Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Tudo bem que escrever a história política de Jackson Barreto é importante desde carteiro eleito vereador com o apoio dos militantes do antigo PCB, com quem tinha uma boa sintonia, passando pelo prefeito eleito na abertura da democracia em 1985 e como parlamentar federal, onde ele teve a maior atuação.
Agora, como gestor, se como prefeito de Aracaju deixou algumas marcas no primeiro mandato, como governador não deixou saudades.
Escrever a história política dele e “esquecer” o desastre que foi como governador é muito puxa-saquismo. Tanto é que a população deu o recado derrotando Jackson como candidato ao Senado em 2018. Aliás, a mesma população que disse não a Jackson quando ele fez o acordo não muito republicano – quando era o líder da oposição – e se aliou a Albano Franco, então governador, candidato à reeleição em 1998, logo após a venda da Energipe.
Foi o pior de todos governadores, e o sucessor dele, Belivaldo Chagas, é a maior prova da diferença na gestão. Arrumou a casa que parecia mais da “Mãe Joana”, com todo respeito as joanas…
ABIH-SE destaca aumento no movimento de passageiros no Aeroporto de Aracaju A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH-SE) analisou como muito positivo o recente dado divulgado pela administradora do Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria, sobre o aumento no número de embarques e desembarques de passageiros no estado. De acordo com a administradora, foi registrado um aumento de 21,9% em comparação ao mesmo período do ano anterior, e o crescimento de 25,04% entre os meses de janeiro e agosto deste ano em comparação com o mesmo período de 2022.
Reflexo Para o presidente da ABIH-SE, Antônio Carlos Franco Sobrinho, o aumento contínuo de passageiros no aeroporto é também um reflexo do trabalho árduo e das estratégias eficazes implementadas entre as parcerias da Associação dos hoteleiros com o Governo do Estado e a Prefeitura de Aracaju.
Empenho “Graças ao empenho do Governador Fábio Mitidieri e do Prefeito Edvaldo Nogueira que, através de convênios com a Associação, possibilitaram a implantação de estratégias de promoção turística, como investimento em ações de marketing, road shows com capacitações de operadoras e agências de viagens, famtrips, famtours e participações em grandes feiras de turismo, o aeroporto tem recebido um fluxo cada vez maior de visitantes. Essas ações têm como objetivo atrair turistas e incentivar o nosso turismo, gerando impacto positivo na economia do nosso estado.”, destacou o presidente.
Otimismo Ainda de acordo com Antônio Carlos, os hoteleiros estão otimistas em relação ao futuro do setor. “Acreditam que, com o contínuo desenvolvimento de estratégias de promoção turística e a oferta de serviços de qualidade, a região continuará a atrair um número crescente de visitantes, impulsionando o nosso turismo e beneficiando a economia local”, completou o presidente.
Projeto nova ponte Aracaju-Barra O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, informou que a Comissão de Licitação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e da Infraestrutura (Sedurbi) do governo de Sergipe alcançou mais um patamar rumo à tão aguardada construção da segunda ponte sobre o Rio Sergipe, conectando Aracaju e Barra dos Coqueiros. Nesta segunda, 18, empresas interessadas entregaram a documentação necessária para participar da licitação, destinada à elaboração de estudos fundamentais para o projeto.
Processo licitatório No processo licitatório, quatro consórcios apresentaram suas documentações, aproveitando a possibilidade prevista no edital para formação de consórcios. Agora, nos próximos 60 dias, a comissão da Sedurbi realizará uma análise minuciosa da documentação técnica desses consórcios, seguindo diretrizes estabelecidas no edital, com foco em critérios técnicos e de preço. O resultado determinará a empresa vencedora, marcando um passo importante no projeto da nova ponte.
Marco na infraestrutura “Essa obra será um marco importante para a infraestrutura da região, porque vai melhorar a mobilidade e impulsionará o desenvolvimento econômico de Aracaju e Barra dos Coqueiros, além de abrir oportunidades para o crescimento sustentável do estado. Seguimos comprometidos em tornar esse empreendimento uma realidade que beneficiará a todos os sergipanos”, afirmou o governador.
Japaratuba: Prefeita Lara tem mais de 75% de aprovação popular Pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa França mostra que a gestão da prefeita Lara tem avaliação positiva da população japaratubense. De acordo com os números, Lara tem mais de 75% de aprovação. Os dados comprovam que o trabalho realizado em Japaratuba, em todas as áreas, reflete o bom gosto dos moradores e a confiança nas ações apresentadas diariamente. “E isso faz toda a diferença, principalmente por ser uma gestão séria, eficiente e comprometida com o desenvolvimento de Japaratuba”, comemorou a assessoria.
FPM: Presidente da FAMES agradece ao ministro Márcio Macedo pela interlocução com o governo federal Após o anúncio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sobre a Medida Provisória enviada ao Congresso Nacional, que estabelece que o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para o ano de 2023 não deve ser menor que o do ano passado, o presidente da Federação dos municípios do Estado de Sergipe (FAMES), Alan Andrelino, agradece à interlocução do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, com o governo federal. “Após a nossa reunião com o ministro Márcio Macêdo, e após a mobilização liderada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), obtivemos esse resultado de garantia aos municípios, de um repasse justo do FPM, pleito da nossa mobilização”, explicou Alan.
Reunião foi base para MP Em vídeo publicado nas redes sociais do ministro, ele afirma que a decisão da Medida Provisória foi tomada com embasamento na reunião promovida pela FAMES, no dia 8 de setembro, onde o ministro foi convidado para participar de uma reunião com os prefeitos, que na ocasião expuseram as dificuldades enfrentadas pelos municípios com a queda do FPM, e reivindicaram que o recurso de 2023 não poderia ser menor que o FPM de 2022, e que medidas pudessem ser tomadas para amenizar os impactos dessa redução. “Nós, gestores, agradecemos ao ministro Márcio Macedo pela interlocução junto ao governo federal, para garantir a distribuição adequada e a sustentabilidade dos recursos do FPM. Agradecemos ainda mais, pelo reconhecimento aos esforços dos prefeitos sergipanos. Esse diálogo foi fundamental não apenas para o fortalecimento da gestão pública local como também de todo o país”, declarou Alan.
Agenda no interior NO domingo, 17, o Senador Laércio Oliveira (PP-SE) cumpriu agenda no interior do estado começando por uma visita a Itabi, onde foi realizada a 41ª Corrida do Jegue. Ele foi recepcionado pelo deputado estadual Neto Batalha, do PP, sua sogra, Enid Sá, demais familiares e o prefeito da cidade, Júnior de Amintas. Em seguida, o senador se encontrou com o aliado e ex-prefeito do município, Dr Rubens Feitosa Melo, que também recebeu em sua residência o governador do Estado, Fábio Mitidieri, e o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado estadual Jeferson Andrade.
Procissão Depois Laércio participou de uma procissão em homenagem à Padroeira Nossa Senhora das Dores, no município que leva o mesmo nome da santa. Ao chegar na cidade, ele foi recebido pelos ex-vereadores Abner Melo e Gerivaldo Ferreira, que destacou a presença do senador na importante festa. Em seguida, o senador esteve na residência de Dr Thiago Souza e juntos se dirigiram até a Praça da Igreja Matriz, de onde partiu a procissão. O ex-prefeito destacou a forma como Laércio faz política. “Ele é um senador que não se distanciou do povo, ganhou a eleição e está perto da população. Nós, enquanto ex-prefeito, e todo o agrupamento político, agradecemos e ficamos felizes de poder contar com a sua presença”, pontuou.
Missa Por fim, Laércio Oliveira esteve em Nossa Senhora do Socorro para uma missa que celebrou os 70 anos do ex-prefeito Tonho da Caixa, no conjunto Fernando Collor. Por lá, ele abraçou, o correligionário e ex-vereador município, Elmo Paixão, filho do homenageado, além da ex-deputada Elma Paixão, o ex-prefeito Zé Franco, entre outros amigos.
Em Sergipe, MPF inicia segundo processo de doação de bens de 2023 O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) disponibilizou para doação 135 itens do seu patrimônio. Na relação estão equipamentos de informática, classificados como inservíveis e irrecuperáveis. Segundo o edital n°2/2023, os bens irrecuperáveis serão doados em favor de Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público e de Associações ou Cooperativas. Excepcionalmente, em atendimento ao interesse público, observadas as devidas cautelas e justificativas, os bens poderão ser destinados aos demais interessados, ainda que não pertencentes à respectiva categoria de bens destinados à doação.
Como solicitar os bens Os interessados deverão enviar formulário (modelo no Anexo I) à Secretaria Estadual exclusivamente pelo link www.protocolo.mpf.mp.br. No documento, devem indicar expressamente o lote e item de seu interesse, ordenando-os pelo critério de preferência e/ou necessidade. Além do formulário, há alguns documentos que também devem ser enviados. Para conferir a lista de documentos e mais detalhes sobre o processo de doação de bens, acesse o edital nº 02/2023/MPF/SE. O prazo para o envio do formulário de entrega dos documentos de habilitação vai de 21 de setembro a 11 de outubro de 2023. Eventuais dúvidas devem ser dirigidas à Comissão de Desfazimento, pelo telefone (79) 3301-3883 ou no endereço eletrônico prse-secgc@mpf.mp.br.
“Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, Indígenas e Quilombolas”. Abertura amanhã, 20 Nesta 17ª Primavera dos Museus, o IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) lança o tema “Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, Indígenas e Quilombolas”. O Memorial do Poder Judiciário, por meio do Tribunal de Justiça de Sergipe, adere à proposta com o intuito de contribuir para a construção de um país mais justo e igualitário. Amanhã 20,, às 19h, haverá a abertura da exposição documental temporária, curadoria de Eduardo Freitas, com o tema “Dialogay Di@logando”, seguida de duas palestras intituladas: “Prevenção as IST’s na terceira idade”, com Dr. Almir Santana e “Memória do Dialogay e Direitos Humanos”, com Alessandro Monte. Encerrando a noite, acontecerá o lançamento do Instituto Dialogay da Melhor Idade LGBTQIAPN+ e apresentação da sua diretoria. Antônio Aragão Lima Presidente do Instituto Dialogay da Melhor Idade LGBTQIAPN+
18 do Forte/AJU: Ação social do vereador Pastor Diego chega ao bairro O vereador Pastor Diego (PP) promoveu no último final de semana, mais uma edição do projeto ‘Servindo no seu bairro’. Desta vez, os moradores do 18 do Forte, Zona Norte da capital, puderam contar com as atividades, oficinas e serviços prestados por meio dessa ação. A medida é uma das principais marcas do mandato, fruto da parceria entre líderes da comunidade evangélica e profissionais engajados em promover o bem-estar social.
Demandas “Seguimos empenhados na missão de servir com verdade. Esta é a oportunidade de ouvir demandas, conhecer os problemas da sociedade e manter a conexão com o cidadão. Além disso, também proporcionamos diversos tipos de serviços que facilitam o cotidiano das pessoas como: orientação jurídica, psicólogo, corte de cabelo, regularização de RG e até curso de automaquiagem”, detalhou o parlamentar.
Atividades sociais Para cooperar, o Pastor Naldo, que é titular na Igreja do Evangelho Quadrangular Maranhão, abriu as portas do templo religioso. Ele acolheu o projeto do vereador e colaborou na promoção das atividades sociais. “Receber essa ação, ver tantas pessoas engajadas e contar com o pastor Diego é uma benção. Ele tem sido um representante maravilhoso para nós e toda comunidade. É atuante, faz visitas constantes nos bairros e demonstra muita sensibilidade ao ouvir as pessoas”, relatou. Entre as diversas possibilidades da ação, o curso de automaquiagem está entre as mais procuradas pelas mulheres. Teve também orientação jurídica, entre outros serviços essenciais.
Dra. Paula Saab participa de imersão na Cleveland Clinic, um dos hospitais mais renomados do mundo A médica mastologista e integrante da Comissão de Políticas Públicas e de Imagem, da Sociedade Brasileira de Mastologia, Dra. Paula Saab, esteve na Cleveland Clinic, um dos hospitais mais renomados do mundo que fica em Ohio, nos Estados Unidos. Na oportunidade, a médica radicada em Aracaju, acompanhou o serviço de cirurgia oncológica e reconstrutiva. “A estrutura e a tecnologia disponíveis em Cleveland é surpreendente, mas fiquei feliz em perceber que a técnica cirúrgica que oferecemos para nossas pacientes é bastante semelhante. Atualizações são sempre bem-vindas, buscar técnicas e tecnologias de ponta nos norteiam para oferecer o melhor, aprendizados que estou levando para nosso amado estado”, destaca a médica.
Projeto liderado pela Estácio Sergipe busca promover igualdade e diversidade O projeto, que segue o modelo de um S.O.S., tem como objetivo principal o recebimento de denúncias de discriminação em razão de origem, raça, cor, etnia ou religião. No entanto, em Sergipe, ele vai além e se compromete a oferecer orientações e encaminhamentos jurídicos e/ou administrativos em situações que envolvam os diversos tipos de racismos, sejam eles individuais, institucionais, religiosos, ambientais, entre outros. Isso abrange casos que atinjam bens e direitos de pessoas negras, povos e comunidades tradicionais, população LGBTQIAPN+ e outros grupos amparados pela legislação antirracista mais contemporânea.
Orientação e apoio jurídico Durante o evento de lançamento, foi destacada a necessidade urgente de combater o racismo em todas as suas formas e de garantir que as vítimas dessas injustiças tenham acesso a orientação e apoio jurídico adequados. Segundo o coordenador do curso de Direito da Estácio Sergipe, Igor Frederico, o lançamento do “S.O.S Racismos” da Estácio foi um marco no posicionamento do curso de Direito da Instituição.
Canal para denúncias Na ocasião, foi apresentado o principal canal de comunicação para denúncias e orientações, que estarão disponíveis para a população a partir de hoje. “O número 79 32468114 é o nosso canal de Comunicação com à população! Esse número também é WhatsApp”, adianta Ilzver. O número estará disponível de segunda a sexta-feira das 8h às 18h. Depois do contato por telefone ou WhatsApp será feita a triagem inicial, e em seguida será realizado um atendimento presencial.
Somação de forças “Nos colocamos à disposição de toda a comunidade como uma ferramenta para enfrentar os diversos racismos, através de acolhimento, assessoria e orientação realizados pelo nosso Núcleo de Prática Jurídica. Contamos com a participação de vários movimentos e órgãos públicos corroborando nossa atuação e somando forças à essa luta. Esse projeto simboliza nossa visão do que deve ser o Direito e o Estado Democrático. Nossa opção é por um ensino jurídico crítico, emancipatório, plural e antirracista. Que a sociedade entenda o convite e que possamos atuar juntos na busca por justiça”, destacou Igor.
Contribuição O coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas da Estácio, o professor Ilzver Matos enfatizou que a criação do “SOS Racismos” representa um passo significativo na busca por uma sociedade mais justa e igualitária em Sergipe. “Hoje lançamos o SOS RACISMOS na expectativa de contribuirmos tanto com a formação dos nossos estudantes do curso de direito, quanto com as demandas da sociedade que, desde muito tempo, reivindicam o compromisso das instituições de ensino e sua maior sensibilidade para as desigualdades de gênero e raça que marcam o cotidiano na maioria da população brasileira e sergipana. Temos certeza que o SOS RACISMOS da Estácio marcará um novo momento da formação jurídica na instituição e será um novo marco na trajetória das pessoas que assistiremos com os serviços e programas que oferecemos”, afirmou.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018
Solidariedade em cena A 11ª edição da peça “O Futuro da Humanidade” já tem data para acontecer: será no próximo dia 26 de setembro, uma terça-feira. O local, mais uma vez, será o Teatro Atheneu, localizado na Rua Vila Cristina, 367, no Bairro São José. Encenada pelos alunos da 114ª turma do curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS), a apresentação, que será interpretada simultaneamente em Libras, a Língua Brasileira de Sinais, é uma adaptação do livro homônimo do psiquiatra Augusto Cury. No roteiro, a primeira aventura de Marco Polo, ainda um jovem estudante, e a luta dele para humanizar a medicina, quebrar preconceitos e transformar o mundo. Assim, com apenas 2 quilos de alimentos não perecíveis, é possível assistir ao espetáculo, uma atividade extraclasse idealizada pelo Prof. Dr. José Aderval Aragão, docente da disciplina Anatomia Humana. Os donativos arrecadados serão entregues à Associação dos Amigos da Oncologia (AMO) e à Associação de Apoio ao Adulto com Câncer do Estado de Sergipe (AAACAASE).
Siga Blog Cláudio Nunes:
Frase do Dia
“Sonho com o dia em que a justiça correrá como água e a retidão como um caudaloso rio.” Martin Luther King Jr.