Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Quem anda tiririca com a secretária de Estado da Fazenda, Sarah Tarsila, são os auditores fiscais, representados pelo Sindifisco.
A bronca é que a proposta da Sefaz tira direitos de aposentados e pensionistas, mas abre espaço para gratificações gordas à cúpula da pasta.
Como diz o ditado: farinha pouca, meu pirão primeiro.
Por enquanto, os auditores já fazem paralisações dois dias na semana e não descartam uma greve por tempo indeterminado.
O release divulgado pelo Sindifisco: Greves semanais serão realizadas na próxima terça e quarta-feira, dias 26 e 27 de agosto.
Com a casa cheia, a assembleia do Sindicato do Fisco de Sergipe (SINDIFISCO/SE) decidiu manter as paralisações semanais de dois dias, que ocorrerão em 26 e 27 de agosto. O objetivo é pressionar o governo a abrir negociações e rever a proposta de gratificação do Incentivo à Modernização da Relação Fisco-Contribuinte (IMFC). Durante a assembleia, houve propostas de maior radicalização, como greve por tempo indeterminado, mas a diretoria ponderou essa decisão.
Operações Padrão e entrega de cargos
A categoria também aprovou a criação de uma comissão para estudar a execução de protestos denominados “Operações Padrão”, que serão mesclados com as paralisações, e para debater a entrega de cargos de gestão por parte dos auditores e auditores fiscais. Uma nova assembleia para avaliar o movimento grevista será realizada no dia 27 de agosto, às 15h. Toda matéria aqui.
É hoje, 22, às 19h: Missa de 7ª Dia – Euler Tavares Ferreira Será realizada hoje, 22, às 19h, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Aracaju – Avenida Pedro Paes Azevedo, Bairro Grageru – a Missa de 7 Dia do jornalista Euler Tavares Ferreira. A esposa e as filhas agradecem a presença de todos.
Nota Adema! Sobre as queixas publicadas no blog a respeito da restrição de acesso: A Administração Estadual do Meio Ambiente informa que o portão que interliga o órgão ao complexo vizinho foi fechado por questões de segurança, em razão de recorrentes episódios de acesso de pessoas externas (não servidores públicos) às dependências da Adema sem a devida identificação, criando situações temerárias e colocando em risco os seus servidores. O acesso continua sendo permitido a qualquer cidadão ou servidor pelo portão principal, onde existe uma guarita para identificação e orientações de destino e, em breve, catracas de identificação biométrica serão instaladas, para facilitar o acesso dos servidores cadastrados. A cantina que existe na Adema, por vezes utilizada por servidores do complexo vizinho, está sendo realocada para um espaço que possibilite o acesso de todos os que atuam em ambos os prédios. Até lá, o acesso continua sendo permitido, desde que haja a identificação.
Nota à Imprensa A Assessoria de Comunicação do secretário André Moura vem a público esclarecer que circula uma *informação equivocada a respeito de uma suposta ação criminosa ocorrida em um edifício no Rio de Janeiro*, na qual o secretário teria sido alvo. Esclarecemos que o secretário André Moura não reside no local mencionado e, portanto, não foi vítima do episódio. O secretário reafirma sua total confiança no trabalho das autoridades de segurança pública do Rio de Janeiro e na apuração minuciosa do caso, que é investigado como uma tentativa de roubo a residência. Atenciosamente, AssCom/André Moura.
Retorno da Europa Após um mês de intercâmbio cultural na Inglaterra, Espanha, Irlanda e França, os estudantes da rede pública estadual de ensino, por meio do programa Sergipe no Mundo, retornarão a Aracaju no próximo domingo, 24. A Secretaria de Estado da Educação (Seed) estará presente no aeroporto da capital, às 9h30, para uma recepção especial que vai acolher os estudantes e seus familiares no tão aguardado retorno.
Intervenção O trânsito na Ponte Construtor João Alves, que liga Aracaju e Barra dos Coqueiros, haverá interdições parciais a partir da próxima segunda-feira, 25, segundo o Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe e a Energisa. As intervenções ocorrerão das 9h às 15h, com previsão de conclusão no fim de setembro. As obras fazem parte do reforço do sistema elétrico para os clientes da Energisa que residem na região.
Lagarto: denúncia em andamento no Ministério Público. Entenda o caso Deu em Lucas Serra TV: “Hoje, pela tarde, fui surpreendido com o desafio sobre uma investigação: se eu iria fazer ou não. Pois bem, fiz a investigação do caso em Lagarto. Vocês acreditam que, pelo fato de o rapaz ter recebido mais de R$ 70 mil em serviços prestados a Gustinho, ele teria um lado político? Segundo uma jornalista da cidade de Lagarto, a denúncia já foi encaminhada ao Ministério Público. O caso vem chamando a atenção por envolver comunicação e o uso de recursos públicos. uma suposta milícia digital. Não existem, de forma alguma, provas que indiquem que ele estaria envolvido nisso, mas aliados de Sérgio acusam que há investimento nesse sentido — embora ainda não se saiba de quem exatamente.” Aqui: https://www.instagram.com/p/DNmQdoyxxWb/
Agentes de trânsito no retorno da Avenida Pedro Valadares Aqui não só tem crítica e cobrança: tem elogio quando a SMTT acerta E o blog recebeu fotos de leitores – que sempre cobraram a presença de agentes no retorno na Avenida Pedro Valadares, no Bairro Jardins, quase em frente a Igreja Quadrangular – no horários de pico, que ficava um caos. “Quando cada um faz sua parte o resultado aparece: Av. Pedro Valadares com o trânsito fluindo que é uma beleza…A SMTT está de parabéns…” enviou um leitor com a foto acima.
Iguá faz recapeamento em serviço na Zona de Expansão Na semana passada o blog cobrou – a pedido de moradores da área – uma ação da concessionária Iguá na esquina da Rua Adalberto Fonseca com Av. Melício Machado entrada conjunto Brisa Mar – Zona de Expansão Aracaju onde foi realizado um serviço de esgoto, mas a via tinha ficado intransitável. Esta semana uma equipe da empresa resolveu o problema. A comunidade agradece.
Yandra garante aprovação de relatório sobre política de convivência com a seca nordestina A Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional (CINDRE) da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (20), o parecer da deputada federal Yandra Moura (União-SE), que preside a CINDRE, favorável ao Projeto de Lei 2.525/2023, que institui a Política de Convivência com a Seca Nordestina. A proposta é de autoria da deputada federal Iza Arruda (MDB-PE) e busca enfrentar de forma estruturada os impactos da estiagem na região semiárida do país.
Proposta inovadora No parecer aprovado pela comissão, Yandra Moura destacou que a proposta rompe com o modelo de ações emergenciais, adotado tradicionalmente para o enfrentamento da seca, e aponta para uma política de Estado de caráter permanente. Segundo a relatora, a iniciativa é “absolutamente inovadora, pois combina monitoramento avançado, planejamento territorial e governança articulada entre diferentes níveis de poder”.
Criação de sistemas O texto estabelece a criação de sistemas de alerta climático, planos de contingência estaduais e municipais e instrumentos de planejamento como o zoneamento ecológico-econômico. Prevê ainda programas de segurança hídrica, incentivo à energia solar, preservação da caatinga e estímulo à pesquisa científica voltada para soluções adaptadas às condições do semiárido.
Viabilidade e relevância social O relatório também incorporou emenda aprovada pela Comissão de Minas e Energia que obriga distribuidoras a comprarem o excedente de energia solar gerado por agricultores e comunidades conectadas à rede elétrica. Para Moura, essa alteração amplia a viabilidade prática da proposta e fortalece o papel das fontes renováveis no desenvolvimento regional. Ao defender a aprovação do projeto, a deputada sergipana ressaltou sua relevância social, econômica, jurídica, cultural e ambiental, além de afirmar que o texto está alinhado a princípios constitucionais como a dignidade da pessoa humana e a proteção ambiental.
Carteiras assinadas O governador Fábio Mitidieri revelou, durante entrevista na rádio Metropolitana FM, que, no início da sua gestão, existia uma distância de 100 mil entre famílias no programa Bolsa Família e carteiras assinadas em Sergipe. Hoje, segundo o governador, esse número caiu para 12 mil, e garantiu que vai reduzir ainda mais. “Meu trabalho é chegar ao fim da gestão com mais carteiras assinadas pela primeira vez. É simbólico e importante, e vamos buscar isso”, reforçou.
Servidores valorizados Além disso, Fábio ressaltou a valorização aos servidores estaduais, com a recente aprovação na Assembleia Legislativa de um projeto de lei que concede mais 10% de reajuste aos servidores dos PCCVs. “É bom lembrar que Sergipe ficou 10 anos sem reajuste, e nos nossos três anos, mantive o reajuste de 10% anual ao PCCV. Eles integram boa parte da gestão, e o aumento devolve poder de compra e dignidade a essas pessoas”, disse ele.
Saúde de Aracaju dobra oferta de exames laboratoriais e amplia acesso para a população A população de Aracaju agora tem acesso ampliado aos exames laboratoriais oferecidos pela rede pública do município. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) dobrou a quantidade de vagas disponíveis, resultado do aumento de prestadores de serviço e da adoção de estratégias que priorizam a melhoria do atendimento e a redução da demanda reprimida. Antes concentrada apenas na região central da cidade, a coleta de material também passou a ser realizada em prestadoras de serviço localizadas na Zona de Expansão e na Zona Sul. A medida visa facilitar a rotina dos usuários e garantir mais capilaridade no serviço. Com a mudança, a rede já alcança a realização de quase 400 mil exames laboratoriais por mês.
Mais fluidez no atendimento e no acesso da comunidade De acordo com Ticiana Carvalho, coordenadora do Núcleo de Controle de Avaliação e Regulação (NUCAR), a ampliação garante mais fluidez no atendimento e no acesso da comunidade a esse serviço. “Com o novo chamamento de prestadores, conseguimos não apenas dobrar a oferta de vagas, mas também distribuir melhor os pontos de coleta, o que traz mais comodidade e agilidade para a população que depende da rede pública”, destacou. Para ter acesso ao serviço, os usuários devem realizar a marcação do exame na Unidade de Saúde da Família (USF) de referência. A SMS segue determinada em adotar medidas que promovam avanços constantes na Atenção Básica, sempre priorizando o cuidado integral e a qualidade no atendimento à população aracajuana.
Alese realizará Audiência Pública sobre fortalecimento da agrobiodiversidade e resgate das sementes crioulas Hoje, 22, a partir das 9h, a Assembleia Legislativa de Sergipe sediará a Audiência Pública “Fortalecimento da Agrobiodiversidade e Resgate das Sementes Crioulas em Sergipe”. A programação será desenvolvida através da Comissão de Agricultura e Meio Ambiente, por requerimento da deputada Linda Brasil (Psol), juntamente com o Movimento Camponês Popular (MCP).
Construção de políticas públicas De acordo com a parlamentar, o objetivo da ação é debater mecanismos de fortalecimento da agrobiodiversidade e a construção de políticas públicas que garantam a preservação e valorização das sementes crioulas. “Visamos, com isso, ampliar o debate sobre a necessidade de manter nas mãos da população, do povo do campo e das comunidades tradicionais as sementes livres de intervenções genéticas e sem o envenenamento por agrotóxicos e outras substâncias. Dessa forma, buscamos valorizar também as práticas e culturas tradicionais em Sergipe”, explicou.
Presenças O tema será debatido por representantes de movimentos sociais e especialistas, como a integrante da direção nacional e estadual do Movimento Camponês Popular (MCP), agricultora, engenheira florestal e mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Ana Maria Guimarães; e o doutor em Desenvolvimento Sustentável, mestre em Agronomia e especialista em Análise Econômica, Edson Diogo Tavares.
Presenças II Também estarão presentes a doutora em Ciências Humanas, mestra em Extensão Rural, atualmente professora titular no Mestrado Profissional em Turismo e no curso superior de Tecnólogo em Agroecologia do Instituto Federal de Sergipe, Eliane Dalmora. A mesa contará, ainda, com a contribuição do doutor em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense, Amaury dos Santos, mestre em Fitotecnia e que, desde 2019, integra o Comitê Gestor do Portfólio Sistemas de Produção de Base Ecológica, que gerencia a carteira de projetos dessa temática em todas as unidades da Embrapa.A atividade será desenvolvida na Sala das Comissões e será aberta ao público. Também será possível acompanhar, ao vivo, por meio da TV Alese, no canal 5.2, ou pelo YouTube (www.youtube.com/@tvalese ).
Parceria entre SMS e Estácio promove ação de vacinação em Aracaju Entre os dias 25 e 29 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju (SMS) realiza, em parceria com o Centro Universitário Estácio de Sergipe, a ação “Vacinação Universitária”. O ponto de atendimento está instalado no campus da instituição, localizado na Rua Teixeira de Freitas, no bairro Salgado Filho, funcionando das 8h às 16h. Nos dias 28 e 29, também há atendimento noturno, das 18h às 20h. A iniciativa é desenvolvida sob a gestão de Aízla Carolainy Emily Santos Silva, gerente de Imunização da SMS e egressa do curso de Enfermagem da Estácio.
Espaço A ação integra as estratégias do Programa de Imunização para ampliar a cobertura vacinal e reforçar a importância da prevenção de doenças imunopreveníveis. Para a realização da atividade, o espaço acadêmico foi preparado com ambiente climatizado, computadores, internet e mobiliário adequado. Alunos do curso de Enfermagem da Estácio, acompanhados de seus preceptores, participam da administração das doses, sempre sob supervisão técnica. A Secretaria Municipal de Saúde fornece todos os insumos necessários e disponibiliza uma profissional especializada para monitorar e acompanhar o processo. Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem da instituição, Rita Porto, a parceria aproxima a formação acadêmica das demandas sociais em saúde. “Será um enorme prazer participar deste momento tão importante para a saúde de Sergipe. Estamos gratos pela parceria firmada e confiantes de que a iniciativa contribuirá para o fortalecimento da cobertura vacinal”, afirma.
31° Grito de Excluídos: ‘Cuidar da casa comum e da democracia é luta de todo dia’
No dia 7 de setembro, após o desfile do primeiro bloco de escolas, o 31º Grito dos Excluídos e Excluídas vai ocupar a Avenida Barão de Maruim, em Aracaju, na luta contra a criminalização do movimento sindical em Sergipe, na luta por moradia digna, pela reforma agrária, pela redução da jornada de trabalho sem redução de salário, pelo fim da escala 6×1, pela taxação das grandes fortunas, por políticas para a população em situação de rua, contra o Arcabouço Fiscal, contra a Reforma Administrativa e pela revogação das Reformas Trabalhista e da Previdência.
Mote ‘Cuidar da casa comum e da democracia é luta de todo dia’ é o mote do 31° Grito dos Excluídos e Excluídas que no dia 7 de setembro vai sair da Praça da Catedral Metropolitana, em Aracaju. A concentração está marcada para as 9hs da manhã, onde vai acontecer o Ato Inter-religioso do 31° Grito dos Excluídos e das Excluídas.
Convocação Na última terça-feira, 19 , o movimento sindical de Sergipe se reuniu com a Secretaria de Estado da Educação para discutir a entrada do Grito na Avenida. Ficou definido que a entrada será após o primeiro bloco de escolas, entre as 11h30 e 12h. Além das pautas de luta já citadas, a pauta principal nesta edição do Grito é a luta em defesa da soberania nacional brasileira. CUT e movimentos sociais convocam o povo brasileiro a ir às ruas no dia da Independência defender a soberania nacional e dizer não à extrema direita que defende o tarifaço de Trump contra os interesses do País.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).
PELO E-MAIL claudionunes@infonet.com.br
Siga Cláudio Nunes no Instagram
https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/
Siga Cláudio Nunes no Twitter
Siga Cláudio nunes no Blueskay
https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social
Frase do Dia
“A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida.” John Dewey.