Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
“Estamos na autoestrada rumo ao inferno climático e com o pé no acelerador”.
Quem lembrou da frase acima ontem, 29, de Antônio Guterres, proferida no ano passado, na COP27, foi o teólogo, filósofo e escritor Leonardo Boff ao levantar a preocupação com o que vem acontecendo com o clima em todas as partes do mundo neste momento.
Leonardo Boff registrou que a Organização Meteorológica Mundial(OMM) divulgou um relatório em maio de 2023, deixando claro que “há uma probabilidade de 66% de a média anual de aquecimento ultrapassar o limite de 1,5°C entre 2023 e 2027.”
Para Leonardo Boff, quando economistas, como o Nobel em Economia Paul Krugman, começam a despertar, devemos tomá-los a sério: “É assim que o mundo acaba. Não com um estrondo ou uma catástrofe repentina e universal mas com uma série de catástrofes menores e locais que continuam crescendo e se espalhando.”
E o Brasil está dando a prova disso: os desastres ambientais estão aumentando nos últimos anos e isso se deve ao aumento da temperatura global, como a imprensa já noticiou através de vários cientistas.
As ondas de calor e as inundações hoje fazem parte do cotidiano de várias populações em todo o mundo.
O ser humano é um instrumento divino que não deu certo. Ele próprio está destruindo seu habitat natural por conta da ganância e de um desenvolvimento sem sustentabilidade e sem respeitar o meio ambiente.
Azul do Dragão… Torcedor convicto da Associação Desportiva Confiança, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, adorou ver as paredes do Centro de Formação de Praças (Cefap) da Polícia Militar todas pintadas de azul, a cor do seu time. “Esse pessoal do meu governo é muito inteligente”, comentou Fábio, entre amigos na noite de segunda-feira durante a solenidade de promoção de oficiais.
Muita rasteira e rabo de arraia…E numa pasta do governo estadual o clima não é bom. O gestor principal e dois assessores não se “bicam” mais. Ainda bem que não é na pasta dos esportes. Já pensou francamente? Seria uma capoeira com muita rasteira e rabo de arraia…
Sem milho em outubro na Rua Laura Fontes E ontem,29, após a divulgação da foto neste espaço mostrando o capim entre o asfalto e a calçada na Rua Laura Fontes, no Bairro Treze de Julho, a Prefeitura apareceu e fez a limpeza que deveria acontecer sem a necessidade dos moradores pedirem pela imprensa. Com isso, o pé de milho que estava crescendo também foi retirado…
População denuncia acúmulo de lixo nas proximidades de escola municipal em Lagarto Deu no site “O Bolo é Grande”: A indignação se espalhou pela comunidade de Lagarto devido à persistência de acúmulo de lixo próximo à Escola Municipal José Antônio dos Santos, no bairro Loiola. Um vídeo, gravado por um morador, nesta segunda-feira, 28, ganhou destaque nas redes sociais e no WhatsApp, expondo a situação que persiste há meses e gerando um clamor público por ação imediata. O vídeo mostra a extensão do problema, com montanhas de lixo se acumulando ao lado da escola, deixando um cenário de abandono. Moradores locais expressaram sua frustração, alegando que a prefeitura de Lagarto falhou em resolver o problema, principalmente na coleta de lixo, que é um problema generalizado no município. Toda matéria com o vídeo aqui.
Macambira: formação para qualificação do magistério A Prefeitura de Macambira, através da Secretaria Municipal da Educação, promoveu mais uma Formação Continuada para os professores da pré-escola. Capacitar os profissionais para prestar um serviço público cada vez mais eficiente é um compromisso da gestão municipal, que pensa num futuro amplo e mais inclusivo para todos.
Linguagem escrita O Módulo l foi iniciado ontem, 29, ministrado pela formadora Luana Santana, que trouxe como tema geral a linguagem escrita voltada para os alunos do ensino infantil. “O objetivo foi dialogar sobre o sistema de apropriação da escrita na Educação Infantil e discutir sobre a relação entre a literatura e as competências socioemocionais, assim como, propor estratégias de mediação de leitura e formação do leitor literário”, comenta a formadora.
Aracaju: Três vereadores tomam posse na Câmara Municipal A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) deu posse ontem, 29, a três novos vereadores. Zezinho do Bugio (PSD), Elber Batalha (PSB) e Bigode do Santa Maria (PSD) passam a ocupar as cadeiras no Parlamento após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que anulou a votação recebida pelo Partido Social Cristão (PSC) nas eleições de 2020 e determinou a retotalização dos votos.
Mandatos Zezinho já exercia o mandato de vereador como suplente de Manoel Marcos (PSD), que está licenciado para ocupar o cargo de deputado estadual na Assembleia Legislativa. Agora, ele passa a ocupar a cadeira na condição de titular. A condição de suplente passa então a ser exercida por Bigode do Santa Maria, que atuará como vereador pela terceira vez. Em 2014 ele havia assumido o mandato também como suplente de Robson Viana e foi eleito para a legislatura 2016-2020. Já Elber Batalha assume o cargo pela quarta vez, após ter sido vereador nas legislaturas de 2005-2008, de 2009 até março de 2010 – período em que se licenciou para ocupar a posição de secretário de Estado do Turismo –, e de 2017-2020.
Relevância do parlamento Ao dar posse aos novos parlamentares, o presidente da CMA, Ricardo Vasconcelos (Rede), ressaltou a trajetória dos três vereadores e destacou a importância do trabalho que eles desempenharão até o final dos seus mandatos. “É com muita alegria que os recebemos nessa Casa. Tenho certeza os senhores irão qualificar os debates, nos ajudar a manter a harmonia e trabalhar para corresponder aos interesses do povo. Com o apoio de vocês pretendemos avançar ainda mais na busca de soluções para os problemas da nossa cidade e estarmos ainda mais antenados com os clamores sociais. Que possamos encerrar essa legislatura em paz, com a devida estabilidade política”. Presente à solenidade, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, reforçou a importância do Parlamento Municipal para a construção de políticas públicas que possam trazer melhorias para a população.
Serviço de Ortopedia do Centro de Especialidades do Ipesaúde amplia número de profissionais Os beneficiários do Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) passaram a contar com a ampliação do número de profissionais que prestam atendimento no Serviço de Ortopedia do Centro de Especialidades, localizado na sede da autarquia. A chegada dos novos profissionais tem como principal objetivo aumentar os serviços internos desta área e favorecer o atendimento especializado no ambulatório.
16 especialistas De acordo com o diretor de Assistência à Saúde (Diras), Sylvio Maurício Mendonça Cardoso, 16 especialistas em ortopedia prestam atendimento na rede própria do Ipesaúde. Tratam-se de ortopedistas generalistas, que examinam e fazem a condução do tratamento não cirúrgico. Outros realizam a consulta geral e são especialistas de alguma área da ortopedia. “Estes profissionais podem fazer diretamente as solicitações necessárias para o tratamento do paciente, podendo conduzir de forma cirúrgica ou não”, disse o diretor.
Especialidades As áreas especializadas existentes no Serviço de Ortopedia do Instituto são: cirurgias de coluna, joelho, quadril, mão, ombro, tornozelo, cotovelo e pé. “Todas estas especialidades estão disponibilizadas no nosso ambulatório. Temos o serviço de ortopedia ambulatorial e eletivo, e em qualquer caso ortopédico o beneficiário pode se dirigir até a sede do Instituto”, ressaltou, acrescentando que os médicos que atendem no Serviço de Ortopedia têm título de especialista e o Registro de Qualificação de Especialidade (RQE) – uma especificação técnica. “São todos qualificados e já conhecidos no mercado”, destacou. Toda matéria aqui.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018
Músicos de Sergipe: Sindmuse e CUT cobram pagamento do cachê dos festejos juninos Trabalhadores profissionais da música que tocaram durante os festejos juninos de Sergipe ainda não receberam o pagamento dos cachês e cobram do Governo de Sergipe uma reunião para saber em qual data os músicos vão receber o seu pagamento da Funcap (Fundação de Cultura Aperipê). A CUT Sergipe e o SINDMUSE cobram que o Governo de Sergipe e a presidenta da Funcap, Antônia Amorosa, dêem uma explicação aos músicos de Sergipe e cumpram a data de pagamento que está no contrato assinado, o prazo é de 30 dias após a assinatura do contrato.
Vem aí a 11° edição da Cavalgada “Rancho Bambino”, que acontece no próximo domingo, dia 03 de setembro. A saída será às 15h30, da cidade de Telha, com previsão de chegada, às 17h30, no município de Cedro de São João. A Banda Argolão de Ouro, irá animar os cavaleiros e amazonas durante o percurso. E para finalizar a festa, três atrações vão animar a população, dentre elas, o cantor sergipano Danielzinho Júnior.
PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK
PELO TWITTER
Ensaio @soubadalando
Ensaio @soubadalandohttps://t.co/u3wW39PWtR#viralvideo #Russia #มิสแกรนด์พะเยา #paofc #Bitcoin #reazioneacatena #MCStan #winmetawin #music #mpb #violao #cultura #Brasil #FIBAWC #filosofia #arte #rock #CarpeDiem
— Igor Mangueira (@igormangueira) August 29, 2023
Segundo a Globonews, um passarinho começou a cantar e se chama Mauro Cid
Xandao determina sigilo absoluto sobre depoimento de 10 horas de Mauro Cid. As especulações são de delação para salvar o pai e a esposa e tentar limpar a barra do exército.
Siga Blog Cláudio Nunes:
Frase do Dia
“A arrogância é o reino – sem a coroa.” Textos Judaicos.
Ouça e compartilhe: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2023-08/francisco-invisiveis-oracao-setembro.html