Em dias de Sem Anistia para Golpistas, revivendo a Operação Cajueiros

                                  Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
    “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

(Foto: Assessoria de Imprensa)

 

 

 

 

 

 

 

ESPECIAL 

Em dias de Sem Anistia para Golpistas, revivendo a Operação Cajueiro da ditadura militar que completa 49 anos

A Câmara Municipal de Aracaju realza hoje, 20, a partir das 14h, uma sessão especial de autoria da vereadora Sonia Meire, sobre os “49 Anos da Operação Cajueiro”, mais um episódio nefasto da ditadura militar em Sergipe. Em dias de “Sem Anistia para Golpistas” o evento é mais que reviver a história, mas também mostrar aos mais novos, principalmente a juventude de como a ditadura militar foi sanguinária, destruindo famílias daqueles que defenderam a liberdade democrática com todas as forças, inclusive com suas vidas.

 20 de Fevereiro de 1976: início Operação Cajueiro

 Em 20 de fevereiro de 1976, véspera de Carnaval, a “Operação Cajueiro”, desencadeada em Sergipe pelos militares no ápice da ditadura, levou ao sequestro de cerca de 36 militantes do então Partido Comunista Brasileiro – PCB, e alguns filiados ao MDB, que foram levados ao 28º Batalhão de Caçadores e torturados sob alegação de reestruturarem o PCB em Sergipe.

 Em 2005, o jornalista Paulo Roberto Santos Lima, publicou o livro/reportagem “Operação Cajueiro – A repressão dos comunistas em Sergipe – que narra com profundidade tudo que aconteceu com todos os envolvidos neste ato repressivo, com a colaboração do professor Antônio Bittencourt Junior e do professor, jornalista e orientador Alan Barreto Silva.

 No livro é citado que a imprensa em Sergipe foi calada, nenhuma linha sobre as prisões. Cinco dias depois, graças ao jornalista Paulo Barbosa de Araújo, correspondente do jornal Estado de São Paulo e José Carlos Montalvão, correspondente do Jornal do Brasil, o país  e a imprensa nacional tomou conhecimento da nefasta operação em Sergipe.

 Absolvidos em 1978

 O livro de Paulo Lima registra também matérias sobre a absolvição dos dezoito sergipanos em 16 de agosto de 1978, na auditoria militar da 6ª Região em Salvador (BA.  Jornal da Cidade:  “Todos os dezoito sergipanos acusados de atividades subversivas foram absolvidos ontem à noite por unanimidade pela auditória militar da sexta região em Salvador. O resultado foi conhecido às vinte e três horas, quando o conselho de sentença por absoluta falta de provas resolveu absolver os acusados. Dos dezoito sergipanos, quase todos foram presos em fevereiro de 1976, durante a realização da chamada “Operação Cajueiro”,  que segundo o general Fiúza, à época comandante da sexta região militar, fora executada para desmantelar o aparelho do partido comunista que estava sendo reorganizado em Sergipe.”

 Em nome do Guerreiro Marcélio Bonfim Rocha, o blog pede homenagens para todos os presos na Operação Cajueiros. Um resgate histórico

 O blog aproveita a oportunidade e o momento onde a maioria da sociedade brasileira se mobiliza contra a Anistia para os Golpistas e a lembrança da Operação Cajueiros para pedir aos poderes constituídos de Sergipe que façam um Resgate Histórico para com os envolvidos que estão vivos e homenagens póstumas aos que já morreram.

 Sete vivos: 

Marcélio Bonfim – Inclusive estará presente hoje na sessão especial. Um guerreiro com uma memória fantástica que narra como ninguém aquele período nefasto;

 Faustino Alves Menezes – O grande Faustino, itabaianense dos quatro costados. Um homem fantástico, que hoje vive em sua terra natal, e que nos anos 80 ajudou muito este jornalista com seus sábios conselheiros para um então estudante e líder secundarista na inquietude de querer mudar o mundo;

 Antônio José de Góes –  Goisinho, que foi vereador e fundador do PT em Sergipe. Um homem que sempre continuou com suas convicções sem trocá-las por nada;

 Antônio Bittencourt – Pai do ex-vereador Antônio Bittencourt Júnior;

 Jackson Barreto – Ex-governador que no início da trajetória política teve laços profundos com os militantes do PCB;

 Delmo Naziazeno;

 Luiz Mário dos Santos da Silva;

Já falecidos:

 Jackson de Sá Figueiredo;

Milton Coelho de Carvalho,  que foi torturado e perdeu a visão;

Francisco Gomes Filho;

Rosalvo Alexandre Lima Filho, o Bocão;

Asclepíades José dos Santos, o Bengala;

Pedro Hilário dos Santos;

José Soares dos Santos;

Edgar Odilon Francisco dos Santos;

Carivaldo Lima Santos;

João Francisco Oséas;

Edson Sales;

Virgilio de Oliveira, o Juca;

  

Segundo Marcélio Bonfim foram o todo 19 presos, sendo que destes 7 estão vivos. Já os detidos foram 7, destes três estão vivos – Elias Pinho, Carlos Alberto Menezes e Wellington Mangueira. Falecidos: Durval José Santana, Gervásio, o Careca, o irmão dele Valter, João Santana. Marcélio pretende também homenagear hoje as mulheres que foram detidas naquele período.

 Obs: Para quem não sabe o titular deste espaço, quando estudante secundarista teve a oportunidade e a felicidade de conhecer muitos destes que foram presos e torturados na Operação Cajueiros, por conta do avô, José Nunes e o pai, Célio Nunes, e a tia, Layde Nunes, advogada, todo militantes. Inclusive “Zé Nunes” que foi presidente do Centro Operário Sergipano, foi suplente de deputado estadual pelo PCB, no curto período que o partido foi legalizado antes da ditadura.

 SEDURBI: revolta silenciosa. Sai técnicos, entra os edvaldianos que ficaram desempregados na PMA Será que o governador Fábio Mitidieri tem conhecimento da desestruturação da pasta? Luiz Roberto ficou, mas teve que ceder todos os cargos para os apadrinhados desempregados… Jeferson Passos, Renato Teles e mais uma penca…

Já pensou Luiz de Edvaldo eleito prefeito? Edvaldo sentaria na cadeira e passaria os papeis para Luiz assinar. Arrepare! Nem Paixão, qu assumiu graças a Jackson em 1989 aguentou tanta humilhação. Será que Luiz de Edvaldo aceitaria o cabresto?

Cobranças ao DNIT/SE e a bancada federal  Leitores que transitam diariamente pela malha federal em Sergipe fazem a seguinte cobrança: “solicitação ao DNIT uma explicação sobre as obras de duplicação da BR-101 entre Estância até a divisa com a Bahia e também sobre a duplicação de Aracaju até Itabaiana. No trecho entre o Pov. Pedra Branca e Maruim as rotatórias não foram concluídas. Não é possível que o Ministério dos Transportes não vai concluir essas obras de suma importância. A bancada federal necessita de empenho e união de todos parlamentares.”

Nota da Gente 2025

Em solenidade no centro da capital, o governador Fábio Mitidieri lançou o novo programa ‘Nota da Gente’, que visa estimular a sociedade a exigir a nota fiscal nas aquisições de mercadorias. Além do caráter educativo, o ‘Nota da Gente’ oferecerá premiações de R$ 2,7 milhões em dinheiro. Para participar, os interessados devem fazer o cadastro no site do programa (notadagente.se.gov.br) ou no aplicativo e colocar o CPF em todas as compras realizadas.

 Nota da Gente 2025 II “É um programa de combate à sonegação e de incentivo à exigência da nota fiscal no momento da compra. Isso vai melhorar a arrecadação do Estado e funciona como uma espécie de cashback, devolvendo à população aquilo que ela contribui por meio dos impostos, de forma direta. Além disso, a premiação é isenta de impostos. Esse R$ 1 milhão entra livre na conta”, reforçou o governador.

Em entrevista, deputado Gustinho afirma que o governador Fábio não cumpriu acordo nas eleições de 2024  Deu no site Xexo.com.br: Na tarde desta terça-feira, 18, o deputado federal Gustinho Ribeiro (Republicanos) concedeu uma entrevista à rádio Eldorado FM de Lagarto e fez uma série de revelações sobre acordos não cumpridos. Segundo o parlamentar lagartense, o governador Fábio Mitidieri havia acertado com seu grupo político que optaria pela “neutralidade” na cidade de Lagarto e não subiria em nenhum palanque político. “Ao meu ver, o governador teve uma atitude equivocada ao apoiar o candidato da época, Sérgio Reis, porque ele tinha um compromisso comigo de neutralidade em Lagarto. Esse compromisso foi firmado nas eleições de 2022, mas, infelizmente, ele decidiu apoiar”, declarou Gustinho.

 Falta de compromisso E continua a matéria: “Ainda em sua fala, Ribeiro demonstrou descontentamento com a falta de compromisso do governador. “Ele é o governador e tem total direito de escolher quem apoiar e quem não apoiar, quem ele quer e quem ele não quer. Nosso partido, Republicanos, continua como aliado e segue na base do governo, mas jamais poderia fugir desse assunto ou mentir para o estado de Sergipe. Lógico, fiquei bastante chateado, decepcionado com a posição do governador, que foi a Lagarto e, de forma tão agressiva, se reportou e se portou não só contra o grupo do deputado Gustinho, mas contra todos os eleitores e cidadãos lagartenses que nos acompanham e confiaram nele”, completou o deputado.”                                               

E finaliza o site: “Por fim, o deputado Gustinho afirmou que outro acordo foi feito e que continuará confiando na palavra de Fábio, acreditando que, desta vez, o governador cumprirá o compromisso.“Eu sou democrata, confio nos resultados e seguiremos em frente. O governador fez outro acordo com o Republicanos, que foi ceder a vaga para o Senado ao nosso partido. Continuo confiando na palavra dele e acredito que ele irá cumprir”, finalizou Gustinho. O desabafo do deputado Gustinho Ribeiro evidencia as tensões dentro do cenário político de Sergipe. Com o futuro político de ambos em jogo, a confiança nas promessas e acordos feitos será essencial para a continuidade da relação entre o deputado federal e o governor, que buscaram suas reeleições. Resta saber se Fábio Mitidieri honrará seus compromissos e se o cenário político sofrerá novas reviravoltas nas eleições de 2026.”

 Câmara de Vereadores de São Cristóvão abre os trabalhos legislativos para o Biênio 2025/2026  A Câmara de Vereadores de São Cristóvão deu início à nova legislatura para o biênio 2025/2026, na terça-feira (18). A sessão inaugural foi marcada pelo entusiasmo, diálogo e compromisso dos parlamentares com a comunidade. Em uma cerimônia solene, os 17 membros da Casa se reuniram para dar as boas-vindas a um período que promete renovar a relação entre os poderes Legislativo e Executivo.A sessão foi aberta pelo presidente da Casa, Thiago Corrêa (União Brasil), que conduziu os presentes à execução do Hino Nacional, em sinal de respeito e unidade. Na ocasião, os vereadores Glissan Aragão (PSD) e Robson da Cabrita (Podemos) tiveram o papel de conduzir o prefeito Júlio Nascimento e a vice, Gedalva Umbaubá, até o plenário.

 Discurso O prefeito Júlio Nascimento subiu à tribuna para transmitir sua mensagem, enfatizando o compromisso do Executivo e com uma gestão transparente, e colaborativa. Em seu pronunciamento, ele saudou os vereadores, reeleitos e eleitos, ressaltando a importância de um parlamento atuante, que busque, com equilíbrio e autonomia, o reconhecimento e respeito dos cidadãos.“Senhores, hoje não estamos apenas abrindo mais um período legislativo. Estamos firmando um compromisso com a nossa cidade. É o compromisso de somarmos forças para honrar a confiança que milhares de sancristovenses depositaram em nós”, ressaltou o gestor.                                                        

Parceria Julio Nascimento ainda destacou a importância da parceria entre os poderes e reafirmou sua dedicação à administração municipal. “Do nosso lado, este executivo municipal estará sempre de portas abertas para o diálogo e colaboração, necessários à boa relação harmônica e independente entre os poderes. O trabalho é o que alimenta a minha caminhada e, tenho a certeza, não vou decepcionar o povo sancristovense”, reforçou.

 Encontro A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) recebeu um grupo de empresários chineses atuantes em setores como alta tecnologia, energias renováveis e urbanização. O encontro tratou sobre diversos assuntos, entre eles a revitalização urbana e a geração de energias renováveis. O presidente de uma das empresas integrantes da comitiva, Li Yi, ressaltou a experiência do grupo. “Temos conexões com órgãos do Governo Central da China e já atuamos na urbanização de mais de 500 cidades. Se o Governo do Estado deseja melhorar essa área, podemos colaborar. Além disso, queremos investir em energia eólica, solar e tecnologias renováveis”.

Saúde modernizada O governador Fábio Mitidieri e o secretário estadual da Saúde, Cláudio Mitidieri, seguem a todo vapor modernizando a saúde sergipana. Diversas entregas e autorizações estão sendo realizadas, a exemplo de ambulâncias para a renovação da frota do Samu, bem como a modernização do Centro Cirúrgico do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) e a reestruturação de R$ 1 milhão no Hospital e Maternidade Regional de Propriá São Vicente de Paula (HRP). As melhorias visam proporcionar um atendimento mais rápido, bem como fortalecer a assistência ofertada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

 Credenciamento aberto A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está com credenciamento aberto para contratação de serviços especializados para atuação na segunda fase do programa Opera Sergipe. O edital é destinado a empresas especializadas para realização dos procedimentos que contemplam consultas, exames e cirurgias de acordo com a linha de cuidado de cada especialidade. O recebimento das propostas segue até o dia 5 de março. A segunda etapa do Opera ofertará novos procedimentos, podendo chegar a 35 tipos de cirurgias para atender as necessidades da população. Mais informações no site da SES: www.saude.se.gov.br.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bloquinho Risotril traz foco da saúde mental para o pré-carnaval em Aracaju O Carnaval está chegando e, para antecipar a festa, a Clínica Reintegrar preparou um evento especial: o Bloquinho Risotril, que acontece no sábado, 22 de fevereiro, a partir das 16h, em sua sede, localizada na Rua Dr. Ariosvaldo Meneses Santos, 745, Bairro Zona de Expansão, Aruana, em Aracaju.

 Animação e inclusão social Com o lema “as doses são de folia e felicidade”, a iniciativa busca unir animação e inclusão social, promovendo um ambiente acolhedor para pacientes, familiares, colaboradores e toda a comunidade. A trilha sonora da festa fica por conta do cantor Jorge Bahia, garantindo um repertório animado para ninguém ficar parado.

 Propósito especial “Diferente dos tradicionais bloquinhos carnavalescos, o Bloquinho Risotril tem um propósito especial: proporcionar um momento de descontração e celebração para pessoas que enfrentam desafios relacionados à saúde mental. A ideia é reforçar a importância do convívio social e do lazer como aliados no bem-estar emocional”, afirma Dr. Antônio Aragão, psiquiatra e um dos organizadores do evento.

 PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).

PELO E-MAIL  claudionunes@infonet.com.br 

  Siga Cláudio Nunes no Instagram

https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/

Siga Cláudio Nunes no Twitter

https://x.com/BlogClaudioNun

Siga Cláudio nunes no Blueskay

https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social

  

Frase do Dia

“A Justiça é como uma serpente, só morde os pés descalços”. Eduardo Galeano.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Eis o boletim vespertino desta quarta-feira, 19 de fevereiro, publicado pela Sala de Imprensa da Santa Sé acerca das condições de saúde do Papa Francisco:

“As condições clínicas do Santo Padre estão estáveis.

Os exames de sangue, avaliados pela equipe médica, mostram uma leve melhora, especialmente nos índices inflamatórios.

Após tomar café da manhã, leu alguns jornais e depois se dedicou às atividades de trabalho com seus colaboradores mais próximos.

Antes do almoço, recebeu a Eucaristia.

À tarde, recebeu a visita da Presidente do Conselho italiano Giorgia Meloni, com quem ficou em conversa privada por 20 minutos.”

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais