição ao patamar das ideias, das propostas, dos debates políticos e da pacificação social. Segundo analistas que acompanham de perto a política em Canindé, o pré-candidato Kaká Andrade avança para o futuro ao acender luzes sobre as sombras, embora seus opositores ainda insistam em habitar as trevas.

Georgeo acidentado O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) sofreu um acidente de carro, ontem, foi atendido no hospital e já está em casa. Ele estava com 2 filhas no veículo. Todos estão bem. Ao saber do acontecido, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jeferson Andrade (PSD), acionou todos os dispositivos disponíveis para cuidar da saúde e da pronta recuperação do colega parlamentar e de seus familiares.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gustinho Ribeiro desdenha aliança com professores após perder apoio do SINTESE Deu no site “O Bolo é Grande”: “Neste sábado, 15, o professor Benizário Júnior anunciou sua pré-candidatura a prefeito de Lagarto pelo Partido dos Trabalhadores (PT), contando com o apoio do SINTESE. A notícia não foi bem recebida pelo deputado Gustinho Ribeiro, que viu seu grupo político perder o apoio dos professores do município.

“Desde quando ele foi nosso aliado?” E continua a matéria: “Em resposta à perda, Gustinho Ribeiro minimizou a importância da saída de Benizário e do SINTESE de sua base política, consequentemente dos educadores. Em um grupo de WhatsApp, ele questionou a relevância de Benizário para o seu agrupamento, escrevendo: “Desde quando ele foi nosso aliado?”. A reação de Gustinho Ribeiro expõe as tensões políticas locais, especialmente com a aproximação das eleições. A candidatura de Benizário Júnior, respaldada por um sindicato importante como o SINTESE, representa um desafio significativo para os planos políticos de Ribeiro em Lagarto, que tenta eleger sua sobrinha para a prefeitura municipal.”

Concurso PM O governador Fábio Mitidieri divulgou, por meio de suas redes sociais, que o edital de mais um concurso público em Sergipe está prestes a ser publicado. O chefe do Executivo autorizou, nesta segunda-feira, 17, a criação da comissão do concurso público da Polícia Militar, que terá 300 vagas para soldados, 30 vagas para oficiais de Estado-maior e cinco vagas para oficiais da saúde. A expectativa é que o edital seja publicado em setembro deste ano, conforme disse o governador, ao lado dos secretários da Segurança Pública, João Eloy, e da Administração, Lucivanda Nunes.

Shows mantidos Após a circulação de vários vídeos nas redes sociais sobre o cancelamento dos shows desta terça-feira, 18, no Arraiá do Povo, o Governo de Sergipe emitiu uma nota afirmando que a programação está mantida. Então, logo mais, a partir das 19h, sobem ao Palco Rogério Liene Show, Nadson O Ferinha, Heitor Costa e Devinho Novaes. A ‘Terça do Arrocha’ é uma das novidades trazidas pelo Governo do Estado para a programação do Arraiá do Povo este ano e tem atraído um grande público todas as noites de terça-feira. Hoje não deve ser diferente com um staff de atrações 100% sergipanas.

 Anestesia Regional   A Sociedade de Anestesiologia do Estado de Sergipe (Saese), está com inscrições abertas para o curso de “Anestesia Regional”, que acontecerá no período de 18 a 20 de julho, sendo nos dois primeiros dias de forma on-line e no último presencial, no auditório do Decós Hospital. Os interessados podem entram em contato com Kaline Moura, por meio do celular 99963-1627. Estão sendo ofertadas somente 40 vagas, com o custo de R$ 500 para sócios e R$ 650 para não sócios.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Hospital Primavera realiza procedimento cardíaco inédito no estado A Rede Primavera mais uma vez sai na frente é realiza de forma inédita no estado, pelo cardiologista intervencionista Dr. Thiago Lopes e equipe, um procedimento cardiológico de implante percutâneo de válvula para tratamento de insuficiência aórtica, conhecido como TAVI (Transcatheter Aortic Valve Implantation). Trata-se de um implante percutâneo de válvula para tratamento de insuficiência aórtica, que é uma condição cardíaca em que o sangue da aorta retorna para o interior do ventrículo esquerdo, durante a diástole, uma vez que ocorre uma insuficiência valvar. Essa condição pode ser primária, quando acomete diretamente os folhetos, bem como pode ser secundária, ocorrendo por dilatação do anel e da falta na coaptação.

Casos Esse procedimento é amplamente utilizado nos casos de estenose aórtica. Neste caso, em específico, ao invés do tratamento de uma estenose aórtica, foi realizado o implante da prótese valvar em uma insuficiência aórtica. Essas próteses são dedicadas para determinadas anatomias, porém após estudo minuncioso unindo imagens de tomografia, ecocardiograma e do próprio cateterismo chegou-se a conclusão de que era possível realizar o tratamento proposto.

Benefícios A intervenção proporciona benefícios em relação ao tratamento clínico. Percebe-se o aumento da expectativa de vida e da qualidade de vida e a redução de sintomas relacionados à insuficiência cardíaca, bem como do número de internações hospitalares. No entanto, os estudos demonstram que no primeiro mês após a realização do TAVI existem riscos de o paciente ter de refazer o procedimento, utilizar marcapasso, apresentar insuficiência renal, complicações cardiovasculares, acidente vascular cerebral e até mesmo vir a óbito.

Equipe médica Todo mecanismo foi realizado com anestesia local e sedação pelo anestesista, Dr. Maxsuel Marques. Além disso, contou com a participação da ecocadiografia, Dra. Tissiana Souza, durante todo o procedimento minimizando a exposição à radiação e ao contraste. Os acessos ocorreram apenas por punção arterial e venosa. O pós-operatório foi realizado em UTI cardiológica aos cuidados da Dra. Juliane Seabra. Após um desfecho com sucesso, o paciente teve alta hospitalar quatro dia após o procedimento. “Quero agradecer a toda equipe da hemodinâmica pela proeza e a capacidade em oferecer sempre uma melhor assistência ao paciente”, finalizou Dr. Thiago Lopes.

 Quase 5 mil Desde o lançamento do Enxerga Sergipe, em junho de 2023, até o momento, 4.863 pacientes tiveram a qualidade de vida e a saúde ocular restauradas pelo programa do Governo do Estado, que tem a intenção de reduzir o tempo de espera pelos procedimentos oftalmológicos. Das cirurgias realizadas, 1.450 foram de catarata e 160 de pterígio (carne no olho) pela regional de Nossa Senhora de Socorro; 1.608 procedimentos da regional de Itabaiana, 912 de Estância; 390 de Lagarto; e 343 de Propriá. São esperadas ainda, para este mês, mais 500 novas cirurgias, que estão previstas para serem realizadas nos dias 27 e 28, pela regional de Lagarto.

 Oportunidade O Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT) divulgou que está intermediando 65 vagas de empregos ao longo desta semana. Os interessados nas oportunidades precisam realizar o cadastro no setor, das 7h às 13h, para serem encaminhados aos empregadores. É importante lembrar que a sede do NAT está localizada na rua Santa Luzia, 680, no bairro São José, em Aracaju. Os candidatos às vagas precisam levar RG, CPF, carteira de trabalho física ou digital, comprovante de residência atualizado, além de currículo e certificados que comprovem experiências profissionais anteriores. Outras informações pelo WhatsApp 79 99191-6031.

 PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

 

 

 

 

 

 

 

 Futebol sergipano Do ex-deputado estadual Jorge Araújo: “O Governo do Estado, através do Banese, até que está contribuindo e motivando os nossos clubes que disputam as competições nacionais. Este ano o Banese destinou cerca de 700 mil para o Confiança, 600 mil para o Sergipe e 500 mil para o Itabaiana. Até o momento apenas o Itabaiana vem correspondendo com os resultados positivos.

PELO E-MAIL claudionunes@infonet.com.br 

  ARTIGO

 ESTAMOS CRIMINALIZANDO E/OU JUDICIALIZANDO A POLÍTICA?  Por Peterson Almeida Barbosa*

 Há 14 anos surgiu no cenário jurídico nacional a Lei de Ficha Limpa (LC 135/10). Respaldado por 1,6 milhão de assinaturas, fruto de movimento popular encabeçado pela CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil), nosso Congresso Nacional, tradicionalmente responsivo, a aprova, por certo não tendo a exata dimensão do enorme talho na própria carne que abrira.

 Diz-se, maldosamente, que na política a “única vergonha é perder”, e, castigo ainda maior, tornar-se inelegível, eis que, também se diz: “político sem mandato é igual a rolete de cana chupado”. Pois bem, a LFP veio para mexer neste exato ponto, ao parametrizar as hipóteses de inelegibilidade à probidade administrativa, com o salutar e aplaudidíssimo propósito de criar as condições para uma boa governança, livre da malsinada corrupção, inclusive a eleitoral.

 Alterando sobremaneira a LC 64/90 – a chamada “Lei das Inelegibilidades” – em pontos nevrálgicos, dentre os quais destaco: ampliando de 3 para 8 anos os períodos de inelegibilidades; inovando no ordenamento jurídico ao criar diversas novas hipóteses de inelegibilidade; e, por fim mas não menos importante, relativizando o trânsito em julgado, ao considerar as decisões colegiadas como já válidas para efeitos de impugnações a registros de candidatura sob o viés da inelegibilidade.

 Destarte, após a LFP, aquele que cometer um crime contra a saúde pública ou uma infração ético-profissional, v.g., ficará alijado da vida na polis, de participar do “cardápio eleitoral”, por longínquos 8 anos, nalguns casos após o cumprimento da pena! Não desmerecendo tais práticas, vejo como um exagero – “erramos na mão” – a meu pesar.

 No ímpeto de moralizar a política a criminalizamos por demais, criamos “jaulas de aço” (Weber), como se fosse possível medir a democracia com uma régua.

 Como consequência, a Justiça Eleitoral passou a ser demandada como nunca na dificílima missão de suprimir ou realizar a vontade popular ao julgar eventuais abusos. Juízes deixaram de ser espectadores para, de certa forma, engajar-se na vontade do eleitor; a política se judicializou cada vez mais, portanto.

 Os números falam por si, en passant vamos a eles: tivemos 2 processos de impeachment de Presidentes da República desde a redemocratização; 623 cassações de mandato num intervalo de 7 anos, sendo 2 Governadores; um Prefeito retirado do cargo a cada 8 dias e, em mais de 5% dos municípios brasileiros, tivemos eleições suplementares! Fazendo minhas as palavras de Samuel Isacharoff, seriam estes indícios de nossa “fragile democracie”.

Somos recordistas mundiais em cassações de mandato, pódio que, penso eu, não deve nos orgulhar, posto que, referida decisão, por ser contra majoritária, deve ser sempre tida como a ultima ratio, não sendo desmedida, nem muito menos amparada por razões apaixonadas nem preconceitos de qualquer ordem, mais das vezes advindos de falsos movimentos revolucionários.

 Mandatos eletivos são detentores de certa incolumidade, modos que, todo aquele que os retira ou os concede, deve sempre agir com a mais extrema parcimônia!

 Há mesmo um certo paradoxo entre o máximo de participação popular que representa o voto popular e este excesso na tutela do eleitor, sempre supondo-o vulnerável, ele que é quem deve deter o controller no exercício do papel de “faxineiro” de nosso sistema político.

 Pelo exposto, creio ser preciso repensar pontos específicos de nossa legislação, que se tornou, por vezes, draconiana, desproporcional e injustificável. Eleições legítimas e a moralidade no trato da coisa pública serão sempre a meta a ser buscada pelos compêndios e pela atuação diuturna dos órgãos de fiscalização e controle, mas não a preço de sairmos criminalizando pessoas nem sempre mal intencionadas, ou as amedrontando ao ingresso na vida pública.

 Pelas mesmas razões, e dada à difícil arte de convencer em política, não estaríamos criando “terceiros turnos” em eleições?, os quais ocorrem não no palco da arena popular – como deveria ser – senão em tribunais superiores da capital federal?

 * Mestre em Direito, Professor e Especialista em Direito Eleitoral e membro da ABRADEP – Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Polítíco

 PELO TWITTER

  www.twitter.com/minc_rj

 CULTURA PRÓ-SAÚDE

Excelente ação cultural pró-saúde desenvolvida pela querida e talentosa Marisa Monte, que criou um espaço no Hospital das Clínicas, da USP, para crianças e pessoas que passam por intervenções pesadas, com sofrimento e angústia.

Um espaço onde tem artes plásticas, música, tablet, lugar para relaxar, para desenhar. E isso está tendo efeito muito relevante na saúde desses pacientes.

Sou muito ligado nisso. Lembro que fiz no Rio uma lei pioneira no Brasil sobre cuidados paliativos. Na época, ninguém nem sabia direito o que era. Lei pra dar atenção, conforto para pessoas, geralmente idosas, em tratamento de câncer e outras doenças graves, que merecem todo carinho e atenção, depois de terem feito tanta coisa pelo país e por suas famílias, pela sociedade.

Então, esses cuidados paliativos têm um olhar integrado, múltiplo, que envolve fisioterapia, massagens, músicas etc.

A gente fez recentemente uma audiência pública na Alerj sobre cuidados paliativos, com o presidente do Instituto do Câncer, Roberto Gil, e pessoas que desenvolvem esse tipo de trabalho em favelas, em municípios do interior.

Então, fiquei particularmente tocado, e agora faço questão de divulgar esse trabalho da Marisa Monte. Vamos ver se a gente inspira outros artistas famosos a entrar numa onda semelhante.

Parabéns, Marisa Monte! Cultura ajuda a saúde!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

www.twitter.com/DomVicenteF

 Extrema direita é coisa perigosa. Muito mais do que pensamos. A tendência é que cresça, com um projeto político autoritário e violento. Seu discurso é religioso e moralista. Mas o que quer é poder. É preciso coragem para resistir. Do contrário, será a barbárie o que está por vir.

www.twitter.com/MarceloUchoa_

Não pedirei o fim da bancada evangélica, porque esse bando  não tem moral pra se autointitular evangélico. Eu quero o fim é dessa gangue de oportunistas, que atenta contra o Brasil, chantageia por dinheiro e cargo, vota contra os vulneráveis e só abre a boca pra cuspir ódio.

www.twitter.com/ISMARVIANA

“Bem diz o povo: donde menos se espera, daí sai.” Lima Barreto.

www.twitter.com/ProtecaoAnimal

Somos uma organização sem fins lucrativos que luta pelo fim do sofrimento animal.

Todos os dias celebramos vitórias que só são possíveis porque somos financiados por pessoas como você.

 Faça parte da mudança: https://bit.ly/3XmESZk

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Siga Blog Cláudio Nunes:

 

Instragram

Twitter

Frase do Dia

“Tenho duas armas para lutar contra o desespero, a tristeza e até a morte: o riso a cavalo e o galope do sonho. É com isso que enfrento essa dura e fascinante tarefa de viver.” Ariano Suassuna.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No pitoresco cenário do Rio de Janeiro, a “Cidade Maravilhosa”, a Subcomissão “Nicéia” foi recebida com solicitude paternal e braços abertos pelo arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani João Tempesta, e seu bispo auxiliar dom Antonio Luiz Catelan Ferreira, membro da Subcomissão, para sua sessão de verão, hóspedes da estrutura diocesana “São João Paulo II”.Mas é sobretudo sob o olhar acolhedor do Cristo Redentor, a estátua colocada no topo do Monte Corcovado a 709 metros acima do nível do mar, que o grupo de teólogos de diferentes partes do mundo – Estados Unidos, Brasil, México, Itália, França, Líbano – sob a sábia orientação do Secretário Geral, Mons. Piero Coda, e a competente coordenação do Prof. Philippe Vallin, continuou a delicada tarefa de redigir o documento que verá a luz no início do ano 2025, por ocasião do 1700º aniversário da abertura do Concílio de Nicéia. Aqui toda matéria: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2024-06/sob-o-olhar-do-redentor.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais