Dos padres fiéis a palavra de Cristo e exemplos Alto da Compadecida

                                                     Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
              “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo

 

 

 

 

 

 

 

“As vezes eu sou acusado de anticlerical… mas eu acho que eu não sou. Eu sou católico, tenho uma grande consideração pela Igreja, agora outro dia um padre, há pouco tempo disse uma coisa que não estava muito comum, mas ele disse que a Compadecida era uma peça escrita contra a Igreja. O Alto da Compadecida não é contra a Igreja. Se eu não me importasse com Igreja eu não me incomodava que existisse padre ruim. Eu falei mal de um padre ruim e de um bispo, mas exatamente porque tenho consideração pelos padres bons e pelos bispos bons…”

Essa declaração do eterno Ariano Suassuana – na peça do Auto da Compadecida tem um padre e um bispo apegados ao dinheiro que diferencial o tratamento aos fiéis pela classe social – é exatamente o que pensa o titular deste pequeno espaço. A batalha não é contra a Igreja Católica, ou qualquer outra religião: a batalha é contra os hipócritas que existem em todas as religiões. Ou seja a batalha é para separar o joio do trigo, é para proteger os sacerdotes bons.

Em Aracaju tem padre sim que trata os fiéis de acordo com a classe social. Aliás, em tempos de redes sociais é fácil descobrir quem só vive bajulando os empresários e a classe política.

Padre que tem um espírito narcisista e se comporta como estrela não deveria ser padre e, nem tampouco, exercer funções na Igreja. Em Aracaju, na Arquidiocese, há alguns que se comportam como pavões, como o padre conhecido como “ministro da propaganda”. Blog já alertou antes: o certo é colocar em prática as atitudes do Nosso Senhor Jesus Cristo, mas alguns “pastores” se comportam como uma serpente nos bastidores e publicamente, para a comunidade religiosa, mansos como pombas.

 

 

 

 

 

 

 

 

Exemplo de expulsão recente de padre que ingressou na política

Aliás, a bajulação é tão grande que chegou a ser ventilado ser candidato a vereador ou compor chapa majoritária. E o blog torceu tanto para que o “pavão” resolvesse disputar um mandato para ser convidado a se retirar da Igreja Católica. Ou melhor, convidado não, expulso como aconteceu recentemente com o padre João Carlos Torres, da Arquidiocese de Montes Claros (MG) que se lançou candidato a prefeito em Ponto Chique à revelia da Igreja. Aqui a matéria. Além de perder o “Uso da Ordem” a nota da Arquidiocese deixou claro que o padre, caso seja derrotado, não será reconduzido as funções eclesiásticas na mesma Igreja. Ou seja, foi expulso da Arquidiocese.

O blog acredita que no tempo dele, o novo Arcebispo de Aracaju, Dom Josafá, que escuta, reflete e decide, fará as transformações necessárias. Da cúpula que prejudicou a Arquidiocese de Aracaju todos já sabem os nome, inclusive o novo arcebispo. Agora é o momento de falar do clero bom, como pe. Peixoto, pe. Valtewan, pe. José Soares, pe. Vicente, pe. João Bosco, pe. José Almi, pe. Fernando Ávila, pe. Manoel Barbosa, pe. Givanildo e outros.

Como este espaço já escreveu há algum tempo: é preciso acabar com o narcisismo de alguns poucos. Se tem algo que o Papa critica sempre é o culto à personalidade. Por isso tem a certeza que o novo Arcebispo é coerente, corajoso e fiel ao que prega o Papa Francisco.

 

Crédito: Layla Kamila

 

 

 

 

 

 

 

 

 Igreja se opõe ao uso político da religião Mensagem conjunta do Arcebispo de Aracaju, Dom Josafá Menezes, do Bispo de Estância, Dom Genivaldo Garcia e o Bispo de Propriá, Dom Vitor, mostra  claramente que a Igreja se opõe ao uso político da religião e que oferece critérios cristãos e humanos, respeitando a consciência de cada cristão católico, para que façam uma escolha serena e consciente. “…Trabalharemos para conscientização dos eleitores e dos líderes das nossas comunidades, refletindo os princípios da ‘Política Melhor’ (cf. Fratelli Tutti, n. 176-197), sem que para isso precise transformar os ambientes eclesiais em palanques eleitorais, desviando os nossos templos e demais espaços comunitários espalhados pelo território dos municípios. Inclusive, é vedada por legislação civil propaganda eleitoral ilícita de qualquer candidato nos chamados bens de uso comum, mesmo daqueles que são mais próximos do nosso horizonte de valores e de nossas opções socais.” Aqui toda mensagem.

Abertura espiritual para escutar a Voz através de muitas vozes: Carta do Santo Padre Francisco sobre o papel da literatura na educação E para ajudar na formação do clero, no último dia 17 de Julho, o Santo Papa Francisco, divulgou a Carta Sobre o Papel da Literatura na Educação. É mais uma ação dele voltada a necessidade de humildade e simplicidade para os futuros pastores, através do poder espiritual da literatura. “Com estas breves reflexões, espero ter evidenciado o papel que a literatura pode desempenhar na educação do coração e da mente do pastor ou futuro pastor, no sentido de um exercício livre e humilde da sua racionalidade, de um reconhecimento fecundo do pluralismo das linguagens, de um alargamento da sua sensibilidade humana e, finalmente, de uma grande abertura espiritual para escutar a Voz através de muitas vozes.” Aqui toda Carta.

 

 

 

 

 

 

Lagarto: mais membros da família Ribeiro anunciam apoio a Sérgio  Deu no site “O Bolo é Grande”: O ex-deputado é ex-prefeito de Lagarto José Raymundo Ribeiro, o Cabo Zé, e o ex-deputado federal Adelson Ribeiro foram os demais membros da família Ribeiro que anunciaram, no sábado, 24, apoio à candidatura de Sérgio Reis a prefeito de Lagarto. Cabo Zé é tio-avô da candidata Rafaela Ribeiro e Adelson primo. Eles se somam a outros familiares que também rejeitam a candidata da família e passam a apoiar Sérgio. Marlysson e Farlinho Magalhães também optaram por abraçar a candidatura do PSD para a prefeitura de Lagarto. Outra figura política importante que também rejeitou apoio à candidata do deputado Gustinho Ribeiro foi a ex-deputada Luiza Ribeiro, tia do parlamentar.

A licitação do transporte público da Grande Aracaju. Justiça chama o feito à ordem A juíza Christina Machado de Sales e Silva, da 18ª Vara Cível de Aracaju, concedeu uma liminar que suspende a licitação do transporte público da capital sergipana. A decisão foi tomada após a análise de uma ação popular que apontou irregularidades no processo licitatório, incluindo a falta de previsão orçamentária clara e adequada para a execução dos serviços. A decisão foi tomada na sexta-feira, 23. Aqui toda matéria da Infonet.

Obra de duplicação da BR-101 Será que o DNIT Sergipe pode informar aos sergipanos se as obras de duplicação da BR-101 sentido Norte estão paradas? Quem passou pelo local nos últimos dias não viu um trabalhador no trecho.

Novos procuradores O Governo de Sergipe, sob a liderança do governador Fábio Mitidieri, realizará a posse dos novos procuradores do Estado nesta segunda-feira, 26, às 9h30, no Palácio dos Despachos. A cerimônia formaliza o resultado do concurso público homologado em maio, com a nomeação oficializada no início deste mês. Com aproximadamente três mil candidatos inscritos, o concurso foi uma importante oportunidade para a seleção de novos talentos, oferecendo cinco vagas.

Curso de Adaptação à Carreira  A organização do concurso ficou a cargo da Secretaria de Estado da Administração (Sead) e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE-SE). A partir de terça-feira, 27, os novos procuradores participarão do Curso de Adaptação à Carreira, uma iniciativa que visa prepará-los para os desafios da profissão e para uma integração eficiente à estrutura da PGE-SE.

 

 

 

 

 

 

 

 

Macambira: Carivaldo dialoga com jovens para avançar mais ainda em ações em prol da juventude nos próximos quatro anos O prefeito de Macambira e candidato à reeleição, Carivaldo Souza, reuniu diversos jovens do município na quinta-feira, 22, com o objetivo de ouvir suas perspectivas para o futuro de Macambira nos próximos quatro anos. Denominado “Juventude com o Veinho”, o encontro foi bastante prestigiado por centenas de jovens de diversos segmentos, que tiveram a oportunidade de expor suas ideias e questionar o gestor sobre diversos temas.

Programa de estímulo Uma das oradoras, a estudante de Direito Lívia Maria, destacou a contribuição do município com a disponibilização gratuita do transporte universitário e sugeriu a implementação de um programa voltado ao estímulo dos jovens na política. “Reconhecemos a contribuição dada pelo senhor e sua gestão aos nossos jovens, através da disponibilização do transporte gratuito para as instituições de ensino superior. Sabemos que não é uma obrigação do município, mas, ainda assim, mesmo com as dificuldades, isso tem sido feito. Como sugestão para a próxima gestão, sugeriria a implantação de um programa voltado para a formação política dos mais jovens. Seria essa um estímulo para o ingresso da juventude na política”, destacou.

Gestão participativa Para Carivaldo, o encontro foi uma oportunidade para ouvir a juventude e construir uma gestão cada vez mais participativa. “A juventude é o futuro, e é para discutir o futuro de Macambira que convidamos os jovens da nossa cidade para este momento. Nos primeiros quatro anos, dadas as circunstâncias em que encontramos o município, não conseguimos realizar tudo o que planejamos. Mas, para os próximos quatro anos, faremos muito mais, tendo a juventude como uma importante aliada da nossa gestão”, afirmou.

Silvany fez um grande trabalho em Capela, e eu vou fazer ainda mais”, afirmou Júnior de Dr. Carlos Milton. Na noite da última sexta-feira, dia 23, Júnior de Dr. Carlos Milton (MDB), candidato a prefeito de Capela, realizou mais um bate-papo. Desta vez, foi a comunidade do povoado Saúde que recebeu a “Caravana do 15” e ouviu as propostas do Plano de Governo, cujo objetivo é dar continuidade ao grande trabalho que vem sendo realizado pela prefeita Silvany Mamlak (União Brasil) à frente da gestão municipal.

Investimento e valorização “Iremos continuar investindo ainda mais na educação, no esporte, na valorização dos nossos servidores e na assistência social. Somos o time do compromisso, do amor ao povo de Capela. Vamos transformar nossa Capela em uma cidade ainda melhor. Eu conheço os quatro cantos da nossa cidade, e iremos trabalhar por todos”, assegurou o candidato a prefeito.

Avançar ainda mais A prefeita Silvany ressaltou que Júnior tem capacidade de assumir qualquer compromisso com o povo. “Ele é trabalhador, competente e conhece Capela. Vamos fazer a política do bem avançar ainda mais. Quanto mais a gente trabalha pelo povo, mais o reconhecimento chega”, disse. Segundo o candidato a vice, Alexsandro Nascimento (União Brasil), a oposição não tem exemplo para dar e tenta enganar a população. “Eles fazem comício e mentem para a população todo dia. Do nosso lado, temos obras e serviços estruturantes por toda a cidade. Com Júnior prefeito, não será diferente”, finalizou.

9º CONGRESSO ESPÍRITA DE SERGIPE                  

 “Uma viagem pelo mundo espiritual” é tema do 9º Congresso Espírita de Sergipe de 20 a 22 de setembro de 2024.

 Como vim? Onde Estou? Quem Sou? Para onde vou e como vou?

  Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/9-congresso-espirita-de-sergipe/2322408?referrer=www.google.com Contatos: (79) 3249-2896 | 99999-2167 (whatsapp) / fees.congrese@gmail.com

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Farra das Diárias no Órgão Ambiental (Adema) De alguns servidores do órgão:  “Após denúncia do Café com Política Sergipe sobre o aterro sanitário, uma Diretora Técnica do órgão ambiental (Administração Estadual do Meio Ambiente – Adema ) não comparece mais no órgão. E quando é procurada, a secretária dela diz que ela está indo trabalhar pela tarde. Só que já fui várias vezes pela tarde e ela não se encontra no órgão. Só que o problema não é esse. O problema é como que uma diretora técnica que não comparece ao órgão e o seu motorista tem um veículo (Fiat Cronos Branco (foto enviada), descaracterizado, placa QMJ – 6D61, da empresa Samam) de uma empresa terceirizada descaracterizado que fica a sua disposição e recebe hora extra e diárias? Como é que o gestor de transporte da órgão atesta esse tipo de irregularidade (Atestar NF com hora extra e diárias que o motorista não viaja)? Será que o Diretor Presidente (George Trindade) está sabendo dessas regalias ou a Diretora Técnica está fazendo tudo nas escondidas? O Governador (Fábio Mitidieri), Ministério Público e Tribunal de Contas precisa saber e cortar essas regalias. Vamos parar de brincar com nosso dinheiro público diretora. Esse veículo é visto com frequência no município da Barra dos Coqueiros e Itaporanga D’Ajuda nos final de semana.” 

Poço Verde no abandono total. “Até quando? Nós moradores estamos revoltados com a gestão Iggor de Oliveira. Reeleito, o prefeito abandonou a cidade. A praça principal, a da Igreja sem energia porque a Prefeitura não pagou. Depois que cortaram o prefeito mandou uma equipe que trabalha para a Prefeitura fazer um gato. Se fosse um pobre iria preso.” Foto abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PELO E-MAIL  claudionunes@infonet.com.br 

Siga Blog Cláudio Nunes:

 

 

 

 

 

 Instragram

Twitter

 Frase do Dia

“Para a maioria dos homens, a vida não é outra coisa senão um combate perpétuo pela própria existência, que ao final será derrotada.” Arthur Schopenhauer.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Francesca Sabatinelli e Andressa Collet – Vatican News É uma forte preocupação aquela que o Papa Francisco expressa ao falar imediatamente após a oração do Angelus deste domingo (25/08): a de não se permitir a quem quiser de poder rezar “naquela que considera a sua Igreja”. Uma referência direta à decisão do Parlamento ucraniano de proibir a Igreja Ortodoxa ligada ao Patriarcado de Moscou. Ao direcionar o pensamento “às leis adotadas recentemente na Ucrânia”. Aqui: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2024-08/papa-francisco-apelo-liberdade-de-quem-reza-ucrania-russia-24.html

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais