Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
“Senhores, neste coração que resiste a envelhecer, ouço o riso moleque do rebelde em busca de caminho. Rio-me com ele, não há entre nós oposição, não existem divergências fundamentais entre o menino de ontem e o homem de hoje, apenas um tempo intensamente vivido.”
O texto acima é parte do discurso do conterrâneo do titular deste espaço, Jorge Amado, quando assumiu a Academia Brasileira de Letras, que ele tanto criticou, mostrando as fases da vida dele. O texto é para reafirmar o compromisso com o senso histórico e crítico que fez este blog sobreviver desde seu nascimento, em maio de 2006. Hoje, mais maduro e com a mesma rebeldia; e a interatividade com o leitor é o principal alicerce deste espaço opinativo. A identificação, a simplicidade na linguagem cotidiana e, principalmente, o sigilo das “fontes” são pilares fundamentais para a manutenção deste espaço por tanto tempo.
Aliado a esses pilares, uma sede de Justiça, não com ressentimentos, mas com a indignação e as irregularidades, principalmente dos gestores públicos. Por todo este tempo, este pequeno blog conseguiu não só encampar algumas lutas, mas também ser um espaço de debates em diversas áreas, principalmente no campo político.
Para os mais novos um lembrete: nunca aceita nenhuma verdade sem questioná-la. Principalmente nos dias de hoje com a mídia digital, muitos se acham senhores da verdade absoluta.
O blog chegará aos 18 anos em maio com uma certeza que o tempo correu e é preciso continuar curtindo enquanto o prazer não virar um árduo trabalho. O blog continuará assim: sendo útil para alguns e dando forte dores de cabeças para outros, mas sempre na mesma concepção de vida e trabalho. E, principalmente feliz, porque escolheu o caminho certo para a vida laboral quando surgiu o blog. Felizes os que podem escolher uma profissão que ama e encerrar curtindo a carreira até o fim.
Por fim um devaneio deste jornalista:
“Me deram duas pernas e eu pouco faço uso delas. Pra quê? Se eu tenho asas para sobrevoar os meus sonhos e os descaminhos da Vida Terrestre.”
Atualização do blog somente em 02 de Janeiro. Um Feliz Natal e um excelente final de ano para todos. Obs: amanhã, 16, tem entrevista no “Sabadão com Cláudio Nunes”.
SE del Rey! Será que esse fortalecimento de Zezinho Sobral (vice-governador no PSB) seria uma resposta de Fábio à Edvaldo, visto que Zezinho foi o plano B em 22, uma vez que a intenção de Fábio era ter a esposa do atual prefeito como vice, mas agora se torna figura central dos debates? Por Andersons Blog aqui.
ABIH-SE: quando uma entidade vai para a linha de frente apresenta ideias e projetos para incrementar o turismo Antônio Carlos Franco Sobrinho. Se tem alguém da iniciativa privada responsável pela mudança de paradigma no turismo sergipano este é o nome. Atual presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH-SE), Antônio Carlos Franco Sobrinho é uma grata surpresa no turismo sergipano. Não gosta de holofotes, mas do trabalho. As caravanas realizadas pela ABIH-SE este ano, em parceria com a Prefeitura de Aracaju e do governo do Estado foram importantíssimas para renascer o turismo sergipano numa visibilidade nacional.
Honrando o nome do tio Que continue assim, ampliando as ações e, junto com os gestores, continue mudando a área do turismo em Sergipe que sempre foi uma pauta constante de cobrança deste pequeno espaço. Antônio Carlos Franco Sobrinho honra o nome do tio, empresário e político. Quem o conheceu sabe que tinha um estilo forte, mas ao mesmo tempo se cercava de pessoas competentes, capazes e que sempre faziam a diferença em seus trabalhos.
Capacitação Ao longo do ano, mais de 1800 agentes de viagem foram capacitados em cidades de diferentes regiões do país, entre elas, Campinas/SP, Curitiba/PR, Belo Horizonte/MG, Florianópolis/SC, Porto Alegre/RS, Rio de Janeiro/RJ, Brasília/DF, Recife/PE e Maceió/AL.
Augusto Fábio no comando administrativo e financeiro do TCE/SE vai coroar uma carreira digna de um serviço público de altíssima qualidade E a nova presidente do TCE/SE, a conselheira Suzana Azevedo nomeará para o comando administrativo e financeiro do órgão, o funcionário de carreira do INSS, Augusto Fábio, que nos últimos anos desempenhava com competência como secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão da Prefeitura de Aracaju. Um dos acertos do prefeito Edvaldo.
Um homem que pensa no público Augusto Fábio ganhou a admiração deste jornalista – e certamente de muita gente – quando não aceitou o projeto do então governador Jackson Barreto, em 2017, para usar os recursos do Sergipe Previdência. Augusto, que tinha realizado um grande trabalho à frente do Sergipe Previdência a pedido do governador Marcelo Déda pediu demissão. Com certeza, o TCE/SE ganhará muito com a contribuição de Augusto Fábio. Sobre isso este espaço reforça a importância com um artigo que o jornalista Anderson Christian escreveu no blog dele aqui.
Em circulação a edição 163 da Revista da Sociedade Médica de Sergipe – Somese Editada pela Remacre Comunicação, já está em circulação em edição impressa e digital a Revista da Sociedade Médica de Sergipe – Somese, edição 163. Na capa desta edição a posse da nova diretoria da Somese. No editorial, o presidente Hesmoney Ramos de Santa Rosa agradece aos colegas pela confiança na reeleição para presidir a entidade e ressaltou que o primeiro mandato foi um enorme desafio diante da pandemia da Covid-19, que resultou em restrições e distanciamento social, limitando enormemente o que nossa diretoria havia planejado para realizar em três anos.
Informação de qualidade Hesmoney destaca ainda no editorial que a nova edição da revista recheadíssima de assuntos interessantes para bem informar não somente a sociedade médica, como também a sociedade em geral. Destaque para a entrevista com Valter Joviano Santana Filho, reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que explanou sobre a gestão dele especificamente em relação aos cursos de Medicina dos campi de Aracaju e de Lagarto, detalhando vários aspectos que estão consolidando essas escolas médicas entre as 50 melhores do Brasil.
Informação de qualidade II Além disso, nesta edição, trazemos notícias diversas, como o 42o Congresso Norte-Nordeste de Cardiologia e do 16° Congresso Sergipano de Cardiologia, eventos simultâneos ocorridos em Aracaju; as comemorações pelo Dia do Médico realizadas pelas principais entidades da área; a Caminhada contra o Diabetes, organizada pelo Centro de Diabetes de Sergipe; além de lançamentos de livros, como o “Parreiras Horta: Vida e Obra”, de autoria do médico Henrique Batista e Silva, secretário geral da Somese.
Movimento comunitário homenageará personalidades, na segunda, 18 A Federação das Entidades e Ações Comunitárias de Aracaju( FEAC/Aju) estará homenageando, na próxima segunda feira, dia 18 de dezembro, diversas personalidades de Sergipe, que contribuiram com o engrandecimento e crescimento do movimento comunitário em Sergipe, por ocasião da passagem pelo “Dia do Líder Comunitário”, que será dia 22, mas que foi antecipada para dia 18. O evento ocorrerá, a partir das 09 horas da manhã, na Escola do Legislativo João de Seixas Dórea, localizada no antigo prédio da Assembleia Legislativa, na Praça Fausto Cardoso, centro de Aracaju.
Liderança comunitária Na oportunidade estarão presentes o Diretor executivo da Federação Municipal, Demi Camilo e a do diretor nacional da Conan-Confederação Nacional das Associações de Moradores, João Pereira, membro da executiva da entidade. Líder comunitário é uma designação, muitas vezes por fontes secundárias, para uma pessoa amplamente percebida como representante de uma comunidade. Uma maneira simples de entender a liderança comunitária é vê-la como liderança na, para a pela comunidade.
De autoria de Cristiano Cavalcante, Lei que institui a Política Estadual de Diagnóstico e Tratamento da Ansiedade e Depressão é sancionada pelo governador Fábio Mitidieri Foi publicada no Diário Oficial de Sergipe, a Lei nº 9331, de autoria do deputado estadual Cristiano Cavalcante (UB), que institui a Política Estadual de Diagnóstico e Tratamento dos Transtornos da Ansiedade e da Síndrome da Depressão. O projeto, aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa de Sergipe, tem por objetivo auxiliar no diagnóstico, permitindo a identificação das pessoas que sofrem desses transtornos e o acompanhamento junto ao poder público, sociedade civil organizada e entidades não governamentais.
Diagnóstico e tratamento Cristiano explicou a importância da criação dessa política para o diagnóstico e tratamento dessas doenças, que atingem cada vez mais pessoas em Sergipe, no Brasil e no mundo. “Esse tema é extremamente necessário, pois a ansiedade e a depressão são doenças que preocupam e as ações de prevenção precisam estar além de campanhas sazonais. É uma luta constante em Sergipe que, por meio dessa propositura e da sensibilidade do governador Fábio Mitidieri que compreendeu a importância da pauta, exige políticas duradouras em todos os âmbitos”, explicou o deputado.
Diretrizes Ainda segundo o parlamentar, o projeto é importante pois busca as diretrizes para auxiliar no diagnóstico dessas doenças, procurando evitar complicações decorrentes do desconhecimento sobre o tema, ao mesmo tempo que estabelece a necessidade de conscientizar pacientes e pessoas sobre a importância do tratamento. “É um passo importante para a consolidação de uma rede de cuidado com a saúde mental da população, voltado ao acompanhamento e ao suporte, auxiliando na identificação desse problema e no fortalecimento das ações desenvolvidas pelo Estado”, concluiu Cristiano.
“O Centro de Aracaju não se resume ao Natal Iluminado. O Calçadão está abandonado”, denuncia Linda Brasil Defensora da valorização dos centros das cidades sergipanas, estimulando suas ocupações pelas cidadãs e cidadãos sergipanos, a deputada Linda Brasil (Psol) externou o seu lamento pela situação do centro da capital sergipana. Na tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), na quinta-feira, 14, a parlamentar criticou a gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, que, para ela, não tem dado a devida atenção ao centro de Aracaju, principalmente às áreas do comércio.
Centro precisa ser olhado permanentemente Aproveitando a atenção voltada ao centro, devido às ações de final de ano em algumas praças, Linda reforçou que o Centro precisa ser olhado não apenas nos períodos natalinos, e que é urgente a reestruturação dos espaços, bem como o fomento de iniciativas culturais, turísticas, que estimulem a ocupação e o pertencimento das aracajuanas e aracajuanos. “Desde quando eu estava vereadora, venho denunciando o descaso da prefeitura com os calçadões que estão com buracos, faltam bancos e arborização. Prédios históricos, como o da Prefeitura, estão praticamente vindo ao chão. A praça Olímpio Campos está bem abandonada. Mesmo com o Natal, vemos monumentos, a exemplo do dedicado ao cacique Serigy, completamente deteriorado. Inclusive, o calçadão está sem uma iluminação decorativa, várias trabalhadoras e trabalhadores estão reclamando da falta de atenção ao comércio nesse final de ano”, denunciou.
Parceria para revitalização do centro A deputada também fez um apelo ao Estado para que se some à gestão municipal para que o Centro de Aracaju seja revitalizado. “O Estado também tem um papel que pode ajudar através de uma boa política de incentivo e revitalização em espaços como a Rua do Turista, que está desvitalizada, sem um olhar para fazê-la ser atração dos habitantes da cidade. Existe um lema antigo do turismo que é “Cidade boa para turista é aquela que é boa para a cidadã, o cidadão.” Aquele equipamento do estado pode voltar a ser vivo, dentro de uma ótica de revitalização do centro da cidade. Fica aqui meu apelo na tribuna para que o estado e a prefeitura de Aracaju façam o centro vivo de fato não só em datas pontuais, mas durante todo o ano. Moro no centro e vejo o abandono e também as lojas e lojistas reclamando das vendas e da falta de cuidado com o local”, finalizou Linda.
Dezembro Laranja conscientiza população sobre prevenção ao câncer de pele O câncer de pele se destaca como o tipo mais prevalente no país, com projeção de 220 mil novos casos (31,3%) para o triênio de 2023 a 2025. Esses dados, fornecidos pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) em seu estudo ‘Estimativa 2023: Incidência de Câncer no Brasil’, revelam a magnitude do problema. Em resposta a essa realidade, é promovida a campanha Dezembro Laranja durante o mês que marca a chegada da estação mais quente do ano, o verão.
Prevenção O dermatologista Marcos Daniel Seabra, vinculado ao Instituto de Promoção e Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde), destaca que o objetivo da campanha é conscientizar as pessoas sobre a prevenção da doença. Ele ressalta que a maioria dos casos de câncer de pele está associada à exposição solar, tornando o verão o momento ideal para reforçar essa conscientização.
Identificação dos pacientes Durante o mês de dezembro, a campanha concentra esforços na identificação de pacientes que tiveram exposição solar significativa ao longo da vida, especialmente aqueles com mais de 50 anos e múltiplas lesões cutâneas. “A exposição solar na juventude é um indicativo para a consulta dermatológica de rotina, permitindo que o médico avalie as lesões e identifique possíveis indícios de câncer de pele”, explica o especialista. Toda matéria aqui.
Del Mar Hotel Aracaju: 1ª Edição do Sergipe Vinho Show em janeiro nos dias 12 e 13 A expectativa é grande para a 1ª Edição do Sergipe Vinho Show, evento que será realizado nos dias 12 e 13 de Janeiro de 2024 no Del Mar Hotel, em Aracaju, das 17h às 22h. Além da degustação de rótulos de vinhos premiados no mercado, o evento terá uma feira, palestras e workshops. A feira de vinhos conta degustação em estandes de produtores, importadores e distribuidores de vinhos, além das vendas de uma variedade de rótulos. O ingresso da direito a uma taça de cristal personalizada do evento para degustação dos rótulos disponíveis. Garanta seu ingresso no Sympla aqui. A realização é do Clube Gourmet da Bahia com o patrocínio da Abrasel, Del Mar Hotel e Santo Vinho Wine Bar.
PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br
ESPECIAL
Revelação em Aracaju: Ângela de Miranda conquista 16 lugar em enquete digital Deu nas redes sociais do jornalista Higor Trindade:
A assistente social Ângela de Miranda alcançou a 16ª posição na enquete digital conduzida no perfil do jornalista Higor Trindade, somando 274 votos entre 70 concorrentes. Ângela expressou sua satisfação com o resultado, enfatizando o estímulo para continuar sua missão de auxiliar o próximo.
“É gratificante ver a resposta positiva das pessoas. Isso me motiva ainda mais a seguir firme no propósito de ajudar, defender e apoiar meu povo”, ressaltou Ângela.
Casada e mãe de dois filhos, Ângela é servidora pública e nordestina de raízes profundas. Originária de Nossa Senhora das Dores, sua trajetória reflete a influência política de sua avó, Anita Santana, uma professora engajada. Essa herança moldou sua vocação para o serviço social.
Aos 15 anos, Ângela ingressou no comércio varejista em Aracaju, onde desenvolveu habilidades comunicativas. Graduou-se em Serviço Social pela Universidade Tiradentes aos 32 anos, especializando-se em Gestão de Pessoas pela Estácio.
Desde 2017, Ângela integra a equipe do prefeito Edvaldo Nogueira, destacando-se na gerência de atendimento da PMA. Sua atuação é marcada por empatia e cuidado, tornando-se referência no relacionamento com os servidores municipais.
Com determinação e raízes sertanejas, Ângela permanece comprometida em representar sua comunidade, prometendo uma atuação focada na resolução dos problemas locais. Sua jornada, da origem humilde ao destaque político, torna-se exemplo de superação e dedicação.
COLETIVA SINDICALISTAS
Em Coletiva de Imprensa, sindicato denuncia Emdagro de “massacre salarial”. Há seis anos, empresa descumpre acordo firmado com o Ministério de Trabalho e novos concursados serão contratados sem plano de cargos e salários.
Em Coletiva de Imprensa, realizada na manhã da quinta-feira (14/12), a Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Sergipe (Sinter/SE) denunciou a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) de promover “massacre salarial e de descumprir decisão da Justiça que obriga empresa a implementar o novo Plano de Cargos dos funcionários, acordado entre as partes no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), desde 2018. Segundo o presidente do Sinter, Paulo Alves “a Justiça do Trabalho está obrigando a Emdagro a devolver todos os benefícios do Plano de Cargos anterior, sem prejuízo das incorporações efetuadas ao salário-base dos empregados em 2018”.
A Coletiva contou ainda com a assessoria jurídica do Sinter e da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB/SE) e foi realizada na sede da CTB/SE.
“Os funcionários da Emdagro estão ao longo de vários anos com os salários defasados, sem reposição inflacionária e sem progressão funcional, que existia antes de 2018. A situação se agrava e a Emdagro também faz ouvidos de mercador e não atende à Justiça. Estes fatos incontestáveis colocam em risco as ações de uma empresa estatal, cujo seu trabalho é reconhecido pela sociedade sergipana, principalmente pelos agricultores familiares”, afirma Paulo Alves.
O sindicalista afirma que a empresa vem realizando um ‘massacre salarial’ desde 2014, quando os servidores tiveram 6,38% de reposição inflacionária. “A partir daí, foram nove anos de sofrimento. De 2015 a 2021, a Emdagro não repôs a inflação. Já em 2022, houve 5% de reposição salarial, quando a defasagem nos salários já havia ultrapassado a casa dos 60%, conforme dados do IBGE, baseados no IPCA, índice oficial do Governo Federal. E este ano, tivemos a vergonhosa reposição de 2,5% e para piorar a situação, estamos sem Plano de Cargos e Salários e há muito tempo também não tivemos progressão funcional. Ou seja, não temos titulação e nem avanço compulsório, estamos com os salários estagnados na tabela salarial, implantada em 2018. A situação piorou mais ainda porque os empregados tiveram redução salarial de 10%, em função do Decreto Estadual nº 30.966 de 09/02/2018, que teve como objetivo a redução de gastos mensais da administração pública. Portanto, os salários de hoje (2023) são menores do que os salários de 2014, para todos os empregados da Emdagro”, conta Paulo Alves.
Emdagro descumpre determinação da Justiça
Em 05 de junho de 2018, há seis anos, mesmo com o acordo firmado no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a Emdagro não implementou o Plano de Cargos dos funcionários, acordado entre as partes. “Sem a reformulação do Plano, várias rubricas que estavam incorporadas ao salário-base dos empregados deixaram de existir. Por esse motivo, os empregados não tiveram outra opção a não ser ajuizar ação na Justiça do Trabalho”, explica Paulo Alves. Salários. A ação do Sinter transitou em julgado em 14 de fevereiro de 2023, quando a Justiça mandou a Emdagro implementar (voltar) todos os benefícios do Plano de Cargos anterior, sem prejuízo das incorporações efetuadas ao salário-base dos empregados em 2018. “Apesar de várias notificações da Justiça do Trabalho, a Emdagro não acata a sentença. No rol dos prejuízos, os aprovados no recente concurso da empresa serão contratados sem Plano de Cargos e Salários”, disse Paulo Alves.
OPINIÃO
O futuro reservado à Região Metropolitana de Aracaju não é bom! Por José Firmo*
A Região Metropolitana de Aracaju, do ponto de vista do planejamento urbano e do meio ambiente, passa por um momento bastante preocupante.
A ofensiva do chamado mercado imobiliário sobre o solo dessas cidades é assustadora. O problema não está do desenvolvimento, não está no progresso, não está no crescimento das cidades. O problema está na opção feita por essas cidades, por meio dos Poderes Legislativos e Executivos de cada município, no que se refere aos licenciamentos dos grandes empreendimentos imobiliários.
O espalhamento das cidades, ocupando áreas com pouca ou nenhuma infraestrutura e sem equipamentos públicos necessários, bem como a agressão à flora e à fauna e a ocupação ilegal de margens de rios e de praias têm sido a tônica.
Outro problema que observamos é que essa ofensiva não visa reduzir o déficit habitacional para famílias com faixa de rende mais baixa, o que não deve ser a preocupação do segmento privado, mas deveria ser preocupação do Poder Público . Em outras palavras, efetivamente não reduz o déficit habitacional.
Das quatro cidades da Região Metropolitana, Aracaju é a que mais vem sofrendo com esse fenômeno. Entre os fatores que contribuem para essa ocupação anômala do solo em Aracaju estão a pequena extensão territorial do município, a grande quantidade de áreas ambientalmente frágeis, como dunas, lagoas e manguezais e, principalmente a legislação desatualizada e permissiva, somada à omissão de diversas autoridades constituídas e de expressiva parcela da sociedade.
Pior do que tudo isso só mesmo as táticas e as estratégias usadas por parte do empresariado para infiltrar seus representantes nos movimentos sociais, fazendo se passar por defensores do meio ambiente, do direito à cidade, do planejamento urbano.
Eu confesso que não estava enxergando essa jogada, até há poucas semanas.
Aí, numa reunião no Ministério Público Federal, em 21/11/2023, quando a procuradora, Dra. Gisele Dias de Oliveira Bleggi Cunha, ouvia a sociedade e órgãos públicos ligados ao tema, se fizeram presentes, a pedido, algumas pessoas que se identificaram como militantes sociais. Já naquela reunião quase todos eles, de forma subliminar, tentaram focar aspectos menos relevantes, como denunciar iniciativas que seriam das associações chamadas de pró-construções ou mesmo tentaram, nas entrelinhas, minimizar o conteúdo da denúncia de minha autoria, juntamente com outros cidadãos, referente a um licenciamento concedido pela Prefeitura de Aracaju, no qual se permite edificações em faixa “non aedificandi”, inclusive com tentativa de proibição de acesso à margem do próprio Rio Santa Maria, no Robalo, ainda na fase atual do empreendimento, a implantação.
Ali, naquela reunião no MPF, estavam como militantes dos movimentos sociais, empresários donos de uma consultoria contratada justamente pela construtora proprietária do empreendimento, cujo licenciamento estamos denunciando.
Essa manobra empresarial se mostrou clara, quando, três dias depois da reunião realizada no MPF, ou seja, em 24/11/2023, a Câmara Municipal de Aracaju realizou uma Audiência Pública, cujo tema foi “O mercado das incorporações imobiliárias e as associações pró construção no âmbito do município de Aracaju” e vários atores que estavam no MPF como militantes sociais e como defensores do meio ambiente e da cidade, estavam lá, na Câmara Municipal e alguns até fizeram uso da palavra defendendo as construtoras.
Tanto a gravação do áudio da reunião no MPF, quanto o vídeo e as notas taquigráficas na Sessão Especial, na Câmara Municipal, poderão demonstrar a incrível capacidade que tem o ser humano de num dia “defender” a cidade e três dias depois defender as construtoras com a mesma facilidade.
Por estes e por outros motivos que eu não acredito num futuro animador para Aracaju e para as demais cidades da Região Metropolitana, o que, ao fim, não deve ser nada bom para a maioria da população.
* Militante do Fórum em Defesa da Grande Aracaju, Especialista em Gestão Urbana e Planejamento Municipal, morador do bairro Robalo, antiga Zona de Expansão Urbana de Aracaju.
PELO TWITTER
www.twitter.com/BlogClaudioNun
Sergipe del Rey! Alguns prefeitos têm momento de lucidez e revogam decreto que fechava prefeituras. Itaporanga e Canindé forma duas das prefeituras. Amparo do São Francisco e Canhoba continuarão fechadas. MPE neles!
Nada mais urgente e piedoso do que decretar a pena de morte da fome em todo o mundo.
Siga Blog Cláudio Nunes:
Frase do Dia
“Me deram duas pernas e eu pouco faço uso delas. Prá quê? Se eu tenho asas para sobrevoar os meus sonhos e os descaminhos da Vida Terrestre.” C. N.
Foi divulgada, nesta quinta-feira (14/12), a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial da Paz que será celebrado em 1º de janeiro próximo, sobre o tema “Inteligência Artificial e Paz”. Ouça e compartilhe: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2023-12/papa-francisco-mensagem-dia-mundial-paz-inteligencia-artificial.html