Do voto em Bolsonaro sem ser por convicções ideológicas

                                                                                 Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
                                    “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.


Do leitor Ricardo Miranda (o blog publica este texto porque reflete a opinião também do jornalista titular deste espaço Opinativo)

Quero esclarecer que respeito e admiro quem apoia Bolsonaro por convicções ideológicas.

Se identifica com um espectro político mais à direita, entende que por esse caminho o país irá se desenvolver, crescer e distribuir melhor a renda.

Respeito!

Só não apoio quem diz que ama Bolsonaro porque Lula é corrupto ou comunista.

Quem tem essa fala sabe que Bolsonaro é corrupto do mesmo jeito, quiçá pior. E escolheu se unir a muitos como ele. Roberto Jefferson, Valdemar da Costa Neto e o Centrão provam isso.

Também não é pela preocupação com o meio ambiente, afinal foi o governo que mais devastou e estimulou o garimpo ilegal, e o esbulho das terras indígenas.

Também não faz por convicção religiosa, por entendê-lo ungido, já que bem o sabe que não é a religião quem dita seus passos, pois a defesa intransigente das armas soterra essa questão.

Não é pela democracia nem pelas instituições, pois nelas não acredita, ao contrário as ataca e diminui, reiterando sua vontade pessoal como superior a todas elas…

Não é por compaixão, 700 mil mortos foi só uma falta de sorte…

O faz simplesmente porque comunga dos seus valores, acredita que pobre é preguiçoso, que negro tem que ser serviçal, que GLBTQIA+ são inferiores, fracos e indignos, que nordestinos são burros, que mulher é um lixo, escrava do homem, e que a masculinidade deve prevalecer sobre o peso das armas.

E odeia… Acima de tudo odeia o diferente, odeia quem não tem ódio.

Ao compartilhar esses valores se identifica com a imposição de sua vontade à força, a pulso, e por isso odeia o contraditório, a imprensa, a Lei e tudo o que não se enquadra na sua visão peculiar de mundo.

Como ele são muitos, e foram despertados.

A sua razão é cheia de contradições, por isso não consegue discutir, apenas agride.

A escolha é livre, mas assusta o tanto que estamos evoluindo como cidadãos.

E para fechar a maior fake news da história:

“Após a pandemia vamos evoluir como seres humanos”.

Fui!

 

Anarquia geral E a arquidiocese de Aracaju virou uma anarquia geral, uma espécie de “casa da mãe Joana”. Vários padres foram chamados à curia, por telefone, pelo pe. Genário, o vigário-geral e mais novo 1º ministro da diocese, para receberem, ontem, o comunicado de transferência de várias paróquias. Na reunião, praticamente comandada pelo vigário-geral e o seu o amigo chanceler, os padres foram comunicados das respectivas mudanças.

Jogada de mestre Prevendo a iminente saída do arcebispo d. João Costa, por causa da agravamento do seu estado de saúde, o vigário-geral fez as articulações para transferir rapidamente alguns padres e poder beneficiar os seus amigos mais fiéis, presenteando-os com paróquias economicamente rentáveis, e perseguindo outros que não rezam da sua cartilha com paróquias em difícil situação financeira.

13 de julho Um dos casos mais escandalosos é o caso da paróquia São Pedro e São Paulo, localizada no bairro 13 de julho, em Aracaju. O pároco de lá, pe. Manoel Barbosa, que é muito dedicado e trabalhador, será transferido para uma paróquia da zona de expansão, enquanto o vigário-paroquial da paróquia Jesus Ressuscitado, cujo pároco é o pe. Genário, o mais novo 1º ministro, irá assumir a paróquia da 13 de julho. “O pe. David, que irá assumir a 13 de Julho, é muito íntimo do chanceler e do vigário-geral, que mandam e desmandam na arquidiocese”, relatou uma leiga. Arrepare, Osmário, nada melhor do que uma boa amizade.

Lista vazada Por causa da insatisfação com o vigário-geral e o chanceler, pessoas imaturas e carreiristas que controlam o arcebispo, a relação de transferência dos padres foi vazada por pessoas da própria cúpula da arquidiocese e já está circulando por todo o Sergipe. O arcebispo deverá anunciar a transferência nos próximos dias, durante o seu programa na rádio cultura de Sergipe, porém o blog pretende antecipar a divulgação da relação completa para o conhecimento dos católicos sergipanos.

Ele voltou E quem está de volta a Sergipe del Rey é o pe. Valtewan, que foi diretor do colégio arquidiocesano e um dos padres mais respeitados e intelectuais do bispado de Aracaju. Segundo amigos muito próximos ao pe. Valtewan, ele ficou afastado da arquidiocese porque discordou, à época, do arcebispo d. João Costa na questão da venda do colégio arquidiocesano, o velho arqui, e da forma como estava sendo conduzida a diocese. “O pe. Valtewan ficou um tempo fora do país e decidiu retornar. Talvez ele tenha retornado mais aliviado com a notícia de que em breve o arcebispo deixará a arquidiocese de Aracaju”, disse um leigo. Será que ele soube de alguma notícia na Itália e decidiu voltar? Crendeuspai.

Furtos de fios da iluminação pública e cabos de semáforos em Aracaju: é preciso montar uma força tarefa para prender não só quem furta, mas os receptadores  Ontem, 5, a Prefeitura de Aracaju, através da SMTT, divulgou que mais de 9 mil metros de cabos de semáforos foram furtados este ano. Semanalmente são roubados também fios da iluminação pública das pontes, nos calçadões (o novo da passarela do Caranguejo até a praia de Aruana teve os fios roubados). O blog apela que as forças policiais façam uma força tarefa – inclusive com campanha envolvendo as comunidades dos locais onde ocorrem mais furtos – para não só prender, mas descobrir que são os receptadores, os grandes beneficiados com estes furtos. Viaturas policiais descaracterizadas são alternativas reais. Não dá para entender com uma cidade quase toda monitorada por câmeras não consiga acabar com este tipo de furto.

Fábio Mitidieri fortalece suas bases políticas com a eleição dos candidatos proporcionais e senador O candidato ao governo do Estado pelo PSD e os partidos da coligação ‘Novo Tempo pra Sergipe’ consolidaram suas bases políticas com a eleição do senador Laércio Oliveira, seis deputados federais e onze deputados estaduais, no pleito do último domingo, 2 de outubro. No cenário nacional, os partidos da mesma coligação elegeram um total de 219 deputados federais. 

Partidos A coligação Novo Tempo Pra Sergipe é encabeçada pelos candidatos ao governo do Estado, Fábio Mitidieri, e a vice, Zezinho Sobral, e formada pelos partidos PSD, PP, PDT, Avante, União Brasil e Republicanos. Na última eleição, Fábio obteve 294.936 votos e irá disputar o segundo turno das eleições no próximo dia 30 de outubro. 

 Vitória Para Fábio, a eleição do senador Laércio Oliveira e seus candidatos proporcionais fortalece as bases políticas para o segundo turno. “Saímos vitoriosos dessa eleição. Eu e Zezinho tivemos mais de 294 mil votos, que nos levou para o segundo turno das eleições, e o meu partido elegeu dois deputados federais e cinco deputados estaduais. Além disso, a nossa coligação elegeu o senador Laércio Oliveira, que eu confio que será um senador atuante por Sergipe e trabalhará em parceria com o governo do Estado”, afirmou. 

Eleitos pela coligação Em Sergipe, a coligação elegeu os deputados federais Yandra de André (131.471), Fábio Reis (75.848), Gustinho Ribeiro (71.831), Rodrigo Valadares (49.696), Thiago de Joaldo (45.698) e Katarina Feitosa (38.135); e os deputados estaduais Cristiano Cavalcante, Dra. Lidiane Lucena, Jeferson Andrade, Caminha Paiva, Luciano Bispo, Maisa Mitidieri, Áurea Ribeiro, Adailton Martins, Jorginho Araújo, Marcelo Sobral e Kaká Santos.

Lagarto: Fábio e Sérgio Reis mostram força com votação expressiva para candidata apoiada por eles ao Senado  A delegada Danielle Garcia, do partido Cidadania, liderou o pleito no município de Lagarto, para o Senado, com 14.180 votos. Garcia foi um fenômeno na região e contou com o apoio dos irmãos, Sérgio Reis (PSD), que concorreu a deputado estadual, sendo o mais votado em Lagarto, com mais de 12 mil votos, junto de Fábio Reis (PSD), que foi reeleito deputado federal, com mais de 75 mil votos em todo o estado. 

Nova eleição Os Reis fizeram relevante divulgação da delegada nas redes sociais, também indo de casa em casa apresentar o trabalho comprometido e propostas da candidata para Sergipe. Visto o expressivo índice de votos, Danielle é aguardada para uma nova eleição, bem como Sérgio Reis.

 Grupo opositor Em contrapartida, o grupo opositor aos irmãos Reis em Lagarto, que é liderado por Gustinho Ribeiro, teve seu candidato ao Senado, Laércio Oliveira, na quarta colocação contando apenas as urnas de Lagarto, com menos de 10 mil votos, ficando atrás de Danielle, Valadares Filho e Eduardo Amorim.

Rota da Gratidão O caminho percorrido durante todo o processo eleitoral pelo futuro deputado estadual Jorginho Araujo (PSD), eleito com 23.854 mil votos, está sendo refeito para agradecer um a um e renovar o compromisso com quem confiou nele: esse movimento é a rota da gratidão. Jorginho já esteve em Cristinápolis, Estância e Indiaroba. O próximo destino é Malhador. Gratidão é nobreza!

 PP mantém representatividade na Alese e em Brasília O Partido Progressistas (PP) manteve a sua representatividade na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), na Câmara dos Deputados e no Senado da República. Para a Alese, foram eleitos Luciano Pimentel (reeleição) com 18.073 votos e Neto Batalha com 14.990 votos. Para deputado federal foi eleito Thiago de Joaldo com 45.698 votos válidos. No Senado, a cadeira foi mantida com a vitória de Laércio Oliveira com 310.300 votos. 

Fortalecimento O PP vem se fortalecendo desde 2018 quando Laércio se candidatou a deputado federal e assumiu a direção estadual. O crescimento nos últimos anos possibilitou ao PP ganhar estatura, conquistar espaços e aumentar o número de filiados. O partido, que não tinha nenhum prefeito eleito em 2016, conseguiu eleger oito em 2020 e saiu de 28 para 73 vereadores. Também não tinha nenhum deputado estadual e passou a ter dois, assim como uma das vagas do Senado com a senadora Maria do Carmo.

Fortalecimento II “A partir de 2018, quando fui eleito deputado federal pelo Progressistas, nós firmamos um compromisso com a executiva nacional de fortalecer o partido aqui em Sergipe. Começamos a trazer lideranças e pessoas que tinham disposição para exercer uma atividade política e hoje temos mais de 70 vereadores, sendo dois em Aracaju: Fabiano Oliveira e Pastor Diego”, disse Laércio.

Magistrado lança livro sobre o crime de falsificação de medicamentos (Foto: Ascom)

 

 

Amanhã, 07, a partir das 16 h, na sede da AMASE, o magistrado Henrique Gaspar Mello de Mendonça lançará sua obra: “Uma filtragem constitucional no crime de falsificação de medicamentos e afins” O tema é palpitante e de relevância na atualidade. Explora a jurisprudência pátria e doutrina brasileiras e alienígenas sobre o assunto. O trabalho não perfilha a exclusão do Direito Penal como instrumento de proteção do bem jurídico saúde pública em relação às condutas de falsificar, corromper, adulterar ou alterar produtos destinados a fins terapêuticos ou medicinais. O escopo principal é chamar a atenção para desproporcionalidade da pena imposta pelo legislador, de 10 a 15 anos de reclusão, principalmente a mínima, para as condutas tipificadas nos incisos de I a VI do §1º-B do art. 273 do CP, dentre elas, a destinação ao consumo de medicamentos, matérias-primas, insumos farmacêuticos, cosméticos, saneantes e de uso em diagnóstico, com determinados vícios ou irregularidades.

 

 

 

 

Juiz Antônio Henrique será palestrante do evento em alusão ao outubro Rosa realizado pelo Grupo Se Toque Amanhã, 07, o Juiz de Direito Antônio Henrique da Silva será palestrante do importante evento realizado pelo Grupo Se Toque, em alusão à Campanha Outubro Rosa. O intuito da palestra é alertar e conscientizar o público feminino quanto aos cuidados que deve ter com a saúde para a prevenção ao câncer de mama, bem assim sobre o prazer pela vida, especialmente diante de toda e qualquer dificuldade ou mesmo enfermidade. Com entrada gratuita, o evento acontecerá a partir das 14h no Auditório do Hospital Calixto Midlej Filho, Bairro Pontalzinho, no Município de Itabuna (BA). 

Iran Barbosa faz balanço eleitoral e agradece aos sergipanos pelos votos que recebeu “Agradeço de coração aos 24.503 eleitores que confiaram em nosso projeto e votaram para deputado estadual em Iran Barbosa”, externou Iran. O deputado estadual Iran Barbosa (Psol) aproveitou a primeira sessão legislativa após as eleições, na quarta-feira, 5, para externar o seu agradecimento aos 24.503 sergipanos e sergipanas que confiaram no seu projeto e nas suas propostas e votaram no seu nome, no pleito eleitoral do último domingo.

Compromisso “Apesar da expressiva votação, desta vez não logramos êxito, em função das regras eleitorais, lamentavelmente”, disse. Iran Barbosa aproveitou para reafirmar o seu compromisso com as pautas que já abraça. “Reafirmo o meu compromisso com as pautas que acredito e não sairei das lutas; continuarei defendendo os mesmos valores e ideais; e estarei em todas as trincheiras de lutas necessárias”, afirmou. Na oportunidade, Iran Barbosa também parabenizou, publicamente, a vereadora Linda Brasil, sua colega de partido, pela vitória na eleição para deputada estadual.

Por fim, Iran pontuou que há um grande desafio posto para o segundo turno: Lula  “Precisamos garantir que o nosso país volte a ter perspectiva de sonho, de vida, de alimento para o povo e para a classe trabalhadora; que voltemos a ter políticas públicas e, por isso, a luta ainda não está encerrada”, afirmou. “Neste sentido, temos o desafio de ganhar no segundo turno com Lula e de conseguirmos, de fato, enterrar de vez todo projeto antipopular que não ajuda o Brasil a avançar; pelo contrário, tem colocado o Brasil na linha do retrocesso. Por isso, precisamos estar nas ruas para eleger Lula presidente”, defendeu Iran Barbosa.

Museu da Gente Sergipana iluminado de rosa O Museu da Gente Sergipana foi iluminado de rosa, na noite da segunda-feira (3), para chamar atenção sobre a importância do diagnóstico precoce do Câncer de Mama, através da Campanha Outubro Rosa. Essa é uma parceria firmada entre as clínicas Onco Hematos e Homo com o Instituto Banese. O acendimento das luzes marcou a abertura das atividades da campanha e contou com a participação de oncologistas, mastologistas, da direção do Instituto Banese e de pacientes oncológicas do Grupo Mulheres de Peito.

 Outubro Rosa  Para o oncologista clínico da Onco Hematos, Nivaldo Farias, é essencial alertar as mulheres sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. “Outubro Rosa é o mês da prevenção do câncer de mama, é o mês que todos nos lembramos que o câncer de mama é possível fazer a detecção precoce. É importante que a mulher cuide de si, se toque, e também que todos possam alertar as mulheres se é hora de fazer a mamografia, se é hora de fazer a visita ao ginecologista, ao mastologista. Mulher, cuide de si, homens, cuidem das suas mulheres. Esse é o mês de conscientização, mas todo dia é dia de outubro rosa”, alertou o oncologista.

Câncer de mama De acordo com a mastologista da Homo, Paula Saab, no Brasil, o câncer de mama acomete em média 66 mil novas mulheres a cada ano e é o câncer mais comum nas mulheres brasileiras, com exceção do câncer pele não melanoma. “O objetivo dessa ação em parceria com o Instituto Banese e Museu da gente Sergipana é deixar o ícone da sergipanidade com a cor rosa, comemorando o Outubro Rosa, onde a gente traz a atenção das mulheres sergipanas sobre a conscientização, prevenção e diagnóstico precoce da doença, que é o câncer que mais acomete as mulheres no Brasil. É uma ação importante onde a gente quer trazer muita informação no mês de outubro e agradece a parceria de uma instituição tão importante como o Museu”, explicou Paula, acrescentando que mulheres que são diagnosticadas precocemente tem até 95% de chance de cura da doença e é por isso a importância da conscientização.

Parceria Tarsila Holanda, coordenadora de comunicação do Instituto Banese, informou a importância da parceria com as duas clínicas para iluminar o Museu. “Fomos procurados pelas duas instituições, já que o Museu da Gente Sergipana é um prédio que representa muito a sergipanidade e a cultura do nosso estado e prontamente aceitamos fazer parte desse movimento. O Museu é um prédio imponente, de grande visibilidade e por que não chamar a atenção da sociedade sobre essa causa tão importante, para alertar as mulheres a se cuidarem, a se observarem e conseguirem ter um diagnóstico prévio do câncer de mama? Então, a equipe do Museu se sente muito feliz de fazer parte desse movimento. Esse mês é importante, mas todos os dias e meses as mulheres precisam ficar atentas a essa questão”, destacou.

 Pacientes A paciente Rejane Silva Costa, assistente social aposentada, afirmou que descobriu o câncer de mama em 2019 e que já fez o tratamento e a cirurgia de retirada da mama. “Retirar uma das mamas não me empata em nada, sou uma mulher de uma mama só. O câncer veio, me tratei, choro às vezes, mas não me abala em nada. Vejo o câncer como qualquer outra doença e para mim, vejo agora a vida totalmente diferente, eu vivo o dia de hoje. Sou feliz, grata e amo viver”, disse. Já Giselma Bezerra Santana, aposentada, contou que teve uma grande história de superação da doença. “Eu descobri o câncer em 2016, fazendo exame de rotina e graças a Deus descobri e com um mês depois fiz cirurgia, rádio e quimio. Só tenho a agradecer a Deus por ter superado a doença. Esse mês eu faço seis anos de tratamento, vivo um dia de cada vez e agradeço a Deus cada dia da minha vida”, acrescentou a paciente oncológica durante a participação do evento.

Curso Básico de Social Media, dia 08 de Outubro das 13h às 17h, no Nexus Coworking, R. Lagarto, 1624 – São José, Aracaju – SE, 49015-270, para você que quer aprender a administrar páginas de grandes empresas começando totalmente do ZERO, venha aprender a elaborar roteiro de vídeos e estratégias de marketing digital, nas principais plataformas.

Curso Com um valor simbólico de apenas R$ 200,00 (duzentos reais), que podem ser divididos em até 2x vezes. O curso conta com apostila e grupo para tirar dúvidas após a realização do evento, com duração de 4 horas, iremos ver as principais novidades do mercado digital e as inovações das plataformas, como Facebook, Instagram, Twitter e Youtube. A agência Díkefi, visa estar realizando diversos cursos no estado, com realização de eventos e elaboração de estratégias de marketing geral para todas empresas.

Curso II O curso será ministrado pelo Professor Mestre em Marketing pela Universidade Federal de Sergipe, André Menezes, que traz em sua bagagem vasta experiência no mercado, auxiliando e elaborando ações que fomentaram o crescimento econômico do estado e região. Os interessados, pode preencher o formulário de inscrição, disponibilizando alguns dados simples, que possam auxiliar na elaboração do curso. Link para inscrição aqui: https://www.instagram.com/dikefiag/

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br  E FACEBOOK

 OPINIÃO

 Anauê! Por Antônio Samarone, médico sanitarista

 Anauê significa em Tupi (você é meu), era a saudação dos integralistas no Brasil. Uma imitação da saudação romana dos fascistas.

 Recebi de um colega médico pelo WhatsApp, um vídeo onde Roberto Jeferson cheio de ódio, prega o golpe. Eu sei, não se pode levar Roberto Jeferson a sério, logo agora, que o partido dele, o PTB, só elegeu um deputado federal. Isso mesmo, um! O Partido dele acabou pelo voto.

 O grave é esse material asqueroso está sendo distribuído por gente normal, que se diz cristão e civilizado. Por um médico que se considera humanista.

 O bolsonarismo não foi uma criação de Bolsonaro. A antiga maioria silenciosa, após as manifestações de 2013, assumiu a militância de extrema direita. Somos um país desigual, onde prevalece os privilégios. A herança escravocrata é forte.

 O bolsonarismo elegeu uma bancada de 235 deputados do Centrão. Os esquemas do orçamento secreto funcionaram. Sem contar o perfil da maioria eleita para o Senado. Se facilitar, eles revogarão a Lei Áurea. A barbárie avançou!

 A esquerda insiste no discurso de “união” das famílias brasileira. Não se faz história com ingenuidade.

 Toda a esquerda (a federação do PT, PSOL, PDT e PSB) elegeu apenas 124 deputados federais. Lula ganhando, terá uma governabilidade precária e onerosa aos cofres públicos.

 Para os otimistas: São Paulo elegeu Ricardo Sales, isso mesmo, o que pregou a passagem da boiada, com 640 mil votos; enquanto o doutor em filosofia, professor titular da USP, músico, escritor, Vladimir Safatle, recebeu apenas 17 mil votos.

 Ontem, Bolsonaro recebeu o apoio dos governadores do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Lula recebeu o apoio de Ciro Gomes, se é que podemos chamar aquilo de apoio.

 “A política exige a coragem tacanha e malvada das brigas de rua… A política é a arena dos vícios, não das virtudes. A única virtude que exige é a paciência.” – Mussolini.

 Outra coisa, a força política de Lula é pessoal, ele não transfere. Veja o resultado das eleições para governador, senador e deputado federal nos estados.

 Eu sei, é preciso ser pessimista no pensamento e otimista nas ações. Isso é frase feita! Antes Lula era acusado de comunista, já era demais, agora a acusação é de satanismo.

 General Mourão, o vice que andava com o escudo do Flamengo na lapela, derrotou Olívio Dutra, um símbolo da esquerda. Não vou cansá-los com dezenas de outros exemplos.

 No domingo, eu fui advertido por familiares para não ir votar de vermelho, que não era prudente, que era necessário se evitar a violência e não sei o que mais. Já chegamos a esse ponto. Eu preferi correr o risco.

 Mesmo que Bolsonaro perca o segundo turno, o bolsonarismo continuará forte e arrogante. Já cansei de ouvir: “por que você não vai para a Venezuela.” Ou seja, o Brasil é deles. Eu cá comigo, eu volto para a República de Itabaiana.

 O Bolsonarismo continuará forte, mesmo com a derrota do Mito. Mas existe um risco maior: Bolsonaro ganhar. Não subestimem! O já ganhou é uma porta aberta à derrota. O 2º turno é uma nova eleição, ou se vai para as ruas pedir votos, convencer os indecisos, ou se ressuscita a militância de esquerda, ou as milícias tomarão conta.

 O fascismo não é um Partido, é um credo político onde o ódio é a medida de todas as coisas.

PELO TWITTER

www.twitter.com/ISMARVIANA

 “Faça-se a justiça para que prospere o mundo. Se de um ato de justiça redundar mal maior, essa justiça é injusta.” Monteiro Lobato.

 www.twitter.com/pedalmario

 “Enquanto no mundo tem gente pensando que sabe muito, eu apenas sinto muito.” Carlos Drummond de Andrade.

 www.twitter.com/padreroger

 Não há nada de bom no ódio. E a força maligna mais cruel para a autodestruição e para destruir os outros.

 www.twitter.com/ayres_britto

 34 ANOS

 O Brasil tem uma Constituição que se dá ao respeito. Primeiro, porque elaborada, democraticamente, pela própria Nação brasileira (não pelo Estado); segundo, porque ela fez da democracia mesma o seu mais alto e mais abrangente princípio.

 www.twitter.com/JoseRollemberg

 Bom dia. No Correio de Sergipe de hoje, 05.10.2022, a representação parlamentar da minoria política na Câmara dos Deputados do Segundo Império. Link para a versão web: https://ajn1.com.br/type_blogs/1857/

#pazebem

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Siga Blog Cláudio Nunes:

 

Instragram

Twitter

 

 

 

 Frase do Dia

 

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais