Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Numa obstinação para se perpetuar no poder e não perder o comando da Prefeitura de Aracaju, o prefeito Edvaldo Nogueira atua politicamente de forma determinada a não permitir a existência de qualquer adversário que possa ameaçar seu projeto. E para isso, Edvaldo se apresenta com se possuidor fosse de uma saga destruidora, que não deixa espaço para descanso.
Ao ver que as reuniões de um grupo formado pelo vice-governador Zezinho Sobral, a deputada federal Katarina Feitoza e o vereador Fabiano Oliveira e a delegada Danielle Garcia poderia ensejar a formação de uma nova chapa. Edvaldo partiu para uma ação arrojada.
E por saber que os interesses empresariais de Fabiano, passa pela harmonia com o as máquinas públicas que oferecem apoio logístico ao Pre-caju, mirou forte para detonar Danielle, cujo primeiro passo, segundo comentários nas rodas políticas, foi exigir do governador a retirada de Katarina do apoio a essa proposta.
Mesmo com a saída de Katarina, Danielle engoliu o choro e partiu para afirmar que a proposta estaria mantida, sendo senador Alessandro Vieira como presidente do MDB, supostamente escalado para exigir do governador a permanência do PSB, que é presidido pelo vice-governador Zezinho Sobral, no apoio ao nome de Danielle.
Com a decisão do MDB de manutenção da proposta de candidatura própria, surge a informação ainda não confirmada, de que Nogueira vai pedir a Mitidieri que a ofereça a Danielle a “Secretaria de Política para as Mulheres”, como moeda de troca para que desista da intenção de disputar a prefeitura de Aracaju.
Ao conseguir afastar Katarina de Danielle, o prefeito mirou em Danielle para na verdade matar a intenção política de Katarina, que ainda se colocava como pré-candidata. E se em nova empreitada conseguir fazer Danielle Garcia retornar à “Secretaria das Mulheres” como moeda de troca. Ele não só destrói de vez a história política de Danielle Garcia, como também detonaria com a pavimentação que Alessandro vem construindo para 2026. E nessa suposta ação de Edvaldo, podem apostar que Fábio Mitidieri dificilmente colocará o braço dele nessa seringa.
A “saga destruidora” enxergada no comportamento político do prefeito Edvaldo Nogueira parece ser algo premeditado. E há quem enxergue que o primeiro passo foi asfixiar o governador Fábio Mitidieri, empurrando goela abaixo a pré-candidatura do pedetista Luiz Roberto.
Essa ação, pela forma unilateral como foi promovida, foi suficiente para criar um ambiente de desagregação na base governista, levando partidos que estavam em perfeita sintonia com o governador, a adotarem postura idêntica. E levou Mitidieri a enfrentar ainda no início de um governo, o constrangimento de se posicionar em favor de uma única sigla, mesmo sendo sabedor que foi eleito por um trabalho conjunto de vários partidos.
Apesar dos alertas e conselhos recebidos, Fábio se viu obrigado a engolir esse sapo, e para não manchar o seu marketing de “homem de palavra”, passou a arcar com os prejuízos, que somente serão contabilizados num futuro não muito próximo.
Pulada essa etapa, houve movimentações que demonstravam uma ação dissimulada de Nogueira para enterrar a pré-candidatura da jornalista Candisse Carvalho, e quando surgiu o nome de Valadares Filho como opção para oxigenar uma “Frente de Esquerda”, ele foi lá e cooptou o jovem político. Que tem se perdido na instabilidade, onde uma hora vota contra Dilma na outra aparece como apoiador de Lula.
Essa falta de coerência já colocou Valadares Filho com detentor de 5 derrotas seguidas (2012, 2016, 2018, 2020 e 2022). Ontem adversário ferrenho de Edvaldo Nogueira e hoje como apoiador do projeto político do mesmo Edvaldo. Valadares Filho deve estar a caminho da 6ª derrota.
Já a “saga destruidora” parece não ter conseguido enfrentar a pré-candidatura do União Brasil, mas o trabalho para afastar a sigla da convivência política com o governador, ainda está em curso, e conta com o trabalho indireto de alguns atores. Em breve os aracajuanos terão o resultado final de toda essa movimentação.
Lagarto: Fábio Mitidieri declara apoio a Sérgio Reis E ontem, 21, o radialista Marcos Aurélio, pelas redes sociais anunciou em primeira mão que o governador Fábio Mitidieri anunciou em Lagarto o apoio a candidatura do deputado estadual Sérgio Reis a prefeito do município. Na política a gente tem que ter lado, e em Lagarto meu lado é com a Família Reis, que há muito tempo me deu a mão”. Aqui o vídeo: https://www.instagram.com/p/C9szgAqSHLZ/
Após impedimento de entrarem em aterro sanitário membros da OAB/SE conversam com moradores de Itaporanga sobre danos causados Como o blog informou na última sexta-feira, 19, os membros das comissões de Direito Socioambiental e Direito Animal da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE) estiveram no aterro sanitário localizado no município de Itaporanga d´Ajuda, mas foram impedidos de entrar no empreendimento para realizar vistoria. O objetivo da OAB/SE era verificar, in loco, possíveis irregularidades ambientais provocadas pelo aterro.
População e comerciantes Diante da negativa de acesso ao local, que faz parte da segunda fase do procedimento de apuração instaurado pela OAB/SE, os membros da Ordem conversaram com a população e com comerciantes da região, que relataram várias situações prejudiciais à saúde. Dentre elas, o mau cheiro, a inutilização do rio da região e a proliferação de animais.
Relatos estarrecedores “Os moradores relataram que muitos imóveis foram colocados à venda devido ao forte odor exalado pelo aterro, comerciantes também reclamam que os clientes não frequentam mais o local porque não suportam o mau cheiro. O rio da região não está sendo mais utilizado para o lazer e nem para a pesca, inclusive, havia a captação de água desse rio para consumo animal e até humano, e hoje isso não é mais possível, além do grande número de moscas, roedores, urubus e carcarás, situação que causa desequilíbrio ambiental se não houver as providências devidas”, detalhou o presidente da comissão de Direito Socioambiental, Pedro Lacerda.
Saúde da população e preservação do ecossistema A preocupação da OAB/SE é com a saúde da população local e com a preservação do ecossistema da região, que podem estar sendo prejudicados pelo empreendimento. A Ordem colocou duas comissões à disposição para atuar no procedimento de apuração de possíveis irregularidades, assim como solicitou apoio técnico de uma profissional especialista em direito ambiental.
Solução que seja efetiva “O objetivo da OAB/SE não é mover uma ação judicial primordialmente. Nosso intuito é trazer uma solução que seja efetiva, compreender o tamanho do impacto, se esse já é um impacto previsto e que precisa ser mitigado, e conversar com a comunidade, porque é lixo nosso que está sendo despejado lá e prejudicando a população local. É importante sempre lembrar que saúde animal está totalmente atrelada a saúde humana no conceito de saúde única, por isso, a atuação da nossa comissão nesse caso”, explicou o presidente da comissão de Direito Animal, Emanuel Matias.
Documentos para finalizar procedimento de apuração A OAB/SE está aguardando as documentações, procedimentos e os relatórios solicitados ao IBAMA, a Administração Estadual de Meio Ambiente (Adema), a Prefeitura Municipal de Itaporanga d’Ajuda e ao Ministério Público Estadual para finalizar o procedimento de apuração. “Quando estivermos de posse de toda a documentação que foi solicitada pela Ordem, e com base no que constatamos no local, faremos um relatório que será entregue ao Conselho da OAB/SE para que as medidas cabíveis e necessárias sejam adotadas”, adiantou Pedro Lacerda.
Entenda Diante das recentes notícias de contaminação de rios proveniente de um aterro sanitário localizado no município de Itaporanga d’Ajuda, a OAB/SE instaurou no final do mês de junho, procedimento para apurar possíveis irregularidades, inclusive na licença ambiental concedida para instalação do aterro. A comissão de Direito Animal foi acionada para fiscalizar o manejo e presença de animais domésticos e silvestres no local, e a comissão de Direito Ambiental para apurar possíveis danos ao ecossistema. Os órgãos ambientais, de controle e o município foram oficiados para enviar às informações solicitadas pela Ordem. A segunda fase do procedimento é a vistoria in loco e a fase final é a apresentação do relatório com base em tudo que foi apurado, para adoção das medidas cabíveis.
Leilão da Deso Ação da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Sergipe, pode ser decisiva para adiar ou até interromper o processo de privatização da Deso. Outras entidades, inclusive prefeituras, associações e sindicatos de trabalhadores, também contestam a entrega desses serviços públicos à gestão de empresas privadas. Todos temem que o ideal do dinheiro e do lucro substitua o conceito social de simples e autônoma prestação de serviços para o bem-estar da população.
Leilão da Deso II Protagonista em uma série de ações que defendem o interesse público, a OAB vê inconstitucionalidade no processo de privatização da Deso por violação do direito público e desrespeito à autonomia dos municípios que – temendo aumentos de tarifas, piora na qualidade dos serviços e prejuízos funcionais para seus servidores – discordam da cessão compulsória de seus serviços próprios de abastecimento de água e esgotos por conta de medida estatal equivocada e autoritária. O leilão na Bolsa de Valores está marcado para 4 de setembro de 2024, mas pode ser adiado para o final de 2025.
Lagarto: Aliado da gestão e irmã de Valmir desmentem Fake News de aliança de Gustinho com os Monteiro Deu no site “O Bolo é Grande”: No sábado, 20, surgiu mais uma tentativa de ludibriar os eleitores lagartenses com a criação de fake news que afirma uma suposta aliança entre a família Monteiro e o deputado Gustinho Ribeiro. A informação enganosa foi prontamente desmentida pela irmã de Valmir Monteiro, Sandra Monteiro, e pelo pastor Paulo, aliado do grupo do deputado. “Posso dizer com certeza que isso não existe. Esse povo não tem vergonha de usar o nome de Valmir. Quando traíram Valmir, diziam que ele não prestava. Agora querem usar o nome de Valmir para ganhar ibope”, afirmou Sandra em uma mensagem no WhatsApp.
Postura de Gustinho criticada O pastor Paulo, além de desmentir a informação criada para confundir o eleitorado lagartense, criticou a postura do deputado Gustinho Ribeiro. “Tentei ligar para ele, mas não me respondeu, assim como muitos reclamam que tentam conversar com ele e não são atendidos. Só vejo gente pulando e abandonando porque os anseios não estão sendo correspondidos, visto que ele não quer atender os aliados. Dizer que está com Valmir é mais um tiro no pé. É mentira, uma fake news.” É notório o desespero de Gustinho ao ver seu agrupamento esfarelar. Ele está desesperado ao tentar se associar a Valmir Monteiro, que já afirmou diversas vezes ter sido traído pelo deputado, inclusive, associando o câncer ao abalo emocional após o ocorrido.
André Moura Participa da Convenção Partidária em São Miguel do Aleixo no sábado, 20, André Moura participou da convenção partidária em São Miguel do Aleixo, que marcou o início oficial da campanha de Cleane para prefeita e Rogério Barbosa para vice. O evento emocionou os presentes, especialmente quando André Moura relembrou a memória do irmão Everton Lima, falecido há quatro anos. Moura destacou que, apesar da ausência física de Everton, seu legado continua vivo e será perpetuado por Cleane. A convenção contou com ampla participação da comunidade local, que demonstrou seu apoio entusiástico à candidatura de Cleane e Rogério.
Convenção Partidária em Propriá: União de Forças pelo Futuro da Cidade No domingo, 21, André Moura participou da Convenção Partidária do pré-candidato a prefeito Luciano de Menininha do PP e do pré-vice Samuel do União Brasil. Esta união de forças visa fazer Propriá voltar a ser a referência do Baixo São Francisco. O evento foi marcado por muita comemoração e a presença de muitos amigos e apoiadores. André Moura parabenizou a população de Propriá pela belíssima festa, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento da cidade.
“Em Capela, todo mundo se conhece. A resposta, Deus dará”, disse Júnior Tourinho sobre Fake News Na última sexta-feira, dia 19, o pré-candidato a prefeito por Capela, Júnior Tourinho (MDB) concedeu entrevista ao programa Sergipe Verdade, da SIM FM, comandado pelo radialista George Magalhães, onde afirmou estar pronto e preparado para cuidar do povo de Capela.
Novo desafio “Foi com muita honra que aceitei esse novo desafio em minha vida. Sou capelense raiz. Estou lado a lado da minha prefeita Silvany e do deputado estadual Cristiano Cavalcante. Agradeço a todos os pré-candidatos a vereador e asseguro que estamos no caminho do bem”, assegurou.
Resposta é o silêncio Sobre os ataques que tem recebido da oposição, Júnior foi enfático: “Nossa resposta é o silêncio. Em Capela, todo mundo se conhece e tudo se sabe. Conhece quem é minha família, sabe quem eu sou e sabe quem está falando Fake News. A resposta, Deus dará”, disse.
Anseio do povo A prefeita de Capela e líder do agrupamento político, Silvany Mamlak (União Brasil) também participou da entrevista e ratificou que o nome de Júnior Tourinho correspondeu a um anseio do povo capelense. “O povo queria um candidato que tivesse uma identidade política parecida com a minha. Isso foi comprovado por meio de pesquisas quantitativas e qualitativas. Tudo foi feito de forma muito transparente e sincera. Graças a Deus, estamos caminhando e tenho fé em Deus que dará tudo certo. Resgatamos o orgulho de ser capelense”, afirmou.
Sentimento de ser capelense Silvany lamentou que o agrupamento de oposição esteja agindo de forma suja. “Infelizmente, é uma marca registrada da oposição. O pai da mentira está lá e tenta emplacar as Fake News”, disse. Pré-candidato a vice-prefeito de Capela, Alexsandro Nascimento (União Brasil) definiu que o sentimento de ser capelense está muito forte nas ruas. “Tenho certeza que a população capelense vai abraçar o Sandrinho e o Juninho da Capela. Junior terá a oportunidade de ter ao seu lado um futuro vice-prefeito que conhece os quatro cantos da cidade, até pelos mandatos que tive como vereador”, disse.
Pré-candidato, Sim! Durante a entrevista, o advogado Márcio Conrado, especialista em Direito Eleitoral de renome nacional, interagiu e afirmou que não há nada que possa macular o nome de Júnior Tourinho como pré-candidato ou possa impedir ele de seguir com o projeto político. Segundo ele, o que está acontecendo são tentativas frustradas de uma oposição que teima em fabricar Fake News.
Vigilância “Não há nenhum vício em relação ao que está sendo colocado. O afastamento aconteceu no tempo correto, que é determinado pela legislação eleitoral, e não vejo qualquer problema nesta travessia que se iniciou de forma tranquila e alegre. Estaremos atentos e vigilantes, mais do que nunca, para combater qualquer tipo de desinformação. É inadmissível que tenhamos um pleito eleitoral com esse tipo de postura”, frisou.
Carateca sergipano selecionado para campeonato continental no México. Necessita de patrocínio para ir ao evento O renomado atleta de karatê de Sergipe e professor Yoacan Jocelis, campeão em diversos torneios em nível nacional e internacional foi selecionado – devido ao excelente desempenho em diversas competições – pela SHOTOKAN KARATE INTERNACIONAL BRASIL, para a equipe brasileira que participará do X Championship Karatê Continental SKIF América. O evento acontecerá a partir de 31 de julho a 4 de agosto de 2024, na cidade de Querétaro, Estado de Querétaro no México. O atleta agora necessita de apoio para a ajuda de custo no valor de $ 400 dólares americanos. Contato direto com o atleta pelo celular: (79) 98809 – 0037.
9º CONGRESSO ESPÍRITA DE SERGIPE
CAPITÃES
Série quem somos: 2
Apresentamos os nossos primeiros quatro capitães que irão conduzir da nossa NAVE que levará todos os passageiros a UMA VIAGEM PELO MUNDO ESPIRITUAL, na estação 9º CONGRESSO ESPÍRITA DE SERGIPE.
CLÍVIA FERR
É cerimonialista, espírita e trabalhadora do Grupo Espírita Caminho da Redenção.
SALETE FERNANDES
É espírita, palestrante, Coordenadora de Administração da Federação Espírita do Estado de Sergipe, onde já exerceu a função de Coordenadora de Unificação.
BETÂNIA BRASIL
É espírita, palestrante, monitora e coordenadora da área de estudos doutrinários da União Espírita Sergipana.
RODRIGO MACHADO
É Engenheiro Civil e Monitor do LE no Caminho da Redenção | Aracaju-Sergipe.
EU VOU! E VOCÊ?
“Uma viagem pelo mundo espiritual” é tema do 9º Congresso Espírita de Sergipe de 20 a 22 de setembro de 2024.
Como vim?
Onde Estou?
Quem Sou?
Para onde vou e como vou?
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/9-congresso-espirita-de-sergipe/2322408?referrer=www.google.com Contatos: (79) 3249-2896 | 99999-2167 (whatsapp) / fees.congrese@gmail.com.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES
Por falar em Edvaldo Nogueira…. Com a palavra, o Ministério Público De um leitor, cidadão atento: “A PMA fincou um poste de cimento na borda da rotatória da Rua Lagarto com a Rua Gonçalo Rolemberg Prado e com o Largo do Carro Quebrado, estrutura representa uma ameaça para motoristas, aumentando ainda mais os índices de colisão naquele cruzamento. Pelo visto, a gestão de Edvaldo Nogueira deixará Aracaju cheia de “arapucas” inacabadas e de estruturas esdrúxulas, como os postes de cimento, que está espalhando pela cidade, o que revela incompetência administrativa e desprezo com o dinheiro público dos aracajuanos. Em terra de cegos, quem tem um olho é Edvaldo Nogueira, sujeito astuto que pensa que todo aracajuano é besta! Será?”
O Recanto da Serra, espaço cultural localizado na zona rural do povoado jacaré na cidade de Tobias Barreto, promove na próxima terça-feira, dia 23 de julho, o Encontro dos Poetas Cordelistas, artistas e amigos. O evento contará com a presença do cordelista, Pedro do Cordel. Pedro do Cordel ficou muito famoso depois de participar em vários programas da televisão brasileira. Informações e inscrições com Pedro Meneses. Whatsapp: (79) 99805-2860.
PELO E-MAIL claudionunes@infonet.com.br
OPINIÃO
— PADRE PEDRO —
UM DOS ORGULHOS DA SERGIPANIDADE Por Clarkson Moura
“Prefiro unzinho Padre Pedro a uma batelada ou carrada de ‘padres de moda’, na correta e atual expressão do Papa Francisco.”
Clarkson Moura
“Jamais se pagaram os benefícios recebidos, no justo preço e no momento oportuno.”
Joaquim Setanti
Parafraseando S.S., o Papa Francisco, ouso assentar:
“A corte é a lepra do arcebispado metropolitano de Aracaju.” Clarkson Moura
Exatamente, ontem, 21 de julho do corrente ano, fez 27 anos da partida definitiva do saudoso e boníssimo Padre Pedro — nosso “São Pedro” — deste plano existencial.
A tal predestinado “Servo de Deus” (foto abaixo), eu tive a honra e a satisfação de conhecê-lo, assim como de haver interagido, pessoalmente, com ele, por incontáveis vezes, quer cruzando com ele nas corriqueiras andanças pastorais pelos logradouros de Aracaju; quer consultando-lhe os sólidos e vastos conhecimentos da gramática e do vocabulário do “Latim”, língua-gênese dos chamados idiomas neolatinos, como o Português, com vistas a me dirimir frequentes e ocasionais dúvidas sobre essa importante língua, não obstante morta, oficial no âmbito do Estado do Vaticano, em efêmeros e diversos bate-papos informais.
Dessarte, diga-se de passagem, além de inatamente inteligente, polidisciplinarmente culto, taquifemicamente falante, fluentemente latinante e racionalmente convincente, Pedro Alves de Oliveira, vulgo Padre Pedro, nascido, em 3 de julho de 1904, na cidade de Riachão do Dantas, sede do município de igual nome, Sergipe, e ordenado em 8 de dezembro de 1928, por capricho do destino, dia consagrado a Nossa Senhora da Conceição, Padroeira da atual Arquidiocese desta Capital — atualmente desalojada pela conhecida “obra de Santa Engrácia”, que, durante mais de uma década, se arrasta a passo de “preguiça” na colossal, centenária e gótica edificação da Catedral Metropolitana de Aracaju, templo-mor da fervorosa e pertinente freguesia mariana — era vocacionalmente religioso, exageradamente humilde e infinitamente caridoso.
Essa criatura bem-aventurada, de baixa estatura, de franzino corpo, de cabelos brancos, densos e lisos, de batina preta, desbotada e de colarinho puído, de óculos pretos “fundo de garrafa”, sem nenhum adereço, peregrinava diuturnamente pelas avenidas, ruas, travessas, vielas, becos etc. do centro, dos bairros, subúrbios, da periferia da “Grande Aracaju”. Todos os dias, sob sol ou chuva, a pé e a passadas rápidas, sempre, com um saco de pão nas costas, esse incansável e senil Pastor católico batia as “setes freguesias” e percorria os mais inacessíveis rincões desta Cidade, a abençoar os que lhe pedissem, ou não, bendição, a distribuir conforto espiritual, pães etc. entre transeuntes, perambulantes, mendigos, famintos, prostrados, ou seja, entre todos os tipos de moradores de ruas e de necessitados de bens materiais e/ou imateriais, com quem encontrasse pela frente, em suas jornadas benfazejas cotidianas.
Ainda que eu esteja equivocado, na minha modesta cognição teórico-eclesial, enquanto leigo, Padre Pedro se deixou transparecer-me ter sido precursor da revolucionária e progressista “Teologia da Libertação”, genuinamente latino-americana, concebida pelos teólogos Gustavo Gutiérrez (peruano) e Leonardo Boff (brasileiro), após o Concílio Vaticano II (1962-1965) e a Conferência de Medellín, Colômbia (1968), exegese teológica essa, “ab initio”, consistente, nada mais ou nada menos, na opção evangélico-cristã preferencial pelos excluídos no mais amplo sentido da Doutrina Social da Igreja Romana contemporânea, pós-Concílio Vaticano II, salvo melhor interpretação dos notórios teólogos e estudiosos dessa corrente teológico-cristã.
Pois bem, sob sucessivas lideranças episcopais e arquiepiscopais, esse Pró-homem sacrossanto soube ser, ao mesmo tempo, missionário, pastor, evangelizador, defensor dos oprimidos, pobres, miseráveis, injustiçados das dezenas de paróquias integrantes da circunscrição eclesiástica, tanto da anterior Diocese de Aracaju, quanto da hodierna e sucessora Arquidiocese de mesmo nome.
Aliás — seja dito de bom lembrete — durante seu longevo ministério sacerdotal, foi Vigário nas cidades de Propriá, Rosário do Catete, Maruim, Santo Amaro das Brotas, Tobias Barreto e Arauá.
Ademais, como capelão do Hospital Santa Izabel, ao longo de mais 40 anos, costumava visitá-lo diariamente, a prodigalizar, sempre, a bem-vinda, indispensável e graciosa assistência espiritual aos pacientes e acompanhantes, através de orações, bênçãos e palavras de conforto. Gestos esses, imprescindíveis ao quadro clínico dos enfermos, assim como ao estado psicoemocional de seus familiares e visitantes, seja na mitigação das dores, incertezas e tristezas alheias, seja no efeito contributiivo para o tratamento e a cura das diversas doenças de que padecia o então público-alvo interno do importante Nosocômio sergipano.
Surgiu assim, prendado de virtudes peculiares, no limiar do século XX, neste “Sergipe del Pueblo” (como costumo chamá-lo), mais uma vida sacerdotal, dedicada exclusivamente à defesa dos dos mais necessitados, dos famintos, dos indefesos, abandonados, descartados, violentados, torturados, dos sem-teto, dos desassistidos, doentes, enfim: dos excluídos, explorados e marginalizados.
Ora, esse dignitário duradouro e infatigável, pelo que realizou por toda a extensão do seu anoso e profícuo ministério sacerdotal, faz por merecer todas as homenagens reservadas a um benfeitor e baluarte da Humanidade, a um herói anônimo, a um verdadeiro humanitário.
Inexplicavelmente, mesmo sendo refratário a holofotes, câmeras, títulos laudatórios e distinções honoríficas, o singular legado clerical e filantrópico desse homem de fé e ação, a despeito de notoriamente incomensurável, não foi objeto de documentário ou representação fotográfica, cinematográfica, dramatúrgica ou televisiva, nem, sequer, de registro biográfico ou narrativa literária.
Bem que eu concordo, nesse passo, com o eterno e universal Aristóteles, sábio grego, que, do inigualável de sua incontestável genialidade, oraculou: “O agradecimento envelhece rapidamente.”
A bem dizer, quanta falta insuprível esse legítimo “Servo de Deus”, Apóstolo da Igreja de Roma, continua a nos fazer, de há muito tempo, em diversos setores da vida pública e espiritual de nosso Estado, ainda carente da atuação efetiva e cooperativa da Doutrina Social da Igreja Católica Apostólica Romana.
Portanto, injunge-se-nos, aos católicos sergipanos — por um imperativo de gratidão, a justa recordação dos 27 anos do passamento desse saudoso religioso, credor de extenso rol de serviços de alcance social e de interesse público, além da ampla e notória assistência espiritual — destinando-lhe nossas autênticas preces de gratidão e invocando-lhe a indispensável intermediação com o Pai Divino em favor de todos nós, nestes momentos tão difíceis para toda a Humanidade.
Pelas sobejantes razões perfiladas e por outras tantas não resenhadas neste breve e modesto escrito, ouso proclamar-me admirador confesso, assim como testemunha ocular e auditiva do histórico e social legado desse vocacionado “Serviçal de Deus”.
Quão imensa lacuna, sua santa bondade nos tem feito, mormente, neste últimos dias tão tormentosos e nebulosos por que passa a Arquidiocese de Aracaju, desprovida que está de um condizente pastor-mor titular, em razão da controversa e incógnita “renúncia” de dom João José Costa, até então, Arcebispo Metropolitanto.
Obrigado! Inolvidável benfeitor social, defensor dos desassistidos, dos sem-teto, sem-emprego, sem-justiça, e modelar Presbítero.
Que sua santa benemerência interceda perante o Deus-Pai e o Deus-Filho, todo-poderosos, a fim de iluminarem a Sua Santidade, o Sumo Pontífice Francisco, a nomear, de imediato, o futuro pastor-mor da Arquidiocese de Aracaju!
Que sua sagrada alma continue a habitar a “Mansão dos Bem-aventurados!
(Por Clarkson Ramos Moura)
Bom dia a todos
“Para liquidar os povos, começa-se por lhes tirar a memória. Destroem-se seus livros, sua cultura, sua história. E uma outra pessoa lhes escreve outros livros, lhes dá outra cultura e lhes inventa uma outra História.”
– Milan Kundera. O Livro do Riso e do Esquecimento, 1978
Senhor, obrigado pelas vezes que meus caminhos foram desconcertados pelos Teus. E trilhamos tantas veredas, assim mesmo, desajustados. Entendo que por isso andei mais. Carregado pela esperança de Te encontrar. Por não me acomodar nas próprias certezas, eu cri. Que Tu és o outro.
“The more you are focused on time—past and future—the more you miss the Now, the most precious thing there is.”
“Quanto mais você está focado no tempo – passado e futuro – mais você sente falta do Agora, a coisa mais preciosa que existe.”
Sacrifica-te pelo engrandecimento comum.
Abre o coração aos avisos celestiais.
Olvida todas as vacilações, crê no Poder Divino e santifica-te nas boas obras.
Sê o abençoado servidor de todos.
E será servido por todos. [Emmanuel]
Das “certezas absolutas”: a doença do engajamento enterrou por completo o senso do ridículo.
Siga Blog Cláudio Nunes:
Frase do Dia
A liturgia de ontem domingo, 21, (Mc 6,30-34), introduziu o Papa, narra que os apóstolos, ao retornar da missão, se reuniram ao redor de Jesus e lhe contaram o que haviam feito; então, Ele lhes disse: “Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco”. As pessoas, no entanto, percebem seus movimentos e, quando descem da barca, Jesus encontra a multidão que o esperava, e sentindo compaixão, Ele começa a ensinar. Aqui: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2024-07/papa-angelus-21-07-24.html