Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Alguns governos estaduais já estão se preparando antecipadamente para uma versão mais intensa do fenômeno oceânico El Niño para o ano de 2024, cuja duração ainda é incerta.
Uma das matérias mais interessantes foi publicada no jornal Diário do Nordeste (CE), explicando que o El Niño é um fenômeno oceânico de aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico, próximo à costa da América do Sul, que prejudica a ocorrência de chuvas no Nordeste brasileiro. Nos últimos 50 anos, ele foi observado pelo menos 13 vezes, impondo medidas estruturantes de enfrentamento à seca e à baixa recarga em reservatórios.
De acordo com levantamento do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), 6 das últimas 13 ocorrências foram classificadas como “fortes”; mais 6 como “moderadas”, e apenas uma como “leve”.
O último período oficial de El Niño foi em 2016, também o quinto ano consecutivo de seca em quase todo Nordeste. O Fenômeno climático dificulta a agricultura, a pecuária e o abastecimento humano quando se consolida. Segundo a matéria as análises preliminares colocam o regime de chuvas de 2024 parecido aos de anos como 1958, 1998 e 2016, ou seja, “nada bons em termos de aporte” de água.
Com certeza, a equipe técnica do governo estadual desta área já está pensando em ações preventivas e tomando decisões para se preparar para a possibilidade concreta para enfrentar as consequências do fenômeno El Niño.
PSS da PMA pode acabar na justiça E ontem, 20, o blog recebeu diversas reclamações sobre o resultado provisório do Processo Seletivo Simplificado (PSS) da Prefeitura de Aracaju para a área da saúde, principalmente para odontólogos. Segundo as reclamações, dos candidatos que entraram com recursos, gente recém formada com a pontuação mais alta, sem mesmo ter outros títulos. Como é provisório, a Comissão tem que ficar atenta e checar a documentação, principalmente se algum candidato colocou no sistema informação falsa.
Itabaiana monitorada: prefeitura inaugura projeto “Muralha Digital” O município de Itabaiana agora está monitorado digitalmente com a instauração do projeto “Muralha Digital”, da Prefeitura Municipal de Itabaiana em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Digital (ABDI). O programa conta com câmeras instaladas em diversos pontos da cidade, oferecendo mais segurança para os moradores e agilidade no trabalho da Guarda Municipal, Polícia Militar, Civil, Rodoviária Federal e SMTT. A inauguração aconteceu na última segunda-feira, 19, na Câmara de Vereadores de Itabaiana.
Mais segurança O prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa disse que foi um dia muito especial com a parceria da Prefeitura e a ABDI. “Com essa iniciativa, estamos levando mais segurança para a nossa cidade. Além disso, estou muito feliz em compartilhar que Itabaiana está na vanguarda da tecnologia e cidades inteligentes. Hoje lançamos o Conecta 5G, assinando o protocolo de intenção para trazer essa tecnologia de ponta para nossa cidade”, disse.
Escola + segura Adailton destacou também a apresentação do projeto inovador Escola + Segura, para garantir a proteção dos estudantes. “Gostaria de agradecer ao Senador Alessandro Vieira, que destinou cerca de 1 milhão de reais em transferência especial para a execução do projeto Muralha Digital. Esse investimento significa mais segurança e tranquilidade para todos os moradores de Itabaiana”, registrou nas redes sociais.
Lagarto: pesquisa deixa candidata atordoada Pesquisa realizada essa semana por amigos de Marlisson Magalhães secretário de saúde de Lagarto, mostra que ele é 10 vezes competitivo que a filha de Poliana Ribeiro que deve ser a candidata do grupo. Marlison tem sido vítima das ações de Poliana que vive plantando factoides contra ele. No grupo da família muitos não gostaram nada da pesquisa e defendem que Marlisson seja exonerado a qualquer momento. Segundo informações, Poliana já chamou o pai para uma reunião de emergência nesse fim de semana.
Laércio defende menos impostos da folha para garantir a geração de empregos O aumento nos impostos sobre o setor de serviços, a falta de um texto sobre a reforma tributária e a pressa em votar a proposta na Câmara dos Deputados traz insegurança e preocupação para importantes setores da economia, prefeituras e governos estaduais. O alerta foi feito por parlamentares, lideranças empresariais e prefeitos em seminário para discutir os rumos e avanços da Reforma Tributária, organizado pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), em Brasília.
Solução Durante o encontro, o senador Laércio Oliveira (PP-SE) elogiou a disposição do Congresso em buscar uma solução para simplificar o atual modelo e modernizar a cobrança de impostos, mas lamentou a falta de clareza nas discussões sobre a PEC 45, que está em análise na Câmara. O senador sergipano defendeu uma mobilização contra a possibilidade de aumento na carga tributária que pode prejudicar o consumidor e atividades como o comércio, transporte, saúde, educação e turismo.
Desoneração Para compensar a elevação dos tributos e combater o desemprego, Laércio também apoiou a desoneração da folha de pagamentos das empresas “Chegou a hora do enfrentamento. Que reforma é esta que quer aumentar os impostos dos setores que mais empregam e geram 70% do PIB. Nós estamos começando uma cruzada porque a sociedade não aguenta pagar mais impostos”, justificou Laércio.
Estados e municípios A Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), presidida pelo Prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, que representa municípios com 61% da população brasileira e 74% do PIB nacional, se manifestou contra vários pontos da PEC 45, como a extinção do ISS. As prefeituras e governos estaduais acreditam que a proposta representa uma afronta à autonomia dos estados e municípios e ao Pacto Federativo. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), reafirmou o compromisso de pautar a votação da reforma no plenário na primeira semana de julho.
Yandra Moura assiste apresentação de quadrilhas juninas na Rua de São João Na noite da segunda-feira, 19, a deputada federal Yandra Moura, vice-líder do União Brasil, acompanhou ao lado do governador Fábio Mitidieri as apresentações de quadrilha junina na tradicional Rua de São João, em Aracaju.
Tradição Com a programação do mês de junho do Governo de Sergipe dando preferência em manter a tradição da Rua de São João às segundas, a deputada dedicou sua agenda para acompanhar os eventos. “Não poderia deixar de ir até a rua mais animada da capital nesse período junino e prestigiar as apresentações das quadrilhas juninas”, destacou a parlamentar.
“Segundona do Turista” Denominada “Segundona do Turista”, a Rua São João foi palco para a apresentação da Xote Bom, Quadrilha Século XX e Wagner Lima. “As músicas, as danças e o figurino, com certeza, deixou todos encantados com a nossa cultura e tradição. Parabéns ao governador Fábio e a todos os envolvidos, pois, além da cultura, fortalece a economia e proporciona turismo e lazer para todos”, elogiou Yandra Moura.
Vereador Pastor Diego manifesta preocupação com atos de violência nas escolas A segurança nas escolas é indispensável para manter o bem-estar dos alunos e colaboradores. Sob esta perspectiva, o vereador Pastor Diego (PP) ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) na terça-feira, 20, para defender medidas de segurança patrimonial que possam proteger e criar um ambiente escolar seguro a todos os seus agentes e a comunidade no entorno.
Tragédia O alerta foi motivado pela tragédia que chocou o país recentemente, onde um ex-aluno matou dois estudantes em ataque a tiros em escola no Paraná. “O que está acontecendo no Brasil é assustador, os cenários e os fatos recentes reforçam a fragilidade do ambiente escolar. Se aquela escola tivesse detector de metais ou uma revista na entrada, aquele ex-aluno seria identificado, verificado que está armado e seria preso. Não aconteceria este crime, uma fatalidade onde dois alunos perderam a vida de forma precoce”, enfatizou.
Desafios Na ótica do parlamentar, o episódio revela os desafios que a sociedade tem enfrentado com a instabilidade emocional das pessoas. “Infelizmente, tivemos mais uma fatalidade. Há uma necessidade de a gente ter segurança patrimonial nas escolas públicas municipais. Aqui em Aracaju, podemos nos resguardar e preservar a vida de todos que integram o ambiente escolar em nossa cidade. Com ações emergenciais e o trabalho efetivo da Guarda Municipal para prevenir possíveis ataques em nossas escolas”, defendeu.
Projeto em tramitação Na ocasião, o vereador Pastor Diego apelou aos demais membros da Casa Legislativa, a votação do Projeto de Lei (PL) nº 03/2023 que dispõe sobre a obrigatoriedade da presença de vigilantes patrimoniais nas escolas públicas da capital sergipana. “Precisamos tratar esse assunto de forma enérgica, porque bandido não se trata com pedido de ‘por favor’. Quando uma pessoa está armada, disposta a tirar a vida de alguém, a cometer um crime, cometer uma chacina; tem que tratar com uma energia e força maior do que a que ele veio”, endossou. E ainda completa: “Fica aqui a solicitação para que esta casa possa ter a sensibilidade de voltar a apreciar esta matéria, bote em discussão e possamos ter uma segurança melhor com estrutura maior na nossa rede municipal de educação”.
Alese: Sessão Especial reverencia trabalho de radialistas e jornalistas sergipanos Emoção e gratidão pelo reconhecimento social marcaram Sessão Especial realizada na manhã da terça-feira (20), na
Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese). Mediante a entrega da Medalha Radialista e Jornalista João de Menezes Barros Filho (Barrinhos), a atividade teve como finalidade homenagear profissionais da comunicação que atuam no Estado de Sergipe. Indicado pelo presidente da Alese, deputado Jeferson Andrade (PSD), o diretor de Comunicação da Casa, jornalista e radialista Theotônio Narciso da Cruz Neto, não escondeu a alegria em receber a honraria juntamente com colegas.
Nas veias Sergipano natural da cidade de Carmópolis, Theotônio Neto carrega a comunicação social nas veias; é daqueles classificados como um profissional completo; com experiência em todas as mídias (jornal, televisão, rádio, internet e marketing político), estando entre os grandes nomes da História da Comunicação Sergipana nos últimos 40 anos. Quatro décadas marcadas pela humildade, comprometimento com o que faz, ética e respeito aos colegas de trabalho.
Diversos cargos Com uma trajetória profissional baseada sobretudo nas redações, o homenageado ocupou cargos que variaram entre repórter e diretor de jornalismo, bem como se projetou no setor público ao assumir assessorias de Comunicação do Governo de Sergipe, e do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe; já no campo político, quando por dois mandatos assumiu o cargo de prefeito de Carmópolis, marcou a respectiva gestão com a transformação do Monte Carmelo em caminho de peregrinação religiosa e em um espaço turístico da cidade.
Reconhecimento público Para o presidente Jeferson Andrade, a Medalha do Mérito Radialista e Jornalista João de Menezes Barros Filho, é um reconhecimento público à relevante contribuição de Theotônio Neto para valorização da Comunicação profissional em Sergipe. “Theotônio é um grande comunicador; tive o prazer de estudar com os filhos dele e o conheço há muito tempo. É uma referência nacional e graças a Deus está aqui hoje recebendo essa Medalha e trabalhando aqui conosco; Nos sentimos muito honrados em ter essa mente brilhante; nos sentimos agraciados. Parabéns pra ele”, destaca.
Gratidão Felicidade e gratidão definiram o sentimento de Theotônio Neto na manhã desta terça-feira. “Estou feliz e honrado com essa homenagem da Assembleia Legislativa. Agradeço ao amigo e deputado Jeferson Andrade pela indicação e aos demais membros da Casa pela confirmação do meu nome para a Medalha João de Barros, um jornalista que honrou a nossa profissão e fez história na comunicação, na cultura, nas artes e no ativismo social. Divido essa honraria com os comunicadores do passado e também do presente, especialmente com os jovens e as jovens colegas da Dircom, onde convivo em regime de plena harmonia e constante aprendizagem. Obrigado a todos!”, destacou.
Sessão Especial De acordo com a Resolução,14 personalidades em exercício da profissão, ou que contribuíram no segmento, foram homenageados com a honraria. A solenidade aconteceu no Palácio Governador
João Alves Filho, sede da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), em Aracaju. As Indicações tiveram autoria do presidente da Casa Legislativa, deputado Jeferson Andrade (PSD), e dos deputados
estaduais: Garibalde Mendonça (PDT), Áurea Ribeiro (Republicanos), Pato Maravilha (PL), Kaká Santos (União Brasil), Georgeo Passos (Cidadania), Neto Batalha (PP), Lidiane Lucena (Republicanos), Carminha Paiva (Republicanos), Linda Brasil (PSOL), Paulo Júnior (PV), Cristiano Cavalcante (União Brasil), e Luizão Donatrampi (União Brasil). A honraria foi criada pelo deputado Luciano Bispo (PSD), quando presidente da Alese.
Indicados Receberam a medalha as seguintes personalidades: O diretor de comunicação da Alese, jornalista e radialista, Theotônio Narciso da Cruz Neto, Aloisio Santos Andrade, Carlos José Magalhães de Melo, Cosmo Batista dos Santos, Ederaldo Ferreira Bomfim Filho, Gilson Ramos, Jairo Alves de Almeida, Jailton Santana, Mylena Rocha de Sá, Narcizo Henrique Santos Machado e Rita Oliveira. Alguns depoimentos aqui.
No Sergipe rural deste sábado vamos mostrar. Dores é o sexto município a ser contemplado com o projeto Sergipe é Aqui, perímetro Jacarecica em Itabaiana estima produzir 4 milhões de espigas de milho verde, vamos conhecer os segredos do licor de seu Erivaldo, Sessão solene na assembleia marca os 50 anos da Embrapa e os 40 anos da Coderse, Sábado as 7 horas com transmissão simultaneamente no YouTube – https://www.youtube.com/c/SergipeRuralSE – e reprises no domingo e quarta às 8 horas na TV Aperipe.
Empreendedoras já podem se inscrever no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios Estão abertas até o dia 31 de julho as inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. Além de reconhecer o trabalho das empreendedoras, a iniciativa também tem como objetivo inspirar outras mulheres a investir em seus sonhos e acreditar em seu potencial empreendedor.
Este ano as participantes podem concorrer em três categorias Microempreendedora Individual (MEI) – quem tem negócio formalizado com faturamento de até R$ 81 mil por ano; Pequeno Negócio (proprietárias de micro e pequenas empresas que tenham faturamento anual de até R$ 4,8 Milhões); e Produtora Rural (mulheres que possuam inscrição estadual de produtor, número do Imóvel Rural na Receita Federal (NIRF) ou declaração de aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) ou que explorem atividade pesqueira e possuam registro no Ministério da Pesca).
Inscrições e oficinas gratuitas Para se inscrever gratuitamente, basta acessar o site www.se.sebrae.com.br , preencher o formulário eletrônico, bem como enviar o link para o vídeo com uma apresentação rápida (pitch) da empreendedora candidata. Buscando auxiliar aquelas que desejam se inscrever, o Sebrae vai promover duas oficinas gratuitas sobre como promover apresentações curtas e objetivas. Os encontros serão realizados nos dias 4 e 6 de julho, às 18h30h, na sede do Sebrae, localizada na Avenida Tancredo Neves, 5.500, Bairro América. As inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp (79) 2106-7766.
Etapas O Prêmio é dividido em três etapas. Na etapa estadual serão escolhidas três candidatas, uma para cada categoria. As vencedoras da fase estadual serão avaliadas por um Júri Regional, formado por colaboradores do Sebrae e especialistas em empreendedorismo e pequenos negócios, sendo escolhidas três empreendedoras de cada categoria em cada uma das cinco regiões brasileiras.
Etapas II Por fim, a etapa nacional terá a participação das 15 vencedoras regionais, que estarão automaticamente classificadas para a grande final da premiação Além dos troféus, as vencedoras da etapa nacional, no primeiro e segundo lugares de cada categoria, vão ganhar um smartphone de última geração. O terceiro lugar de cada categoria receberá um tablet também de modelo mais recente. Todas as nove ganhadoras nacionais vão participar de uma missão técnica nacional de capacitação, com passagens e diárias custeadas pelo Sebrae.
Critérios Entre os critérios de julgamento das participantes estão aspectos relacionados à gestão do negócio como marketing e vendas, finanças, inovação, estratégia, geração de impacto social, entre outros. A análise do relato da história também vai considerar os desafios para abrir o empreendimento, participação ativa nos negócios, perseverança e superação, preocupação com a preservação do meio ambiente e cultura da sua região, lições aprendidas e contribuição para o desenvolvimento de outras empreendedores da sua comunidade.
Vencedoras em 2022 Em 2022, a empresária Maria Eloísia Alves Melo, dona de uma agência de viagens em Nossa Senhora da Glória, a Ecos do Sertão, foi a vencedora da etapa estadual na categoria Microempreendedora Individual. Já na categoria Pequenos Negócios venceu Lívia Cristiane Duarte, dona da Home & Company, um empreendimento dedicado ao comércio de produtos de segurança eletrônica. Já Belizarina França foi a vencedora na categoria Produtora Rural. Moradora da cidade de Canindé de São Francisco, ela é responsável pela Casa da Roça Dona Bela, um restaurante e tapiocaria que comercializa pratos feitos com ingredientes oriundos da própria horta.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018
Parque dos Cajueiros Do leitor Genilson: “Você citou esta semana a demora na ampliação da ponte sobre o Rio Poxim. Veja também que ao lado a reforma do Parque dos Cajueiros, que começou no governo anterior e tem um andamento vergonhoso. Para completar as viaturas da PM da guarnição que tem no local continuam transitando pelas calçadas e ciclovia destruindo as mesmas.”
PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK
OPINIÃO
DIA MUNDIAL DA MÍDIA
— 21 DE JUNHO —
“AS PLATAFORMAS DIGITAIS E AS REDES SOCIAIS NÃO PODEM SER TERRA SEM LEI.” Ministro Alexandre de Moraes
“O MEIO É A MENSAGEM.” Marshall McLuhan
“SEM OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, A HUMANIDADE ESTARIA, ATÉ HOJE, IMERSA NA NOITE DAS CAVERNAS.” Por Clarkson Moura.
Desde o surgimento dos dois primeiros seres animais, a COMUNICAÇÃO tornou-se uma necessidade vital de sobrevivência e convivência entre eles. Assim, as interações entre esses entes, logo, acarretariam os três conhecidos modos de efetivação de vontades instintivas, com vistas à satisfação daquelas circunstanciais necessidades: a cooperação, a concorrência e o conflito.
Deveras, sem esse fenômeno de relacionamento entre indivíduos intraespecíficos ou heteroespecíficos, a Humanidade não poderia ter saído do estado primitivo ao estado civilizatório. Estaria, até hoje, imersa na noite das cavernas.
Não fosse essa inata capacidade de os seres vivos interagirem, as categorias culturais, como extrativismo, família, propriedade, plantação, educação, escola, sociedade, norma, cidade, estado, governança, instrução, ciência, técnica, religião, vestuário, abrigo, moeda etc., não teriam sido idealizadas, criadas, convencionadas, implementadas e impostas.
O fenômeno de interação social, batizado, pelos antropólogos, de aculturação, que resulta do contato entre duas culturas ou da sujeição de um grupo social por outro, serve para denotar o desenvolvimento de reflexões sobre as mudanças que podem acontecer em uma dada sociedade, a partir da inclusão de elementos externos, isto é, do contato com outras culturas. Sem a COMUNICAÇÃO, o processo civilizatório não frutificaria.
Nessa linha de raciocínio, a evolução cultural do homem em sociedade ou, na definição elaborada, no final do século XX, por Samuel Huntington, apoiado em Fernand Braudel, a civilização, sendo entendida “como uma área cultural e seu sistema de valores, em que todos os seus integrantes compartilhariam de um conjunto de características comuns”, não se implementaria sem a presença da COMUNICAÇÃO.
Por seu turno, o termo “mídia” tem o significado de meio, que, segundo Marshall McLuhan, “o meio é a mensagem”.
No entendimento desse famoso tratadista canadense, mídia expressa todo e qualquer meio que sirva de via de transmissão de sinais de mensagens auditivas, visuais, audiovisuais, imágicas ou icônicas.
Na Era Contemporânea, em razão das famigeradas e frequentes “fake news” (notícias falsas), como suprodutos dominantes da abominável e nefasta “Cultura da Desinformação e da Inverdade”, as quais viralizam diuturnamente, nas populares e globais “redes sociais”, a ética nos meios de comunicação de massa tem provocado cotidianamente, em todo o Mundo, uma avalanche de polêmicas, debates, críticas, censuras, demandas judiciais, nos mais diversas espaços públicos, porquanto a mídia, em seu sentido amplo, não hesita em desdenhar as mais rigidas e emergentes regras de controle e conduta dessa global e instantânea atividade de imensurável utilidade social, em proveito dos mais reprováveis e perversos interesses particulares, financeiros e/ou políticos.
O nobre poder-dever da “Mídia”, como agente formador de opinião, difusor de informações, prestador de serviços de utilidade coletiva, promotor de educação e cultura, tem sido duramente comprometido, seja pelos deliberados e impositivos desvirtuamento e direcionamento de conteúdo condizente com a realidade conjuntural, seja pelo decidido e arbitrário cerceio das lícitas liberdades de informação jornalística e de manifestação de pensamento, garantias essas, que devem ser asseguradas, respectivamente, às empresas e aos profissionais da área, em quaisquer ordenamentos político-jurídicos do denominado “Mundo Civilizado” na infinda linha do tempo histórico.
Acontece, todavia, que a maioria da “Grande Imprensa” — patrimonialista e mercantilista — e seus antiéticos profissionais de comunicação, em regra, não agem com o mínimo deontológico pertinente. Assim, os conglomerados de comunicação tanto do Brasil quanto do resto do Mundo, em regra, fazem questão de atuar em defesa daqueles que lhes pagam as contas ou lhes propiciam privilégios políticos, disseminando, campanhas de ódio, propalando notícias sensacionalistas e dramáticas, com o exclusivo objetivo de faturar o máximo de llucratividade e barganhar tráfico de influência, perante o Poder Público.
Infelizmente, nesse aspecto, este “Patropi”, ainda com remanescente vocação terceiro-mundista, acha-se muito mais defasado do chamado “Primeiro Mundo”.
A propósito, esse descompasso — a meu sentir — remonta ao cabo de um período de indeclinável modernização multissetorial, vivido pelo País, que começara no pioneirismo negocial de Irineu Evangelista de Sousa — o Barão de Mauá — um dos precursores do empreendorismo industrial do Império (séc. XIX), passou pelas visões progressistas de Edgard Roquette Pinto – Patrono da Radiodifusão Brasileira, “Rádio Sociedade do Rio de Janeiro” (1922) e Assis Chateaubriand – fundador dos “Diários Associados” (1924), e chegaria a ousadia empresarial de Paulo Machado de Carvalho – fundador da “Rede Record” (1953), (sec. XX).
Anote-se, de oportuno, que desse período para cá, pontuais mudanças de rumo, de menor impacto sociocultural, mas de maior sofisticação tecnológica — é claro — aconteceram “no varejo”, neste País. Como é o caso dos empresários: Roberto Marinho, da gigantesca “Rede Globo” (1965); de Sílvio Santos, do SBT; de João Jorge Saad, da Rede Bandeirantes” (1967); e de Edir Macedo, da nova Rede Record; todos na “Mídia Televisiva”. Na “Mídia Impressa”, então, destacaram-se quatro jornais matutinos brasileiros: “Folha de São Paulo” e “O Estado de São Paulo”, de São Paulo; e “O Globo” e “Jornal do Brasil”, do Rio de Janeiro. Seria eu, no mínimo, hipócrita, supeito ou desinformado, se, aqui, tentasse ignorá-los.
Pois bem, já faz tempo que, no Brasil, se perdeu, “no atacado”, a passagem do “bonde do jornalismo pós-moderno”, conquanto se tenha embarcado no “hipersônico do desenvolvimento científico-tecnológico”. Por isso, é que, desde então, se vive, aqui, a correr atrás daquele revolucionário estilo jornalístico, sem perspectiva de lograr alcançá-lo num futuro próximo.
Na Engenharia Eletrônica – subdivisão da Engenharia Elétrica – perfeitamente sincronizada com o progresso contemporâneo dos demais ramos do saber humano — no Brasil, tem-se acompanhado, “pari passu”, a constante e vertiginosa mutação eletroeletrônica, no compasso da Ciência e da Tecnologia de ponta do Mundo hodierno.
Com efeito, por um imperativo de lógica, de racionalidade e de economicidade – embora o autor deste texto não seja exclusivamente um profissional da área nem notório especialista na matéria – ouso discordar, com o devido beneplácito, dos que pensam de forma diversa.
Ora, sem querer posar de arauto da verdade e onisciente, até que se me prove o contrário, não consigo vislumbrar qualquer razão plausível para que saudosistas das pioneiras mídias continuem intrasigentes e refratários à revolução da “Comunicação Global” instantânea, a qual, pela sua “performance” funcional, foi aprovada e consagrada pela “População Mundial”, e, mais do que isso, veio para ficar, enquanto não surge algo novo que o suplante, no perene renovar e no eterno evoluir da sucessivas gerações humanas “ad infinitum”.
Com advento, no final do século XX e ínício do século XXI, da “Telefonia Móvel”, sinergeticamente aliada à “Telemática” e à consectária desta, a “Internet” (Rede Mundial de Computadores), exsurge a impetuosa, incontrolável, abragente, vertiginosa e exuberante Mídia Digital.
Sendo essa consectário da convergência da radical e inafastável guinada eletrônica e do salto sideral da gigantesca e retumbante evolução da “Inteligência Artificial”, efeitos inusitados e subsequentes, por sua vez, do incontível, imprevisível e surpreendente desenvolvimento científico-tecnológico, viabilizadores do maravilhoso “Cibermundo” ou “exaespaço virtual”, onde ela (Mídia Eletrônica), enquanto gênero ou tipo midiático, abunda e opera sob a forma das hodiernas mídias digitais (subdivisões): mídias sociais e redes sociais, que, por seu turno, se espalharam pelo Mundo afora, cruzando limites, divisas e fronteiras geográficos, permeando e inundando a Humanidade, de modo que a transformaram numa aldeial global, interligada “on-line, em tempo real, ao vivo e em cores.
Portanto, para sobreviverem ao referido dilúvio cibernético, as mídias tradicionais, como o Rádio, a Televisão, o Jornal, a Revista etc., tiveram de se adequar às imperiosas e inevitáveis inovações virtuais e digitais, incorporando-as e assimilando-as.
Destarte, para rematar este indouto raciocínio, agora desenvolvido, permito-me assentar: Esta é que é a verdade. o resto é “conversa-fiada” de misoneístas, antiprogressistas, carrancistas ou passadistas.
Por remate, minha Gente, chega de atraso, pois, como bem oraculou Heráclito de Éfeso, o genial pensador grego, considerado o Pai da Dialética: “Nada é permanente, exceto a mudança.”
VIVA! OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO!
VIVA! A IMPRENSA ESCRITA!
VIVA! O RÁDIO!
VIVA! A TELEVISÃO!
VIVA! AS REDES SOCIAS!
VIVA! AS MÍDIAS SOCIAIS!
VIVA! AS MÍDIAS DIGITAIS!
VIVA! A ALDEIA GLOBAL!
VIVA! A REGULAÇÃO DO CIBERMUNDO NACIONAL E MUNDIALMENTE!
(Por Clarkson Moura)
PELO TWITTER
É óbvia a relação entre crescimento de ataques contra escolas com apologia do ódio e proliferação de grupos neonazistas na internet. Esse é o ambiente social que impulsiona os psicopatas, inclusive os que se escondem atrás da suposta defesa da “liberdade”. Liberdade de matar?
www.twitter.com/vaticannews_pt
O franciscano Benedict Ayodi é um dos fundadores do @vivalaudatosi . Sua missão no #Quênia é inspirar pessoas a se unirem à causa do meio ambiente, não só porque o planeta está em perigo, mas porque a voz de Deus ressoa: “Vai e reconstrói a minha Igreja”
O franciscano Benedict Ayodi é um dos fundadores do @vivalaudatosi. Sua missão no #Quênia é inspirar pessoas a se unirem à causa do meio ambiente, não só porque o planeta está em perigo, mas porque a voz de Deus ressoa: "Vai e reconstrói a minha Igreja"https://t.co/rlJchVSRJX
— Vatican News (@vaticannews_pt) June 20, 2023
Siga Blog Cláudio Nunes:
Frase do Dia
“O homem de coração puro e mãos inocentes é digno de subir à montanha do Senhor e de permanecer em seu Santuário.” Antífona (SI 23,4.3). Hoje, 21 de Junho dia de São Luís Gonzaga, o padroeiro da Juventude.