Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Parafraseando o presidente Lula, nunca antes na história da OAB em Sergipe teve uma eleição para o Quinto Constitucional decidida primeiramente na Justiça Federal, por conta decisão interna de alguns poucos em realizar uma eleição com uma lista pré-determinada ferindo a liberdade de escolha da advocacia sergipana.
O que estava em jogo ontem foi mais que uma eleição direta: foi tudo que foi forjado na história da OAB de Sergipe construída por homens e mulheres que sempre tiveram o pilar da democracia como referência desde o seu nascimento. O modelo “híbrido” como queria antes alguns membros da entidade teria uma escolha pelos conselheiros de 12 nomes, para reduzirem para os seis que seriam encaminhados ao TJSE.
Quem venceu ontem não foram apenas as mulheres e os homens escolhidos na eleição democrática e livre, mas a maioria esmagadora da advocacia sergipana que, muitas vezes silenciosa, venceu a batalha da indignação contra um modelo híbrido, através de uma ação judicial federal tendo à frente o advogado Aurélio Belém.
Aliás, o jornalista e advogado Fausto Leite foi feliz quando escreveu durante todo este processo de luta: “Aurélio Belém pode ser crítico, incisivo, até incômodo. Mas ao exigir eleições diretas, ele resgata o verdadeiro espírito da OAB: o de uma entidade plural, participativa e legítima. É disso que a advocacia sergipana precisa. É isso que exige respeito… E aqui cabe a pergunta incômoda: quem está traindo a história da Ordem? Quem está impedindo que os advogados exerçam seu direito mais elementar, o de escolher seus representantes? Será Daniel Alves, com sua defesa de um modelo restritivo que concentra poder em conselheiros? Ou é Aurélio Belém quem tem razão ao exigir transparência e participação plena da classe?”.
Seria triste demais para uma entidade que um dia se preocupou mais em defender as injustiças sociais e menos em cargos e sinecuras. Este episódio de tentativa de minar a democracia na escolha do Quinto Constitucional ficará na história da advocacia sergipana. O cerne da questão é que tentaram “matar” a legítima escolha dos advogados?
A história está cheia de pseudos “líderes” que proclamaram da “boca para fora” que eram, tinham novas ideias, que representavam a renovação contra modelos arcaicos e acabaram fisgados pela conveniente arrogância e, principalmente, pela prática antidemocrática pensando que o poder é eterno.
Silenciosa, a maioria da advocacia insurgiu na tentativa de impor nomes que agradavam aos “senhores”. Ou seja, a eleição de ontem serviu também para a falência da tentativa de uma massa de manobra na ativa advocacia sergipana.
A eleição foi mais um exemplo que quando os líderes tropeçam, em suas arrogâncias é preciso mandá-los vestir seus respectivos pijamas. O resultado mostrou a estratégia errada que subestimou a maioria da advocacia.
Agora é guardar na memória a lamentável tentativa de rasgar o voto democrático. Ou seja, é preciso desde já encampar os ventos fortes da mudança para a próxima disputa que está longe, mas ao mesmo tempo ainda ecoará este nefasto episódio.

Fabiano Feitosa: duplamente valente e vitorioso Somente quem conhece os bastidores da vaga deixada pelo ex-desembargador Luiz Mendonça e a consequente eleição através do Quinto Constitucional desde o início, no ano passado, sabe como a possível candidatura de Fabiano Feitosa foi construída derrubando pedras e artimanhas – para que ele não chegasse a ser candidato e entrar na lista sêxtupla – de todos os tipos de quem pensava que tinha poder na livre escolha da advocacia. Fabiano, foi o mais votado para vaga PCD e o segundo geral. Cem votos a menos do candidato preferido do “chefão”. Que vitória!
Agora não adianta fake News, artimanhas e fofocas Agora acabou o estoque de fake News, artimanhas e fofocas. Ninguém interfere na cabeça das nobres desembargadoras e desembargadores do TJSE. Agora é meritocracia. Para desespero de alguns poucos. Dos seis, três nomes serão encaminhados para o governador Fábio Mitidieri escolher.
Confira a lista sêxtupla
Fabiano Feitosa – 2. 491 votos (vaga PCD)
Carla Caroline de Oliveira – 1.792 (vaga diversidade racial)
Kleidson Nascimento – 1.777 votos (vaga diversidade racial)
América Nejaim – 1.929 votos (vaga equidade de gênero)
Marília Menezes – 1.837 votos (vaga equidade de gênero)
Márcio Conrado – 2.597 votos (ampla concorrência)
Homologação da lista sêxtupla A lista sêxtupla será homologada na próxima quinta-feira, 27, durante sessão ordinária do Conselho Seccional. Em seguida, o presidente da OAB/SE terá o prazo de cinco dias úteis para encaminhá-la ao Tribunal de Justiça de Sergipe, acompanhada do número de votos recebidos por cada candidato(a) e de seus respectivos currículos. Na mesma ocasião, o chefe do Poder Executivo será oficiado, possibilitando o acompanhamento do processo e o cumprimento do prazo de nomeação previsto no artigo 94, parágrafo único, da Constituição Federal.
Blog só retorna na segunda-feira, 24 O blog trocou o feriado de hoje, 20, para amanhã, 21. Ou seja, o blog está publicado normalmente hoje, mas amanhã não será atualizado retornando na segunda-feira, 24.

Ex-prefeito de Itabaiana Adailton Sousa no Podemos E o ex-prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa, anunciou a filiação ao Podemos. Nas redes sociais eles postou uma foto ao lado da presidente do partido, Renata Abreu. Como no PL, por imposição do deputado Rodrigo Valadares a única candidatura ao Senado será dele, não restou a Adailton, que faz parte do grupo do prefeito Valmir de Francisquinho, mudar de sigla. Pretendo disputar a próxima eleição; em breve, estarei lançando minha pré-candidatura ao Senado Federal. O PL tinha a orientação de permitir que apenas um filiado, em Sergipe, disputasse as duas vagas. No PODEMOS, por meio da presidente Renata Abreu, encontrei a garantia necessária para iniciar minha luta pelos sergipano”, escreveu Adailton nas redes sociais. Ontem, 19, o comentário era que Edivan Amorim assumirá a presidência do Podemos. Ou seja, vem muito mais gente por aí.
Concursados O Governo de Sergipe empossou, no Palácio dos Despachos, os primeiros servidores concursados da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese), após a realização do primeiro certame da autarquia. Ao todo, seis vagas foram preenchidas, uma para analista administrativo e financeiro e cinco para analista de regulação. A entrada dos novos profissionais consolida o quadro efetivo da agência e reforça a qualidade técnica da regulação no estado.
Mais concurso O governador Fábio Mitidieri também homologou o concurso da Fundação Renascer para o cargo de orientador social, com sete vagas distribuídas entre Serviço Social, Pedagogia e Psicologia. A medida integra as ações de fortalecimento das políticas de atendimento a crianças e adolescentes em vulnerabilidade. O processo seletivo inclui ainda 25 vagas para agente socioeducativo. Os aprovados terão vencimentos iniciais de R$ 3.308,76 (orientador social) e R$ 2.582,83 (agente), com cotas para PcDs e candidatos afrodescendentes.
Valorização urbana Já a inauguração da praça Jornalista André Barros acontece às 18h e a prefeita Emília Corrêa, juntamente com o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Guimarães, convidam os veículos de imprensa para essa justa homenagem ao jornalista que dedicou mais de quatro décadas à comunicação em Sergipe. A praça, construída como iniciativa de valorização urbana em uma área em expansão, marcada pelo crescimento de construções residenciais e comerciais, a praça contempla Playground equipado, voltado ao entretenimento das crianças e convivência das famílias, área dedicada ao lazer de animais de estimação, pavimento intertravado, para oferece mais segurança e acessibilidade, além de contribuir para o escoamento sustentável da água.
Lagarto: Prefeito sanciona Projeto de Lei que cria o Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial Na semana em que se celebra Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra, a Prefeitura Municipal de Lagarto (PML) deu um passo fundamental na consolidação do combate ao racismo, à discriminação, e na busca por reduzir desigualdades sociais, econômicas e culturais no município, a partir da criação do Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (COMPPIR), ligado à Secretaria Municipal de Inclusão das Pessoas com Deficiência, Acessibilidade e Direitos Humanos (Seminc). A ferramentas será implementada a partir da aprovação do Projeto de Lei nº 75/2025, de autoria do Executivo, o que ocorreu, por unanimidade, na votação da terça-feira, 18, em sessão da Câmara Municipal de Lagarto (CML). O PL já foi sancionado pelo prefeito de Lagarto, Sérgio Reis.
Justiça, respeito e participação social “A criação do Conselho é mais do que um ato administrativo, é uma afirmação do nosso compromisso com a justiça, o respeito e a participação social. Essa iniciativa se conecta diretamente ao caminho que já estamos trilhando, como a criação da Seminc, que fez de Lagarto o primeiro município de Sergipe a instituir uma secretaria exclusiva para políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência, igualdade racial e direitos humanos. Estamos avançando com coragem na institucionalização de direitos e na construção de uma cidade mais justa, plural e preparada para acolher a diversidade e a dignidade do nosso povo”, afirmou o prefeito.
Integrantes O COMPPIR é um órgão deliberativo, consultivo e fiscalizador das ações governamentais, que será integrado, paritariamente, por representantes de órgãos públicos, de entidades da sociedade civil organizada e representações de movimentos sociais legitimados de Lagarto. Ele tem como finalidade deliberar sobre as políticas públicas que promovam a igualdade racial para combater a discriminação étnico-racial, eliminar as desigualdades sociais, econômicas, políticas, culturais, educacionais e de saúde, atuando no monitoramento e fiscalização dessas políticas públicas setoriais, em atenção às previsões do Estatuto da Igualdade Racial (Lei nº 1.228/10).
Compromisso da gestão “Esse é um dia histórico para o povo negro lagartense. A criação do Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial reafirma o compromisso da gestão pelos direitos desta parcela da população. O texto foi construído com participação ativa da sociedade civil, através do Movimento Negro Unificado, Sintese, UFS, representantes de terreiros. Todos foram fundamentais para essa conquista. Agradeço ao prefeito Sérgio Reis por encaminhar o PL e aos vereadores pela aprovação. O trabalho conjunto é um grito de liberdade, respeito e união em prol de uma população que por muito tempo foi esquecida pelo poder público”, celebra a secretária municipal de Inclusão das Pessoas com Deficiência, Acessibilidade e Direitos Humanos, Lissandra Machado.
Pagamento A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), antecipou, na quarta-feira, 19, o pagamento da folha salarial referente ao mês de novembro para todos os servidores municipais ativos e inativos. Com mais de R$ 75 milhões injetados diretamente na economia local, o pagamento contempla servidores efetivos, comissionados, contratados, aposentados, pensionistas e estagiários.
Sul sergipano O governador Fábio Mitidieri desembarcou em Itabaianinha para inaugurar mais uma escola estadual que passou por ampla reforma e modernização. Ao lado do prefeito Eraldo do Frigorífico, o governador também vistoriou outras obras do Governo em execução no município, visitou o Polo da Moda e aproveitou para enviar um recado ao deputado Thiago de Joaldo, que passou para a oposição e tem feito críticas à sua gestão.
Sul sergipano II “Eu não me incomodo com críticas. Quem só sabe viver de crítica não consegue sorrir com a conquista. Eu respondo cobrança com trabalho. Todas as vezes que venho a Itabaianinha, venho para apresentar resultados, entregas, obras que transformam vidas. Meu compromisso não é ficar em rádio ou rede social, meu compromisso é trabalhar por vocês, que me elegeram governador”, criticou o governador.
Sul sergipano III Por outro lado, o prefeito de Itabaianinha, Eraldo do Frigorífico, agradeceu ao governador pelos investimentos realizados na cidade. “Governador, muito obrigado pelo que o senhor está fazendo por Itabaianinha. Eu escuto isso e sigo reafirmando: não adianta ir atrás de política barata. O que precisamos é de responsabilidade, de trabalho e de compromisso, como o que o seu governo vem fazendo por Sergipe e por Itabaianinha”.

Itabaiana: Centro Educacional Vovó Nininha conquista pelo quarto ano consecutivo premiação na Jornada de Educação Alimentar e Nutricional, promovida pelo FNDE O Centro Educacional Vovó Nininha, uma das principais creches da rede municipal de Itabaiana, conquistou pelo quarto ano consecutivo, a premiação na Jornada de Educação Alimentar e Nutricional, promovida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Incentivo e visibilidade Segundo o FNDE, o objetivo da Jornada é incentivar o debate e a prática de ações de educação alimentar e nutricional no ambiente escolar, além de dar visibilidade às iniciativas já desenvolvidas nas unidades. “Foram 874 instituições que participaram, em todo país e a Vovó Nininha ficou entre as ganhadoras da premiação. Em Sergipe, apenas duas ganharam, a nossa creche e uma que fica em Nossa Senhora do Socorro”, explicou a diretora do centro educacional, Elionar dos Santos.
Ações com participação dos pais Segundo ela, a premiação é resultado das ações feitas com a participação dos pais das crianças, visto que, eles põem em prática o que é passado na creche, em relação à alimentação saudável, desde os anos iniciais. Elionar destacou também que o cuidado com a alimentação saudável das crianças é prioridade da gestão municipal, e que tudo é acompanhado por uma nutricionista, desde a compra dos alimentos, ao cardápio que é montado e servido diariamente. O Centro Educacional Vovó Nininha atende atualmente 140 crianças, distribuídas em cinco salas, desde os quatro meses, até os quatro anos de idade. Após isso, elas são transferidas para uma escola.
1 milhão Mais de um milhão de atendimentos foram prestados, de janeiro a outubro deste ano, pela rede de unidades do Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac). O número representa quase 50 mil a mais que o quantitativo registrado no mesmo período de 2024. Administrado pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), o Ceac conta com nove unidades: oito fixas, localizadas em Aracaju, Estância, Itabaiana, Lagarto e Simão Dias, e uma itinerante, que percorre todo o estado integrada ao programa “Sergipe é aqui”.
Iran critica a aprovação de projeto que dificulta a ação da Polícia Federal contra o crime organizado O vereador Iran Barbosa, do Psol, usou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju, na sessão da quarta-feira (19), para criticar o Relatório Final do Projeto de Lei 5.582/2025, relatado pelo deputado Guilherme Derrite (PP-SP) e aprovado em sessão na Câmara dos Deputado na noite de ontem (18), e rebater críticas ao seu partido, o PSOL, e ao PT por terem votado integralmente contra o relatório, que dificulta o trabalho da Polícia Federal, da Receita Federal, do Banco Central e da COAF nas ações de combate ao crime organizado e as facções criminosas.
Diversas versões “O projeto originalmente encaminhado ao Congresso Nacional pelo governo Lula foi amplamente discutido com os vários setores e a inteligência do setor de Segurança Pública deste país, ao longo de vários meses. Portanto, é a esquerda que se mantém de pé no combate ao crime organizado”, refutou Iran Barbosa. “Mas o que precisa ser dito para a população entender é que o relator do projeto, figura destacada no governo de São Paulo, voltou às pressas para a Câmara a fim de assumir a relatoria deste projeto de lei, apresentando diversas versões que atacavam o sistema de segurança nacional de combate ao crime organizado”, lembrou o parlamentar.
Acesso avançado: Usuários não precisam mais madrugar para conseguir atendimento nas unidades de saúde de Aracaju A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Aracaju realizou, nesta quarta-feira, 19, às 5h, uma ação de orientação junto aos usuários da Unidade de Saúde da Família (USF) Celso Daniel, no bairro Santa Maria, para reforçar que não há mais necessidade de chegar de madrugada às portas dos postos de saúde. A iniciativa integra o processo de consolidação do Acesso Avançado (AA), novo modelo de agendamento que já funciona nas 45 unidades da rede municipal e que assegura ao usuário consulta no mesmo dia ou em até 48 a 72h após o primeiro contato com o posto. O novo sistema tem como foco garantir atendimento no tempo da necessidade, ampliando a oferta para demandas espontâneas e organizando os acompanhamentos contínuos, como puericultura, pré-natal e visitas domiciliares. Com isso, filas em horários impróprios deixam de fazer sentido, já que o cidadão pode procurar a unidade em qualquer momento dentro do horário de funcionamento.
Conscientização A secretária municipal da Saúde, Débora Leite, destacou que a mudança exige também um processo de conscientização. “Começamos uma ação nas unidades básicas para conversar com a população que ainda mantém o hábito cultural de chegar muito cedo. Estamos explicando que a agenda do Acesso Avançado permite um fluxo livre e seguro, com oportunidades diárias de consulta. Não é mais necessário madrugar para garantir vaga”, afirmou. A diretora de Vigilância e Atenção em Saúde, Gabriela Carvalho, reforçou que o novo modelo já é realidade em toda a rede. “Nossas 45 unidades já operam com a nova agenda. Algumas comunidades já se adaptaram e outras ainda estão em transição. Esse trabalho de conscientização mostra que não há mais motivo para formar filas na madrugada, porque o Acesso Avançado aumenta o acesso e elimina essa prática”, explicou.
Resultados positivos Na USF Celso Daniel, a gerente Milene Zaiana observa, diariamente, os resultados positivos para os usuários. “O modelo vem funcionando muito bem. Atendemos demandas espontâneas todos os dias e mantemos consultas agendadas dentro da própria semana, sem perdas de vagas. Os próprios pacientes relatam o quanto o Acesso Avançado facilitou o atendimento. Por isso, pedimos que não cheguem de madrugada. Não é mais necessário”, destacou. Os beneficiários confirmam as melhorias. A aposentada Joselita Rodrigues, usuária da unidade, afirma que o acesso aos serviços ficou mais simples e eficiente. “Estou conseguindo tudo o que preciso. Sou bem atendida e, para mim, esse novo modelo melhorou muito”, relatou. O aposentado Joel Barros também percebeu diferença. “Antes eu chegava de madrugada, com medo de não conseguir atendimento. Agora sou atendido no mesmo dia. Está sendo muito bom”, disse. Com o Acesso Avançado, a SMS assegura que o atendimento nas unidades de saúde ocorre de forma mais rápida e organizada. O modelo buscar eliminar filas de madrugada, melhorar o fluxo das unidades e ampliar o acesso tanto para demandas espontâneas quanto acompanhamentos contínuos. O objetivo é garantir que cada pessoa seja atendida no tempo oportuno, com mais eficiência e qualidade no cuidado.

Aracaju recebe o V Congresso de Biomedicina do Nordeste com debates sobre diagnóstico, estética, vacinação e alta complexidade. De hoje, 20, até sábado, 22 O V Congresso de Biomedicina da Região Nordeste começa hoje, 20, no Centro de Convenções AM Malls, coincidindo com o Dia do Biomédico, e coloca em evidência áreas que afetam diretamente a vida da população, como diagnóstico laboratorial, exames de imagem, controle de vacinas, estética avançada, hematologia, hemoterapia e procedimentos de alta complexidade. Promovido pelo CRBM2 e pela ANBIOMED, o evento segue até o dia 22 e reunirá profissionais, docentes e pesquisadores para debater temas que refletem o impacto cotidiano da Biomedicina na saúde, no bem-estar e na segurança assistencial.
Discussões, conteúdos e trabalhos científicos A edição de 2025 amplia o escopo das discussões ao integrar atividades simultâneas e conteúdos diversificados voltados às múltiplas áreas da Biomedicina. Ao longo da programação, os participantes terão acesso à II Jornada de Hematologia e Hemoterapia do Nordeste e ao I Simpósio de Perfusão e Alta Complexidade, além de palestras e minicursos que abordarão temas emergentes, tecnologias aplicadas ao diagnóstico, avanços terapêuticos, regulamentação profissional, boas práticas laboratoriais e tendências que impactam diretamente o exercício biomédico. O congresso também abrirá espaço para apresentação de trabalhos científicos, incentivando a produção acadêmica regional e a divulgação de pesquisas que contribuem para o fortalecimento da ciência no Nordeste. A iniciativa reforça o compromisso das entidades organizadoras em promover um ambiente que estimula a qualificação permanente e o aprofundamento técnico dos profissionais.
Papel estratégico De acordo com a presidente do CRBM2, Dra. Edileine Dellalibera, o evento cumpre um papel estratégico para o desenvolvimento da categoria. “O congresso consolida um espaço indispensável de cooperação e atualização, reunindo biomédicos em um ambiente que estimula a troca de experiências e o aprofundamento técnico-científico que a profissão exige”, afirma. Os interessados podem conferir a programação completa no site oficial do congresso: https://cbmne.com.br/programacao/. As inscrições seguem abertas e podem ser realizadas em: https://cbmne.com.br.

Impacto social “Além disso, mostramos o impacto social e econômico do cultivo associativo, nossa atuação jurídica pioneira e as ações de sustentabilidade ambiental no cultivo”, falou o presidente da Associação, Paulo Reis. Ele contou que os debates, com a presença do Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e os deputados Eduardo Suplicy (PT-SP) e Caio França (PSB-SP), chamaram a atenção com a sinalização de avanços concretos na regulamentação do assunto. Além disso, foi possível conhecer a respeito de bancos de sementes certificados da Espanha, Holanda, Uruguai e Paraguai, o que ampliou a troca internacional de genética e tecnologia. Foram ainda mostradas pesquisas da Embrapa e de diversas universidades brasileiras, comprovando que o Brasil tem ciência para liderar esse setor. “Pudemos acompanhar ainda palestras de referência no palco medicinal, com nomes como Cassiano Gomes, entre muitos outros palestrantes, e também casos reais de melhora de qualidade de vida de pacientes em todo Brasil, o que, pra mim, foi o mais impactante: ver pacientes e familiares ocupando o centro do debate, sendo ouvidos, respeitados e protagonistas dessa mudança”, acrescentou.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).
PELO E-MAIL claudionunes@infonet.com.br
Siga Cláudio Nunes no Instagram
https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/
Siga Cláudio Nunes no Twitter
Siga Cláudio nunes no Blueskay
https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social
Frase do Dia
“Os homens que vivem para os outros chegarão um dia a reconstruir o que os egoístas destruíram.” Martin Luther King.