Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Para deixar claro: o blog é solidário aos motociclistas, principalmente de aplicativos de entrega, que labutam diariamente. Porém, ou melhor, infelizmente, alguns deles cometem arbitrariedades diárias pondo em perigo não só a vida deles, mas do pedestre, do ciclista, dos próprios motociclistas conscientes e motoristas de carros.
Quem já não teve o dissabor de ter o retrovisor do veículo “batido” por um motoqueiro e o mesmo fazer de conta que não viu? E se você tem algum problema com um motoqueiro e desce do veículo em um minuto aparece muitos outros como se fosse uma intimidação, mesmo você estando certo. E Acidentes envolvendo duas motos por conta do excesso de velocidade? São vários. Segundo dados do HUSE, 80% das vítimas atendidas com traumas no hospital tem origem em acidentes com motocicletas.
Campanhas de conscientização não resolvem. Números assustadores em Aracaju
Cá para nós: muitos cobram da SMTT e do Detran campanhas de conscientização. Não adianta para os motoqueiros inconsequentes, só para os motociclistas responsáveis.
O número assustador de mortes de motoqueiros no trânsito este ano em Sergipe em sua maioria esmagadora é por irresponsabilidade deles. Diariamente são motoqueiros passando por cima dos canteiros para cortar caminhos e semáforos. São motoqueiros ultrapassando pela direita num espaço mínimo ao ladeiro do meio fio e subindo em calçadas, sem contar na ultrapassagem com sinal vermelho, entre outros.
Na semana passada a Prefeitura de Aracaju, através da SMTT, apresentou números assustadores no aumento dos sinistros de trânsito envolvendo motociclistas na capital. Segundo a SMTT, entre janeiro e nove de dezembro de 2025, dados parciais registraram 3.617 sinistros de trânsito, dos quais 1.668 envolveram motociclistas. No mesmo período de 2024, foram contabilizados 3.404 sinistros, sendo 1.461 com participação de condutores e passageiros com motos, o que aponta crescimento de 14,1% nas ocorrências envolvendo esse público. Neste ano, até nove de dezembro, Aracaju registrou 30 mortes de motociclistas, número superior aos 23 óbitos contabilizados em 2024, uma elevação de 30,4%.
É preciso apenas separar o joio do trigo.
Tem muitos motociclistas conscientes e responsáveis, que muitas vezes compra uma moto como opção barata e mais rápida para ir ao trabalho. Estes merecem o respeito de todos e andam corretamente.
Porém, tem muitos motoqueiros que logo cedo, parece que já saem de casa com raiva e brigado com a vida. Estes são os inconsequentes, que cometem irregularidades diariamente. Ou seja são motoqueiros natimortos esperando apenas cometer uma infração que seja fatal para eles.

E por falar em SMTT Aracaju: Atenção MPSE! Que tal questionar a SMTT Aracaju porque anunciou e vem multando diversos bares que colocam cadeiras e mesas nas ruas, mas fecha os olhos para o Bar Pé Sujo, na Avenida Augusto Maynard com Rua Vila Cristina. Quem é o “Padrinho Poderoso?” Assim é fácil só multar os pequenos… O blog continuará de olho.
Ato histórico para servidores da Prefeitura de Aracaju. Um ato que vale mais do que os 8 anos da gestão edvaldiana A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, sanciona nesta segunda-feira, 22, às 10h, leis que reestruturam carreiras e promovem a atualização remuneratória de diversas categorias estratégicas para o funcionamento da capital. Aprovados na Câmara Municipal, os projetos do Executivo demonstram o compromisso com a valorização do servidor público, abrangendo desde profissionais do magistério até guardas auxiliares, agentes de trânsito, auxiliares de enfermagem e trabalhadores da saúde. As propostas foram construídas no âmbito da mesa de negociação permanente com os sindicatos, corrigindo distorções históricas acumuladas ao longo dos anos.

Obra de infraestrutura de micro e macrodrenagem na Zona de Expansão de Aracaju. Por exemplo, no povoado Areia Branca, Aracaju a empresa não conversa com moradores e as vezez moradores não podem entrar e saírem de suas residências com veículos que estão ficando atolados devido a quantidade de areia em suas portas. Sem contar a poeira que é demais prejudicando os moradores, principalmente os idosos. O Ministério Público de Contas já pediu ao TCE uma apuração de possíveis irregularidades. A questão que mesmo com as faturas em dia a obra não anda.

Lagarto ganha nova emissora de rádio com início das atividades da Serigy FM em fase experimental Lagarto ganhou, no último sábado, 20, mais uma emissora de rádio. A Serigy FM entrou oficialmente em sintonia, passando a operar na frequência 93.9, com o slogan “Informação Verdade”, iniciando suas atividades em fase experimental pelos próximos 30 dias. A chegada da nova emissora tem como foco ampliar o cenário da comunicação local, fortalecendo o acesso da população à informação, ao entretenimento e ao conteúdo jornalístico.
Relevância O prefeito Sérgio Reis acompanhou o início da operacionalização da rádio no espaço onde a emissora começa a funcionar, ao lado do proprietário, o empresário e ex-prefeito de Tobias Barreto, Diógenes Almeida. Na ocasião, o gestor destacou a relevância do novo veículo para Lagarto e para a região Centro-Sul do estado. “A chegada da Serigy FM representa muito mais do que o início de uma nova frequência no rádio. Estamos falando de um instrumento fundamental de comunicação, que aproxima as pessoas, fortalece a cidadania e contribui diretamente para a formação de uma sociedade mais bem informada. Lagarto é uma cidade que cresce, se desenvolve e que precisa de veículos comprometidos com a verdade, com a responsabilidade e com o respeito à população”, afirmou o prefeito.
Novos empregos O gestor reiterou que a implantação da emissora também reflete favoravelmente no desenvolvimento econômico do município, com a geração de novos empregos. “Quando um empreendimento dessa natureza escolhe Lagarto, isso demonstra confiança no potencial da nossa cidade. A Serigy FM gera empregos, movimenta a economia, cria oportunidades e passa a integrar um ecossistema que envolve comunicação, cultura, comércio e serviços. É um avanço que impacta diretamente o desenvolvimento local e fortalece a economia do município”, completou Sérgio Reis.
Importância A vice-prefeita Suely Menezes também destacou a importância da nova emissora para a cidade. “Lagarto recebe a Serigy FM com alegria. Uma emissora que nasce com o compromisso de levar informação e entretenimento, mas, sobretudo, de ouvir a cidade e ser um espaço permanente de diálogo. O rádio continua sendo uma ferramenta poderosa de aproximação com a comunidade e a chegada dessa nova emissora fortalece ainda mais esse vínculo”, pontuou.
Consolidação Durante o período experimental, a Serigy FM 93.9 passará por ajustes técnicos e operacionais, voltados para a consolidação de sua estrutura e para a preparação da programação. A proposta é oferecer uma grade diversificada, unindo música, entretenimento e conteúdos informativos, mantendo como diretriz a responsabilidade editorial e a conexão direta com a realidade local e regional. Proprietário da emissora, o empresário Diógenes Almeida ressaltou que a implantação da rádio em Lagarto é resultado de um projeto construído ao longo de anos, pautado pelo compromisso com a comunicação responsável. “Uma emissora de rádio não se limita a tocar música ou transmitir notícias. Ela forma opinião, influencia decisões e precisa atuar com seriedade. Nosso propósito é fazer uma comunicação comprometida com a verdade, sem personalismos ou polarizações, respeitando as pessoas e contribuindo para o crescimento da cidade”, afirmou.
CTM A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, presidente do Consórcio do Transporte Metropolitano (CTM), presidiu na sexta-feira, 19, mais uma assembleia ordinária do colegiado, com o objetivo de deliberar sobre a licitação que, atualmente, está anulada por decisão da Justiça de Sergipe. Por maioria, o consórcio decidiu aguardar o trânsito em julgado da decisão da 18ª Vara Cível, que anulou integralmente a licitação nº 001/2024, que previa a concessão do transporte público coletivo na Grande Aracaju, para a definição de novos passos. Também foi acordado que esse movimento deve seguir sem a interposição de recurso por qualquer um dos entes consorciados.
CTM II O procurador-geral do município de Aracaju, Hunaldo Mota, reforçou que, mesmo com decisão recente do Tribunal de Justiça, que suspendeu a possibilidade de que a sentença da 18ª Vara Cível seja executada de imediato, está mantida a nulidade da licitação em questão. A sentença determinava que o CTM e o Município de Aracaju realizassem um novo processo licitatório no período de 1º de novembro de 2025 a 30 de abril de 2026, mas um pedido de suspensão de liminar ajuizado pelo Município de São Cristóvão sustou a obrigação imediata de proceder a uma nova licitação.
André Moura fortalece relações políticas em agenda estratégica O secretário de Governo do Rio de Janeiro e pré-candidato ao Senado por Sergipe, André Moura, participou no sábado, 20, da confraternização promovida por Gil das Mulheres, na Taiçoca de Fora, em Nossa Senhora do Socorro. O encontro reuniu mulheres socorrenses em um clima de diálogo e proximidade e contou também com a presença do ex-deputado federal Fábio Henrique. A agenda evidenciou a capacidade de André de ouvir histórias e reconhecer quem sustenta a comunidade com trabalho, sensibilidade e coragem. Ainda no município, André esteve na residência de Nenê Construtor e Samanta, no Conjunto Jardim, onde participou de um almoço com familiares e amigos, mantendo contato direto com a comunidade local.

Convergência política em Aracaju Já em Aracaju, André Moura marcou presença no evento Amigos do Bem, confraternização que reuniu amigos e apoiadores do vereador Byron Estrelas do Mar. O encontro contou com a participação do deputado estadual Jorginho Araújo e da deputada federal Katarina Feitosa, consolidando um ambiente de alinhamento político em torno de pautas comuns.
Festa para os servidores em Itaporanga Dando sequência à agenda no interior do estado, André Moura seguiu para Itaporanga d’Ajuda, onde participou de encontro a convite do prefeito Ivan Sobral. A recepção contou ainda com o deputado estadual Marcelo Sobral e o ex-prefeito Otávio Sobral, reforçando a unidade do grupo político local e o diálogo sobre projetos para o município.
Ações sociais em Laranjeiras Após Itaporanga, André seguiu para Laranjeiras, onde participou do Verão Solidário, a convite do vereador Juliano Soares. Promovido pelo Instituto Flor de Laranjeira, o evento reuniu ações sociais voltadas à população, com atividades de assistência, sorteio de brindes e acolhimento comunitário.
FelizCidade no Jardim Centenário De volta a Aracaju, André esteve no bairro Jardim Centenário, onde participou de mais uma edição do FelizCidade, ao lado da deputada federal Yandra Moura e recepcionado pelo vereador Binho. A iniciativa foi voltada ao público infantil e às famílias da comunidade.
Natal Solidário no Marivan Encerrando a agenda, André acompanhou o show de abertura do Natal Solidário, no bairro Marivan, promovido por Thiago Nascimento. Durante o evento, foi destacada a atuação de André enquanto deputado, com a destinação de recursos para obras de pavimentação, urbanização e drenagem do bairro Santa Maria.

Dores: educação fazendo história com compromisso e conquistas de toda a equipe No primeiro ano da gestão da prefeita Ianna Porto, à frente da Prefeitura de Nossa Senhora das Dores algumas áreas estão tendo uma atenção especial por conta das necessidades da população. Entre elas destacam-se a saúde, a assistência social e a educação. Na pasta da educação, na última quarta-feira, 18 de dezembro, o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação, realizou o encerramento do ano letivo de 2025, reunindo os professores da Rede Municipal de Ensino no Centro Estadual de Educação Profissional Berila Alves de Almeida.
Momento de reflexão e celebração das conquistas Segundo o secretário municipal de Educação, Alexandre Barreto Lima Silva, pelas redes sociais, o encontro foi marcado por um momento especial de reflexão sobre o ano vivido, celebração das conquistas alcançadas e renovação do compromisso com uma educação pública cada vez mais forte e transformadora. “A gestão municipal agradece a todos os profissionais da educação pelo empenho, dedicação e compromisso diário com a formação dos nossos estudantes”, destacou o secretário.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).
De um leitor e morador da Barra dos Coqueiros: “Se o Estado e a prefeitura tivesse um planejamento profissional de turismo essa orla estaria hoje lotada de turistas fazendo passeios pelo estuário do Rio Sergipe. Mas o turismo aqui é fazer arrastão pela cidade e asfaltar a praia.”
PELO E-MAIL claudionunes@infonet.com.br
OPINIÃO

A Cultura de Mitidieri Por Pascoal Maynard*
A gestão do governador Fábio Mitidieri tem sinalizado uma mudança importante no lugar que a Cultura ocupa dentro das políticas públicas de Sergipe. A criação da Secretaria Especial de Cultura, a Lei dos Mestres – Patrimônio Vivo da Nossa Cultura, e a integração com o Turismo e a Economia Criativa, demonstram que a Cultura deixou de ser acessório e passou a ser tratada como vetor estratégico de desenvolvimento.
Importante nesse movimento o nosso alinhamento ao ‘Sistema Nacional de Cultura” (SNC), que estabelece diretrizes para a institucionalização das políticas culturais em todo o país, fundamental para garantir continuidade e participação social.
O SNC garante que estados e municípios tenham instrumentos de planejamento, financiamento e participação social.
Já o Plano Nacional Aldir Blanc (PNAB), é um divisor de águas. Ele assegura recursos federais permanentes para estados e municípios, permitindo que a Cultura seja tratada como política pública de Estado. Em Sergipe, esses recursos estão sendo operacionalizados pela Funcap (Fundação de Cultura e Arte Aperipê), em lançamentos de chamamentos públicos, garantindo cotas afirmativas para negros, indígenas e pessoas com deficiência. Isso mostra que há uma preocupação não apenas em disponibilizar recursos, mas em democratizar o acesso e corrigir desigualdades históricas.
Neste ponto a gestão abre caminho para que a Cultura deixe de ser apenas expressão simbólica e tem potencial para reposicionar Sergipe como referência nacional em gestão cultural, mostrando que investir em Cultura é investir em identidade, cidadania e desenvolvimento sustentável.
Reconhecimento da identidade sergipana: Ao valorizar mestres e tradições, o governo fortalece o sentimento de pertencimento.
Desenvolvimento sustentável: Cultura é tratada como vetor econômico, não apenas como expressão artística.
Modernização da gestão: A criação da Secult mostra uma visão estratégica, colocando a Cultura no mesmo patamar de áreas como economia e infraestrutura.
Isso representa não apenas um avanço institucional, mas também um reconhecimento da força que nossas tradições têm na construção da identidade do povo sergipano.
O desafio agora é garantir que essas políticas não se percam no tempo, mas se tornem políticas de Estado. Nesse sentido, é necessária a revisão do Plano Estadual de Cultura (Lei nº 9.117, de 14 de dezembro de 2022) em alinhamento ao novo Plano Nacional de Cultura, enviado este ano ao Congresso Nacional, bem como a legislação patrimonial, hoje estruturada pela Lei nº 2.069/1976, considerada antiga e que precisa ser atualizada para dialogar com os novos conceitos de patrimônio (material e imaterial).
Se isso acontecer, Sergipe terá dado um passo histórico: transformar sua riqueza cultural em motor de futuro.
*Pascoal Maynard é jornalista, documentarista e produtor cultural. Atualmente exerce o cargo de Assessor Especial da Funcap, Presidente do Conselho Estadual de Cultura e apresentador do programa Expressão na Aperipê TV.
Siga Cláudio Nunes no Instagram
https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/
Siga Cláudio Nunes no Twitter
Siga Cláudio nunes no Blueskay
https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social
Frase do Dia
“Natal! Este é o tempo para acender o fogo da hospitalidade e o cordial fogo da caridade no coração.” Washington Irving.